27 outubro 2007

Medida pró-"Fair play"

"Fair play" fica ao critério do árbitro
Os jogadores do FC Porto não voltarão a colocar a bola fora do relvado para forçar a paragem do jogo e permitir que os jogadores adversários sejam assistidos. Da mesma forma, não vão esperar tratamento diferente, não devolvendo a bola aos adversários que a coloquem fora do relvado, por considerarem que a responsabilidade pela paragem do jogo para permitir a assistência a jogadores lesionados é da exclusiva responsabilidade dos árbitros. Os responsáveis portistas consideram que aquilo que é visto genericamente como um acto de "fair play" tem sido alvo de abusos por parte de algumas equipas, que exploram a boa vontade dos adversários para quebrar o ritmo de jogo. De resto, a decisão do FC Porto acontece na sequência de uma recomendação recente da UEFA, que aconselha os jogadores a deixarem a decisão sobre eventuais paragens no jogo para assistir jogadores lesionados ao critério do árbitro. A esse propósito a UEFA recordou aos árbitros a Lei 5 das Leis do Jogo, segundo a qual, "o árbitro pára o jogo se, na sua opinião, um jogador estiver lesionado com gravidade garantindo a sua remoção do terreno do jogo". Para que não subsistam dúvidas em relação a esta tomada de posição, os portistas passarão a informar os árbitros e os adversários da mesma antes de cada jogo."
In O Jogo

Ao contrário do polémico e sempre protegido da imprensa lisboeta Jorge Jesus, eu não acho que o “Fair Play” seja uma treta, por isso mesmo estou de completo acordo com esta medida agora tomado pelo FCPorto, que acaba no essencial por coincidir com a opinião do dito treinador.

Confusos? Eu explico.

O tão falado “Fair Play” tem a ver, sobretudo, e como a própria expressão traduzida do inglês o diz, com tornar o jogo justo. Ora, quantas vezes não é feito um aproveitamento da boa vontade de uma equipa para que na realidade, e supostamente em honra do “Fair Play”, uma qualquer jogada ou o próprio ritmo do jogo seja quebrado. Além de que muitas vezes, uma equipa atirava a bola para fora na área adversária e quando a devolviam a bola ia exactamente para área contrária. Podemos considerar estas situações como jogo justo? Eu acho que não, e normalmente quem sofre mais com este género de situações são as equipas que mais tentam jogar futebol, ou seja, as que mais têm a dar ao que nós mais gostamos no jogo em si, o espectáculo.

O FCPorto ao informar antes dos jogos, quer a equipa de arbitragem, quer a equipa adversária, que vai proceder de tal forma, algo que nem tinha necessidade de fazer dadas as próprias recomendações da FIFA, faz o que é mais justo para o jogo, responsabilizando a decidir quem sempre deveria ter essa responsabilidade, o árbitro. Afinal é para isso que ele lá está, para decidir. Interromper o jogo seja porque motivo for, deve ser feito pela única pessoa indicada para tal, embora se saiba que não poucas vezes irão ser os próprios árbitros a estragar o jogo, cedendo então eles às manhas dos jogadores, sendo que aqui poderá estar o maior problema.

De qualquer forma penso que a aplicação desta medida terá de ter o bom senso de, e em casos de lesões de extrema gravidade comprovada, os próprios jogadores do FCPorto a ignorarem, porque para toda a regra existe a excepção e nem sempre é possível que o árbitro se aperceba de todas as incidências de uma partida.

Será feito, como sempre, um aproveitamento dos costumeiros anti-FCPorto sobre esta situação. A suposta falta de desportivismo da equipa azul-e-branca em alguns jogos, será o novo cavalo de batalha da imprensa sempre hostil e dos adeptos adversários, mas não será nada a que não estejamos habituados e não deixa de ser uma medida mais do que adequada ao futebol português, acabando assim com algo que considero ser uma grande hipocrisia.

18 comentários:

  1. já começa a desinformação. reparem nas letras gordas no título da notícia do jornal rascord.

    "Portistas deixam decisão para o árbitro
    NÃO MANDAM BOLA PARA FORA PARA ADVERSÁRIO SER ASSISTIDO

    Os jogadores do FC Porto vão deixar de mandar a bola para fora sempre que um adversário está no chão queixoso, deixando essa decisão, como sugerem os regulamentos, para os árbitros. Primeiro foi Raul Meireles a assumir em nome do grupo, no Super Flash, essa decisão, e depois Pinto da Costa, a oficializar a mesma na Casa do Dragão.
    Só vamos colaborar com as regras. O árbitro é que tem de decidir, disse antes do treino Raul Meireles.
    Poucas horas depois, Pinto da Costa sustentou que o FC Porto vai apenas cumprir instruções.
    Se está na lei que o árbitro é que deve interromper o jogo, naturalmente que ninguém pode substituir-se ao árbitro, disse."

