26 abril 2007

As portas que Abril abriu

Certamente o grande poeta José Carlos Ary dos Santos não estaria a pensar no futebol quando escreveu o poema “As portas que Abril abriu”, mas também podemos evocar essas palavras para a derrota de um sistema mesquinho que procurava subjugar tudo que se situava a Norte do Rio Tejo, e que todo o poder de decisão se resumia a apenas 3 clubes, todos eles da capital do império.

Se formos aos livros de História, verificámos que na época futebolística de 1972/73, haviam 10 equipas do Sul, 2 equipas do Centro e apenas 4 do Norte, e que o campeão nacional foi a equipa do regime, com uma diferença de pontos tão abismal que, provavelmente, toda a gente se lamentava da competitividade do nosso campeonato, como agora fazem quando o FCP está na frente!

Curiosamente, das equipas do Norte que militavam na altura na 1ª divisão, apenas FCP e Boavista agora continuam no escalão maior, para o ano poder-se-á juntar o Leixões ou o Guimarães às outras duas, e, também é curioso, foram as equipas que mais cresceram, desportivamente, quando se soltaram as amarras do regime.

O FCP no dia 24 de Abril de 1974 era um Dragão adormecido, amorfo, tinha apenas 5 títulos nacionais e 3 Taças de Portugal, ou 7 se juntarmos os títulos no Campeonato de Portugal que depois se viria a chamar Taça de Portugal.

O estigma de atravessar a ponte a perder estava enraizado nas mentes portistas e o comodismo e a sua aceitação, por parte de jogadores e dirigentes, a essa realidade era grande, ao ponto de não haver gente capaz, talvez por medo ou porque o sistema abafava logo quem procurasse navegar contra a corrente, para poder combater essa injustiça.

Mas, mesmo assim, foram precisos 4 anos depois do fim da ditadura, e 19 anos após o último título nacional, para que o FCP chegasse ao título nacional e começar a acordar, combatendo olhos nos olhos quem muitos anos o procurou subjugar.

Nessa altura, já se poderá dizer que o sistema estava vencido e que o mapa futebolístico estava virado ao contrário, já que eram 8 equipas do Norte que militavam na 1ª divisão.

O Futebol Clube do porto, desde o fim da ditadura conquistou, 16 títulos, está quase a conquistar o 17 º, 10 Taças de Portugal e 15 Super-taças Nacionais.

Além de que, demonstrou ser pequeno para este país, e cresceu internacionalmente de uma forma inédita em Portugal, conquistando 2 Taças de Campeões Europeus, 1 Taça Uefa, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais, além de ter perdido 1 Taça das Taças e, mais recentemente, 2 Super-taças Europeias, o que lhe veio dar um respeito e prestigio europeu, nunca antes alcançado.

Para que esse crescimento surgisse foram precisos projectos, e para existirem Projectos são necessárias pessoas, e aí que temos de homenagear duas pessoas que foram as mais importantes da história do nosso clube: Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto.

Pedroto, como treinador, e Pinto da Costa, primeiro como director, posteriormente, como Presidente, conseguiram, juntos, construir um clube forte e coeso e, acima de tudo, vencedor conseguindo arruinar o sistema, coisa que o país, sempre zeloso da sua inveja e mediocridade, nunca iria perdoar.

As perseguições que Pinto da Costa ultimamente tem sofrido, descaradamente, mais não são do que os desejos do regresso ao antigamente, às vitórias do clube do povo para que possamos esquecer a realidade do país e da situação económica que vivemos.

Com o contributo de uma comunicação social sempre disponível para dar uma mãozinha, é sem pudor que se escondem factos e realidades escancaradas, como, por exemplo, vimos no último fim-de-semana que, rapidamente, entrou no esquecimento.

Podemos dizer que Abril abriu muitas portas na sociedade portuguesa, inclusivamente, as portas para que o FCP conseguisse reencontrar as vitórias e as glórias, e que crescesse sem receios e fantasmas, lutando contra tudo e todos. Mas ainda falta derrubar a porta do reconhecimento do mérito do país, por isso continuamos a dizer que cada campeonato vencido vale por dois, e este não irá ser excepção.

25 comentários:

  1. Neste dia 25 de Abril deixo-vos a seguinte notícia extraida do site maisfutebol:
    "Uma comitiva dos Super Dragões foi impedida de entrar em Lisboa esta quarta-feira, onde pretendiam assistir ao segundo jogo da final do «playoff» do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins entre Benfica e F.C. Porto.
    Cerca de 120 elementos afectos à claque portista viajaram num autocarro, com o intuito de assistir à partida, mas foram travados pela Polícia de Segurança Pública à saída da A1, em Alverca.
    «Fomos encostados por um carro à civil e depois rodeados por duas carrinhas. A polícia disse que não nos podia deixar passar por ordem do comandante e do Benfica. Disse que não estavam reunidas as condições de segurança», relatou Fernando Madureira, líder dos SD.
    O dirigente do grupo de apoiantes do F.C. Porto, que viajavam sem escolta policial, explicou ainda que já tinham comprado 28 bilhetes, mas que havia a garantia de que iam arranjar mais ingressos junto ao Pavilhão do Estádio da Luz.
    Os Super Dragões relataram o sucedido à secção de hóquei em patins do F.C. Porto e vão também entrar em contacto com o advogado.
    A alegada falta de condições de segurança invocada pela P.S.P. é explicada pela presença da claque «No Name Boys» no pavilhão da Luz. Os jogos de hóquei em patins da formação encarnada costumam ser presenciados apenas pelos «Diabos Vermelhos», mas desta vez ambas as claques estiveram presentes, mas em sectores separados. Os «No Name Boys» ocuparam o espaço habitualmente destinado à claque visitante, o que pode explicar a decisão das autoridades policiais."

    Não defendo os SD até porque sabemos a imagem que transmitem das nossas côres ,e mais que provado infelizmente, de selvagens arruaceiros e drogados, só atenuada pela dedicação persistente a apoiar a equipa em todos os recintos onde o FCP actua MAS ISTO QUE A POLÍCIA FEZ É DEMASIADO GRAVE...NO DIA 25 DE ABRIL...apesar de não concordar com a postura dos SD baterme-ei pelas suas liberdades sempre!!! Viva o FCPorto!

    ResponderEliminar
  2. Neste dia 25 de Abril torno público o maior de todos os designios de quem quer inverter esta tendencia de engrandecimento de Lisboa e empobrecimento do resto do país: REGIONALIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!
    Em 98 abstive-me, achava então que não seria bom que Fernando Gomes, Valemtim Loureiro; Joaquim Couto e Castro Fernandes, Mário de Almeida corruptos com carteira profissional assumida e comprovada tomassem o poder, seriam mais tachos e enfim poder-se-ia fazer a descentralização de outra maneira...que ingénuo que fui!!!!
    Sem me estender muito mais, vejam só por esta perspectiva: OPORTUNIDADES DE EMPREGO---serviços governamentais ministeriais e afins, direcções gerais de TODOS os serviços do Estado, sede de todas as instituições financeiras, sede de todas as televisões e quase todos os mass-média, obras públicas de grande dimensão(ex OTA, Tunel do marquês, ponte Vasco da Gama, Expo98 etc,etc,etc,etc), maior numero de hospitais e centros de saúde em termos proporcionais comparativamente ao resto do país centrais, e desde a entarda na UE maior polo absorvedor dos fundos de coesão e por isso não é à toa que é a única região que vive acima da média europeia em rendimento per capita, enfim...
    Claro que existe o pensamento sofista que nos diz que se trata da capital e coisa e tal...pena que o resto da europa mostre o contrário como em Espanha(Barcelona) e ou Itália(Milão)!
    O Norte tem hoje um rendimento per capita de 58% da média europeia...isto significa que temos sido esquecidos e humilhados!
    Chega estou farto! Os Lisboetas saqueiam o país e os nossos bolsos com os imensos impostos e ainda por cima nos humilham e gozam e fazem chacota com aquele jeitinho hipócrita e falso-moralista caracteristico de muitos!
    Ao Zirtaev e a todos os participantes as minhas desculpas por politizar, neste texto, este blog, mas a política tem tem tudo a ver com o FCP e com a intenção de o derrubar por ser um bastião de descentralização e orgulho nacional fora da grande metropole! Que me desculpem os muitos e cada vez mais portistas da cidade de Lisboa, mas não é contra a cidade e os seus habitantes que eu me bato, e sim contra a LISBOA política/ social e hipócrita que infelizmente seca como um eucalipto todo o resto do país!
    Regionalização já!

    ResponderEliminar
  3. É realmente chocante esta notícia que o David Copperfield menciona, eu também assisti a ela num dos noticiários da SIC e fiquei estupefacto!!!...Ainda admitia que eles - os Super Dragões - fossem impedidos de entrar na Luz para assistir ao jogo, por razões que fossem consideradas do interesse e segurança do jogo, agora serem impedidos de entrar na própria cidade de Lisboa?...A liberdade de circulação em Portugal ainda existe suponho e não é o Presidente do Benfica por mais pintado que seja que a pode limitar e nem sequer a PSP deve humilhante e subservientemente submeter-se aos desígnios do tal "dito cujo"!...Aquilo a que assistimos constantemente na Madeira com os impropérios e prepotências do Sr. João Jardim é culpa dos Madeirenses porque o admitem, não deve no entanto ser tolerado em nenhuma outra localidade deste País que se queira digna de poder ser considerada livre e independente...Lisboa é porventura uma cidade reservada apenas aos adeptos do Benfica?...Quererão amanhã os adeptos deste triste Benfica passar pelo enxovalho de serem impedidos de entrar na cidade do Porto e de nos Carvalhos ou nas diversas pontes que permitem o acesso à cidade do Porto, terem de ser confrontados com barricadas policiais que os obriguem a fazer marcha atrás nos seus carros ou transportes em que transitem e voltar para Lisboa com o rabinho entre as pernas como se estivessem em qualquer País do Terceiro Mundo? Começa a ser preocupante esta predominância do Benfica e do ditador senhor Filipe Vieira - mesmo estando como dizem hospitalizado na CUF - no plano Político e faz-me lembrar os tempos em que o Salazar mandava - diziam - nos destinos do País mesmo depois de ter caído da tal famigerada cadeira abaixo e de estar acamado e impossibilitado de falar ou pensar direito!...Talvez seja por estas e por outras que os grandes símbolos começam a abanar e a estilhaçar por todos os lados!...Tudo isto acontecendo ainda para cúmulo no próprio dia da Liberdade e quando a Assembleia da República assistia ao discurso sobre o 25 de Abril feito pelo grande Benfiquista e ex-atleta(?)Cavaco Silva!...Mas o castigo já se começou a fazer sentir...perderam o jogo por 2-3 "sozinhos e em casa"...

    ResponderEliminar
  4. Vergonhoso e muito GRAVE foi o que aconteceu neste País no designado DIA DA LIBERDADE!!!
    Espero que haja ATITUDE e se exijam CONSEQUÊNCIAS.
    Sinto-me triste e ofendido, enquanto CIDADÃO e PORTUGUÊS e, claro, também como PORTISTA.
    Afinal, não é um DIREITO CONSTITUCIONAL circular livremente neste País???
    Eu nem sequer admito que os adeptos, neste caso os SD, que já tenho criticado, não tivessem o direito de ir ao jogo. E se estavam lá duas claques 'benfas', teria que ser salvaguardado o espaço a que o visitante, no caso o FCPORTO, tinha direito. Trata-se também aí de um atentado às regras da própria competição desportiva, com ofensa para a chamada 'verdade desportiva'.
    Parece um país descontrolado, onde a lei da selva, o autoritarismo ilegítimo e a mediocridade prevalecem. Ninguém é responsável? A federação de hóquei, as autoridades...e agora a Justiça vai actuar? Não se pode, não podemos, deixar passar em branco um atentado contra as liberdades individuais mais queridas das pessoas num Estado de Direito, onde a Democracia é suposta realizar-se.
    Espero que o MP actue. Que os políticos e as entidades cívicas se pronunciem e, claro, o FCPORTO se indigne como todos nós e exija explicações e consequências.
    Estou triste, muito triste com o caminho deste País. Curiosamente, um dos 'recados' que parece o PR Cavaco Silva tocou no seu discurso na AR foi bem ilustrado por esta actuação inaceitável num Estado da União Europeia do Sec. XXI. Às vezes parece que a Realidade retrocedeu a um certo tempo da História.

    Mas, felizmente há luar e o FCPORTO acabou por vencer por 3-2, bastando mais uma vitória para o título ser alcançado também em Hóquei Patins neste ano da (des)graça de 2007.

    VIVA O FCPORTO, SEMPRE!!!
    É que se nada acontecer, apetece-me dizer, em sentido figurado, mas muito empenhado: ÀS ARMAS, ÀS ARMAS...

    ResponderEliminar
  5. A melhor resposta que temos de dar é dentro do campo, e foi isso que os nossos atletas do Hóquei, sempre briosos fizeram.

    Engraçado mesmo era ganhar o título lá, mas sábado, de certeza, iremos ser campeões de hóquei contra tudo e todos, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  6. É realmente incrível ao ponto que está a chegar a prepotência de Lisboa. Essa notícia parece vinda do médio oriente. Para onde caminha este país?

    Já que o Menphis fala do grande Pedroto e porque o Pedroto e como o Menphis diz, muito bem, foi um dos grandes impulsionadores do mudar de mentalidades, pelo menos para os portistas e seus atletas deixo aqui algumas frases dele que apesar de dita há 30 anos faz ainda todo o sentido:
    "É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital."
    "O FCPORTO cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting."
    "As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças de Portugal."


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Já agora tinha-me esquecido, parabéns aos jogadores de hóquei do FCPorto, mostraram que por mais joguinhos de bastidores que tentem fazer, e este campeonato de hóquei é o melhor exemplo disso, nada, mas mesmo nada consegue abatê-los. E venceram num jogo que, não tinha qq adepto do FCPorto, não foi transmitido por qq tv e não fazemos a mínima ideia do que lá se passou a não ser por meios de comunicação social lisboeta, que já sabemos o que são. Ou seja, ontem foi um claro exemplo de que o 25 de Abril, se calhar, em muitas coisas não mudou absolutamente nada, ou estes acontecimentos não fossem um claro reviver do que se passava antes desse chamado dia da liberdade passado em 1974.

    Parabéns ao Franklim Pais e os seus pupilos. Falta só uma vitória e o jogo agora é no NORTE.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. O jogo é em fânzeres este sábado dia 28 às 17h.

    ResponderEliminar
  9. Tens razão Zirta, o jogo nem sequer foi transmitido pela TV, daí ficarmos sem saber o que por lá se passou e a avaliar pelo que eles são capazes de engendrar, deve ter mesmo valido tudo!....Ainda ontem estive a ver a repetição do Trio de Ataque na RTPN e deu-me vontade de rir ao ouvir os argumentos do "APV" a tentar minimizar os desvarios das arbitragens a favor do Benfica...Dizia ele seráficamente que "se fôssemos a contabilizar os erros que beneficiavam ou prejudicavam" o seu Clube, no final do Campeonato haveria por certo um grande equilíbrio!...Uma coisa daria para compensar a outra! Isto é, na opinião dele - um GRANDE democrata - uma mão lava a outra! Já não fala tão excitado nas tais "arbitragens escandalosas" nem no "aPito Dourado" nem na influência de Pinto da Costa! Agora "culpa apenas os observadores" e volta-se para lançar a suspeição sobre eles, curiosamente tendo como pano de fundo - naquilo que se consagrou como sendo o Topo e o Fundo do referido Programa - a foto de Jorge Nuno a propósito da sua recandidatura! Vale Mesmo Tudo! Os árbitros agora para ele são novamente Serafins ou apenas "seres humanos naturalmente sujeitos ao erro"...É caso para dizer: que grande Filme que ele está a imaginar realizar!...Quando a guita rola para o NOSSO bolso é sempre bem vinda venha ela de onde vier: PALAVRA DA SALVAÇÃO!!! Um agradecimento forte aos nossos hoquistas: Até os Comemos com Jaquinzinhos e Cebolada à mistura!...

    ResponderEliminar
  10. Uma palavra de apreço para Rui Moreira e para as suas atitudes "clarificadas" nesse Programa!...

    ResponderEliminar
  11. convido todos os portistas a irem ao meu blog e deixarem uma palavra de apreço à nossa equipa de hóquei que tão brilhantemente silenciou a Luz. Fiz um post sobre o jogo de ontem.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao Menphis por esta evocação, sempre necessária e, como se vê pelo caso dos SD, da Federação de Hóquei que tudo faz para viciar o campeonato, da influência do Benfica, da subserviência da PSP que não garante segurança a TODOS os cidadãos nacionais, por tudo isto Abril continua a ser falso, como diz o David Copperfield, há dois países num só.
    Como assisti a muitos jogos ainda antes de 1974, vivi as emoções de 77, 78 e 79 e sei o que foi vencer a hegemonia lisboeta, orgulho-me de ser portista e sempre realço que o clube FC Porto liderou e é ainda o único a combater a luta contra a asfixia central do cerco de Estado ao resto do País.

    P.S. - Pode-se discordar do Bokassa da Madeira, mas se conhecessem o desenvolvimento, global, de toda a ilha nos últimos 25 anos, não diriam nada e desejariam, como os benfiquistas desejariam ter um Pinto da Costa, que em Portugal reinasse um Alberto João Jardim. Só quem não conhecer a Madeira pode pensar que o seu desenvolvimento, por igual, em toda a ilha, tem as assimetrias do nosso.

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev uma correcção, os nossos jogadores não estiveram sozinhos, como nunca está o nosso Clube.
    Alguns bravos Dragões conseguiram comprar bilhete e vibrar com mais uma vitória.

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Zé Luís: concordei consigo em relação ao que comentou no posto sobre a entrevista do Rui Moreira.
    Discordo de si no que concerne a Alberto João Jardim.
    Eu não nego que ele fez obra na Madeira, discordo é de si quando afirma que se conhecessemos a Madeira iríamos querer alguém como ele no Terreiro do Paço. Pessoalmente não quero.
    É que basta pensar nas figuras tenebrosas que o rodeiam...
    O que eu queria mesmo é que neste País houvesse a coragem de as pessoas se empenharem de forma activa em combater o estado de coisas a que isto chegou.
    Mas quando se vê hoje criticar o que em tempos se pregava quando se estava no Governo, estamos esclarecidos. Ou fazer como Sócrates que prometeu uma coisa em matéria de impostos e depois fez outra...

    ResponderEliminar
  15. No mais, penso que o que sucedeu em Lisboa é fruto da impunidade de Luís Filipe Vieira.
    Já ninguém se lembra que ele disse que não ia permitir a ida de adeptos do FC Porto em jogos futuros?

    E mesmo assim o Porto está a uma vitória... a uma vitória, meus amigos!
    o 25 de Abril, com as suas virtudes e defeitos, pelo menos abriu caminho à democracia no desporto. E isso dói a alguns... só não sei é se são 6 milhões...

    ResponderEliminar
  16. 1. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos».

    O Porto, Clube e SAD, têm órgãos sociais - Assembleias-Gerais - nos quais se ganham e se perdem eleições. O Senhor Rui Moreira não «gosta» desses locais. Normalmente, não vai lá. Prefere utilizar (exclusivamente) os Jornais e a Televisão para, sem contraditório, dizer o que lhe vai na alma e para lançar uma série de insinuações que, ao melhor estilo de «Octávio Machado», não concretiza.

    2. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos»; e o «Homem dos Tempos Modernos» é aquele que fala de tudo, quer perceba quer não perceba do assunto sobre o qual emite «opinião». Hoje fala da gestão do Porto - Clube e SAD, ontem falou da gestão da Câmara do Porto, anteontem das flores do Parque da Cidade, amanhã, sabe-se lá, talvez da pesagem das sardinhas na Lota de Matosinhos. Mas se de tudo fala, é natural que de nada fale com sustentação e que sobre muita coisa erre no modo e no conteúdo das suas opiniões.
    Daí que não seja de espantar que, numa altura em que o título de campeão estava à distância de cinco duras batalhas, o Senhor Rui Moreira não se tenha coíbido de emitir a sua douta opinião sobre quem deve e quem não deve ser o treinador do Porto, sobre o conteúdo funcional do cargo de treinador do Porto (que, pelo que ficamos a saber, não se deve pronunciar sobre um ponto específico dos jogos da sua sua equipa: as arbitragens) e, até, sobre quem deve e quem não deve ser «vendido» no actual plantel do Porto. Pelo timing e pelo conteúdo, uma opinião que em muito se assemelha às que ao longo dos últimos 30 anos fomos ouvindo de «ilustres» sócios e simpatizantes dos nossos rivais de Lisboa. Com os bons resultados que todos conhecemos.

    3. O Senhor Rui Moreira confirmou ser um «Homem dos Tempos Modernos»; e o Homem dos Tempos Modernos é o que é proto-candidato a vários cargos, mas nunca se apresenta a eleições enquanto não tiver garantida a vitória. Assim foi nas últimas eleições para a Câmara Municipal do Porto ( veja-se em http://jn.sapo.pt/2004/12/18/em_foco/aceitaria_c_andidato_pelo_ps.html ) ,
    assim voltou a ser nas eleições que se aproximam no Porto. Por isso, não é de espantar que, tendo, como tem, uma visão tão crítica acerca do modelo de gestão do Porto (Clube e SAD), tendo na sua cabeça uma visão tão clara acerca do futuro do Porto (Clube e SAD), não se tenha, já, apresentado aos sócios do Porto como alternativa. É que, como bom Homem dos Tempos Modernos que é, prefere jogar no (com o) quarto poder, do que sujeitar-se a essa coisa abominável que são os votos emitidos pelos sócios do Porto nas Assembleias-Gerais, onde, coisa aborrecida, pode haver quem não concorde com ele e, pasme-se, não «dê» o voto a mente tão esclarecida.

    Em suma, atento o teor da entrevista, se o Senhor Rui Moreira não fosse um «Homem dos Tempos Modernos» e fosse um «Homem do Porto» teria, com toda a legitimidade que a sua qualidade de sócio do Porto lhe confere, apresentado uma candidatura à Presidência da Direcção do Clube. Mas como é um «Homem dos Tempos Modernos» ficou-se pelo Diário de Notícias.

    Duarte Gonçalves

    ResponderEliminar
  17. Eu só dou razão ao Duarte Gonçalves numa coisa: Rui Moreira não pode manter-se como eterna promessa ou eterno canddidato a candidato.

    No resto, penso que ele terá delineada uma estratégia e que a estará a seguir.

    Há outro aspecto positivo no seu comportamento: se não concorda com a política da SAD e com os que nos órgãos sociais a representam, não tem nada que estar presente na Assembleia-Geral Eleitoral.

    Eu presumo que foi dessas que ele falou...

    Finalmente... que clube é este onde se quer coarctar a liberdade de pensamento e de expressão? Aliás, se os críticos não têm razão alguma para estarem preocupados, qual a razão de existir tanta gente a vir para aqui debitar contra eles?

    ResponderEliminar
  18. peço que os portistas sábado em fanzeres de-êm um banho de hoquei...e arrebatam mais um titulo ...os mouros vão de orelhas moucas pá kapital..

    ResponderEliminar
  19. Quintino, não vejas as coisas à letra. A obra feita na Madeira é bem melhor do que a obra (não) feita no continente. E com Alberto João em Lisboa o País não seria macrocéfalo. E ele até gosta do FC Porto, pelo menos no simbolismo.
    Ora, se queremos Pinto da Costa a presidente porque garante títulos, espezinhando uma série de coisas como a democracia interna e uma boa imagem de marca exteriorizada no clube, também gostaríamos de ter um Alberto João Jardim no Governo porque faria melhor do que tudo o que por lá passou.
    Afinal, PSD e PS que se revezam no Governo nada fazem a não ser limitar as liberdades, desfazer o que está feito, prometer e nada cumprir, mentir, distorcer, amesquinhar. Qual é a diferença? Eu sinto-me insultado como cidadão pelo que os sucessivos Governos fazem, sinto à minha volta medo, insegurança, insatisfação permamentes e em crescendo. Temos um Iosif Vissarianovich Sóctalin que nos ameaça punir se discordarmos dele, o mentiroso entre os mentirosos. Se AJJ garantir progresso e desenvolvimento, afrontando os poderes instalados, fá-lo como PdC fez crescer o FC Porto, goste-se dele ou não. É isso que queria dizer, porque vejo o Páís em dificuldades como nunca, apesar de apregoarem maravilhas do regime, e não creio que alguma vez as assimetrias criadas, que desfiguraram o essencial de um País uno que era a garantia suprema de Abril, sejam corrigidas.
    Em 2013 a mama de Bruxelas vai secar e depois, com AJJ ou não, veremos se a conflitualidade social não conduzirá a outra (necessária) revolução.
    Ao que vejo não cumprido, ao poder que vejo instalado e repugnante pelo controlo total que quer exercer sobre tudo e todos, à Justiça ao serviço do Poder e não dos cidadãos, nunca vi este País tão mal como agora. Ora, se fazer pior do que estes é difícil, e sobra desconfiança nos que se revezam no poder, que mal viria ao mundo se AJJ governasse cá? Eu só comparo pelo que ele fez na Madeira e eu notei as diferenças em 20 e tal anos de distância. E se os madeirenses o querem lá, quem sou eu para chamar-lhes nomes por o apoiarem? É como os que gostariam de ver outro presidente no FC Porto mas não aparecem nas eleições. Nem nas AG's, pelo visto. E de palavras está o mundo cheio. A analogia com a Madeira foi no que me deu por saber o qúe de lá se diz sem conhecer o que lá se passa.

    ResponderEliminar
  20. Análises factuais como a de Duarte Gonçalves sobre putativos candidatos, que nada dizem mas tudo enxovalham, podem ter muito "share" mas é na pseudo comunicação social, a quem tudo serve para tentar desestabilizar.
    Parabéns pela objectividade. Vai faltando por aqui muita lucidez para perceber os "timmings" dos escrivas de serviço, que quando não estão a transferir-nos alguns jogadores, fazem entrevistas com figuras de "referência" da n/praça.
    Haja pachorra

    ResponderEliminar
  21. Até concordo com muito do que dizes, especialmente com o constante lôgro que referes e a que temos sido submetidos ao longo dos últimos trinta três anos...Conquistas que se conseguiram no papel e que nunca se concretizaram na prática, promessas de um futuro radioso alicerçado numa franca e aberta contribuição de todos nós para esse desenvolvimento. Mas os tubarões do dinheiro foram paulatinamente surgindo de novo, dominando os meandros do Poder e determinando descaradamente quem podia ou não podia exercer os cargos executivos do Poder Central! A situação tem sido esta ao longo de todos estes anos: uns a mamar à grande e outros a nem sequer poder tocar na chupeta ou acariçiar a teta! Não esqueçamos um facto: a Madeira tem sido um local priveligiado na recepção de verbas que sustentam o seu desenvolvimento! Se comparamos os valores que o Poder Central destina aos territórios da Madeira e dos Açores relativamente àqueles que são consagrados à restante Nação - com excepção claro de Lisboa e Vale do Tejo - não pode haver qualquer dúvida quanto aos fundamentos desse desenvolvimento. Daí essa reacção desatinada que AJJ teve últimamente quando foram declaradas reduções inevitáveis nesses investimentos. Ele sabe que se isso acontecer acaba-se-lhe a pompa de que ele se gaba de ser o único responsável, um exemplo: Ainda ontem foi inaugurado um troço de Auto Estrada na Madeira que deu um grande alarido pela presença contestatória de elementos do Partido do senhor Manuel Monteiro. Foram inaugurados dois quilómetros de Via Rápida como eles definem e o custo declarado foi de trinta Milhões de Euros! Em Lisboa foi também inaugurado um troço - o célebre túnel do Marquês - com uma extensão de quase dois quilómetros e o valor foi de 18 milhões de Euros, com direito a uma derrapagem financeira de 4 milhões. Pergunta: então o Km de Auto Via na Madeira custa o dobro do que custa em plena cidade de Lisboa! Vão-me dizer que na Madeira tiveram de escavar na rocha e portanto os custos dispararam, mas em Lisboa isso também não aconteceu, com a agravante de grande parte do percurso - senão mesmo a sua totalidade, o que pelo que se viu não sucede na Madeira - ser mesmo realizado sobre pilares e com um enorme trabalho de consolidação dos terrenos percorridos, muito mais delicados e inseguros e ainda por cima tendo de ser repostas todas as vias já existentes e removidas ao nível mais elevado do empreendimento pelas obras levadas a cabo? Acho que isto define bem o que se passa na Madeira e os custos que acarretam ao erário Público, para enriquecimento dos bolsos de meia dúzia de chicos espertos! Pois porque o Povo fica com a estrada, mas os outros também a vão possuir e para além disso vão também poder circular nela nos seus luxuosos carros e com os bolsos pesados de tantos Euros ganhos descaradamente! Esta é a grande diferença e caro Zé Luis não sejas ingénuo, o Bocassa como tu o defines, só continua a sê-lo e a sustentar-se porque os poderosos da Madeira e não só, o querem manter, já que o Povo - os mais simples evidentemente - nestas questões, são sempre facilmente manipuláveis!...

    ResponderEliminar
  22. Quanto ao Rui Moreira, ele esclareceu ter falado primeiramente e em várias ocasiões no Conselho Consultivo sobre as questões que frisou na tal entrevista ao DN... O que me ficou foi a sua certeza de que essas preocupações não foram tidas em devida conta por quem as escutou, daí ele se ter sentido na obrigação de as expor publicamente, para provocar reacções dos mais altos responsáveis, embora as colocasse numa dimensão mais reduzida para não criar embaraços desnecessários. E aquilo a que assistimos foi uma revanche do tipo: falas-te, então vamos colocar-te na prateleira! E é para lá que ele vai de certeza, mas com a consciência de que fez tudo o que estava ao seu alcance para pôr os nossos responsáveis a pensar um pouco mais naquelas situações! Pode ser que sem intervir directamente, ele consiga que alguns dos factos denunciados ainda que ao de leve, sejam agora devidamente equacionados! Mas a sensação segura que fica é de uma certa injustiça e vingança para com alguém que faz semanalmente sem hesitar, o seu papel de defensor público do nosso Clube!

    ResponderEliminar
  23. Esta democracia de merda que nós vivemos dá vontade de vomitar!Isto que acontece agora já era previsivel,dada a quantidade de azia gerada pelos exitos do FCP!Estes bandidos lá da capital toda a vida trataram os restantes habitantes do país como cidadãos de segunda,e a nós adeptos do FCP,ainda nos colaram epítetos pouco abonatórios como violentos,desonestos pacóvios e outros de que nem me lembro!Acreditem meus amigos,eu já me senti na pele dos povos outrora colonizados por nós,porque é como me sinto,um autóctone de uma terra dominada e explorada!Só somos iguais aos outros quando toca a pagar impostos!O Jardim pode ter e tem concerteza muitos defeitos,a sua panelinha lá na Madeira,mas eu aprecio o homem,só pelo facto dele não chupar esta comandita lá da capital!Já estou como dizia o outro:eu quero voltar prá ilha!

    ResponderEliminar
  24. O sucedido na auto-estrada á entrada de Lisboa no dia da liberdade e em pleno Séc XXI, parece vindo daqueles paises do medio Oriente ou mesmo na Tchetchenia.
    Pior do que isso é vermos as autoridades perseguirem tudo o que é azul e branco cada vez que se deslocam para assistir a um evento desportivo e exemplos não faltam(...)
    Apos o despoletar do caso apito dourado temos vindo a assistir a nomeações tendenciosas,arbitragens que beneficiam sempre um clube, observadores com relatórios suspeitos e no entanto temos a possibilidade de vencer dois campeonatos consecutivos sem casos de arbitragem a favor, com varios pontos espoliados e cada vitória com o dobro do suor dos adversários directos.
    Aproxima-se um jogo de caracter decisivo para a atribuição do titulo (Boavista -FCP) e o que se vê na comunicação social é o derby da capital ..simão joga ou não,Liedson decide ou não(...) blá blá blá...
    Por isso é que em 30 anos nos tornámos o melhor clube nacional e que por esse mundo fora só o Real Madrid e ao AC.Milão é que devem ter ganho mais titulos que o grandioso FCP...era um desafio que vos colocava..um rankimg mundial de titulos ganhos nos ultimos 30 anos por todos os clubes...
    cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar