07 abril 2007

Devia ter acabado ao intervalo

FCPorto 5-1 Setúbal
Jorginho 6', Adriano 16' e 35', Postiga 21', Bruno Ribeiro 61', Anderson 77'

Por incrível que possa parecer, e com um resultado mais que satisfatório, os portistas tiveram razões para saírem do estádio muito preocupados. A segunda parte do jogo, salvo o tão esperado regresso de Anderson, foi completamente para esquecer. O resultado estava feito e, pelo que se viu, acho que todos a dispensavam, os adeptos, os árbitros, os jogadores das duas equipas, mas principalmente o Pepe.

Entendem-se perfeitamente as experiências que foram feitas, o descanso que foi dado a alguns jogadores importantes e o dar minutos de jogo a outros, mas quis a ironia do destino que um dos únicos cinco normais jogadores titulares da equipa que ainda se encontravam em campo, se lesiona-se. Quando Pepe chocou com o setubalense e pediu assistência, entendeu-se logo que a situação seria de gravidade, o que veio a confirmar-se. É caso para perguntar, o que mais irá acontecer???? Além de tantas lesões que só o azar pode justificar, tal como disse Jesualdo, por se tratarem na sua maior parte de lesões traumáticas, agora, nesta fase de resolução do campeonato, ficamos sem o grande esteio da defesa que é o Pepe e pelo que se adiantou, será até ao fim do campeonato. Uma perda de muito peso na defesa e na equipa, o que nos vale é que Bruno Alves tem estado a muito grande nível.

Mas passemos ao jogo em si. Previa um adversário com o autocarro à frente da baliza e nunca saberemos se era essa a sua intenção, já que sofrer um golo logo no início do jogo poderá deitado por terra todas essas ideias. Com Postiga ao lado de Quaresma e Adriano na frente de ataque, com Jorginho à frente de Mareq Cech e Lucho no meio campo, a equipa entrou muito bem no jogo, com o brasileiro do meio campo a dar nas vistas, jogando e fazendo jogar, sendo até, para mim, o melhor jogador em campo, coroando a sua exibição com o golo que marcou e que há muito merecia.

Começando a vencer e com uma equipa do Setúbal praticamente ausente, a história da primeira parte é praticamente a história dos golos que comprovam a forma como o FCPorto jogou, desinibido, com jogadas rápidas e bonitas, jogando praticamente ao primeiro toque, sendo que Jorginho fazia as transposições da defesa para o ataque com grande fluidez. A nível do meio campo defensivo Mareq Cech, que fez um excelente jogo, embora ainda falhe alguns passes, e Lucho iam dando conta do recado com grande facilidade e ainda tinha tempo para criar desequilíbrios na frente. Quaresma esteve também imparável, e embora não tivesse marcado, deu três golos a marcar, mostrando porque é o jogador com melhor assistências da liga. Adriano, tal como se pede a um ponta-de-lança, marcou e por duas vezes, transformando-se no jogador mais eficaz da primeira liga. Correu tudo tão bem, que até deu para o esforçado, mas tantas vezes inconsequente, Postiga matar saudade dos golos, marcando quase 4 meses depois e assim voltar ao primeiro lugar da lista de melhores marcadores.

Para a segunda parte e com os três pontos já seguros, Jesualdo Ferreira resolveu mexer, experimentar, fazer rodar jogadores. Mareq Cech, regressou ao lado esquerdo da defesa, Fucile, que estava no lado esquerdo, foi para o lado direito e Bosingwa que fazia esse lugar subiu para médio defensivo, onde, diga-se de passagem, jogou mal, ao contrário do que normalmente faz no lugar de onde veio. Entretanto tirou Jorginho e colocou Anderson, tirou Lucho e colocou Lucas, que mostrou que não é deste campeonato. Mareq Cech regressou então novamente ao meio-campo para junto de Bosingwa. Resultado de todas estas trocas: com um placar tão favorável e com os jogadores a não se esforçarem tanto, o FCPorto ressentiu-se e muito do seu futebol, o meio campo perdeu fulgor, a defesa começou a cometer alguns erros, que acabaram por dar em alguns lances de perigo para a baliza de Helton, acabando este por sofrer um golo.

Nem o tão esperado Anderson foi em algum momento capaz de pegar no jogo, mostrando que cinco meses de paragem até aos génios afectam. Mas a classe está lá e a prova disso foi precisamente as duas vezes que com excelentes passes isolou os seus colegas que falharam completamente isolados na frente do guarda-redes e o bom golo que marcou. Em suma foi uma segunda parte de algumas experiências que se compreendem perfeitamente dado o avolumado resultado do final da primeira parte.

Uma grande goleada, construída nuns grandes primeiros 45 minutos de jogo, um resultado que dá muita moral para o difícil fim de campeonato, mas um resultado manchado pela perca de um jogador chave como é o Pepe. A lesão ainda terá de ser reavaliada, esperemos que não passe de um susto.

24 comentários:

  1. Vou ter que cumprir a promessa feita e amanhã lá irei rumo ao Monte da Virgem...Só espero que não chova para poder efectuar a caminhada em sossego...Mas sinceramente, este Prof. desiludiu-me mais uma vez com as substituições feitas, assim como na Luz o Porto caiu como do Dia para a Noite na 2.ª Parte por força das alterações que ele decidiu fazer...Sair Lucho - mui bien, mui bien - mas entrar quem: Anderson? Mui bien, mui bien!... Agora fazer sair Jorginho, Lucho e Adriano e meter Lucas, alterando toda a defesa só podia resultar no que resultou: uma confusão total e mais uma lesão! Desculpe Prof. mas que grande estupidez! Já começo a pensar que não quer ganhar o campeonato e se o Porto o ganhar será apesar de si e das suas decisões esquisitas e fantasmagóricas!!!Então não seria preferível manter o Jorginho, fazer entrar o Anderson a substituir o Lucho e sustentar toda a restante estrutura defensiva como estava? Agora defesa esquerdo para defesa direito, defesa direito para médio defensivo, médio defensivo para defesa esquerdo, defesa esquerdo para médio defensivo, Ponta de lança sai e entra ponta direita e o ponta direita vai para ponta de lança,...Daaaasssse!!! O que vale é que o Setúbal não marcou mais porque não teve capacidade para tal, senão lá estavamos outra vez a lamentar a sua tremenda ignorância futebolistica! Sinceramente já contra o Benfica foi de bradar aos céus, saiu Meireles e ficou Assunção lesionado - eu nem sabia, até pensei que ele tinha pura e simplesmente estoirado - não era altura de mandar entrar João Paulo? Não entrou e agora nem João Paulo, nem Assunção, nem Pepe! Com amigos como este, quem precisa de inimigos!!! Uns óculos e bem graduados para o Professor, urgentemente... Deve ser a falta da Nicotina,por favor snr.PDC deixe o homem fumar à vontade a ver se os Neurónios se ajustam definitivamente!...Se não tem estofo para ser Campeão deixe então que outro tente ser!!!

    ResponderEliminar
  2. Por favor Meireles, não vamos culpar a lesão do Pepe ao homem, vamos ter calma, já é azar a mais.

    A 2ª parte foi má, não se admite tão mal jogada, mas também temos que perceber que estava tudo resolvido, e ,bem vistas as coisas, nem era preciso acelerar muito.

    Temos que ser pacientes e não podemos ser uns eternos insatisfeitos,com os problemas que o FCP teve estas semanas, hoje até correu tudo bem.

    Não entremos em euforias, mas também não podemos descascar sempre neles.

    Um abraço e Viva o Porto.

    ResponderEliminar
  3. menphis...O Professor não sabe mexer na equipa, já o demonstrou várias vezes,contra o Benfica aquela segunda parte deles só foi possível porque ele é um totó, mas hoje foi demais...Parecia que estava a brincar com a sorte e lixou-se, melhor dizendo lixou-nos a todos e a pior parte parece ter tocado ao Pepe! A defesa estava bem, deixava-a estar carago e alterava só a linha média, mas não, quiz inventar, parecia que estava num treino semanal e o resultado foi aquela anarquia toda durante um espaço longo de tempo, com os resultados finais que se viram!...Queria meter um ponta, metia o Anderson a fazer as laterais com o Quaresma e bastava-lhe esperar pelo Setúbal...Não aguento bem quem gosta de dar tiros nos pés...Não sou masoquista!...Tínhamos o jogo ganho e a oportunidade de ganhar mais uns quilómetros de moral se o resultado se dilatasse ainda mais, tudo foi deperdiçado por patetice e andamos num sufoco incompreensível durante uns bons minutos por falta de inteligência e nada mais...É preciso perceber tanto assim de futebol para saber tirar um jogador e meter outro que o substitua à altura? Fucile joga melhor à esquerda que à direita está provado e comprovado nos jogos a que tivemos oportunidade de assistir...Bosingwa bem na direita ausente no miolo, nem o vi...Mareque foi um corredor aberto na esquerda, sem ritmo e muito estático, desilibrou a defesa por completo e os centrais tiveram de andar a fazer horas extras desnecessáriamente...Marec joga razoávelmente na linha média e dava para as encomendas como médio defensivo para toda a segunda parte...O Jorginho esteve bem saiu, o Lucho estava bem saiu, o Adriano estava bem saiu também...O Prof. mais parecia estar aborrecido com eles! Não é por ganhar que eu falo é pelas asneiras feitas ainda que tivéssemos ganho! O jogo de hoje era muito importante precisamente pelo enorme rol de lesões que se tinham sentido durante a semana e que punham em dúvida a possibilidade de ganharmos! Começamos bem, ganhamos um bom ascendente no maracdor e o Mister Jesualdo deslumbrado, resolveu pôr-se a fazer tácticas arrojadas que confesso não me parece ter estofo para tentar! Falta-lhe o nervo e genica para mexer com a equipa e pô-la a correr como é necessário, sem medo - olha, como fez o miúdo, o Anderson, que me deu uma lição enorme de coragem e ousadia, pela entrega total que deu ao jogo depois de uma lesão grave e acabou por compensar com o seu esforço e talento a parvoíce do cretino "estudioso"...

    ResponderEliminar
  4. Eu nao quero acreditar que agora foi-se o Pepe! Isto e inacreditavel!
    Eu nao me lembro de ver o Fc Porto com 10 jogadores lesionados...10!
    Alguem que va a bruxa.
    Infelizmente nao vi o jogo porque a merda da RTPi achou que nao valia a pena. E muito mais giro por um "especial Vinganca" do que um jogo do Porto e como e sexta-feira santa, tive ca a familia e nao pude ir ao clube ver o jogo, mas pelo post do Meireles ja deu para ficar com uma ideia. Talvez mais a noite de em diferido. Enfim!

