02 outubro 2007

Helton ou Nuno?

Depois de o FCPorto se encontrar com o Sporting para o campeonato, em que Helton se lesionou, Nuno assumiu-se como um suplente de luxo, tendo defendido a baliza portista da melhor forma, tendo em todos os jogos efectuados apenas um golo sofrido contra o Liverpool. Jesualdo saberá melhor que ninguém quem deve colocar na baliza e parece ter decidido fazer Helton regressar ao onze inicial, mas isso não nos impede de dar a nossa opinião, daí o lançar da questão.

Várias poderão ser as boas razões para ter qualquer um dos guarda-redes a defender na equipa do FCPorto. Mas de qualquer das formas parece ser uma crueldade relegar para o banco Nuno. É um guarda-redes experiente que tem trabalhado com grande dedicação e profissionalismo, parecendo saber com grande humildade exactamente qual o seu lugar no plantel, o de suplente. Fez, além dos jogos em que foi titular no campeonato e Champions League, uma pré-época de grande nível aquando da ausência de Helton na selecção, tendo realizado defesas impressionantes e comprovou, tal como o fez também durante esta última ausência de Helton, exactamente o porquê da SAD ter adquirido o seu passe.

Por outro lado, Helton, não colocando de forma alguma em questão o seu grande valor, perdeu o lugar de principal guarda-redes na selecção canarinha durante a Copa América e pareceu voltar com alguma insegurança, tendo disso sido prova alguns lances nos dois primeiros jogos do campeonato e até neste último, em que não mostrou a firmeza necessária na saída a alguns cruzamentos, não tendo de qualquer forma sofrido qualquer golo resultante dessas situações. Apesar de tudo Helton, além das suas enormes qualidades e em relação a Nuno, é um jogador mais jovem, com mais anos pela frente, um jogador com grande mercado dado o prestígio quem tem além fronteiras, algo que terá de ser levado muito em conta pelos responsáveis do clube e da equipa.

O principal responsável da equipa, o treinador, já decidiu, Helton regressou e está para durar no lugar. Mas até que ponto será benéfico para o plantel a substituição de um jogador que esteve sempre bem enquanto jogou? Em princípio, e principalmente neste caso concreto, não haverão problemas, mas, seja em que equipa for, o facto de existirem lugares cativos poderá criar a sensação de relaxamento para os jogadores que ocupam esses lugares. Certo, certo é que o FCPorto está bem servido de guarda-redes. Se apenas um deles fosse bom a questão nem se colocava, mas atendendo aos factos e mesmo sabendo que o FCPorto terá maiores problemas para resolver, deixo-a aqui para saber a Opinião da Bancada:

- Que guarda-redes acham que deveria defender a baliza do FCPorto?
Helton
Nuno

Mãos de Ferro

Continuando a falar em guarda-redes, o mundo azul e branco está de luto. Frederico Barrigana, ex-guarda-redes e ex-glória do FCPorto, faleceu no passado sábado com 85 anos de idade e irá hoje a enterrar. Também conhecido por “Mãos de Ferro”, esta lenda do futebol ingressou no FCPorto em 1943 e alinhou no clube por 12 épocas, tendo apenas sido ultrapassado por Baía como jogador do clube com maior número de jogos cumpridos para o campeonato. Apesar de nunca ter sido campeão pelo FCPorto, ficam para a história as grandes defesas que lhe valeram a alcunha e que fizeram dele a lenda que é hoje e continuará a ser. Que descanse em paz.


Liga da Bancada
Com 99 participantes, a Liga da Bancada assume-se como uma das mais participadas ligas do UEFA Fantasy Football da blogosfera e mesmo com este número de equipas, neste momento a liga Portistas de Bancada encontra-se no 263º lugar entre 13.120 ligas, o que é caso para deixar os Portistas de Bancada orgulhosos.

Hoje começa a segunda jornada da Champions League e com ela a segunda jornada desta liga, por isso não se esqueçam de fazer as alterações necessárias nas vossas equipas para esta jornada.

26 comentários:

  1. tive de fazer 3 tranferencias...la perdi 4 pontitos.

    kuanto ao assunto do post,axo k kem devia continuar a defender a baliza era o nuno ate pelo menos a paragem do campeonato.dps k voltasse a por o helton

    ResponderEliminar
  2. O Nuno esteve mt bem mas o Helton, qt a mim é mais completo. Esteve bem jesualdo, desta vez...Porque tem estado mal em mts outras situações.

    se puderem dêm um saltinho ao www.bibo-porto-carago.blogspot.com/
    e fiquem a par de mais um fim de semana desportivo em todas as nossas modalidades. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Desde que vi o Nuno a não jogar na Supertaça ( a maior injustiça de Jesualdo ) fiquei sem dúvidas que Helton seria mesmo o número 1 nesta época e, bem vistas as coisas, ele é o melhor que temos.

    No entanto, Nuno esteve muito bem quando foi chamado e merecia continuar, mas o futebol nem sempre é justo e se hoje estamos aqui a elogiar Nuno, não quer dizer que amanhã estaremos todos contra ele e a questionarmos a sua contratação.

    Pinto da Costa definiu Nuno como o melhor profissional que passou pelo FCP, portanto ele saberá, como ninguém lidar com esta "injustiça" e apoiará as decisões do seu treinador.

    Em todo o caso temos de estar orgulhosos por ter 2 bons GR's e um para o futuro.

    Quanto ao grande Barrigana, descanse em paz e, apesar de nunca o ter visto, tenho que dizer que partiu um dos nossos por isso fico mais triste.

    Na Liga, joguei à defesa, só fiz uma substituição para não perder pontos vamos a ver como os meus atletas se portam, mas a maior parte dos jogos dos meus jogadores são amanhã por isso hoje nem vou estar preocupado com a pontuação, curioso é o número de participantes, até se poderia chamar " Liga Baía!...heehehe

    ResponderEliminar
  4. Quanto aos GR´s acho que Nuno merecia continuar. Esteve sempre muito bem.
    E Helton este ano ainda não me convenceu. Parece-me com tiques de vedeta e muito inseguro...
    Quanto a Barrigana faleceu aqui no hospital da minha cidade. Paz à sua alma!
    ps: julgo que o jogador com mais jogos no campeonato com a camisola do FCP é João Pinto, "o eterno capitão", com 407 jogos. Baía acho que fez 401. Teria batido o record, não fosse Adriaanse...
    Julgo que estes dados são correctos mas há por aqui amigos com dados estatísticos que podem ajudar a desfazer a dúvida. Abraço

    ResponderEliminar
  5. O Nuno sempre foi um grande guarda redes mas que passou ao lado de uma grande carreira.
    Lembro-me de o ver a jogar nas Antas pelo Guimarães, fazer uma grande exibição e o vitória ter ganho esse jogo 3-2 com um golo do ... Zahovic que no ano seguinte veio para cá.
    Depois o Nuno saiu algo intempestivamente, foi para a Corunha, não ganhou o lugar e andou a alternar o banco com alguns jogos, foi emprestado e fez grande época, chegou cá e " levou" com o Baía e assim por diante.
    Sempre que joga dá garantias e é um grande profissional que não teve as oportunidades que merecia.
    Não concordei com a saída dele da equipa - não está em causa o valor do Helton - mas estava muito bem, como esteve na pré-época.
    Em resumo, feliz do Clube que tem um dilema destes e que tem um profissional como mo Nuno.

    ResponderEliminar
  6. No Verão li tantas criticas pelo facto de o FCP ter contratado o Nuno e agora temos este dilema que tantas dúvidas deixa em alguns de nós.

    No meu caso não tive dúvidas em considerar uma excelente contratação - fiz questão de o afirmar aqui - como agora também não tenho dúvidas em achar que o Hélton é DONO do lugar.

    Quanto ao Fantasy Football, fiz algumas mudanças no meu 11 e perdi 10 pts. A Tasca do Teixeira rumo ao titulo! :D

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de homenagear Barrigana, que eu honestamente nunca vi jogar pelo Porto, era miúdo quando ele acabou a carreira no Clube, mas ouvia falar muito dele, das suas qualidades -impunha respeito pela sua envergadura- e vi-o posteriormente actuar em Torneios de Veteranos -As Árvores Morrem de Pé- e se não estou em erro, no próprio SCSalgueiros. Recordo-me de ter conhecimento que mais tarde, foi treinador de alguns dos Clubes da área da cidade do Porto. Era uma figura desportiva mítica, muito considerada por todos e que enchia o nosso imaginário. Acabou a sua "carreira" de forma definitiva!
    O meu profundo lamento, acho que a morte -como erro terrível de Deus- não deveria existir!...
    -Espero agora, que ele seja devidamente considerado dentro do Clube e ocupe numa galeria de notáveis, o lugar de destaque que realmente merece. Morreu Barrigana...Pois que viva Barrigana! E que viva sempre no "nosso" Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao dilema Nuno /Helton já referi aqui a minha opinião antes e depois do jogo com o Boavista. Entrou Helton, espero que Nuno tenha sido devidamente escutado nessa decisão, agora só me resta apoiar o Helton e acreditar que o Nuno se sentirá confortável -não acomodado- na posição em que passará a figurar no plantel. Que Helton até por respeito para com o seu camarada de lugar, justifique de forma inatacável o juízo de Jesualdo!

    ResponderEliminar
  9. Helton !!

    O Nuno já nos custou 2 pontos este ano na CL...

    ResponderEliminar
  10. eu acho que o Helton é o melhor guarda redes, apesar de achar que o nuno merecia jogar contra o boavista. Ate pk o helton vinha de lesão e não precisava de jogar tão depressa.

    Parabens pelo blog amigo. Ps: inscreva este blog no passatempo blogs da superbock na rubrica desporto.

    deixo o link http://www.superbock.pt/SuperBrand/Super_Blog_Awards/LoginObrigatorio.aspx


    Um grande abraço e FORÇA PORTO!!

    que o Mãos de Ferro descanse em Paz e obrigado por tudo o que proporcionou ao nosso desporto e em particular ao melhor clube português F.C.PORTO.

    ResponderEliminar
  11. Ainda não percebi onde é que o Nuno errou no golo contra o Liverpool, eu vejo um erro do Fucile e do Bruno Alves, mas talvez seja eu que estava a olhar para outro lado.

    ResponderEliminar
  12. Miguel Sousa Tavares - A Cigarra, a Formiga e o Kalimero

    Como se sabe, há três clubes chamados grandes no futebol português: a Cigarra, a Formiga e o Kalimero.

    A Cigarra é o Benfica: faz-se tratar por «A Instituição» e auto-intitula-se de «maior clube do mundo» — com direito a diploma e tudo; diz que vai a caminho dos trezentos mil sócios e que terá uns trinta milhões de adeptos da «marca Benfica» espalhados pelo mundo inteiro; a sua grandeza é tão desmesurada, tão avalassadora, que nem é preciso ter, como este ano, uma equipa de futebol «que qualquer treinador do mundo gostaria de treinar», para que os títulos lhe caiam, naturalmente e por vassalagem alheia, aos pés. Porque acha que de há muito adquiriu por usucapião o direito natural aos títulos, «A Instituição» não acredita que estes exijam trabalho, talento e paciência. Resultado: não é campeão nacional em modalidade alguma, excepto em futebol de salão (que teve de começar a praticar exactamente para poder ser campeão em alguma coisa, tirando partido do facto de A Formiga não praticar a modalidade).

    A Formiga é o FC Porto: passou décadas a prestar vassalagem aos Grandes de Lisboa, aceitando pacificamente o papel de animador inútil dos campeonatos. Até ao dia em que soltou o Grito de Ipiranga e nunca mais parou: ultrapassou confortavelmente o número de títulos nacionais do Kalimero e aproxima-se vertiginosamente dos da Cigarra e, em matéria de títulos internacionais, arrasou: face aos dois longínquos títulos de campeão europeu (numa época em que só três ou quatro boas equipas disputavam a Taça dos Campeões e em que, com estrelinha no sorteio, podia-se ir por ali fora), e face ao mítico título de uma obscura e já defunta Taça das Taças conquistada pelo Kalimero na noite dos tempos, a Formiga tem para apresentar, nos últimos 20 anos, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia, dois títulos de campeão europeu e outros dois de campeão mundial. Este ano defende os títulos de campeão nacional de futebol, hóquei, andebol e já nem sei que mais. Épocas houve, nestes últimos anos, em que juntou simultâneamente todos os títulos de campeão das modalidades profissionais ou os títulos de campeão nacional de futebol em todos os escalões, dos infantis aos seniores. Tal qual como na fábula, tanto a Cigarra como o Kalimero gritam que os sucessos da Formiga são falsos e resultado apenas de batota — (nacional e internacional, presume-se). Repetem isto há vinte anos na esperança de que, como dizia Goebbells, repetir uma mentira até à exaustão a transforme numa verdade… por exaustão. A Formiga ri-se e segue em frente. Ela sabe que, para ganhar mais vezes do que os outros é preciso muito trabalho, muito talento, muita organização, muita humildade e uma cultura de vitória que não se consegue com simples proclamações de superioridade natural.

    O Kalimero é Sporting e é o caso mais problemático. Os tempos mudam e os tempos mudaram em desfavor do Kalimero: no futebol nacional, tal como na vida política ou demográfica do país, os tempos evoluiram para a bipolarização e o Kalimero é o parceiro sobejante. Em vão, vive a proclamar que foram eles que trouxeram o futebol para Portugal, que são eles os gentlemen e guardiões do templo com a profusão de condes e barões que deram ao nosso futebol. A verdade é esta: o Kalimero tem hoje menos títulos, no futebol e no resto, menos adeptos, menos assistências e incomparavelmente menos projecção e conhecimento internacional do que a Formiga. Pior do que isso, eles — que se reivindicam de donos do fair-play e do bom gosto — sofrem de cada vez que comparam o seu novo estádio, com nome de Visconde, a essa coisa linear e deslumbrante que é o Estádio do Dragão, e desesperadamente sentem que, em cada nova geração de adeptos que chega ao futebol, são muito mais os dragões do que os leões.

    O Kalimero não tem culpa disto e, ao contrário da Cigarra, tem feito tudo o que pode e deve para contrariar o inevitável. O Sporting — repito o que já aqui disse — é hoje o clube melhor administrado e o que mais faz para evitar a bancarrota em cuja iminência vivem todos os clubes portugueses (e mesmo que isso passe por sacar à Câmara Municipal de Lisboa negócios e benesses que deveriam fazer corar de vergonha os inspectores do IGAT que conseguiram descobrir graves irregularidades na construção do Estádio do Dragão, porque teria havido uns terrenos do clube permutados com a CMP e sobrevaliados, e assistiram depois, em respeitoso silêncio, a todos os negócios de favor celebrados pela CML com Benfica e Sporting para a construção dos seus novos estádios).

    Dos três, o Kalimero é o que tem menos dinheiro e menos orçamento para o futebol, o que, em contrapartida, mais talentos cria e exporta, e o que mais faz das tripas coração para se manter na discussão ao nível do topo. Merece por isso um rol de elogios e só não merece todos porque lhe falta uma característica fundamental que distingue os verdadeiros desportistas e o verdadeiro fair-play das falsas nobrezas apregoadas: saber perder. O Sporting não sabe perder e, por isso, adoptou a atitude do Kalimero, sempre a queixar-se dos «meninos maus» que lhe roubam a bola no recreio. É já uma cultura entranhada entre os sportinguistas, tão entranhada como o é a cultura de vitória entre os portistas ou a cultura de superioridade entre os benfiquistas.

