O FC Porto do clássico manteve a tendência suicida de achar que os jogos têm menos de 90 minutos. Chelsea, os dois jogos com o Sporting e até mesmo o embate com o Benfica no Estádio do Dragão, são disso exemplo. Para este FC Porto a distância entre o céu e o purgatório mede-se em minutos e nestes jogos, especialmente, essa viagem tem durado tanto como o intervalo. No clássico da Luz, o FC Porto nunca poderia ter aceite tão passivamente a perda de protagonismo, passando de dominador a dominado. Acabou condenado pela sabedoria popular resumida na ideia de que um cântaro não dura sempre, nem que para tal tenha de ser o dono a deixá-lo cair. E o FC Porto não teve mãos para o segurar 90 minutos, ainda mais porque a rendição das unidades mais desgastadas revelou-se errada. Renteria não deve ainda saber como se agarra um cântaro em Portugal e Anderson não foi dado tempo para ajudar a mantê-lo intacto. Apesar de tudo, até porque o Inferno até se revelou ameno, o FC Porto de Jesualdo continua na liderança e ganhou vantagem no confronto directo com um dos candidatos ao título. O que é suficiente para provocar inveja em, pelo menos, duas equipas portuguesas.
Distúrbios
Culpados
Alcides Freire in O Jogo
Diferenças entre o Dragão e outros
"Apesar de não querer falar sobre os métodos de organização de jogos que vigoram na Luz, Eduardo Valente deixou bem claro que no Estádio do Dragão é muito difícil assistir-se aos acontecimentos do último clássico. As razões vêm logo a seguir. "O FC Porto assume-se como um clube europeu e previu na concepção do estádio o cumprimento escrupuloso das recomendações da UEFA. O sector visitante tem uma capacidade máxima de 2500 lugares, ou seja, cinco por cento da lotação, está bem identificado e tem infraestruturas próprias, como posto médico, wc, bares e áreas para espectadores com deficiências motoras, isto para além de uma entrada exclusiva para os adeptos, com acessos simples e estanques para o exterior", esclareceu Eduardo Valente. Primeira grande diferença para a Luz: nas últimas três épocas os adeptos portistas ficaram colocados em três sítios diferentes. "Não alteramos rotinas e desde o início que o sector visitante é sempre o mesmo, na Bancada Norte, que tem apenas um único anel e, portanto, sem adeptos por cima. O arquitecto Manuel Salgado já sabia da colocação dos adeptos visitantes. E os próprios adeptos do FC Porto que ficam nas áreas limítrofes do sector visitante já sabem da existência desse espaço".
A entrada dos adeptos visitantes no Estádio do Dragão processa-se calmamente, já depois da revista minuciosa. A porta é exclusiva para o sector visitante e tem seis torniquetes para uma capacidade máxima de 2500 pessoas, possibilitando cada um a entrada a 600 adeptos por hora, o que dá, no total dos seis, 3600 espectadores, mais do que a capacidade, portanto, e mais do que suficiente para evitar problemas desnecessários.
Sector com espaço variável
"O sector visitante do Estádio do Dragão fica na Bancada Norte, junto à Bancada Nascente, e tem capacidade máxima para 2500 pessoas. A colocação é sempre a mesma, mas, dependendo do pedido de bilhetes do adversário, o sector diminui ou aumenta. Para delimitar a zona, e impedir o contacto físico com os adeptos portistas, são usadas lonas de segurança que retiram entre 500 e 600 lugares ao estádio e ainda a colocação de assistentes de recintos desportivos ao redor do sector. Tudo em nome do respeito das normas de segurança."
In O JogoMazelas...
...do clássico
- Paulo Assunção pára duas semanas
- Raúl Meireles está em tratamento
- Quaresma sofreu uma contusão no joelho mas já treina
...do pós-clássico
- Renteria sofreu uma tendinite rotuliana
...do pré-classico
- Lisandro faz treino condicionado
- Bruno Moraes em tratamento
- Ibson faz treino condicionado
- Pedro Emanuel em tratamento
Eu não me lembro de tantas mazelas ao mesmo tempo...não me lembro.