    ResponderEliminar
  2. Temo que com o ambiente Apito Dourado que se vive e com os árbitros que temos, isto acabe por se virar contra nós, embora esteja correcto. Estou farto de ver entradas duríssimas contra jogadores do Porto em que os árbitros ou não actuam disciplinarmente ou nem sequer marcam falta. A partir d'agora ainda vão fazer pior, especialmente nos jogos fora, com a má fé que caracteriza a maior parte deles vão dizer para os seus botões "só estou a fazer aquilo que eles (FCP) pediram" e vão ainda com mais gosto deixar o jogo seguir após falta sobre jogador do Porto. E até aqui, o jogador adversário sentia-se em obrigação de deitar a bola fora se visse o jogador do Porto caído com muitas queixas. A partir d'agora não, fica ao critério do árbitro e com os árbitros que temos é de esperar o pior.

    ResponderEliminar
  3. O que me está a estranhar é toda esta unanimidade em torno da decisão do FCP.

    Acho muito bem que o FCP tenha tomado essa decisão, agora temos de dar o exemplo e não fazermos nós aquilo que andámos a criticar, por isso torna-se uma maior responsabilidade para os nossos jogadores.

    De todas as reacções destaco a do Pedro Henriques que disse preocupado porque é mais um problema para o árbitro resolver, mais uma responsabilidade, mas afinal quem foi que interrompeu a jogada num FCP-Sporting onde o Adriano estava isolado e ele quis ajudar o jogador do Sporting?

    ResponderEliminar
  4. Estou absolutamente de acordo com esta posição tomada pelo nosso clube. Já sabemos que vai existir o reverso da medalha, mas não podiamos deixar por isso de a tomar. Penso que é natural que os adeptos dos maiores clubes - afinal aqueles que mais procuram a vitória - estejam de acordo com esta ideia.

    Menphis, essa do Pedro Henriques é de desatar a rir. É mais um problema para ele resolver? Estes nossos árbitros definitivamente são uma m****. E logo ele que pode falar muito. Bem visto Menphis.

    De qualquer das formas e tal como o Luís comentou, com apito dourado pelo meio, é mais que motivo para estarmos atentos ao desenvolvimento desta tomada de posição. Ainda nos vamos chatear por fazer alguma coisa pelo espectáculo e para que as pessoas que pagam bilhete não o gastem a ver macas e bombeiros gordos a carregar jogadores que mais valiam estar no teatro.

    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo integralmente todas as ideias expostas pelo Zirtaev.
    Para mim, a coisa põe-se no plano da pedagogia e profilaxia.
    De resto, de há muito tempo, em particular com Adriaanse, a disciplina da equipa é notável, o comportamento individual e colectivo são de enaltecer, apesar de na generalidade dos jogos os jogadores do FC Porto serem massacrados.
    O FC Porto respeita o fair-play e faz bem em expor que vai cumprir a regra. Precisaria de dizê-lo, já que o pratica? Acho bem que sim.
    O plano da arbitragem e de como reagirão os diversos apitos é de outro âmbito. E nesse ponto convenhamos que é um caso perdido, com ou sem fair-play.

    ResponderEliminar
  6. Tudo o que o Porto fizer será sempre interpretado à luz do preconceito que certos sectores têm sobre ele. Esta é mais uma questão que será inevitavelmente vista pelo conceito do copo meio-cheio ou meio-vazio dependendo de quem o estiver a analisar. Porém creio que o Clube faz bem em avisar os intervenientes do jogo dos processos ou critérios que vai utilizar durante um determinado desafio. Não poderá ser exibido posteriormente o argumento da ignorância ou do desconhecimento! No entanto acho que por uma questão de segurança e cautela o nosso Clube deveria ser o último a tomar esta decisão, porque sabe que tem as baterias todas assestadas sobre ele, veja-se o caso do Leiria que protestou o facto do Porto ignorar um pedido de adiamento de um jogo -por ter realizado um jogo da UEFA- e pura e simplesmente nada mencionou passadas duas semanas, numa situação semelhante ocorrida entre ele e outro Clube dos grandes em que realmente estava em jogo a sua participação passados uns dias a nível Internacional...

    ResponderEliminar
  7. Meireles, quem está de boa-fé e o anuncia não merece, por exemplo, um reparo feito em Record. os bons exemplos, contudo, sabemos que são menosprezados neste país onde já fazem leis por medida para desagravar crimes.
    E o pensamento (?) dominante, na letargia geral, é só um anestesiante doseado em 33 anos de pseudo-democracia que não formou cidadãos, mas domesticou ovelhas e permite o triunfo dos porcos.
    Por isso acho bem o FC Porto anunciá-lo. O Sporting diz que o deverá fazer também... Lá está, está tudo calado. Até o presidente da CA da Liga...

    ResponderEliminar
  8. Muito demérito do Marítimo, até por falhar uma g.p. e o Benfica marcar outra que era bem desnecessária...
    Perder um jogo por burrice acontece. Dar um penálti só seria suspeito se fosse um jogador formado no FC Porto...
    Mas ter a tendência massacrante de, na dúvida, apitar tudo para o Benfica, eis o que Pedro Proença fez em toda a 2ª parte.
    Amanhã o árbitro terá notas altas na Imprensa do regime.
    Mas perseguiu de forma abominável o Marítimo na 2ª parte.
    Perdoou amarelos ao Benfica a começar pelo Binya que não devia ter jogado toda a 1ª parte e só levou amarelo na 2ª!
    E num minuto, dois cantos transformou-os em pontapés de baliza para o Benfica. Do segundo lance saiu uma jogada que de a vitória.
    Já estamos fartos de ver este tipo de arbitragens, mas amanhã na Imprensa do regime não vai passar nada.
    É o futebol que temos e o fair-play que se inculca é do género vesgo de como se vèem jogos em Portugal.
    A podridão intelectual alastra, o derrame cerebral é irreparável.

    ResponderEliminar
  9. Estou de acordo com o amigo Luis!Ainda vamo ver jogadores nossos a arrastarem-se para fora do relvado para terem direito a assistencia médica,enquanto a bola está a invadir a nossa área ou pior ainda!

    ResponderEliminar
  10. Também achei interessante o facto do comentador (penso que convidado) da Sporttv estar o jogo todo a tentar aconselhar os jogadores do Benfas (como se eles o ouvissem) e chegar mesmo a dizer, qual treinador de bancada - "estamos a jogar com uma peça a menos, por isso temos de ter muito cuidado a atacar."

    ResponderEliminar
  11. O aperto de mão do Proença ao Bynia no final do jogo dos Mouros, foi demasiado suspeito tal a afinidade demonstrada entre ambos!
    Do tipo" Epa obrigado por não me teres expulso,eu ate queria dar mais umas cotoveladas e uns pontapes mas se calhar dava nas vistas"..
    VERGONHOSA ARBITRAGEM ..mais uma do Proença claro!
    Contudo amanha vao dizer que teve um lapso.." Enganou-se a apitar penltie contra os Mouros e o cartão vermelho é injustificado"!
    Estes tipos da capital insultavam tanto o Pulinho Santos..que face a este Rapaz camarones chamado Bynia peço ajuda aqui do pessoal...
    Devemos chamar-lhe o Caceteiro de Africa ou o Sr. Pancadaria....!
    então vejamos:
    5 mn - entrada de pes juntos merecedor de Vermelho....
    22 mn- entrada com pe á frente e cotovelo no peito do Wenio...
    35 mn - cotovelada ao adversario merecedora de vermelho..gerou confusão e levou Amarelo
    45 mn- falta grave na linha de fundo(tipo simão sabrosa) num ataque rapido do maritimo merecedora de amarelo...enfim!
    Impressionante..como passou impune,mas vejam os filmes de outros jogos pois vêm mais do mesmo!
    Depois na 2ª parte entrou em acção o Geloso do arbitro!..faltas a favor do Maritimo nem vê-las,lançamentos ao contrario, não assinalou dois pontapes de canto CLAROS COMO A AGUA! entre os 80 e os 85 mns de jogo..logo a seguir vem o golo deles.
    marcou faltas ,faltinhas ,mergulhos a favor dos mouros..mas ao contrario NADA..absolutamente nada...
    Mas como diz o Ze luis e bem, amanha a 1ª pagina dos jornais vai ser o salvador ADU!...
    Não há pachorra para estes PALHAÇOS!
    Alem disto tudo , temos de levar com os comentarios do A.Simoes...com a camisola vermelha vestida ...é insuportavel !
    O outro então não diz uma para a caixa..deveriam por a comentar o Eusebio e o Chalana..e mudar o nome do canal!!!
    fds.....
    Cump.

    ResponderEliminar
  12. Não vi o jogo do Benfica não quis -apenas estive no intervalo a tentar obter o resultado- e depois de saber que aquele Penaltie tinha sido falhado pelo jogador do Marítimo, vi-me a pensar que o melhor era sair definitivamente dali e nem sequer assistir ao de leve ao que se iria passar no restante tempo. O Marítimo tinha a obrigação de conseguir melhor agora que jogava contra dez jogadores, mas tinha a consciência de que o Pedro Proença poderia tentar compensar -sem dar muito nas vistas- a expulsão do Quim.
    O falhanço do Maritimista atenuou um pouco essa responsabilidade, mas não era por certo o suficiente para o "povão" em efervescência. Culpa de quem? De quem nomeia um árbitro para um jogo daquela responsabilidade, sabendo que ele é adepto de um dos Clubes em confronto?...Se calhar, penso eu de que!...Imaginem que o caramelo que vai arbitrar o jogo com o Leixões fosse um conhecido adepto e sócio do Futebol Clube do Porto?...Ele até poderia tentar ser o mais imparcial possível no jogo, mas seria assim interpretado pelos nosso adversários? Duvido muitíssimo! Este senhor Vítor Pereira gosta de "semear ventos"...

    ResponderEliminar
  13. Depois há a questão humana. Não é justo atirar para cima de alguém essa responsabilidade, sabendo que este estará sempre a ser julgado de uma maneira pouco imparcial. O árbitro terá sempre ainda que inconscientemente a tendência a tender para um dos lados: ou tentará mostrar toda "a sua honestidade" fazendo um juízo preconceituoso e prejudicial à equipa que lhe é afecta, ou fará em qualquer momento -mesmo que subliminarmente- a vontade ao seu pendor clubista! Isto não é nada de extraordinário e só quem tem uma mente "turtuosa", poderá pensar que estas questões não se colocam em campo. Já vi esse senhor Víctor Pereira considerar golo contra o Belenenses uma bola que não entrou de todo na sua baliza. Foi contra o Benfica no Restelo...

    ResponderEliminar
  14. Ai se tivesse sido um FCP x Marítimo. Ai se o Ricardo Esteves tivesse sido formado no FCP e tivesse vindo dizer no lançamento do jogo, para os jornais "...Devo muito àquela casa e serei sempre do FCP...". Ai se o Paulo Assunção tivesse feito 1/4 do que fez o Bynia. Ai se o Makukula tivesse marcado o penaltie daquela
    maneira. Ai se o PP tivesse apitado como apitou. Mais logo, havia uma revolução na CS e a Morgadinha acrescentaria de imediato mais 2 ou 3 investigações ao AD. Daqui por 20 anos ainda nos atirariam à cara com as poucas-vergonhas deste jogo.

    Mais logo, de certeza que a atitude dos jogadores do Leixões vai ser bem mais determinada que a que tiveram os jogadores do Marítimo.

    ResponderEliminar
  15. Meireles.

    Não sei se o árbitro de hoje é ou não adepto do Porto, mas segundo o Jorge Maia no Jogo é funcionário da Câmara de Matosinhos!

    Que bela escolha.

    ResponderEliminar
  16. É isso que eu contesto, estes critérios de total desprezo pelo mais elementar bom senso. Este árbitro sabendo de certeza a Comissão de Arbitragem o que o Justiceiro nos confessa, não deveria nunca -pelo menos- ser nomeado para arbitrar um jogo em que interviesse o LeixõesSC. Se ele tiver decisões que lesem um ou outro dos Clubes intervenientes haverá sempre uma suspeição ou de que ele é adepto do Leixões ou do FCPorto, atendendo única e exclusivamente à sua área de trabalho e provavelmente de residência...Mas esta Comissão, aliás no seguimento dos procedimentos de outras anteriores, faz precisamente o oposto do que lhe seria aconselhável fazer e depois ficam à espera de ver os resultados dos rastilhos que ateiam...Podem-me responder que um bom árbitro sê-lo-à em qualquer circunstância e que a intenção é mesmo esta, testá-lo em jogos de risco para verificar da sua competência...Para mim "mais vale prevenir, que remediar" e o "cuidado é sempre bom conselheiro" mas estes senhores como "bons conhecedores" que são ou se consideram, gostam de desrespeitar a velha sabedoria popular e depois queimam-se, melhor dizendo, queimam os que não têm nada a ver com o assunto, porque se as coisas correm mal eles lavam as mãos como Pilatos, com o maior dos descaramentos! Porque será que nestas questões de jogos de Poder aparecem sempre pessoas tão iguais entre si que parecem terem sido feitas em fotocopiadoras? Estou-me a lembrar do Sócrates e do seu porta-voz residente e neste caso do Vítor "Espadinha" e do seu "gémeo" Ricardo Costa...

    ResponderEliminar