11 abril 2007

Artistices

"O campeonato está a chegar ao chamado ponto de rebuçado. Isto é: os erros têm cada vez menos margem de recuperação. E à conta desse "pormaior" assumem proporções mais evidentes os lapsos, próprios ou alheios. O impactante, estádio a estádio, transvasa em muito o normal das quatro linhas.

Agrava-se algo que diminui a credibilidade: dos jogadores aos treinadores, dos dirigentes ao "staf" de colarinhos brancos que pululam pelas SAD até aos árbitros, há propensão para posições artificiais, umas funcionando como bodes expiatórios dos seus falhanços, outras para condicionar o parceiro do lado.

Podem os vários intérpretes do futebol português julgar que não, mas estão envolvidos num faz-de-conta pernicioso.

O "fiteirismo" dos jogadores que se rebolam pelo relvado ao primeiro sopro e fazem entrar os carros-maca para nada é de péssimo gosto; só serve para prejudicar o espectáculo. Os treinadores que se mostram incapazes de assumir o benefício irregular das suas equipas, encontrando sempre a desculpa mais esfarrapada, como a de que estavam a olhar para o lado ou a pentear macacos num golo obtido graças a um erro grosseiro, é do mais antipedagógico que há. Leve-se ainda em conta o patamar dos assalariados de gabinete para fazer veicular as mensagens mais convenientes, sempre prontos a fintar uma informação ou a valorizar a que mais jeito dá à sua instituição, nem que seja para desestabilizar a do adversário e, no topo da pirâmide quem está? Dois tipos de dirigentes: os que comandam cada clube e SAD segundo umbiguismo puro e duro e os outros, os que, na Liga ou na FPF, assobiam para o lado, incapazes de ditar regras e escapar ao eleitoralismo permanente.

Ah!, pois, e há os árbitros, uns sujeitos cobertos pela desculpa simples de que são humanos e, como tal, sujeitos a erro. O que lhes acontece quando influenciam resultados e, mais do que forjarem penáltis, são capazes de "inclinarem" os relvados numa só direcção com um festival de apito, como é exemplo fresco o Beira-Mar–Benfica e o trabalho de Lucílio Baptista? Muito pouco, para não dizer nada.

É este o quadro realista, mas lamentável, em que se movimenta o futebol português. A justificar uma pergunta cuja resposta não vislumbro: por quanto tempo mais resistirá a tanta artistice nefasta?"

Fernando Santos, jornalista in editorial d'O Jogo

"Visão
Lucílio Baptista

Esta época, antes do FC Porto-Benfica, Lucílio Baptista foi acusado, pelos encarnados, de ser um árbitro caseiro. Julgou-se que a acusação fazia parte da arte de "fair-divers" característica na semana de clássicos. Ontem, o árbitro fez questão de usar 90 minutos em Aveiro para provar que a acusação estava incorrecta."

Allcides Freire in O Jogo

Champions League

É um grande contra-senso, mas sempre que vejo um jogo do Chelsea, inevitavelmente, torço por eles. Na liga inglesa seria muito natural, já que no clube londrino estão José Mourinho, treinador que para mim é o melhor, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Rui Faria, etc., mas na Champions League não seria normal que assim fosse. Nunca lhe vou perdoar não ter festejado a vitória na Champions pelo FCPorto, quero que nunca mais vença uma Champions na vida. Se calhar vou torcer por eles até à final e talvez aí a sua derrota poderá de algum modo fazê-lo sentir e saber que SpecialOne é o grande clube onde a venceu e que se não aproveitou para ser feliz naquela hora, dificilmente o será mais.

Não posso também deixar de realçar a grande humilhação provocada pelo Manchester United à Roma, ao bater esta por 7-1. Onde é que eu já vi este resultado? E pensar que estas humilhações só aconteciam a um certo clube português.

25 comentários:

  1. Zirtaev acho isso injusto...
    Torço muito pelo Chelsea quer pelo manchester porque têm lá portugueses e torço pelo sucesso dos portugueses...
    Muito mais quando no chelses estão pessoas que muito deram ao Porto e falando do Mourinho é óbvio que ele foi fundamental nas conquistas europeias do porto e não só...
    Ficarei sempre grato ao Mourinho por me ter proporcionado as alegrais que proporcionou,de me fazer ver o Fc Porto mais forte de sempre que alguma vez vi,de momentos magicos como a vitoria na grecia,o vamos ser campeoes de certeza,a final de sevilha,a passagem em old trafford e a conquista da champions para além da supremacia em Portugal...

