07 novembro 2006

Gerir para reinar

V. Setúbal 0-3 FCPorto
Lisandro, Postiga e Quaresma
Parece ter sido este o lema do FCPorto de hoje. Entrando a todo o gás a equipa cedo atingiu uma vantagem confortável, talvez para me descansar já que estava um pouco apreensivo para este jogo. Primeiro por um Lisandro, cheio de oportunidade como sempre, logo aos quatro minutos e por Postiga dois minutos depois em mais um grande golo que demonstra que temos um avançado de top mundial e que já é líder dos melhores marcadores do campeonato. Apanhando-se a ganhar aos seis minutos por dois golos de diferença o resto do jogo seria um passeio não fosse parecerem existir novas regras no futebol, mas já lá vamos.
Jesualdo escalou a equipa colocando pela primeira vez esta época Jorginho como organizador de jogo e penso não se ter desiludido já que o brasileiro fez um excelente jogo, conduzindo com muita fluidez a bola para as unidades avançadas, além de várias recuperações de bola que mostram que é um bom jogador de equipa. Uma aposta que demonstra que temos jogadores, que não sendo génios, cumprem com nobreza e eficácia o seu papel quando são chamados.
Algumas oportunidades foram sendo desperdiçadas ao longo do jogo, com especial destaque para uma oportunidade de luxo, que Lucho não concretizou mesmo no fim da primeira parte e que daria ainda mais descanso a quem apoiava o FCPorto e à equipa. Na segunda parte aconteceu mais do mesmo, salvaguardando uma ténue reacção da equipa sadina, foi sempre o FCPorto que esteve mais perto do três a zero. Por isso foi natural a chegada do terceiro golo por Quaresma num livre directo sublimemente marcado a coroar uma grande exibição do extremo, que definitivamente parece ter entrado nos eixos e já é o Quaresma mágico que todos conhecemos do ano passado. Pena que quase todo o jogo atacante passe pelo lado dele, deixando a entender que se está em dia não o ataque do FCPorto pode ficar algo limitado.
E tudo isto aconteceu mesmo com os jogadores nortenhos a serem extremamente castigados com entradas duríssimas sem qualquer justificação por parte dos setubalenses. E claro com a complacência do árbitro que pouco ia fazendo para travar essas entradas. Só Lucho lembro-me de ter sofrido 3 entradas que só não tiveram o mesmo resultado de Anderson por mera sorte. Mas mais foram esses lances, recorrentemente por jogadores que até já tinham amarelos e que com um árbitro que cumprisse as leis com toda a certeza não terminariam o jogo, assim como aconteceu em mais alguns jogos deste fim de semana. Será que as leis do jogo mudaram?
Para os "senhores" da SportTv, que comentaram o jogo e quase a acabar, o momento de êxtase foi uma vergonhosa entrada de Bruno Alves que também era merecedora de vermelho directo. E todos sabemos que Bruno Alves, que tem feito muito bons jogos, de vez em quando tem estas paragens cerebrais e que normalmente têm mau resultado já que se deveria lembrar em que clube joga. Estes senhores comentadores, então, conseguiram esquecer por completo o que se tinha passado ao longo do jogo e Bruno era agora o alvo a abater. Simplesmente não estava a acreditar no que ouvia, depois de tanta brutalidade, o ênfase que estavam a dar a este caso. É absolutamente execrável tanto anti-portismo.
Felizmente que este jogo duro desta vez não deu resultado, não conseguindo nem lesionar, nem amedrontar os jogadores do FCPorto que fizeram um óptimo jogo confirmando que a equipa está realmente cada vez melhor, cada vez mais confiante e mais motivada, fazendo todos os adeptos poderem sorrir com confiança.
PS: À questão "Acham que o FCPorto é Anderson-dependente", 29% (17 votos) da "Opinião da Bancada" achou que o FCPorto depende mesmo do "puto". Não deixa de ser curioso que, e apesar do génio que é o jogador, apenas um terço dos portistas responderam que sim, tendo as outras hipoteses sido dividadas. A justificação para as más (felizmente poucas) prestações da equipa é, sobretudo, devido à má forma de outros elementos do plantel (28%, 16 votos). Já 35% (20 votos) dos inquiridos acham existir outras soluções no plantel, sendo que um quarto desses 35% (9% do total, 5 votos) dizem ser o Jorginho a solução. Apenas 9% (5 votos) acha que o problema é a táctica que o treinador aplica quando Anderson sai da equipa.
Uma nova pergunta está na "Opinião da Bancada", desta vez para saber que meio campo os portistas de bancada escolheriam para uma táctica baseada num 4-3-3.

