01 outubro 2007

FCP 2-0 BFC: Questões tácticas

Não é que tenha importância por aí além. Eu não a relevo, é bem mais significativa a vitória, inatacável, do FC Porto. Mas vamos precisar um pouco a questão dos sistemas utilizados.

Talvez quem vê pela TV não tenha a percepção que melhor se obtém no estádio, com a amplitude do campo e os jogadores distribuídos é vê-los de um só golpe de olho que a TV não permite.

Sai Tarik, entra Leandro. Sai o 4x3x3 formal, fica um 4x4x2? Não me pareceu. Quem eram os dois da frente? Só o Lisandro. Em rigor, creio eu, era um 4x3x2x1, com Leandro e Quaresma mais interiores a tentarem chegar ao Lisandro.

Porquê? E porque nasce alguma confusão, perceptível, que faz exaltar a massa assobiativa?

Com 1-0 aos 15', o Boavista atacou? Não, sempre 11 atrás da linha da bola, Edgar ponta-de-lança recuado, Mateus e Zé Kalanga nos extremos, abertos, para as saídas preferenciais. Boa ideia do Jaime Pacheco, mas sem bola não tem profundidade, os jogadores não vão longe.

O que faz Pacheco após o chove-não molha da 1ª parte do Boavista? Adianta a equipa, sobe Edgar, o 4x3x3 é mais nítido, tem de recuperar no marcador.

Jesualdo prevê e acautela-se. Daí o 4x3x2x1, em que Leandro anda perdido entre defender e atacar, não acerta uma posição, não acerta uma transição (defensiva/ofensiva), não acerta um passe. A equipa não sai do bloco atrás.

Pode ter sido por acaso, até só por simpatia, mas os SuperDragões entoam, pela 1ª vez que tenha ouvido, "Jesualdo, Jesualdo, olé".

Jesualdo faz muito bem. Cabe ao Boavista atacar. O Porto espera, pacientemente, sem grandes riscos, a saída para o ataque, as famosas transições rápidas em que o FC Porto é forte, letal e... deu o 2-0. Jesualdo rejubila, sente que a equipa conseguiu o objectivo que antes, por isto ou aquilo, não logrou. O problema de falta de cultura táctica de Leandro Lima. O tal trabalho que o treinador diz estar por fazer, com poucos treinos e muitos jogos.

A massa assobiativa, mais uma vez, não percebe. Acha que do 1-0 tem de se ir para 3-0 de uma só vez. Mesmo quando o adversário, a perder, não sai da toca.
Lembram-se do Marítimo?

1-0 aos 50', Marítimo sempre atrás e arrisca nos 10' finais. Assobios...

Pacheco põe um ponta-de-lança verdadeiro, Bangoura, manda Edgar para um flanco, tira Zé Kalanga.

Jesualdo reforça o meio-campo com Bolatti por Lucho e Adriano para a frente.

Objectivo? Resguardar atrás, procurar a transição que está a falhar. Porquê?

Leandro não dava conta do recado. São as coisas da imaturidade, juventude, inexperiência de um futebol mais racional, pensado, organizado, metódico.

Leandro recua, Lisandro cai para um flanco, há um 4x3x3 de novo, claro, mas com o triângulo invertido no meio-campo. P. Assunção e Bolatti na meia defensiva, Leandro no vértice. Quaresma e Lisandro podem explorar melhor as faixas e os corredores interiores, estes para deleite de Bosingwa e Cech nas laterais. Adriano espera na área.

O Boavista está balanceado, é o momento de sair o 2º golo. Sai mesmo, com naturalidade. Quaresma perfura, não sai o 1º cruzamento, Cech vai no apoio e de primeira cruza, a defesa boavisteira está desposicionada, é o lateral Rissutt quem falha a intercepção no meio da área e Lisandro mata o jogo de forma magistral.

Para um jogo cínico, segundo certos cânones, um golo MAGISTRAL.

Parece pouco, decerto não é espectacular.

Mas é assim que, numa sucessão vertiginosa de jogos, as grandes equipas da Europa gerem os seus calendários.

