21 novembro 2006

Quebrar o gelo... outra vez, dois anos depois

O FCPorto não perde desde o início de Outubro passado, altura da derrota com o Braga. Desde aí, e atravessando um período complicadíssimo, a equipa tem vindo a evoluir em todos os aspectos: anímico, técnico-táctico e em maturidade. A equipa sem fulgor que se apresentava em campo no início do mês passado parece ter aos poucos desaparecido.
É precisamente esta equipa renovada em confiança e estabilizada a nível táctico que hoje se tem de apresentar no gelo de Moscovo, para o tentar quebrar contra o novo campeão Russo, o CSKA que terá de jogar contra os dragões no estádio do seu maior rival, o Lokomotiv de Moscovo.
A equipa moscovita revalidou o título de campeão daquele enorme país no sábado passado, depois de viajar nove horas para cada lado até à costa russa do pacífico e vencer o seu adversário por 4-1. Talvez o FCPorto possa de algum modo tirar proveito deste cansaço, tanto da desgastante viagem dos russos como dos próprios festejos destes. Resta também lembrar que não puderam poupar qualquer das suas estrelas, já que era o jogo que imediatamente lhes resolvia o campeonato.
Ao FCPorto, que cedeu um empate na primeira-mão com os russos, só interessa a vitória para não depender de terceiros para a passagem aos oitavos de final da prova. O empate cedido e dadas as incidências do jogo de então, foi um péssimo resultado, tendo os moscovitas defendido desde o início do jogo o zero a zero. Mostrou sobretudo que a nossa equipa tem mais que capacidade para vencer este importante jogo, apesar de jogar contra um grupo também muito confiante pelo campeonato ganho.
Fucile e Assunção regressaram aos convocados e deverão ser opção para o onze inicial, saindo respectivamente Cech, que tem estado em má forma, e Meireles, que apesar de ter estado bem no jogo de sábado não dará a consistência defensiva que Jesualdo pretende para a equipa. Acredito também que Jesualdo Ferreira coloque Ibson no onze em detrimento de Jorginho, já que entrou muito bem no último jogo ao contrário de Jorginho que esteve muito apagado.

Mais uma vez está em jogo uma época tanto a nível de prestígio como a nível financeiro e a vitória é o que se exige, tal como há dois anos atrás. E essa vitória, que na altura remeteu o CSKA para a conquista da Taça UEFA, foi conseguida com um golo do Benny, debaixo de 12 graus negativos. Desta vez, e com a temperatura a rondar os zero graus, temos um Postiga em grande forma que todos esperamos que desempenhe o mesmo papel.

CSKA Moscovo - FCPorto, SportTv 17H30

PS: Atenção que a hora do jogo não é à hora normal dos jogos da Champions League. Por ser na Rússia e devido ao fuso horário o jogo é mais cedo 2 horas.

PS2: Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas do UEFA Fantasy Football para esta jornada aqui.

8 comentários:

  1. Este é o típo de jogo em que gostava de ver a equipa a jogar em 4-2-2. Digo isto pois pelas informações que temos o relvado está em mau estado, logo, Quaresma será um jogador a menos pois não deverá ter hipóteses para fazer o seu estilo de jogo. Em teoria, a melhor equipa para este jogo seria utilizando um meio campo mais musculado, saindo Quaresma e entrando Meireles, no entanto tenho perfeita noção que isto não irá acontecer pois a equipa não está rotinada neste sistema de jogo.
    Seja qual for a equipa escolhida, vamos acreditar que é possível ir lá ganhar ou pelo menos trazer 1 pontinho para resolvermos a questão aqui no Dragão!!!

    Boa sorte para a nossa equipa!

    ResponderEliminar
  2. Caro Zirtaev, penso que foi o treinador deles que disse que este FC Porto é inferior ao de há dois anos atrás. Sem Anderson também penso que sim, mas estou convencido que o CSKA não melhorou embora hoje em dia seja uma equipa mais experiente. Vou pelo empate para que o FC Porto resolva tudo no estádio do Dragão. ;)

    ResponderEliminar
  3. esperemos...
    ainda faltam 4 horas e já bato com o calcanhar do pé esquerdo no chao, nervosa.
    este é daqueles jogos que me toldam um pouco a capacidade de raciocínio, dada a carga emocional. por isso nem vou fazer comentários tácticos à equipa por ti escolhida.
    hoje é para ganhar. hoje, mais do que técnica, vai ser preciso fulgor e presenca de espírito.
    vamos a eles.
    ainda faltam 3 horas e 57 minutos.
    (suspiro)

    PS: zero graus? eu jogava de t-shirt.

    ResponderEliminar
  4. Vazini iamos incorrer no mesmo erro de sempre, alterar consoante a equipa adversária. O FCPorto tem de jogar sempre da mesma maneira seja com que adversário for. Tem de ser o dono do jogo e tentar ganhar com a táctica habitual.

    Alvaro acho que não é inferior. Acho que é uma equipa mais consistente a nível defensivo. Posso estar redondamente enganado, mas estou com muita fé para uma vitória. Pena não poder ver o jogo todo, só devo poder ver a 2ª parte.

    Catarina esta equipa é a equipa que acho que o prof vai escolher, não é bem a que escolhia. Eu vario muito nisto, umas vezes ponho a equipa que queria que jogasse outras deixo ao critério do treinador. Hoje o prof manda que eu deixo :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sejam quais forem os resultados de hoje, o FCP nunca fica hoje apurado nem nunca fica hoje eliminado. Alias, independentemente do que se passar hoje o FCP só depende de si próprio na última jornada para passar aos oitavos de final (na pior das hipoteses isso irá significar ganhar por 3-0 ao Arsenal)

    ResponderEliminar
  6. Faltam 30 minutos para o Dragão derreter o 'gelo' de Moscovo... até os comemos, carago!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Já agora, Força Copenhaga... ;.)

    ResponderEliminar
  7. (MAS QUE LINDO GOLO!!!)

    para os interessados:
    o jogo está a passar na ESPN (Asia) (com comentários em inglês).

    ResponderEliminar
  8. Graças a Deus que o meu comentário mostrou ser uma verdadeira miséria!!! :)
    O Quaresma está em grande e a nossa equipa começa a dar mostras de ser uma equipa campeã!!!

    ResponderEliminar