13 abril 2007

Em contagem decrescente

Enquanto os nossos adversários apanham as canas de foguetes lançadas e se dedicam à natação e ao mergulho tentando desviar as atenções, o FCP continua a ganhar, estando bem lançado para a conquista do bicampeonato.

Fazendo um rewind do que foi dito, poderemos recordar que todos diziam que o FCP teria o mês de Março como o mês decisivo para as suas aspirações.

Fizeram-se prognósticos, analisaram-se calendários, os balanços foram feitos antes das contas se fazerem e começaram a divagar sobre as dificuldades que o FCP iria ter num mês em que jogava contra os adversários mais directos, tudo isso sem contar com os resultados destes últimos.

O facto, é que esse mês já lá vai e o FCP continua em primeiro lugar, no lugar onde todos os outros 15 clubes gostavam de estar mas, o certo, é que ninguém fala disso, procurando esquecer uma realidade dura, mas saborosa para nós adeptos, o FCP continua a ganhar, por muito que custe e que tentem abafar.

Contra todas as dificuldades inesperadas, lesões atrás de lesões, e dificuldades já esperadas, as arbitragens habilidosas, o FCP já entrou em contagem decrescente para que o título possa ser realidade.

A equipa de Jesualdo Ferreira, exceptuando o jogo contra o Sporting, demonstrou ser capaz de ser uma equipa personalizada, com ambição, com muito espírito de sacrifício e com uma solidariedade entre si que está a dar resultados positivos.

Ainda faltam 6 finais para que o Bi seja realidade, provavelmente, é muito cedo para que possamos ir desembrulhar os embrulhos das caixas onde emergem as faixas desejadas, mas é tempo de demonstrar a todos, incluindo a alguns portistas sempre pessimistas, que nós somos mesmo os melhores e que este campeonato irá ser ganho com um grande união de uma equipa, que demonstrou algumas limitações, mas sempre as contornou da melhor maneira possível.

O FCP começou o mês com uma vitória importante frente ao Braga de Jorge Costa, realizando uma partida não muito espectacular como poderia ser, mas neste momento, onde só os pontos interessam, a conquista dessa vitória foi o primeiro passo para que a normalidade voltasse ao Dragão, ou seja, o regresso ás vitórias em casa.

Depois de uma eliminação na Champions onde o FCP honrou o seu passado, conseguiu uma vitória na Madeira, um local historicamente sempre difícil de passar, acabando por conseguir manter a vantagem sobre os adversários directos, numa altura em que os iria defrontar.

Até que surge o pior jogo realizado nesse mês, contra o rival que, teoricamente, estava mais afastado do título e eis que o FCP mostra sua faceta negativa no campo, realizando dos piores jogos que fez esta época.

O mês terminava e o FCP iria a casa do adversário mais directo, contra a euforia de um país que se unia em volta dele e da causa nacional que é fazer a equipa do povo campeã nacional, conseguindo um empate, injusto, com demasiados casos e demasiadas contrariedades mas consegue passar mais um teste, provando que o título de campeão lhe fica tão bem.

Depois desse mês difícil, eis que surge a semana mais complicada e mais anormal que eu me lembro dentro do plantel do FCP, uma vaga de lesões nunca antes vista põe em causa a equipa e sectores essenciais, como o meio-campo, mas consegue, mais uma vez, contornar todas as dificuldades e até alargar a vantagem sobre o segundo classificado.


Resumindo, em cinco partidas consegue três vitórias, duas delas for a de casa, um empate, também fora de casa e uma derrota, conseguindo manter distâncias sobre os adversários que lhe permite encarar as últimas finais com uma maior serenidade e confiança.

Neste sábado, teremos mais uma final pela frente, num estádio recheado de portistas entusiasmados e com a situação clínica mais aliviada, sabendo de antemão de um resultado de um seu adversário, o FCP poderá começar a descer mais um degrau nesta contagem decrescente rumo ao Bi, dando a melhor resposta de que é dentro do campo, onze contra onze, que se ganham jogos e vencem campeonatos.

Para isso, é necessário que sábado o apoio seja ainda mais incondicional, que todos oiçam os gritos do Dragão e que juntos, equipa e adeptos, possamos mostrar ao país que a nossa força não foi esmorecida e que continua sempre viva.

Infelizmente poderei não ver o jogo mas estarei em espírito convosco, à espera que caiam mensagens positivas e recheadas de alegria no telemóvel, com a confiança de que a vitória será uma realidade.

14 comentários:

  1. só uma rectificaçao,tu dizes-"O facto, é que esse mês já lá vai e o FCP continua em primeiro lugar, no lugar onde todos os outros 17 clubes gostavam de estar".
    Não são 17 são 15,eu sei que é uma coisa nao muito importante mas fica aki a correcçao.espero k nao leves a mal.

    e ja agora passem aki www.kabumblog.blogspot.com e saibam porque é k o LFV apanhou pneumonia.

    zirtaev espero k não te importes com a publicidade.

    ResponderEliminar
  2. eh pá..é mesmo 15, foi mesmo distracção minha, já vou alterar, obrigado pela atenção e quanto ao teu blog, eu passarei por lá.

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. e pronto...SLB foi eliminado eis que surgem noticias para desviar atenções, uma no DN outra no Correio da Manhã..o habitual.

    ResponderEliminar
  4. Menphis essas noticias penso que já anda aí há já algum tempo. Creio que o FCPorto até já emitiu um comunicado sobre isso. Penso que falas de jogadores estrangeiros e do SEF. Mas não duvides que durante seis jornadas vamos ter todo o empolamento da máquina dos média contra o FCPorto. Temos que ser mais fortes que nunca, ainda mais que no mês passado como bem dizes que fomos no teu post.

