04 outubro 2007

Começar no inferno, acabar no céu

Besiktas 0-1 FCPorto
Quaresma 92'

Equipa: Helton, Fucile, B. Alves, Stepanov, Bosingwa, P. Assunção, R. Meireles (Leandro Lima 88'), Lucho, Quaresma, Lisandro (Adriano 75') e Tarik (M. Cech 66')

A palavra sofrimento começa a ser mais que usual na linguagem dos portistas. Tem sido assim em quase todos os jogos, mas o que é certo é que tem valido a pena e vitórias sobretudo. O inferno de Istambul, como que por um qualquer milagre de Fátima, transformou-se ao minuto 92, para o FCPorto, no céu e em pleno Ramadão devido a alguém com o nome de Quaresma. Brincadeiras à parte, o certo é que o enguiço de nunca ter vencido na Turquia foi quebrado, como têm vindo a ser quebrados outros enguiços nos últimos anos por essa Europa fora.

O FCPorto, ao contrário do que previa na antevisão deste jogo, entrou com a equipa esperada por todos e com uma táctica que dava a entender que seria a mesma de sempre, só que neste jogo, pelo menos durante quase toda a primeira parte não terá sido bem assim. O que se viu foi um FCPorto muito cauteloso, em que Lucho e Raul Meireles apareceram muito encostados a Paulo Assunção e em que Quaresma e Tarik, embora encostados à linha tinham a missão correr quase todo o flanco sozinhos, sendo que quando conseguiam colocar a bola em Lisandro, este na maior parte das vezes estava completamente só no meio de três ou quatro adversários.

A equipa azul-e-branca conseguiu assim controlar o adversário nos primeiros vinte, vinte e cinco minutos, já que todos os caminhos estavam completamente tapados para a baliza de Helton. Mas a partir daí o FCPorto foi submisso quase por completo à fúria turca e os lances perto da área portista foram-se sucedendo, embora apenas em muito poucas vezes fossem de real perigo e quando tal aconteceu o guarda-redes brasileiro estava lá para resolver. Ainda assim o lance de maior perigo foi criado na baliza contrária por Quaresma, que num dos seus cruzamentos de trivela colocou uma bola quase perfeita em Tarik, dando a este grandes hipóteses de abrir o marcador, mas o marroquino chegou um pouco atrasado.

Na segunda parte o meio-campo, principalmente Lucho, entrou um pouco mais adiantado no terreno, o que fez com que o ataque estivesse mais perto do resto da equipa e o FCPorto foi controlando o jogo mais longe da sua baliza. Durante grande período o jogo foi muito disputado no miolo, sem grandes ocasiões de golos. Aos 66 minutos Jesualdo resolve finalmente fazer sair Tarik que esteve uma autêntica nulidade e faz entrar Marek Cech para o meio-campo. Meireles solta-se mais e estava agora à vontade para ajudar, juntamente com Lucho, Quaresma e Lisandro. Os lances mais perto da área do Besiktas começam a suceder-se, embora sem grandes perigos e principalmente com remates de Meireles de fora da área.

Lisandro, esgotado de tanto lutar, quase todo o tempo sozinho, dá lugar a Adriano. Finalmente regressado, este, fresco e com outra velocidade, aparece mais vezes na área adversária a dar seguimento a cruzamentos do Quaresma ou a bolas colocadas pelos médios. Alguns lances de perigo vão acontecendo, fazendo, naqueles últimos dez minutos de jogo, os portistas sofrerem e, para ajudar e em contra-ataque, o Besiktas ia-nos lembrando que o resultado poderia cair também para o lado deles, valendo-nos Helton em noite inspirada com a ajuda, principalmente, dos centrais, Bruno Alves e Stepanov, que fizeram uma grande dupla e por Paulo Assunção que esteve perfeito. Até que, quando já todos esperávamos o apito final, Lucho faz um belo passe já dentro da área dos turcos para Quaresma isolando-o e este, aproveitando bem a oportunidade, oferece os três pontos à sua equipa, numa das vitórias europeias mais saborosas dos últimos anos, fazendo até lembrar um pouco a épica noite de Old Trafford.

Com a vitória surpresa do Marselha em Liverpool, deixando os franceses isolados no primeiro lugar com duas vitórias, o FCPorto encontra-se no segundo lugar e muito bem lançado a caminho do apuramento, sendo que os próximos dois jogos com o Marselha serão absolutamente determinantes para a resolução do futuro dos azuis-e-brancos nesta campanha europeia.

52 comentários:

  1. O Porto não tem estado a jogar nada nesta 1ª parte. Jogadores sem ambição, muito acomodados, claramente a jogar para o empate e ainda por cima a defender mal. Isto tem que levar uma grande mexida na 2ª parte, Jesualdo que acorde.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    1ª parte muito fraca.. Só me lembro de um remate nosso à baliza.. O do R. Meireles.. E mm assim foi longe..

    Vamos esperar por uma 2ª parte muito melhor.. Pior é difícil..

    Nota: O Bosingwa já irrita.. Esquece-se de defender (outro lance igual ao do Edgar (Boavista)) e atacar é só habilidades sem qualquer sentido prático..

    Cumprimentos,
    Bruno Costa

    ResponderEliminar
  3. Depois do milagre de Fatima, o milagre de Instambul.
    Nem digo mais nada porque a pulsaçao ainda esta a 200.

    ResponderEliminar
  4. Que sooooorrrrteee...mas conseguimos ,conseguimos, que união no final todos aos abraços...depois de só dar os vermelhos antes do jogo,agora até dão as entrevistas deles, é uma vergonha, o jogo acaba mas estão sempre mortinhos em falar deles as nós é que elevamos o nome deste país acima..obrigado ciganito ( hoje tinha fé em ti )e obrigado Shaktar.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi o golo...
    Mas ganhamos e só isso interessa...

    Abraço amigos da bancada

    ResponderEliminar
  6. concordo com o menphis_child!que sorte! nao jogamos nada mas é nestes momentos que se vÊ a garra de uma equipa!

    força PORTO

    ResponderEliminar
  7. No resumo - não vi o jogo - notei uns buracos na defesa na 1ª parte mas criamos também boas oportunidades, Adriano já arranhou e no fim o Quaresma marcou um golo importantíssimo e muito saboroso.
    Helton esteve soberbo.
    Pena o marselha ter ganho em liverpool o que atrapalha as contas do grupo.
    Quanto à bermelhice... bem..fica, eh, eh...

    ResponderEliminar
  8. jogamos muito pouco.
    fomos bafejados pela sorte.
    bom jogo de stepanov.

    supresa do Marselha em Milão tornou o nosso resultado ainda mais importante

    ResponderEliminar
  9. Consegui não gostar do jogo: má 1ª parte, mau jogo global, uma vez mais sem recepção em condições não há passes em condições nem ocasiões de golo.
    Vários lances na 2ª parte desperdiçados por imperícia técnica, lamentável incapacidade de finalização e sorte por não termos sofrido (Helton enorme!) e marcando, quase sem querer, a acabar.
    Sorte, mau jogo e substituições que faziam a equipa ficar atrás, com Cech, sem se perceber se a entrada de Leandro Lima era para dar alguma coisa de importante aos 87'.
    Tarik foi uma nulidade absoluta, inacreditável como com o Ramadão a passar ele joga pior ainda e tem direito à titularidade.
    Adriano devia ter jogado de início e Lisandro numa faixa, assim o ataque teria peso contra um adversário difícil, corajoso, muito bravo e a empurrar o Porto para trás.
    Irritou-me o jogo e apesar do alívio final acho que foi o pior desta época.
    Não sei se a vitória do OM em Anfield é boa ou má. Uma coisa é certa: agora é mesmo proibido perder um dos jogos com o Marselha e temos obrigatoriamente de ganhar um (empatando o outro).
    O Liverpool deve ganhar os dois ao Besiktas e depois recebe o Porto.
    A dupla batalha com o Marselha era determinante, agora sê-lo-á ainda mais.
    Mas, sinceramente, olhando o 11 de Benitez, com Voronin, Mascherano, Kuyt e Babel no banco, cheirava a derrota. Mesmo entrando ainda com 0-0 na 2ª parte, não sei se pela primeira vez o kop não assobiou o Rafa.
    Acho que está tudo baralhado no grupo e nada de cantar vitória.
    A não ser por não precisarmos de um golo de pé em riste...

    ResponderEliminar
  10. Quando era o Mourinho era uma grande equipa que sabia defender, sofrer, e marcar na unica ocasiao que tinha (Manchester, Pana,...e outras)

    Quando é o a equipa do Jesualdo...é sorte! Da pena...

    Quero ver quantas equipas vao ganhar contra estas sanguessugas turcas!Defendemos espectacularemente bem, lutaram, deram tudo pelo clube e souberam ser eficazes...

    O Porto, jogadores e treinador, estao de parabens! 18/18 e 4/6...mas é claro nao é o Mourinho!

    Se querem so espectaculo ha um circo para os lados da Luz!!!

    Abraço portista...
    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Parece-me que na Liga da Bancada venho por aí abaixo..Kuyt no banco, Milito, Maresca, Frings e Gallas não jogam, vai ser bonito vai...tenho que substituir aquilo tudo.

    ResponderEliminar
  12. Só tenho uma coisa a dizer que vai no sentido do que o Pato Donale escreveu.

    O Jesualdo pode ser campeão europeu que vão continuar a criticar o homem!

    Não há pachorra.

    Foi um bom jogo? Não. Mas até parece que seriam favas contadas. Ganhamos com a sorte que não tivemos contra o Liverpool em casa. Vamos ficar em 1º. Vai uma aposta?

    Força Jesualdo! Estou até ao fim com o Professor.

    Abraços
    [[]]


    PS: estou tramado no Fantasy Football. O que me valeu foram os 18 pts do Quaresma e os 6 do Bosingwa. De resto...estou como o slb. Uma vergonha. :)

    ResponderEliminar
  13. Bem,só gostei dos resultados de hoje!O FCP não jogou nada,ganhou sem saber lêr nem escrever!Oxalá que a sorte nos acompanhe sempre ,que bem precisamos! Não estou de acordo com o amigo Pato Donale,pois o FCP de Mourinho podia perder ou empatar,mas jogava bom futebol,digo eu que não percebo nada da poda!

    ResponderEliminar
  14. Jogamos não muito bem, mas mostramos ser claramente superiores ao Besiktas...O meio campo não ganhou nada com a entrada do Cech e pelo contrário pareceu ficar menos compacto. Já o disse aqui, a jogar com os dois seria preferível recuar o Cech e avançar o Fucille que é mais rápido e mais técnico...Depois a linha avançada ficou muito só!
    Tudo estaria bem, se cá atrás a consistência se evidenciasse, mas nada disso aconteceu. De qualquer modo tivemos oportunidades para poder arrumar o jogo antes do Quaresma, que fez um golo feliz mas justo. Bons desempenhos de Helton, Bruno Alves, Stepanov, Paulo Assunção -o melhor- Lucho. Algum exagero do Bosingwa, avança com muita confiança e depois -pelo menos em duas situações- fica completamente apático com a perda da bola...Quaresma também esteve infeliz e Lisandro foi muito marcado. Preferia que tivesse entrado Adriano quando saiu Tarik. Ou então a tal solução que já apontei, entrada do Bolatti e subida do Meireles ou do Lucho.
    Na luz a mesma vergonha do costume, só empatam se o árbitro os ajudar, hoje os "amigos" estavam todos na bancada, perderam!...Depois o deprimente espectáculo de ver aqueles rostos -dos Jornalistas- de olhos esbugalhados -de Bugalho- como se tivessem levado um "valente murro" na carola e quase a chorar é mesmo de mais!...TIREM-ME D'ESTE FILME!...Pois é, aqui valem-lhes o PAIXÃO, o DUARTE, o HENRIQUES...Lá fora estão tramados, as coisas alteram-se e é o fim, melhor, vê-se assim "TODA A VERDADE" do futebol Português, o PORTO, a alguma distância o SPORTING e mais nada...Querem coisa mais límpida?!...

    ResponderEliminar
  15. porcaria de jogo e um piroco do quaresma. salva-se mesmo só a vitória. este treinador joga para não perder e espera que alguém lá na frente resolva. quem gosta deste futebolzinho de certeza que não gosta de futebol. valem os 3 pontos.

    ResponderEliminar
  16. A equipa pode dar muito mais, especialmente jogadores como Quaresma, Bosingwa e Raul Meireles que estiveram muito desastrados (na recepção, no passe, no cruzamento, a finalizar) para já não falar em Tarik que neste jogo esteve uma nulidade e devia ter sido substituído logo à 1/2 hora de jogo. Mas o que é facto é que o FCP ganhou pela 1ª vez na Turquia e no tempo de Mourinho qualquer coisa que o Porto fizesse de extraordinária era supersalientada e louvada pelos adeptos, agora também têm que dar algum valor a esta vitória extraordinária. Não pode continuar a ser "com Mourinho era tudo fantástico e com Jesualdo Ferreira é tudo uma merda". O Mourinho também perdia jogos e títulos (taça de Portugal, supertaça europeia). Com Jesualdo o FCP ganhou 3 dos 5 jogos que fez fora na CL, algum mérito tem que ter a não ser que se ache que ele tinha a obrigação de ganhar fora 5/5 coisa que nenhum treinador consegue em circunstâncias normais. Helton mostrou que é ele o titular, não é justo muitos continuarem a utilizar contra ele o frango do Chelsea, não há GR nenhum que nunca tenha dado frangos. Stepanov continuou a mostrar que é a opção natural para jogar ao lado de Bruno Alves.
    Os próximos jogos com o Marselha vão ser ainda mais fundamentais para o Porto do que já se previa dado o excelente e surpreendente desempenho do Marselha até ao momento. Apesar do Marselha ter feito 6 pontos até agora, penso que vai ser a equipa com quem o Porto se vai dar melhor e o facto de tudo lhes ter corrido excepcionalmente até agora até pode funcionar a favor do Porto, tal como aconteceu na época passada com o CSKA de Moscovo que também estava muito moralizado e a quem fomos ganhar lá em Moscovo. De qualquer maneira para as portas da passagem à fase seguinte se escancararem o FCP vai ter de ganhar 1 jogo e empatar o outro pelo menos. Não vejo motivos para não se continuar a ter confiança na obtenção deste objectivo.

    ResponderEliminar
  17. Esqueci-me de falar na saborosíssima derrota do slbêzito. Sim, não sou hipócrita, soube-me quase tão bem como a vitória do Porto. Era só o que faltava ter de torcer por um clube cujo presidente manobra nos bastidores para atirar com o FCP para a 2ª divisão. E cujos adeptos acham que o Porto ganha sempre à custa dos árbitros. Não estava lá o Duarte Gomes, que embrulhem mais uma derrota que por ser para quem é até foi pouco.

    ResponderEliminar
  18. Sorte...muita sorte!
    Exibi�o miseravel na 1� parte!
    Temos de agradecer aos deuses e em especial ao Helton! auxiliados pelos anjinhos Stepanov e P.Assun�ao
    Culpar o treinador?..Claro!
    Jogamos 66 mns com 10 joagadores, pois ainda estou para perceber o que � que o tarik fez de relevante neste jogo!!!
    Depois dessa substitui�o a equipa soltou-se algo mais.
    O treinador vem dizer no flash interview que h� jogadores com problemas fisicos como � o caso do Lucho..
    Mas tem de jogar sempre!...Deve ser at� estourar!
    Meter o leandro a 3 mns dos 90!!
    N�o se percebe tambem as ordens que d� ao Bosingwa...
    Deve ser do tipo" es ta� bom como o quaresma..logo podes fintar a equipa adversaria � vontade ..que se perderes a bola n�o h� problema! "
    Fa�am as contas ao numero de ataques desperdi�ados � conta do individualismo do Bosingwa...(no minimo contei sete!)
    Assim n�o se funciona como equipa..
    Felizmente v�-se coes�o,entreajuda e abnega�o..mas de resto pouco futebol e a malta que acha que criticamos muito treinador gosta...
    Eu s� tenho gostado dos resultados!
    Cump.

    ResponderEliminar
  19. a diferença entre mourinho e jesualdo.. é que mourinho no maximo jogava assim contra grandes..enquanto o jesualdo joga assim até contra fatimas e quejandos!!! uma vergonha para o nosso clube!

    de resto, e mais uma vez, a equipa foi salva pelo quaresma! já que as tacticas do ejsualdo nao servem para nada, tem sempre que vir ao de cima o talento de um ou outro jogador para ganharmos! o que vale é que nao nos falta talentos! ao menos isso!

    ResponderEliminar
  20. Os primeiros 70 minutos foi do pior que ja vi o Porto fazer na Europa nos ultimos 20 anos. Sim a culpa é toda do treinador.

    O Bosingwa vai ganhar o prémio 'Individualista do ano'. Esta a bater o Quaresma aos pontos.
    Mao do treinador? Nem ve-la.

    Um jogador a menos, como disse o Louro e um sofrimento evitavel.
    Jesualdo deu deliberadamente o dominio do jogo ao adversario e pior do que isso nunca teve o controlo do jogo.

    So temos este pseudo 4-3-3, para jogar em contra-ataque apoiado, mais nada.

    Uma miseria.
    O que valeu foi o talento do Quaresma e do Lucho, a galhardia do Lisandro e uma exibiçao enorme do Bruno Alves.

    Temos alguns jogadores que decidem jogos mas falta um 10 explosivo que pegue no jogo e faça o Porto 'ter bola'. Mas sera que Jesualdo o quer?

    Mais uma exibiçao mediocre, com muita, muita sorte e, mais um grande resultado.
    Que a sorte continue connosco.

    ResponderEliminar
  21. Se foi sorte, se não gostaram, se o Porto do Jesualdo não presta...então continuem chateados! Porque eu por mim...estou encantando com aquela vitoria!!!

    Isso de clubes "grandes", clubes "pequenos" é treta de benfiquista, de scolari's & co...no futebol é 11 contra 11!O Besiktas é uma equipa dificil de bater...sobretudo em casa...mas pronto! A champ's é isto mesmo, lutar, sofrer, e ganhar nos detalhes em cada jogo...Milão perde com Celtic, Olympiakos ganha em Bremen, Arsenal ganha (com sorte) em Bucareste por 1-0, Rangers ganha em Lyon(0-3)...e o Porto ganha em Istambul...onde estao as equipas pequenas?Isto é futebol...circo, show é na luz!!!

    O Jesualdo não vale nem de longe o Mourinho! Certo! Mas Mourinhos nao ha dois, por isso continuem a rezar par encontrar outro, que eu continua a dar apoio a quem tenta dar o maximo pelo Porto!!! E é o que o Jesualdo tem feito...com as suas capacidades, erros, etc...esta a lutar para dar ao porto a unica coisa que interessa...GANHAR!

    Errou em quem ontem? O Tarik? Jogou menos bem é claro mas lutou e se tem feito um grande jogo (como ja aconteceu este ano) ninguem questionava...se tem tirando o Tarik ao intervalo...era "porquê tirar o tarik?"!

    A equipa deu tudo e so nao vê quem nao quer ver...ou quem pensa que os turcos jogam futebol ha 8 dias!

    Claro que nao gostei de Fatima, de algumas exibiçoes...e criticar é positivo...agora bater sempre no ceguinho mete nojo!

    Um abraço portista!
    http://flthedragon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Em primeiro lugar, devo dizer que também não gostei da exebição, mas saboriei imenso aquele golo.. hmmmm passe de 30metros do leandrinho, para o lucho, que falhou o cruzamento, por sorte estava naquela zona, o Quaresma, que tambem por sorte não acertou direito na bola como queria, e a bola passou por baixo do G.R. !!just luck!!
    Em segundo lugar, contra algumas críticas, afirmo que podem ser postas em causa grandes tácticas devido a passes mal executados, falta de garra, individualismo extremo..
    E em terceiro lugar, espero que o PAI NATAL ponha no sapatinho do Dragão um bom "nº10", ou que em último caso recuperem o Ibson ..

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Por muitos que este tenha sido o pior jogo do Sektioui ate agora, e por muito que a substituição não tenha agradado a muitos, esta impunha-se! Eles com 5 jogadores no meio campo, nós não podiamos ter só 3... O Tarik ajuda bastante no meio e quando saiu teve muito bem o Jesualdo a por o Cech.
    Este jogo foi uma completa sorte mas a verdade é que os falhanços escandalosos foram quase todos do Porto, aquela que o Quaresma falha o pontape é de bradar...
    O Bosingwa continua eximio a defender, mas alguem que lhe explique que a atacar é preciso passar a bola... O gajo enerva, tem a mania que é o Quaresma e não consegue uma...
    O Lucho e o Quaresma jogaram muito mal... Não podemos ter vamos sagradas, tão mal saem... Mas no final foram eles, que mesmo falhando os pontapés, resolveram o jogo...
    Fica um reparo... Ao contrário de pelos vistos toda a gente, eu não gostei da exibição do Hélton e muito menos da atitude. Aquele empurrão ao Fucile... ele é o último a ter moral pra o fazer e o Fucile é o ultimo a merece-lo. Pra mim foi ele e o Bruno Alves foram os unicos a realizar boas exibições.
    Mas ficou a vitória e as contas estão mais faceis. O Marselha pode ter ganho em Liverpool, mas isso só nos facilitou a conquista do primeiro lugar. Isto desde que o Porto cumpra, como espero, nos dois jogos contra o Marselha.
    O Porto tem controlado os jogos a jogar q.b., este controlou a jogar muito mal. Foi muita sorte.
    MAs parabéns ao Jesualdo, que neste jogo se portou muito bem. Leu eximiamente o jogo.

    ResponderEliminar
  24. Já agora... Parece que descubri como o Bosingwa centra bem... é mesmo de pé esquerdo. Curioso.
    Depois de ler os comentários, os meus parabéns ao do pato donale. Ora nem mais.

    ResponderEliminar
  25. Melhor resultado que a exibiçao.
    Acho que ainda existe muita confusao acerca do Mourinho vs Jesualdo.
    Mourinho retira todo o potencial de um jogador e usa-o.
    Jesulado castra-o.
    Mourinho segura o jogo e nao possibilita a equipa adversaria situaçoes de perigo.
    Curiosamente as melhores situaçoes de perigo agora no FCP sao quando o FCP marca.
    Ja nao é a 1ª vez que depois de o FCp marca o futebol deixa de existir...defender com 11 nao é controlar o jogo, entregar o campo e a bola e defender com 11 é digno de um treinador merdoso.
    Jesualdo pode dar graças pelos excelentes jogadores que tem.
    Mais discernimento do Bosingwa e temos uma muralha da China.
    Meter Leandrinho a 3 minutos do fim é otpimo, quando se tem em vista a vitória.

    Mais uma vez, valeram os 3 pontos, porque a exibiçao...

    ResponderEliminar
  26. Muito boa análise ao jogo.

    Também sofri a valer e como dizia o outro »...não havia "nechechidade"», mas o final foi muito saboroso.

    Fica, no entanto, a nítida sensação de complicámos uma partida naturalmente ao nosso alcance. E fazer entrar o Leandro Lima, apenas a dois minutos dos 90 é muito "conservadorismo", mas felizmente houve luar enchendo de alegrias os corações portistas.

    Ainda bem,porque com a vitória do Marselha em Liverpool, se não tivessemos ganho os três pontos a "coisa" entraria num jogo de matemática mais complexo. Assim, as contas estão controladas, a moral em alta e o FCPORTO acredito que vai, mais uma vez, com classe e empenho a caminho dos oitavos de final da Champions.

    Afinal, as excepções para alguns são a NORMA para nós.

    ResponderEliminar
  27. Concordo com o Noé e nas diferenças entre Mourinho e Jesualdo a questão é que sabíamos gerir a bola e hoje em dia ela perde-se, parece que se evapora... mas vai para o adversário.
    É claro que ter Deco, Maniche e Costinha faz(ia) toda a diferença. Mas o conceito de posse de bola era arreigado, fazia já parte do ADN da equipa. Era o "descanso activo", com bola, passando-a, e que dava uma segurança defensiva tremenda. Quando falhasse algo, havia aquela super-estrutura atrás.
    Logo, não quero fazer comparações, mas o Porto tem perdido o domínio dos jogos, ou não o tem sustentado quando pega neles, por faltar posse de bola, boas recepções e bons passes.
    Exemplos foram às dezenas em todo o jogo, daí eu considerar um fraco jogo colectivo. A equipa não alinhavava duas jogadas seguidas. A uma posse de bola, era uma perda de bola e não dava para a ganhar outra vez e os turcos iam por ali abaixo.
    Isto não tem só a ver com o treinador, embora às vezes as coisas precisem de ser mudadas mais depressa. Tarik está lastimável e assim não pode ser, entrava pelos olhos dentro que jogávamos com um a menos.
    Ora, se os flanqueadores tinham re recuar para equilibrar as coisas a meio campo, Tarik mal fazia isso (nem Quaresma) e as dificuldades cresceram.
    Quando sai Tarik e entra Cech, é para o 0-0, foi a minha primeira impressão. Mas como o Lucho passou a nº 10, ou a vértice do losango a meio-campo, lá se ganhou presena e bolas na zona intermédia para ais facilmente aceder ao ataque. A entrada do Leandro Lima não acreditava que fosse dar alguma coisa, aos 87', mas só reforçou esse novo posicionamento na frente de todo o meio-campo, ganhando a bola mais perto da área e, assi, ajudando os avançados.
    Quaresma acabou a marcar chutando mal, num passe falhado (espirrou o taco) de Lucho, depois de ele, Quaresma, ter falhado um golo de caras, falhando a emenda. Isso chama-se sorte do jogo, o golo acontece quando menos se espera e depois de várias perdidas por má finalização.
    Exemplo, ainda, da imperícia e má troca de bola. Imediatamente antes do golo, Bosingwa passa pessimamente da direita para a esquerda, a bola quase sai, Fucile tem de recuar e impedir a perda de bola em condições inadmissíveis. Quem diria que dali para a frente iria sair um golo?
    Mas o alívio no final não compensou tantas arrelias durante o jogo. Nem apagou a imagem de tantas falhas técnicas que, para já, inviabilizam que o jogo possa fluir naturalmente entre as linhas, como era apanágio da equipa nesta altura da época passada.

    ResponderEliminar
  28. melhor o resultado do que a exibição, isso sem dúvida, porém destaco o espírito de sacrifício e a entrega (maior parte das vezes atabalhoada) de todos os jogadores.
    Por mais que ache que o porto deve ser maior do que tem sido, neste jogo o Jesualdo está de parabéns, apesar de tarde conseguiu trocar as voltas ao besiktas ao colocar o porto a jogar em 4-4-2, a vitória foi merecida sem dúvida, não nos podemos esquecer que "a sorte favorece os audazes"

    Ainda há muito trabalho pela frente, o porto pode e deve ser melhor mas a equipa tem ganho e isso, no final, é o que mais interessa, de que vale ter uma equipa fantástica "que qq treinador adorava treinar" se não ganhássemos nenhum jogo..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  29. São completamente descabidas as comparações entre Jesualdo e Mourinho, e o Noé evidenciou bem onde as diferenças são mais flagrantes. O FCPorto não controla o jogo atrás, o FCPorto aguenta-se como pode, muitas vezes quase em desespero e as coisas têm acabado por correr bem.

    Aqui à dias disse: um dia vai começar a correr mal. Pois bem continuo a dizê-lo, porque infelizmente é a minha percepção do que é o FCPorto neste momento. Esperemos que seja daqui por muito tempo. Mas o pior é que nem necessitávamos que tal acontecesse, em vários jogos temos tido a prova, em pelo menos alguns períodos do jogo, que o FCPorto sabe ser uma equipa mandona e que não necessita recuar tanto e isso é que me chateia no prof. Porquê defender qd podemos atacar? Ainda por cima sabemos que muitas vezes a melhor defesa é o ataque e poderiamos matar o jogo sem necessidades de tantos sofrimentos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Não gostei do jogo do Porto, mas também compreendo que as condições eram muito, mas muito complicadas. O ambiente super adverso, uma equipa que entrou muito forte, especialmente nas bolas paradas. E o Porto tinha que obviamente jogar na contençao, sob risco de levar 3 secos.. Ainda bem que correu tudo pelo melhor, aguentamos o 0x0 na primeira parte, e na segunda tivemos algumas oportunidades para matar o jogo, acabando por ter sorte no ultimo lance da partida!

    Acima de tudo, importante aproveitar a proxima jornada para garantir o apuramento!

    www.jogodearea.com

    ResponderEliminar
  31. Fazendo um pouco o trabalho de tecelão, juntando o essencial dos comentários, terei que concordar que nem o futebol do Futebol Clube do Porto foi bonito, nem haveria razões para não aceitar que o mais importante de tudo o que envolve um jogo são os três pontos! Alguma sorte? Certamente, mas também alguma infelicidade noutros lances, Quaresma, Tarik, Adriano...Em circunstâncias normais o Porto ganharia sempre, teve boas oportunidades, conseguiu anular com classe as que proporcionou ao adversário e em termos de posse de bola empatou "em casa do" Besiktas... Portanto tudo OK!...Já afirmei que em determinada altura o Porto de Ivic ganhava, ganhava e o pessoal só protestava...Cheguei a sair do estádio com amigos que me diziam: ganhámos mas não gostei da equipa, os outros estiveram melhor que nós...Respondia-lhes eu: pois, tereis razão, mas nós ganhamos e os outros?...Devem estar "todos contentes" a celebrar a bela exibição?...Agora parece-me que Jesualdo não é cínico ao ponto que o era o Ivic. Na minha cabeça estava tudo bem claro quando o Ivic actuava. Aquilo não era Futebol era quase Xadrês, tira esta peça põe aqueloutra e Cheque-Mate!...O pessoal queria banho de bola, tinha lições de táctica, geometria e perspicácia! Parecia estarmos em pleno século XIX a travar batalhas com soldadinhos de chumbo travestidos de jogadores de futebol. Jesualdo é mais permissivo às emoções, Ivic era o primeiro a ir para o balneário. Acabava o jogo, levantava-se ia a caminho dos balneários e quando muito cumprimentava quem com ele se cruzava -naquela cabeça já só havia espaço para a palestra a dar a seguir. Jesualdo tenta conciliar outros aspectos e em termos tácticos erra demasiado. É mais experimental não sabe ainda como actuar nesta ou naquela situação. Ivic tinha tudo bem arrumado na sua cabeça. Vamos dar tempo ao tempo e verão, o "homem" terá a sua coroação no tempo certo. O Porto é uma grande escola, porque está em todas as frentes de luta, desportiva, social, sei lá que mais e tudo de forma intensa...Quem por lá passa só poderá aprender. Amanhã Jesualdo estará melhor do que esteve ontem...Não nos resta mais do que aguardar para confirmar!

    ResponderEliminar
  32. Para descontrair um bocado leiam este delicioso texto de Francisco José Viegas.

    "Poderemos falar, evidentemente, de uma manifesta boa-fé por parte dos comentadores desportivos, mas duvido que as vénias ao «maior clube do mundo» caibam nessa categoria; «o glorioso», as «cores da vitória», o «voo da águia» e outros ditirambos dão-me vontade de rir. Eu dou-me ao luxo destes intervalos no uso da razão geral; mas «os comentadores» deviam conservar uma parte do seu bom-senso, a menos que façam o prefácio, esclarecendo: «Meus amigos, a partir de agora, trata-se de hooliganismo puro, o Pinto da Costa irrita-me, os andrades chateiam-me, o Helton e o Quaresma deixam-me fora de mim; achem graça, por favor.» E diziam as coisas habituais; e todos ríamos com gosto. Evidentemente que não levo todo o futebol a sério, mas o lambebotismo faz impressão. Acho graça a certos maduros, cujo veneno aprecio à distância no negócio do papel impresso (a vida está difícil para todos, sejamos compreensivos). Reconhecem-se à distância. Têm uma gramática e um dicionário que não falham, herdeiros da «crítica do sistema» e dos grandes dias de glória. Pessoalmente, quanto mais «dias de glória» evocam, mais radiante fico com os seus desaires. Sou pelo negócio dos anti-depressivos, pelos lamentos sobre «os dias passados». Gosto que tenham sinfonias e filmes, hinos com papoilas e milhafres a voar sobre as bancadas. Gosto que sejam os maiores do mundo. É nestas ocasiões que um golo quase fortuito, já aos 92 minutos, depois de um passe defeituoso de Lucho e de uma primeira parte para esquecer, me dá uma alegria tremenda. Felicidades a todos, e continuem.

    Texto de Francisco José Viegas."


    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  33. boa tarde!

    Acho vergonhoso as capas da bola e do record! deixo aqui uma sugestao: vamos juntar dinheiro para comprar cartuchos de tinta azul para depois enviar para as sedes do jornal a bola e o record para eles colocarem nas impressoras!:) :) :) :)!
    Eu nunca vivi numa ditadura mas penso que a nossa imprensa escrita nao deve andar muito afastada da mentalidade da altura do salazar!

    forca PORTO

    ResponderEliminar
  34. carlos pincaro, hoje Record fez uma capa para a edição a distribuir no Norte, com o Quaresma dos diabos (mas não eram vermelhos).
    A Bola faz, como O Jogo, capas distintas para Lisboa e Porto, questão comercial normal e que Record, por exemplo, nunca aproveitou, salvo esta edição.
    Mas para quem procura reacções e comentários em vários lados, leiam o seguinte do Mar Salgado, onde o Vasco se confessa confundido a fazer zapping:

    FUTEBOL: Sei pouco mais sobre o assunto do que a velha regra segundo a qual só o guarda-redes pode fazer roleta e bola dentro da baliza é golo, mas o mundo do futebol fascina-me imenso e aproveito todas as ocasiões para aprender algo mais. Hoje foi um fartote de sapiência. O treinador do Benfica fez-me ver a Luz e perceber a dinâmica do golo (afinal tão simples!...): "a bola quer entrar, entra; não quer entrar não entra!" Tudo depende, então, da vontade do esférico, que certamente por isso é redondo como oiço a tantos comentadores. Deve também ser por isso que o jogador Rui Costa dizia à RTP-N que agora havia que correr atrás do prejuízo em todas as competições (já que atrás da bola não deve servir de nada se ela não quiser entrar). Já tinha reparado nesta opção do jogador embora não consiga identificar o "prejuízo" no meio do campo - é aquele da bandeirinha que disse "mão!" na última jornada? Compreendo agora que no Benfica nunca se dependa da qualidade e esforço dos jogadores e ficam esclarecidos para mim todos e cada um dos golos de Nuno Gomes, bem como os permanentes queixumes dos seus dirigentes. Ao fim e ao cabo é uma questão de bolas e provavelmente por isso certos dirigentes se preocupam tanto com a vida privada dos adversários.

    Percebendo isto e simpatizando com o Futebol Clube do Porto, tremo só de pensar nas sanções que aí virão pois foi hoje manifesto que o seu guarda-redes impediu a vontade férrea da bola de entrar na baliza onde queria e que Quaresma deve ter feito falta punível com vermelho ao cacetar a bola para uma baliza onde ela, manifestamente, se recusava a entrar. Imagino já uma Senhora Procuradora a abrir o caso "bola dourada", detendo a dita para interrogatórios por se ter deixado chutar para a baliza do adversário contra sua vontade. Foi "fruta ó chicolate", sem sombra de dúvidas: aquela bola não é de Berlim.
    Julgo que como atenuante nos poderá servir o comentário de Rui Santos, na SIC-Notícias, pois ele considerou o golo "um golpe de sorte", o que nos permitirá alegar que não terá sido intencional nem fruto do esforço e dedicação dos jogadores: bem vistas as coisas terá sido "um golpe de azar", o que nos permitirá escapar a qualquer sanção. É certo que teremos de antecipar a possibilidade de alguém vir dizer que Rui Santos não falava do jogo a que tinha sido chamado a comentar pois ele começou o comentário referindo-se ao empate do FCP com o Liverpool, que generosamente considerou "aceitável", e prosseguiu referindo-se por duas vezes à derrota com o Fátima (a quem daqui endereço os mais sinceros parabéns pois não sabia que estava na Liga dos Campeões).

    Imagino que a coisa esteja muito má para o FCP pois a jornalista perguntou a Rui Santos se este clube ainda teria hipóteses de passar à fase seguinte, questão que não lhe ocorreu relativamente às restantes equipas portuguesas em competição.
    Mudando outra vez de canal percebi tudo. O jornalista da RTP-N perguntava muito simpaticamente qualquer coisa a um jogador do Benfica, adiantando que "o jogo não tinha corrido nada bem" e que "o Benfica não ganhava na Liga dos Campeões há dois jogos" (na SIC esclareceu-se que foi a primeira derrota do clube na Luz desde há um ano). Fez-se-me novamente Luz: imagine-se que este jogo tinha corrido mal e que o Benfica tinha perdido os dois últimos jogos - era seguramente muito pior!

    Munido de mais estes conhecimentos, regressei à SIC-Notícias, porque me diverte também ver o Jorge Coelho a defender este Governo e podia já ter começado o programa, mas ainda lá estava o Rui Santos a elogiar o Benfica por ter rematado vinte e quatro vezes à baliza embora, como sublinhou, na maior parte das vezes, a bola não tivesse chegado à baliza (começam a tornar-se simples para mim as regras do críquete). Segundo as teorias de Camacho, da Senhora Procuradora, do Sr. Vieira e daquela Jornalista que reescreve livros, a bola estava carregadinha de café com leite.

    Preocupa-me o Sporting Clube de Portugal, com quem não deixo de simpatizar (eu, afinal, gosto de todos menos de um). Pois um clube que na Liga dos Campeões nunca tinha ganho nada fora de casa deve estar, naturalmente, neste momento, sob suspeita da Senhora Procuradora por ter comprado as duas bolas que lhe deram, por uma vez, a vitória. A coisa é suspeita. Mas eu aqui, como o Rui Santos, ponho as mãos no fogo que foi "um golpe de sorte". Só pode.

    ResponderEliminar
  35. Os jornaleiros, comentadores e "paineleiros" vermelhos deviam ser obrigados a ler em directo 100 vezes seguidas em voz alta o texto do Francisco José Viegas transcrito no comentário do f.c.limpa tudo para ver se ganhavam alguma vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  36. todos os treinadores no FCP aprendem muito.. mas a velocidade de aprendizagem tambem depende das suas potencialidades.. e por este andar e tendo em conta que ja ta aqui à + de 1 epoca, o Jesualdo só será um grande treinador daqui a 20 anos paí lol

    como se costuma dizer..burro velho nao aprende linguas..e jesualdo é um burro bem velhote já.

    ResponderEliminar
  37. Tal como o Quaresma, pelos vistos, também eu sabia que ele ia marcar! O comentário é que ficou no post da antevisão do jogo :)

    ResponderEliminar
  38. Pois eu acho que existem aqui comentários que depreciam mais o NOSSO treinador do que paineleiros como o Rui Santos. Já escrevi aqui que podemos ser campeões europeus com o Professor Jesualdo, que vão continuar a criticar o homem por ter e por não ter cão.

    Mas isso sou eu que apesar de não ser um "velho" ainda sou do tempo de ter visto o NOSSO FCP ser campeão europeu com um Artur Jorge a quem também muitos chamavam de medroso e de nada perceber de futebol. E sabem quem é que mais vezes se lembrava de o adjectivar dessa forma pouco honesta? Pois bem, os nossos "queridos" adversários...

    Eu quero lá saber se o Jesualdo entrega o dominio do jogo aos adversários...eu quero é chegar a casa e dizer: "Maria! Ganhamos mais uma vez!"

    E isso não é mérito exclusivo da sorte. É do trabalho! Senão estão a dar razão às teorias do pateta do Camacho. Querem ver que esse é que entende de futebol e o Professor anda aqui há dois dias... (?)

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  39. Pelo teor de muitos comentários que aqui tenho lido, deve haver portistas que estão mortinhos que o Porto escorregue para poderem criticar o Jesualdo com mais "substância". Se calhar até nem se importam que no próximo jogo Elmano Santos repita a exibição do ano passado em Leiria só para terem um bom pretexto para malharem forte e feio no desafortunado treinador. Provávelmente preferiam ir 7 ou 8 pontos atrás no campeonato e ter zero pontos na CL. Ou então terem aquela equipa de Co Adrianse, que atacava do princípio ao fim do jogo, era só ataque, era só futebol-espectáculo e depois...perdia os jogos todos (ou quase) da CL.

    ResponderEliminar
  40. Nem mais Luís.

    Se depender de mim o Professor leva com aplausos de pé. É a unica forma de o deixar fazer o seu trabalho em beneficio do FCP.

    Não é o que todos os portistas querem? Parece que não. Porra.


    [[]]

    ResponderEliminar
  41. teixeira, se ficas mais contente eu digo: para além dos pontos, as exibições têm sido excepcionais, o mourinho até se despediu do chelsea de tanta inveja que estava a ter. temos marcado e controlado completamente os jogos, as outras equipas nem se conseguem aproximar da nossa area e os guardaredes do fcporto quase nem tem trabalho. sofrer, ninguém sofre com este fcporto que nos dá uma segurança fenomenal. o jesualdo é o melhor treinador do mundo, por a equipa sempre a defender e mal, não é com ele. golos furtuitos que dão vitórias, isso só acontece com outros clube. connosco é tudo calculado como foi ontem, marcar na hora certa sem da hipóteses aos adversários. calculismo ao maximo. arrisco-me a dizer que vamos ser campeões europeus este ano e todos os anos que tivermos o jesualdo a treinar o fcporto. viva o jesualdo o specialtwo.

