02 novembro 2006

Bombardeiro de Lucho

Hamburgo 1-3 FCPorto
Lucho, Lisandro, Van der Vaart, Bruno Moraes
Jesualdo Ferreira resolveu surpreender toda a gente. Bosingwa era a surpresa esperada, mas com ele em jogo não se esperava que Fucile também continuasse. O certo é que Fucile apareceu no lugar de Marek Cech que só entrou na 2ª parte. Ainda não sei se por problemas com o eslovaco ou se por opção táctica. (Isto porque o incompetente da SportTv que entrevistou o nosso treinador no final do jogo, e perante uma vitória quase incontestável, só se preocupou em falar da má fase do FCPorto após sofrer o golo dos alemães) Os dois trincos também foram opção do treinador, mas tenho que reconhecer que desta vez estiveram muito certinhos, não comprometeram e conseguiram a esperada superioridade no meio campo.
O FCPorto teve uma primeira parte muito segura, controlando por completo o jogo, pressionando sempre muito alto, o que permitiu manter sempre a bola longe da nossa área e foi tendo oportunidades muito boas para marcar, criadas principalmente através do endiabrado Quaresma que parece estar a voltar à sua grande forma. Lucho não tendo feito um jogo muito conseguido, teve nos seus pés, mesmo a chegar o intervalo, o momento do jogo, até diria mais, o momento da jornada. Lucho marcou um golo de levantar qualquer estádio do mundo, um golo de encher a alma, uma autêntica bomba. Estava inaugurado o marcador para a equipa que mais o procurou e isto numa altura crucial do jogo.
Para a segunda parte o FCPorto entrou confiante, principalmente porque não necessitava de arriscar. Mesmo assim foi uma segunda parte dividida, em que as oportunidades apareceram para os dois lados. E em mais uma excelente jogada, Quaresma assiste o oportuno Lisandro na área para o nosso segundo golo. Parecia que o vencedor final estava encontrado, mas no lance seguinte o Hamburgo consegue o seu golo e abre novamente a dúvida sobre o seu vencedor.
Os momentos que se seguiram ao golo dos alemães foram de alguma ansiedade, já que lhes rejuvenesceu a esperança. Mas o FCPorto teve a capacidade de sofrimento suficiente para manter o resultado e ainda pôr em sentido a equipa germânica com contra-ataques perigosos. Até que Bruno Moraes, que entrou a substituir um Postiga que como nos tem habituado esteve muito trabalhador, já perto do final do jogo acabou por “enfiar” mais uma bomba na baliza dos alemães, acabando com as dúvidas de qual seria o vencedor do encontro.
Esta importantíssima vitória, e após o empate de Londres, além de colocar, na pior das hipóteses, o FCPorto na taça UEFA, coloca-nos também na luta pelo primeiro lugar já que estamos empatados com o Arsenal e a um ponto do primeiro classificado o CSKA. Quem pensou que um empate em casa com CSKA foi mau tem agora a prova que se calhar até terá sido um resultado normal dada a boa qualidade da equipa moscovita. Temos agora mais duas finais para vencer se não queremos ter de andar a fazer contas no final. O próximo é com o CSKA no frio de Moscovo e até lá só podemos melhorar.
Um aspecto curioso que gostava de salientar e elogiar é a influência cada vez maior que Baía parece ter no balneário e mais em concreto a cumplicidade que parece ter com o treinador, o que só poderá ser bom para a equipa...
PS: Na "LIga da Bancada" os três primeiros lugares continuam inalterados, parecendo que a equipa Lokomotiv da Foz do treinador Filipe Rocha com 261 pontos se assume cada vez mais como o vencedor, pelo menos da fase de grupos. Isto apesar da perseguição de muito perto das equipas Pinguim e Rock's Bar. Não há dúvidas que quem colocou o Kaká do Milan (que fez um hattrick) na sua equipa conseguiu excelentes pontuações, o que alterou muitas posições na tabela. Quero só realçar que esta liga já conta com 39 participantes.

