24 novembro 2006

Sou só eu que acho estranha esta carta?

“Carta de Quaresma à Administração da F.C. Porto, SAD
Ricardo Quaresma endereçou esta quinta-feira uma missiva à Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD dando conta da sua vontade de permanecer nos Campeões Nacionais. O www.fcporto.pt reproduz na íntegra o teor da carta do extremo azul e brancos.
«Exma. Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD:Face a inúmeras notícias que têm sido veiculadas em diversos Órgãos de Comunicação Social, venho por este meio informar a Exma. Administração de que não pretendo representar o Atlético de Madrid. A minha vontade é manter-me no F.C. Porto.
Ricardo Quaresma
Porto, 23 de Novembro de 2006».”
Este texto foi publicado no site oficial do FCPorto ontem. É certo que todas as notícias vindas de Espanha levavam a crer que Quaresma estaria mesmo de saída na próxima reabertura do mercado para o Atlético de Madrid, mas esta carta vem desmentir isso mesmo, ou talvez não.
É muito estranho o teor desta carta, assim como a própria publicação, podendo ter muitos significados. Várias perguntas se podem colocar, por exemplo:
- Será que podemos ficar agora descansados já que o jogador não vai mesmo sair?
- Será que o jogador está para ser vendido e não quer sair, por isso endereçou esta carta à administração? Se sim, então porque o FCPorto a publicou no site oficial?
- E não tinha já Quaresma dito várias vezes que queria continuar, para quê a carta?
- Ou será que Quaresma até nem se importa de sair, mas não para aquele clube e por isso prefere manter-se no clube que está?
- Por outro lado, para que precisa Quaresma de escrever à SAD, não pode contactar pessoalmente com os administradores?
- E se o jogador sair mesmo depois desta carta, não se tornará a publicação da mesma algo ridículo?
- Será que a carta foi escrita a pedido da direcção? Se sim, para quê? Não bastava Pinto da Costa desmentir as notícias?
- Ou será apenas uma estratégia da SAD para tentar inflacionar o passe do jogador?
Mais perguntas poderia acrescentar, mas acho que apenas em Janeiro todas elas terão resposta. Para já quero apenas acreditar numa resposta afirmativa à primeira pergunta.

12 comentários:

  1. Zirtaev... olha, nem sei que diga sobre este assunto... estive mesmo para fazer um post sobre esta situação lá no meu blog, mas resolvi falar antes em algo mais interessante para os meus visitantes.
    Acho isto de um mau gosto que nem sei bem como catalogar... esta coisa de uma carta do Quaresma para a SAD, publicada no site oficial, sabes o que me faz lembrar?... o 3º mundo!!
    Há coisas nesta SAD, no meio de tanto profissionalismos nos tempos que correm... que é de um amadorismo que até dá dó!!
    É a minha opinião, nada mais que isso... mas que estou apalermado com este amadorismo, estou!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev, as perguntas são legítimas, mas tantas interrogações parecem feitas por inimigos. Que a coisa cheire a marosca só no exterior se pode entender e aproveitar para malhar no clube.
    Pensa como se fosses o clube.
    Pensa como se fosses o jogador.
    Vê como tudo faz mais sentido do que as perplexidades que te sujeitas a ter e a abrir brechas para inimigos te criticarem.

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís compreendo o que queres dizer, mas tenho que pensar por mim e fazer as perguntas que me ficaram na cabeça. Aliás foi mesmo essa a intenção do blog, dar voz a tudo o que sinto pelo meu clube, para o bem e para o mal. Achei mesmo estranha carta e por isso todas estas questões.

    Este blog é feito para portistas e é para eles que falo, não devemos como é óbvio tapar o sol com a peneira, e se a SAD nos está a tentar enganar sobre algo, cabe-me a mim e a outros como eu tentar fazer ver a realidade aos poucos portistas que nos lêem.

    Adeptos de outros clubes virem aqui é com eles, apenas verão que os adeptos do FCPorto não são os tapadinhos que se alegram com records do guiness para disfarçar derrotas.

    Um abraço e volta sempre.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, como vês já há aqui quem arraste a velha suspeita da Administração comissionista.
    E como se não bastassem tantos negócios passados, no Porto como noutros clubes, temos o exemplo edificante do JVP e a prova de como todos querem meter a mão na massa.
    A pouco mais de um mês da reabertura do mercado, seria ridículo, e com factura a cobrar em destinatário conhecido no Dragão, expor uma carta destas em caso de saída do grande Ricardo. Se sair tudo isto é um fiasco de que os autores se darão conta neste momento. Para mais, os 14 milhões de que se fala são só para atar os cordões das botas do Czaresma, permita-se o neologismo russo que inventei agora mesmo.
    O jogador não é burro, quer para se expor assim (ou deixar-se, ser usado), de resto conhece o futebol espanhol e quem não sabe o que (não) vale agora o Atléti? Outro Futre para se perder no Calderon? Vai ganhar mais dinheiro e perder em títulos e mais projecção que são garantidos no Dragão, com mais êxitos que se adivinham e mais Champions para o ano?
    Tal como Czaresma cresceu de há um ano para cá, em campo, parece estar um senhor fora do campo. E é essa boa impressão geral que mais satisfaz quem teve ensejos de duvidar do seu potencial e da forma como o próprio o saberia aproveitar. Numa altura de consumados flagrantes falhanços de tantos jogadores lá fora, quando por cá já querem comparar Nani a Figo e empurrar o moço para a estranja, Quaresma deve ter os pés no lugar certo, mostrar o coração portista que se descobre a cada instante e confirma a mística que vai por ali sem ser apregoada falsamente como os vendilhões do templo o fazem nesta altura em que tudo se compra e vende.
    Parece inverosímil a teoria da conspiração, digna do tal inimigo. Embora no futebol não seja de pôr as mãos no fogo por ninguém. Com o empréstimo obrigacionista e perspectivas de facturar muito mais na Europa, a premência de vender o melhor português do momento creio que não se põe.
    Quanto ao objecto "carta", vale menos ou mais do que declarações a propósito em conferência de Imprensa? E para pôr um ponto final em especulações, partindo das premissas citadas, nada melhor que um comentário seco e incisivo. Três linhas para dizer tudo. O resto é conversa. Ou não?
    Do Czaresma é melhor o Dragão entoar o refrão como se fosse o "Decoooo, Decoooo, Decoooo".

    ResponderEliminar
  5. já tive informações que Quaresma iria mesmo embora em Janeiro. Mas não acredito que o PC se habilitasse a tanto, porque se o FCP acabasse por não ser campeão, era ele o culpado e não o treinador, e PC não se vai sujeitar a isso. Uma coisa deve ser certa: Quaresma deve fazer mesmo a última época no FCP

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao Porto pela excelente campanha na Champions.

    Quanto a Domingo, deixem lá 3 pontinhos pro meu Belém! :P

    Abraços e passem pelo Blog do Belenenses, em http://belenenses.blogspot.com

    Luciano Rodrigues

    ResponderEliminar
  7. Realmente Zirtaev, todos têm direito a opinião... mas concordo com o Zé Luís, estas perguntas parecem feitas por vermelhos.
    É que de entre as perguntas, algumas destituídas de qualquer lógica, não está aquela que é talvez a mais possível de ser verídica.
    Eh pá, com sinceridade... é só teorias de conspiração, cabalas... comissionistas!

    Desculpa lá o desabafo!

    ResponderEliminar
  8. Penso q a especulação desta forma tem uma margem mt reduzida. E o cigano n sai mesmo!

    ResponderEliminar
  9. Ok! Eu admito que me posso ter precipitado e que as razões do teor da carta e da sua publicação sejam as mais puras que existem e as mais positivas para o FCPorto.

    Mas estaria a mentir se dissesse que não continuo a querer saber as respostas às tais perguntas destitúidas de lógica como diz o Álvaro. E de qq modo não deixa de ser estranha esta acção, senão for mais nada por ser a primeira vez que se vê algo do género, pelo menos que eu tenha conhecimento.