    Esperemos que Coimbra fique completamente vestida de uma só côr amanhã, de azul-e-branco :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Um a um vão caindo os objectivos da equipa do losango e do treinador trombudo, para grande tristeza da maioria dos media.
    Cada desgraça das aves é uma sensação que a justiça tarda mas que se cumpre.
    Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  6. Coimbra tem mais encanto vestida de azul e branco. Qt ao resto adelante compañeros:)

    ResponderEliminar
  7. A do correio da manhã já li no jornal Sol desta semana, mas eles só passado 6 dias é que se lembrarem de a pôr, é aquela noticia do Apito Dourada e da influência que o Valentim fez para outros negócios, até nem tem a haver directamente com o FCP, mas sim com o Apito Dourado e com o Valentim.

    A do DN é de que Jesualdo já perdeu o respeito da direcção, apesar de ter renovado contrato, e do grupo de trabalho. Até se diz que foi questionado a estreia de Renteria contra o SLB, como sabemos não foi estreia nenhuma,enfim...

    Também se fala de um mal-estar do Postiga, mas isso já se consta e também, quero lá saber, ele que faça golos que é o melhor antídoto ás criticas .

    ResponderEliminar
  8. Fiz tb um post sobre o jogo de coimbra, se puderem passem por lá. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Tanto quanto sei de uma fonte para mim segura - amigo comum de alguém lá de dentro - as coisas a nível de balneário estão bastante controladas, ao contrário do que para aí se fala.
    A contra informação vai continuar a campear por aí, teremos sempre que estar atentos.
    Amanhã era bom que invadíssemos pacíficamente Coimbra, eu vou lá estar, a compensar a ausencia com o Setúbal.
    O panorama de lesões está a desanuviar um pouco, vai ser difícil mas há que lutar. E cuidado com os lagartos, andam caladinhos mas penso vir daí o perigo maior.
    Hoje ... me gusta hablar en Espanõl, o que é em geral difícil em mim, lol

    ResponderEliminar
  10. menphis em q link se pode ler a notícia do DN ?

    ResponderEliminar
  11. ora bem, eu comprei o DN, mas no site deles acho que poderás encontrar a dita cuja..lol.

    ResponderEliminar
  12. No dn.pt só aparece a edição de ontem

    ResponderEliminar
  13. Menphis, não te perturbes com notícias avulso, essas já nem leio, aliás vi a mancgete do CM mas nem sei a que se refere o DN.
    Sobre a do CM, nem vale a pena falar, é do AD mas não é com PdC. É com o major e o tráfico de influências políticas.
    Numa delas, alias, já aqui comentei o caso do arquivamento daquele processo do Sousa Cintra na costa Vicentina algarvia e das influências do major. Mas a Morgado arquivou aquilo só com uma alfinetada a questões ético-políticas, quando aquilo era/foi CORRUPÇÃO à descarada, mesmo que não tenha tido resultados: o Cintra não conseguiu o que queria, mas o major tudo fez por isso.
    Ora a Morgado arquivou isso por não verificar corrupção, porque o objectivo não foi alcançado.
    Ora, o processo do major (e do filho, já agora) do Boavista-E. Amadora e o Jacinto Paixão não deu resultado porque o Boavista até perdeu o jogo! Logo, o arquivamento parece o mais lógico.
    Mas a parolada da Imprensa deste país de merda não ataca a Morgado por não estar a fazer o trabalho que era dela esperado. Devem estar à espera só de alguma pronúncia (mandar para tribunal) de PdC...
    O mais importante da semana foi agora este palerma do Silvio Cervan dizer que o Xistra não é internacional e, logo, não devia apitar o jogo de Coimbra.
    Esta besta, e quem deixa passar estas alarvidades com cara de basbaque de circo, não sabe que bem recentemente o E. Amadora-Benfica (Vilas Boas) e o Sporting-B. Mar (Cosme Machado) foram dirigidos por árbitros não internacionais.
    Ora, esta é a CAMPANHA. E não vai ser fácil não os 6 últimos jogos.
    Para mais com o poderoso e ex-futuro colosso Benfas só concentrado no campeonato. Tamos todos a tremer.
    O perigo é este. Só este. A DESINFORMAÇÃO, A ESPECULAÇÃO, A MENTIRA. Muito mais do que qualquer PNEUMONIA...

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais queria agradecer ao Zirtaev pela ajuda que me deu, para que voltasse a poder comentar neste magnífico blog. Depois dos agradecimentos feitos, vamos ao que interessa...o nosso FC Porto!!
    Concordo com o Menphis, quando diz que estamos em contagem decrescente para o Bi-campeonato.
    Realmente faltam "apenas" cinco vitórias para podermos festejar mais um título do nosso Mágico Porto!!
    O mês de Março foi um mês muito complicado pois muito coisa ficou decidida. Muitos jogos difíceis foram disputados, e o que interessa dizer é que o FC Porto continua à frente da Bwin Liga.
    Mesmo apesar de muita gente nos querer tirar de lá, nós não cedemos.
    O próximo jogo é em Coimbra.
    Estive para ir ver o jogo, tal como aconteceu na última deslocação, mas surgiu um imprevisto à última da hora, o que impossibilita de o ir ver. Mas acompanharei na televisão.
    Muitos portistas estarão presentes nas bancadas do estádio Cidade de Coimbra, para apoiar o Campeão Nacional. Apoio não vai faltar.
    Esta semana as lesões pareciam imparáveis, mas felizmente tudo voltou ao normal, e muitos jogadores regressaram a tempo deste jogo.
    Ricardo Costa vai ser o companheiro de Bruno Alves no eixo da defesa. Vamos ver o que vai dar...

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar