05 abril 2007

A propaganda do sistema

Desde os tempos dos romanos que existe uma coisa que quem detém o poder não dispensa e trata-a como uma arma fabulosa, quer seja de arremesso aos seus adversários, quer seja de exaltação do seu valor ou apenas para tentar esconder os males que se passam naquilo que governa.: é a chamada propaganda.

As guerras são sempre palcos de propaganda fabulosa, com imagens expressivas e encantadoras, muitas vezes ternurentas, onde as palavras são importantes e os grandes lemas essenciais para conquistar o grande objectivo, minando o adversário, desmoralizando-o e enfraquecendo-o mentalmente, esperando sempre o momento onde ele esteja mais débil para atacar, pode-se dizer que a propaganda é como os abutres.

No futebol também assistimos a vários momentos de propaganda sendo necessário andar atento aos sinais, num outro post chamei de “mensagens sublimares” com protagonistas de várias vertentes fazendo recordar velhos tempos onde as vitórias do clube do sistema funcionava como ópio de um povo sedento de alegrias.

Antes da partida de domingo, apelidada por todos de jogo de ano, os prognósticos só tinham um sentido: o SLB ganhava ao FCP porque tinha grande força anímica. As tácticas e o valor das equipas sempre foram para segundo plano, o que entusiasmava quem fazia o prognóstico do jogo era mesmo a força anímica, como se fosse ela que estivesse no campo.

Posteriormente, quando o árbitro foi conhecido a pressão começou a ser feita logo no dia seguinte para que funcionasse tudo a favor do clube do povo. Desvirtuou-se noticias, criou-se mal entendidos, incendiou-se o ambiente, lançou-se a suspeição obrigando a que o árbitro viesse à praça pública desmentir, coisa nunca antes vista.

O pudor estava perdido, mas no dia do jogo tudo foi mais longe. Desde telejornais onde benfiquistas desbocados falavam alarvidades, ficando-me na retina uma cena no jornal da tarde da TVI em que o jornalista disse “agora vamos todos cantar...”, e lá cantaram, perante o olhar incomodado de Júlio Magalhães, que sabemos é um grande portista, até recordações de tempos gloriosos por ex-glórias.

No jogo, propriamente dito, o festejo do comentador, aquando do golo do SLB, foi de uma alegria e raiva imensa, os sentimentos tomaram o lugar do profissionalismo, sendo quase possível vê-lo aos saltos.

No final da partida, eis que no rescaldo da Sportv perdem quase o tempo todo a questionar-se o FCP tinha capacidade para aguentar o 1º lugar. Ora justifica-se que o FCP anda cansado, ora que não tem jogadores para decidir, ora que tem jogadores sem ritmo, enfim uma vasta de justificações apenas só dizendo que o FCP conseguiria ganhar o campeonato, porque o SLB andava em baixo e com a UEFA pelo meio não conseguiria ganhar as duas provas em que estava envolvido. Ou seja,o FCP não ganhará com mérito, apenas por demérito do adversário, como se fosse ele que perdesse os pontos que o FCP já perdeu, permitindo a aproximação dos concorrentes.

Agora fala-se dos incidentes, desmentindo versões, desrespeitando autoridades, mentindo e insultando tudo e todos, esquecendo um passado em que não se questionou tanto a segurança e em que os actores foram das cores deles.

-Esquecem-se que uma equipa foi apedrejada em plena final da Taça de Portugal perante os olhares abismados dos ministros e dos jogadores que tiveram que se esconder nas cabines dos jornalistas para poder levantar uma taça que conquistaram justamente.

-Esquecem-se que já houve uma morte no mesmo estádio, num momento de euforia e que o autor não vestia das nossas cores.

-Esquecem-se do último derby lisboeta onde as ruas foram aterrorizadas pelos vândalos que também habitam no lado deles e não só no nosso lado.

-Esquecem-se que a insegurança nos estádios e que a violência é o reflexo da sociedade que vivemos e que é um assunto sério demais para que desrespeitemos os outros, quando amanhã podemos ser dos nossos envolvidos.

Com tudo isto, esquecem-se também que, afinal, o FCP continua na mesma em 1º, que, apesar de todas as contrariedades, de todas as perseguições, continua bem lá acima, no lugar desejado por todos, que a arbitragem que tanto questionaram não foi assim tão feliz, e que, afinal, a equipa portista tem uma grande personalidade, um grande carácter e um grande valor, podendo lutar contra todas as adversividades.

