10 outubro 2007

Uma questão de prioridades

A discussão sobre o assunto tem sido acesa entre portistas. O facto de o FCPorto vencer todos os jogos, mesmo com exibições tristonhas, a uns deixa totalmente satisfeitos, outros são os que querem vencer esses mesmos jogos e a isso aliar bom futebol. A partir daqui têm sido radicalizadas as posições, sendo que alguns chegam à estupidez extrema de quantificar o portismo de outros adeptos, como se isso fosse possível. Parece só existir o preto e o branco, sendo que quem pensa preto é automaticamente considerado anti-branco e vice-versa. Pois para mim existe também o cinzento, existindo razão de ambos os lados, sendo que tudo será apenas uma questão de prioridades.

Sete vitórias no campeonato em outros tantos jogos é uma performance exemplar e de louvar. O melhor arranque dos últimos 68 anos é elucidativo sobre o momento da equipa, parecendo deixar poucas margens para dúvidas. Líderes incontestados do campeonato, parecendo quase não ter oposição interna e com uma posição confortável na Champions League. É o que qualquer adepto de um clube quer, ou seja, ganhar sempre. É a prioridade de qualquer equipa de alta competição, é para isso que todas as equipas trabalham, ganhar, ganhar e ganhar. Ganhar por um a zero, ganhar no último minuto, ganhar mesmo sofrendo muito, mas chegar ao fim do jogo e arrecadar os três pontos em competição, independentemente de se jogar bem, mal ou assim-assim, é para isso que Jesualdo Ferreira é pago, assim como todo o plantel à sua disposição. Aliás, no FCPorto, além de ser uma prioridade, como em qualquer grande clube, ganhar, é também uma obrigação. Isso está a ser conseguido e todos os portistas estão felizes com isso, TODOS, sem excepção, que ninguém tenha dúvidas disso.

Mas os adeptos do FCPorto são muito exigentes. Como Pinto da Costa há dias escreveu, são os tais patamares de exigência que existem no clube e, tal como o Miguel Sousa Tavares disse, por isso "os adeptos do FCPorto são o melhor público de futebol em Portugal", sendo que para muitos deles ganhar já não é tudo. Não chega apenas o grande empenho demonstrado pela equipa, não chega o calculismo, o pragmatismo, o que queiram chamar às vitórias que têm sido conseguidas. Aliar boas e entusiasmantes exibições a essas vitórias é o ideal, é querer melhor e é isso que penso todos os adeptos querem, vencer jogando bem. E essa é uma segunda prioridade do FCPorto. É certo que nem sempre é possível, mas ninguém exige que tal seja feito sempre, o que se pede é que sempre que possível, já que nem todos os jogos darão para tal, se vença TAMBÉM fazendo boas exibições. O tal tom cinzento que muitos parecem não querer ver.

É certo que nem todas as exibições foram más de todo, alguns dirão até que têm sido muito boas, mas, e não entrando em considerações técnico-tácticas, de uma forma geral os portistas concordam que a forma de jogar da equipa não tem sido a melhor, isto apesar do principal objectivo estar a ser sido conseguido. O FCPorto tem bons jogadores, tem provavelmente o melhor treinador português em actividade e uma estrutura plenamente sólida criada para vencer desde há muitos anos e que permite a qualquer adepto do clube poder e dever exigir sempre mais, sendo que as prioridades para todos são as já explanadas: vencer e se possível com boas exibições. Será difícil compreender este nível de exigência de alguns adeptos num grandioso clube como é o nosso?

PS: 150.000 Portistas na Bancada em pouco mais de um ano é sempre um número a destacar. Mais um vez obrigado a todos.

12 comentários:

  1. Zirtaev,

    o interregno no campeonato é de facto uma excelente altura para falar na questão do espectáculo que para alguns não existe no futebol do nosso clube.

    A minha opinião já aqui éconhecida por todos e portanto vou esperar pelo "veneno" para comentar com mais substancia.

    E olha que não é assim tanta estupidez colocar em causa certo portismo que paira nas caixas de comentários, quando muitos deles só dizem "Jesualdo Rua" ou coisas parecidas. Triste e de um evidente mau portismo. A todos esses eu reafirmo, ou não são portistas, ou são péssimos portistas. E isso é cancro que eu preferia não ver nas bancadas do Dragão.

    Quanto às opiniões em si, já não é de hoje que afirmo que este é um excelente sitio para as ter, independemente de eu concordar ou não. Bem melhor que usar lenço branco.

    Abraço e até mais logo, porque "eles" vêm aí...

    Vou ver se arranjo paciência. ;)

    [[]]

    ResponderEliminar
  2. - Para começar muitos parabéns ao Zirtaev pelas 150.000 visitas no blog.


    - A questão de se colocar o Portismo em causa, desde que eu frequento este blog que isso acontece, INFELIZMENTE! Basta não dizer Amén ao que certas pessoas dizem para surgirem esse tipo de insultos. Já há algum tempo que não assisto a invasões de clones para lançar ataques a quem não diz Amén, o que já é uma melhoria..

    - Quanto ao assunto principal do post eu também me enquadro no cinzento. Os resultados têm sido muito bons! O melhor arranque de Liga dos últimos 68 anos é um feito e o arranque na Champions foi mais do que satisfatório.
    O problema por muitos levantado( e que eu compartilho em parte) é que esta equipa não faz um jogo agradável de se ver,não cativa nem dá muita confiança. Para alguns dá sono. Não compreendo porque mais uma vez se hão-de criar barricadas e porque tanta gente não consegue conviver com a crítica e as opiniões divergentes!

    - Jesualdo nunca me convenceu e isso sempre o disse. É ridículo pedir a demissão num momento destes, penso que quem pede a demissão não o pede por este momento específico mas por um rol de ilações que foram tirando desde que Jesualdo assumiu o comando do FCP. Isto também será dito por alguns como um desabafo e de "cabeça-quente"..
    Jesualdo vai continuar até ao final de época.É um facto.
    Não vale a pena discutir sequer isso, mas também não é por isso que estará imune a críticas.
    Há muita coisa a melhorar nesta equipa, os defeitos existem e os Portistas com a sua grande exigência estão a cobrar mais do treinador e dos jogadores.

    Temos 15 dias de paragem competitiva e todos os Portistas esperam uma equipa mais forte e pronta para triunfar no próximo ciclo de jogos.

    Acho que esta equipa conseguirá alcançar pelo menos as 11 vitórias consecutivas na Liga ate Dezembro e garantir a continuação em prova na Champions League!

    ResponderEliminar
  3. A prioridade absoluta tem de ser sempre os 3 pontos. Depois se puder ser que haja espectáculo - para isso também tem de estar para aí virada a equipa adversária. Se não puder ser pelo menos que fique o que fica para a história que é a vitória. É assim que trabalham todos os grandes clubes europeus e mundiais. Que ganham muitas vezes grandes títulos dando pouco ou nenhum espectáculo. Basta ver como têm ganho ao longo dos tempos a selecção italiana e a alemã e o AC Milão, por exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Acho que se os adeptos de outros clubes estivessem na nossa posição, não se calavam, são adeptos onde a euforia tolda-lhes o pensamento.

    Nós somos diferentes e ainda bem, é um facto que estamos a jogar mal, mas que força tenho eu de criticar a equipa se ela é a defesa menos batida da Europa, se está irrepreensível nos resultados ?

    Mas, o que NUNCA poderá acontecer é deixarmos-nos levar pela euforia e apontar todos os males que a equipa tem, porque, acima de tudo, ainda não ganhamos nada .

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não ser grande fã de Jesualdo, que considero um técnico sem "rasgo", que apenas assegura os serviços mínimos, concordo com a tua opinião. Ganhar é o objectivo, a justiça da vitória é um bónus (que creio temos atingido), a estética é acessória. Apesar de trazer valor acrescentado não é o essencial.
    PS: foi muito subtil a do "melhor treinador português EM ACTVIDADE",.

    ResponderEliminar
  6. Começando pelo fim: parabéns pelas 150.000 visitas e k estas se repitam. É sinal de k o Porto está forte e tem adeptos com capacidade de análise e de crítica. Continua com o bom trabalho!

    Em relação ao tema principal, eu não troco espectáculo por vitórias. O exemplo do Artmedia é paradigmatico disso mesmo. Meia-hora de futebol intenso, espectacular, aliando magia a uma finalização k fez mossa, parecendo k o resultado seria ainda mais dilatado. O resto da história, num dia de aniversário do clube, todos sabem qual é. Por isso, quero lá saber se rematamos pouco à baliza, se passamos por alguns calfrios nos minutos finais, com medo de um ressalto ou algo k nos estrague a ilusão de nova vitória. Este Porto não encanta nesse aspecto, mas é sólido e coeso defensivamente. Com os pés bem acentes no chão, temos k saber o k é crucial para nós: Vencer o Tri!
    Tudo o k vir por acréscimo, óptimo, mas no objectivo principal da época não se podia desejar melhor...

    A não ser, claro, k tenhamos os gstos ecléticos do MST, cada vez mais intratável para as próprias cores. Às vezes apetece-me mandar o gajo pro ***********, de tanto criticar, muitas vezes sem qualquer razão, o Porto.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Por falar em cinzento, lembrei-me da final da Liga dos Campeões de 2004. O Porto de Mourinho teve, segunda rezam as críticas de então, uma exibição perfeita. Controlou o jogo (quase sempre sem bola) e, nos momentos certos, deu as estocadas fatais para o adversário. Teve três oportunidades e marcou outros tantos golos. Melhor era impossível, ou pelo menos, era o que diziam. Claro que ninguém se queixou da exibição (era o que faltava, tínhamos acabado de ser Campeões Europeus). Ora, quais as diferenças entre esse jogo e o jogo com a Académica? Tirando as óbvias (a Académica não é o Mónaco e o campeonato português não é a (final) da Liga dos Campeões) e as menos óbvias e sempre subjectivas (o jogador A é melhor ou pior do que o jogador B), eu acho que a grande diferença foi que o Tarik falhou um golo de forma escandalosa e o Lucho falhou outro golo certo. Senão, até o resultado tinha sido o mesmo. Quanto à Académica, na sua melhor fase, fez o mesmo que o Mónaco, ou seja, domínio aparente do jogo, mas oportunidades de golo ou de real perigo... zero. A única dúvida com que fico ao comparar os dois jogos, é qual deles é mais cinzento.

    ResponderEliminar
  8. Entre jogar de forma fantástica e perder e jogar mal e ganhar, não há sombra de duvida, ganhar, ganhar.
    Mas que diabo ... com a equipa que temos podíamos fazer melhor em termos de espectáculo.
    Este ano as estatísticas do rendimento da equipa, estão abaixo das do ano passado. Mas 7 em 7 ... que faria se aliassemos aos resultados boas exibições...
    Vamos aguardar a evolução da equipa e tentar continuar na senda vitoriosa o mais possível.

    ResponderEliminar
  9. Desculpem-me , mas para mim , não é a estética do jogo que está em causa.
    O que realmente está em causa é que o futebol do PORTO (apesar das vitórias) não me convence.

    Como li num comentário recente -ópera é no S.Carlos -
    É verdade !

    Mas nem sempre o belo canto me convence (depende dos artistas e do seu desempenho)e também do meu estado de espírito.

    No futebol , o desempenho dos nossos artistas está aquém das nossas expectativas.
    Só isso !

    ResponderEliminar
  10. penso que há um aspecto que para mim é muito importante :

    primeiro de tudo , não temos tido sorte , mas até muito azar ! apesar de ganhar-mos quase sempre por 1-0, fazemos sempre mais que uma oportunidade boa de golo.

    depois penso que há mais valias na equipa que ainda não estao completamente integradas/amadurecidas.

    e o ponto final e talvez o mais importante , é que dos jogos , podiamos pensar " isto foi o maximo , o nosso fcp nao dá mais que isto ". ao contrario, nota-se sempre que a equipa pode evoluir , pode melhorar. pois bem , se pode melhorar , o que há a melhorar de 7 vitorias em 7 jogos ?!? :)

    o espectaculo ?!? é certo !

    mas farto de equipas tipicamente portuguesas irem por exemplo á uefa , dominam o jogo todinho , e depois perdem por 2-0 por erros de euforia , erros de portugues "nos somos os melhores e temos que os ganhar por 10-0 " ?

    prefiro que o jesualdo ensine a equipa a sofrer , a defender , a ter sempre 100 % de atenção. ( aquilo que a equipa ainda nao aprendeu nas taças :) )

    tenho pena que jogadores como o m. gonzalez principalmente , tenham sido um embuste , e nao uma mais valia.

    mas tenho que dizer bem do treinador ter integrado o stepanov , e o l lima. tambem gostei que tenha metido o lisandro no centro , e exista mecanismos onde os 3 avançados trocam de lugares constantemente.

    penso que o maior problema é que tanto o p. assunção e r. meireles não sabem "fazer jogo". precisavamos de outro "lucho". e ai é o problema : quando a bola vai para esses , eles passam logo para as laterais. o porto joga muito pouco pelo meio. nota-se que quando entra o l lima e este consegue agarrar o jogo no meio , isso muda.

    penso que é justo dizer que o JF. nao é um mourinho ... mas é a coisa mais proxima que existe em portugal !

    ResponderEliminar
  11. Depois de ler todos os comentários, alguns muito bons, apesar das exibições que continuo a achar tristonhas e com muita margem para melhorar, houvesse real vontade para isso, resta-me dizer o seguinte:

    - Felizes dos adeptos que discutem exibições, sendo que os resultados são todos vitórias :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar