22 outubro 2007

Corrupção (V)

A vida continua e o apito dá de comer a muitos...

Tivemos mais do mesmo no sábado. Mas o Sol e o Correio da Manhã surpreenderam-nos.
O semanário traz uma entrevista de Pinto Monteiro, da PGR. Coisas a vulso sobre a Justiça, a justiça e as injustiças que por aí vão. Mais o "gaba-te cesto" do próprio, que foi eleito como foi mas o facto de o irmão de Pinto Monteiro, catedrático em Coimbra, ser amigo de José Sócrates não diz nada, não se associa uma coisa a outra, iríamos lá pensar nisso de corrupção na justiça e é coincidência pura o Sol ter antes divulgado escutas de Sócrates para correr com Souto Moura e meter lá alguém benquisto...

Já o Correio da Manhã traz uma manchete com Pinto da Costa a in(tro)duzir mais problemas do Apito Dourado. Mas dentro do jornal, nada de novo, a mesma trampa de antes e a surpresa de um Boavista à frente do Leiria no número de jogos investigados, o FC Porto com 7 jogos e acusações sobre três deles mas tudo o que já se sabe.

Tomar a nuvem por Juno
Alegadas listas e árbitros amigos daquela triagem conveniente feita a tempo de distrair parolos são dadas como comida requentada. Nada de novo, nem podia haver. Inclusive, tantos e tantos árb
itros envolvidos num caso que leva o recorde de arguidos mas nos quais não consta nem o FC Porto nem Pinto da Costa.
Tomaram a nuvem por Juno. É escrito, dentro, que o "relatório final elaborado pela PJ e que levou ao arquivamento do processo de viciação das classificações da arbitragem". Ora, este processo tem vários arguidos, vai para julgamento e a curiosidade é que, depois de tanta expectativa, Pinto da Costa não foi implicado nessa eventual fraude. Não foi implicado, não tem interesse! Até se dá o caso como "finito". E assim é dito num jornal mafioso, cuja 1ª página tem o presidente do FC Porto em grande ao lado de letras garrafais de coisas genéricas e outras particulares de um caso que está vivo mas não com Pinto da Costa.

Mas como o apito é como o vinho e dá de comer a alguns milhões de portugueses, decerto bem mais do que os dois milhões de pobres estimados cá na terra das Novas Oportunidades, a vida tem que ir seguindo, correndo e apitando, pois claro.

Sobre a corrupção, o josé na Grande Loja do Queijo Limiano - de cujo nome gosto pelo que retrata da corrupção à portuguesa e um blog que acho dos melhores na Lusitânia - resume bem o essencial de Pinto Monteiro, sua figura e o seu pensamento, fora o trejeito transmontano de falar axim a modos de que...

Excertos da entrevista do procurador-geral da República, Pinto Monteiro, à Tabu do Sol:

"Considero que fizeram uma boa escolha [para o lugar de PGR] , pois sempre fui um bom juiz e um homem que nunca teve medo de ninguém. Nunca. Sempre afrontei os problemas sozinho, sem qualquer temor."

"Eu vou dizer uma coisa com toda a clareza que talvez não devesse dizer: acho que as escutas em Portugal são feitas exageradamente. Eu próprio tenho muitas dúvidas que não tenha os telefones sob escuta(...)penso que tenho um telemóvel sob escuta. Às vezes faz uns barulhos esquisitos.
(...)
- Somos um país de corruptos?
- Não. A corrupção maior é a corrupção de Estados. E em Portugal não temos as verbas fantásticas do petróleo ou aquelas que vão para África, por exemplo. É claro que há tráfico de influências, há a corrupção do "cafezinho" e o "tome lá uns euros para fazer andar", num país com a burocracia que nós temos."

Ficamos elucidados. Maria José Morgado, anda a fazer o quê, no combate à corrupção, pelos vistos inexistente? E o DCIAP, onde se controlam as escutas, serve para quê?
Além disso, se as escutas só podem ser autorizadas por um juiz de instrução, quem é que anda a escutar o PGR? Os serviços secretos, não podem ser: não estão autorizados. Então, quem será?
Fico perplexo. Pinto Monteiro precisa de um Columbo no MP. Imagem, porém, já temos.

Talvez em vez da Morgado - sim, para quê? Ah, para o Apito Dourado e muitos meios à disposição sim senhor... - se tivessemos um Columbo o apito se virasse contra o apitador, ou lá como se diz. O famoso detective, maltrapilho na roupa e cabelo desalinhado, era capaz de fazer o que muitos pedem:
Investigue-se outros jogos, outros clubes, outras épocas e talvez o Apito Encarnado apite mesmo.

Com um PGR, cujo irmão é só amigo do primeiro-ministro, destes não podíamos ir longe, pois não? Nem à segunda tentativa como a eleição polémica que teve no Conselho Superior de Magistratura, pois não? E a respaldar investigações capciosas de uma alegada justiceira do povo de métodos inquisitoriais com resquícios de marxismo-maoismo?...

p.s. - Ó Pinto Monteiro, faxabore, e se tivessemos essa grande corrupção de Estado, com petróleo dos árabes e diamantes dos bokassas africanos, como iria ser uma investigação em Portugal?

46 comentários:

  1. Passei por cá apenas para dar os parabéns ao Zirtaev pela referência do Rui Santos ao Portistas d Bancada no Tempo Extra da SIC Notícias.

    Inteiramente merecido e a prova da grandeza deste espaço.

    Abraço

    *Zé Luís, volto mais tarde para comentar o teu post de hoje.

    ResponderEliminar
  2. O Portistas de bancada teve lugar de destaque no Tempo Extra da Sic Notícias, pelo Rui Santos. Pena não ter gravado :-(

    ResponderEliminar
  3. Amigo:


    Não se arrependa.

    Nada que fosse elogioso... antes pelo contrário.

    Mas, diga-se, que foi verdadeiro, sobretudo na referência aos... sómente cerca de 80.000 consócios nossos.

    ResponderEliminar
  4. O Apito dourado pariu um mosquito mas nas capas dos jornais está sempre a parir elefantes. O "Rascord generalista" também deve andar com problemas de tiragens como o outro "Rascord" e toca de pôr o Pinto da Costa + um apito dourado na capa para ver se as vendas animam. Afinal sempre há 8 milhões de vermelhos e verdes que se pelam por coisas destas mesmo requentadas.

    Pinto Monteiro ao dizer o que diz sobre eventuais escutas telefónicas a si próprio ou não tem o instinto de sobrevivência carreirista muito desenvolvido ou sente que tem as costas muito quentes. Afinal ele é o PGR e vem dizer de forma velada que não sabe ou que não confia no que anda a fazer a PJ. Por falar em PJ li numa revista qualquer que o seu director nacional Alípio Ribeiro "detesta futebol mas gosta quando o Benfica ganha". Não acham isto fantástico? O homem nem sequer disfarça. Não admira que o Apito Dourado tenha seguido o rumo que seguiu e tenha chegado aos resultados que chegou.

    Vi o "Tempo Extra" e não houve nada de elogioso da parte do azeiteiro vermelho Rui Santos a não ser implícitamente o facto de ter escolhido o Portistas de Bancada e não outro blog portista qualquer. Ele elogiou os blogs benfiquista e sportinguista que escolheu dizendo que eram críticos das direcções dos respectivos clubes e depois falou de fugida neste blog, práticamente dizendo só o nome. O habitual neste sujeito que só quem não conhece não sabe que gosta pouco ou nada do azul e branco.

    ResponderEliminar
  5. Esta história da corrupção já começa definitivamente a cansar. O futebol português está-se definitivamente a transformar num verdadeiro pantanal. Estas imbecilicas guerras entre cobras e crocodilos já metem nojo. Gostava tanto de falar de bola... Hoje já não se fala de bola em quase lado nenhum. Fala-se dos favorecidos, dos desfavorecidos, dos apitos, dos árbitros, dos penaltys roubados mas de bola...
    Que pena!

    ResponderEliminar
  6. Realmente, é pena, miguel_canada. É pena os nossos rivais, apoiados por uma Comunicação Social subserviente, andarem há décadas a tentar retirar mérito às vitórias do Porto. É pena esta justiça inquinada que, sustentada por interesses, inveja e livros de cordel, apita para cá e assobia para lá. Perante isto, devemos sentar-nos a falar de futebol? Se não defendermos a nossa casa, um dia ainda acordamos a falar do futebol dos outros. Porque o nosso, o do nosso Futebol Clube do Porto, acabam com ele.

    Antigamente, era mais tranquilo - dois para o Benfica, um para o Sporting - falava-se mais de bola. Depois apareceu o Porto.

    ResponderEliminar
  7. Miguel eu concordo contigo, mas o que é certo é que não temos tido futebol e vamos falar de quê? Estas 3 semanas foram uma seca e existem outros assuntos para além do futebol, mas que têm a ver com o FCPorto e é importante aproveitar estes períodos de paragem para falar deles. Estás aí longe no Canadá e por certo não terás a noção dos ataques de que somos alvo e do que sofremos todos os dias neste triste cantinho. O Zé Luís neste aspecto anda atentíssimo e não deixa passar nada, fazendo assim com que outros portistas se consciencializem para as poucas vergonhas que se vão vendo. Honra seja feita feita ao Zé luís.

    O futebol vem aí e na 4ª feira já temos futebol.

    Em relação ao blog ter sido falado no Tempo Extra, eu por acaso estava a ver o programa mas não estava atento e qd olhei para a tv apenas vi a imagem do blog, por isso não sei bem em que termos e em que contexto o Rui Santos se referiu a ele. A quem poder agradeço que me dê todos os pormenores e se possível que me arranje o vídeo.

    Não deixa de qq forma ser sempre bom para o blog este género de divulgação, só demonstra que as nossas vozes têm ouvidos que as ouvem para além de nós próprios. Como é óbvio qd vi a imagem fiquei contente e penso que todos os Portistas de Bancada o devem ter ficado porque acaba sempre por ser um prémio para quem faz o blog e para quem nele participa, seja ele falado na tv por portistas ou não.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís,

    “(...) o apito é como o vinho e dá de comer a alguns milhões de portugueses (...)”

    Magistral !

    Até já há artistas, perdão, jornalistas manifestamente desesperados ...

    ResponderEliminar
  9. Aceito perfeitamente a teoria de que os jornais se alimentam de escândalos sejam eles simplesmente do foro íntimo ou envolvam também a coisa pública. Este é terreno sempre a explorar para quem não consegue fazer negócio de outra forma. É um problema de concorrência e de públicos...Eu que tinha o hábito de ler diariamente os jornais deixei de o fazer, não sinto qualquer interesse a não ser um ou outro aspecto muito particular e momentâneo...Tenho o hábito de comprar o Público aos fins de semana, mas muitas vezes trago-os para casa e só vejo a primeira página, dou uma volta pelos suplementos de carácter cultural, como o Leituras ou o Fugas e deixo ficar. A própria revista que o acompanha ao Domingo, perdeu todo o meu interesse...Tudo o que ali vem quando chega à minha mão, já é do meu conhecimento através da Televisão ou da Net...E esses "jornalecos" que pululam por aí, nem olho para eles senão para me rir muitas vezes, das manchetes que utilizam para chamar a atenção...Fazem lembrar, mas com muito menos qualidade e reserva, os enormes cartazes dos cinemas de antigamente...O que eu contesto é que as direcções dos periódicos não olhem apenas para as notícias como algo de imperioso mas éticamente inócuos. O vale tudo de agora demonstra a miséria do sistema vigente...Muita gente depende como diz o Zé Luís, da venda dos referidos jornais e o mesmo se aplica aos outros órgãos de comunicação social, por isso esta vergonha de querer agradar às preferência das massas não pode surpreender a quem estiver um pouco mais atento...Querem escândalos, então têm escândalos, querem assassínios, tomem lá assassínios...Gostam do Benfica, então vamos pintar os nossos jornais todos de vermelho e branco e falar mal dos outros, para podermos com isso comprar o nosso novo BMW e darmos a comida a tempo e horas às nossas crias...No fundo é nisso que se resume esta luta, uma luta pela sobrevivência, a lei da selva aplicada às sociedades contemporâneas, feita com a maior inteligência e não apenas de uma forma instintiva...Arrumem-se com os princípios, acabe-se com os preceitos de cumprir a verdade é o vale tudo e está tudo dito...O pior é que as coisas, estas regras, começam(?) -é agora pelo menos mais notório- a aplicar-se também na coisa pública, vale tudo para perpetuar as pessoas nos lugares de topo e isso atinge todos os sectores da vida em Sociedade...É no Estado, seja no Governo, Educação, Saúde, na Justiça ou na Presidência da República. É nas conservatórias do Registo Civil como nas Polícias, tudo serve para justificar as promoções e conquistar poder dentro do poder...Esta terrível azáfama de formigueiro é que acaba por explicar tudo o que temos vindo a lamentar...Não há princípios...Sendo assim porque raio andam eles à cata dos que não cumprem princípios?...Não entendo, pensando melhor sou capaz de perceber, talvez a questão se possa pôr assim: há princípios que "são para se cumprir" mas "podem-se não cumprir" -a tal história do "é proibido, mas "pode-se" fazer"- e há outros que têm obrigatoriamente de ser satisfeitos especialmente os que estão de acordo com os interesses de quem está um pouco acima...

    ResponderEliminar
  10. Seguindo esta lógica -só para rematar- compreende-se que o próprio PGR não se espante com a possibilidade de ele próprio, estar a ser escutado, quem está acima dele tem de saber se ele cumpre o que lhe está a ser determinado. Se ele escorregar e -por exemplo- ligar para o senhor JNPC a dar-lhe os parabéns pelo aniversário, está praticamente f...É uma forma de controlar os controladores e vice versa...

    ResponderEliminar
  11. Porque isto de viver em Sociedade tem as suas vantagens e inconvenientes. Se fores cumpridor e venerando- isto é subserviente qb- tens direito à tua fatia de boroa, se o fizeres com brilhantismo, terás direito até a boroa salpicada com chouriço, mas se fores rebelde e contrariares a "cadeia alimentar" és queimado em Praça Pública ao estilo -um pouco mais suave talvez- do Período Inquisitorial...