É por tudo isto, que perante a enésima pergunta feita ao treinador do FCP se tinha capacidade para manter o 1º lugar, deu gosto em ouvir isto: “Adverso seria estarmos atrás na classificação. O que se vive no grupo de trabalho é um clima de grande confiança, até porque já somos líderes há 23 jornadas. Temos consciência de que os últimos sete jogos que faltam vão ser complicados, mas vamos lutar pelo título até à última jornada.“

25 comentários:

  1. Menphis só um reparo no título corrige para propaganda, e depois apaga isto.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. já desde a década de 90 q assisto a todo este ódio ao FCP...Mas nos últimos anos e com mais mediatização a pouca vergonha, a subservi~encia, a bajulação ao slb tem aumentado exponencialmente...já n há pachorra...mas há mt vontade de ganhar ao setubal e aos restantes adeversários, há q injectar motivação, raiva naqueles jogadores azuis... O mourinho sabia bem como se fazia...ele ganhava com estes ataques...

    ResponderEliminar
  3. Fez bem o Jesualdo, logo que acabou o jogo, em colocar no sitio toda a corja que habita na comunicação social. Disse-lhes algumas verdades, lembrou-lhes que afinal o primeiro classificado ainda era o FCPorto.

    Como isso não é notícia para este poder que molda as mentes deste povinho, há que virar de direcção e o futebol deixou de ser importante. Desde segunda-feira que temos ouvido falar pouco de futebol e temos ouvido falar dos vândalos e dos acontecimentos do jogo, mas fora do campo.

    Não digo que não deva ser tema de reflexão e que não é realmente noticia, mas afirmo que se o clubezinho do bairro de Benfica tivesse ganho, não se iriam lembrar dos tais vândalos.

    Mas o pior para eles até tem sido o que se tem passado em relação ao presidente da instituição, que tem mandado sistemáticos tiros nos pés, indo contra as próprias autoridades do seu país (policia, CNAD, etc), o homem julga-se deus na terra. Com isto é que eles não contavam e como não tem defesa têm até de dizer as coisas mais ou menos como elas são, ou seja cumprem a sua função e dão apenas notícias.

    Já no respeitante ao AD, aí eles próprios vão dando tiros nos pés, já que endeusaram a Morgado e agora com os vários arquivos dos processo começam a virar o bico ao prego e a engolir sapos.

    Parabéns pelo post, está muito bom.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. mais um excelente post como sempre.

    Assiste a essa final da taça.

    A imagem do grande capitão João Pinto a defender-se das pedras nunca me há-de sair da memória.

    Um dia destes temos que falar no projecto Grand Prix, onde parece que vai haver um carro a correr com as cores do nosso grande Porto.

    ResponderEliminar
  5. A violência entre adeptos não é exclusivo de nenhum clube e nenhum clube está a salvo do que ocorreu. O importante é reflectir no que se passou de errado e corrigir. Vir para a tv e insultar a inteligência de quem está a ver as noticias não resolve nada e cria um clima de maior hostilidade entre clubes. LFV não pode falar do que se passou lá dentro sem falar do que se passou cá fora. Eu tenho um lugar anual e entro na porta 20 , mesmo ao lado da claque visitante e nunca vi garrafas pelo ar, alias sinto a maior segurança e não vejo a confusão que se viu na Luz. O nnb não serão muito mais pacíficos que os SD e por isso acho que o que se passou resulta de uma tremenda falha na organização.

    ResponderEliminar
  6. meus caros, com muita pena vejo que mais um jogador se lesiona deixando poucas soluções no meio campo... joão paulo é carta fora do baralho.... mas que condição física é esta dos nossos jogadores?
    além das (in)acções da SAD, dos "roubos de igreja" de que somos alvo, nem a nós próprios ajudamos, com tanta lesão.....

    saudações

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa, mas quanto à violência e ao que a incendeia, tenho de dizer uma coisa - Orgulho sinto quando vejo uma equipa como a do FC Porto ser espezinhada e desrespeitada para depois ter um comportamente irrepreensível em campo, quer do ponto de vista futebolístico propriamente dito até à disciplina e ao "fair-play". Os adeptos do FC Porto são na sua grande maioria gente civilizada, educada, vertical e correcta. Com tantos anos de ofensas e de faltas de respeito engolidas e respondidas com o valor e a força das suas equipas, não podia ser de outra forma. Quer isto dizer, que eu gostava muito, que não fossem alguns elementos a manchar essa imagem (para nós próprios, entenda-se) porque para muita gente de Lisboa (com todo o respeito que me merecem muitos lisboetas) não é preciso acontecer nada para fazer do Norte a raiz de todos os males... Porque na realidade até somos mesmo a raiz, de todos os males e de todos os bens... A História explica.

    A todos os jovens elementos das claques, fica um sentido pedido portista - sigam os melhores exemplos das grandes lendas do clube, e respondam com superioridade e indiferença às provocações dos frustrados eternos derrotados.

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  8. soube agora da lesão do João Paulo ?!?

    incrível !!!

    ResponderEliminar
  9. agora com o anderson a jogar a conversa vai ser outra!

    força PORTO

    ResponderEliminar
  10. João Malainho, concordo completamente com o seu texto, tem toda a razão. Mas é a velha história, por uns pagam os outros e se calhar mesmo dentro da claque funcionará assim. O Macaco, pessoa que não aprecio, até falou bem e concordei com o que disse, não é por duas ou três pessoas fazerem asneiras que devem todos pagar. Mas se os prevaricadores forem apanhados e se provar que pertencem à claque, esta deve ser responsabilizada porque deve saber quem tem dentro do grupo e por sua vez o próprio FCPorto deve pagar porque, como todos sabemos, apoia esta claque, novamente. Sabe-se lá porquê. E qd ouço dizer que na Argentina as claques são tão poderosas que até já são donas de passes de jogadores, vejo um futuro muito negro à nossa frente.

    Qt a lesões, bem, parece mesmo incrível, grande parte do meio campo está lesionado. Sobra-nos o Mareq Cech e o Lucho para movimentos mais defensivos.

    Um abraço.
    Carlos Pincaro, estou sempre às ordens :-)

    ResponderEliminar
  11. Ainda dá para fazer uma equipa com esta forma (4-4-2):
    Bosingwa, Pepe, B. Alves, Fucile; Marek, Lucho, Anderson, Jorginho; Adriano, Quaresma.
    Continua a ser uma equipa poderosa - sobretudo para jogar com quem vai defender com tudo. Anderson pode flanquear para a esquerda, Lucho mais recuado e a avançar pela direita (onde deve estar Quaresma, dada a falta de mobilidade de Lucho), e Adriano mais fixo.
    Força, FCP!

    ResponderEliminar
  12. Castro convocado.

    Espero que o resultado permita que o Castro jogue os últimos 20 min.

    era bom sinal :)

    ResponderEliminar
  13. Ao menos desta vez o Prof. não vai entrar em campo com 2 médios defensivos como fez contra o Estrela.

    ResponderEliminar
  14. O Jesualdo não vai dizer o óbvio. Que o Vieirinha e o Postiga não trabalham e o Renteria sim.

    O Vieirinha terá que crescer muito mais como jogador sénior e o Postiga até eu ajudo a pagar para se ir embora.

    O nº de lesões no meio campo vai obrigar o professor a colocar o Anderson a jogar mais cedo do que seria suposto.

    Abraços à bancada

    Teixeira

    ResponderEliminar
  15. Gostei do comentário do João Malainho e concordo com ele e com o posterior comentário do Zirtaev, também li a crónica do Valdano ( como leio sempre ) a dizer que na Argentina as claques já são donas de passes de jogadores jovens e ameaça-os é incrível.

    Quanto ao jogo em que foi o FCP apedrejado, o mais incrível é que ontem pesquisei em muitos sites/blogs a falarem da história das finais da Taça de Portugal e este jogo nem recordado foi, quase que ninguém se lembra deste jogo, parece que se esqueceram.

    Quanto ás lesões, acho que o problema foi que os outros devem ter bons bruxos a trabalhar para eles, porra tantos lesionados parecem bruxaria e, por favor, a SAD não pode ser culpada por tudo.
    Das duas uma, ou é mesmo azar, ou algo está a falhar na preparação física da equipa.

    Quanto ao Vieirinha, acho que já foi dadas oportunidades a mais, até porque esse jogador já demonstrou ainda está muito verde, até contra o Atlético ele tinha medo de ter a bola nos pés.

    ResponderEliminar
  16. Ricardo,

    não vejo outro motivo para Jesualdo não falar sobre isso.

    Eu não vou aos treinos e a imprensa também não. Por isso é que eu e tu só podemos adivinhar.

    E convenhamos que não será tão dificil assim...

    Prata da casa? Os jogadores à FCP não são como o Vieirinha (ainda lhe concedo o benefício da dúvida) e seguramente não são como o mole do Postiga.

    Quanto à qualidade do Renteria já tenho a minha opinião formada. E a capacidade de trabalho nada tem a ver com qualidade técnica. Nestes casos do "trabalho" aliado à pouca capacidade técnica lembro-me sempre do Secretário, o pior defesa direito que tivemos com mais jogos...

    Abraços à bancada

    [[]]

    ResponderEliminar
  17. O ALan só tem qualidade para jogar numa equipa que lute para não descer... o Vieirinha tem que ir rodar. Prefiro o Hélder Barbosa ou o Ivanildo (apesar de serem esquerdinos).

    Quantos jogadores eram os melhores na formação e depois não valem um "chavo" nos séniores?

    Lembro-me do Candido Costa que era capitão do slb, do Peixe (premiado o melhor sub-20 do mundo), do puto do FCP que era chamado de Maradona, o Postiga que no júniores era chamado de Van Basten...

    Quanto ao Moutinho não ser titular no tempo dos sub-17...ora aí está uma boa pergunta para fazer ao selecionador...que burrice. Seria do tamanho?

    Quem me dera que o FCP arranjasse um Moutinho que faz 100 jogos consecutivos a titular sem espinhas.

    Abraço à bancada.

    Menphis, bom post.

    ResponderEliminar
  18. No outro dia, já falei sobre a geração que esteve com o Vieirinha, e o que acho dele.

    Ainda está muito verde,ele ainda tem medo de assumir as jogadas, até por tem medo dos assobios, mas é claro que lhe dava mais oportunidades, embora as que teve nada fez.

    Quanto ao Sporting, digo aquilo que disse que me interessa ter jogadores formados na casa e não ganham nada?

    Paulo Machado agora fazia muito jeito, sim senhor, esperemos na próxima época que o "desinvestimento " que se vai fazer traga alguns bons miúdos, mas que ganham e que os assobios dos adeptos fiquem no bolso.

    ResponderEliminar
  19. Já aqui disse uma vez, ou o jogador jovem que entrar é psicologicamente muito forte, ou então nunca pode dar jogar a jogar no Dragão. Da maneira que os adeptos não admitem falhas, principalmente aos da casa, eles têm de ser muita raça para singrarem. É preferível então fazê-los crescer noutros clubes onde a pressão não seja tanta e depois então voltarem melhores e mais maduros. É evidente que pode não ser o suficiente, ver o caso do Hugo Almeida, sempre que tocava na bola chamavam-lhe de cepo para cima e agora brilha na Alemanha.

    Mas preocupa, por exemplo, saber se, como tudo indica, Baía não renovar, se um excelente GRedes como o Bruno Vale não será aproveitado.

    Acredito no regresso do Helder Barbosa e do Paulo Machado, principalmente se Quaresma e Lucho saírem para fazer dinheiro. É que as contas continuam negativas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Zirtaev o ambiente está mais despoluido desde que limpas-te daqui essa caterva de anónimos que sinceramente estavam a transformar o site numa confusão de todo o tamanho! Para além de se escudarem atrás do anonimato faziam nalguns casos o papel de sabotagem do próprio site! Andava aí um Rui Lima que eu penso ser um bloguista Benfiquista conhecido e que poderia estar muito bem a minar todo este espaço com a intenção notória de confundir os comentadores - a páginas tantas já nem sabíamos quem falava e de quê e quem respondia a quê e a quem - e destruir a boa imagem que o blogue tem! Agora quanto ao aspecto desportivo própriamente dito, acho demais esta maré de lesionados, entra um na equipa, saiem dois ou três lesionados e o próximo provável titular lesiona-se de seguida...Ou anda por lá algum sarrafeiro pago para lesionar os colegas, ou alguém que julga só poder jogar se lesionar os outros - e estou a lembrar-me do RC - ou então precisam de chamar ao centro de treinos, um Padre que saiba de exorcismos, para pacificar os espíritos endiabrados que por lá vagueiam! Atenção aos galos e galinhas carecas que por lá apareçam, conheço muito benfiquista em Vila Nova de Gaia que não se importava nada de destruir totalmente o seu próprio galinheiro, para impedir através de artifícios de magia negra a nossa conquista do Campeonato! Cuidado com os tratadores da Relva!...Serão Benfiquistas?...Apostava no João Paulo, mas já foi para o estaleiro fazer companhia ao Renteria, Ibson, Raul Meireles, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Bruno Morais, Lisandro Lopez,...Chamem urgentemente um(a) bruxinho(a) competente! E vamos ter fé, prometo que se o Porto ganhar o jogo de amanhã frente ao Setúbal, vou à capela do Monte da Virgem no sábado cumprir um voto!

    ResponderEliminar
  21. Olá ilustres portistas! Leio regularmente este blog, apesar de ser a primeira vez que participo. Gosto essencialmente da seriedade e elevação com que se discutem as questões...estando às vezes em acordo e outras em desacordo, mas sempre interessado, espero a partir de agora de vez em quando mandar uns bitaites e participar. Hoje é apenas para deixar os meus sinceros parabéns ao Zirtaev e convidados peloexcelente papel que aqui desempenham! Viva o nosso grandioso e magnifico clube, que nos personifica valores de trabalho, esforço, sacrifício, de mérito suado sem favores: Futebol Clube do Porto a caminho de ser um dos maiores do mundo, mas sem dúvida já um dos melhores!

    ResponderEliminar
  22. Alguns bitaites sobre algumas discussões recentes:
    1- Votei Fernando Gomes SAD porque acho que tem o Perfil humano e profissional certo: Economista(acho) com competencia e experiência no clube e nos meandros futeboleiros, suficientemente distante das estórias negras que infelizmente existem , homem de confiança de PC, ex atleta do clube, etc...
    Apesar de simpatizar com R Moreira, acho que está demasiado fora do sistema, seriam 2 ou 3 anos só para conhecer a coisa por dentro...acho que é uma cara simpática que nos tira a imagem de parolos da aldeia, mas substância não me parece. Concordo que Pc e parte da sua comitiva deveria sair no fim da época, apesar de ter sido o maior, o seu passado inibe-o de defender o clube actualmente como deveria e arrasta no presente ainda o clima de suspeitas sobre o nosso clube, que nos prejudica todos os jogos e ainda por cima temos de estar caladinhos sempre!
    De facto existe muita podridão na sad: salários exorbitantes para prejuizos constantes, promiscuidade com os SD e as suas vias menos lícitas( isto é verdade não é ficção),comissionismo no critério de entrada de novos jogadores, como tb nas camadas jovens que rejeitam novos valores desde que não haja comissão na pessoa do irmão do R Teles, esse que é visto frequentemente no casino da Póvoa a gastar milhões com sobrinhas loiras, ou jantar com o caldeira em famalicão acompanhado de 6 ou 7 primas mais novas e estrangeiras, tudo isto sem pudor e sem descrição...ou seja nós damos armas de aremesso aos nossos inimigos viscerais!!!!!
    2- Não percebo tanta lesão! Será só azar ou falta de preparação física?
    3 - Acredito no jesualdo...não nenhum mourinho mas dada asituação do clube não encontro alternativa à altura, e talvez com tempo e mais uma época possamos fazer grandes resultados com ele. Dêem tempo ao homem.
    4- Acredito que jovens como HBarbosa; PMachado; Vierinha; Ivanildo, Bruno Vale e outros devem voltar para a próxima época e despedirmos o alan, jorginho,Marech C, R costa,Postiga e poderiamos comprar barato o Kasmierzack Boavista( talvez não se escreva assim), Sogwou U leiria(talvez não se escreva assim), Zé castro AT Madrid e Diego e A Madrid mais um bom defesa esquerdo e central e um bom ponta de lança, e assim nem precisariamos de deixar de vender o pepe, o quresma, e o lucho, pois na realidade é necessário $$$$$. O renteria não tem dinámica e velocidade, não sei se isso é problema de adaptação ou se apreende, mas ainda tenho esperança neste jogador...gostava do futebol dele no I Portalegre...o B ALves também era uma nódoa e agora até me faz calar!!!!!
    5- Contra o benfica fomos indecentemente prejudicados, como quase sempre, lembro duma jogada em que david luis faz uma virada com a perna para a direita albaroando fucile e o PP marac falta contra nós! Incrível! Os jornais e a televisão branquearam tudo são benfiquistas até o tutano...é que nem disfarçam...no record por exemplo quando faço comentários simplesmente não deixam passar...sem insultos mas com algumas verdades...talvez só queiram opiniões de portistas burros para cultivarem a ideia dos portistas da parolos aldeia...aí se algum diz coisas inteligentes...não pode.
    6- Todos os dias me revolta o que se passa á nossa volta...e eu que acho a cidade de Lisboa linda , até mais que o nossa cidade do Porto, em quase tudo abomino a má cultura lisboeta( não de todos), do faz de conta, do complexo de superioridade, do gozo ao sotaque, do egocentrismo, da cunha, das licenciaturas compradas, dos crimes de colarinho branco( como da indeminizações de 2.5 m€ ao administrador PT, o caso moderna e independente, etc), da falsa e hipócrita cortesia social, da moral bacoca e apenas para os outros...realmente para esta cultura existem os filhos e os enteados: se são os SD são uns selvagens labregos( que são!), se são os DV ou JL são os jovens que se excitaram um pouco( são tão ou mais selvagens>>>> já viram chelas benfica buraca massamá etc? estes benfiquistas parecem-vos do jet-set?)! Que país este onde PC é o pai dos males e o LFV é o impoluto!???!!! Aliás ele enriqueceu do nada por ir todos os dias á missa!!!São públicos os PDMs alterados nas camaras que o beneficiaram, as 2 ptas que tinha já com 18 anos no cais do sodré, o seguro dos pneus recauchutados...enfim isso agora não interessa nada! Sou antes de tudo lusitano português, e tenho todo o orgulho na nossa história e no nosso futuro, mas prefiro ir directamente a vigo, barcelona, lonfres , Nova Iorque...do que ir a Lisboa e as pessoas( algumas)ficarem pasmadas por eu ter um BMW, e não ter sotaque, e viver numa casa t4( e não 5 assoalhadas como eles dizem)falar inglés e alemão, ter uma licenciatura e ser educado e SER ADEPTO FERRENHO DO FUTEBOL CUBE DO PORTO...Não pode porque no Norte só existem analfabetos desdentados e mal cheirosos, pobres que andam de carroça de bois e trocam os bs pelos vs....não acho que sejam assim todos os sulistas, os meus amigos por exemplo não são, mas a cultura vigente, os mass-média, os políticos,os aspirantes a jet set são-no sem dúvida assim estúpidos e ignorantes, mesquinhos e invejosos como dizia Eça no séc XIX... e desse portugal não tenho orgulho!
    Abraço a todos e desculpem lá KK

    ResponderEliminar
  23. DESTAQUEs DO JORNAL RASCORD

    Simão Sabrosa: «Está tudo em aberto»
    N.º 20 MARCOU SEGUNDO DAS ÁGUIAS
    «Sem qualificação para falar de segurança»
    SINDICATO DE POLÍCIA REAGE A VIEIRA
    «Acreditamos até ao fim»
    LIEDSON EM BRAGA A PENSAR NO TÍTULO
    Benfica renasce na UEFA
    ENCARNADOS REGRESSARAM EM FORÇA
    David Luiz blindado
    OPÇÃO DE COMPRA VAI SER EXERCIDA
    Castro na lista de convocados
    JOÃO PAULO É A ÚLTIMA BAIXA

    o BENFICA PARA ESTES É O CENTRO DO MUNDO...APESAR DE PERDER COM O "ESPANYOL" POR 3:2.
    Isto é um pasquim muito fraquinho...se isto vende muito...e ainda por cima para benfiquistas...será que são assim tão inteligentes? Realmente se são 6 milhões tá explicado porque o país não anda para a frente!

    ResponderEliminar