    ResponderEliminar
  42. Os textos do Francisco José Viegas e do Mar Salgado são duas delícias...O do MarSalgado é mais irónico e extremamente convincente quanto ao esforço que é preciso fazer-mos para entender os comentários lavrados na Televisão sobre o Futebol. Temos que ler -decifrar- esses comentários munidos de vários elementos:
    1-Perceber qual a orientação Editorial do Canal que estivermos a sintonizar -já sabem, RTP, SportTv1 e 2, TVI e SIC é tudo próBenfica e próSporting...
    2-Saber quem é o caramelo que está a fazer o comentário e qual é a "camisola" que veste -ficam a saber se não sabem já, são todos próBenfica e próSporting...
    3-Saber quem joga ou jogou no dia em que estamos a ver os programas e quais são os resultados finais ou previsíveis -ficando desde já prevenidos se jogarem os três, das duas uma, antes dos jogos a ordem de apresentação será sempre: Benfica, Sporting e Porto por essa ordem...Se só jogar o Porto não haverá transmissão!
    -Depois de estarmos assim Pré-preparados ficamos perfeitamente identificados com estas anomalias informativas...Se o Benfica, o Sporting e o Porto jogam no mesmo dia para a mesma competição, já sabem: Benfica dá na RTPl, RTPInternacional, RTPMadeira e RTPAçores...Na SportTv dará como alternativa -em zapping- ao Sporting que será transmitido na SportTv1...O Porto dará quando muito na SportTv2 ou na TVI com a imagem toda distorcida!
    Se perderem os três a ordem altera-se e será assim: Porto resumo alargado, com especial incidência nos golos sofridos, Sporting e Benfica resumos muito breves...Se perder só o Porto: manter-se-à o Porto em primeiro, depois o Benfica com direito a um resumo muito alargado e a seguir o Sporting com um resumo assim assim...Se fôr só o Porto a ganhar, vão avariar todos os Canais e só teremos informações no dia Seguinte!!!...
    -Se Benfica e Sporting continuarem em prova ou passarem à Taça UEFA, voltamos ao mesmo esquema...Benfica, Sporting e Porto!
    Daqui por uns tempos -talvez não muito distantes- só dará o Futebol Clube do Porto -por uma simples razão- porque os outros estarão todos em casa, devidamente arrumados!
    Mas mesmo assim eles vão arranjar uns caramelos do Benfica ou do Sporting para dar uns bitaites sobre os jogos do Porto a transmitir, Portistas ali para os lados dos Estúdios do Monte da Virgem não existem, do Lumiar muito menos e os que existem -se é que existem- estão muito longe e inacessíveis...Melhor dizendo, há que dar a ganhar uns cobres aos velhos amigos!
    Portanto caros confrades não há que enganar, quando virem um jogo do Porto pela Rádio/TV e Disco desliguem o som, para não terem uma úlcera a ruminar no vosso estômago a breve Prazo!

    ResponderEliminar
  43. Desculpem, mas ao passar pelo site Oficial do Porto notei que a ligação -derivada do link adeptos- à lista dos blogues Portistas desapareceu, o que deve ser algo de fortuito e momentâneo, de qualquer modo gostaria de afirmar que seria importante ela lá permanecer, pois a lista que ali estava disponibilizada, era bastante extensa e permitia uma ligação mais rápida a qualquer blogue que quiséssemos encontrar...Caros senhores do Clube por favor, atentem a isto!

    ResponderEliminar
  44. Tem sido complicado vir à net, mas tinha msm de dizer k akele golito já nos descontos soube msm bem!! Hehe!! =D
    Kuanto ao golo, keria destacar o passe do Leandro Lima para Lucho.. tvz a entrada de LLima aos 87min tenha servido p alguma coisa! =)
    Saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  45. FC Sempre,

    a ironia não te fica bem, mas ainda assim acabas por ter razão sem querer...

    A avaliar pelos 13 golos marcados e 2 sofridos esta época o FC Porto é mesmo uma equipa muito forte. Senão atente-se aos adversários que já defrontamos:

    Braga
    Sporting
    Liverpool
    Besiktas

    ...

    Vais dizer-me que é sorte.

    Queres espectáculo? O Benfica está a fazer uma nova campanha de sócios...

    Dizem-me que para aqueles lados aquilo é só rir e agora nos intervalos dos jogos até passam o trailer do filme "Corrupção". E antes que me esqueça não posso deixar de dizer outra coisa que os amigos benfiquistas (todos os temos) me dizem : "ó Teixeira, o benfica jogou que foi um espectáculo! Só faltaram os golos e a vitória..." ;)

    Lá está, eu como me fiz adepto do FC Porto quando este se limitava a jogar em contra-ataque não estranho nem exijo essas coisas que para o futebol d campeões pouco interessa - o tal... espectáculo...

    Espectáculo é ganhar nem que seja com um camião de dois andares na defesa. O resto é utopia.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  46. Jesualdo e o hábito de vitória: «Ganhar no F.C. Porto às vezes nem tem sabor»

    Vencer? Tão natural como respirar


    Frases do jesualdo.. a ultima ves que ele disse algo do genero perdemos a supertaça.. agora volta a armar-se em campeao..so espero que coimbra nao corra mal..mas com ele ao comando e a pensar que vale muito é bem provavel!

    ResponderEliminar
  47. Fredy,

    você escreve:

    "agora volta a armar-se em campeao"

    Escusava de o lembrar que o Jesualdo é de facto campeão...

    Tem a certeza que não é daqueles que comprou um Kit?

    ^^

    Começo a achar esta minha desconfiança...como direi...elementar. A avaliar pelo único post do seu blogue, no minimo poderei achar que é um péssimo portista.

    ResponderEliminar
  48. nao era campeao nesse sentido! eu posso ser giro mas nao vou andar aí armado que sou o mais bonito do mundo.. era mais nesse sentido.. se bem que no caso de treinar o jesualdo nem "giro" é lol

    e nao, nao compro kits nenhuns! apenas dou a minha opnião sem medo nenhum nem de ninguem! algo que muitos portistas têm medo de o fazer! por alguma coisa o PC ainda ta na direçao. se há algo que tá mal: eu falo! sem problemas! seja contra o treinador ou contra os gajos da SAD que roubam dinheiro com as comissoes!

    mas nao se preocupe..eu nao sou daqueles que assobia ou vaia jogadores! nem no tempo do Couceiro em que levamos 4 no dragao eu vaiei ou algo do genero..fui daqueles que quase que andava a porrada por mandar vir com os portistas que faziam olé à propria equipa! Mas la ta.. nao deixo é de ter opniao! e digo-o aqui e em qualquer lado..mas no estadio é diferente claro..

    e se o treinador é mau e toda a gente vê isso, porque nao o irei dizer?

    as pessoas nao fazem o mesmo com o Scolari? sao menos portuguesas que as outras?

    e será por os adeptos criticarem o treinador que a equipa irá jogar mal ou pior? essa é demais! ate porque jogar pior que isto é dificil lol

    deixe é de pensar pelos outros (ao estilo SD, que o "chefe" diz uma coisa e eles so sabem repetir sem pensarem por eles proprios) ou fingir que ta tudo bem..so lhe faz mal..pois quando "arrebentar" quase que aposto que voce irá dizer muito mais mal do treinador do que eu e outros que tal, pois tem tudo aí preso na sua garganta :)

    ResponderEliminar