16 novembro 2006

Parabéns Dragão

A 16 de Novembro de 2003 era inaugurado o mais belo estádio do mundo. Que orgulho eu tenho em ter estado na inauguração deste monumento. Tão novinho e já com tantas glórias, um verdadeiro palco de emoções. Parabéns pelos 3 anos que fazes hoje Dragão.


«Quando vejo espectáculos que me agradam e me tocam muito particularmente, sejam filmes, peças de teatro, óperas ou poemas, fico com pele de galinha e imensamente feliz. Em estado de exaltação, achámos o mundo melhor: chegámos a comover-nos perante a contemplação de tanta beleza. Somos compelidos a ter bons sentimentos. A harmonia paira no ar. O ambiente é sereno e silencioso, para não perturbar: nada se pode perder. O prazer tem de ser total. São momentos raros esses, mas inesquecíveis.
O Estádio do Dragão é na feliz citação de MST um palco próprio para recitais. Deslumbro-me sempre que lá vou e não me canso de lá ir. É muito belo, por ser muito simples. Sinto-me bem. É um estádio que nos honra. Quando vou ao Pingo Doce revejo o estádio dos mais diversos ângulos e um dos meus passeios preferidos é fazer a circum-navegação do passeio da fama. É que à beleza do estádio junta-se um enquadramento único. O Estádio é o centro daquele pequeno e muito bonito universo. Próximo ou longe, de terra ou do ar, é um estádio que merece honras de monumento.
Tenho saudades das Antas, da Constituição, dos jogos no estádio do Lima, algumas até de Vidal Pinheiro, com muita pena pelo "desaparecimento" do Salgueiros. Mas sou um apaixonado pelo Dragão. Sinto-me bem, aprecio os cânticos, conheço a vizinhança com quem troco impressões e pormenores tácticos. Quando irrompe num uníssono berro, gritando “GOOOLO”, como foi no último FCP/SLB, sinto uma emoção incontida, um misto de satisfação, orgulho, felicidade, regozijo, que me põe rouco, aos saltos e abraçado aos meus filhos. Andava sufocado. Fiquei aliviado e em paz. Esqueci quase tudo: a enxaqueca, as letras, os desaforos, sei lá que mais. A emoção estava no ar e era contagiante. Fomos todos irmãos, naquele momento. O Dragão ficou ainda mais belo. Já não era um monumento, era provavelmente uma das dez maravilhas do mundo.
Gosto do Dragão que deve ser preservado como pertença do FCP. Nem pensar em dedicar-lhe outro destino. Um lugar para admirar. Nosso. Como dizia um articulista do Público: “…vir ao Porto e não visitar o Dragão por dentro e por fora e pelas suas redondezas é um pecado imperdoável…”.»
PS: Quem tiver oportunidade hoje pode visitar o Estádio do Dragão de graça. Aproveitem que não se vão arrepender.

8 comentários:

  1. Eu também gosto do DRAGÃO.
    Gosto ainda mais do Porto.
    Só não gosto do preço dos bilhetes...:)

    ResponderEliminar
  2. Quintino, o preço dos bilhetes no Dragão até nem são dos piores. Podes ainda achar que são caros, mas em relação ao resto dos estádios portugueses até serve de exemplo.
    E se virmos o exemplo dos lugares anuais até que ficam bem baratos o bilhetes, é só fazer as contas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Devo confessar que as imagens com que nos presenteas-te me fizeram avivar o receio que tive quando aquele helicóptero se introduziu no bojo do Estádio. Tive medo autêntico de que acontecesse alguma desgraça naquele momento e só descansei quando o vi partir definitivamente....Toda aquela beleza devia estar a ser motivo de uma enorme inveja para "muito boa gente" e isso fazia-me sentir ansioso e receoso que aquela pérola se pudesse estragar de um momento para o outro. Quando compro algo de que gosto muito, sinto o mesmo tipo de receio e só depois de constatar que tudo correu bem é que o meu coração se acalma...Deste uma excelente dica ao indicares que hoje se pode entrar gratuitamente e eu vou aproveitar e vou dar lá uma saltada para observar melhor as suas entranhas...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Zirtaev, quando falei no preço dos bilhetes pensava, como é óbvio, nas imposições da Liga.
    De qualquer modo, temos de convir que uma família para ir ao futebol... pensa duas vezes. Mas tens razão no que dizes que o panorama nos outros estádios é ainda pior. Pelo preço do bilhete e pela ausência de espectáculo.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev... hoje, ao passar de relance num daqueles blogs que visito diariamente (e sei que tu tb o fazes...), li uma coisa muito engraçada que me fez agora lembrar para classificar este nosso Estádio do 'Dragôm', porque sempre que me estou perto dele, bem juntinho a ele, só me lembras 3 simples palavrinha: bru-tá-le!!
    Não achas?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Conheço os Estádios dos 3 grandes portugueses, e sem kerer ser tendenciosa, o Dragão supera e mt os outros! =)
    A estética xtá mt à frente, sobretudo os espaços em redor! Vê-se os jogos bem de kualker lugar no estádio! Enfim, só tenho a dizer bem!
    A prova da qualidade do noso grande estádio xtá nas constantes visitas de arquitectos k provêm do estrangeiro para observar xta obra de qualidade de Manuel Salgado, como fonte de inspiração!
    K o Dragão continue a ser palco de grandes jogos, e melhor ainda, de grandes resultados e titulos!!!

    ResponderEliminar
  8. Que linda noite..e friaaaaaa...inesquecível, como as vitórias sobre o Manchester, Chelsea, e o jogo contra o Corunha

    ResponderEliminar