19 novembro 2006

Não havia necessidade

FCPorto 2-1 Académica
(Postiga, Nestor, Pepe)
Foi com pouca gente no estádio, talvez a pior assistência esta época (30.207 espectadores), que o FCPorto venceu a Académica de Coimbra com um resultado que deixa transparecer algumas dificuldades, mas em que o golo da vitória, quase no final do jogo, apenas colocou justiça num resultado que, apesar de um FCPorto algo apático, é de todo merecido.
A Académica veio ao aniversariante Estádio Dragão com vontade de estragar a festa. Com uma defesa e meio campo muito bem organizado, os estudantes fizeram o FCPorto não conseguir expandir o seu meio campo ofensivo, principalmente o seu organizador Jorginho, e em consequência o ataque não era devidamente servido. Apenas uma excepção, Ricardo Quaresma o melhor em campo, que demonstra que a genialidade quase sozinha pode fazer ganhar jogos, tendo estado em quase todas as boas oportunidades da primeira parte.
Apesar de a equipa parecer não conseguir sair da teia montada pelos academistas, as oportunidades foram mais que suficientes para o jogo ficar resolvido já na primeira parte, sendo as melhores chances de golo desperdiçadas por Lisandro primeiro e Postiga depois, com passes de Quaresma.
Na segunda parte entrou Bruno Moraes para o lugar do inoperante Jorginho, tentando alargar a frente de ataque e dar algum apoio mais directo ao desamparado mas sempre esforçado Postiga. O que é certo é que logo no início do tempo complementar o golo surgiu pelo, agora, melhor marcador do campeonato, Postiga e mais uma vez com um passe de Quaresma.
Com o golo, Jesualdo volta a equilibrar o meio campo tirando o lutador Lisandro e fazendo entrar, passados dois meses depois da lesão, Ibson, que entrou muito bem. O mais difícil parecia estar feito e com isso a equipa foi adormecendo e começando talvez a pensar já no próximo jogo. O técnico da académica mexeu muito bem e conseguiu equilibrar o jogo, conseguindo a dez minutos do fim o golo do empate.
Era tempo do professor voltar à fórmula do início da segunda parte e voltar a abrir a frente de ataque colocando Alan e retirando um dos melhores em campo, Raul Meireles, que esteve praticamente intransponível. Acordado do sono pós-golo de Postiga, a equipa começou novamente a jogar com velocidade e num lance de bola parada o inevitável Quaresma ofereceu a Pepe a oportunidade de repor justiça no marcador, que este não desperdiçou coroando com um golo mais uma bela exibição. Aliás falava-se muito da Anderson-dependência, mas o que o FCPorto depende do Quaresma começa a ser um “case-study”.
Resumindo, a vitoria é incontestável, mas não havia necessidade de se sofrer tanto, de se adormecer a pensar noutro jogo que não o que se está a jogar. Não havia mesmo necessidade.

8 comentários:

  1. "Ao Porto?...Ao Porto qualquer árbitro serve....Para eles tanto faz..."
    E agora depois de observar a novíssima táctica futebolistíca introduzida hoje -talvez pelo Vítor Pereira- nos anais do futebol nacional, que é os árbitros tentarem atrapalhar por todos os meios as jogadas de ataque das equipas de que não gostam - e isso aconteceu tanto no Dragão como em Braga- resta-me dizer que grande e feliz fim-de-semana que eu vou ter! Obrigado mais uma vez aos Deuses do Olimpo...

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto muito de falar em arbitragens e tento sempre ver o lado deles. E vocês até têm muita razão qd falam sobre o ódio ao FCPorto, mas acho que hoje não temos razão de queixa.

    Existe um golo a favor do FCPorto que o árbitro não sanciona porque não podia, não estava em posição de sancionar, nem o seu auxiliar, já que não viram. E foi mesmo golo, no estádio estou mesmo no enfiamento da linha de golo e o Pedro Roma defende aquela bola dentro da baliza. Era impossível para os árbitros verem.

    Mais uma vez fica provado que os meios técnológicos são necessários. Por acaso marcamos logo a seguir, senão sabe-se lá se o nosso clube no final não perderia o campeonato por causa destes 2 pontos perdidos?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Nao vi,mas ouvi,e pelo que ouvi(antena 1)da nossa parte foi quaresma +10,o que acho giro foi o gajo da antena,estava atras da baliza,quando o Porto fez golo que nao foi golo,e viu golo,mas os gajos no estudio apresentaram logo desculpas para o arbitro.
    Mas estas coisas,sao aquilo que nos fazem + fortes

    ResponderEliminar
  4. Estranho, vi o jogo pela televisão e aquele lance não pareceu de todo golo, mas tenho de ver melhor...

    Só queria mesmo era lançar mais um tópico para o debate - Será que sou só eu que vejo que o Andrés Madrid é jogador para o Porto?
    Sei perfeitamente que temos bastantes e bons médios mas face a uma possível saída do Lucho no final da época acho que nos fazia falta um jogador assim. Faz-me lembrar o P.Mendes, irrepreensível tanto a defender como a atacar. E como é do campeonato nacional sempre facilita a inclusão de Alans, Ezequias e Tariks no pacote da transferência...
    Quanto à dependência do Quaresma, parece-me que o Vieirinha e o H.Barbosa na próxima época já vão estar no ponto para o conseguir substituir. E ainda temos o Ivanildo mas quanto a esse perdoem-me mas parece-me apenas um jogador razoável. O Cesinha, por exemplo, é muito semelhante mas melhor que ele em tudo...

    ResponderEliminar
  5. Akele lance do Pedro Roma, pla televisão é visivel k a bola fica sobre a linha da baliza! Plo menos foi a sensação k fikei e sendo assim ñ será golo! Outra coisa, ñ sei se repararam mas no golo de Postiga, xte xtava fora de jogo Por iso axo k ñ nos podemx queixar mt da arbitragem!
    Dp d 1ºgolo kuase k me deixei adormecer, mas dp a Académica conseguiu-m despertar, e, felizm/, tb conseguiu o msm aos jogadores k lutaram plo merecido golo da vitória! Ainda bem k ele xegou! Se fose à 1s tempos atras ñ sei se asim seria.. Mas o k importa é o agora e o amanhã! Por iso, xpero k os nosos meninos =) saibam superar o Frio de Moscovo! K o noso calor xteje c/eles!!! =p

    ResponderEliminar
  6. como te disse, desta vez não pude ver nem ouvir o jogo. hoje de manhã (ora... bem, quando acordei) comecei por vir espreitar o teu blog, porque já conheço a seriedade das tuas opiniões. depois fiz a ronda habitual pelos jornais desportivos. apetece-me dizer que, pelo que li e ouvi, o Porto resolveu cumprir uma bela de uma ressaca (e repara que eu estou a falar do Porto, não de mim:)). acho normal (qual de nós não conhece a sensação?) depois de um período de pressão intensa em que os resultados foram positivos, e perante um desafio aparentemente menor, um pouco de relaxamento. não me surpreendeu. não havia necessidade, é certo. mas eu sei que quase toda a gente rende bem com um nível médio de stress. stress a mais é contraproducente, mas stress a menos (o chamado distress) provoca apatia. enfim, não estou surpreendida.
    tudo fica bem quando acaba bem.
    gostei especialmente que o Porto tivesse capacidade de reagir à desvantagem a poucos minutos do fim: essa força anímica é muito importante e mostra uma equipa unida e bem estruturada.
    deixa-me realçar duas frases do teu post:
    "...e dar algum apoio mais directo ao desamparado mas sempre esforçado Postiga."
    há um ano atrás, ia-me rir à gargalhada se lesse isto. hoje, sei que tens razão. obrigada Postiga, por teres percebido que o esforço é a maior arma dos vencedores.

    "...e retirando um dos melhores em campo, Raul Meireles, que esteve praticamente intransponível."
    that's my boy:)
    (essa tua mania de, quando formas as equipas, pores o paulo assunção-lucho-jorginho a meio campo dá-me cá uma coceira na base do estomago, amigo...)

    enfim! terça é dia grande. cuidade com o CSKA, motivado pela conquista do campeonato russo.

    PS: devias mudar a opinião da bancada - aqueles resultados irritam-me:)
    esta gente:)
    falta de respeito:)

    ResponderEliminar
  7. Prika e Portista de Lisboa, o sítio onde fico no estádio é o local ideal para avaliar lances daquele género (mesmo no enfiamento da linha de golo) e garanto-vos que aquela bola entrou completamente na baliza.
    O Postiga está em fora-de-jogo, mas é um lance muito rápido com vários jogadores a irem em sentido contrário e não me apercebi no local, além de ser por centímetros.

    Portista de Lisboa, O Andres Madrid é um excelente jogador, mas joga numa zona do campo em que felizmente estamos muito bem servidos, aliás a zona em que melhor estamos servidos.

    Catarina, a pergunta da bancada era para ser alterada hoje, mas o que ía colocar era a pergunta de qual o melhor jogador e isso estava escancarado para quem viu o jogo.

    Olha, aguardo sugestões de todos para uma pergunta para a opinião da bancada.

    Ricardo, eu compreendo o que queres dizer qd falas dos critérios dos árbitros, mas sempre me habituei a que FCPorto tivesse esse problema e que passasse por cima disso. Aliás acho que uma boa equipa tem a obrigação de passar por cima disso, pq o árbitro pode errar em alguns lances, mas não pode fazer uma equipa jogar melhor ou pior.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Assobiem pró lado e finjam que não veêm como ganham estes jogos. Aquele 1º golo é duplamente irregular...é obra. Vcês não jogam nada e ganham à mesma, seja como for!!!É o que distingue os supostos grandes (as chamadas grandes merdas) dos ditos pequenos...
    FORÇA BRIOSA

    ResponderEliminar