    Como se tal não bastasse, o Kalimero usa, sem pudor algum, uma bitola com dois pesos e duas medidas, convencido de que ninguém nota a hipocresia. Quando acha que tem razões para se queixar do árbitro — o que sucede sempre que não ganha — arma um escabeche de todo o tamanho, com declarações inflamadas, comunicados patéticos ou rídiculas «procissões de luto»; quando são benficiados — o que acontece muito mais vezes e quase sempre quando jogam em Alvalade — calam-se muito caladinhos e assobiam para o ar. Dizem que só não foram campeões no ano passado porque sofreram um golo marcado com a mão, mas fingem não ter visto o golo que entrou dentro da sua baliza e não valeu ou os erros que lhes permitiram sair do Dragão com uma vitória. Este ano, passaram uma semana revoltados porque o árbitro não lhes marcou um penalty na Amadora, que não teria qualquer influência no resultado, mas calaram-se quando, em Alvalade e contra o Setúbal, o árbitro esqueceu um penalty a favor do Vitória, que teria modificado o resultado.

    O «escândalo» desta semana é porque, dizem eles, lhe roubaram dois penalties na Luz ( o mesmo árbitro que os fez ganhar no Porto, em Abril passado…). Ora, penso que, se há alguém insuspeito a analisar um Sporting-Benfica, é um portista. E o que eu vi é que, dos três lances contestados no jogo, o único que oferece dúvidas acabou a beneficiar o Sporting: um penalty que João Moutinho terá cometido mesmo a terminar o jogo. O primeiro penalty reclamado pelo Sporting faz parte daquela categoria de penalties de que os sportinguistas reclamam aos dois ou três por jogo, já por hábito instalado. E o segundo, é preciso ter muito má-fé e uma total falta de vergonha para o reclamar. O país inteiro viu que não houve penalty algum, que o Katsouranis, a menos que fosse decepado, não podia evitar que a bola lhe batesse no braço. O juiz de linha viu mal e marcou penalty, o árbitro viu bem e não o marcou. Sustentar que deveria ter prevalecido a opinião do juiz de linha, mesmo que ela implicasse uma vitória falsa como Judas e com o argumento de que foi assim que o Benfica ganhou na Amadora, deita por terra, sem honra alguma, quaisquer veleidades de se armarem em donos do desportivismo.

    Aliás, eu fartei-me de rir, ao ler no sábado e ontem o relato da «histórica reunião» promovida pela Bola entre os presidentes do Benfica e do Sporting. Almoçando antes do jogo, não tiveram dificuldades em entenderem-se na conclusão de que são ambos vítimas das arbitragens, em benefício do «Outro», e irmãos na luta contra o suposto «Sistema» (de que eles controlam tudo: Federação, direcção da Liga, Comissão de Arbitragem e Comissão Disciplinar). Mas — pensei eu com os meus botões — bastaria que houvesse um casosinho ou inventado como tal no jogo do dia seguinte, e lá se ia a harmonia, a irmandade e a luta comum contra as arbitragens e o «Sistema». Dito e feito.

    PS: Paulo Bento transformou-se agora no farol dos treinadores sem luz à vista. O problema, Jorge Costa, é que o golo do Guimarães foi mesmo golo e não hoube falta alguma sobre o Madrid. E o problema é que os seus jogadores vêm mostrando, jogo após jogo, que a culpa não é dos árbitros. Você, que tão bem conhece e tão bem interpretou a cultura de vitória do FC Porto, é novo de mais como treinador para se refugiar na cultura do Kalimero.

    ResponderEliminar
  13. deko

    e o Helton custou-nos o ano passado a eliminação com o Chelsea...

    acho-o muito inconstante e de vez em quando passa-lhe uma pela cabeça que começa a disparatar com toda a gente...

    ResponderEliminar
  14. O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi constituído arguido, depois de ter sido ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, sob a acusação de ofensas à Magistratura.

    O processo está a decorrer no DIAP de Lisboa, após intervenção do próprio procurador-geral da República, Pinto Monteiro, com base numa comparação que Pinto da Costa fez entre o Ministério Público e a PIDE/DGS. Esta comparação consta do livro de memórias – “Pinto da Costa, Luzes e Sombras de Um Dragão” – escrito por Felícia Cabrita e Ana Sofia Fonseca, mas também de uma entrevista ao jornal “Público”, editada em 18 e 19 de Junho deste ano, na qual o presidente do FCPorto diz não querer “continuar a viver num país onde após o 25 de Abril a PIDE/DGS foi substituída pelo Ministério Público”.

    ResponderEliminar
  15. O Nuno é capaz de ser melhor que o Helton entre os postes mas o Helton é melhor a saír da baliza que o Nuno. Esta segunda característica é a que diferencia os grandes GR dos bons GR. Um GR que sai muito bem da baliza mata logo à nascença a maior parte das oportunidades de golo do adversário, quer socando quer agarrando a bola. Até pode dar-se ao luxo de não ser excepcional entre os postes. Por isso Jesualdo fez bem em recolocar Helton como titular.

    ResponderEliminar
  16. só,

    Tens razão, mas continuo a achar o Helton melhor. O Nuno é muito fraco nos cruzamentos.

    E estando os dois convocados, não tenho dúvidas de quem deva ser o titular...

    ResponderEliminar
  17. O artigo de MST "A Cigarra, a Formiga e o Kalimero" está muito bom. Estão lá toda a grandeza do FCP e toda a pequenez de SCP e SLB retratadas.

    ResponderEliminar
  18. Nuno vai para já à frente na opinião da bancada, talvez por ter estado bem e não merecer sair da equipa. Acabo por concordar, assim como concordo em lá estar Helton, apesar de achar que ele anda algo inseguro precisamente no que falam, ou seja nos cruzamentos. Mas que ele é bom não haja dúvidas e estamos bem servidos.

    Teixeira, penso que a grandes criticas no início da época teriam a ver não com o Nuno em si, mas no facto de termos o Bruno Vale e de ele não ser aproveitado em detrimento de um jogador já em fim de carreira. Penso que passava por aí, nunca colocando em causa o valor do Nuno.

    O artigo do MST, está muito bom, de vez em quando ele acerta. Gosto muito de o ler, mas por vezes exagera e muitas vezes gosta de se virar contra o próprio clube não medindo as palavras. Mas aqui esteve bem, uma excelente comparação com a famosa fábula.

    Elmano Santos para Coimbra. Não foi este árbitro das botas vermelhas que expulsou Quaresma no ano passado em Leiria?

    Qt à Liga da Bancada, acho que perdi mais de dez pontos, mudei mais de meia equipa, mas espero recuperá-los. Vamos ver.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. MST muito bem, o caso dos presidentes da 2ª circular falarem dos árbiros que beneficiam " o outro " é absolutamente ridículo e não mais do que atirar areia para os olhos dos adeptos pela tareia que estão a levar.
    Quanto ao Elmano, essas críticas já estão a fazer efeito, o Porto que se cuide se não podemos, devido a esse senhor, interromper a nossa carreira vitoriosa.Lembrar Leiria.

    ResponderEliminar
  20. Este processo movido ao NGP, só o pode beneficiar se ele -isto é, quem o representar- souber mexer bem com a fórmula de defesa a apresentar. Tudo o que tem vindo a público, sustenta bem a tese de Investigações dirigidas e parciais. -Daí que levar esta situação à barra dos Tribunais, pode até ser benéfica para desenvolver e sustentar melhor a base de defesa do próprio Jorge Nuno quanto ao caso APDR...Será um TUBO de ENSAIO...Não fiquem preocupados, a PGRAdjunta que se tentou suicidar por ter ficado com 90.000 Euros oriundos de haxixe, aí está para mostrar como funcionam as coisas lá por dentro...Quando se sabem...Nunca percebi muito bem porque razão circula tão bem a droga dentro das Prisões Portuguesas, melhor que nas ruas dizem os que por lá passam, daí eu me interrogar, como é isto possível? Os segredos de Justiça só o são para Inglês ver, como é possível que entrem na terra de ninguém com esta facilidade? Alguém me pode garantir que entrando neste sistema judicial -tal como existe- pode sair incólume, mesmo que não tenha culpas algumas no cartório?...Duvido que mo possam garantir!...O melhor é rezar a Deus para nunca lá cair...Especialmente se se vestir uma camisola AZUL E BRANCA às riscas!...

    ResponderEliminar
  21. O Sporting lá ganhou em Kiev com duas ofertas monstruosas do GK Russo (Ucraniano?)...Dizem os jornalistas eufóricos, ter sido uma "vitória histórica", presumo por ser a primeira...Isto diz bem da diferença de prestígio entre nós e eles, os Kalimeros Nacionais!...Aquela equipa do Dínamo até que tem bons valores individuais, mas colectivamente, Santo Deus!...

    ResponderEliminar
  22. Nem de propósito:

    "Jornal o Público, 02/10/2007,
    -O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, defendeu hoje, no Parlamento, que, além das inspecções internas, a Polícia Judiciária (PJ) possa ser sujeita a inspecções externas, a cargo do Ministério Público."

    Ah, em relação ao TUBO de ENSAIO ele tem -obviamente- de estar BEM ESTERILIZADO!...

    ResponderEliminar
  23. confesso que até gosto do nuno mas daí a porem em causa a tituladridade do helton vai uma grande distancia. o nuno não sofreu golos para o campeonato mas também pouco trabalho teve, e no jogo com o liverpool apesar de nao o achar culpado do golo, penso que o helton naquele lance se saía e evitava o golo. e é aqui que ta a diferença entre eles os dois o helton faz a diferença. mas jogue quem jogar amanha o que importa é a vitoria. cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. na liga fantasy jogaram 6 jogadores e fiz 30,espero k o lucho e o pirlo la façam um golinho:P

    ResponderEliminar
  25. Há coisas curiosas mas já na época passada quando o (ir)responsável das nomeações arbitrais Vítor Pereira nos atirou para cima com o patifório Elmano isso aconteceu num jogo fora antes de 2 jogos seguidos em casa e quando começavamos a fugir demasiado à concorrência tal qual vai ocorrer este ano (depois de Académica fora Leixões e Belenenses no Dragão). Será que o homem é supersticioso ao ponto de acreditar que repetindo a nomeação em idênticas circunstâncias vai repetir-se o resultado? Se calhar foi por isso que fez esta nomeação precisamente agora. Espero que alguém com autoridade para isso diga enérgicamente ao Quaresma que não pode dar qualquer pretexto ao senhor Elmano de o expulsar mais uma vez. É que das 2 últimas vezes que ele apitou o FCP fora Quaresma foi expulso e muito à conta disso o Porto não conseguiu ganhar nenhum desses 2 jogos. À terceira tem de ser de vez.

    ResponderEliminar
  26. Estive a seguir atentamente o programa Trio de Ataque e senti um tremendo calafrio.
    Verifiquei que os beneficiados conseguem transformar-se em vítimas, com uma descomunal falta de vergonha.
    -Toda a estrutura de acusação que pende sobre o FCPorto no famigerado ADourado, é que foi beneficiado em dois jogos -que ganhou fácilmente- e em que os casos de arbitragem se os houve- foram claramente em prejuízo de quem está a ser colocado no banco dos réus- e por terem festejado a vitória de uma terceira equipa contra um dos seus rivais...É nisto que consiste basicamente, a acusação que decorre das denúncias feitas pela apresentação do livro mais vendido em Lisboa, nas últimas décadas, senão nos últimos séculos...Ninguém coloca a questão de quem estava na direcção dos Orgãos Desportivos durante esse período e se coloca, é apenas para poderem apertar o cerco ainda mais a quem?...Obviamente, caros amigos!...
    -Portanto partem da premissa que se há fumo na casa do lado, tem de haver fogo! Mesmo que o fumo provenha dos seus próprios cigarros!...Se uns afirmam que Pinto da Costa esteve com o árbitro Duarte Gomes antes de um determinado jogo, este favoreceu de certeza o Porto mesmo que objectivamente este tenha sido prejudicado nesse jogo pela sua arbitragem. Parece que não pode em circunstância alguma um Presidente do Porto tomar um café, beber um pingo, ou comer um cachorro com um árbitro, que isso é logo considerado "actividade corruptora".
    -Se no Sporting decidem dar o Leão de Ouro ao senhor Vítor Pereira, nada de mais, tudo correcto, o homem merece e parece -parece- que nada fez enquanto árbitro de futebol, que beneficiasse o Sporting...Portanto, tudo bem, deem-lhe o Leão d' Ouro, o Prémio Stromp e porventura um anel de Rubis!...
    O Porto nem um relógiozinho de cinquenta Euros pode oferecer...É corrupção sem margem para dúvidas! Se o Duarte Gomes marcar um Penalti a favor do Porto aos 92 minutos de jogo, estando a equipa azul-e-branca a perder com o seu adversário...É claro que é corrupção! O Pinto da Costa estava a rir-se na bancada para o vizinho do lado!...
    Se esse senhor -Duarte Gomes- fizer o mesmo com o Benfica...Olha, lá está ele a prejudicar a imagem do "Glorioso", mesmo que o "Glorioso" aceite essa dádiva, sem sequer pestanejar!...LINDO!...Isto na quarta-feira à noite.

    -Sábado seguinte à tarde: Antes do jogo Benfica/Sporting, o Jornal "ABOLA" -"aBíblia"- promove um jantar de confraternização entre as Direcções dos dois Rivais. Vinho a granel, muitas pataniscas e o assentimento mútuo de que é preciso fazer algo para "castigar" o inoportuno que se encontra na dianteira da máxima competição Futeboleira cá do Burgo há mais de 600 dias -qualquer coisa como dois anos seguidos- mesmo com todas as escutas telefónicas, investigações Judiciais e Financeiras, Processos e mais Processos, detenções urgentes, buscas descontroladas, controlos Doping semana após semana, arbitragens vergonhosas, depoimentos forjados, financiamentos de livros e filmes pornográficos, etc, etc, etc...Nada os retira de lá de cima, PORRA!
    -Dizem os convivas: Temos que tratar das coisas de outra maneira!...OK, falemos com o senhor Costa, ele tem de dar saída a esta situação com um castigo Federativo, JÁ!...
    -Sábado à noite:
    Começa o jogo e entre dois arrotos, e não sei quantos perdigotos, o Pedrinho Henriques -levado de encomenda para esta festa de "grandes amigos"- saca da cartola "uns óculos muito escuros" -quase pretos- e desata a não ver Penalties em lado nenhum, nem de um lado nem do outro...Nem com a indicação dos Líneres...-Festa estragada...Zangam-se as comadres!...Insultos para aqui, Orelhadas para ali...Na discussão que se segue ainda tentam arrastar a suspeição para o Norte, para os lados do Dragão -com um empurrãozito do Pacheco- a ver se as coisas passam despercebidas -azar do camano- lá para cima não houve NADA! -Bom, muda de novo a estratégia, agora são os árbitros que não prestam para nada -dizem os do Sporting que se sentem mais prejudicados...Até não esteve nada mal -dizem os do Benfica, relativamente ao Pedro- quem foi roubado fomos nós, naquele Penaltie do Dubai que o árbitro não teve coragem de marcar porque o jogo estava mesmo a acabar!...
    -A culpa é do Processo Apito Dourado, os árbitros estão pressionados, não estão à vontade -traduzido, não nos beneficiam à vontade- dizem os dois malandros!...Mais de dez milhões de bandidos!...
    -Isto assim não pode ser, tem mesmo que acabar, arrumamos com o Porto -com a ajuda do Costa que tem de se adiantar aos Tribunais- e ficamos apenas a um ponto de diferença entre nós, o Guimarães e o Marítimo não são problema, ainda temos o Parati, o Lucílio, o Elmano e o João -o grande João Ratão, cozido e assado no Caldeirão- em carteira e fica tudo nas melhores das bem-aventuranças...Que lata descomunal!
    -Ai Portugal, Portugal, de que é que estás à espera?...Ninguém te pode ajudar!...

    ResponderEliminar