ResponderEliminarA pergunta que se impõe é: além de tantos jogadores parados, porque a equipa praticamente não corre na segunda parte? É deplorável a condição física da equipa.
ResponderEliminarJá agora e quanto ao assunto das claques, o presidente do clube da luz pensa mesmo que está acima das autoridades, e se calhar está mesmo, diz ele:
"Tenho de dizer à subcomissária que há alturas na vida em que é melhor estar calado. Tudo o que tem dito são inverdades."
Ou seja está a chamar mentirosa à polícia. Pergunto eu, não foi um adepto do FCPorto preso por injúrias às autoridades?
O ministério diz que vai abrir um inquérito:
«O Ministério da Administração Interna (MAI) lamenta em comunicado que,na apreciação dos eventos, "haja quem perca o respeito devido às autoridades policiais", e expressa a intenção de "contribuir para o total esclarecimento dos factos, única forma de eliminar suspeições e prevenir a repetição de eventos similares".»
Mais vale ao ministério estar quietinho, senão o presidente do benfica ainda os prende.
Um abraço.
No bom português e no que interessa, no direito,inverdades é diferente de mentiras (por algum motivo é o termo mais utilizado pelos politicos em debates)!!
ResponderEliminarE se for mesmo mentira ??? Qual é o problema?? Só tem que provar!! Ou a psp são santinhos e não mentem? Não vamos criar outro assunto para desviar o apito dourado, pois não??
"inqualificável comportamento da claque do FC Porto nada a acrescentar" - ???
ResponderEliminareste é o real problema!!
este é sempre o problema!!
... e como não se acrescenta nada e se distraem com outros problemas derivados... para a próxima (algures)há mais!!
Sabe-se a IMPORTANCIA, de uma BOA PRE/EPOCA, numa BOA condição fisica,ao longo da temporada e na prevenção de lesões musculares.Mas convem recordar,que a pre/epoca, não foi da responsabilidade do Prof.Jesualdo e que pelos vistos foi MUITO TURBULENTA(questões entre o tecnico principal, da altura e o plantel...)!!!...
ResponderEliminarQuanto aos incidENtes : As claques são todas iguais. CONVÉM, NO ENTANTO, NÃO ESQUECER, QUE PELOS VISTOS, LOGO à entrada do estadio da luz, os, SD, FORAM AGREDIDOS, COM GARRAFAS E OUTROS OBJECTOS, O QUE OBRIGOU A POLICIA A INTERVIR ...
Alguem viu o trio de ataque ontem? como se portou rui moreira?
ResponderEliminarPara ter uma ideia mais concreta dos INCIDENTES, vejam as imagens no blog DRAGÃO!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarCom Co Adrianse fomos elogiados pela preparação física apresentada pois este dava grandes 'coças' ao plantel na pré-época e agora temos um treinador que dá grandes folgas.
ResponderEliminarAgora falando dos incidentes da claque, é de esperar o pior de qualquer claque dos 3 grandes. A recepção não pode ser feita próxima onde a claque adversaria se junta, o posicionamento dentro do estádio não pode ser num local sem acesso ao relvado pois se acontecerem distúrbios as pessoas tem de fugir para o relvado (por isso já não se usa redes desde a famosa final juventos liverpool). O slb acaba por demonstrar muita pouca qualidade na organização deste evento com as consequências que se viram.
Não tenho dúvidas de que quem atira petardos para o meio de uma multidão tem de ir para a cadeia.
ResponderEliminarMas também é evidente que quem organiza um espectáculo tem de garantir as condições de segurança. Neste caso, e para acender uma guerra estéril, o presidente da instituição não hesitou em promover uma disposição da claque do FCP que, objectivamente, punha em causa a integridade física dos adeptos do seu próprio clube. Nem tenho palavras para descrever esta atitude e acho que os adeptos do Benfica tem todas as razões para se sentirem revoltados com os lançadores de petardos e com quem os colocou à mercê destes.
Num estádio construído por pessoas competentes (sem lugares para anões ou cegos), estas coisas não podem acontecer. No Dragão há um espaço reservado à claque visitante, ocupando uma faixa completa. Ou seja, não podem atirar objectos para baixo, nem correm o risco de levar com objectos de cima. E toda a gente sabe qual é o espaço dos adeptos visitantes (pelos vistos os adeptos do FCP ficaram em três sectores diferentes do estádio da luz nos últimos três anos, o que diz tudo sobre este estádio e sobre a sua gestão).
Quanto às lesões, não compreendo. A falta de forma física parece ser uma evidência. Zirtaev, acho que ainda pode acrescentar o Lucho à lista de mazelas. Há vários jogos que joga lesionado (pubalgia?).
Não sei o que se passa com a forma física com os jogadores, ou se até há problemas de balneário que ajudem ao aparecimento de "lesões". (Será Bosingwa o único "rebelde"?).
Mas que há algo podre no reino do Dragão, lá isso há. E a segunda volta tem sido, no mínimo, atípica quando comparada com o que fizeram na 1ª (o tal problema das 2ªs partes transposto à época).
E quem anda a "INCENDIAR",semana após semana,querendo passar a ideia que uns são os "BONS" e os outros os "MAUS",não tem GRANDES RESPONSABILIDADES,neste estado de coisas e nestes incidentes ???!!!...
ResponderEliminarMais vale ao ministério estar quietinho, senão o presidente do benfica ainda os prende.
ResponderEliminarNesta matéria, parafraseando os politicos, não poderia estar mais de acordo contigo.
além de tantos jogadores parados, porque a equipa praticamente não corre na segunda parte? É deplorável a condição física da equipa.
ResponderEliminarÉ efectivamente deplorável.
Só espero é que não digam que a culpa é do Pinto da Costa. E daí...
Deixem o P.C.no seu cantinho,
ResponderEliminarque anda muito bem caladinho...
Quem tem c- tem medo, e ele para além de ter um grande, sabe bem o que fez...
Já repararam que os fala baratos do futebol portugues andam caladinhos?? Pimenta M.,Valentim L., P.C., mas só o Vale é que foi dentro...
Voto em qualquer um (todos tem qu€lidad€s), mas logo que vençam exijo uma vasta auditoria para explicar o inexplicavel!!!
ResponderEliminarSerá isso possivel????
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarJesualdo falou grosso sobre as arbitragens, no final do treino de hoje (visto na RTP1).
ResponderEliminarFinalmente, alguém do clube diz alguma coisa sobre a imparcialidade sistemática que nos tem atingido (como disse Jesualdo, na dúvida apita-se sempre contra o FCP).
Falou, ainda, dos comentadores desportivos que dão nota alta a qualquer árbitro que prejudique o FCP.
Agora, parece-me que esse papel não devia ser do treinador - e sim da direcção, que deveria convocar uma conferência de imprensa, com imagens e exemplos em profusão.
Nesta questão, o treinador não pode - não deve - falar sozinho!
A V I S O
ResponderEliminarA partir de agora acabaram-se os comentários anónimos aqui no blog. Quem quiser comentar tem de se registar no blogger.
Aos habituais comentadores que não estão registados peço-lhes que me enviem um mail que terei todo o prazer em ajudá-los.
O mail está na barra lateral logo no inicio onde diz contactar o autor.
Um abraço.
TB ouvi o professor, mas tal como o Nuno disse n deveria ser só ele a falar. Coloquei no meu blog 2 posts sobre Lucho e André Castro.
ResponderEliminarSobre a votação:
ResponderEliminarZirtaev, constato que existe uma enorme dispersão nas intenções de voto (neste momento, R. Moreira lidera com menos de 30 % dos votos)...
Para que a votação seja mais eslarecedora, sugiro a realização de uma 2ª volta (depois de dar esta por terminada), com os 2/3 melhor classificados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarZirtaev pelos vistos No nosso Clube tem de ser o sargento (treinador) a falar pois todos os outros andam ocupados com outros coisas, o seguimento de aquio que ontem aqui aludi...Assim o apoio a qualquer candidato esfuma-se
ResponderEliminarEssas declarações demonstram exactamente o que se vai passando e algo que nunca aconteceu, nem com Mourinho que se sabia defender, o treinador está sozinho nesta batalha como nunca algum esteve.
ResponderEliminarNuno, é exactamente isso que vou fazer, em princípio na próxima 2ª feira, iniciar uma segunda volta com os 3 mais votados. Aliás algo que já tinha dito no post de lançamento da votação.
Um abraço.
Ups... é verdade...
ResponderEliminarDps de ouvir constantes elogios dos lampiões à sua "Catedral", sabe msm bem mostrar-lhes k de condições ñ têm nd!!! Akeles acessos são impróprios, e akela atitude é inqualificável! Enfim!
ResponderEliminarMas pergunto-me, pk é k em vez do Eduardo Valente vir elogiar o nosso Estádio em detrimento do Caixote do Lixo, ñ foi o nosso Presidente a fazê-lo?!
Ainda kuanto ao jogo do Clássico, continuo a axar k akele empate sobe-nos a derrota, pk dps dakela excelente 1ª parte, tinhamx td p/vencer!
No k diz respeito às Mazelas, preocupa-m o aumento de jogadores com lesões, sobretudo agora k estamos na recta final do Campeonato!! Faltam 7 jogos.. contagem decrescente!
Saudações Portistas!
bem, li agora que o nosso Mister meteu o Renteria porque queria ganhar o jogo.
ResponderEliminardeve-se ter esquecido de explicar isso ao Renteria.
Eu estava na bancada SAPO, precisamente no lado onde Renteria se posicionou e dessa forma pude acompanhar a prestação dele (aliás estava com grande interesse em o ver ao vivo depois do que tinha tinha visto em alguns videos disponíveis no youtube) e devo vos dizer que ainda hoje estou chocado com o que vi.
E não é pelo golo falhado, que até me parece ter sido o melhor movimento dele enquanto esteve em campo, é pela falta de garra e pela inocencia com que abordou os lances e também pela falta de qualidade que pareceu evidenciar.
O Alan não teria feito melhor ??
JF disse que confia em Renteria e que este tem qualidades.
Não me parece mas vou continuar a apoia-lo como devemos fazer sempre aos nossos jogadores.
JF fez muito bem em destacar que as lesões que apoquentam os nossos jogadores são traumáticas e não musculares. Estas lesões devem-se em grande parte à benevolencia dos arbitros, que permitem entradas verdadeiramente assassinas.
Constato com satisfação que o post sobre putativos candidatos à presidência também ultrapassou a fasquia da centena.
ResponderEliminarTirando uma ou outra opinião que, para além da uniformidade de pensamento e tacanhez de espírito, não traz nada de novo (e como a cobertura do anonimato dá jeito), é de saudar a diversidade de opiniões. Há, contudo, um elemento comum a todos (penso): o reconhecimento do inegável valor que Pinto da Costa teve e tem no clube. Já para o futuro, as opiniões divergem.
Sobre o dito clássico, penso que não vale a pena continuar a chover no molhado. É deixar agora o Vieira entretido com a PSP... embora não deixe de relevar a aparente impunidade do cavalheiro ante tudo e todos...
Mais preocupante continua a ser a terrível inconstância da equipa (em 6 pontos perdeu 5 pois não é normal perder com o Sporting em casa) e a onda de lesões que varre o plantel. Voltamos a uma das velhas questões: quem planeou a época desportiva em termos de preparação física? Eu penso que tenha sido a equipa técnica do holandês e, a avaliar pelo que está a suceder, ou não houve sequer a dignidade de deixar elementos para quem entrou ou, então, fez-se tábua rasa do que vinha de trás. Responda quem saiba.
" É deixar agora o Vieira entretido com a PSP... " acredito que o orelhas passará muito tempo com a PSP/PJ nos próximos tempos :)
ResponderEliminarPortistas:
ResponderEliminarDesde que há Campeonatos por pontos, desde 1934/35, O F.C.PORTO fez 146 jogos com o Benfica e 146 jogos com o Sporting :
Com o Benfica:
CASA: 73J,44V,17E,12D,G:144-87
FORA: 73J,11V,22E,40D,G:72-155
TOTAL:146J,55V,39E,52D,G:216-242
Com o Sporting:
CASA: 73J,37V,23E,13D,G:129-75
FORA: 73J,18V,15E,53D,G:80-147
TOTAL:146J,55V,39E,53D,G:209-222
CONCLUSÃO: Em campeonatos por pontos, estamos em vantagem face aos rivais.
Curiosidades: antes do Campeonato da 1ª liga (1ªedição 1934/35), a nível nacional só se disputava o Campeonato de Portugal, precursor da Taça de Portugal e que se disputava em sistema de eliminatórias a duas mãos(tal como a prova sucessora nas 1ª edições).Em 1933, o nosso clube foi a Lisboa, golear o Benfica por 8-0!- em jogo da 2ºmão, isto após vitória confortável(por números que não sei, visto ter o jornal em casa do meu Pai) no Porto, na 1º mão.
Aliás em termos de Campeonatos de Portugal ganhámos 4, o Sporting 4 e o Benfica e o Beleneneses,3
... e o Carcavelinhos 1!
Voltarei em breve com outras curiosidades
Aquele Abraço!
gostei do que disse Jesualdo, mas é necessário passar para os jogadores essa mensagem para que eles, na 6ª feira, se unem todos e conquistem uma grande vitória.
ResponderEliminarGostaria de fazer apenas um reparo: quem preparou toda esta pré-temporada? Falam muito em falta de capacidade física da equipa, que me lembre, o Co Adriansen e a sua equipa técnica esteve toda a pré-época com a equipa, foi ele que a preparou e treinou, estiveram inclusivé na Holanda a fazê-la, andaram de bicicleta para aqui e para acolá, vieram os filhinhos loiros visitá-lo, pintaram uns quadros naifs, etc...Não venham agora dizer que o Co é que sabia fazer a preparação ideal...Está tudo baralhado, ou sou eu que me esqueci de algo importante???...Zirtaev por favor, corta com os anónimos e faz com isso uma limpeza geral e higienização do espaço...
ResponderEliminarMeireles o seu desejo foi cumprido. Pelo menos acho que haverá mais responsabilização em quem comenta.
ResponderEliminarQt à questão da pré-época, acho que tem toda a razão, mas não deixa de ser lastimável uma equipa chegar aos 70 minutos e rebentar.
Já no que diz respeito às lesões, são realmente poucas as musculares e mais as traumáticas e aí temos de compreender que ninguém pode fazer nada. E saírem só 3 lesionados de uma jogo com os vermelhos, já não é mau.
Um abraço.
Já agora volto a insistir na ideia de que houve premeditação na ideia da colocação dos SDS ao nível do 3.º anel...Não é normal isso acontecer - estando tensas como estão as relações entre os dois clubes - seria avisado pensar em colocar os adeptos Portistas numa zona mais isolada e protegida, quer para benefício dos Portistas, quer para protecção dos próprios adeptos Benfiquistas...Ora o senhor Luis Filipe Vieira não se mostrou mínimamente preocupado com isso, tentou apenas explorar a situação explosiva existente ao máximo, o que revela um carácter no mínimo pró-criminoso! Ainda bem que os incidentes não atingiram a gravidade que ele porventura esperaria e quereria, mas isso não invalida que os seus próprios adeptos lhe peçam responsabilidades pelo que fez...Colocar sobre uma bancada, onde estavam famílias e crianças, uma mole humana complexa como é aquela que compõe os Super Dragões, é o equivalente a permitir que os No Name Boys fossem colocados no próximo jogo no Porto nas estruturas de ligação existentes entre as coberturas do Estádio do Dragão e angélicamente esperar que eles se comportassem como gente civilizada!!! Das duas uma: ou destruíam o Estádio, como já o fizeram com inúmeros comboios especiais em que viajaram(?)- recordo apenas Setúbal - ou causavam uma confusão de tal dimensão que o jogo teria que ser adiado "sine die", à espera que os Páras os conseguissem arrancar de lá!....
ResponderEliminareu volto a dizer aconteceu as mesmas coisas no passado e eu nao vi nada na televisao...
ResponderEliminar