12 outubro 2007

Corrupção (I)

Estado do Apito Dourado
O Apito Dourado foi-se esvaziando à medida da própria menoridade, e mal provada, dos factos alegadamente monstruosos que os altifalantes amplificavam. Mesmo algumas esparsas acusações produzidas de uma montanha de factos e milhares de escutas telefónicas cuja legitimidade constitucional se questiona, não deixam de, à própria turba instigada pela Imprensa do regime, causar espanto por tão pouco sustentadas. O próprio recolhimento da Justiceira do Povo - inspirada numa produção de prova de regimes já caídos sob o pó da História, com testemunhas inventadas e relatos convenientemente produzidos e validados por expedientes vários - aos aposentos da capital para assuntos melindrosos da maior corrupção é sintomático. A par disso, os segredos de alcova foram escasseando e os tribunos de ocasião tiveram poucas dicas para expandirem o negócio da urdidura que montaram meses a fio.

Daí enquadrar-se o Apito Dourado nas coisas menores, como apontam muitos comentadores desapaixonados, não envolvidos na farsa nem distraídos do que vai mal no reino da Dinamarca…

Espectáculo
O último foi Vasco Pulido Valente (VPV, in Público, Última Página de 7/10/2007). Em síntese, abordou o tema como outros antes dele e cuja reflexão aqui trouxemos (ver post de 7 de Setembro Apitadelas várias na ordem do dia - aqui). Tudo a propósito da entrevista de João Cravinho à Visão, na semana passada, VPV em síntese:
- a “corrupção [em Portugal] em geral faz-se de acordo com a lei”, aquilo que vulgarmente se diz fugir pelas malhas largas da lei (feita a cargo de políticos, juízes ou não mas políticos ou enteados de interesses políticos);

- a “polícia e os tribunais não podem ir longe e só se ocupam de casos menores”;

- no fundo “o Apito Dourado e operações do género são um espectáculo, que esconde os crimes de consequência”.
VPV confere, ainda, que “os negócios conseguem inspirar um temor e um respeito que, por exemplo, o futebol não consegue”. Pior: a Imprensa e a televisão, para VPV, ficam silenciadas, até por alguns conflitos de interesses entre os grupos de comunicação social e eventuais negócios e figuras a abordar… Para concluir que se isto fosse um país a sério “metade da primorosa elite do nosso país marchava para a cadeia como um fuso”.

Ora, os lóbis que VPV diz poder incluir cinco ou seis escritórios de advogados de presença assídua nos fóruns televisivos, não servem só para cativar interesses; como na contra-espionagem, pode atiçar-se um caso contra alguém. E, assim, eis que surgiu o Apito Dourado, vagueando à mercê destas ondas agora num mar chão perto da praia da sua resolução. Parece cada vez mais claro à opinião pública e, ainda, à opinião publicada.

Casa Pia e CPP
Também esta semana, Manuel António Pina (JN) lembrava como o novo Código de Processo Penal (CPP) e Código Penal (CP), instaurado à pressa, tinha origem no branqueamento ou aligeiramento que os políticos momentaneamente no poder pretendem em função dos seus interesses imediatos – adequar artigos, subtilmente ou não, ao andamento carroceiro do processo Casa Pia do qual Catalina Pestana (ver Sol de 5/10/2007) não excluía figuras do PS implicadas nas denúncias, nomeadamente Paulo Pedroso.

Alterar o CP, no artigo 30º, na definição de crimes continuados, em que 10 crimes ou 50 dos mesmos configurem uma “continuação” desses crimes só em respeito a uma mesma vítima é como 1 crime só, serve ou não para atenuar penas e desagravar crimes em relação aos implicados na Casa Pia?

É esta monstruosidade em curso, que várias personalidades do domínio da Justiça vêm denunciando em diversas entrevistas, com o beneplácito do PS: depois de arrumar com Souto Moura da PGR (apanhando nas traiçoeiras escutas telefónicas o Primeiro-Ministro, ver o Sol de 29/9/2007), fez por nomear (contra o interesse dos seus pares que duas vezes o rejeitaram) quase à pressão Pinto Monteiro para Procurador da República. Que dócil tem sido. E, por fim, conseguiu que, após chincana política até um mês transitoriamente à frente do Tribunal Constitucional, outro homem de mão, Rui Pereira, mentor do CPP agora em vigor, seja o novo ministro da Administração Interna.

Estas coisas não surgem desligadas, sem conexão, a escapar ao crivo da opinião pública. Toda a montagem obedece, claramente, a uma orquestração suportada numa maioria governamental que demonstra, finalmente, os tiques pidescos do anterior regime, para não entrarmos pela feição neoliberal com efeitos chocantes na economia e nas regalias sociais de que o PS era esperado como bom guardião.

Queixumes dourados
Sobre o Apito Dourado, há já queixumes avulsos, esporádicos, de as coisas não andarem, de juízes se furtarem a pegar no caso, de paralisação de tribunais em suma. E não é que o caso pronto para ir a julgamento, o da classificação dos árbitros, não implica a vítima preferida aos pés da qual se amontoou a lenha para a fogueira inquisitória? Isto já depois de o cerne do Apito Dourado, centrado nos jogos do Gondomar, esperar o tempo de arranque, mas também essa corrupção nem parece de grande monta porque lá falta um pecador-mor que o reino dos lóbis quis apedrejar publicamente.

A corrupção nunca divulgada ao povo ignaro continua a ser alvo de zuns zuns, investigações de fachada, programas e telejornais que passam por ali como vinha vindimada e falsa moral apregoada. Mas sem resultados. É um 0-0 sem grandes ocasiões de golo. E muito concerto de apito que desmotiva o adepto.

Este é o Estado em que estamos. E o Apito Dourado em consequência. De permeio, faz dia 14 dois meses que alguém com as orelhas a arder ficou de responder ao Apito Encarnado, prometido na SIC. Um pedregulho que entalou muita gente. E a procissão ainda vai no adro.

30 comentários:

  1. O FC Porto vai com mais cinco pontos do que ia no ano passado por esta altura e já ganhou três jogos que perdeu em 2006. Isso é um facto incontornável e louvável. Mas também é facto que joga muito pior futebol, muito menos seguro, muito menos denominador, do que jogava na última época.

    M.S.T. em "a bola".

    ResponderEliminar
  2. De facto o Zé Luis tem o dom da palavra.
    Mas olhe que os tiques pidescos estao dos dois lados da barricada: direita e esquerda, e estes dois casos de que fala começaram por alturas do PSD.
    E este caos destes casos deve-se a um sistema que é nacional e nao de um ou outro partido. Porque, Zé Luis, existem pessoas a esconder dos dois lados.
    Nao sei se esta certo politizar tanto esta questäo.

    Se nos meandros da Justiça o poder central tem mais influencia no começo e desfechos de casos como estes, ja num plano local as autarquias teem muito poder na medida do apoio que se da aos clubes das suas regioes.

    E nesse campo o PSD tem prejudicado muito mais o FCPorto. Tanto pelas acçoes ridiculas perpetradas no Porto como nos favorecimentos ilicitos e a céu aberto desenvolvidos na camara de Lisboa a favor dos clubes do regime.

    Este regime ainda esta no sangue do povo. Mesmo daquele que votou num nao para a regionalizaçao, que perdeu a bem perder no Porto.

    A culpa é de todos. A culpa é deste misto de servilismo intrinseco e desta rebeldia esporadica em momentos em que nao faz mossa, nada decide. Para ingles ver.

    O outro problema é que a culpa tem morrido solteira.

    Como se explica que uma enormidade como o Avelino Ferreira Torres tenha passado impune durante 2 décadas?
    Como se explicam os buracos no Metro do Porto? O Valentim näo sera responsavel? Parece-me que sim.
    E como se explica que uma linha (ou um buraco sem fundo e cheio de infiltraçoes) entre duas estaçoes em Lisboa (Cais do Sodré e Santa Apolonia), custe quase tanto dinheiro como todo o projecto do Metro do Porto?

    As culpas morrem solteiras mas todos sabemos que vivem de Norte a Sul e da esquerda para a direita.

    Acho este post muito interessante até porque suscita este tipo de discussoes.

    Näo tiro uma virgula àquilo que o Zé Luis escreve, mas termino dizendo-lhe o seguinte: certas atitudes antes tomadas pelo PSD e hoje tomadas pelo PS devem-se a oposiçoes com lideres fracos e bajuladores. Ocorreu nos tempos de Cavaco e acontece hoje com Socrates.
    Agora, tenho muito mais receio de veias populistas como a de Luis Filipe Menezes, ou o populismo oportunismo e incompetencia de Santana Lopes do que de um Ministro como Rui Pereira que nunca se pos em bicos de pés para subir a nenhum poleiro, antes, foi convidado para todos os poleiros em que esteve até ja recusou alguns.

    O grande timoneiro do FCPorto, responsavel pela grandeza do clube, dir-lhe-a certamente que todos teem beneficiado o clube da galinha e a espaços o dos viscondes; e que os grandes aliados do FCPorto, na cidade, na ultima década foram Fernando Gomes e Nuno Cardoso.

    ResponderEliminar
  3. O laranjinha Zé Luía faria muito bem em continuar a falar de futebol e deixar-se de politiquices. A prova de que não sabe o que diz reside no facto indesmentível de o processo Casa Pia ter cortado a cabeça a uma direcção do PS, beneficiando a contra-natura aliança CDS/PCP, sem que até hoje fosse apresentada em Tribunal a mínima prova de envolvimento de qualquer dos elementos da dita direcção no mediático caso. De onde se poderá concluir que muito do que foi dito nas Tvs e nos jornais não passou de uma imensa patranha destinada a sufocar o PS. Assim a modos de uma espécie de Apito Dourado em que o PS fez o papel de Pinto da Costa, percebe?
    E já que o Luís está tão interessado no dito caso, talvez fosse altura de exigir a quem de direito "aquilo que o Governo Durão Barroso disse que não era preciso fazer - investigar quem eram os dois Ministros envolvidos em práticas pedófilas a que aludia um artigo da revista “Le Point” publicado no Verão de 2004, incluindo o que “atacaria” no Parque Eduardo VII sob loira cabeleira postiça, alcunhado de “Catherine Deneuve”?
    E porque não se esclarece e apura a relevância do episódio da mala com material encavacante que um Ministro perdeu, nos idos de oitenta (quando as primeiras denúncias surgiram publicamente, recorde-se) e que um funcionário da PJ foi amigamente entregar ao Secretário de Estado do dito Ministro?"
    A terminar, e porque habitualmente aprecio o que escreve, sugiro que neste blog vista a mesma camisola azul e branca que eu envergo e deixe a laranjinha para um outro forum.

    ResponderEliminar
  4. mais uma vez uma crónica de grande nível.
    incisiva, bem escrita e a tocar nos pontos importantes.
    bem haja Zé Luis

    ctrl+c > notepad > print + café
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos, a verdade é que o bloco central (PS+PSD) está metido na corrupção, na pedofilia, nos lobbies, no ataca ali defende ali, no não levantes poeira aqui que eu não levanto ali, no eu agora protejo o SLB, daí a pouco o SCP, no dá jeito proteger o FCP, no vamos meter a MJM no meio da merda para desviar atenções do processo X...

    E isto tudo até às orelhas, entenda-se as deles. Ou ao "orelhas" como quiserem, até porque este está na moda no que diz respeito a proteccionismos hipócritas. Vide o encobrimento do Apito Encarnado.

    Numa semana em que o Herminio, tal e qual virgem inocente e prendada vem a público fazer um balanço positivo(????) do seu mandato. Ora e mais ridículo de tudo o que disse, foi vir prometer justiça desportiva para um caso que nem nos tribunais foi julgado e ao que parece nenhum juiz quer ficar comprometido, ou em linguagem popular, chafurdar os pés na merda.

    Eu escrevi merda? Desculpem meus amigos, mas é exactamente isso que o nosso país se está a tornar.

    Enquanto isso, nós os portistas preocupamo-nos com a "falta" de espectáculo do futebol jogado do nosso clube. Má estratégia de discussão. Mais do que a alegria do Penta, temos agora que nos preocupar única e exclusivamente em fazer o Tri em pleno processo de caça às bruxas douradas. Ganhar, ganhar e ganhar. Vencer tudo o que nos for possível para calar e expor ao ridículo as "orelhices" que por aí andam a minar o único facto indesmentível deste país - o FC Porto é a melhor equipa dos últimos 30 anos!

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Também não queria meter a colherada nesta história do Processo Casa Pia que como outros ficou completamente abafado pelo Apito Dourado...Ninguém se revolta saber que uma senhora Procuradora de não sei quê meta ao bolso 95.000 Euros -qualquer coisa como 19.000 contos em moeda antiga- provenientes de negócios de droga...Uma carga de haxixe que dava para comprar a minha velha casita e ainda sobrava cacau...É irrelevante, como é irrelevante que o Presidente da autarquia de Oeiras faça passar o seu dinheiro por uma conta na Suiça aberta em nome de um sobrinho...Como não tem a mínima importância que um determinado Ministro das Finanças faça ajustamentos de Sisas precisamente na hora em que estava a tratar de comprar um belo apartamento nas Avenidas Novas em Lisboa...Tudo para o caixote do lixo com a propaganda à volta do Apito Dourado. Consegui-se a unanimidade, dez milhões de Portugueses viram ali a panaceia que ia resolver todos os seus pequenos/grandes problemas...A verdade é que o grande beneficiado deste caso abafado e que agora lentamente volta aos comentários é precisamente o actual Primeiro Ministro, que arrasou toda a concorrência interna e aí está a liderar sem problemas quase nenhuns a seu bel prazer, nem sequer um pinguinho de vergonha na cara pelo Diploma tirado à sucapa entre duas idas ao Parlamento!...Negócios e muita falta de vergonha! Quem sofre são os desgraçados que têm de minguar à procura de trabalhinho bem esmifrado e mal pago, que os que estão lá em cima não apertam sequer o cinto que a nós já nos tiraram!...Estou como o Teixeira, todos juntos num saquinho de tela muito escura, banho com eles!...

    ResponderEliminar
  7. Li esta noticia no site do record que passo a transcrever:


    Hermínio Loureiro reforçou esta semana a intenção da Comissão Disciplinar da Liga avaliar e decidir todos os factos ali chegados sobre o processo Apito Dourado até ao final da corrente época, resolvendo aquilo a que chamou uma herança que a sua gestão recebeu da anterior. Nas mãos de Ricardo Costa, presidente da CD da Liga, estará a resolução dos processo que estão “em cima da mesa” e não “guardados em gavetas ou armários”. Alguns casos já estão a ser apreciados, outros não porque alguns tribunais têm colocado obstáculos.

    No epicentro destes processos que vão correr mais depressa na instância disciplinar da Liga do que nos tribunais comuns está o FC Porto. E Pinto da Costa. Tudo por causa das três acusações já produzidas pela equipa de Maria José Morgado sobre eventual viciação dos jogos Beira-Mar-FC Porto, Nacional da Madeira-Benfica e FC Porto-Estrela da Amadora, todos relativos à época 2003/2004. Pinto Costa está acusado de corrupção desportiva e tal facto, se provado, pode arrastar o FC Porto, em tese máxima, para a pena de descida de divisão.

    Mas a CD da Liga irá chegar a uma decisão antes de qualquer tribunal, depois de ter em sua posse a “prova analisada” que sustentou as acusações produzidas. Os visados irão ser chamados a depor e só depois será tomada uma decisão.

    Tendo em conta os factos conhecidos, a natureza do “tribunal desportivo” e o regulamentos disciplinar da Liga, há três cenários possíveis para estes casos: a conclusão de que houve corrupção sobre a equipa de arbitragem e alteração da verdade desportiva, o entendimento de que tudo não passou de uma tentativa de corrupção e a absolvição dos visados. O meio termo parece, desde já, o cenário mais possível...

    No caso da forma tentada, aos clubes eventualmente favorecidos “apenas” são subtraídos 3 pontos e determinada a derrota nos jogos em causa. Ora, esses jogos já foram homologados, bem como o respectivo campeonato. É uma questão jurídica ainda por resolver, mas o caminho mais viável aponta para que a penalização se repercuta no campeonato em curso. Ou seja, neste cenário, obviamente hipotético, se for provada pela CD da Liga que o FC Porto tentou falsear a verdade desportiva, perderá 3, 6 ou 9 pontos. Com o avanço que já leva e que ainda poderá aumentar, o FC Porto vai, assim, ganhando lastro para responder a uma eventual penalização desportiva...

    ResponderEliminar
  8. Todos os comentários já referidos creio que complementam o estado de coisas a que chegamos. E que o quadro geral está já à vista de todos, com intérpretes e jogadas políticas impossíveis já de sair de cena.
    Ao contrário do que pensa o vieiradospneus, não é uma questão partidária que aqui trago ou a defesa laranjinha. É o contexto de corrupção alargada, mais legalizada, conscientemente assumida, patrocinada por todos os políticos com um edifício legislativo que, como sempre, tem malhas muito largas por onde escapar a grande corrupção.
    E o Apito Dourado é pequena corrupção, como está à vista no cerne do processo (Gondomar) e até na questão lateral da classificação dos árbitros; além da mal sustentada acusação no caso que envolve o FC Porto e que, embora consciente de nada poder vir de mal ao clube, não deixa de me entristecer por alguém, politicamente, ter metido o FC Porto numa alegada embrulhada de resultados falsificados.
    De resto, um ano depois de por aqui o ter assumido como certeza/intuição que estava certa e está a bater certo, é a questão de o Apito Dourado ter encoberto o caso da Casa Pia no qual nunca tomei qualquer posição, como em nenhum outro, por preferir que os
    órgãos próprios investiguem devidamente (desconfiado, porém, que tal não seja possível, exequível, desejável porventura...) e tirem conclusões fora da boca do povo - precisamente o que sucedeu ao famigerado Apito Dourado.
    Esta revolta sempre a manifestei aqui. E até já o confessei, vieiradospneus, que votei PS para acabar com o santanismo para vir a descobrir o satanismo em curso e que me fará mudar o voto de novo.
    Toda a orquestração do Apito Dourado a todos nos mereceu fortes reparos e vivas desconfianças. O que se nos depara agora a nível da Justiça permite-nos, quase um ano depois da grande agitação magazinesca, traçar outro âmbito de visão social, não polítia, de toda a tramóia para a qual o Apito Dourado foi um expediente oportuno mas provocado, interesseiro (ir mais além do objecto inicial da investigação!). A este ponto, caro amigo, só pode culpar a maioria socialista e o interesse manifesto que agora, escabrosamente, nos entra pelos olhos dentro mas num enquadramento social de profundo alcance em termos de temermos pelas liberdades (quando todos criticamos o conformismo televisivo, o abafar de denúncias da Imprensa escrita, o acumular de factos que dão um total desastroso de desinformação, intoxicação, maquinação propagandística que nos levam a outros regimes totalitários e práticas policiais e repressivas que julgaríamos ultrapassadas).
    Modestamente quis juntar as peças do puzzle, porque não esqueço o que se passou e o que se vem passando faz-me arrepios.
    De resto, no repto do amigo teixeira, há outros takes deste filme, nas instâncias e pequenas coisas desportivas, que são objecto de tratamento idêntico, crítico.
    A par de casos seleccionados para distrair o povo, em geral, das coisas da vida em comum neste pedaço de terra cada vez mais habitado por gente desaconselhável, temos casos seleccionados: Apito Dourado ou Encarnado; denúncias válidas ou não; árbitros-auxiliares que fazem bem ou mal; tudo tem sido tratado com diferentes graus de "sensibilidade" que nos levam à demagogia e desonestidade intelectual que no futebol presidem ao dia a dia do nosso descontentamento. Ao qual nem escapa a divisão de opiniões sobre o nosso FC Porto sobre o que é jogar bem ou não...
    Mas, como sempre defendi, não é só da coisas da bola que me interesso, alheando-me do resto da vida do país.
    O soren, por exemplo, vem falar dos buracos do Metro do Porto, admitindo, contudo, bronca maior no Metro de Lisboa. E com o exemplo da derrapagem grosseira da linha do Terreiro do Paço - hoje objecto de reparo no JN, precisamente pela disparidade de valores em causa - está mais uma vez provado que as asneiras de Lisboa, mesmo a sul do Tejo e de um transporte social que anda vazio mas custa 15 mil euros por dia ao Estado, são menorizadas. E vão-nos lembrando como andou desafinada a Casa da Música.
    É preciso ter lata!

    ResponderEliminar
  9. carlos pincaro,não leva a sério o que o Record escreve, pois não?

    ResponderEliminar
  10. Pouco a acrescentar ao fabuloso artigo (mais um) e aos comentários, que destrinçam bem a iniquidade em k caiu o célebre processo do Apito.

    Acrescento apenas que assim o FCP está exemplarmente defendido!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Bem, começa bem esta trilogia do Corrupção versão Portistas de Bancada (para quem não sabe esta versão tem 3 "takes" a serem apresentados nos próximos dias).

    Este primeiro "take" dá bem uma noção do que se vai passando neste país que se está a deixar empodrecer. E não me venham com politiquices. O Zé Luís fala do PS pq neste momento é o PS que mexe os cordelinhos e neste aspecto estou em total acordo com o Teixeira, seja quem for que lá esteja apenas continua a podridão instalada.

    Tudo isto não seria para aqui chamado se com o processo Apito Dourado o FCPorto não fosse metido ao barulho e às suas custas tenta-se encobrir podres bem, mas bem piores que os que realmente existem no futebol e que afectam bem mais a sociedade. O FCPorto vai sendo arrastado para o lodo por conveniências e cabe a quem anda atento e onde ainda o poder não consegue interferir, nomeadamente à blogosfera, tentar colocar à vista de todos essa mesma podridão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Há alguma diferença entre os partidos a que estamos condenados a que nos governem? Se não é um, é outro, ao sabor da corrente e sem nexo nemhum com a agravante da democradura a que estamos a chegar com um governo ps.
    Este país está um caco.
    Concordo com as posições do Teixeira acima expresssas.
    E viva o Porto, sempre.

    ResponderEliminar
  13. Estilhaço, não me diga que acredita na simplicidade de o AD ser apenas uma querela entre o ranhoso e invejoso do Orelhas e o Pinto da Costa... Que há pureza de intenções nalguma coisa com ele relacionada?
    E quanto à politiquice aqui envolvida, o grande caldo (entornado), são os comentadores desapaixonados que vão enumerando os problemas, já à vista de todos.
    Ainda agora na rádio, a propósito demais uma queixa do PS em relação à governação Jardim na Madeira, o Cluny do Sindicato dos Magistrados do MP veio dizer que se usa a Justiça como peça de arremesso político (sic). Todas as pessoas já perceberam que a Justiça serviu para atiçar uns fogos e apagar outros, arquivando simplesmente, ignorando, dizendo que não merece sequer atenção - quantos casos, nas mais diversas áreas, não têm surgido. Todos querem recorrer à Justiça.
    Mas um MP isento faria aquele tipo de acusações ao FC Porto?
    Alguma daquelas teses vinga num tribunal imparcial?
    Agora quando reabrirem as fases de instrução nos 3 processos envolvendo o FC Porto, acha que há indícios sérios de algum deles ou dois ou três irem a julgamento?
    Cai tudo pela base.
    A não ser, lembre-se bem, porque eu não perco o fio à meada, confirmar-se a notícia do JN que aqui também trouxe em tempo devido: o dócil produrador Pinto Monteiro, nomeado politicamente à revelia dos seus pares que efectivamente o rejeitaram por duas vezes até serem "submetidos" a suave pressão para o aceitarem por fim, mandou instruções a todo o lado para que alguma decisão contrária aos "desejos" da Mizé Tung (de levar os casos a tribunal mesmo) ser alvo de recurso!
    Isto é extraordinário!!!
    Se um juiz, agora, dizer que o Porto-Beira Mar não teve nada de ilegal, que não se prova se o Augusto Duarte recebeu dinheiro como diz a Carolina - cujo dinheiro por ela recebido e depositado em banco e conta já divulgados, na Galiza (Vigo), não foi alvo de investigação, note-se também -, o caso não avança para julgamento (o juiz em causa não será isento? Só os de Lisboa o serão?) e o MP recorre? ~
    Não confia o MP na Justiça? Nos tribunais? Faz disto finca-pé? Quer que a Mizé Tung possa defender a sua acusação? Quer forçar uma condenação? Quer controlar, amedrontar, condicionais as decisões dois tribunais?
    É ISTO que está em causa e que fede no processo Apito Dourado. ISTO, por causa da política, de um processo político que se arranjou para encobrir outro (ou vários) porventura, como foi o Caso Casa Pia.
    Há uma conexão de acontecimentos geridos pelo Estado, não respeitando a separação de poderes, que enquadra toda a tramóia. O AD é um artifício, como se não bastasse o facto de que o que lhe deu origem mal merecer as parangonas dados a outros clubes e dirigentes.
    A respeito da notícia do Record aqui trazida pelo carlos pincaro, note que este jornal faz historietas, não faz notícias. Elaborou, desta vez, uma possibilidade de cenários e escolheu o que lhe pareceu, ao jornaleiro, o mais verosímil: mas isto faz-se num jornal?
    Cada uma das equações tem que ter uma solução, uma moldura penal, um efeito. Então há uns meses o Porto ia perder os títulos todos, descia de divisão e tudo ia preso. Mesmo que os processos nunca corressem o risco de prescrever, esta tese teria sempre validade.
    Agora, com a vantagem pontual alcançada, já é para descontar eventual pena no campeonato em curso.
    Mas isto não é mesmo ter uma ligação directa do intestino à cabeça e tudo o que se pensa é merda?

    ResponderEliminar
  14. Caro Zé Luís,

    Quanto à estória que vem no Record, limito-me a dizer que, ao contrário do que diz(em), eu acho que o que lá vem escrito é a prova provada que o AD está em vias de extinção.

    Porque se até essa corja admite as hipóteses patetas que admite.... e não me refiro à descida de divisão ... dá-me ainda mais motivos para ficar mais seguro do que aquilo que já estou.

    Agora o Zé Luís toca num aspecto que me parece ESSENCIAL:

    "(...) o dócil produrador Pinto Monteiro (...) mandou instruções a todo o lado para que alguma decisão contrária aos "desejos" da Mizé Tung (de levar os casos a tribunal mesmo) ser alvo de recurso!"

    Meu caro, se isto for verdade, o que eu não acredito, ou se quiser, não quero acreditar, melhor, não posso acreditar, significaria que a JUSTIÇA estava a ser jogada para a LAMA.

    E sendo a Justiça um dos pilares vitais de um Estado de Direito, tal corresponderia a DERRUBAR esse "edifício", o que acarretaria consequências tão TERRÍVEIS que nelas nem quero pensar.

    Imaginem bem isto: suponham que são Procuradores do Ministério e que no vosso melhor entendimento, na vossa análise séria e ponderada, concluem que não devem recorrer de uma determinada decisão de um Juiz.

    Agora, imaginem que alguém vos OBRIGAVA a recorrer (ainda para mais para defender uma "imagem" de uma determinada pessoa.)

    Seria o fim ....

    ResponderEliminar
  15. Situacionista, meu caro,
    custa-me a crer que tenha andado distraído e tenho-o em muito boa conta.
    Isto foi 1ª página no JN este mês ou finais de Setembro. Tem duas ou três semanas.
    E para que não restassem dúvidas, como tenho feito nestas matérias, dei aqui nota dessa notícia, de resto ainda não desmentida.
    MAIS: o JN informava que esteve em contacto com vários "distritos" do MP e confirmaram terem recebido essa ORDEM!
    Pois, isto espanta, mas é assim, foi noticiado, não desmentido pela PGR e vamos ver como isto vai (en)calhar.
    É por esta e por outras que não me canso de alertar os interessados para estas deambulações do esférico rolando sobre a erva dos tribunais...
    Parece que aos poucos nos vamos entendendo.

    ResponderEliminar
  16. Sobre o Record, eu não tiro a conclusão do situacionista.
    Conheço quem escreveu esta peça merdosa. É o mesmo que, atrasado, vem repisar elocubrações de outras fontes, enfim anda num terreno que não conhece. Mas é de tão fraca cepa, este jornalista Eugénio Queirós, que já entrou em contradição mais vezes do que a Terra gira em volta do sol um ano. Ou seja, já defendeu e apregoou o contrário do que hoje afirma.
    Por sapiência dele ou instigado pelos críticos costumeiros, não sei.
    Eu, que conheço pouco disto, nem divirto com esta ginástica de gente de plasticina, sem espinha vertebral.
    Dá-me pena ver-me rodeado de... vermes. E prefiro nem dizer mais nada.
    Este jornalismo é mais relações públicas, de má qualidade, que comigo nunca viram os dentes.
    Fazer umhistorial do Apito Dourado, admito, poderia ser enumerar as peças, os ditos e os contraditos, nesse jornal. Como foi pela lavra da mesma pessoa, menos mal quanto a duvidar de critérios, porque só há um.
    Mas se isto é reportar, noticiar, informar, estamos conversados.
    Creio que, apesar de este balão de mentiras estar a esvaziar, haverá de levar algum sopro e até temerá poder levantar voo de novo. Mas será para cair redondo, escarrapachar-se no solo e acabar na lama que o situacionista (agora) enquadra toda esta trampa.

    ResponderEliminar
  17. Portugal é mais ou menos do mesmo tamanho da Sicilia,não é?O post do Sr Zé Luis está ( simpatias partidárias à parte )Óptimo!Óptimo para não dizer brilhante,pois pode algum amigo achar que é um adjectivo exagerado!tambem gostei do comentário de "A Tasca do Teixeira"um dia destes passo aí para tomar um copo!Resta-me acrescentar ve para concluir,que já fui simpatizante de um partido politico,no entanto foram e são tantas as decepções que neste momento tenho que admitir que sou anarquista! "Pecebeu amigo Vieiradospneus?"Portanto se a liga se antecipar aos tribunais e fizer a vontade á corja lampeónica pega-se fogo aquela merda!Lol,estou a brincar,só queria dizer que se deve dar uns tabefes no Herminio!

    ResponderEliminar
  18. Deve haver algum fogo relativamente a essa directiva do PGR. Ela a existir significa apenas que tem de haver castigos, der para o que der. Significa que o Poder instituído tem de fazer sair qualquer coisa para calar o Zé Povinho que tanto fez por "excitar" ao longo destes tempos! Isto é como iniciar os preliminares d'uma relação sexual e depois nos tocar o telefone: -Filha tenho que ir fazer uma Urgência!...No reclame, a "menina" contemporizadora, ainda confessa "isso agora" não ter muita importância -que raio de entusiasmo- mas atenção, que na realidade é bem mais complicado!...Experimentem e verão! Parece que estamos no início do Século XX. Só falta cá o Rafael Bordalo Pinheiro a ilustrar -devidamente actualizado estéticamente claro- o pensamento geral...O País atingiu uma fase de tal descrédito Político, que nada do que nos apontem agora merece mais que um sorriso amarelo: Tá bem!...E a verdade é que com a falência anunciada do Modelo Social Europeu, o caminho aberto é a Anarquia completa em termos de regulamentação Social. O Estado vai resumir o seu papel a representante de uma clique que se reveza no Poder apenas para engordar um pouco mais os seus haveres e apaziguar os ânimos das classes mais desfavorecidas...Subsídio de desemprego para ali, de Rendimento Mínimo para acolá e vamos inevitávelmente parar ao fosso de que tínhamos aparentemente saído em anos não muito recuados. Não compreendo porque existe esta apetência pelo desregulamento geral. Tem de haver um Contrato Social claro, que defina bem as regras porque nos possamos reger e isto, para o interesse das próprias classe dominantes! Um dia o "Bicho" acorda e é o costume, vai tudo pelo cano de esgoto: Ponto Zero! Depois queixam-se dos extremismos e dos fanatismos...São os responsáveis por toda esta situação a criar as condições para "eles" proliferarem abertamente. O homem -como diria Rosseau- é naturalmente bom e generoso, mas atenção não lhe façam muitas cócegas, que ele desperta e transforma-se num monstro! vemos os canais televisivos a despejar-nos constantemente tanta imagem terrível, que é impossível que todos estes crimes passem impunes: Tudo tem consequências, podem não surgir agora, mas num momento menos esperado, à mínima chispa, as coisas descontrolam-se e é o Diabo para as controlar!Leiam a História e descubram as semelhanças com outros momentos conturbados da vida do Homem...Quem fôr para o poder tem de ser muito bem escrutinado, tem que ser muito claro nos seus objectivos, tem de por de lado os interesses de um grupo e olhar apenas para o interesse geral! -Acho que o problema está precisamente aí, no logro em que nos querem fazer cair constantemente com discursos e conversas da TRETA!...

    ResponderEliminar
  19. Falando um pouco de futebol descobri no site "MaisFutebol" esta lista de empréstimos dos três grande Clubes portugueses...


    "F.C. Porto-25 jogadores:
    Guarda-redes:
    Bruno Vale (Varzim) e Paulo Ribeiro (Olhanense);
    Defesas:
    Sonkaya (Roda), João Pedro (Penafiel), Steven Vitória (Olhanense), Ezequias (Leixões), Lucas Mareque (Independiente) e Nuno André Coelho (Portimonense);
    Médios:
    Nuno Coelho (Portimonense), Fernando e Luís Aguiar (E. Amadora), Ibson (Flamengo) e Paulo Machado (Leixões);
    Avançados:
    Candeias e Ukra (Varzim), Renteria (Estrasburgo), Rabiola e Alan (V. Guimarães), Bruno Gama e Cláudio Pitbull (V. Setúbal), Ivanildo e Hélder Barbosa (Académica), Vieirinha e Diogo Valente (Leixões) e Zequinha (Penafiel)."

    "Sporting - 21 jogadores:
    Defesas:
    Emídio Rafael e Miguel Ângelo (Portimonense); André Marques (U. Leiria); Daniel Carriço (Olhanense), Marco Lança (Mafra) e Tiago Pinto (Olivais e Moscavide);
    Médios:
    Zezinando (Atlético), Celestino (Estoril), Fernando Ferreira (Massamá), João Gonçalves (Olivais e Moscavide), David Caiado (Estoril), Fábio Paim (Trofense), Marcelo Labarthe (Grémio), João Martins (Olhanense) e André Pires (Massamá);
    Avançados:
    Silvestre Varela (Huelva), Rui Fonte (Arsenal), Yannick Pupo (Juventude de Caxias), Alison (Olivais e Moscavide), Carlos Saleiro (Fátima) e Paulo Sérgio (Portimonense).

    "Benfica - 18 jogadores:
    Guarda-redes:
    Moretto (AEK) e Walter Moraes (Olhanense);
    Defesas:
    Pedro Correia (Olhanense), Sretenovic e Tiago Gomes (Zaglebie Lubin) e José Fonte (Crystal Palace);
    Médios:
    Diego Souza (Grémio), João Coimbra (Nacional), Kaz Patafta (Melbourne), Karyaka (Saturn) e Dany (Freamunde);
    Avançados:
    Manu (AEK), Marco Ferreira (Leicester), Paulo Jorge (Málaga), Jaílson (Sp. Braga), Marcel (Grémio), Inzaghi (Chaves) e Canales (Cluj)."

    Como podem verificar a crer nestes números as diferenças não são assim tão grandes, como se supunha mas, no que nos interessa particularmente, destes 25 jogadores, exceptuando os mais tarimbados, como Pitbull, Alan, Sonkaia, Renteria, Ezequias e Lucas Mareque, os que restam -19- são jovens com potencialidades e alguns deles -aponto 9 de imediato- a ter possibilidades de entrar em qualquer plantel do Porto...Bruno Vale, Fernando, Ibson, Paulo Machado, Rabiola, Bruno Gama, Ivanildo, Helder Barbosa e Vieirinha. São jovens com qualidade e têm mostrado potencial...Quem me parece um pouco perdido neste lote restante e surgia como grande esperança é Ivanildo! Os outros oito mostram alguma consistência...Aparentemente!

    ResponderEliminar
  20. Voltando ao assunto da "vaca fria"?!...


    «BCP "esquece" dívida de 12 milhões a filho de Jardim Gonçalves
    Leia as declarações exclusivas de Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal sobre o assunto, amanhã no Expresso.
    João Vieira Pereira 20:02 | Sexta-feira, 12 de Out de 2007
    -Uma dívida de 12,5 milhões de euros foi considerada incobrável pelo BCP a um conjunto de cinco empresas de um dos filhos do fundador do BCP. Filipe Jardim Gonçalves e seus sócios beneficiaram de um perdão na sequência da falência das empresas que dirigiam.
    Numa investigação feita ao longo das últimas semanas, Filipe Jardim Gonçalves disse ao Expresso que não houve qualquer situação de compadrio pelo facto de ser filho de Jardim Gonçalves.
    O Expresso apurou que neste processo considerado polémico e estranho por accionistas e quadros do banco, estiveram também envolvidos, Filipe Pinhal, actual presidente do Banco e Alípio Dias, administrador.
    Na edição de amanhã do Expresso, pode ler toda a investigação sobre um processo de dívidas que opõe o BCP a Filipe Jardim Gonçalves desde 2001.»

    Vêm, é disto que eu falo...Destas situações "claramente acinzentadas"! -Dir-me-ão: O prejuízo é do BCP! Pois é e se fosse eu, a fazer este tremendo manguito?...
    -Isto são coisas das mais escandalosas, que não se podem encobrir, outras mais "suaves" andam por aí a marinar, como plásticos ou papéis velhos, nos velhos Rios conspurcados de Portugal...

    ResponderEliminar
  21. Em contrapartida, porque não ha Bela sem Senão vejam esta pérola!...

    «A casa de campo, térrea e com paredes de taipa, no sítio do Poço do Gueno, em Silves, parece perdida no tempo. Junto à porta, está afixado um cartaz a dizer ‘Vende-se’.
    Mas ninguém a quer por estar mesmo debaixo da linha de alta tensão Ourique-Portimão-Tunes que a Rede Eléctrica Nacional (REN) está a instalar, sob forte contestação da população do interior daquele concelho.
    A situação é tal que Manuel Serpa, proprietário da habitação – em conjunto com os seus irmãos –, está disposto a oferecê-la ao presidente da REN, José Penedos, “se ele for para lá morar”. “Esse senhor diz que a alta tensão não faz mal à saúde, mas os meus pais moraram naquela casa e morreram ambos de leucemia, há alguns anos. Começaram a ficar doentes depois de ter sido instalada ali a linha de alta tensão [cujo traçado coincide, naquele local, com o da nova]”, sustenta Manuel Serpa, indignado com a recusa da REN em afastar o poste do edifício, “pelo menos uns metros”.
    “Tenho a casa à venda há algum tempo, mas os potenciais compradores, mal chegam aqui e vêem os fios mesmo por cima do telhado, vão-se embora. Isso aconteceu há dias, com duas pessoas. Toda a gente tem medo do cancro”, adianta, recordando que, quando os pais eram vivos, “até tiveram de deixar de ter animais, pois não se aguentavam. Tinham-lhes dito que a linha de alta tensão não fazia mal, mas enganaram-nos. Até o barulho que faz é insuportável”.
    A algumas dezenas de metros, funcionários da REN instalavam ontem um dos postes da nova linha de alta tensão. “Para cima da minha casa também vem um daqueles, que vai substituir o já existente. Falei com eles e disseram-me que não há nada a fazer. Nem sequer aceitam pagar uma indemnização para acabar com o prédio.”»

    ResponderEliminar
  22. Outro exemplo da forma como as coisas funcionam nas sociedades humanas, vem no "JN" de hoje...A notícia anterior aparece no "Correio da Manhã"...É só procurar de olhos entreabertos!...Digam-me: Foi há muito tempo, pois foi, mas não lhes faz lembrar alguma coisa?...


    "O drama dos Templários olhado sete séculos depois"
    Há precisamente 700 anos, no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira, todos os cavaleiros templários, em França, foram presos por ordem do Papa Clemente V, a mando de Filipe de Valois ou Filipe, "O Belo". Mais do que a crença de que as sextas-feiras 13 dão azar, esta data acabaria por corporizar uma das grandes controvérsias da História.
    A Ordem dos Cavaleiros Templários, também chamada dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi fundada em 12 de Junho de 1118, em Jerusalém, por Hugo de Payens e Godofredo de Saint Omer. Foi-lhes cedido o estábulo contíguo à mesquita de Al-Aqsa como quartel-general, local que a tradição assegurava haver albergado o Templo do Rei Salomão. Os cavaleiros, guardiães das relíquias sagradas, adoptaram como símbolo a figura de dois cavaleiros cavalgando num só cavalo, sinal da sua pobreza.
    No Outono de 1127, para regulamentar o modelo de vida e conduta da Ordem, Hugo de Payens e mais cinco cavaleiros viajaram até Roma e ali contactaram Bernardo de Clairveaux, figura magistral da Ordem Cisterciense, que codificou as regras da Ordem, incutindo-lhe a tese de que matar em nome de Deus era justificável e de que morrer por Ele, santificável. Era afinal, mutatis mutandis, a filosofia islâmica da Jihad ou guerra santa, com uma roupagem ideológica de sinal contrário. Deste modo, os Templários foram recebendo inúmeras doações, privilégios e bens, crescendo em riqueza.
    Em 1306, as debilidades financeiras da Coroa francesa, atormentavam o rei Filipe, "O Belo". Depois de esgotar os truques monetários e de prender e exilar os judeus e os lombardos, o rei planeou a extinção da Ordem fazendo com que os seus réditos passassem para o Estado em falência. Dado que os Templários apenas deviam obediência ao Papa, a heresia foi a única forma de armadilhar a reputação moral dos monges-guerreiros.
    Com a morte do Papa Bonifácio VIII, protector dos Templários, e o curto magistério de Bento XI, surgiu na ribalta um Papa francês, o cordato Clemente V, que se transferiu para Avinhão. Após o 13 de Outubro as riquezas templárias foram confiscadas em benefício da Ordem de São João, sendo a maior fatia adjudicada aos cofres de Filipe, "O Belo".
    O drama templário viria a atingir o seu clímax em 14 de Março de 1314, quando o grão-mestre do Templo, Jacques DeMolay, e Godofredo de Charney, preceptor da Normandia, foram publicamente declarados hereges impenitentes e queimados no pelourinho diante da catedral de Notre Dame, para gáudio da multidão. Diz-se que o grão-mestre, ao ser envolvo pelas chamas, se voltou para o local onde se encontrava o rei e profetizou "Papa Clemente, rei Filipe. Convoco-os para o Tribunal dos Céus antes que termine o ano, para que recebam o vosso justo castigo. Malditos... Malditos... Sereis malditos até treze gerações...". Efectivamente, antes de esgotados os doze meses, todos os convocados estavam mortos.
    * Universidade Fernando Pessoa

    Vaticano inocenta:
    O debate em torno da questão da Ordem dos Templários reacendeu-se este ano com a revelação da historiadora Barbara Frale, investigadora dos Arquivos Secretos do Vaticano apoiada no chamado "Pergaminho de Chinon", localizado naquele acervo da Santa Sé, a especialista concluiu que o Papa Clemente V acabou por redigir uma bula na qual ilibava os Templários das acusações que lhes haviam sido imputadas. O facto, ignorado até hoje, sete séculos após o fim trágico dos Cavaleiros do Templo, não evitou a trágica campanha. Pressionado desde 2004 por familiares descendentes das vítimas, o Vaticano irá publicar, no próximo dia 25 deste mês, a obra "Processus contra Templarios" atestando a inocência dos cavaleiros."

    Pois e as vítimas?...Já estão longe a fazer tijolo Burro!

    ResponderEliminar
  23. Meireles essa lista em relação ao FCPorto está errada e dou-lhe só o exemplo dos 3 jogadores do FCPorto que estão emprestados ao Fiães (que é aqui ao meu lado) e que na altura até teve direito a notícia no site oficial do FCPorto.

    Outros casos existirão e a lista feita por mim tem mais alguns exemplos como são os casos dos 3 jogadores emprestados ao Ribeirão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Muito bem Zirtaev, eu só me limitei a ler a notícia e retransmiti-la. Como surgiu no MaisFutebol julguei poder estar correcta e ser utilizável, mas a considerar ajustamentos eles existirão porventura em todos os Clubes. O que eu queria fundamentalmente transmitir, era a ideia de que este fenómeno não é um exclusivo nosso, como muitas vezes parece ser difundido! Nesse sentido estas tabelas serão flutuantes -dependem de muitos factores- ora nos atingirão mais em determinadas circunstâncias, ora afectarão posteriormente outros e assim sucessivamente. Penso eu de que!...Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Já ouviram o spot na rádio:
    (no psiquiatra)
    - Então, qual é o seu problema?
    - Ó sr. dr., o Kia Ceed [penso que é assim que se escreve]
    - O Kia Ceed? Como assim?
    - Ó sr. dr., tem 7 anos de garantia...
    - Mas isso é bom!...
    - É bom para quem não é mecânico!

    (fim)

    Ponham o Paulo bento no lugar do mecânico a falar de penáltis a favor e contra.
    Ou o PGR a obrigar os procuradores distritais a "insistirem" na tese da Mizé Tung, mas o PGR é o psiquiatra: assim é bom! São anos de garantia de manter o lugar, contentar o Governo e distrair as pessoas.
    E hoje no Sol, volta a Catalina Pstana a malhar no art. 30º do CP para concluir que foi feito à medida dos arguidos no processo Casa Pia (CPP na sigla inglesa).
    Não há nada como fazer barulho.
    Alguém se cala por fim...

    ResponderEliminar
  26. Zé Luís,

    Meu caro, não, essa notícia não me passou ao lado.

    Mas sabe, mesmo assim não quero acreditar nela. É que é de uma gravidade BRUTAL. Por isso não posso acreditar.
    Percebe o meu sentimento ?

    Sabe, eu acredito demais na Justiça e sua importância para o poder fazer.

    E, repito, sendo verdadeira, como fiquei convencido que o é, face à ausência de um desmentido, irá, OBRIGATORIAMENTE, mais cedo ou mais tarde, ter consequências.
    Para o PGR.
    Não tem volta a dar.
    As pessoas, especialmente aquelas que têm mais responsabilidades, têm de começar a ter noção que não se pode brincar com os "bens essenciais" de uma sociedade.
    Sob pena de falência da mesma.
    Não se pode !

    Quanto ao record e ao artista, perdão, jornalista de que fala, cujos escritos bem conheço, penso apenas que ele e uma artista, perdão, jornalista, do correio da manhã, fazem uma boa dupla.

    ResponderEliminar
  27. Situacionista, bem me custava a crer, aliás no bicampeões do mundo também mereceu destaque.
    A questão não é acreditar ou não na Justiça.
    O MP não é "a" Justiça.
    Confiamos, por isso, na Justiça, que os julgamentos são claros, de direito, limpos, apesar de sentenças menos entendíveis.
    Como advoga o situacionista, a coisa é grave pelo que pressupõe de estalinismo e outras coisas ditatoriais que são tiques indeléveis desta gestão/geração socialista a lembrar o salazarismo, o comportamento pidesco que já não esconde mais e também tanto tem sido criticado.
    Mas a verdade é que a ordem existiu e é para ser levada à prática.
    A estratégia é para arrastar tudo nos tribunais? Com que finalidade senão política? Proteger o Governo, desviando, prolongando o desvio das atenções, já que o povo da bola se exalta e amarra a estas coisas como se a sua existência dependesse disso? Admito que sim. Esperaremos para ver o desenvolvimento.
    Mas, para já, fica, como ao situacionista, a mim e a tantos outros, mas escapando à maioria dos cidadãos, o facto de parecer inacreditável esta tendência persecutória.
    De facto, a gente vê e custa acreditar. Infelizmente, é verdade, é palpável.
    Quanto à concubinagem aludida, estamos esclarecidos como se casam interesses nos jornais
    É curioso, já agora, que a 2ª parte da entrevista de Catalina Pestana no Sol, que voltei a comprar para ler e nem é preciso as entrelinhas, dá ênfase a, depois de estourar a Casa Pia, ter havido a criação de impérios de CS, os grupos de informação. Não é por acaso. Como não o será, disse-o a ex-provedora, a espera pela modificação clínica de artigos do Processo Penal e os interesses da Maçonaria no encobrimento de tanta trafulhice, essa da Casa Pia e seguramente muitas outras, de que são rostos muita gente da política activa, a começar pelo próprio Rui Pereira que parece o "vidente" desta estória.
    Mais um vez, estamos em sintonia.

    ResponderEliminar
  28. lf

    Antes de mais, deixa-me perguntar-te: não tens algum amigo que venha contigo para aqui? Já estamos habituados a ti e até já criámos alguma estima por ti, mas, por isso mesmo, custa-nos massacrar-te tanto. Pese embora tu o mereças e faças por isso...
    Bom, mas vamos ao que me traz aqui. Esse ódio votado a outra equipa, que tu correctamente identificas por parte da maioria da país (não portista) em relação ao Porto, é um fenómeno normal em qualquer país da Europa. Em Espanha, pelo menos merenguistas e culés destestam-se, a nível de sócios e clubes; deve haver alguns outros ódios menores. Em Itália, então, ninguém pode com ninguém. Em Inglaterra, a coisa é pouco mais ou menos o mesmo. Ficamos por aqui, para não sermos exaustivos e sobretudo cansativos. A originalidade portuguesa é que, ao contrário desses países, tradicionalmente regionalizados e/ou com distribuição (mais ou menos) justa de poderes, somos há muito um país macrocéfalo, onde o governo, poderes, distribuição de riqueza, etc, estão e se destinam primordialmente a Lisboa. Grande parte dos habitantes do resto do país, incultos, sem grande percepção das injustiças e diferenças que sofrem ao longo de séculos e pouco motivados por diferenças "étnicas" que felizmente não existem, não reagem a isso. Também por todas essas condições, é natural que se revejam num clube de futebol grande, que ganhava tudo e difícilmente deixava medrar outros e que inteligentente era utilizado como factor unificador e "ópio do povo", em tempos em que a (des)uniformidade era mal vista. Ou seja, como consequência dessas condicionantes genéticas e históricas e do sucesso irritante que o Porto conseguiu ter quando lhe foi permitido, somos agora um país bipolarizado, com a massa dum lado e a elite do outro.

    ResponderEliminar