20 outubro 2007

João Malainho disse...

Sempre que algum iluminado vem referir o suposto benefício ao FC Porto ao longo de 20 anos para justificar a hegemonia deste clube no futebol português, assalta-me uma pergunta: "Saberão vossas mentes iluminadas ao que vos referis?" - Então digam-me lá quais são os grandes triunfos vossos que dignificaram o futebol português além-fronteiras ao longo destas últimas décadas...

No Porto, cidade que nos dias de hoje se sente abatida, sempre se trabalhou, a nobreza nunca teve vida fácil nesta Invicta cidade - sempre foi a cidade do trabalho - o seu maior clube também se pautou por esse valor. Mesmo quando queriam tirar valor às vitórias do clube, o FC Porto sempre foi um exemplo de trabalho, de rigor, de dedicação. O jogador típico do FCP come a relva, alaga a camisola, deixa tudo em campo, e ainda consegue ser virtuoso no momento decisivo.

Vivemos num país frustrado, é certo. Ora os frustrados sempre tiveram de encontrar a justificação para os seus males no exterior, nos outros (psicologia básica). E entenda-se que não no facto dos outros serem melhores, mas sim porque há uma conspiração para que esses senhores não possam ser felizes, não se possam embebedar e bater na mulher ao chegar a casa - orgulho de muitos da "velha guarda" de outras bandas, que não esta, onde tripeiro e tripeira se pronuncia com igual respeito, força e coragem...

Hoje não consigo admirar tanto a maior parte dos jogadores de futebol como o fiz no passado. A maior parte parecem-me miúdos agora... Quando era eu mais miúdo do que eles pareciam-me todos (e muitos eram mesmo homens de barba rija - que saudades do André, Jaime Magalhães, João Pinto, Frasco... E tantos outros que trabalhavam para que artistas como Futre e Madjer, por exemplo, pudessem brilhar).

Sempre admirei os mais velhos como símbolos do saber - não que idade seja sinónimo de cultura - mas usar a experiência dos que já viveram mais do que nós para aprendermos a cada dia que passa pode ajudar a vencer frustrações, a ver o mundo com outros olhos (mais humanos, talvez) e a tornar-nos conscientes das nossas limitações, para que possamos então demonstrar com humildade que realmente somos inteligentes e merecemos "viver". Até porque como disse Sócrates há 25 séculos atrás - "uma vida não examinada não merece ser vivida".

João Malainho em 28/9/07 às 15:17 em comentário ao post "Momento Vale e Azevedo-JVP na arbitragem"

16 comentários:

  1. Lembro-me desse post do João. Primeiro porque nem "cabia" no tema do dia proposto, era desfasado do post da ocasião. Mas por o seu texto sintetizar bem uma realidade, a de como vivemos e vemos por dentro as figuras do futebol profissional.
    Quanto ao que vemos o que os outros vêem do FC Porto, é o habitual. A inveja é pecado capital, isso da capital. Pobres de espírito.
    Fazem lembrar aquela do Almada Negreiros (não é "x" no totobola) que alguém tem como lema num blog:
    "O melhor povo é aquele que supera as deficiências com as virtudes. Calma, Portugueses!, só vos faltam as virtudes".
    O sentido pelo menos é este. Há muita gentinha em Portugal de uma deficiência mental e de carácter que é aterradora. Questão de educação e formação, em suma. Para mal do pecado do País. Que vive com esse atraso atávico há séculos...

    ResponderEliminar
  2. O nome João Malaínho dizia-me algo até que procurando um pouco mais na NET percebi e encontrei mesmo um site dele. Estive lá a passear um pouco e uma das coisas que me ficou presente, foi a quase ausência de comentários a muitas das iniciativas dele, artigos de opinião, mostragem de fotografias, algumas declarações filosóficas...Senti-me triste e entrando na discussão a propósito de uma foto aérea tirada há uns anos -não muitos- do Estádio das Antas e zona circundante, dei por mim a fazer contas do que aquela área se modificou. Era extraordinária a diferença encontrada num espaço de tempo inferior a vinte anos...Convidei-o a vir até ao nosso "PortistasdeBancada" -tomei essa liberdade, peço desculpa- e sei que ele esteve já aqui mas muito de passagem, creio para deixar esse comentário que ilustra o Post de hoje. Gostaria de o voltar a ver escrever por cá porque revela uma grande sensibilidade...E nós precisamos muito de pessoas que tenham visões diferentes e cristalinas, para com elas nos podermos melhorar um pouco, ainda que devagarinho!

    ResponderEliminar
  3. O Sporting acaba de perder em casa com o Fátima por 2-1 para a taça da liga e jogou toda a 2ª parte com a sua melhor equipa, só lá faltava o Polga.
    Quando o Porto empatou em Fátima a jogar com a equipa B quase todos nós portistas caímos em cima de Jesualdo e dos jogadores do Porto. Afinal agora o Sporting em casa (emprestada mas não deixa de ser casa) com a sua melhor equipa fez pior que o Porto. Conclusão: Pelos vistos a equipa B do Porto é melhor que a equipa A do Sporting. O que vale ao Sporting é que agora é em duas mãos porque se fosse como na eliminatória anterior nem aos penalties iam.

    ResponderEliminar
  4. E o Benfica perde ao intervalo com o Setúbal. Quer-me parecer os principais clubes da Liga não estão com muita vontade de disputar a Carlsberg Cup.

    ResponderEliminar
  5. luis e littbarski, à saúde da Taça Cup do Hermínio, porra!
    Viva a Taça dos Melhoramentos, viva a Liga dos Pensamentos, viva o Futebol dos Momentos!
    Acho esta coisa uma palhaçada, mas a boa Imprensa é difícil de convencer, pronto...
    A inserção desta prova num fim-de-semana não lembra ao diabo, mas ninguém deu por ela. Temos 3 semanas sem campeonato porque lhe retiraram duas equipas... Vejam o que se ganhou... Tristeza!

    ResponderEliminar
  6. Nao costumo falar sobre os desgraçados. Mas hoje depois de ouvir a radio desportiva (que de resto nao costumo ouvir), tenho umas coisas para dizer.

    Para começar, Littbarsky,quer me parecer mas é que o Sr. Sousa quis levar o Benfica às costas, segundo as indicaçoes dos seus superiores da Liga.
    Empurrou de tal forma o Setubal para tras que nao era possivel sair a jogar.
    Faltas atras de faltas poupadas ao clube do milhafre.
    A tal pseudo-tacita que ninguém quer jogar.

    Depois o regozijo da galinha de serviço ao gritar golo: "Adu resolveu na Reboleira e resolve aqui também!".
    Resolveu na Reboleira?
    E aqui resolveu o que?

    Mais um pseudo-heroi que ai vem.

    Isto é mais ou menos um corolario do que o Malainho escreveu.
    Uma pobreza de espirito que mete pena, uma alegria que revela pequenez, mesquinhez. Um proteccionismo que leva a uma cultura de derrota e a vitorias morais.

    Reparem na cultura de dois jogadores que se deitam na area, ja na compensaçäo, para provocar mais uma dadiva dos céus da Liga.
    Esta é a cultura do comum adepto.

    Se um daqueles lances de teatro fosse transformado em castigo maximo, se a bola entrasse... ve-los-iamos a saltar de alegria a gritar pelos seus pseudo-herois...é a alegria do povo.

    Um futebol que segue o mote das equipas do Benfica nos ultimos 14 anos: demolidor e vencedor.
    Mais um plantel de sonho, desta vez da autoria desse profeta do futebol: Orelhas, o tal. O tal que foi condenado a 18 meses de prisäo em 93.
    Para presidente das galinhas ja estamos a ver o perfil: ou condenados ou ex-condenados.

    Entre pseudo-herois, pseudo-taças, pseudo-vitorias, pseudo-apitos inventados, reais ex-condenados e reais condenados, o povinho dos 6 milhoes vai-se entretendo. Novela atras de novela e gritinhos para enganar. Os caes vao ladrando e a caravana passa. E ainda bem.

    "Temos que meter gol, meter gol, jugamos muy bien, temos que meter gol, paciencia, paciencia, nao metemos gol. La diferencia esta no gol. Los jugadores san muy buenos. La mejor equipa del mundo, la plantilla es fabulosa, que plantilla! Muy fuerte, muy fuerte, nos faltou la suerte. No passa nada."

    Vao ter que inventar mais uma campanha de kits miséria. Que tristeza de instituiçao.

    ResponderEliminar
  7. Tal como disse, e bem, o Zé Luís – este meu comentário não era relativo ao “post” desse dia, mas sim a um comentário de um senhor cuja alcunha não revela o nome (e também não interessa muito para o caso). O ódio ao FCPorto, esse, era evidente. E acaba por ser esse ódio do derrotado que mais me marca nestas coisas, e me fez escrever isto. Porque realmente “ódio” é um sentimento reservado a planos muito pessoais, e que na realidade só destrói quem o alimenta.

    Sempre me considerei uma pessoa ponderada e grande parte dos meus amigos são de outros clubes – nunca tive problemas em falar de futebol com nenhum. Aliás, para quem nasceu em Braga como eu, e lá viveu 20 anos, ser do FCPorto na escola, no liceu, no campo de futebol lá da rua, não era só raro – era inevitável ser gozado por cada derrota do FCPorto. Nunca respondi na mesma moeda, sempre respeitei os adversários e os seus sentimentos.

    É numa sociedade pautada por esse respeito, pela boa educação, pelo civismo, e pela boa formação cultural que todos gostaríamos de viver, creio eu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez saúdo a presença aqui de João Malainho e faço questão de afirmar que fico contente com a sua disponibilidade em vir por cá lançar algumas pistas para uma discussão mais alargada e interessante. Temos aqui esmiuçado muitas coisas que são de fácil catalogação -aliás um dos nossos maiores defeitos é tendencialmente pender para catalogar tudo e todos com rótulos e barras codificadas, para mais facilmente podermos arrumar os nosso pensamentos. Mas o Mundo é muito complexo, ainda não percebi muito bem porque vim parar aqui e não um dos meus "irmãos de caminhada" em direcção à sobrevivência que o conseguiu...Peço desculpa aos milhões -terão sido milhões?- de companheiros de jornada que ficaram pelo caminho e não evitaram que eu conseguisse entrar no óvulo -sempre fui rápido- e assim os condenasse à morte miserável e indigna de um corredor da morte ignorado...Juro que não tinha consciência disso nesses momentos distantes...Provavelmente eles também não a teriam por isso não me lançaram maldições que me toldassem o caminho restante, ou lançaram?... Agora vou porfiando para poder alcançar alguma sabedoria, mas uma coisa me parece já certa, não vou conseguir atingir patamares muito elevados -curta é a vida- tenho de me contentar em analisar aspectos mais comezinhos, como o de ter de de arranjar forma de aturar toda esta barulheira à minha volta feita essencialmente aos Domingos -dias que genericamente se definem como sendo de descanso semanal...Ironias próprias da Sociedade. Estes dias de fim-de-semana são para mim os mais difíceis de suportar por serem em regra os mais conturbados e barulhentos que acontecem por estes lados...O mais suportável ainda é o ruído das crianças que emitem sons que irremediavelmente me remetem para memórias já distantes de maratonas semelhantes...

    ResponderEliminar
  9. Como costuma vir aqui um benfiquista desavergonhado provocar os portistas, um tal de Lampião Frustrado, vou deixar-lhe aqui uma provocaçãozita:

    Troféu: Taça Duarte Gomes e Auxiliar.

    Data: 20/10/2007

    Estádio: Da Roubalheira, perdão, da Luz.

    Jornada: 2ª roubalheira (1ª mão).

    Árbitro: Não interessa quem é. Agora equipam todos de vermelho.

    Árbitros Auxiliares: Idem aspas aspas.

    Clubes: Estrela x Setúbal, perdão, SLB x Setúbal.

    Espectadores: 1/2 dúzia de gatos pingados (por onde andarão os 600 milhões?).

    Resumo do jogo: Jorge Sousa a empurrar o Setúbal para a sua área durante todo o jogo para ajudar o seu muito querido Benfica. Mesmo a jogar com 14 o Benfica só conseguiu empatar num lance fortuito e afrangalhado no último lance do desafio.

    P.S.: Uns tristes. Nem constantemente ajudados lá vão.

    ResponderEliminar
  10. "Adu volta a salvar" (in Record).
    E nós a dizer mal do liner José Lima, o da Roubalheira, Luís...

    ResponderEliminar
  11. Caramba, a fantástica visão selectiva e invertida que conseguem ter no "Rascord", Zé Luís. O Porto ganha por 3 e eles "Porto ganha com golo irregular", como se 1 golo fizesse alguma diferença numa vitória por 3 secos e ainda por cima com 1 golo limpo mal anulado logo no início do jogo. Agora é esta pérola de "rigor jornalístico" do "Adu volta a salvar" quando toda a gente viu que devia ser "Jorge Sousa ajuda muito depois de Duarte Gomes ter salvo". É só ficção.

    ResponderEliminar
  12. Sei perfeitamente que este texto não tinha a ver com o post onde foi escrito como comentário, mas está bem escrito e daí o ter colocado como post. Na altura guardei-o imediatamente e a oportunidade surgiu e aí está ele. Parabéns ao João.

    Aproveito para pedir desculpas de esta rubrica não ser usada mais vezes, mas ou me esqueço, ou os textos, apesar de bons, não o são o suficientemente bons, na minha óptica claro, para os colocar como post.

    Zé Luís essa do Adu resolve outra vez é de ir às lágrimas. Esses gajos não têm mesmo vergonha nenhuma.

    Qt ao Fátima, bem, se o Sporting perde com eles, problema dos verdes, agora ao FCPorto perder com um clube da 2ª divisão é sempre inadmissível e vergonhoso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. offtopic:
    Portistas de Bancada acabou de passar na Sic Noticias.
    Numa nova rubrica do Rui Santos "livros e blogs" he he he

    ResponderEliminar
  14. Amigo:


    Não se entusiasme.

    Ele não foi generoso para com o nosso Clube mas... verdadeiro.

    Aquela dos 80.000 associados???

    Dá que pensar.

    ResponderEliminar