    Por tudo isto ficarei sempre etarnamente grato a Mourinho e acho que todos os adeptos do Porto também o deveriam ser,ele deu muito ao clube goste-se ou não da forma como ele saíu,enquanto cá esteve deu tudo pelo clube e deu ao clube títulos muito importantes,merece o nosso respeito já para não dizer admiração.
    Eu estive na Alemanha na final e é verdade que foi triste não ver o Mourinho efusivo de sevilha,acho que devia ter festejado,mas tambem compreendo que ser ameaçado por um elemento duma claque do clube que treina antes duma final da champions não deve ser algo de muito agradavel...
    Isso sim é que é condenável e é rídiculo que tenha acontecido e que essa claque ainda tenha o poder que tem no clube...
    O Porto ajudou Mourinho a vencer a champions disso não há duvidas,teve um presidente excelente que lhge deu condições,grandes adeptos que sempre apoiaram a equipa,teve tudo,mas o Porto também lhe deve gratidão por essas conquistas que tiveram sem dúvida uma grande fatia de mérito dele...
    Por isso o facto dele não ter festejado não me faz ter qualquer tipo de mágoa em relação a ele,eu queria é que ele trouxesse a taça como tinha dito antes e trouxe,por isso so tenho que lhe agradecer a ele e a todos que participaram nessa bela conquista...
    O festejar ou nãoi são opções dele...

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, o de Fernando Santos.
    Mas os dirigentes dos milhafres andam distraídos. Não eram preciso provas de que Lucílio não é caseiro - basta recordar o jogo com o Benfica, no Dragão...
    Ainda por cima, esse árbitro é francamente mau. Cometeu um erro logo no início do jogo, a prejudicar o Benfica (golo mal anulado). A partir daí, tudo fez para compensar - culminando no penalty, que cada vez mais acredito que ele não possa ter tido a consciência, no momento, que não o era. Quer pelo seu posicionamento, quer pelo facto de não ter mostrado amarelo ao defesa (o que seria um erro técnico).
    De resto, como referido ontem no Trio d'Ataque, o Simão (e a equipa do Benfica, de uma maneira geral), tem um salvo-conduto que garante que não levam cartões.
    Pelo enorme esforço do Lucílio em corrigir o erro e pela ausência de cartões a jogadores do Benfica (que tem sido uma constante), percebe-se o tipo de pressão a que estão sujeitos os árbitros. É pena que a Maria José Morgado ande muito interessada em jogos dos campeonatos distritais, já que tem imensa matéria para investigar sem precisar, sequer, de sair da sua cidade...
    (Neste aspecto parece que há uma certa ironia; para além de parecer que só há árbitros em Lisboa, parece que também só lá há magistrados do M.P. Não deve haver corrupção, lá para aquelas bandas...)

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev,

    infelizmente também penso como tu ao não querer que Mourinho ganhe a Champions. Como tu, também eu tenho um misto de emoções sempre que o Chelsea joga. Quero que o FCP seja a única equipa que lhe tenha proporcionado esse feito. É um egoismo declarado da minha parte, mas é assim que penso.

    Contudo, não deixei de brindar à passagem deste às meias. Um dos meus jogadores favoritos joga no Chelsea e chama-se Ricardo Carvalho.

    Quanto ao Lúcilio Baptista, só tenho a dizer o óbvio. Investiguem-no! Tem toda a aparência de ser um vigarista. Estarei enganado? Os factos estão à vista de todos. A roubalheira já dura há muitos anos.

    E vão ver que na última jornada, se o slb ou o scp necessitarem que o FCP perca pontos para se sagrarem campeões, esse Sr.LB lá estará no Bessa para nos lembrar do quão dificil é vencer em Portugal uma Liga...

    Abraços à Bancada

    [[]]

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev

    Eu gosto de ver o Mourinho a suar e queria e quero que nunca ganhe na Europa! NUNCA!

    Ingrato?
    Ingratidão?

    Naaaaaa... Basta ouvir os sportinguistas e lampiões para se perceber como um ex arrogante se transforma no melhor do mundo em 2segundos!!!!

    Estou contigo Zirtaev!

    Quanto ao Lucilio... nada de mais, um exibição normal!

    Mas estavam à espera de quê?

    ResponderEliminar
  5. Se ele for nomeado para algum jogo do porto, temos todos q lhe criar um ambiente infernal pq ele é pressionável.

    ResponderEliminar
  6. Coloquei no meu blog um comentário de um leitor q esteve presente no torneio da pontinha em Infantis... Leiam e escandalizem-se. é PREciso divulgar esta falta de educação dos adeptos slb's...

    ResponderEliminar
  7. Sobre o Chelsea, confesso que torço por esta equipa - desde que não jogue contra o FCP, claro. Apesar de o Barcelona não me deixar indiferente, e apesar de o plantel deste ano não me impressionar (parece-me que estão a cair no erro do R. Madrid, de gastar dinheiro sem critério. Dizem-me que as contratações de Shevchenko e Ballack foram decididas pela direcção).
    Mas escrevo porque tenho visto um erro factual - nomeadamente n'O Jogo. Diz-se que é a 2ª meia-final da Champions na história do Chelsea. Nada mais falso. Não é preciso ter memória de elefante para recordarmos que este clube foi derrotado nas meias-finais, em 2004, pelo Mónaco.

    ResponderEliminar
  8. Eu torço sempre pelo Chelsea - menos nos jogos entra nós, claro - pois para além do Mourinho tem lá outros por quem tenho grande apreço.
    E desejo que ganhem a Champions, não quero mal ao Mourinho, não festejou, problema dele, mas foi com ele que ganhamos o que ganhamos e não devemos ter a memória curta. Foi lamentável, mas também foi lamentável as pressões e ameaças que sofreu. Podertia ter saído de outro modo, mas apesar disso sem ele não teríamos talvez conseguido essas grandes vitórias.
    Quanto aos árbitros portugueses, acho que o pior ainda vem aí, temos de estar atentos e vigilantes e apoiar a equipa.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que dizem em relação ao Mourinho, tanto que quero que ele ganhe internamente, mas que sinto é algo mais forte que eu. Ontem por exemplo não consegui deixar de ficar contente com o golo do Essien. Porquê? Não sei e isto qd no início do jogo pensava que seria desta que ele deveria ir à vida na Champions. É mesmo mais forte que eu. Continuo a querer que ele seja eliminado na próxima eliminatória, mas se calhar vou ficar contente com a sua passagem à final. É estranho eu sei, mas tem sido mesmo assim.

    Em relação aos artistas deixo uma questão. A simulação do Simulão não deveria dar um sumaríssimo?

    Nuno me relação à 2ª meia final da história do Chelsea, se não é a 2ª, quando é que eles tiveram outra além de 2004?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. ahhh , aquele sentimento por alguem que nos deu talvez os melhores dois anos desde á muitos , muitos , muitos , muitos anos, e que provavelmente sem o dinheiro que nos deu , se calhar o porto já estava mais que afundado!

    é tão bom agradecer assim a alguem que trabalhou dia e noite para produzir um F.C. Porto campeão, mas só por que sob ameaças não festejou a vitoria da liga dos campeoes á frente da televisão, já não se pode perdoar!

    é tão bom ser português. É como aquele empregado que temos, não somos muito amigos dele , mas que faz o trabalho todo e mantêm a empresa viva. E depois há sempre aquele que não faz nada ,mas é muito simpactico.

    sinceramente acho engraçado, quer dizer , engraçado não , acho triste.

    e depois há aquele sentimento de quem foi feliz connosco , não pode ser feliz com mais ninguem !

    é bom ver que há muitos sentimentos bons por aqui !

    ResponderEliminar
  11. PS : devido ao registo necessario , agora apareço como "Iori". Anteriormente aparecia com o nome de "Yagami". Sendo o nome completo "Iori Yagami" , claro :)

    ResponderEliminar
  12. PS do PS :

    espero que não leiam o post como um insulto. apenas falo e reparo em sentimentos que existem em todos nós , no "ser humano" , e apenas o indico , como talvez alertar que temos que lutar contra esses sentimentos e talvez um dia eliminar-lo por completo mesmo !