    Espero contudo que as perguntas não tenham realmente mesmo razão de ser e que seja apenas a minha cabecinha que esteja com teorias da conspiração. Seria bom para o FCPorto, tb para o Quaresma e principalmente para mim já que a continuação deste enorme jogador no clube é o que mais desejo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. hmmm.....
    (quando eu começo uma frase por "hmmm", normalmente é porque não vai sair boa coisa. ficas já avisado:)).
    eu devo ter sido das primeiras pessoas do país a dar com os olhinhos na bendita carta, já que a vi poucos minutos depois da publicacação no site do FCP. de forma geral, as coisas ditas estranhas agradam-me. que queres, já é defeito de fabrico: a normalidade é uma chatice:)
    mas divago, desculpa-me.
    voltando à carta, deixa-me tentar armar-me em gaja (mas gaja mesmo à séria, daquelas que conseguem perceber o que um homem quer ao fim de 3 palavras e um sorriso) para tentar responder a algumas das tuas questões.
    o Quaresma é teimoso. insubordinado, por vezes. e sempre muito senhor do seu nariz. não estou a ver a direcção a pedir-lhe uma cartinha deste teor e o nosso Quaresma a responder: "sim senhor, é já a seguir, deixe-me ir só ali buscar uma bic cristal". nada. o Quaresma, o Quaresma que deixa os adversários à procura dos rins em campo meia hora depois do jogo ter acabado, o Quaresma mandava a direcção à badamerda. que, aliás, era exactamente o que eu faria.
    acho que ele escreveu a carta de livre espontânea vontade, com a parte interior da mão (de trivela). como menino rebelde que é, não usou os meios normais para chegar à SAD, mas enviou uma carta. para mim é muito claro que ele não quer sair em Janeiro apara o At Madrid. Farto de especulação, quis por um ponto final. Quaresma é uma pessoa com aptidão fora do normal para as luzes da ribalta. Uma carta nestas cirscunstâncias, precisamente por ser tão pouco normal, chama a atenção. Ele conseguiu o que queria.
    relativamente à saída dele em geral:
    o Quaresma, como qualquer profissional, tem direito a sonhar com novos desafios. e repara que eu digo "novos desafios" e não "sonhar mais alto", porque o Quaresma JÁ ESTÁ num clube de topo da Europa. agora, convenhamos... At Madrid? Se falássemos do vizinho, do Real... com todo o meu respeito pelos profissionais que actuam no At Madrid, esse clube embora financeiramente possa oferecer ao Quaresma aquilo que o Porto não pode, em termos de "desafio profissional" está uns degraus abaixo. Desde o início de toda esta especulação que eu ando a murmurar entre dentes: "Que diabo... At Madrid?! Nejjjjjjjjj."
    O Quaresma vai sair do Porto. O caminho dos grandes é a procura de novos desafios. Não falta quem o queira. E eu, pessoalmente, vou ficar feliz sempre que o vir brilhar, ainda que noutras constelações. Será produto das escolas do Sporting, mas foi no Porto que ele cresceu como homem e jogador. Para mim, é um dos nossos.

    [um aparte: quando o Porto o foi buscar a Barcelona, eu fui daquelas completamente descrentes. quando o Porto lhe ofereceu a camisola nº7, eu fiquei revoltada com a entrega de semelhante número a um "outsider". perdoa-me, Quaresma. não podia adivinhar que te virias a tornar no perfeito número 7.]

    Dizia eu: o Quaresma vai sair do Porto. Mas, e porque ele NÃO QUER, não será em Janeiro E não será para o At Madrid.
    Se eu estiver errada nisto, desisto de vez de ser gaja (mas gaja mesmo à séria).

    PS: Madrid é uma cidade horrível. não vivia lá nem que me pagassem todo o dinheiro do mundo! blergh!

    ResponderEliminar
  11. Ricardo Quaresma não pode sair!
    Precisamos dele.
    Mas que mania tem a impreensa de especular tudo e mais alguma coisa.
    O "ciganito" não quer sair e espero que seja isso que aconteça.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. O Quaresma não vai para o Atl MAdrid, nem para o Barcelona (pode parecer estupido mas o Barcelona ainda paga 40% do salário), nem para nada do que as cabeças pensam.

    Reparem nisto:

    O Cristiano Ronaldo mandou umas bocas ao Mourinho, depois elogiou-o, táctica normal.

    O Manchester diz ter o melhor driblador do mundo, concordo. O Barcelona diz que é o Ronaldinho Gaucho, concordo. Eu digo que é o Quaresma e por incrivel que pareça, concordo.

    Espanha? Erro crasso, o Mourinho sonha com ele.

    ResponderEliminar