27 novembro 2006

Devagar se vai ao longe

Belenenses 0-1 FCPorto
(Postiga)

Ter muito sono a ver um jogo do FCPorto era algo que não me lembrava de me ter acontecido. A início julgava que era de estar cansado, mas com o decorrer do tempo percebi que o problema não poderia ser só meu. Tenho a certeza que muitos de vós quase passaram pelas brasas ao longo deste jogo.
Valeu exactamente pela vitória num adversário por tradição difícil, mas que hoje fez-nos ver que a tradição já não é mesmo o que era. A única missão da equipa de Belém era: não deixar o FCPorto jogar. Aliás começa a ser o grande objectivo dos nossos adversários. Onze jogadores atrás da linha da bola, atrasando o mais possível o primeiro golo.
O FCPorto entrou com a mesma equipa que deslumbrou na Champions League, quero dizer, pelo menos eram os mesmos jogadores. Compreende-se que estivessem exaustos, a viagem à Rússia deve ter sido desgastante, seria necessário apenas garantir os serviços mínimos para se poder encarar o próximo “derbi” lisboeta com os dois pontos de avanço sobre o 2º classificado. O que é certo é que foi conseguido.
Só uma equipa existiu e apesar da lentidão dos jogadores do FCPorto, não se vislumbrou falta de empenho na procura do golo. E seria uma questão de tempo, o golo apareceu quase no fim da 1ª parte num lance em que o guarda-redes contrário falha uma saída a um cruzamento que foi muito bem aproveitada por Bruno Alves assistindo assim Hélder Postiga, que juntou mais um golo à sua lista.
Paulo Assunção tinha levado um cartão amarelo numa falta normalíssima a meio-campo e fica de fora na próxima jornada. Então Jesualdo para a 2ª parte tira o trinco e faz entrar Ibson, talvez para treinar já o trio do meio campo para o próximo jogo. Ibson entrou muito bem e deu alguma vivacidade ao jogo, mas havia pouco a fazer. Era ou tentar o 2º golo ou controlar o 1-0, e parece que foi escolhida a última opção pelos jogadores. Todos nós perdoamos e todos nós sabemos que qualquer campeão tem jogos em que o que é necessário é conseguir os três pontos mesmo jogando mal. Neste caso nem se aplica tanto o jogar mal, acho que o jogar devagar tem mais a ver com o que aconteceu.
Quanto ao melhor jogador do jogo, o Quaresma esteve muito abaixo do que nos tem vindo a habituar. O Postiga é um poço de energia tal como o Lisandro. O meio campo garantiu os tais serviços mínimos, tal como a defesa. Assim desta vez, e para ser diferente, vou escolher um defesa para melhor jogador, que há uns meses atrás ninguém imaginaria ou chamavam-me nomes: Bruno Alves. Fez uma assistência, tem tido ainda menos falhas que o Pepe (sim é verdade e não só neste jogo) e tem sido um esteio na defesa. Bem sei que de vez em quando tem umas atitudes um “pouco estranhas”, mas está a provar, mesmo a mim, que é um excelente central e que pode vir a chegar ao patamar dos grandes centrais a que o FCPorto nos habituou. Pepe e Bruno Alves, quem diria que seriam uma dupla que daria garantias de futuro há dois anos atrás!
PS: Mais uma bola que parece ter entrado na baliza e em que o respectivo golo não foi sancionado, desta vez o árbitro auxiliar estava com boa visão da linha de golo. Parece claro que Helder Postiga cabeceia a bola completamente dentro da baliza, fazendo o papel de defesa. Mais uma vez fica a prova que os meios tecnológicos são uma necessidade para a verdade desportiva.
PS: Continuo a não gostar deste equipamento.

11 comentários:

  1. Já tou como o Rui Santos ao dizer k o jogo do FCPorto foi "quanto baste"!
    Foi bom ver o regresso do Ibson! O Lucho continua a crescer! O Postiga tá 1 verdadeiro ponta de lança! O Quaresma é akela "máquina"! O colectivo xteve bem!
    Face ao desgaste do ultimo jogo em Moscovo, a equipa controlou o jogo, marcou 1 golo, e ganhou! Tava feito!
    Um adepto xpera sp +, mas os 3 pontos já cá cantam e isso é o essencial!
    Agora há k pensar no proximo jogo, k é frente ao Boavista, e xperar k n derby de lisboa haja deslizes! :p Com a Vitória sp no pensamento!!!!!!!
    Tive lá hoje em Belém! Já tava c/sauddx de ver 1jogo do meu clube! =)

    ResponderEliminar
  2. acabei de chegar de marrocos... o jogo fui uma seca mas os super na bancada estiveram imbativeis com uma nova musica... muito porreira... proxima paragem dragao contra os trauliteiros da avenida...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO.. SEMPRE...

    ResponderEliminar
  3. VANHELSING1243@HOTMAIL.COM

    FOI UMA EXIBIÇAO MUITO FRAQUINHA COM O ARBITRO AINDA NOS PEJUDICAR COM UM GOLO ENTROU K TODA A GENTE VIU E UM CARTAO AMARELO AO PAULO ASSUNÇAO NAO SEI PK.