    ResponderEliminar
  13. Iori, tens razão no que dizes, mas como já disse é mesmo mais forte que eu. Digo mais uma vez, Mourinho para mim é o melhor, é impossível esquecer o que ele nos deu, mas ter na recordação a imagem dele séria no momento que vencemos a champions doi-me muito. E se ele é o melhor do mundo, quero que o melhor que o melhor do mundo conseguiu tenha sido no FCPorto. Eu sei que a mente humana é cruel, mas tb nos prega rasteiras e se calhar ao vê-lo vencer novamente a Champions não deixarei de ficar contente como fiquei ontem no golo do Essien. É mais forte que eu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev, arbitragens do Lucílio são tão antigas nas artistices como a queda da máscara dos simulões e, antes, dos artistas como João Vieira Pinto (lembram-se do Octávio que não tinha medo de chamar os bóis pelos nomes? E está para sair o livro dele, ai esse sim, eu vou comprar!).
    O que é preciso é denunciar, denunciar, denunciar. Não é preciso gritar, mas insistir, não deixar morrer a coisa, como eu faço todos os anos pelo 19/2/2000 e o Campomaiorense-FC Porto, ou o 1 de Abril de 2000 e o golo de Clayton na Luz de canto directo que não contou e o árbitro até era o portista Martins dos Santos.
    Só denunciando as malfeitorias se pode manter viva a memória numa sociedade imbecil que vive a correr e, dos pudins instantâneos e câmaras digitais ao pret-a-porter e faça você mesmo, fica pelo superficial e perde a noção do conteúdo, perde-se a referência de valores e pomo-nos a discutir agulha de fazer meia em conversas intermináveis de café. Insistir na denúncia é manter viva a indignação e não deixar adormecer a sociedade, neste aspecto os blogues têm ganho um espaço notável na opinião pública que até já se metem com o canudo do Sócrates, isto numa era de Imprensa amordaçada, autocensura quando não censura subreptícia num país cada vez a dever mais à democracia os anos perdidos para conquistá-la porque na verdade nunca a tivemos verdadeiramente - e pela falta de informação e de formação dos cidadãos, até ao ponto das questiúnculas de adeptos.
    Só uma precisão: Lucílio Batista é arguido no Apito Dourado.
    Sobre o Chelsea e os "portugueses" não sou "patriota" nem choramingas. Tenho os meus clubes do coração há muito tempo. Antes dos portugueses lá jogarem já gostava do Liverpool em vez do Man. United ou Chelsea, já preferia o Barça ao Madrid. Os portugueses passam, os clubes ficam e para mim é assim e já denunciei que o Liverpool será o meu campeão europeu.
    Zirtaev, precisamente há 2 anos o Chelsea jogou a "outra" meia-final com o Liverpool decidida pelo tal golo que não se sabe se entrou de Luis Garcia, embora nesse me tenha dado a impressão de a bola ter passado a linha, ao contrário de um outro alegado golo que nem de perto nem de longe se aproximou de uma sensação de a bola ter entrado...
    Para terminar, e sem preferências mas apenas pelas convicções de toda a época, o Man. United será campeão inglês porque tem estado fantástico e não cederá ante o Chelsea de Mourinho espremido e que é sempre mais do mesmo: raça, inteligência do Zé (inegável e imbatível), categoria dos jogadores mas muita sorte com mais um golo de empurrão e ressaltos a repô-lo em jogo.
    Força Porto, força Liverpool na Champions e United na Premisership que bem merece, além de ter ainda a semifinal da FA Cup para ganhar sábado e poder ir à final com o Chelsea e, aí, que ganhe o melhor porque tudo pode acontecer num jogo.

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev,
    Tiveram a 1ª (pelo menos, não vi nem me recordo para trás) em 2004 com o Mónaco, a segunda no ano seguinte, já com Mourinho, contra o Liverpool, e esta é a terceira.
    Assim, o Chelsea está na terceira meia-final em 4 anos (falharam o ano passado, quando foram eliminados pelo Barça nos 1/8).

    ResponderEliminar
  16. O Chelsea jogou uma meia final da champions com Claudio Ranieri precisamente com o ... Mónaco ... no ano inesquecível em que depois, vencemos o Mónaco na final por 3-0.

    ResponderEliminar
  17. Qt ao Mourinho eu n sei pq mas fico ali todos os jogos a torcer pelo special one...Ele conquistou-me nos 2 anos e meio de FCP. N consigo torcer contra ele, só qd joga contra o Porto. Qt ao Resto é ganhar em Coimbra meus senhores, jogo fulcral, nunca mais chega a hora...

    ResponderEliminar
  18. Tomem nota do que o João Gonçalves escreveu no Portugal dos Pequeninos:
    "Na TVI, Miguel Sousa Tavares largou uma interessante ponderação. O procurador-geral da República, quando a D. Carolina escreveu aquele livro sobre a flatulência do sr. Pinto da Costa, disse publicamente que o mandou ler e até nomeou uma equipa para tirar as devidas ilações das memórias azuis da senhora. Agora, o mesmo PGR acha que o tema UnI/diplomas é irrelevante para os mesmos efeitos. O "pacto" sobre a justiça frutifica".
    É esta a democracia/justiciocracia que temos e nos faz um país de merda(s). Agora, que não tenho pachorra nem dom de perdoar a alguém, insulto sempre esta gentalha que tomnou conta do país.

    ResponderEliminar
  19. Têm razão qt à outra meia final do Chelsea, lembrava-me perfeitamente da meia final com o Monaco no ano que fomos campeões europeus, não me lembrava dessa com o Liverpool e já com o Mourinho. É a 3ª portanto.