    ResponderEliminar
  5. Decididamente é puro azar perder o Pepe nesta altura do campeonato, pois na minha opinião ele é imprescindivel!!
    Espero que ele não nos faça falta nas ultimas 6 jornadas e que o seu substituto esteja á altura.
    Fui ao estadio como sempre e fiquei agradado com a disposição da equipa no meio campo.O Lucho a trinco esteve impecável, o jorginho muito bem e o Marec Chec dá velocidade ao jogo da equipa,resumindo um meio campo fantastico!
    Agora o professor voltou a decepcionar na 2ª parte apesar de eu mesmo ter ficado surpreendido com o Bosingwa que na posição de trinco atrapalhou-se com as novas funções, parecia perdido ao contrario do Lucho que foi um senhor na forma como comandou o meio campo!
    Tirar o Jorginho pareceu-me errado, mexer nos laterais tambem.
    Estou seriamente preocupado com a ausencia do Pepe nos jogos contra o Paços de Ferreira e Boavista fora de casa.
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  6. "A segunda parte do jogo, salvo o tão esperado regresso de Anderson, foi completamente para esquecer." sinceramente, zirtaev, que exagero! qual é a equipa que, a ganhar por 4 golos e perante uma equipa nitidamente inferior que não está a dar luta, não relaxa? eu vou mais longe: quantos de nós, depois de uma boa conquista no trabalho, não ressacamos a vitória e passamos um par de horas a olhar para a parede? o Setúbal não deu "pica" absolutamente nenhuma, até eu me aborreci, quem é que gosta de lutar contra nada?
    e é evidente que o anderson não ia pegar no jogo... ninguém é capaz de pegar num jogo depois de tanto tempo de paragem. por isso é que defendi, no post anterior, que ele havia de entrar apenas na segunda parte e com o porto já em vantagem. repito: não ponham sobre os ombros do puto a pressão de salvar a pátria. ele não aguenta. nem tem que aguentar. nem sequer há pátria para salvar, porque a dita cuja está bem entregue (com os meus conselhos, que o jesualdo tão sabiamente seguiu, lá marcámos 4 golitos em 45', não me parece nada mau:)).
    o jogo foi bom, a segunda parte foi apagada, não temos motivos para ficarmos preocupados com a falta de motivação dos jogadores da segunda parte porque essa é mais que justificada... eu falo por mim: odeio travar batalhas que já estão ganhas. quando ninguém me dá luta, é tudo uma grande seca.
    preocupados sim, devemos estar com as lesões. perder o pepe, nesta altura do campeonato, foi o impensável. nenhum dos outros defesas me dá grande confiança para aquela posição, baixar o assunção seria uma hipótese (já utilizada, aliás, o ano passado, e com sucesso) mas esse também está no estaleiro, não sei. ainda não pensei muito nisso. não há ainda diagnóstico definitivo, vamos esperar. mas que, a confirmar-se o previsto, é um entrave enorme, lá isso é. enfim. contra tudo e contra todos, seremos campeões. as soluções haverão de surgir quando forem necessárias. aguardemos.

    ResponderEliminar
  7. Mais importante que tudo uma vitória psicológica importante: vitória contra o adversário modesto depois do clássico, apesar de ter meia equipa lesionada, e de os arbritos apitarem contra, e apesar do pc ser obrigado a estar calado, e apesar de todos os mass-média nos desvalorizarem e achincalarem...ganhamos por muitos e sem os titulares!
    Muito preocupante a lesão do principe PEPE, pois RC não é alternativa! Talvez até lhe estrague a transferência para fora no defeso, ou estrague as pretensões do FCP de amealhar 20 ou 25 milhões com a venda do seu passe...mas por outro lado, tentando ver o lado positivo, pode ser que ele fica e faça parte da equipa do próximo ano, que pode, se a SAD deixar, ser de sonho, e ser um pilar defensivo da conquista da próxima prova europeia! Quem sabe? Lamentando, a lesão, naturalmente, pelo homem pepe, que não merecia.

    ResponderEliminar
  8. Excelente vitória. O FCP da 1ª parte teve um "Super-Jorginho".

    Quanto às substituições só as entendo por tratar-se de rodar jogadores com 4 golos de avanço. Que melhor contexto para o fazer senão este?

    O Professor conseguiu "provar" que o Mareque é um passador de todo o tamanho, que o Postiga ao ficar em campo é para ver se ainda o conseguimos vender e que o Vieirinha está mais verde que um melão de venda de estrada. Mas ainda bem que entrou este último.

    Agora sem Pepe...

    Juntar ao Bruno Alves que é lento (beneficia da presença de Pepe), o João Paulo (lento) e R.Costa (ainda mais lento), vai ser mais uma prova de fogo para um plantel que está a correr com arames nas pernas. Agora é que o super-sónico Bosingwa não vai poder subir no flanco.

    Os adversários jogam às pernas dos nossos jogadores sem que os árbitros façam nada. Andam atrás do Quaresma como ficou bem explícito naquela entrada a pés juntos (Mbamba ou Janício) que só por milagre não atingiu o 7. Deu no colega de equipa que nem queria acreditar no que é que o tinha atropelado...

    Quanto ao Professor continua a ter o meu apoio mesmo quando não concordo tácticamente com ele. É certo que faz uns disparates, mas não será dele também o mérito de estarmos a ganhar por 4-0 em vez de o criticarmos pela 2ª parte? Achei bem que se desse km a outros porque pelo que se vê bem que precisamos de ter todos com rodagem.

    Zirtaev, já tens queixas em blogues como no "bola na área", por teres tido a excelente ideia de filtrar anónimos aqui?

    Um LOL aos queixinhas.

    Abraço à bancada, que é hora de fazer xixi-cama

    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Catarina, antes de mais bem vinda, vou ser rápido porque, para já, não tenho muito tempo e quero esclarecer o mais rápido possível o que escrevi. Ou não entendeste o que escrevi ou então expressei-me mal. Quando falei em preocupação e em se poder dispensar perfeitamente a 2ª parte, referia-me, sobretudo, à lesão do Pepe. Aliás eu escrevi que entendi perfeitamente tudo o que o prof. fez, em relação a rodar jogadores, a fazer experiências, etc. A preocupação com que acho que todos os portistas sairam do estádio tem a ver com a lesão do Pepe e não com o futebol jogado e como foi uma segunda parte fraca que nada acrescentou ao jogo, acho que todos a dispensariam, evitando assim a tão triste, para os portistas, lesão.

    Depois escrevo com mais calma sobre o jogo e tudo o resto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Malta portista, podem ajudar-me numa coisa ? Podem-me dizer se hoje é o dia das mentiras ? não era 1 de Abril ?

    É que vi no Correio da Manhã alguém a dizer que queria o título de 2004.

    ResponderEliminar
  11. O jogo mostrou e claramente, que o Bosingwa faz muito mais falta na lateral direita do que no meio, onde perdeu as referâncias que tinha. Situação que é compreensível, já que há muito tempo que não abandona a linha para fazwer lugares centrais.
    Portanto, espero que o Jesualdo não aposte nele como opção para o meio. Que o deixe estar na linha que lá dá conta do recado, e traz outra acutilância ofensiva ao lado direito.

    Por outro lado, a opção de Cech no meio, traz ao FCP maior velocidade na transição para o ataque, já que o Eslovaco joga simples e normalmente ao 1º toque, não perdendo tempo a agarrar-se à bola. Só precisa é estar mais alerta no jogo, já que há muitas situações em que parece estar "ausente".

    De resto, neste jogo se houve substituição em que o treinador errou profundamente, foi na colocação do Lucas em campo. O rapaz não tem fibra, e nota-se que treme quando a bola vai para as suas proximidades... e se treme num jogo que está a vencer confortavelmente...

    Mais valia ter dado minutos ao jovem Castro, até para ver a sua reacção em jogo, pois poderá ser necessário que venha a ser utilizado mais para a frente, e com o Setúbal teria sido uma estreia fácil.

    ResponderEliminar
  12. Menphis,

    não é dia 1 de Abril mas para o LFV deve ser...

    Como é possivel aquele "anjinho" achar que pode andar a fazer pressão num orgão que só pode decidir depois de provada culpa em tribunal?

    Será que este LFV não tem suficientes telhados de vidro com que se preocupar??

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  13. Menphis,

    assim que possas deixa aqui o link da notícia do CM sff.

    Ouvi na rádio mas gostava de ler o texto.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  14. Já fui cumprir a promessa feita e digo-vos, foi uma estopada!...Estou que nem posso...Devo ter feito para aí uns bons dez/doze quilómetros e já vou ficando velho para estas coisas!...Então subir aquela Rua do Freixo, vou-vos contar...Porque não podemos virar as ruas ao contrário quando elas são a subir? Mas pronto correu tudo bem e já estou em casa embora um pouquito cansado e com as pernas a tremelicar!... Em casa e de consciência tranquila: promessa feita, promessa cumprida! O problema é que não me queriam deixar entrar na Igreja, estava fechada e só com muita lábia e com a ajuda dos Deuses, consegui o acesso garantido embora de forma rápida e condicionada a breves minutos, tudo bem!
    -Agora voltando ao tema do jogo, "menphis" convido-te a ir ao Blogue do Blue Boy e lê a crónica dele ao jogo, feita bastante depois do meu comentário, mas de tal modo concordante com ele que até parece -como ele diz- que andamos os dois na tal Escola da Amélinha!...Porra, até um cego vê o que o Professor não consegue. Estando ele todos os dias com os jogadores e treinando-os -penso eu de que- exigia-se mais rigor e competência...Um abraço para toda a bancada e uma óptima Páscoa!!!

    ResponderEliminar
  15. De facto a lesão do Pepe é uma enorme preocupação (mais um lance que a televisão mostra sem repetições e que não deu origem a falta, sequer).
    As alternativas serão sempre inferiores a Pepe, já que não temos 3º central veloz (concordo com a Catarina, que fala em recuar P. Assunção - lembrando que, debeladas as lesões, temos Meireles, J. Paulo e Marek que podem jogar à frente da defesa).
    Sendo uma perda importante, apenas dou um alento lembrando que já não temos muitos jogos com equipas que ataquem. No nosso calendário, e com uma ou outra excepção, só vamos apanhar adversários que estacionam o autocarro. Embora Pepe seja importante a iniciar as jogadas de ataque, o regresso de uma "gazua" como Anderson e, espero que em breve, de um jogador batalhador como Lisandro, podem ser mais importantes do que um central - por fora-de-série que seja.

    ResponderEliminar
  16. Meireles, o professor ontem não inventou, ou melhor inventou, mas porque as coisas já estavam resolvidas. E culpar o prof da lesão do Pepe não lembra ao diabo. Mais vale ir fazer uma nova promessa :-). Que queria que ele fizesse?

    Repito, o resultado estava em 4-0 e o Jseualdo com 7 ou 8 jogadores no estaleiro e sabe-se lá para quanto tempo. Toca a experimentar já a pensar em jogos futuros. Normalissimo, ninguém o pode condenar por isso. Resolveu dar minutos a Anderson, nada a opor, o próprio treinador disse que Jorginho não merecia, mas a posição do Jorginho é a do Anderson, ia tirar o Lucho, que jogava a médio defensivo e colocava o ANderson? Com que objectivo, jogar com 2 nº10? Mas qd é que ele vai jogar assim?

    Resolveu colocar Bosingwa no meio, o FCPorto tem vários médios lesionados e o treinador quis experimentar mais uma opção. Com isso e como é normal Cech foi para DE e Fucile para DD, ficando Lucho e Bosingwa. Normalissimo, experimentou, tentou criar alguma rotina com este meio campo a pensar no futuro.

    Tirou o Lucho, para este descansar, colocou o Lucas a DE e Cech regresou ao meio campo para o lado de Bosingwa. Normalissimo, experimentou.

    Lucas desiludiu e foi pelo lado dele que sofremos o golo e o próprio meio campo defensivo não esteve tão bem, acabando por o Setubal ter mais facilidades.

    E por fim tirou Adriano, para tb descansar e colocou Vieirinha e Quaresma a servir Postiga.

    Com tudo isto é normal a segunda parte ter sido má, mas foram experiências interessantes e importantes, feitas num jogo que dava para isso.

    Jesualdo tem o grande mérito de ter colocado uma equipa de início que esteve excelente, não vamos agora culpá-lo por ter tentado outras soluções que deram para tirar conclusões para o futuro. Dizer que ele não sabe fazer substituições por este jogo, penso que é adulterar a realidade. Se ele quisesse dar uma goleada, deixava ficar exactamente a mesma equipa em campo e depois iam acusá-lo de: 1º só colocar o Anderson muito perto do fim; 2º Se Lucho se lesiona-se, podia tê-lo feito descansar; 3º Num jogo destes não dar oportunidades ao Vieirinha; 4º Sem médios, não ter experimentado outras soluções; etc; etc.

    Qt ao Pepe lesionar-se... Ninguém tem culpa, é mesmo azar. Mas pelos visto não é tão grave assim, parece que só fica parado 4 semanas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Atenção, eu só critiquei o facto de culpar o professor da lesão.

    ResponderEliminar
  18. Atenção, eu só critiquei o facto de culpar o professor da lesão.

    Agora, que o professor errou tudo bem, mas também 4 a 0...

    ResponderEliminar
  19. Teixeira, podes ver aqui.

    É só rir. Não deve passar de mais uma forma de pressão nesta fase do campeonato. Não é nada inocente esta notícia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Era o que faltava voltar a ter que fazer uma nova promessa agora por causa da lesão do Pepe...Eu ainda a tentei encaixar no pacote mas seria desleal fazê-lo, não fora assim o trato inicial...Mas, se tal fôr necessário e resultar lá vou eu, tudo OK, o amor ao Porto é assim mesmo...Mas ignorar que o Pepe se lesiona porque quem andava a fazer o meio campo defensivo era o Anderson que atrasou a bola à queima e obrigou o Pepe àquela entrada de risco é querer "tapar o sol com a peneira"...Torna-se um pouquinho difícil!...De qualquer modo eu respondia ao "menphis" que provavelmente foi ao cabeleireiro enquanto eu desgastei os meus pézinhos a cumprir o prometido!...Mas saiu-me o Zirtaev -pessoa que aliás admiro por me parecer responsável e fixe- e como no essencial se complementam, a resposta é portanto para os dois! Porque sinceramente penso assim: o Professor Jesualdo Ferreira não é uma pessoa de fibra, com nervo, de comer a relva se preciso fôr -se o é engana muito bem- de dar um forte berro aos seus craques e eles bem que precisam disso de vez em quando! Nós somos diferentes dos «educadinhos» feitos para enganar...Nós dizemos o que pensamos -pelo menos eu digo- tratamos os bois pelos nomes e não gostamos muito de paninhos quentes para amaciar situações...Pão, pão! Queijo, queijo! Por eles serem como são -os educadinhos- é que nos aldrabam forte e feio e ainda se insurgem como se de vitimas se tratassem...Não gosto de exageros mas prefiro frontalidade e menos cinismo! O Prof. chegou a dizer ontem à imprensa que o Pepe se magoou sózinho! Mas onde estava ele quando o lance se deu? A dormir naturalmente...

    ResponderEliminar
  21. Caro Meireles, o Pepe lesionou-se no meios campo, mas qts vezes antes já foi o Pepe ao meios campo? Se se lesiona-se na defesa já não havia problemas? Foi azar, aliás um grande azar. Se o Bosingwa se lesiona-se tb iria dizer que a culpa é o do prof só porque o colocou a jogar no meio campo?

    Aceito todas as criticas que faz a Jesualdo, é evidente que ele não é o treinador ideal. Tb acho que lhe falta qq coisa e se calhar os defeitos de que o Meireles lhe aponta são mesmo os defeitos que tb eu lhe aponto. Nada a opôr. A questão é que não se podem tirar essas conclusões pela segunda parte de ontem. E é isso que lhe tento dizer desde o início.

    Não quero que o Meireles faça outra promessa. Acho que o melhor é ir mesmo falar com algum bruxo para tirar o mau olhado à equipa do FCPorto. :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Já estamos na bruxaria? Puxa por favor isso não, que me aterroriza pensar: "que hai hombres e mujeres que sabem acer mal ou bien a los otros hombres, esso me assusta deveras"...Desculpem este Português agalegado -é o que acontece a quem prefere produtos nacionais- mas o que eu acho em boa verdade é que eles devem começar a treinar somente o físico que fazer treinos de conjunto nem pensar...Se treinarem apenas o físico vão chegar ao fim de semana cheios de ar nos pulmões, em princípio sem mazelas e com enormes ganas de jogar a bola, portanto os outros que se arredem e afastem do caminho...Mas francamente ó Zirtaev, não achas estranho que agora o único central restante é precisamente o Ricardo Costa? Não terá ele andado a ceifar os concorrentes para poder finalmente conseguir "um lugar ao sol"?
    Porém tudo bem, para não ferir susceptibilidades, não vou continuar a insistir na questão da cegueira! Mais tarde falaremos sobre isso, quando chegar a hora de contarmos as espingardas, que é como quem diz, fazer as contas finais...Até lá, que os Deuses nos guardem das "maleitas" e se possível as transfiram com mais uns "nitrofuranos" para o lado de lá das barricadas... Dois abraços!...

    ResponderEliminar
  23. para mim um dos jogadores k jogou melhor neste jogo foi o postiga.sera k o banco lhe fez bem??

    ResponderEliminar