    ResponderEliminar
  4. Ke bela soneca de jogo... rsss
    Valeu pela vitória, pelos 3 pontos, pela manutenção de liderança isolada da bwin... e pela veia goleadora do Postig'ol'.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Constatação nº 1: os adversários já têm medo do FC Porto.
    Constatação nº 2: adversários fazem dobro das faltas mas vêem cada vez menos amarelos em proporção.
    Constatação 2-a: basta um portista fazer uma pequena falta a meio-campo e leva amarelo, como mais uma vez sucedeu ao Paulo Assunção que vai cumprir castigo.
    Constatação 2-b: a persistência de uma equipa em faltas, travando a fluidez do jogo, deve ser sempre reprimida pelo árbitro mas já começam a passar semanas sem que tal se veja e acabam por ser tantos (às vezes mais) os amarelos para o FC Porto do que para os adversários.
    Constatação nº 3: havia desgaste, o Belém só jogou olhos nos olhos com a proximidade dos jogadores entre si atrás da linha de meio-campo.
    Constatação nº 4: mesmo a jogar menos do que o normal uma vitória natural, madura, a acontecer porque tem de ser e não por cair do céu aos trambolhões como vai sucedendo aos rivais mais próximos na tabela.
    Constatação nº 5: 2 semanas consecutivas do Sporting a ganhar em golos de livre por faltas inexistentes. No Marítimo ninguém comentou que foi ombro-a-ombro com Liedson e o levezinho caiu; na Naval, o enganador voltou a atirar-se para o chão a pisar o pé do adversário. Tá bonito, tá. Agora os mouros que os aturem

    ResponderEliminar
  6. uma exibição qb,para um belenenses mau demais...e o que dizes às 156 vezes que Jorge Jesus foi filmado ? Ora era por estar sentado no banco, ora por pôr as mãos na cabeça, ou por gritar...enfim, como se fosse algum treinador de jeito?

    ResponderEliminar
  7. Valeu a vitória e mantemos a liderança.
    Para a semana vai haver solteiros contra casados e temos hipóteses de nos afastarmos de um, ou mesmo dos dois.
    Quanto ao jogo, penso que entrámos bem.
    O lance duvidoso do jogo é golo com certeza. O árbitro esteve mal ao deixar seguir.
    Continuamos a pressionar e chegámos ao golo com toda a justiça. Tenho que realçar que não há qualquer infracção no lance do golo, pois já há quem diga o contrário.
    A segunda parte foi para controlar o jogo, dar ritmo ao Ibson-que pode ser titular no próximo jogo devido à ausência de Paulo Assunção- e dar uns minutos ao Alan.
    É com estas vitórias que se ganham campeonatos.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. :)
    eu acho que, páginas tantas, só faltava aos jogadores do FCP sentarem-se no relvado, de perninhas cruzadas, quais meninos mimados com um chupa-chupa na mão, de olhos postos no ecrãn gigante à espera que passasse a repetição do golo:)
    agora a sério: foi, no verdadeiro sentido do termo, uma sorna. mas o Porto, na fase em que está, deu-se ao luxo de jogar ao ritmo que o Belenenses exigiu... que foi baixinho, baixinho. (então não era "olhos nos olhos"?) mais o Belenenses quisesse querido, e os nossos teriam mostrado o seu valor. assim, num relvado pesado, com o estomago cheio de vitórias e elogios, serviço mínimo foi o prato do dia. uma vez de vez em quando, perdoa-se. faz-me lembrar uma música dos mesa: "há dias em que dou mais do que é preciso e ninguém parece reparar/ outros há em que nada dou e aí parece que o mundo vai terminar". é: todos temos direito a dias em que não nos apetece dar mais do que aquilo a que somos obrigados. desde que seja SÓ de vez em quando:)
    não acho que o Bruno Alves tenha sido o melhor jogador deste jogo, mas acho perfeitamente justo o destaque dado a um jogador que já foi mal-amado e que, aos poucos, se vai afirmando no plantel. já foi tempo em que, quando a bola lhe caia nos pés, eu fechava os olhos e dizia muito depressa "passa!passa!passa!". também já fui tempo em que fazia isso com o Pepe. não me custa admitir que o fiz. como também não me custa admitir que estava errada. e que temos dois grandes centrais.

    ResponderEliminar
  9. ah: mas assobiar nunca assobiei!! dizia "passa!", mas era para mim, bem baixinho!

    ResponderEliminar
  10. E com esta descrição tão bem feita do jogo de domingo não vale a pena acrescentar mais nada.

    Também não gosto deste equipamento e só ainda não consegui ver o Bruno Alves como central para o FCPorto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  11. Prika imagino o prazer que dá ver o FCPorto qd tão poucas oportunidades existem para isso, mesmo um jogo chato como o de domingo.


    Zé Luís, excelente texto. Dava perfeitamente um post. Fica desde já convidado a escrever aqui no blog, tenho gostado de o ver escrever. Aguardo resposta.

    Catarina, só tu para teres uma visão tão bem disposta de um jogo tão enfadonho. Tens razão no que dizes. Qt ao BAlves, é mais um prémio de regularidade, não tanto só por este jogo em que poucos mereceram o prémio.

    Aliás aproveito para justificar a não colocação na "Opinião da Bancada" da pergunta para o melhor jogador, precisamente por, e ao contrário do jogo da Rússia, achar que ninguém merecia a distinção.

    Marco, é tempo de começares a ver o BAlves como grande central que vai ser :-). Pelo menos assim o desejo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar