22 novembro 2006

FCPorto TopClass

CSKA 0-2 FCPorto
(Quaresma, Lucho)
Existem dias assim, ontem quando pensava no jogo do FCPorto tinha quase absoluta certeza de que o ganharíamos. O certo é que tal aconteceu e sem deixar qualquer margem para dúvidas. Sei que existem certos jogos para que o FCPorto é talhado e é neste tipo de jogos que sobressai toda a energia da mística de um clube como o nosso. O que vimos na Rússia foi um FCPorto com uma classe tal que não via desde os tempos do saudoso Mourinho. Um FCPorto seguro de si próprio, inteligente, personalizado, autoritário, pressionante e com a garra dos vencedores.
Não tive oportunidade de ver a primeira parte, mas pelo que ouvi pela rádio não terá sido muito diferente da segunda. A confiança com que os relatadores comentavam o quase total domínio da equipa confirmou-se quando vi a segunda parte. Simplesmente a nossa equipa reduziu a absolutamente nada, e no seu próprio campo, uma equipa muito rotinada e que ainda não tinha sofrido qualquer golo na competição este ano, conseguindo fazê-lo por duas vezes.
É evidente que para tudo isto contribuiu o madrugador golo do, ainda nosso mágico, Quaresma numa excelente jogada de contra-ataque, já que fez os nervos desaparecerem e passar de imediato toda a responsabilidade para o outro “lado da barricada”.
O professor escalonou muito bem a equipa. Dada a táctica adversária seria necessário um meio-campo “musculado” e bem povoado a nível defensivo, a que Meireles e Assunção deram total eficácia. A pressão com que todos os jogadores abordavam os adversários fazia-os errar e essa pressão começava em Postiga e vinha até à defesa, sendo que raramente se via um jogador russo com espaço para fazer fosse o que fosse. Jesualdo com a disposição com que colocou as peças em jogo, além de não deixar jogar, fazia com que fosse completamente posta em cheque a famosa e rotinada táctica de três defesas dos russos.
Várias oportunidades foram sendo perdidas, oportunidades flagrantíssimas que falhadas nesta prova costumam ser fatais, talvez tenha sido mesmo o pior do FCPorto esta noite. Mas o controlo que havia sobre o jogo por parte do FCPorto fazia-nos apenas acreditar que mais tarde ou mais cedo outro golo haveria de surgir. Foi o que aconteceu a meio da segunda parte com mais uma excelente jogada por parte de Quaresma que faz um cruzamento para o guerreiro Lisandro assistir, pela segunda vez na noite, um colega de equipa, neste caso o Lucho que fez um belo remate à entrada da área, liquidando então a ténues esperanças da equipa da casa.
Nem o facto de o eixo da defesa, que mais uma vez esteve sem falhas, ter ficado amarelado antes dos dez minutos causou qualquer intranquilidade que se poderia daí prever. Grande destaque também para os laterais Fucile e Bosingwa, principalmente este último que no momento é só o melhor defesa direito português.
Em resumo, um FCPorto de excelência que em comparação com o jogo com Arsenal só tem mesmo a cor das camisolas e um FCPorto que nos faz acreditar que, e continuando assim, poderemos ter mais um ano europeu de ouro.
PS: Agora só preciso da vossa ajuda para me ajudarem a escolher qual o melhor jogador em campo. Coloquei na "Opinião da Bancada" os quatro jogadores de mais se destacaram para mim. É convosco agora.

16 comentários:

  1. Foram ENORMES!!! E meus amigos, estamos novamente a começar a encantar a Europa do futebol!!!

    ResponderEliminar
  2. POOOOOOOOORTO!POOOOOOOOOORTO!POOOOOOOOORTO!POOOOOOOOOORTO!

    ResponderEliminar
  3. Esta vitória para mim ainda foi mais convincente que a anterior, fomos superiores em todos os domínios e podíamos ter deixado a capital russa com uma goleada histórica, perante uma equipa muito equilibrada, mas muito dependente dos brasileiros que nela jogam...Deveria ter entrado Ibson em vez do Jorginho que está nitidamente desmoralizado...Arranjem-lhe umas "meninas" bonitas e fofas...

    ResponderEliminar
  4. Afazeres profissionais impediram-me de ver o jogo todo. Contudo, comungo da ideia que foi uma exibição a não deixar qualquer margem para dúvidas.
    Com esta vitória e como estão as coisas em termos de grupo, admito (tenho mesmo de admitir face ao que anteriormente tinha dito em matéria de Liga dos Campeões) que a eliminação seria uma injustiça.
    O Porto e o Arsenal são superiores enquanto que o CSKA é uma equipa que se limita a jogar na expectativa das circunstâncias lhe sairem a favor.

    ResponderEliminar
  5. Que dominio, que postura, que classe mesmo!!! Vi o jogo todo, e ñ kerendo parecer descrente, "tava parva" c/o jogão k tava a ver!!!
    Xperemx k xte FCPORTO k se viu ontem saiba crescer e evoluir e ñ desapareça!!! E se td correr bem, irei lá xtar em Belém a apoiar xta equipa k bem merece!!! =)
    Axo k de resto ja dises-te td sobre o jogo, Zirtaev! Só keria msm acrescentar a importância do Lisandro quando recua no terreno e vai ajudar a defesa! Mas em geral, tiveram tds mt bem!!!
    FCPORTO!!!!!!!!! =)

    ResponderEliminar
  6. domínio, classe, categoria, beleza, táctica e forca. o Porto encheu-me de orgulho todas as medidas, mesmo aquelas que o título de campeao europeu da era Mourinho tornou enormes. seguranca e competitividade saudável. o futebol espectáculo no seu mais brilhante ascendente: o puro prazer em jogar à bola.
    mais de 12 horas sobre o apito final, e ainda nao apaguei este sorriso parvo da cara.
    acho que ainda cá vai ficar uns tempos.
    obrigada meninos, por mais uma noite em que me fizeram sentir a maior.
    assim vale a pena. muito, mesmo.

    ResponderEliminar
  7. já marquei 3 na champions;) um porto de altíssima qualidade!!

    ResponderEliminar
  8. O Kremlim vergou-se perante a superiodade demonstrada por esta Lokomotiv(a) chamada Dragão...
    E o 1º lugar do grupo está agora mesmo ali à mão... dia 6 de Dezembro, quero aquela derrota de Londres vingada e com juros!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Zirtaev... desculpa alguma coisinha, mas desta vez, não vou 'botar, carago!' em ninguém porque esta foi uma vitória do colectivo... todos, sem excepção, estiveram brilhantes... todos e por isso, seria injusto quanto a mim, estar a destacar alguém de um TODO!!

    ResponderEliminar
  9. Mais um bom post. Só um reparo Zirtaev, na votação para o melhor jogador não faltará um central? É que o Pepe mas principalmente o Bruno Alves fizeram um grande jogo carago. ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu estive mesmo para colocar todos os jogadores para apreciação navotação, já que ontem realmente toda a equipa esteve bem, mas achei ser gente a mais :-). Escolhi os que acho terem-se destacado mais e desses não consegui distinguir nenhum em especial. Podem sempre fazer como o BlueBoy e não votar em nenhum, mas há sempre aquele que é preferido de cada um ou que acham ter realmente estado um pouco acima dos outros, por isso votem num daqueles e mais para a frente veremos se realmente alguém se destaca.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Quintino tenho pena que não tenha visto, teria gostado muito do jogo e principalmente da solidez e do autoritarismo da equipa. Se puder veja o jogo.

    Catarina, hoje todos andamos com esse sorriso, é que desta vez não foi só o resultado positivo, e nós portistas há muito que não nos contentamos só com vitórias.

    E o que esta equipa ainda pode crescer...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Brilhante jogo!

    E agora vamos ganhar o grupo, carago!

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev... espero que não interpretes a 'minha não votação' para que tb os outros sigam o mesmo caminho... é só uma opinião minha e nada mais que isso.
    Eu só acho que estaria a ser injusto destacar alguém que não o TODO no jogo de ontem.
    Acho bem e reforço que podem e devem votar nos vossos eleitos... eu, por esta vez, não o vou fazer pelo que já expliquei atrás... faria-o sim se lá tivesse uma opção 'EQUIPE'... como não tem, desta vez, abstenho-me.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Votei no Quaresma,mas hoje vota-va em todos,ate no "professor"

    ResponderEliminar
  15. Mas que grande blog eu vim encontrar. Ist só prova que andar de blogue em blogue sem rumo certo dá sempre bons resultados.

    Vou colocar um link para aqui lá no meu porto de abrigo e de certeza que voltarei mais vezes.

    FCPorto para sempre.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  16. Excelente vitória agora vamos torcer que o Porto ganhe á equipa Inglesa, e para que não digam que somos xenófobos que ganhe também o Manchester united.

    ResponderEliminar