    Quanto a simpatias, sempre a tive pelo Chelsea talvez por ser azul o equipamento. Em Espanha o Barcelona, sempre, por achar ser o FCPorto de Espanha e pela sua luta contra a capital. Com uma simpatia já não tão vincada, na Alemanha Shalke04 pelos motivos óbvios, nunca o Bayern. Em França o Lyon e em Italia o Inter.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito do Barça, em Espanha, pela mesma razão. Confesso que não acompanho muito a realidade do futebol alemão, mas também nunca tive grande simpatia pelo Bayern.
    Em Itália, ainda tenho simpatia pelo AC Milan - resultado daquele período mágico em que as equipas só podiam ter 3 estrangeiros, e os 3 do Milan eram Van Basten, Gullit e Rijkaard.
    Mas acho que o Chelsea é o único clube de uma capital a despertar-me simpatia (antes do Mourinho ir para lá, torcia pelo Man. United, apesar da falta de gosto para cores...).

    ResponderEliminar
  21. Estou como o Zirtaev, custa-me, mas adorava que Mourinho só ganhasse uma Champions na sua carreira.

    Quanto a clubes estrangeiros, sempre tive simpatia por 2 em especial : Barcelona e Tottenham, se o clube espanhol são por razões óbvias, o clube inglês foi por ter sido o clube onde jogava dois dos jogadores que mais admirei : Lineker primeiro e, posteriormente, klinsmann.
    Mas enganam-se em que pensava que acudia por eles contra o Braga, até torci pelos bracarenses, agora quero que eles ganhem a Uefa.

    ResponderEliminar
  22. na Champions estou com o Milan, e como os jogadores também tem influência nos nossos gostos de clubes estrangeiros, destaco o grande jogador mundial : PIRLO.

    ah...também não me importava que o Cristiano ganhasse a Champions...ele merece algo mais esta época.

    ResponderEliminar
  23. Está provado que são as performances das equipas e dos seus jogadores e um certo acompanhamento em consequência disso que fazem os adeptos gostar deste ou daquele clube, lá de fora.
    O Milan fez história recente mas está a acabar e em queda desde que Berlusconi "saiu", porque foi ele que o reergueu.
    Para quem não gosta do Bayern ou não sabe do Liverpool, pois tiveram uma certa coincidência temporal no surgimento nos 60 em que subiram de divisão, chegaram logo à Europa, ganharam troféus da UEFA e começaram a somar títulos internos que os fizeram recordistas nos seus países. Se alguém não viu jogar as suas equipas dos anos 70, dominadoras na Europa, nem conhece os seus jogadores perde uma grande fatia da história dourada do futebol internacional e alguns dos mais fantásticos jogadores de sempre.
    Como se sabe, o advento do futebol na TV, massificado a partir dessa época de 70, ajudou a projectar os clubes e os jogadores.
    Por isso, também, o FC Porto cresceu com o que ganhou e a TV mostrou, de forma a ser um clube enorme em Portugal e no Mundo, apesar dos estreitos limites em que os supostos donos da História o querem confinar cá neste rectângulo à beira-mar plantado.
    Hoje, contudo, só vou ter pena, além do Pirlo que o menphis adora (e bem!), do Maldini fantástico na sua despedida europeia, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  24. Noticia do jornal oficial dos vermelhos:Silvio Cervan(dirigente vermelho) criticou o facto de Carlos xistra ter sido nomeado para o jogo do FCP em Coimbra por não ser internacional ao contario do que sucede com os abitros dos vermelhos e dos verdes.
    Como é que é?
    enão q quando era ao contrario?
    Será que o efeito desejado pelo apito dourado já não chega?
    vamos ter outro tipo de pressoes para nos roubar o campeonato?

    ResponderEliminar
  25. Eu em portugal torço pelo grande FCP!Na Inglaterra gosto particularmente do FCP,assim como em Espanha na Itália na Finlãndia,etc,etc,etc!Quanto ao Special one,tenho um problema do caraças,é que tenho o hábito adquirido sabe Deus porquê,de não gostar,ou de deixar de gostar das pessoas ou das instituições de que a corja lisboeta gosta!Não sei,será espirito de contradição!Quanto ao lucilio,palavras para quê?É um artista português!Agora vou dar uma saltada ao blog do amigo "Lucho"para ver o que se passou com os nossos "Putos"na pontinha,pois sinceramente achei estranho terem ficado tão mal classificados,e como não vi nem li nada na nossa querida comunicação social...

    ResponderEliminar