Às vezes com sacrifício desta ou daquela prova. Jesualdo sacrificou, ou arriscou demasiado, na Taça da Liga. Retirou, de repente, dois jogos inconvenientes em Outubro, após paragem da Liga para o duplo compromisso da Selecção e com outra jornada da Champions pelo meio, em Marselha. Pelo sorteio realizado, digamos que se evitou um duplo Sporting-Porto em 20 e 30 de Outubro. Vamos ver a quem faz bem ou mal esta gestão criteriosa do calendário imbecil que a Liga montou...

Esta foi a minha leitura do jogo, a perceber a ideia do treinador (à distância), as capacidades de os jogadores (Leandro Lima) as executarem. E irritei-me com a massa assobiativa. Também se calhar na rádio nenhum comentador do costume foi divulgando que o alegado cinismo de várias equipas hoje em dia advém de leituras e realidades que é preciso ter sempre presentes, desmistificando a obrigatoriedade de dar espectáculo que só era exigível domingo a domingo.

Quem o exige não deixa de ter razão. Mas deve, para ficar satisfeito, compreender que jogo se joga hoje em dia, em que circunstâncias e que gestão fazer dos jogadores, das competições e... dos resultados.

Com o 0-0 da Luz, o 1-0 do Dragão, o Porto teria de arriscar? Desgastar-se? Abrir-se para eventualmente sofrer um golo, como um... pastorinho de Fátima?

Não foi brilhante, concordo, mas não me mereceu reparos. A equipa foi sólida, cumpriu, ganhou de novo e há-de ganhar muitas vezes, como vaticinei mesmo a perder a Supertaça.

Agora estou ao contrário do Camacho: o que não gostei foi da massa assobiativa. Quer dar trunfos ao adversário? Arriscar para se deleitar na bancada? E se perder? Os adeptos do FC Porto podem estar, como eu, habituados a muitas vitórias e às mais retumbantes. Mas não significa terem de pedir mais do que é exigível. Nós pensamos no jogo seguinte, 5 horas de viagem, ambiente adverso, jogo crucial, Europa em questão.

O Boavista criou perigo relativo, mais em jogadas individuais do que pela força do colectivo. Não me incomodei para além do desacerto posicional e funcional dos primeiros 20' da 2ª parte, mas por nossa causa, não por mérito alheio.

Jesualdo acertou em cheio e está de parabéns. A equipa também: temos uma série de vitórias que só a intervalos se conseguiu nos anos do penta. Com Robson, com Oliveira, mas nunca assim de início.

22 comentários:

  1. Na "mouche" meu caro zé luís.

    Grande análise ao jogo.

    No entanto, e não sendo eu NUNCA um dos que assobia, porque de facto é dar trunfos aos adversário e desmoralizar os nossos, achei que o nosso F.C.Porto se deixou um pouco baralhar e desnortear, nos minutos que antecederam o 2º golo. Poderá , e como muito bem referenciou, ser uma consequência da imaturidade do Leandro, mas uma equipa como a nossa, com gente muito experiente, tem que saber ser solidária, e tentar ela própria corrigir os desiquilibrios que se vão encontrando durante uma partida.
    De resto lhe digo como disse à saída do Dragão a alguns amigos: O que interessam são os 3pontos, o jogo bonito, esse pode vir mais tarde!

    Um abraço

    Miguel Costa

    ResponderEliminar
  2. exacto.. nao se pdoe epdir mais do que o exigivel! por isso é que eu como portista so peço que a equipa jogue futebol! e isso é algo que esta epoca ainda nao se viu!

    tem ganho? sim

    mas até hoje perdeu todos os jogos importantes e que davam titulos!

    de resto é como tenho dito..pah liga nacional chega e sobra..ate com o vitor pontes ganhavamos.. pior é o treinador, treinar estes jogadores à mais de um ano, vir com a desculpa que os reforço ainda nao merecem entrar na equipa, e mesmo assim a equipa nao jogar futebol de jeito! mete dó ver esta equipa a jogar.. ate no tempo do octavio ou do couceiro a equipa mostrava mais entrosamento e a maior parte era só cepos! agora trocamos..o cepo ta é a treinar lol

    ResponderEliminar
  3. O FCPorto venceu bem e marcou quando era preciso. Quanto aos assobios e protestos do publico só deveriam ter sido feitos naquele momento em que o Quaresma tenta cruzar de letra. Oh ciganote: já chega ok? Tens 10 colegas a quem passar a bola e já sabemos que tens uns pezinhos de ouro. Aproveita-os da melhor maneira páááá!

    Relativamente ao que se passa na capital, tenho receio pelas consequencias da "santa aliança"!!!!

    Já alguém sabe onde pára o dinheiro da transferencia do Mantorras?

    E o da transferencia do JVP para alvalade?

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis

    No essencial estou totalmente de acordo com o que escreve. Discordo do momento em que afirma que o Leandro entrou para uma posição interior. O que me pareceu foi que o Leandro entrou para ocupar a chamada posição 10, num claro 4.4 2 em losango(eventualmente uma tentativa de ensaiar o jogo da liga dos campeões?). Num momento à posteriori, o Prof. verificando que a mudança não resultava, eventualmente porque as instruções dadas não foram compreendidas, mudou novamente. Aí sim então aparecendo o Leandro na posição de interior direito.

    Quanto ao resto comungamos das mesmas posições.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Excelente análise - e muito útil para quem, como eu, viu o jogo na televisão.
    Vi os assobios. Acho que, neste caso, até podem ter tido um efeito positivo no jogo. Pareceu-me que o FCP entrou na 2ª parte demasiado interessado em defender o 1-0, defendendo muito perto da área. Acho que, às vezes, esses "safanões" no momento certo podem ser úteis.
    De resto, concordo que foi um jogo calculista, e é assim que se têm de fazer nesta fase. Ganhar na Turquia é muito importante - sobretudo se quisermos lutar pelo 1º lugar na "poule" -, e trata-se de uma deslocação difícil.
    De resto, discordo com os comentadores (R. Santos), que dizem não o FCP a ser uma equipa demolidora. Nem sempre o fomos, nem sempre jogamos bem (Mourinho já dizia que as equipas campeãs eram as que ganhavam mesmo quando jogavam mal...), mas temos o melhor arranque de sempre (6 vitórias em 6 jogos). E com um calendário difícil (ida a Braga, recepção ao Sporting, ida a Leiria, recepção ao Marítimo, ida a P. de Ferreira, recepção ao Bosavista). Basta comparar com o calendário do Benfica. 6 vitórias em 6 jogos não é sorte - só pode ser mérito. Ou, como sempre me disseram, "a sorte dá muito trabalho".

    ResponderEliminar
  6. Caro Zirtaev,
    Caro Zé Luis,

    LAMENTO profundamente não lerem os comentários dos restantes intervenientes do Blog.
    Ninguém está livre de cometer pequenos lapsos, e todos temos a nossa opinião, mas pelo menos deêm alguma (ou a minima que seja) atenção aos restantes intervenientes. Por isso torno a reproduzir o que escrevi ontem (especial atenção para o segundo ponto):

    "Zé Luis,

    Em relação ao comentário:
    - 4x4x2, ou 4x3x2x1, ou até 4x3x1x2... é muito relativo. Verdade é que o Quaresma deixou de estar encostado à linha e juntou-se ao Lisandro. Concordo sim, é que o Leandro Lima andou "perdido".
    - Parece-me que no comentário se dá a entender que o golo foi depois das substituições, já com o Adriano e Bolati em campo. Mas não foi! Não existem jogadores no FCP para substituir Lucho, por isso mesmo condicionado, Jesualdo só altera quando tem a certeza no resultado!

    Em relação aos adeptos, isso concordo pelanamente.

    E os mais cépticos... vejam o Man Utd, que a jogar mal e "porcamente" lá se safou, com um golito, com a bola a parar e chamar pelo CR..."

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem dito. Grande análise.

    Assim gosto de ver.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  8. Finalmente uma crónica que defende o treinador do MEU clube... o mesmo nao posso dizer de outros.
    Concordo na analise...

    ResponderEliminar
  9. Já se disse tudo sobre o jogo. O Porto jogando bem, mal ou assim assim, vai ganhando sem qualquer margem para dúvidas e sem favores da arbitragem, ao contrário dos outros. Mesmo assim, eles estão à distância que estão e isto a 6 jornadas do início, se os senhores de negro ou amarelo -por isso lhes chamo às vezes, "ninhos de melros"- nos ajudassem na mesma proporção que auxiliam os outros quando em aflição, éramos campeões todos os anos com uma infinidade de pontos de avanço! Aliás ontem o comentador da SporTv teve um desabafo engraçado: temos que organizar dois Campeonatos -disse em tom de lamento como é óbvio- um para o Porto outro para os restantes...Isso é o que eles têm estado a fazer de há uns anos para cá, temos que confessar-lhes. Um campeonato para o Porto em que as arbitragens só o prejudiquem e outro para os "gémeos" da capital com todos os favores a serem-lhe atribuídos jornada após jornada. O problema acontece quando os dois jogam entre si -e fazem obrigatoriamente dois jogos por época, é do calendário- aí os árbitros estão baralhados, quem vão ou devem eles auxiliar? Não sabem, ficam confusos e a anarquia instala-se, ainda bem, creio que essa baralhação acontece até a nível dirigente,para mim o que eu quero, como diria o Presidente, é que eles se FUNDAM bem FUNDIDOS! Quanto ao nível dos jogos do nosso CLUBE eu apenas relembro, os tempos de IVIC a partir de 87 -pragmático- ganhava os jogos de uma forma tão cínica e certeira que as pessoas que iam ao Estádio ficavam muito tristes e lamentavam o tipo de jogo utilizado. A verdade é que o velho expert dava-lhes quinze pontos de avanço isto no tempo em que os jogos só valiam dois pontos! Querem mais é muito difícil. Eu apenas defendo a objectividade. Gosto de ver uma equipa a embelezar os seus feitos com um futebol de encantar, mas era assim antes de 1979, tínhamos o melhor futebol, os jogadores mais talentosos e ganhávamos ZERO!...Puxem pela memória, meus senhores! Neste Treinador o que eu lamento é simplesmente alguma incapacidade em fazer as substituições de forma cirúrgica e arrumar as questões com golpes de génio! É isso, queria que ele fosse um génio do Futebol!...Ele é Professor eu sou um simples aluno.

    ResponderEliminar
  10. Eu sou obrigado a concordar que o Zé Luís tem razão em tudo o que diz e sou obrigado a concordar que para já não se pode dizer mal da equipa, afinal de contas e para o campeonato todos os jogos foram ganhos. Mas, existe sempre um mas, além de as exibições terem sido quase todas, digamos, fracas, o que poderão dizer que não interessa porque temos ganho, dá-me a entender que as coisas têm corrido bem e dá-me a entender que as coisa podem começar a correr mal.

    A equipa, quase sempre, até marcar o primeiro golo tem estado bem, mas depois disso parece mais uma equipa do fundo da tabela, coloca-se à defesa e é o um ver se te avias para manter a vantagem. Em todos os jogos, excepto em Leiria, os portistas tem sofrido a bom sofrer e em qualquer um desses jogos, se o adversário marca, muitas vezes tendo grandes oportunidades desperdiçadas e muitas vezes bem perto do final eu queria ver o que se diria da táctica pragmática do professor.

    Eu não me importo que o FCPorto faça exibições fracas e ganhe o jogo, o problema é se um dia começa a correr mal e, a continuar assim e perante o que se tem visto, infelizmente acho que esse dia está próximo. Espero estar enganado, mas um dia poderá começar a correr mal. É o que eu penso e não me venham com histórias de que sou mau portista ou pessimista ou qq outra estupidez que seja.

    Um abraço.
    PS: Antunes, tem calma. Eu li o teu comentário, mas o texto é do Zé Luís e foi colocado tal como foi escrito. Não era eu que teria fosse que legitimidade fosse para o alterar, ainda por cima muito bem escrito e muito esclarecedor com o que se passou em em campo. Por isso peço-te mais uma vez calma e aproveito para dizer ao MFernandes que o faça tb. Parece que as sensibilidades estão muito altas nesta caixa de comentários. Não é caso para isso, nem qt a este assunto nem qt à história do "pretito" que não passou um simples apelido sem maldade do Meireles e isso nota-se perfeitamente, quem o lê há muito tempo sabe perfeitamente que não é racista, tal como esta caixa de comentários está longe de o ser. É preciso ter bom-senso. Se tal acontecesse era o primeiro a reprová-lo.

    ResponderEliminar
  11. boa tarde!

    Li hoje no jornal o metro que o FC PORTO esta na liderança do campeonato á 672 dias!!!! desde a altura do co andreense! penso que este numero espelha bem a nossa supremacia!!! sem comentarios!!!!!!!!!


    força PORTO

    ResponderEliminar
  12. O Porto jogou quanto baste para ganhar a um Boavista que é provavelmente o mais fraco dos ultimos 10 anos.

    Jesualdo falou, antes do jogo e disse, desculpando-se para o facto de ter apenas um sistema de jogo, que nao tinha tido a possibilidade de implementar determinadas 'coisas' por falta de tempo para treinar.

    Isso tentou ele demonstrar ao mudar o sistema com a entrada do Leandro para a tal posiçao interior. O rapaz nao esta muito rotinado e tende a flectir demasiado para o centro onde perde muitas bolas por falta de entrosamento e poder de choque.

    O Porto tinha assim o Bosingwa a fazer o flanco direito sozinho, salvo raros momentos de apoio de uma das pedras do meio campo e no flanco oposto o Cech a ter que trabalhar com um Quaresma armado em estrela, lambäo e perfeitamente inoperante (aquela pseudo trivela na segunda parte é de ir às lagrimas).

    Portanto, notou-se aquilo de bom que outros jogos tiveram: solidariadade e entreajuda (tirando o Quaresma que so joga para si). Grande jogo do Bruno Alves e o Stepanov é jogador. O Assunçao fartou-se de trabalhar.

    E o que de mau tiveram os outros jogos: Nao existe mais do que um sistema de jogo (os outros ainda sao experiencias) e ha lugares cativos para jogadores mimados.

    De resto estou de acordo com o Ze Luis e este é sem duvida um bom post que esclarece as mudanças passadas no jogo.
    Continuo a achar que este sistema (se tivermos sorte), ainda nos pode dar muitas alegrias na Champions.

    Tira-se ja a prova dos nove daqui a uns dias.

    No campeonato da segunda circular as coisas estäo ao rubro com muito equilibrio e com os arbitros do regime a ajudar à escalada da emoçao. Estäo täo confusos, mas em caso de duvida sempre para os que jogam de galinha ao peito. Aquela agressao da Princesa de Florença ao artista de circo "Levezinho Resolve" foi de bradar aos céus.

    Mas o melhor mesmo foi o "ai que é mao, ai agora afinal é melhor nao ser".

    Dois pesos e duas medidas para lances ajuizados de forma identica. Mas depois um dos lances deixou de o ser.
    O Estrela da Amadora que o diga...ai afinal nao diz nada. Sim, porque isto de ser "expoliado na sua propria casa" pelo clube da galinha é mais do que um previlégio, é um dever civico.

    ResponderEliminar
  13. Pragmatismo, quanto baste.
    Pragmatismo, quanto baste.
    Pragmatismo, quanto baste.
    Pragmatismo, quanto baste.
    Pragmatismo, quanto baste.

    Avé PORTO continua assim, e, não te arrependas.

    ResponderEliminar
  14. Sem querer retirar o mérito à análise do zé luís (que me parece bem sustentada) trago-vos aqui o meu desabafo :

    O F.C.PORTO só não sofreu o golo que daria o empate ao BOAVISTA por manifesto desacerto dos jogadores Jorge Ribeiro (21'), Zé Kalanga (33'), Edgar (54') , Bangoura (70');

    O Edgar e o Jorge Ribeiro ,então , perderam "golos certos".

    Se o BOAVISTA tivesse empatado não sei se teríamos ganho o jogo.

    Não gostei do futebol do PORTO (nem técnica nem tacticamente).

    Actualmente , mesmo quando estamos a ganhar por 1 ou 2 golos , não sinto da mesma maneira(como já senti noutras alturas) que o PORTO saiba controlar totalmente os adversários e os minutos que faltam .

    Valeu o resultado e quem o fez !
    Pouco mais.
    Do mal, o menos !

    ResponderEliminar
  15. Não me parece amigo Zirtaev, que o "mfernandes" regresse. Bateu com a porta, saiu amuado e dificilmente irá regressar. Se voltar -e espero que sim- que venha convicto de que aqui as questões que ele colocou -sobre os preconceitos racais- não têm relevância, nem fazem sentido, pura e simplesmente não existem. Há formas distintas de apreciar os problemas, linguagens mais ou menos limadas, mas nesse aspecto até aqui, não notei em ninguém -dos habituais frequentadores- essa inclinação! Só espero é que ele aceite jogar um jogo aberto, sem vedetismos!...

    ResponderEliminar
  16. Parece-me que a análise do Zé Luís está muito bem fundamentada, se está certa ou não, isso não o posso dizer pois não faço ideia se o Jesualdo pensou em tudo o que o Zé Luís falou.
    Para mim o mais importante neste momento (tirando o facto de termos 6 vitórias em outros tantos jogos) é a nítida falta de categoria do nosso banco.
    Acredito que seja temporário, e que há boa matéria prima, mas os factos revelam que não há um único jogador que entre e mexa com o jogo.
    Não consigo, por exemplo, lembrar-me de nenhum jogador que possa entrar no caso de estarmos a perder, excepção feita ao Edgar que, pela sua estatura, pode permitir ao FCP um estilo de jogo que nenhum outro jogador no plantel permite.
    Neste momento o FCP vive à custa de 11/12 jogadores, muito pouco para um clube que tinha tudo (incluindo dinheiro)para formar um plantel mais equilibrado e de nível superior.

    ResponderEliminar
  17. quando a arbitragem for do "gajo da azia" estamos tramados. Para já é só à 3ª feira que ele "marca" um penalty ao FCP!!!
    Ver a "crónica" do Jogo. Mas quando lá chegar, a presidente do CA, os penalties serão como aquela invenção na Luz, para a Supertaça! Ou já se esqueceram da peça???

    ResponderEliminar
  18. e mais uma vitoria importante e de prestigio. Penso que o FC PORTO nem jogou mal, continuo a não simpatizar com o treinador, considero um medricas. E isto é evidente, basta atender ao curriculum dele desde as selecções. Neste jogo houve uma altura de dominio do POrto e até poderia ter chegado ao golo e o senhor Jesualdo tira o lisandro e coloca o CHECh. Não percebi. O tarik estava "arrumado", tinha colocado o adriano e o lisando na lateral.enfim...jesualdices...

    o que interessa foi a boa vitoria no fim e a grande segurança da dupla de centrais que permitiu um pouco a liberdade de fucile e bosingwa.


    PORTOOOOOOOOOOOOOOOO abraço a todos

    ResponderEliminar
  19. Amigos portistas e... consócios:


    Em princípio, interroguei-me com espanto, daí os ???

    É que acabei de ouvir o Rui Santos na Sic Notícias, a fazer... DUAS referências ao FC Porto.

    Sobre a «nova integração social de
    Pinto da Costa» (que não interessa)
    e sobre o decréscimo de associados
    que rondam os 80.000.

    Não é que queira voltar ao longo jejum de títulos no futebol em que o número de sócios se traduzia em cerca de 30 a 40.000 (lembro-me da campanha para os 30.000 em 1963).

    Mas gostava era que o Senhor Pinto da Costa «devolvesse» ao Clube o que «retirou» ao longo dos seus mandatos: modalidades (hóquei campo
    voleibol, ciclismo, etc.) e também património (pavilhões, pistas de ciclismo e atletismo), ginásios, piscinas, museu e até... Estádio).

    ( O «Dragão» é muito bonito, sim senhor, mas não é um Estádio, é um... Centro Comercial que até tem um relvado marcado, com duas balizas, cadeiras à volta e só ocupa 20% do seu espaço para os administrativos ).

    Agora, finalmente, vai fazer com que se construa um Ginásio (a que chama de Pavilhão)com somente... 2007 lugares.

    Pode ser que, após o anúncio de mais uma recandidatura, daqui a três anos, Pinto da Costa prometa a construção do Museu.

    Sei que fujo, de certo modo, ao
    «instituido» neste blog mas, é um «desabafo» de quem vive o Clube e não exclusivamente o seu... futebol.

    Faço-me entender ?

    ResponderEliminar