25 comentários:

  1. Amigo Zirtaev...
    Ganda jogo... ganda vitória... pó Jurema.
    Depois da surpresa do onze, pensei... pronto, lá vêm as invenções sempre de última hora e depois no fim, lá ficamos a carpir lágrimas.... ufffaaaaa... ainda bem que me enganei... mas sinceramente, não gosto destas invenções pq normalmente, sai asneira pela certa... mas pronto, calhou bem, ainda bem!!
    Postiga cada vez mais me supreende com a sua atitude... Quaresma a crescer devagarinho... Defesa esteve bem, em todas as 3 posições... meio campo seguro, com um Lucho de jogo para jogo, cada vez mais 'rotinho' (alguém lhe dê descanso pf)... ataque tb muito bem.
    Está tudo em aberto... e ai estamos nós na luta pelo 1º lugar... quem diria isto há 2 jornadas atrás? ainda bem que assim é.
    Continuemos a jogar para VENCER... e SEM MEDO (de ganhar ou perder)!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Um reparo... o próximo jogo é em Moscovo no dia 21.11 e não no Dragão com o Arsenal!!

    ResponderEliminar
  2. Tens razão no PS. Obrigado, o erro já está corrigido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Grande jogo da nossa equipa, agora tudo está em aberto e eu conto já com uma vitória no próximo jogo em Moscovo.
    O golo do Lucho...que golo!!!
    É daqueles que tem de ficar guardado na pasta de vídeos do FCP!
    Para quem quiser (re)ver os golos aqui fica uma ajuda...


    http://www.zshare.net/download/hambourg-porto-0-1-lucho-goals-fr-by-nimes-zip.html
    http://www.zshare.net/download/hambourg-porto-0-2-lisandro-goals-fr-by-nimes-zip.html
    http://www.zshare.net/download/hambourg-porto-1-2-van-der-vaart-goals-fr-by-nimes-zip.html
    http://www.zshare.net/download/hambourg-porto-1-3-moraes-goals-fr-by-nimes-zip.html


    PS: E pela prontidão com que jogo após jogo apresentas as tuas análises do que se passou, aqui ficam os meus sinceros parabéns Zirtaev!

    ResponderEliminar
  4. Também queria passar por aqui e agradecer a tua disponibilidade em alimentar a chama da discussão que nos aquece....Acho que és boa gente e mereces completamente os meus sinceros elogios pela tua educação e humildade...Para além disso aproveito para gritar um pouco mais da minha crescente convicção de que a equipa parece querer estabilizar e começam a surgir alternativas credíveis que sabiamos existirem mas tardavam em aparecer e afirmar-se...Quando o miúdo regressar vai encontrar um grupo coeso, vencedor e preparado para lhe estender de novo o "tapete azul" e convidar a mostrar novamente toda a sua magia...

    ResponderEliminar
  5. O Futebol Clube do Porto, actual CAMPEÃO NACIONAL E VENCEDOR DA TAÇA DE PORTUGAL, realizou ontem uma partida espectacular a demonstrar a classe que o define!!!

    Nao sou portista de festa mas sim Portista com P muito grande.

    Nos bons e nos maus momentos

    FC PORTO ONTEM HOJE E SEMPRE :)

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Caro Zirtaev,

    Concordo.
    Na realidade só foi pena o Prof., por um lado, continuar a entender que fazer surpresas "fica bem" (vá lá que desta vez não colocou um central a lateral) e, por outro lado, estar a passar pelas brasas precisamente depois do golo deles. Mal acordou, fez as substituições que já devia ter feito há alguns minutos.
    É muito dorminhoco este nosso Prof...

    ResponderEliminar
  7. Correu bem! =)
    Tb devo dizer k as surpresas no 11 inicial me assustaram! Mas o resultado foi bastante positivo, e é bom ver k temx excelentes jogadores na equipa, todos a lutar pela titularidade! E tal como salientas Zirtaev, o Baia dá um grande equilibrio ao balneário! Mas tb é necessáro dar mérito à pessoa a kem Bruno Moraes foi abraçar dp do jogo.. =)
    É mt bom ver o FCPORTO crescer diariamente!!!

