11 outubro 2007

A defesa menos batida da Europa

"Se a qualidade das exibições do FC Porto não tem convencido muitos adeptos, há um dado em que não se pode apontar o dedo à equipa de Jesualdo Ferreira: a consistência defensiva. Apenas um golo sofrido em sete jornadas torna o bicampeão português na equipa menos batida da Europa. Um dado estatístico que ganha ainda mais significado se atendermos ao facto de ter havido mudanças sucessivas no quarteto mais recuado da equipa, o que reduz as rotinas e obriga a uma constante readaptação. Só duplas de centrais experimentadas foram três (Bruno Alves/Pedro Emanuel; João Paulo/Bruno Alves e Stepanov/Bruno Alves) e no lado esquerdo Fucile e Cech têm alternado a titularidade. Na baliza passou-se o mesmo. Helton fez os dois primeiros jogos, mas lesionou-se e Nuno passou a estar entre os postes nas três jornadas seguintes, enquanto o brasileiro recuperava. Entretanto, as redes continuam sem balançar.

O PSV de Eindhoven, orientado por Ronald Koeman, tem o mesmo registo e com o mesmo número de jogos do FC Porto, só que não está no primeiro lugar. Mas há outro dado que coloca a equipa de Jesualdo Ferreira como a melhor defesa: os minutos consecutivos que leva sem sofrer golos. Já são 580! João Pinto, do Braga, marcou na ronda inicial a Helton, aos 50', e desde então mais ninguém o conseguiu imitar na principal prova nacional. E mesmo na Liga dos Campeões só encaixou um golo do vice-campeão europeu. O melhor que o PSV conseguiu foi estar 515 minutos com a baliza inviolada.

Entre os líderes dos principais campeonatos europeus, o Bayern de Munique e o Real Madrid são os que mais se aproximam da qualidade defensiva dos dragões, com três golos sofridos. Os alemães, contudo, já disputaram nove jornadas contra as sete dos merengues e dos portistas. O pior registo de um líder dos principais campeonatos é do Lyon, com nove golos encaixados. Destaque ainda para o Manchester United, que ainda só foi batido em duas ocasiões. Em Itália, onde a imagem de marca é o futebol mais defensivo, o melhor registo pertence ao Inter de Milão, de Figo, com cinco golos sofridos."
In O JogoSer é não ter
"O FC Porto é a melhor defesa da Europa. Notem que escrevi "é" e não "tem". Por agora, a defesa resume a equipa. Nas sete jornadas sempre a ganhar, a única certeza que ficou foi a do talento para não perder. Não é caso para atirar foguetes: uma defesa que não sofre golos só pode piorar. No entanto, Co Adriaanse ensinou-nos a todos, jornalistas e adeptos, a ter respeito por valores simples como este e a perceber que o contrário tende a ser mais grave. A superação da falta de Pepe, usando para tanto já três duplas diferentes de defesas-centrais, é um ponto a favor de Jesualdo e, à falta de um futebol embriagante, estão aí as vitórias para dizer que foi uma superação completa. Ou quase. O potencial problema Pepe era geográfico. Arranjar quem defendesse como ele ou quase como ele não era assim tão difícil; desencantar quem defendesse como ele onde ele defendia, tão longe da baliza, já seria (será) um sarilho complicado. Uma parte está melhor resolvida do que a outra. O FC Porto é a melhor defesa da Europa. O melhor ataque é que nem por sombras. Arsenal, Real Madrid, Lyon, Inter, Bayern de Munique e Feyenoord são nesta altura os líderes dos campeonatos principais e todos têm médias superiores a dois golos por jogo, o que teria menos significado se o próprio Jesualdo não tivesse conseguido, em 2006/07, 65 golos em trinta jogos. Não é uma crítica, só uma constatação: o FC Porto não "tem" a melhor defesa da Europa: "é" a melhor defesa da Europa. Dos pés à cabeça.

L'EQUIPE NO DRAGÃO
O que se apita lá fora
Para um clube na situação geopolítica do FC Porto, não há relações públicas a promover em Portugal a respeito do "Apito Dourado", mas no estrangeiro, para além de não existirem nem predisposição popular nem tendências irrevogáveis da Imprensa, há valores a perder e uma boa imagem em causa. Daí a curiosidade que fica a respeito de um trabalho que o jornal francês "L'Equipe" está a fazer no Porto a respeito dos 25 anos de Pinto da Costa."
José Manuel Ribeiro in
O Jogo

9 comentários:

  1. Por acaso li o jornal "o jogo" ontem.

    ResponderEliminar
  2. Caro Henrique, peço desde já desculpas se me apanhou mal disposto, numa manhã após apenas dormir 3 ou 4 horas (a bébé ainda não sabe escolher o fim de semana para fazer noitadas :-)), mas tenho de lhe dizer isto:

    1º Não entendi bem o alcance do seu comentário, mas ainda bem que leu O Jogo de ontem. De qq forma estes textos são d'o jogo de antes de ontem e talvez você, como muitos outros, não os tenham lido e eu não sou adivinho.

    2º Se leu, e muitos dos que visitam o Portistas de Bancada tb o deverão ter feito, tem aqui uma boa oportunidade de os comentar, já que como deve saber o jornal n'o Jogo não tem essa opção.

    3º Como deve compreender, a minha vida não é esta e muitas vezes tenho de me socorrer de textos de outras pessoas para lançar temas para a bancada. Este é um desses casos. Se não gosta sugiro-lhe que me envie textos ou sugestões. Terei todo o gosto em aprecia-las e, se for caso disso, terei todo o gosto publicá-las. Esta sugestão serve para todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. A defesa do FCP deverá ser das mais completas e mais eficazes na Europa, qualquer elemento que lá entre acabe sempre por se integrar bem .

    Parece-me que a maior qualidade de Jesualdo Ferreira é mesmo a consistência defensiva das suas equipas, e todos sabemos que não são só os 4 elementos que defendem, uma boa equipa tem de defender em bloco, no último jogo por exemplo vimos muitas vezes o Lisandro a cortar bolas na defesa.

    Setepanov tem sido uma autêntica revelação, Bruno Alves é um líder e cada vez mais jogador, Fucile é a irreverência sul americana sempre precisa numa equipa e Bosingwa poderá ser dos melhores laterais do mundo, com a sua técnica e a sua velocidade difícil de encontrar, se a sua cabeça deixar ele ainda vai ser melhor jogador do que é.

    ResponderEliminar
  4. Já sou "cliente" do blog há muito..
    Recentemente criei o meu próprio blog e coloquei um link pra este..
    Visita http://orgulhotripeiro.blogspot.com/ e, se puderes, põe link..
    Nunca somos de mais a espalhar a mensagem!
    Abraço!

    (não arranjar outra forma de comunicar)

    ResponderEliminar
  5. è um facto que uma equipa se constrói de tras para a frente.
    E isso acontece no Porto. Daí não admirar a solidez defensiva apesar da saída do Pepe que está bem compensada pelo Stepanov ainda com mais para dar à medida que se vai habituando.Mas também confio no Pedro Emanuel até no João Paulo embora saiba que aqui não sou consensual.
    Os outros jogadores dão garantias.Sólidas.O Lino é que não sei..

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev e restantes companheiros já cá estou de novo. Estive de molho a reparar o meu apêndice nasal que estava muito danificado há já uns bons vinte anos. Coisas da bola, nariz quebrado e acertado à sapateiro...Depois fui sentindo dificuldades respiratórias e agora decidi por um ponto final nesta dor de cabeça...Estou que nem um chouriço, tinha um nariz defeituosos mas fino, agora parece uma batata amassada a murro! Mas tudo bem, depois de dois dias a dormir, cá estou ainda sem respirar em condições, mas espero que dentro de uma semana esteja tudo bem! Pelo menos foi o meu médico que o garantiu, senão ficar em perfeitas condições faço como no Continente, daqui a quinze dias no máximo, devolvo-o...Quanto ao "nosso Henrique" não ligues, ele parece ser meio "assarapantado" e tem umas saídas que me fazem supor por vezes não ser do nosso Clube, mas está bem deixa-o falar que nós precisamos de alguém que nos anime a alma!...Até já...Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Já cá faltava o comentário triste.



    O Zirtaev acordou mal disposto e mesmo assim não me faltou ao respeito, tinha que vir um do grupinho da ordem com os comentários tristes.

    Vá lá que há muito que não surgem as invasões de clones..


    Esses "intelectuais" mais Portistas que todos os outros à face da terra que não têm coragem para insultar com o próprio "nome", não vá a imagem ser beliscada virtualmente.


    Haja pachorra para tamanhos cobardes!

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Henrique: Deves pensar que nós somos anjinhos...Não reparas que sempre que metes o bedelho sai sempre algo de inquietante...Ou és um grande provocador ou és um otário de todo o tamanho e estás a querer afirmar-te com comentários que não têm rei nem roque...Por favor se és realmente Portista cresce um bocadinho nessa mentalidade!...Se és provocador mete na cabeça que a maioria de nós já tem uns anitos e percebe bem onde queres chegar, não vale a pena andares a enrolar a manta a ver se enganas tolos! Um abraço...

    ResponderEliminar
  9. E voltando ao texto...
    Realmente acho que a última frase diz tudo!
    Acho até que é algo já do próprio clube...reparem na quantidade de jogadores rotulados de medianos que vêm parar ao FCP e rapidamente ficam na mira dos grandes da Europa! É assim com o Bruno Alves, Bosingwa, e a continuar assim, não tarda nada temos aí à porta propostas pelo Fucile!!! Já para não falar do Stepanov que, para mim, vai dar muito que falar por essa Europa fora!
    É óbvio que não se trata apenas de ter defesas de qualidade, trata-se de toda uma consistência em campo que é criada através dum grupo unido que sabe muito bem que a capacidade de sofrimento faz parte dos verdadeiros campeões. Aqueles que não forem capazes de se sacrificar pela equipa jamais terão sucesso neste clube.
    Hoje somos notícia por sermos a defesa menos batida na Europa mas isso, apesar de gratificante, não é importante. Para mim o importante é termos o grupo blindado e longe de discussões. Reparem que, por muito que tentem do exterior, não tem havido ponta por onde pegar para perturbar esta equipa. E vocês sabem o quanto difícil isso é no nosso país onde anda meia população a tentar arranjar um podre para prejudicar a outro meia!!!
    E quando nada mais há para pegar, lá aparecem os do costume a falar nos apitos dourados...esta semana voltamos ao tema. E que gozo que me dá ver o desespero desses frustrados!!! Abraço a todos e as melhoras para o meirelesportuense ;)

    ResponderEliminar