    ResponderEliminar
  12. Concluindo: Estamos a funcionar como sempre funcionámos, seguindo ao encontro dos interesses dos poderosos e porque estes têm de estar minimamente apoiados na Turba, temos de cumprir alguns preceitos que a Multidão exige. Podemos ficar em últimos, mas se soubermos cantar a PORTUGUESA "aparentemente com alma" -digo aparentemente porque aquilo é mais uma forma de agrupar vontades daquele grupo de meia-dúzia- estamos no ponto mais alto da sua consideração. Por isso as bandeirinhas nacionais -que importa se adulteradas pelos chineses- a infestarem as varanadas e as janelas do meu País. Se por outro lado formos efectivamente os melhores, mas representarmos uma fatia reduzida da multidão, então mais tarde ou mais cedo -tudo depende da conjuntura económica e social e a de agora não é famosa- seremos públicamente acusados de sermos Judeus, Infiéis ou termos práticas menos leais de atingir as nossas performances...Por isso a questão cultural é muito importante, vejam o ódio que Rui Rio tem a tudo o que é culturalmente representativo e a estima que contrariamente nutre -deixem-me rir- pelos Marcos Paulo da actualidade e pelos Filipes Lá Féria dos nossos Rivolis adaptados a Teatros de Revista... Tudo o que cheirar a CULTURA profunda, daquela que faz mexer as meninges e permite ter uma visão mais independente ou crítica do que nos rodeia, faz-lhes sentir logo "ganas" de sacar do revólver...Abana com o seu SATUS de detentor dessa capacidade, por isso o seu ódio ao elevado número de licenciados, por isso a intenção clara de remeter as pessoas para os Ensinos TÉCNICOS, que no fundo significa aprende o que eu quero que faças ao meu serviço e quando estiveres desactualizado -que o tempo tem destas coisas- outro aparecerá a substituir-te rápidamente...

    ResponderEliminar
  13. O Bicampeões do Mundo e o Portogal trataram também este assunto: com oportunidade e ironia, bem atentos temos de andar todos e a ambos dei os parabéns até pela forma mordaz, mas objectiva, com que abordaram o caso.
    Sobre o Rui Santos, fala muito e ouço pouco, por acaso (por acaso mesmo... não é menosprezar nem ironizar) estava a ouvi-lo ontem mas não aguento 10 minutos com a lengalenga de sempre, muito menos 80 minutos a falar de Sporting e Benfica. Pelo meio lá descobriu que o Fátima tem organização de jogo, boa equipa, óptimos jogadores e um treinador que a mim, pessoalmente, me agrada bastante. Quer dizer que o RS não apreciou porque não viu o Fátima frente ao FC Porto, pois a qualidade esteve bem à vista no seu jogo muito positivo, nada encolhido, bastante afirmativo e descomplexado.
    Ora, quem pode ser comentador de meia-tigela sem ver os jogos da equipa que RS considera "a mais competitiva do futebol português"?
    Ele aprende a ver quem, o quê,
    onde, quando?
    Ele é um exemplo do que os outros não vêem, não apreciam e desconhecem quase em absoluto para, por fim, falar de raspão por escassos minutos do FC Porto e para vir dizer mal, subrepticiamente, do presidente do FC Porto.
    Por nisso nem vislumbrei a passagem em que terá falado de blogues (se foi ontem) e tão pouco me interessa porque ele fala de si, para si, por si. É um narcísico a quem aparam todas as barbaridades, preparando antecipadamente os rodapés que passam enquanto ele fala sem dizer os nomes que lá vêm escritos como ontem sucedeu com Carlos Freitas do Sporting e as escolhas que faz no plantel de que é director desportivo.
    Para estas coisas já perdi a paciência. Mesmo quando tenho tempo. Não evito o zapping...

    ResponderEliminar
  14. Amigos «luis» e «pentadragão»:

    Ainda o «Tempo Extra»...

    Também não simpatizo com o fulano mas daí insultá-lo...

    É que, desta vez, até tem lógica a su (dele) reflexão em relação aos actuais 80.000 sócios que o nosso Clube possue.

    Lembrei-me da campanha, em 1963, para os 30.000, efectuada numa altura em que o futebol... nada ganhava.

    O que quer dizer que...

    Pois é:

    A mim, sócio do Clube desde 1964 (nº 3.237),quando este era eclético
    e tinha património, o que mais me entristece é que o deixou de ser ao longo dos tempos.

    Que é feito das pistas de ciclismo e de atletismo, dos pavilhões, dos ginásios, das piscinas, do museu, dos campos de treino, de Estádio (o «Dragão» é mais um... Centro Comercial) ?

    Por coincidência (ou talvez não...)
    tudo isto se vem perdendo desde o primeiro mandato do... «intocável» Pinto da Costa.

    O futebol (e as suas conquistas) tem funcionado como... «anestesia».

    E quando acabar a «anestesia», que será feito do «doente» ?

    Faço-me entender ?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Desde há alguns anos, que deixei de ler certos jornais, de ver certos programas desportivos e de ouvir comentadores que vestem a camisola.
    E insuportavel ver toda a comunicação social a tratar o nosso clube de forma desigual,quando comparado com os outros dois clubes de Lisboa.
    Basta ver em cada Telejornal, as noticias do nosso clube são sempre relegadas para o fim.As primeiras paginas dos jornais ou é para denegrir o nosso clube ou para elogiar o adversario, alem disso o espaço dedicado é sempre menor para o nosso lado.
    O fim de semana foi bem negro lá para os lados de Lisboa, mas ninguem fala por exemplo numa crise de resultados,os jornalistas nem pressionam os treinadores e os adeptos já nem falam...só se for de futsal.
    Quarta feira o jogo do nosso clube é novamente renegado para a Sport tv2-na Turquia,logo apos uma brilhante vitoria, a estação fechou o programa no canal para se dedicar á derrota dos vermelhos e de quando em quando lá vinha uma entrevista a alguem do nosso clube.
    Vivemnos num país de interesses, escutam quem eles querem e agora vêm falar da corrupção do Cafezinho...
    Não é justo mas fartos de injustiças já andamos nós..por issso cada vitoria nossa é um soco no estomago de um qualquer Melancia.

    ResponderEliminar
  16. Camacho passa a vida a mostrar que adorava treinar o FCP. E os benfiquistas fazem de conta que não percebem só para não terem de contratar o 3º treinador da temporada ainda ela vai no início.
    Os jornaleiros cá do rectângulo passam a vida a fazer passar a ideia de que o FCP só ganha porque compra tudo e todos. Depois os jornalistas lá de fora atiram-lhes com esta do Quaresma, Deco e Diego nomeados para a Bola de Ouro de 2007. Isto não se faz srs. jornalistas franceses, há que ter respeito pelos colegas de profissão do rectângulo que tanto labutam para deitar abaixo o FCP. E onde estão Simão, Rui Costa, Micolli, Moutinho, Miguel Veloso, Nani, todos esses craques e ex-craques de SLB e SCP postos em tão altos pedestais pelos sapientes jornaleiros nacionais? Malandros é o que são, estes franceses são uns grandes malandros. A morgadinha do Vieira que investigue, isto tem de ser investigado, há de certeza aqui dedo do PdC.

    ResponderEliminar
  17. Louro, não é bem assim, as más notícias do nosso clube são sempre 1ªs páginas e abertura de telejornais. O anti-Porto é o maior clube desportivo português. O melhor é o FCP mas o maior é o anti-FCP e não o SLB. De certeza que, se na próxima jornada da CL todos os clubes portugueses perdessem, seria à derrota do FCP que eles dariam maior destaque. Mas temos de ver as coisas pelo lado positivo. Isto é injusto, enche-nos de revolta mas essa revolta dá-nos (e aos jogadores do FCP) uma enorme vontade de vencer para lhes metermos pelos olhos dentro que somos os melhores e para eles se engasgarem com os sapos que têm de engolir.

    ResponderEliminar
  18. Talvez o amigo Adriano tenha razão, o Futebol tenha sido o travão para outras actividades, mas uma coisa é certa O Dragão vale agora muito mais que o Estádio das Antas e terrenos circundantes juntos valiam à época. O Pavilhão que vai ali ser construído paredes meias com o Dragão, vai concerteza fazer aumentar esse valor e quanto ao ecletismo não podemos ignorar as conquistas efectuadas em muitas outras modalidades, como o Hóquei, o Basquete, o Andebol, etc...Perdemos o Ciclismo é verdade, mas nada impede que a secção reabra, é só abrir a porta aos patrocinadores e lá estaremos novamente na estrada...Falta uma piscina ou um Pavilhão de lotação extraordinária, de quem é a culpa?...Puxe pela memória...Lembra-se de 1960, deve mais facilmente recordar-se de 2003/2004...Se para si as vitórias do Futebol não valem nada, OK, para mim e se calhar para a maioria dos sócios e simpatizantes valem muito...Aliás o Clube chama-se FUTEBOL Clube do PORTO...Parece que quer dizer qualquer coisa. Quanto ao número de sócios, eles variam de acordo com as dificuldades conjunturais como já falei. Já esteve nos 100.000 e ninguém fazia alarde disso, recordo a campanha dos 20.000 e era à época algo de verdadeiramente impensável e olhe que estou capaz de dizer que isso ocorreu pelos anos setenta...Mas não quero pôr e causa a sua afirmação mas eu também tenho memória, embora ela se vá tornando mais diferenciada à medida que os anos passam...Aliás faço-lhe uma pergunta, dentro dessa sua lógica qual é para si o Clube que tem Património que se veja?...Os tempos obrigam a tomar decisões e as decisões nem sempre agradam a todos, o Clube não é uma Empresa Imobiliária, aquilo que persegue são resultados Desportivos ou será que estou enganado?...Não há Pista de Ciclismo, verdade. Mas também não há Ciclismo. Qual dos Estádios actuais tem Pista de Ciclismo? O do Benfica nunca teve nem este nem o anterior, o do Sporting também não -penso eu de que- só se for subterrânea e por essa razão eu não a veja... E isso não os inibiu de ganhar títulos na Modalidade e continuar com "muitas intermitências" a ter essas secções abertas...Acho que o Sporting nem sequer a tem...Aliás o Sporting é dos Clubes Portugueses o que tem mais e maiores vitórias no Atletismo, também não têm Pista de Cinza...Onde treinam não sei nem me preocupa -não sou Sportinguista- mas que que ganham quando competem lá isso é verdade!...Por favor sejamos construtivos!

    ResponderEliminar
  19. Os mais importantes titulos que um clube pode almejar são apenas anestesias?Caramba amigo Adriano,eu até que não me importava de ser anestesiado mais algumas vezes!

    ResponderEliminar
  20. Amigo «meireles portuense»:

    Prezei a correcção como... me replicou.

    Primeiro, contrariando-o, lhe direi
    que não estou preocupado com a casa
    do vizinho.

    Mas também lhe digo que... os vizinhos citados (Benfica e Sporting) têm, além de diversas modalidades, património próprio, senão veja-se:

    - O Benfica tem, seu, três pavilhões e centro de estágio;

    - o Sporting tem, pelo menos, seu, centro de estágio.

    E o nosso FC Porto o que tem ?

    NADA. Nem, repito... Estádio.

    O citado Pavilhão a construir, finalmente (promessa eleitoral) peço desculpa mas não é Pavilhão mas sim... um Ginásio de 2007 lugares.

    O andebol existe depois de uma ameaça de extinção há cerca de 10 anos, sendo campeão 31 anos depois em 1999, com as demagógicas lágrimas do senhor Pinto da Costa no camarote do extinto Pavilhão, lembra-se ?

    O hóquei patins existe graças à perseverância da sua «alma», o senhor Ilidio Pinto, de quem se sabe que se recusará «passar» para o «Ginásio» quando este existir.

    Foi injusto para com o ciclismo que, nos anos 50 e 60, juntamente com o andebol de 11, maiores adeptos «angariou» para o nosso Clube. Claro que não há ciclismo...
    não há pista (melhor não diria La Palisse).

    Como foi injusto insinuar que eu não gosto das vitórias do futebol do nosso Clube. A maior alegria de sempre vivia em Sevilha em 2003, ao vivo.

    Outras, como esta, senti-as tanto mas não ao vivo por questões... económicas.

    Agora o que não sou é portista... futeboleiro.

    Então não é que me lembro de 1960?

    Tinha 12 anos de idade e a equipa de futebol tinha, entre outros, na avançada, Rico, Daucik, Montanho, Teixeira e Humaitá; no hóquei patins despontava o Magalhães, o Leite, o Ricardo, o Cristiano; no basquetebol, o Queirós, o Frazão, Casimiro; no ciclismo o Sousa Cardoso, o Carlos Carvalho, o Mário Silva, no andebol, o Ferra, o Dias, o Campos, etc., etc..


    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Tudo bem eles têm centros de estágio e nós não temos? Vai-me retorquir que os deles são mesmo deles, pois, foram oferecidos,terreno e estruturas, mas o nosso também o pode ser...Aguardemos!...E quanto ao Estádio ele é de quem?...Do Dolce Vita?...O pavilhão é pequenino, eu sei só leva 2.000 almas, o Estádio da Luz é enorme e na semana passada tinha lá 16.000 pessoas a ver o Setúbal jogar...Eu prefiro espaços menores e cheios, a ter espaços enormes quase vazios...De qualquer modo é uma solução intermédia mas é uma solução...Também tenho memória e recordo todos esses nomes que citou -esqueceu o Joaquim Leão- e o Voleibol com muitas vitórias conseguidas, mas o tempo não volta atrás, temos de avançar e não ficar agarrados ao passado. O estádio das Antas traz-me memórias muito boas mas era um Estádio condenado em termos estéticos e não só, estava completamente em desuso. Ouvi ainda hoje o Rui Barros a dizer algo que me tocou: "como este Clube cresceu, em apenas quatro anos!..." Acho que é sintomático, a não ser que o Rui esteja a viver noutro Planeta.É claro que o Ciclismo angariou grande quantidade de adeptos para o nosso Clube -não neguei isso ou afirmei o contrário- é verdade mas porquê? Porque ganhava muitas vezes, ao contrário do Futebol! Apontou três nomes dos mais recentes e todos eles juntamente com o Joaquim Leão, ganharam Voltas a Portugal...Ainda hoje o Académico é reconhecido por ter conquistado através duma grande figura do Ciclismo muitos troféus! O Sangalhos idem, idem, graças ao famoso Alves Barbosa...Mas a partir daí o que aconteceu?...Praticamente desapareceram do mapa Desportivo Nacional! O nosso Clube foi conseguindo aguentar muitas modalidades e sempre conquistando Títulos Nacionais e Internacionais, conjuntamente com os do Futebol que tanto deprecia...Não podemos esquecer isso. Parece-me sentir nas suas palavras alguma animosidade para com o nosso Presidente e isso sinceramente tocou-me, porque se há pessoa que tenha feito muito pelo Clube -para o bem e para o mal reconheço- é Jorge Nuno Pinto da Costa...Não compreendo que Portistas assumidos, continuem a retribuir um ódio de estimação àquele homem...Ele tem defeitos, lá isso tem, o homem quando vê umas saias bem cheirosas perde a cabeça, também é verdade -até eu, que sou um Santo a perco por vezes- mas dizer que ele é demagógico, quando verte uma lágrima por uma vitória do Clube?...Meu caro Adriano!... Um abraço também para si, mas por favor ponha a mão na consciência!

    ResponderEliminar
  22. Adriano Correia, desculpe lá mas o Porto não tem "NADA. Nem, repito... Estádio"? Então o Estádio do Dragão - que não sei se você sabe mas é de longe, de muito longe mesmo o melhor estádio português em termos arquitectónicos, estéticos e tecnológicos - é de quem? Do Sporting, do Benfica, de Rui Rio, diga lá de quem é se faz favor para nós portistas ficarmos a saber.

    E depois não sei se você sabe que o FCP queria construir um grande pavilhão multiusos mas a CMP de Rui Rio obstaculizou totalmente essa hipótese tendo por isso o Porto de se limitar a construir um "pequeno" pavilhão nas instalações do Estádio do Dragão. É que o FCP não tem como o SLB e o SCP uma câmara que lhes permite e dá tudo e mais alguma coisa. Antes pelo contrário. Se a cidade do Porto tivesse outro presidente de câmara de certeza que o FCP teria já um grande pavilhão e se calhar piscinas como deve ser. O FCP tinha tudo isso como você deve saber mas teve de ser destruído para construir o actual estádio.

    E devo dizer-lhe que não tenho saudades rigorosamente nenhumas de equipas de hóquei que nunca ganharam rigorosamente nada. Todos os títulos de hóquei do Porto foram ganhos por Pinto da Costa. Somos já o clube português com mais troféus internacionais em hóquei e não falta muito para o sermos também a nível nacional. E também não tenho saudades de equipas de futebol que nada ganharam nunca. Penso que saberá que antes de Pinto da Costa o FCP tinha ganho apenas 6 campeonatos e mais ou menos o mesmo nº de taças. Em termos internacionais era zero. Agora tem 22 campeonatos e 14 taças e 6 títulos internacionais.

    Se você tem saudades do tempo em que perder era uma rotina é porque não é verdadeiramente portista. Mas se não está bem ninguém o impede de se mudar para outro clube, pode sempre mudar para um desses a quem inveja os bens.

    ResponderEliminar
  23. Adriano: O post seguinte fala de um espaço que me tinha até passado da memória: A Constituição! Se este espaço fôr bem aproveitado e readaptado temos ali um local excelente para ver actuar as nossas escolas e bem no centro -quase- da nossa Cidade. Onde andam as Salésias e o velho campo do Benfica?...Nas memórias...Já agora deve recordar-se, o campo do velhinho Académico do Porto, até mete dó, é uma autêntica montureira...

    ResponderEliminar
  24. Amigo «meirelesportuense»:


    Está bem, vou então pôr a «mão na consciência»...

    E ainda a esta hora porque estou a ver o «Prós e Contras» da RTP 1 (sobre a pobresa) e a lembrar-me o que era o «seu» presidente (meu deixou de ser desde aquela «cena da lágrima»), quando em 1982 (as célebres, e em voga, «sessões de esclarecimento» de candidatura) em que prometia... «jámais ganharei um tostão ao serviço do Clube».

    E, sobre isso, fiquemos por aqui...


    O Joaquim Leão, que ainda vive em Sobrado, Valongo, veio para o FC Porto em 1962, e ganhou a Volta em 1964 (Treinador, Onofre Tavares).

    Referi-me, não aos anos 60, mas... a 1960. Parece que foi ontem.


    Sim senhor, esqueci-me do Voleibol do saudoso Prof. Puga, Sálvio Nora Engº. Martins, Eduardo Monterroso, José Ribeiro, Vilarinho Pai, etc.,
    etc..

    Prezo muito saber, como insinua, que o Centro de Estágio (Olival), pode ser nosso. Para já é alugado por... 50 anos. Como o... Campo da Constituição o é há quási 100 anos

    O amigo já leu a crónica exposta neste blog sobre o que (não) se passou na última Assembleia? E que diz sobre o silêncio comprometedor quando a Direcção, leia-se Pinto da Costa, ignorou questões postas sobre Pavilhão, Piscina e Museu? Vale a pena ler e... meditar.


    A que Rui Barros se refere? Ao ex-futebolista, ou ao técnico adjunto que não se mostrou solidário com o ex-chefe de equipa e que, ao ser
    «galardoado» com... o «Dragão de Ouro», nem uma palavra dedicou ao mesmo, em contraste com a atitude do futebolista Pepe?


    Mas, voltando ao senhor Pinto da Costa. Ódio de estimação? Mas que exagero. Eu até nem tquei (como o amigo fez) nas questões de índole pessoal. Não me interessam.

    Interessa-me, antes, é saber o que era (ecletica e patrimonialmente falando) o FC Porto antes e depois de... Pinto da Costa.

    Desportivamente? No futebol, 100% de mérito, mas com... lucros (mais
    «juros») em vantagens. mas já nas restantes modalidades, muito pelo contrário...

    Aqui só tem mérito em aparecer, sempre, nos últimos jogos quando se está para ser... campeão, como ridiculamente aconteceu época passada no hóquei patins (campeão) e basquetebol (esteve quási).

    É, aliás, um mau exemplo, porque a generalidade dos associados também não aparece nessas modalidades, e daí a lotação do... Ginásio ser suficiente.

    Olhe, mais uma vez, que eu sei do que estou a falar, ou melhor, a... escrever.


    Despeço-me elogiando este nosso salutar, amistoso, sério e... educado «diálogo».

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. «meirelesportuense»:


    Fale ao seu «amigo» Pinto da Costa da pertinente questão do Campo da Constituição.

    Concordo que, de facto, até de lá nos tiraram a possibilidade de ver alguns jogos das camadas jovens, e que não fosse a cerca de... 20 kms (Olival).

    Alguém se esqueceu de a colocar na
    dita Assembleia mas, pelos vistos, também não adiantaria.

    Aliás, hoje em dia, ninguém está disposto a se chatear numa dessas Assembleias, para não... levar um possível «arraial de porrada».

    Estou a exaferar? Um dia conto-lhe histórias de Assembleias (já lho disse, olhos nos olhos, ao snr. dr. Sardoeira Pinto).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. OK amigo Adriano, eu até sou capaz de lhe conferir alguma razão -ou toda a razão- quanto aos comportamentos de muita gente dentro do Clube, que fazem recuar muitos outros quando tomam ou pretendem tomar atitudes que se possam considerar de não alinhamento...Concordo consigo com o que deve ser o convívio(?) dentro das Assembleias do Clube, diria da generalidade dos Clubes...Faz parte da nossa (in)cultura não admitir fracções e eu considero o fraccionamento de opiniões benéfico na maioria das situações. Muita gente não tem capacidade de discussão para aceitar uma opinião mais divergente e parte logo para a retaliação, quanto menor for o grau de educação, maior será a enormidade da reacção...Muita vezes será difícil para quem está na Mesa da Assembleia, gerir estas desavenças, há gente que não é pêra doce e é quase impossível levá-las a aceitar a discussão...Muitos julgam-se donos do Clube por terem muitos anos de sócio...Mas como vê da discussão nasce a luz, já acrescentou aqui dois dados que são importantes, o aluguer de dois espaços importantes do Clube: a Constituição -fala em 100 anos já cumpridos- e do Olival -50 anos a poder cumprir pelo menos. É importante frisar isto, porque a garantia de que as instalações do Olival estarão confiadas ao nosso Clube durante 50 anos, permite uma margem de manobra no tempo suficientemente dilatada para resolver esta questão sem pressas e soluções precipitadas...Rui Rio não vai -espero eu- morar muito mais na Câmara do Porto. Depois da sua saída, pior que ele é difícil encontrar...Se não fosse esse senhor o problema do Dragão tinha sido resolvido com muito mais elegância e vantagem para todas as partes. Por exemplo a questão que põe da Piscina e do Pavilhão não se colocaria agora da mesma maneira. Como sabe os terrenos do Matadouro Municipal, que foi desactivado há já muito tempo, estavam destinados a prolongar o núcleo Desportivo do Dragão, mas a sua resistência -de Rui Rio- a tudo o lhe que cheirava a Porto, deu neste impasse, que o novo projecto vem de algum modo permitir ultrapassar, ainda que de forma incompleta. A mesma atitude não a teve esse senhor em relação ao Boavista -de que é claro adepto, embora inconfessado- nem sequer ao Sport Clube do Porto teceu barreiras a quem permitiu a construção da Marina do Freixo em tempo recorde. Atitudes contrárias tiveram pela frente os nosso rivais em todo o País. Braga tem dois Estádios, Guimarães tem infraestruturas excelentes, Benfica e Sporting ainda estão a exigir contrapartidas da Autarquia e sem grandes resistências dos membros da própria Oposição, PCP incluido...Não falo sequer da Madeira. Admito que a personalidade de Pinto da Costa possa gerar estes desencontros ou pelo menos não os amenize, mas a verdade é que ele é o responsável por tudo o que o Clube conseguiu em termos de projecção Internacional ao longo de mais de vinte anos...O seu ressentimento caro Adriano é notório -menciona 1982 como marco- lá terá as suas razões e eu só devo respeitá-las -não as conheço- mas gostaria que fizesse um pouco mais de justiça ao trabalho do senhor Jorge Nuno, que contrariamente ao que diz não é "meu amigo", mas a quem não posso retirar o mérito! Percebo que para muitos que vivem na periferia das Antas, e estavam habituados como eu próprio a vê-los nas Antas, a deslocação até ao Olival para observar os jogos dos mais jovens não seja muito agradável, principalmente para quem não é sócio ou o seja e não tenha transporte próprio, mas essa dificuldade poderia ser facilmente ultrapassável com a colaboração entre o Clube e associados para a criação de uma ou mais carreiras de autocarros a criar em dias de jogo, é uma ideia que lanço, pode ter ou não pernas para andar. Claro que se vier então a ser restaurado o Campo da Constituição, este seria o local ideal para os jogos juniores se realizarem e a questão anterior já não se colocaria.
    O Olival seria apenas um local de Treino, o Dragão e a Constituição o lugar para a realização de todos os jogos oficiais...

    ResponderEliminar
  27. Amigo Zirtaev,

    cheguei agora de um longo dia de trabalho. Como podes reparar são agora 4h20 da manhã. Estou a trabalhar com a "cabeça" desde as 8h30 da manhã do dia anterior. Isto para te dizer que chegado a casa de um jantar de negócios da minha empresa e ligando a internet por falta de sono, decidi como de costume e sempre que posso entrar nesta nossa casa.

    Deparo-me com o texto do Zé Luís, ao qual faltei à promessa de comentar pelos motivos expostos (as minhas desculpas Zé Luís - a vontade é muita mas o tempo é escasso) e vou passar a oportunidade de o comentar. Sei que estou desculpado.

    Seria uma fugaz passagem da minha parte, não fosse a discussão positiva do Meireles, do Luís e do Louro com o Adriano Correia. Não posso alongar-me porque ainda tenho de ir aos mails etc, e amanhã às 8h é um novo dia de "escola". Mas pessoalmente gostava que desses espaço em tempo oportuno a esta questão dos 80 000 sócios. Há muito que a devíamos ter tido aqui e por culpa de todos tem sido posta de parte.

    É uma questão que nos remete para algumas falhas da nossa SAD, e é tempo de aproveitarmos a exposição do teu blogue para lançarmos algumas ideias e recados.

    Por força da minha principal actividade profissional, muito teria por dizer sobre este assunto e a péssima estratégia do nosso clube. Sei que não estamos sozinhos neste problema, mas a nossa grandeza exige de facto um apoio humano consentâneo com o crescimento visível no número de adeptos. Não podemos ter desculpas fáceis. Sabemos que estamos errados na estratégia.

    Muito honestamente tenho a pouca humildade de dizer aqui, que tenho a solução teórica e prática para resolver 75% destes problemas do nosso FCP. Tenho os meios para daqui a um mês ter um canal do FCP no ar - gratuito para todos, se me derem 6 meses, e pago daqui a um mês para os que puderem gastar mensalmente um valor simbólico.

    Infelizmente, estas coisas só se conseguem (do ponto de vista da minha produtora) com muitos jantares, favores e consequentes cunhas. É pena. Seria uma forma natural de exponenciar a força do nosso clube. Este parece não estar interessado nesta poderosa ferramenta que eu e os meus associados temos ao dispor.

    Existem outras formas menos visíveis de tornear o reduzido número de sócios. Não vou desabafar muito mais. Aquilo que garanto, por plena convicção minha, é que esta SAD não quer ouvir propostas que lhe chegam através dos canais normais e sobretudo, vindas do sul.

    Mais uma vez o afirmo - é pena. A hegemonia desportiva não chega para termos maior no número de adeptos, ainda que por vós seja conhecida a minha opinião optimista, baseada naquilo que tenho como evidência - o grande crescimento do número de adeptos por todo o país. Ainda assim é preciso mais! 80 000 cheira a derrota. Há que mudar, e eu tenho 20 profissionais capaz de mudar essa realidade. Terei que pagar jantares a alguém da direcção? Parece que sim. Os "vizinhos" da 2ª Circular andam a tratar disso e não se vê fim no processo. Conheço as suas disparatadas dificuldades em ter um canal de televisão. Caiem no mesmo erro do nosso FCP com a vantagem de estarem a tratar dessa questão.

    80 000 sócios do FCP e a forma de mudar isso. Uma discussão que todos devemos ter. Está lançado o repto! Pelo meu lado, muito mais teria a dizer. Fico-me pelo desabafo profissional somado à minha clubite.

    Abraço que a hora já vai tarde.

    [[]]

    ResponderEliminar
  28. Talvez tenha-me esquecido de frisar que concordo com a generalidade do que o Adriano Correia escreveu.

    [[]]

    ResponderEliminar
  29. Ó vieiradospneus.

    A eleição não implica votos nem urnas. O Porto é o meu clube de ELEIÇÃO e não precisou de ir a votos. Podemos usar essa palavra em várias situações. Tu próprio ELEGESTE este blog para nele participares.

    Já agora. Os beirões de S. Pedro da Cova? Hás-de me mostrar no mapa onde fica. Se não me engano S.Pedro da Cova ficará em Gondomar.

    Para fazer críticas a vulsas (avulsas) deves pensar e investigar um pouco mais. Deves concerteza ter ouvido falar há pouco tempo, nos factos polémicos da saída de Souto Moura da PGR e da entrada de Pinto Monteiro, das pessoas envolvidas nisso e no empenho de Sócrates, mal chegou ao governo.

    ResponderEliminar
  30. Vieira do pneus, é inadmissível esse tipo de ataques que faz, ainda por cima tendo a ver com algo que não diz respeito ao principal assunto deste blog e virando-se para o lado político. O senhor está a misturar alhos com bugalhos. Sabem que não me importo que debatam aqui seja que assunto for, mas saindo da área que diz respeito ao FCPorto e ainda por cima com ataques pessoais torna-se complicado aceitar que as pessoas se expressem sobre outros assuntos.

    A minha vontade era apagar imediatamente o seu comentário, mas não o vou fazer porque o Zé Luís é alvo do ataque e tem direito lê-lo para lhe responder com a elevação com que o senhor não conseguiu falar. Se depois ele desejar que apague o seu comentário, assim o farei.

    Respeite para ser respeitado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. Vieira dos pneus

    Nunca me pareceu que o Zé Luis, com os posts(alguns brilhantes) que escreve, sempre com elevação, nunca procurando ferir susceptibilidades, sejam elas políticas ou outras quaisquer.

    Nestes posts(corrupção) e em particular este último, não concordo que retire ilações políticas do seu conteúdo.

    Penso, e o Zé Luis está aí para poder esclarecer e sei muito bem que não precisa de defensores, que não pretendeu vestir nenhuma camisola, até porque como já explicou em post anterior, vota em vários partidos conforme a circunstância, aliás como faço também.

    O que pretende é denunciar toda esta desonestidade intelectual, disfarçada da mais pura das intenções. O José na loja do queijo limiano explica muito bem o que esses senhores pretendem.

    Eu vou mais longe. Penso que todo este alarido será por causa do nosso Clube.

    Lembram-se do que se escreveu sobre o MP do Porto vs. MP Lisboa(MJM)?

    Lembram-se do que se escreveu sobre o dossier apito vermelho(Tu luis)?

    Lembram-se do que se escreveu sobre o MP do Porto, querer prender Carolina e o MP de lisboa(MJM) não deixar?

    Lembram-se do que se escreveu sobre o PGR, obrigar os procuradores a defender morgado, recorrendo para os Tribunais superiores?

    Lembram-se do que se escreveu sobre processo apito dourado abre guerra na própria justiça?

    O que penso é que este senhor PGR, está numa de fuga para a frente.

    ResponderEliminar
  32. Se o Justiceiro Azul (?) não se importar deixo aqui uma corrigenda: onde no meu anterior texto escrevi S. Pedro da Cova leia-se Sãso Pedro do Sul.
    Quanto ao resto, areia para os olhos é bom para benfiquistas.

    ResponderEliminar
  33. Caro Zirtaev:
    Tu é que permites que um tagarela palavroso traga para aqui as suas preferências político-partidárias, fazendo por fazer esquecer que o grosso da investigação Apito Dourado foi realizada sob outro PGR e outro Primeiro-Ministro de cor mais amiga do fala-barato.

    ResponderEliminar
  34. Pronto, já poupei trabalho ao Zirtaev. Eliminei o comentário mauzão e deixo aqui um outro mais civilizado.
    Então é assim:

    Isto de vestir camisola [censurado] num blog azul e branco tem que se lhe diga!
    Alie-se o escasso conhecimento à verborreia tagarela e aí temos as avulsas [não a vulsas] postas políticas do sr. José Luís num blog sobre futebol.
    O sr. Zé diz que o PGR "foi eleito como foi", deixando desde logo a suspeição de um acto menos próprio, e de seguida completa a aleivosia com uma proverbial ligação de amizade de um irmão do "eleito" ao cidadão Primeiro-Ministro.
    Ó sr José Luís, então Vossa Excelência não sabe que o PGR é NOMEADO pelo Presidente da República depois de PROPOSTO (não eleito) pelo Governo? E que o Governo tem a legitimidade de propor quem quer que seja dentro da legalidade e competência?
    Parece impossível que um tão grande e culto observador da política nacional do pontapé na chincha não saiba algo tão elementar!
    E tenho que ficar-me por aqui sob pena de ser considerado um mau convidade deste espaço. Aqui pode-se atacar à-vontade o Primeiro-Ministro e o Procurador Geral da República, sem razão e (quase) sem critério, mas não se pode criticar a incontinência político-partidária de um pseudo-literato de prosápia inchada que confunde futebol e política à medida do seu ego peneirento mais próprio de um ex-glórias vermelhusco.

    ResponderEliminar
  35. Vieiradospneus, o presidente Propõe o CSM vota e os factos disseram que em duas votações não se chegou ao consenso. Sabemos como são estas coisas, há alguém sem telemóvel sob escuta que faz a pressão certa na hora devida para desbloquear um problema. Por isto ou aquilo, Pinto Monteiro não era desejado pelos seus pares. Dispenso-me de acrescentar outros pormenores então revelados. Só constato factos. Ficamos a saber que o irmão dele é amigo de Sócrates e podemos pensar o que quisermos, você pode, eu posso qualquer pode. Mais nada.
    A confusão futebol-política é tão natural como a sua vontade em obscurecer o óbvio. Vive noutro mundo, problema seu. Eu faço as "ligações" que entender e é commumente aceite que há promiscuidade entre futebol e política, só o amigo dos pneus não sabe. Ou seja, nem direi algo de novo, mais uma vez só constato. Eu constato, você esquece, mais uma vez. O problema é que cresce, em Portugal, a onda de contestação social e de aversão ao Governo como se pode constatar nos mais diversos blogues dos quais às vezes trago aqui excertos que me parecem importantes. Como sou avesso a "versões oficiais" e dispenso qualquer programa de Novas Oportunidades para promoção, estou de livre vontade e consciência a divulgar o que me parece correcto e uma boa parte da blogosfera, livre e desempoeirada, traduz. Há muita gente descomprometida a escrever sobre a triste realidade nacional que nos assola a todos, mas uns quantos resistentes durarão até daqui a 50 anos alguém os libertar da cavernosa existência em que mergulham sem ver o mundo à sua volta, como aqueles japoneses que desconheciam a rendição do imperador....
    Eu e nós por aqui constatamos que se montou uma tramóia para prejudicar o FC Porto e o vieiradospneus não acha assim, pensa as coisas por outro lado. Não dei conta de observações que antes fez mas seja o que for dizem-me pouco. Farto de ver pessoas a desinformar e intoxicar já eu estou e dou-me mal com ambientes soturnos, porventura etilizados ou prenhes de pó de droga ou fumo de tabaco.
    O fundo de algumas questões pode ser político, que implica com nós todos, mas o interesse maior é a defesa do FC Porto, que não admite enxovalhos constantes que sem provas conspurcam o nome do clube, os seus dirigentes e os seus adeptos que no início do ano se autoflagelavam por verem tantos a denegrir o clube e a cidade e as suas gentes mas já abriram os olhos e livram-se da "toxicodependência" em que alguns vegetam ainda.
    Sobre a última observação de o Apito Dourado ter nascido de outra gerência: ora precisamente estava tudo arquivado e com artifícios bafientos, testemunhas forjadas, heroínas de ocasião e uma mão cheia de bastardos do jornalismo, reorganizou-se o AD à medida das conveniências de alguém. A sua observação ilustra, perfeitamente, a incapacidade de raciocínio que em definitivo, lhe dá a fama que a si o precede. Não vê é um palmo à sua frente. O logro que é este apito em frente está à vista de quem o quer ver.

    ResponderEliminar
  36. Vieira dos pneus

    Eu sei que ferir susceptibilidades políticas, muitas das vezes resulta em tremendos quiproquós.

    Reafirmo que não pode tirar conclusões de carácter simplesmente pela leitura de um post. O que dizer do que escreveu sobre o José da loja do queijo limiano?

    Mas agora o nosso primeiro ministro ou outro qualquer de qualquer partido, não pode ser alvo de critica?

    O PGR também não pode ser atacado, independentemente de cometer as maiores atrocidades, nomeadamente com a escolha de MJM para o processo AD., depois de ir a reboque da comunicação social vermelha e intolerante?

    ResponderEliminar
  37. Deixarei para mais tarde - ou não responderei, de todo - uma resposta por inteiro ao seu post.

    De momento limitar-me-ei a lamentar que insista na asneira. O PGR é, como lhe disse, nomeado pelo PR sob proposta deo Governo, e não tem nada que ser votado pelo CSM - esse feudo que alimenta de barões, marquezas e duques o pântano do Ministério Público. Quem terá de obrigatoriamente ser votado é o procurador-Geral Adjunto. Capice?

    ResponderEliminar
  38. Sr. Vieira, quem coloca a côr do seu partido acima do azul e branco do FCPorto não é o Zé Luís pode ter a certeza.

    Vá lá para os blogs do seu partido ou do seu clube falar bem deste exmo. procurador com quem tanto se identifica e da sua excelente medida em só investigar o norte, mais concretamente o FCPorto, colocando a sua morgadinha de serviço contra o bávaros da cidade invicta.

    Sabe? Dá para entender porque tanto defende este procurador tão anti-azul e pró-vermelho. Só acho estranho não defender tb a Morgada, mas isso dava muito nas vistas, não é?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. O PGR foi votado duas vezes no CSM, queira ou não vieiradospneus. O impasse instalou-se, os seus pares não o aprovavam. Depois, subtilmente, lá alguém tinha de ceder e... venceu a posição maioritária em hierarquia institucional, bem entendido.
    De resto, se o vieira mafioso estivesse informado, o Sampaio tinha nomeado e imposto quem quis: aconselho a ler as escutas do início do mês publicadas no Sol, com o Sócrates à mistura para substituir Souto Moura. O Sampaio queria outros e tinha dois nomes. O presidente manda tanto que teve de consertar as coisas com o primeiro-ministro. Factos, factos, factos.
    Sobre este PGR, quando ele próprio diz que é o homem certo no lugar certo, está tudo dito: gaba-te cesto...
    Quando o homem fala em corrupção de Estados como a grande corrupção e a corrupção do cafezinho como a pequena, institucional corrupção num país de pequenos favores está a legitimar a ida de Augusto Duarte a casa de Pinto da Costa antes do BM-FCP?
    O PGR não sabe do que fala quando teme poder estar sob escuta?
    Que idoneidade demonstra ao catalogar a hierarquia do MP em condes, viscondes, marquesas e tutti quanti?
    Isto já é fugir do futebol, mas pressinto que estas porcarias têm influência na minha vida. E já me basta o que o Estado me rouba em impostos!
    Sabe-se, porém, que para certos negociantes de pneus, pó e quejandos, a vida corre bem e o Estado está direito. Depois, quem vive destes subterfúgios, em tendência a querer dar um passo maior que a perna e a querer influenciar, sob a traficância do cafezinho, o caminho da própria Justiça. Para isso surgiu um dossier anónimo de coisa nenhuma que precisou de legitimação deuma testemunha despeitada e forjada cuja idoneidade está inelutavelmente comprometida.
    Porém, alguns arautos da manhã, vendem estorietas da tanga como verdades reveladas. Mas isso levar-nos-ia para a velha discussão do argumento do desígnio ou o darwinismo. Só que há mongolóides que para somar acima de 10 precisam de descalçar os sapatos...

    ResponderEliminar
  40. Fiquemo-nos só pelo PGR para não ferir ainda mais o meu querido amigo fjsm:
    o Procurador-Geral da República é nomeado e não eleito.
    O Zé Luís tem o defeito bem benfiquista de falar do que não sabe e insistir na asneira tanto e tanto à espera que a mentira se torne verdade.
    Procure no Google sobre a pretensa eleição do PGR e verá que a razão está do meu lado.
    Quanto ao chorilho de aos insultos que tenta fazer-me, termino dizendo-lhe umas verdades:
    - já era portista antes de você nascer;
    - o meu partido é o FC Porto;
    - não fumo, não bebo e nunca me droguei;
    - O PGR está a fazer o que a sociedade portuguesa, no seu todo, esperava dele. Doa a quem doer;
    - quem não deve, não teme. Pinto da Costa será inocentado graças ao regular funcionamento dos Tribunais e não graças a um terrorista leviano como o Zé Luís se apresenta.
    - não voltarei a dirigir a palavra a um ignorante teimoso que nem sequer admite que possa não ter razão.
    Fim de papo.

    ResponderEliminar
  41. Tem razão, vieiradospneus: o vice PGR, proposto por Pinto Monteiro, é que foi vetado no CSMP. Lixei-me com a memória e tive de ir ao arquivo.
    Do resto, faça a campanha que quiser e eu prosseguirei na minha. Convenha que tenho treinador para melhorar a minha capacidade terrorista. E quanto ao benfiquismo, já me chamaram coisas piores.

    ResponderEliminar
  42. Amigos:


    Despeço-me, seguindo o «conselho» do amigo «meirelesportuense», pondo a... «mão na consciência», porque isto tem sido tudo (até mete política) menos falar do nosso FC Porto.

    Mas o «conselho» do amigo «luis» é que não sigo.

    Jámais mudarei de Clube.

    Clube Clube, que não só de... futebol.

    Um abraço

    ResponderEliminar