    ResponderEliminar
  8. =) Correcão: «à pessoa a kem Bruno Moraes foi abraçar dp do GOLO.. »

    ResponderEliminar
  9. :)
    confesso que, ao ver o alinhamento inicial das equipas, despachei imediatamente meia dúzia de sms menos... felizes (digamos assim:)) com aquele trio ali a meio campo novamente. mas depois de acalmar a minha raiva nas teclas do telemóvel, pensei: calma, rapariga. se o Jesualdo insiste, ele terá os seus motivos. o trio funciona, desde que integrado na táctica certa... e sim, desta vez funcionou:)
    quanto à influência crescente do Baía, e na maneira como todos os jogadores o tratam com respeito e admiracao, mesmo aqueles que nao cresceram na casa (é ver para quem o Quaresma corre quando marca um golo), é simplesmente emocionante. e tao benéfico. temos o que falta a muito gigantes europeus: o espírito de equipa e o amor à camisola no banco.
    o céu é o limite:)

    PS: fui só eu a reparar que o postiguinha jogou de t-shirt e sem luvas?:) joga assim em moscovo e temos homem (carago!) :D

    ResponderEliminar
  10. Isto não dá para entender; Então não é que a equipa dos ANDRADES joga bem melhor sem o tal jurema!
    Há coisas fantasticas, não há?

    ResponderEliminar
  11. Para o último anónimo (já agora agradecia que se identifica-se, um nickezito que seja, não custa nada), só lhe digo que felizmente o FCPorto nunca foi, não é, nem nunca será dependente de um só jogador. No FCPorto existe uma equipa e um interesse comum que é vencer sempre. É dessa massa que é feito o clube.

    Catarina o Postiga anda com os calores, mas ainda bem, que continue com o fogo que tem tido e que conmtinue a fazer-me engolir todos os nomes que já lçhe chamei. Sabes que foi considerado o melhor em campo ontem?

    Prik_ams (que raio de nome ;-)) Esqueci-me realmente de destacar o Bruno Moraes que, além de grande jogador, tem sido de uma utilidade extrema para a equipa, mas essa acaba por ser apenas a obrigação deles. Mas depois de tudo o que passou ele merece realmente um palavra especial. Que não se magoe mais que todos nós agradecemos.

    Situacionista, o Prof. normalmente qd mexe mexe bem. Tem adormecido um pouco, mas felizmente tem ido sempre a tempo. Vamos aguardar mais e neste momento merece a nossa total confiança.

    Meireles e Vazini, obrigado pelas vossas palavras, são essas palavras que me fazem nunca desanimar em querer oferecer a todos vós a minha humilde opinião sobre este grande clube. Mas por outro lado acho que estão a exagerar. Apenas solto os dedos para ir escrevendo o que realmente achei dos jogos e a paixão pelo clube faz o resto. Às vezes reconheço que saiem asneiras, mas não deixam de ser asneiras que me saiem do coração azul-e-branco que tenho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Catarina: na verdade o seu é o limite dos pardalecos. Dos ANDRADES, em 3/10 proximo vai ser o INFERNO DA CATEDRAL e aí não vai haver baía que valha aos meninos. Aconselho aos ANDRADES que forem à CATEDRAL DA LUZ para levarem fraldas porque vão voltar a ter situações de panico como se viu nas bancadas no sabado passado, após o empate do Benfica. Aí se o jogo durava mais 10 minutos...

    ResponderEliminar
  13. e o espectaculo dado pelos ultras porto simplesmente espectacular... sublime...

    ultras on tour... proxima paragem... mamar umas vodkas..

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO SEMPRE...

    ResponderEliminar
  14. uma prenda especial para Anderson foi enviada via tv com uma vitória importante e bem conseguida dos colegas em hamburgo e com um golo de lucho fenomenal. Se quiserem podem tb ver a crónica deste jogo no meu blog

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev: você, meu caro, quase que nem dá hipóteses. Posts em cima da hora e sempre em cima do acontecimento. É por isso que já cá vieram 12.654 espreitar. Embora, ultimamente andem por aqui uns "vermelhos" a mostrar que a Língua Portuguesa é muito mal tratada e que a Filosofia devia continuar a figurar no Ensino Secundário como forma de ensinar alguns que dentro do cránio existe uma coisa chamada cérebro e que essa coisa é para pensar. Enfim...
    Grande jogo, opções iniciais a causar alguma perplexidade e substituições a demorar algum tempo. De qualquer modo, fizemos o pleno com o Hamburgo e bem melhor que na época passada (garantida a UEFA).
    O CSKA, que teve uma sorte incrível, é que continua a complicar as contas.

    ResponderEliminar
  16. Para mim,o Lucho precisa de ferias(que grande golaco,ate os alemaes ficaram malucos)mas parece cansado,Quaresma que grande genio,mas de vez em quando mete nojo(por sorte so de vez em quando) tivemos largos minutos que andamos aos papeis(sera que o nosso treinador adormece,durante o jogo?)
    Zirtaev se me e permitido
    Catarina,realmente o Postiga a jogar so em t-shirt,Hamburgo esteve 1 dia de temporal(vento,FRIO,mas mesmo frio)
    sd 86,que espetaculo?20 gajos com 1 bombo?eu vi foi PORTISTA de todos os cantos da Europa(como eu,24 horas sem dormir,com tempestade pelo meio)a fazer festa, a conviver com os alemaes,e valeu a pena

    ResponderEliminar
  17. Continuar a enterrar a cabeça na areia é grande erro. Ocultar a realidade tambem. Sabemos que custa, mas tem que ser.

    ResponderEliminar
  18. Axo k alguns anónimos xtão a precisar de alguma ocupação! Só msm kem xtá mt aborrecido c/a vida é k anda pelos blogues dos outros a dizer parvoíces!
    Já agora, será k eles pagaram ao Gary Caldwell para conseguirem ganhar o jogo?
    Enfim, se kerem escrever assim, podem perfeitam/ criar os seus próprios blogues! Ou será k ainda ninguém lhes disse k ñ se tem k pagar?!
    Zirtaev, kuanto ao meu nome, vê-se msm k és do Norte! =) Aki, ser da Margem Sul marca a entidade de alguém! LOL Tens k vir cá abaixo! =p

    ResponderEliminar
  19. Grande vitória do FC Porto coroada com uma excelente exibição.
    Mostrámos desde o primeiro minuto que queríamos ganhar e conseguimos os 3 pontos.
    Estamos mais perto do nosso objectivo que é a passagem aos oitavos-de-final.
    No mínimo já garantimos a Taça Uefa!
    Não percebi a ausência de Marek Cech do onze inicial.
    Golão do Lucho, só ao alcance dos melhores!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  20. Prika da margem sul:-) de qq maneira continuo a não entender nick, mas é apenas um nome, no problemo, muito melhor do que alguns que não se dão ao trabalho sequer de o colocar.

    Ao anónimo que vem falar em enterrar cabeças na areia, se é de um dos grnades de Lisboa, então deveria ver-se ao espelho. Quero só que me dê um exemplo no meu blog onde eu enterro a cabeça na areia. Acima de tudo olho para dentro e procuro as culpas próprias dos jogadores do FCPorto ou da sua equipa técnica. Não são os portistas e muito menos eu que passamos a vida a desculpar-nos com sistemas, raramente nos desculpamos com azares e só qd os erros são evidentes demais nos desculpamos com árbitros. Os portistas acima de todos os outros adeptos olham para os próprios problemas, ou seja encaram os reais problemas de frente. Diga-me que adeptos fazem isso em Portugal. Nenhuns, muito menos os da 2ª circular que passam a vida a arranjar desculpas para as suas derrotascom sistemas e afins, em vez de aprenderem futebol. Aliás muitos nem as regras basicas do futebol sabem...

    Qt a passarem por aqui adeptos de outros clubes, serão sempre bem vindos desde que com educação e com assuntos que realmente nos façam conseguir conversar, senão eles próprios se sentirão a mais. E as intervenções dos de hoje não estão a ajudar em nada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Caro zirtaev tem toda a razão no seu comentário no Bolanaarea. Aliás um observador (ex arbitro da FPF) já me tinha chamado atenção na 2a. feira. Francamente não reparei que o jogo recomeçou com lançamento de linha lateral, pois faço o comentario on line e nunca me passopu pela cabeça que o Lucilio não iria pelo menos assinalar pontape livre directo. Fiquei mais atento à situação do Anderson e ao não cumprimento pelo arbitro da sanção disciplinar.
    No dia 31 já fiz a devida correcção no http//mardematosinhos.blogs.sapo.pt/,
    25 Minutos de Jogo – Katsouranis derruba Anderson, deveria ter sido assinalada a falta e faltou exibir o cartão amarelo ao grego que lesionou o brasileiro.
    Não conhecia este blogue aproveito para o felicitar pois está magnifico e muito bem estruturado.
    Um abraço.

    http://mardematosinhos.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Caro Zirtaev,
    relembro o que disse (e você discordou) sobre a complementaridade de Assunção e Meireles, de resto provada na 2ª volta da época passada. Tive a felicidade de ir a Hamburgo e porque no campo vê-se tudo muito melhor em termos tácticos e de posicionamento, o Assunção esteve impecável e o Meireles só não acertou os remates.
    Reitero que os dois podem jogar, lutam muito, recuperam bolas e no sábado foi questão de mau posicionamento que fez falhar a tal complementaridade. E, como sempre, há outros que devem defender e se falharem algumas peças atrás corre-se riscos maiores. Logo, não vejo com maus olhos os dois médios na mesma equipa e sem o Anderson temos de nos habituar a melhores recuperadores para ter o Lucho mais liberto como se viu.
    Também esperava que Bosingwa jogasse e ele foi excelente. O Fucile foi agradável à esquerda mas sinceramente acho que o Marek andava a tremer muito, quer a defender mas especialmente a passar mal a bola, medroso, sem confiança.
    E assim se passou um Outubro maravilhoso numa fase que começou com a incrível derrota em Braga até tudo estar no seu lugar. Venha Setúbal.

    ResponderEliminar
  23. PORTO 1969.. deves andar a ver mal, so de portugal foi um aviao, mais os carros mais sd bruxelas luxemburgo, e juntaram alguns da holanda... eu estava la e sei o k vi... e como calamos os alemaes...

    ResponderEliminar
  24. Só uma interrogação dirigida à "prika_ms": Li a tua explicação quanto à tua ident. e se percebi bem PRIKA será Caparica? Se é assim, agora compreendo bem melhor o teu sofrimento, pois se eu morando nos arrabaldes da cidade do Porto apanho com "eles" em qualquer sítio, imagino o teu terrível dilema de viveres com eles por todos os lados, tipo praga de mosquitos...Descansa que daqui por meia dúzia de anos eles vão deixar de existir e vai ser aborrecido porque depois como nos vamos divertir? Um abraço, saudações portistas e um apelo à resistência física e psíquica...Se te sentires muito mal tens sempre um remédio: vem viver para a Invicta...Recebemos toda a gente de braços abertos.

    ResponderEliminar
  25. sd 86,ver mal nao,talvez tenha a ver com a matematica,pelo menos 2 eramos(tu e eu),eu queria dizer que nao foram so os SD a dar espetaculo,mas isso e o menos,estivemos la JUNTOS a apoiar o nosso PORTO.
    Para a proxima diz alguma coisa,bebemos 1 cerveja

    ResponderEliminar