19 comentários:

  1. Katsouranis devia ser severamente castigado pois ele é que "entrou a matar". Hoje, o Bruno Alves fez uma carícia ao jogador do Setúbal e o Yannick Djaló um carinho ao Paulo Santos. Expliquem-me como se eu fosse muito burro para ver se consigo perceber.

    ResponderEliminar
  2. Eu ñ sabia k o Bruno Alves tinha partido parte d perna ao gajo d Setubal! Engraçado, tive agora a ver o resumo do jogo n tvi e nd vi..enfim! Dps há o peqenino promenor d k os jogadores sadinos pareciam decididos a lesionar os nossos jogadores! Mas k entradas! :/
    A equipa entrou mt bem e os golos foram a prova disso! Jorginho lá xtava!! =) Teve o meu apoio e mereceu-o, sobretudo pla quantidade de recuperações de bolas! Para terminar, um golito marcado de livre vem provar k já ñ temx "fantasmas", se é k me entendem!
    Tou happy :D! Grande jogo, Grande ambiente!!! E ñ xoveu!!! =p

    ResponderEliminar
  3. Estes comentários que costumam aparecer por aí que são normalmente escritos por anónimos são realmente de ignorar. Hoje mais uma vez temos um comentário para ignorar, mas felizmente desta vez até pôs nome e tudo! E já repararam que pelo nome se vê logo de que clube é adepto?!

    Bem, falando do que interessa, espero que este não tenha sido um Bom Fim, mas sim um Bom Começo para um resto de campeonato tranquilo e bem jogado pela nossa equipa que a jogar assim pode dar-nos umas alegrias!

    Do jogo de hoje tenho de destacar o Quaresma pois está a voltar a ser aquele Quaresma que todos queremos. Grande jogo que ele fez!
    De resto, tudo boas exibições e Fucile a mostrar que quer que o Porto active a cláusula de compra...este é reforço!!!

    Não percebi a agressividade exagerada utilizada pelos jogadores do Vitória...o jogo até tinha tudo para ser correcto já que ficou resolvido bem cedo!

    ResponderEliminar
  4. Portanto... Sr. Burro Muito Burro.. veja a entrada do Simao e a do Torrão! Depois descubra as diferenças e então tente perceber sozinho!

    ResponderEliminar
  5. Assim sim... Porto quanto baste... com Jorginho a surgir de início (não contava nesta surpresa por parte de Jesualdo) e em bom plano, Lucho quanto baste e uma frente de ataque onde Hélder Postiga e Lisandro mostram um entendimento crescente e o Quaresma parece querer esquercer que Scolari existe!!!!
    No resto, não havia necessidade de Bruno Alves ir estragando a festa com aquela entrada, mas mesmo ali ao lado o Yannick deixou o Paulo Santos com uma jóia e foi o que se viu. Está-me a querer parecer que a moda de deixar os cartões no bolso vai pegar. Se o Lucílio Batista não mostrou sequer um amarelo ao Katsuranis (deve ser assim que se escreve, acho eu que não sou grego mas não quero ser acusado de xenofobia), queriam lá agora que o Bruno Alves e o Yannick fossem penalizados?

    ResponderEliminar
  6. Estou de regresso... é que esqueci-me da entrada do Bruno Ribeiro... mas também esta só vem comprovar a minha teoria... Vista grossa dos homens do apito e assobiar para o lado por parte da Comissão Disciplinar...

    ResponderEliminar
  7. Burro, muito burro, vou-te explicar como se assim fosses.

    O grego (não sou xenófobo) teve um entrada duríssima, e colocou fora dos relvados um jogador por 3 meses (pelo menos). Não duvides, e caso o BAlves fizesse algo do género, que eu acharia bem que o castigo para o jogador do FCPorto deveria ser o mesmo que peço para o grego (não sou xenófobo), ou seja que ficasse de fora tanto tempo como o tempo que durasse a paragem do lesionado.

    Para mim entradas como a do BAlves ontem e de vários jogadores do Setúbal, são inconcebíveis no futebol.

    Ontem acho que ficaram vários vermelhos por mostrar e um deles era para o BAlves.

    Mas qd se permitem partir pernas e nem falta se marca, é normal que os árbitros vão perdoando. É o futebolzinho que temos e que, infelizmente, não é para jogadores de grande classe como o Anderson, Lucho ou o Quaresma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. gostei da exibição do nosso Porto, da fase inicial...Depois, a equipa relaxou e permitiu algum (mas pouco)ascendente do Setubal...Se tivessemos pressionado mais,facilmente teriamos chegado aos 5 6 golos...Valeu pelo colectivo...Felizmente que o jogador do Setubal não se lesionou pois seria um sumaríssimo para o Bruno Alves...Seria mais facil e equilibraria o campeonato...Não é para isto que os sumaríssimos servem?
    Enfraquecer o Porto, para aumentar a competetividade da Bwim Liga...
    Força porto e facilmente seremos campeões...

    P.s.Nem quero imaginar se o Porto tivesse ganho com um golo fantasma, dois auto-golos sendo um deles de um ex-jogador nosso

    ResponderEliminar
  9. Amigo Zirtaev...
    Poix... algum dia havia de ser... lol
    Corroboro toda a tua análise ao jogo... aliás, acho que nesse ponto todos nós, imprensa "escrita encomendada" também está em total sintonia... foi limpinho como água... dúvidas? não há!!
    Agora... falemos de Bruno Alves.
    Antes de começar a sua defesa, começo já por explicar que eu próprio fui um seu critico pelas suas já célebres paragens cerebrais e loucuras momentaneas, apenas justificadas, penso eu e quero crer que, pela sua juventude, irreverência e falta de controle emocional... apelidei-o mesmo durante algum tempo por Bru(t)o Alves... portanto, não deixo dúvidas para ninguém neste ponto.
    Agora, quanto ao lance de ontem, eu pergunto: foi ele o único a entrar de pé em riste à possivel disputa da bola?... e se quem chega primeiro à bola é o Bruno Alves? aconteceria o mesmo, não?... ou estou errado?
    Não estou a dizer que não foi um lance mais que duro e rispido... foi sim senhor... não tenho dúvidas nenhumas... mas o que eu chamo a atenção é que foram os 2 de pé em riste... não só o Bruno Alves!!
    Regressemos a Domingo à noite... aquela entrada de Simão, o que valeu?... zero!!!
    Recuemos apenas uns minutos antes de entrarmos em cena no Bonfim... aquela entrada de Djaló a Paulo Santos, o que valeu?... zero!!
    Recuemos uma semana... aquela sarrafada à boa maneira grega, o que valeu?... zero!!
    Aviso já... não estou a desculpar nada!!... estou apenas a dizer que, e é apenas a minha simples opinião, nada mais que isso, que neste caso, tratou-se unicamente de ter chegado mais tarde à bola do que Mbama... mas pronto, se calhar estou a ver mal!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Pronto, como tiveram a gentileza de explicar, pontinho por pontinho, eu já percebi. Fazendo um apanhado dos comentários que aqui foram feitos, já percebi o seguinte: que "burro, muito burro" é anónimo mas, por exemplo,
    "dragaozinho4ever", "Prika_MS", "vazini", "k3nzo", "zirtaev", "tripeiro", "ultra-gulpi" e "blue boy" já identificam as pessoas; que, para uns, o castigo a aplicar deve ser directamente proporcional ao tipo de lesão causada ("prika_ms" até acha que, como o Bruno Alves não partiu a perna ao adversário, não há problema, foi coisa de somenos importância); que, para outros, os castigos devem ser aplicados seja lá a quem for independentemente da cor das camisolas (ainda vivem, tal como eu, naquele célebre país das Maravilhas).
    E pronto, não vos incomodo mais. São horas da palha.

    ResponderEliminar
  11. "paragens cerebrais" é uma expressão bonita:)
    disseste quase tudo acerca do jogo, não vale a pena insistir e repetir as tuas palavras.
    só um pormenor: continuo a achar um crime prender o Lisandro a uma das alas. ele é ponta de lança de raiz, quando fez o golo surgiu nessa posição, é aí que ele rende mais. muito mais. por outro lado, não sei se o postiguita rende tanto na ala como ele... também não quero mandar o Postiga para o banco e por o Tarik... enfim, mais do que a questão que puseste ali de lado, é esta que me atormenta mais o sono hoje em dia:)

    eu gostava de ver um LLopez na posição natural dele, 90 minutos. depois pensava.

    ResponderEliminar
  12. a propósito, Zir:
    ainda não arranjei outra manhosice para ver os jogos on-line (NINGUÉM ME AJUDA! NINGUÉM TEM PIEDADE DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS RESIDENTES NO ESTRANGEIRO! é que não é por nada, mas tanto relato deixa-me o neurónio azargalhado), mas descobri um site que disponibiliza os resumos pouco tempo depois dos jogos:
    http://www.fcp2003.net/video_2007.php

    ResponderEliminar
  13. Se já é difícil explicar algo a um burro normal, a um burro muito burro é não só perder tempo como ele vai ficar garantidamente a olhar para nós sem entender nada até ao século XXII...Depois há outro negócio, como é que ele poderá perceber -ainda por cima- que aquele foi um treininho do Bruno Alves para o próximo jogo com o Benfica, assim a modos de: vai lá pondo o giz nas perninhas - ò Simão- que eu vou treinando a pontaria...Mas pelos vistos estão todos a fazer o mesmo, só que uns deixam marcas e que marcas e outros não...O que o Bruno Alves teve foi apenas azar...Com um pouquinho mais de sorte -assim ao género do Katsouranis- tinha partido uma pernita ao adversário e era menos um profissional a não poder jogar durante uns mesinhos e tudo na boa...Aliás o Djaló foi à perna do Paulo Santos mesmo sem intenção não foi???? E o Simãosinho ranhoso também entrou sem intenção não entrou??? Tudo sem intenção, só a entrada do Bruno é que foi -como eles dizem?- "reincidente"....Portanto amigos é aproveitar enquanto se está virgem nestas andanças, porque para se partir uma pernita não se pode ser é reincidente no pecado ou vestir uma camisola azul ebranca às riscas, de resto tudo OK é sempre a despachar encomenda para o "engessador"...Um grande abraço Zirtaev...

    ResponderEliminar
  14. Obrigadinho Zirtaev, arranjei um companheiro para me acompanhar na comida da palha.

    ResponderEliminar
  15. Amigos a Casa do FCP de Mirandela comemora o 1º Aniversário. Paasem pelo blog para verem o programa de 3 dias de festa AZUL E BRANCA

    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. Burro, da frase " o BAlves merecia o cartão vermelho" o que é que não entendeste? Qt ao castigo consoante a lesão é evidente que deve ser sobreposto ao castigo pelo cartão vermelho. Será que há mais qq coisa que não entendeste.

    Qt ao nível de anonimato não me preocupa, sabe sempre bem poder chamar o teu nome a um adepto de outro clube :-) por isso podes continuar com esse nome. Não venhas é para aqui amanhã com outro tipo «Inteligente, muito inteligente» porque já ninguém acredita :-). Mas já agora podias ao menos assumir o teu clube, já que assim terias a oportunidade de explicar ou a entrada do Djaló ou a do Simão, que para ti e pelos vistos foram lances muito normais no futebol...

    «que, para outros os castigos devem ser aplicados seja lá a quem for independentemente da cor das camisolas»

    Burro, não achas que deve ser assim? Pronto acho que já percebemos o clube a que pertences... não precisas dizer mais nada. Agora percebemos porque achas bem o grego (não sou xenofobo) não ter sido castigado.


    Catarina pensei que já tivesses esse problema resolvido. O ano passado tinha a certeza em que canais pela net os jogos davam, esta ano não faço ideia, mas vou ver se sei de alguma coisa e aviso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. O Porto fez um bom jogo,relmente o treinador começa a perceber que o Porto rende mais sá a jogar com um médio defensivo,os adversários do Porto têm feito entradas de cortar a respiração e os arbitros têm fechado os olhos , e isso preocupa-me bastante, já agora nasceu mais um espaço onde podem dar opiniões ,vá passem por lá e tirem-lhe o virgo.
    http://abecedariodofutebol.blogspot.com Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  18. O amigo "santa casa"observa muito bem que os adversários do FCP fazem entradas de cortar a respiração!Eu diria mais:de pôr os cabelos em pé!Queira Deus que eu esteja enganado,mas parece-me que ainda vamos ter saudades dos "sumarissimos"!

    ResponderEliminar