02 dezembro 2007

Simplesmente... normal

Benfica 0-1 FCPorto
Quaresma 41'

Equipa: Helton, Bosingwa, P.Emanuel, B.Alves, Fucile, P.Assunção, R.Meireles (Bolatti 81'), Lucho, Quaresma (M. Gonzalez 69'), Lisandro e Tarik (Postiga 60')

60.116 espectadores

Como disse na antevisão do jogo, se jogássemos o que sabíamos, o resultado só poderia ser um, a vitória. E isto era simples de se entender já que a equipa do FCPorto não é apenas melhor que a equipa da Luz, é muito melhor e a primeira parte deste jogo foi a prova disso mesmo. Por momentos pareceu que o que FCPorto jogava com uma daquelas equipas que apenas vêm ao Dragão tentar não sofrer muito. A classe, o domínio, a superioridade do FCPorto, principalmente nos primeiros 45 minutos, demonstrou a muitos aquilo que, para qualquer pessoa de bom senso e que saiba ver futebol, já se sabia há muito, o FCPorto é a melhor equipa a jogar em Portugal, está a um nível bastante superior e por isso está há mais de dois anos no primeiro lugar da liga, sendo que este resultado acabou por ser simplesmente… normal.

Jesualdo não inventou, colocou de início a equipa que todos consideramos a melhor e o habitual 4-3-3 desta época, já que o que se queria era que impusesse o seu jogo e não o alterasse pensando no adversário, tendo apenas colocando Pedro Emanuel no lugar do Stepanov, espero que para fazer o que eu havia dito no post de antevisão do jogo, precisamente para protegê-lo.

Iludida, por um empate em casa contra o campeão da Europa, que apenas precisava desse mesmo empate, e pela goleada sofrida pelo FCPorto em Inglaterra, mesmo sem saberem como ela aconteceu, e que para segurar o 1º lugar, nem do empate precisou, esperava-se na parte inicial do jogo que a equipa da casa entrasse com grandes “ganas”, que é a grande mais valia desse conjunto, aliado aos seus histéricos adeptos, a quem basta uma bola passar do seu meio-campo defensivo para festejarem como se de um golo se trata-se. O FCPorto sentiu um pouco essa intensidade inicial e esse ambiente, cometendo alguns erros, falhando passes e não acertando com as marcações, o que originou logo aos 50 segundos uma das únicas verdadeiras oportunidades de perigo criadas pelos encarnados.

Aos poucos o FCPorto foi tomando conta do jogo, começou a trocar bem a bola. Os médios começaram a servir bem os avançados e estes começaram a fazer a “cabeça em água” aos defesas adversários, fazendo com que o recurso à falta fosse o único meio utilizado para os travar. O substituto de serviço de Binya, na arte de maltratar os adversários, foi um jovem central a quem tudo foi permitido pelo juiz em funções, sendo que só a esse foram perdoados vários cartões. Uma das faltas cometidas, dentro da área, foi tão clara, tão clara, tal a persistência do “agarranço”, que deu logo aí para entender que o FCPorto iria ter mais que o adversário normal.

Mas o FCPorto estava senhor de si, os jogadores sabiam perfeitamente o que fazer, controlavam o jogo, eram donos dele, não davam espaço a um adversário que parecia completamente perdido em campo. Os azuis-e-brancos foram construindo algumas oportunidades e Tarik foi o primeiro a avisar quando isolado rematou forte e apenas a centímetros do poste, até que Quaresma, numa das suas geniais jogadas, deu, primeiro, o devido castigo pelas entradas à margem da lei ao jovem central trauliteiro, deixando-o de rastos com uma das fintas do seu cardápio, depois com a trivela que todos lhe conhecemos rematou cruzado e colocou finalmente justiça no resultado. Um golo de diferença que no fim da primeira parte não demonstrava a realidade do que se tinha passado nesse período de tempo.

Para a segunda parte Jesualdo encetou a habitual contenção, também tendo em conta o cansaço dos jogadores. Deu a posse de bola ao adversário, chamou-os para o seu meio campo, à espera de ganhar mais espaços na defesa do mesmo. Tenho pena que não quisesse continuar a assumir o jogo, continuando a assumir as despesas do mesmo, mas compreende-se a sua ideia e poderia ter resultado até numa goleada se Lisandro e companhia estivessem com mais pontaria, dadas as oportunidades que surgiram. Os encarnados, como seria natural foram aparecendo mais perto da baliza de Helton, mas o perigo, além de uma oferta de Bruno Alves que ia correndo mal, não fosse o avançado do outro lado Nuno Gomes, só lá chegava através de livres que iam sendo inventados à medida que os jogadores de vermelho iam caindo no chão. Neste aspecto foi por demais evidente a dualidade de critérios já que as faltas só eram marcadas numa direcção. Mas do outro lado estava uma equipa que sabia bem com o que contar e nada afectou a consistência dos portistas que iam sempre pondo em sentido a defesa contrária, conseguindo o FCPorto até terminar o jogo em cima da defesa do 2º classificado.

Esta vitória, sempre especial, por ser contra quem foi e principalmente em sua casa, embora seja de todos e seja injusto individualizá-la, tem de ter, da minha parte, uma especial dedicatória a três pessoas. A Jesualdo porque carrega o estigma de o chamarem benfiquista e porque nunca tinha vencido o clube da Luz, esperando agora que lhe seja dado o crédito merecido por parte dos portistas. A Quaresma que tem vindo a subir de produção e tem dito presente nos momentos importantes, tendo espalhado magia com o seu tremendo golo que acabou por resolver o desafio. E por último a Lisandro Lopez que personaliza o espírito do Dragão, pelo corre, sempre incansável, transmitindo a todos uma grande vontade própria de um grande campeão. Cansa só de vê-lo correr e lutar.

Com 7 pontos para o 2º classificado e em primeiro lugar há mais de dois anos, o FCPorto só tem de continuar com a mesma garra e humildade própria dos campeões, mentalizando-se que nada está vencido, aliás como se pode ouvir por parte dos jogadores do FCPorto nas entrevistas do final do jogo. Dirão que a equipa da casa esteve mal, é normal e já nos habituamos a não nos darem mérito, mas relembro que uma equipa só joga o que a outra deixa e o FCPorto neste jogo apenas impôs o seu estatuto de campeão e da melhores equipa em Portugal, e por isso o resultado foi simplesmente… normal.

44 comentários:

  1. Para já estamos a "comê-los de cebolada".....

    ResponderEliminar
  2. Excelente 1ª parte do Porto. Grande ritmo, grande dinâmica, jogo muito fluido, 4 ou 5 oportunidades flagrantes de golo, um penaltie por assinalar, contra o Benfica, de David Luís sobre Lisandro aos 12 minutos de jogo. O Benfica apenas criou uma oportunidade, numa saída aos papéis de Helton (mais uma). Esperemos que o FCPorto continue assim na 2ª parte.

    ResponderEliminar
  3. Melhor na 1ª que na 2ª mas, grande jogo e vitória merecida.Quando não há invenções aparece o melhor Porto.Que definitivamente Jesualdo tenha aprendido a lição.

    ResponderEliminar
  4. Resultou ou não?...É preciso dar um berro para acicatar o orgulho, para unir os homens e conseguir ir à luta sem desfalecimentos! Bom jogo. O que aconteceu? Falta de erros de palmatória -embora o Helton e o Bosingwa este exagerando no adorno dos lances como já afirmei, aquele saindo demasiadamente descontraido me (nos) causasse calafrios- e muita entrega! Só vi o jogo a partir dos 26 minutos, entrei na hora certa para que a equipa ganhasse convincentemente! Veja lá se aprende caro Prof...Estaremos "sempre ao seu lado" desde que saiba incutir ambição e coragem a estes rapazes! Estaremos "sempre ao seu lado" se não se decidir a inventar o que não tem resolução nem perspectiva de êxito. -Hoje para si, o meu abraço de Solidariedade pelas bocas que lhe mandaram os seus ex-amigos e pelas bocas que eu próprio lhe atirei há dois/três dias atrás! Hoje para si envio o meu abraço de PARABÉNS!!!...Parabéns para todos nós que sofremos pelo PORTO até ao limite do admissível! Viva o FCPorto!!!

    ResponderEliminar
  5. Portoooooooooooooooo ..dupla vitória, além de termos ganho as galinhas, ganhamos no galinheiro, ja não podia ve-los a gabarem-se que não perdiam em casa á mais dum ano.. pffffff

    P.S. Vou durmir bem!!! =))

    ResponderEliminar
  6. Dominio total na primeira parte. Banho autentico, com o meio campo do Porto a explorar muito bem as costas do meio campo do Benfica, que é lento, para depois aproveitar a nossa velocidade nas alas. Jesualdo mestre. Banho tecnico e tactico. Lisandro gigante e Quaresma decisivo. Helton muito bem entre os postes.
    Tranquilidade defensiva impressionante, tirando nas bolas paradas onde temos claramente que melhorar.

    Na primeira parte, o problema defensivo na esquerda apontado em Liverpool permaneceu, existiu deamasiado espaço para os adversarios entrarem. Problema resolvido na segunda parte pelo ajustamento tactico no flanco esquerdo.
    Na segunda parte tinhamos mesmo que baixar no campo porque o Bosingwa e o Bruno Alves estavam muito desgastados e o Pedro esteve quase 3 meses parado. A defesa nao conseguia mesmo subir. Jogo de muita abnegaçao e grande sacrificio de todos sem excepçao.
    Escondemos a bola como ainda nao tinhamos feito este ano.

    Lance de Petit sobre Quaresma logo aos 2 minutos com o Sr. arbitro a fazer vista grossa.
    Penalti de David Luiz sobre Lisandro roubado, minutos antes, falta do mesmo David Luiz para amarelo que ficou por mostrar.
    Isto quer dizer que, se a arbitragem fosse isenta, no lance do penalti David Luiz seria expulso e provavelmente passariamos logo ai para a frente.
    Cartao amarelo a Fucile, num do 3 livres inventados pelo arbitro a 1 metro da area do Porto.

    Arbitragem verdadeiramente vergonhosa, como ja esperavamos.

    Jesualdo hoje foi mestre, nao inventou, fez substituiçoes sabedoras e acertadas.

    Estamos com uma vantagem que pode ser uma almofada muito importante em Fevereiro e Março, quando a Liga dos Campeoes chegar outra vez e onde, para nao variar somos os unicos representantes deste pais de invejosos.

    Contra tudo e contra todos. Em Portugal, somos de facto de outro campeonato.

    ResponderEliminar
  7. penso que tirando algumas desconcentracoes , só há a resolver mais pressao no meio campo quando a equipa defende.

    de resto , o porto mostrou inteligencia , uniao , talento e arte :)

    segunda parte penso que seja a famosa "descida das linhas" do j. ferreira , que até é excelente quando executada bem. parece que o porto esta a aprender a fazer isto muito bem , e a jogar como grandes equipas internacionais fazem ( por exemplo as italianas ... qts vezes nao vemos os clubes portugueses a dominarem os jogos na uefa , e depois perdem por 1-0 no contra ataque ?!?? )

    gostei deste jogo, e o bolatti substituiu bem o meireles.

    gostei também do mariano , espero que fique. quando ganhar confiança ( e cada vez esta melhor ) será muito bom no fcp.

    gostei tb de ver o gesto do quaresma quando marcou o golo :)

    postiga nao gostei ... nem desgostei

    lisandro , bem , deviamos fazer uma estatua do homem !

    ResponderEliminar
  8. Sem Espinhas!!

    FC Porto claramente melhor na 1ª parte, com grande exibição colectiva e algumas individualidades a um nível soberbo.
    Licha Lopez esteve arrasador, tudo lhe calhava bem, à excepção da deficiente finalização a meio da 1ª parte. Luisão e David Luiz nem sabiam de onde é que o Argentino aparecia, como conseguia fazer deles «Gato Sapato», a Recepcionar a bola, a Passar, a Movimentar, enfim, Perfeito!

    Na 2ª Parte, recuamos as linhas e sofremos em determinadas fases do jogo, contudo adivinhava-se que os Dragões poderiam chegar mais vezes ao golo, tanto era o espaço concedido aos seus contra-ataques. Caso Quaresma e Tarik estivessem em condições, não tenho dúvida que o resultado seria outro.

    Os Lampiões apenas criaram perigo em remates de longe e, num erro individual de Bruno Alves, que Helton (finalmente apareceu!!) resolveu de forma soberba.

    7 pontos de vantagem para o 2º Classificado, Melhor Equipa, Melhores Jogadores, Melhores Adeptos, enfim, MELHOR CLUBE INDISCUTIVELMENTE!

    PS: Só uma pergunta, que a nossa Imprensa continua a querer fazer crer que jogar naquele Estádio, para os Visitantes é sempre um Tormento, etc... Inferno da Luz?!?! llllooooooolllll
    Grandes Adeptos que o FC Porto tem, sempre que joga fora de casa, sem dúvida que aí não há quem os «bata». Para quando o regresso dessa nossa mística em pleno Dragão...?! No nosso Estádio, com o Ambiente que era praticado nas "saudosas" Antas, ninguém nos ganharia!!

    PARABÉNS A TODOS NÓS e um Feliz Natal para os Nossos Adversários ;)

    ResponderEliminar
  9. Dizia eu esta semana que o Porto com pressão geralmente reage bem. Foi o que se viu e lá ganhamos no galinheiro.
    Estou encantado com as caras que vou vendo na ( des ) comunicação social e com as críticas dos adeptos benfas ao Camacho.
    Quaresma genial, Tarik com um muito bom remate, Helton excelente com excepção de uma saida.
    O fim de semana vai ser excelente.
    Viva o Porto.
    O rui santos lá vai tentando como pode tirar mérito à nossa vitória. Coitado. E lá vai o compensan esgotar de novo.

    ResponderEliminar
  10. Grande vitória! Técnica e tacticamente. Um dos melhores "Porto's" da época. Contudo, perfeitamente natural.

    O senhor de preto a tentar inclinar o campo a favor dos da casa - perfeitamente esperado - mas apesar do penaltie claríssimo que não foi assinalado não conseguiu fazer o esperado pelos camarotes encarnados da luz que parece não existir ao fundo do túnel. A melhor equipa dos ultimos 10 anos, bla bla bla, poderio internacional, bla bla bla, o FC Porto chega a Luz e domina o jogo em todos os sentidos. Jesualdo (o melhor treinador do mundo enquanto tiver um Dragão ao peito ;) ) faz o que ele próprio construiu/constrói e garante à equipa, uma atitude tipíca de alta competição - marcar cedo, transições rápidas defensivas/ofensivas, pouca posse de bola, boa utilização da mesma..........uma estalada nos cépticos...o esperado. Muita tranquilidade. Estamos em Dezembro, 7 pts de vantagem para o 2º na Liga Portuguesa, a uma vitória apenas de garantir o 1º lugar do grupo na Champions...querem mais? Descanso até Fevereiro com a possibilidade de apanhar um "Olimpiakos..."...

    Parabéns e o meu muito obrigado. Sair da luz e ver os "Barbas" com uma cabeça tão grande quanto o mamarracho do Colombo é motivo mais do que suficiente para amanhã acordar com um enorme sorriso.

    "Tranquilidade" é no Dragão, o resto é imitação.


    Abraços

    ResponderEliminar
  11. em 11posts ainda nao vi criticas ao Jesualdo. Os meus parabens ao leitores do blog. Ou então os outros tão mesmo a caminho da farmácia...

    ResponderEliminar
  12. Querem uma critica ao Jesualdo? Ok. Porquê que o Porto teve de recuar tanto nos primeiros 10 minutos da segunda parte? Porquê? Havia alguma necessidade? Gostei da intensidade dos últimos 15 minutos da primeira parte e achei o Porto perfeitamente capaz de a reconquistar logo de inicio na segunda metade. Mas não! Entregou-se de forma absolutamente desnecessária o controlo de jogo a uma equipa que não tem grandes argumentos para assumir seja o que fôr. No entanto o erro foi reparado por volta dos 60 minutos e até ao final decorreu da forma prevista.
    No fim, fiquei muito feliz. O Porto foi algumas vezes desconcentrado, falhou alguns passes desnecessários mas jogou muitíssimo bem, controlou perfeitamente os momentos chave do jogo e chegou e sobrou para este Benfica que não tem qualidade para se bater connosco.
    Ganhar ao Benfica, aqui em Toronto, parece que bate duas vezes! É tão intenso! Porque ainda somos muito poucos comparados com a esmagadora maioria benfiquista.
    Vencemos de forma limpa e absoluta. Sairam mudos e de olhar longínquo. Não havia nada a dizer. Um penalti, um fora de jogo...uma falta...um cartão amarelo que fosse! Nada.Zero.
    A isso também chamo felicidade.

    ResponderEliminar
  13. "Depois de uma queda estranha de Lisandro na área, em luta com David Luiz, os portistas começaram a criar oportunidades a que os visitados não conseguiam responder." MAISFUTEBOL

    queda estranha... (LOL)

    ResponderEliminar
  14. O Sr. Jorge Sousa fez o que pôde pelo SLB, mas não deu. Não mostrou amarelo ao Petit, logo aos 2 minutos, por entrada muito dura sobre Quaresma. Não mostrou amarelo ao David Luiz, por entrada duríssima, logo no início do jogo. Não marcou penaltie, do mesmo David Luiz, sobre Lisandro Lopez, logo aos 12 minutos de jogo, que daria também segundo amarelo para o mesmo jogador e consequente expulsão. Ou seja, logo aos 12 minutos, com uma arbitragem isenta, o Porto ficaria a jogar contra 13 e a ganhar por 1-0 se convertesse o penaltie.
    Na segunda parte, o campo ficou completamente inclinado. Perto da área do Benfica não era marcada nenhuma falta. Perto da área do FCPorto, tudo era falta. Lembro-me de, pelo menos, 3 faltas marcadas perto da área do Porto, uma delas perigosíssima, em que não há falta rigorosamente nenhuma. A pesar da inclinação do campo, o Benfica apenas criou 3 oportunidades de golo durante todo o jogo, uma delas dada numa saída aos papéis de Helton. Vitória sem espinhas do Porto, apesar de ter jogado contra 14.

    PS "...Uma queda estranha de Lisandro na área...". Que anedota de comunicação social!

    ResponderEliminar
  15. Uga-Uga Templário...
    Quaresma Tong e vocês Bong...uga-uga!

    ResponderEliminar
  16. Estaladas como estas caros amigos, quero eu muitas! Aliás estarei sempre pronto a "descascar" no Prof quando fôr justo e oportuno fazê-lo, se o resultado for este, receber chapadolas destas, agradeço muitas, aos milhares, agradeço-as desejo-as e exijo-as do fundo meu coração!
    -Mas como o MiguelCanada diz aqui -não há bela sem senão- houve momentos na 2ª Parte em que se notou alguma falta de consistência do meio-campo -cansaço? desconcentração?- tem que ser muito bem trabalhado este sector, ou construir um mais retocado meio terreno, que domine sem medos nem intermitências o jogo! Falta algum "corpo" para poder retirar força aos adversário nos confrontos directos e físicos e permitir o trabalhinho mais perfeito e rendilhado dos restantes! Essa é a tarefa do Prof não é a minha, ainda que eu possa fazer sugestões à plateia, mas são apenas isso -desejos expressos aqui- e nada mais...É necessário rectificar a tendência -já o afirmei também- que o nosso Zé tem, para querer brincar com os adversários -se estiver bem longe da baliza, ainda aceito- no nosso meio-campo de forma alguma! É também necessário avisar Helton quanto à sua maior deficiência -o jogo aéreo- e se tencionar sair fazê-lo até ao fim...Corajosamente! Ainda hoje repôs uma bola com as mãos deficientemente e correctamente tal como era sua obrigação, foi até ao limite da área para tentar corrigir o erro.Não pode abusar do seu suposto bom domínio de bola para brincar com os adversários, as coisas nem sempre correm bem e depois é uma chatice!...
    -Estes são alguns tópicos que importa referir de imediato para que não sejam menosprezados dentro do calor do entusiasmo ou alegria momentânea. De resto hoje as coisas nunca estiveram muito complicadas, somos superiores fizemos senti-lo e eles perceberam isso!
    Mas nunca se pode pôr o pé no acelerador e olhar para fora dos limites da estrada...De repente surge o imprevisto e é apenas nossa a culpa!

    ResponderEliminar
  17. Bom jogo do Porto à Porto.

    Vitória justissima.
    Dominamos practicamente todo o encontro. Grande atitude ou melhor, atitude à Porto.

    Lisandro em grande. Também gostei muito de Fucile, Lucho (enquanto durou) e do nosso capitão.

    Os comentários na bancada, rua e no metro não deixam duvidas a ninguém; o Porto foi superior em todos os aspectos do jogo.

    Nota negativa, como já é expectável, para Postiga e Mariano.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vez os nossos adeptos marcaram uma grande presença na Luz.
    Ninguém leva tantos adeptos àLuz como nós.

    No entanto as claques estiveram muito mais apáticas do que é habitual, o que estranhei.
    Na 2º parte houve mesmo longos periodos de silencio.

    ResponderEliminar
  19. Brilhante exibição na 1ª parte, resultado escasso para as oportunidades flagrantes criadas!
    Como já disse aqui, quando temos de crticar crticamos ,mas agora temos de aplaudir e isto porque o professor pôs o melhor onze e não inventou!
    Brilhantes Lisandro e Fucile- a defesa esteve impecavel excepto um erro do bruno alves que o Helton emendou.
    So tenho pena que na 2ª parte tenhamos baixado de rendimento, pois Meireles, Lucho e Tarik rebentaram e o meio campo ressentiu-se.
    A entrada do Bolatti exigia-se e quando tal aconteceu ...acabaram os lances de perigo do adversario!
    Sobre o arbitro , já tudo foi dito , mas notei que na 2ª parte o campo ficou inclinado, faltas inexistentes á entrada da area a favor deles( O fucile coitado cortou de cabeça e viu amarelo!)e no nosso ataque mandava seguir!
    Ja deu para ouvir a azia do Rui santos da Sic e dos comentaristas da Sport Tv e já agora a TVI tinha programado o resumo alargado depois da novela( cerca das 23,45 ),mas devido á AZIA,adiou para depois do filme ( as 02.00h)!-ó Zé Eduardo Moniz vai tomar um COMPENSAN que isso passa!.
    Força Bicampeoes!.. um passo de gigante a caminho do Tri!
    Cump.

    ResponderEliminar
  20. Recebidos na quinta feira na Assembleia da Republica...

    HOJE AJOELHADOS PERANTE A NOSSA SUPERIORIDADE!

    Que grande FC PORTO!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  21. Para quem tanto criticou o nosso presidente ... agora têm que contratar uma boa empresa de construção civil.

    Motivo: Os telhados de vidro partiram!!

    Quanto ao jogo de hoje mais uma vez o FC PORTO a provar que é melhor e quando assim é ... nada a dizer, basta sorrir e viver este momento saboroso!

    POOOOOOOOOOOOOOOOORTO

    ResponderEliminar
  22. Repararam como o penalty sobre o Lisandro só teve direito a uma repetição e foi logo com a camera mais distante?

    Já o lance da simulação do Di Maria teve direito a super-slow-motion com, pelo menos, 5 grandes planos diferentes.

    E ainda há quem defenda a utilização de imagens televisivas para ajudar os árbitros nas decisões.

    É preciso ser muito anjinho para não perceber que estes realizadores benfiquisas só mostram o que querem. Normalmente, protelam as repetições de lances polémicos a favor do Porto para escolherem os ângulos mais duvidoso, mas quando a falta é tão evidente como esta, simplesmente não repetem e esperam que nos esqueçamos.

    Eu é que não sou parvo!

    ResponderEliminar
  23. Uma vez mais o FCPORTO mostrou a sua classe e superioridade na Liga.
    Boa exibição e vitória competente.
    Arbitragem enviesada, com critérios nas faltas e nos cartões a prejudicar o FCPORTO. Nada que não seja habitual! E DOIS penalties por marcar sobre aquele que foi o homem do jogo: LISANDRO. Um por volta dos 15 minutos e outro no final da primeira parte.
    Nada que a realização do jogo e respectivos comentadores (outros dos intervenientes na chamada verdade desportiva e na influência dirigida à opinião das massas) não tentasse também fazer valer o seu poder dos habituais critérios ínvios, ignorando as repetições dos lances em prejuízo do FCPORTO e apresentando-se solícita na multi-repetição de vários ângulos do pseudo-penalty benfiquista já na segunda parte.
    O Lisandro correu, lutou, salvou um golo certo na única falha do Helton, enfim, exemplo de jogador à PORTO.

    A equipa esteve bem em geral, com uma primeira parte de domínio efectivo e uma segunda parte mais "calma", talvez demais, mas controlada, onde o 2-0 esteve sempre mais próximo que o 1-1.

    Uma nota especial para o Quaresma, também com raça e com um grande golo, e para o Lucho que comandou bem a equipa, sobretudo no primeiro tempo.

    Mas o destaque que retenho assenta na capacidade da equipa se ter portado enquanto tal. O colectivo funcionou. Assim, o TRI está mais perto de ser alcançado.

    E com esta vitória, Lisboa ficou com "um pouco mais de azul", até porque já cá somos bastantes e não é só numa das minhas janelas que se pode ver a bandeira do FCPORTO, no seu AZUL bem coladinho ao vidro. Outras janelas e varandas mostram o símbolo do FCPORTO nesta cidade.

    Quanto aos comentários da (des)Informação habitual pró-segunda circular "aos costumes disse nada"... Ai se fosse o benfas a ganhar, como seria tão bom... assim, a TVI só passou o resumo do jogo madrugada dentro... paciência, a Inveja mata e a Azia assalta. Que façam uma boa digestão porque vão ter mais para engolir.

    ResponderEliminar
  24. 1ª parte brilhante do nosso FCP, 2ª de algum sofrimento desnecessário, por mérito deles, mas sobretudo por estratégia nossa (pelo menos, como o fazemos sempre depois de estar a vencer, quero começar a acreditar que é prepositado - temos futebol para os amassar durante os 90 minutos).

    Excepcional Lisandro e Assunção.
    Enorme Lucho,Quaresma e o capitão Emanuel.

    Há uma imagem que passou na RTPN que mostra o claro lance de penalti sobre o Lisandro. Obviamente os paineleiros do tribunal d'ojogo não viram e atiram um "não é panalti"!!

    Como nota negativa deste jogo apenas a "ausência" do Postiga. O que se passa contigo, Adriano?

    Arbitragem bem habilidosa, sobretudo do assistente que "amarelou" o Fucile, e que na 2ª parte não nos deixava sair em contra-ataque (sistematicamente fora-do-jogo, sistematicamente inventado). Faltas à entrada da área deles, nada! Nunca! Há um lance entre o Mariano e o Luisão que nem uma repetição deu! E para além da cacetada que o David "caceteiro" Luiz deu no Lucho e que foi falta (mau era, mas nada de cartões), penso que haverá outra, ainda na 1ª parte, sobre o mesmo Lucho (sem direito a repetição, mais uma vez...), junto à linha lateral. E esta última a ter existido é agressão.

    P.S.- espero que o prof. também seja bom aluno e tenha aprendido com os erros recentes. Quero a taça de Portugal!!

    ResponderEliminar
  25. Que noite tranquila que tive, estou muito feliz com esta vitória, mostrámos a todos que somos e seremos sempre os melhores.

    Grande partida, muita concentração, muito empenho, muita solidariedade entre todos.

    Quanto ao árbitro nada de especial,apenas o habitual, mas somos muito mais fortes do que eles.

    Deu-me gozo ver o Eusébio quase a chorar e o orelhas de braços cruzados a consolar o palhaço do Armando Vara.

    Grande Porto, parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  26. Rebolei de riso ao ver o ar de satisfação e gozo do nosso Presidente aquando do golo do Quaresma.
    Gostei imenso de ouvir o Pedro Emanuel a mandar um recado à comunicação social no sentido de nos darem o mérito a que temos direito. Gande capitão.
    Fabuloso o ar de enterro da ( des) comunicação social...

    ResponderEliminar
  27. alguem consegue o comentário do coroado no ojogo sobre o penalti no setubal-benfica?

    ResponderEliminar
  28. Off-shore, não contava, em ti, dizeres que as claques se calaram!
    Meu Deus!, a CLAQUE foi enorme, todo o jogo. Se eu não visse e ouvisse nem acreditava. A CLAQUE ganhou 3-0, foi fantástica e eu vi pelo que passaram à entrada.
    À saída, os benfas diziam: "Ainda não se calaram!".
    Foi insuportável para os indígenas sofrerem aquela invasão de ruído nas bancadas a acompanhar a explosão de futebol no campo.
    Mais: em termos de apoio à equipa, considerando a desproporção, no Dragão nem tem, por estes tempos, melhor ambiente. Foi fantástico antes, durante e depois do jogo.
    Parabéns aos valorosos adeptos que não se intimidam e deixam os indígenas a sofrer com tamanha adesão e coração no apoio à equipa.
    Já li os comentários por aqui e só tenho a acrescentar duas coisas que, entretanto, detectei ao chegar a casa pelas 5h.
    1) o campo inclinado na 2ª parte, as faltas assinaladas contra o FC Porto foram obra do benfiquista de Valongo José Luís Melo.
    Eu fiquei com a sensação, na alegada falsa saída de Helton, que houve falta, 3 benfiquistas saltaram e tocaram o g.r. na pequena área, um deles o Luisão; na 2ª parte, em lance idêntico, B. Alves salta mais alto que Quim e... apitaram falta.
    Mais o amarelo ao Fucile, faltas inventadas na 1ª parte e negadas ao Porto na 2ª sempre no raio de acção desse árbitro-auxiliar. Mariano derrubado por Luisão na meia-lua e siga a marinha. Lamentável, descarado proteccionismo que o benfiquista de Paredes, o Sousa (além do Daniel da televisão), deu a David Luiz (entrada com a perna a afastar, intimidando, Lucho junto à linha lateral, frente ao banco do FC Porto, e nem falta foi marcada).
    2) a cobertura televisiva, esta manhã, deu só nisto na RTP-N: nenhum, mas nenhum lance de perigo do FC Porto na 2ª parte, nem remate de Raul Meireles, nem de Quaresma, o 0-2 iminente, mais jogadas de perigo (como a de Mariano atrás citada, derrubado por Luisão mas... nada de falta). Até parece que o FC Porto não atacou.
    Mas amanhã conto fazer um relato do que vi dentro e fora do estádio na visita a um lugar que não recomendo.

    ResponderEliminar
  29. Carissimos,

    Pois é, grande jogo ontem, com FESTIVAL na primeira parte... penso mesmo que deixei de ver o Helton no final da primeira parte.
    A segunda parte, mais sofrida, por razões obvias, mas mesmo assim concordo que é necessário "guardar" mais a bola, para descansar, e posteriormente procurar o melhor momento para atacar.

    Queria também salientar alguns jogadores:
    - LISANDRO - Igual a si mesmo! Contudo antes do golo teve uma perdida incrivel, e que não pode acontecer! (autêntico passe ao GR)
    - P. ASSUNÇÃO - Imperial! Pouco gente fala no Assunção, mas penso que é um jogador decisivo (por ex. em Liverpool foi notório)
    - HELTON - SUBERBO!! Aquela defesa ao remate do Adu, é FASTASTICA!! Como qualquer jogador (como já disse o Lesindro isolado passou a bola ao GR) tens os seus deslizes, mas ontem foi suberbo.

    Por fim, e como alguem ja referiu, é incrivel como o lance do Lisandro com o David Luiz não tem repetições, e o lance da Maria, tem "n" repetições.... é INACREDITAVEL!

    E umas FESTAS FELIZES a todos!

    ResponderEliminar
  30. Vejam este link sff

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1304&id=887299

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  31. Boas amigos!!
    desculpem não ter lido ainda os vossos comentários mas ainda não tive tempo.
    ontem fui à luz ver o nosso porto dar uma lição de futebol a quem quis ver!!
    que jogão, uma excelente 1a parte, ao nosso melhor nível, na 2a parte foi pena o porto ter baixado um bocado mas tb era de se esperar um ascendente do benfica, jogava em casa e tentou correr atrás do prejuizo. tb aqui o porto teve mérito pois na maioria das vezes conseguiu aguentar bem esta pressão e de vez em qd criava tb algum perigo na baliza adversária! acho que todos os jogadores estiveram bem, parabéns ao helton que por duas vezes esteve mt bem, esteve felino como já nos habituou!!

    só me resta mesmo dar os parabéns à equipa à nossa claque que apoiou sempre a nossa equipa sem criar problemas nenhuns, mt bem msm!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  32. Só um pequeno apontamento: A SportTv costuma repetir no dia seguinte jogos desta natureza, quando não o fazem também as outras televisões como aconteceu ainda há bem pouco tempo com os jogos do Benfica e do Sporting que tiveram direito a "resumos alargados/integrais". Hoje estive a verificar a que horas é que dariam a repetição -estou interessado até porque perdi 26 minutos do jogo- e parece que não vai haver...Grande azia!...Desta vez deles! Adoro estas reações da Maioria Silenciosa! Silenciosa, mas muito trabalhadora...Ou "trabalhadeira" especialmente às escuras! Fazem lembrar as ratazanas e outras espécies raras, só saem à noite! Repararam que os jornalistas escolheram fraternalmente uma côr de gravata "insuspeita": o laranja! Giros que eles são! Olho aberto rapazes...Vejam tudo ao pormenor, porque é nas pequenas coisas que se percebem muitas das grandes realidades! A grande Irmandade saiu à rua e teve que regressar de mãos nos bolsos...Hoje soube que o Benfas já partiu para a Ucrânia. No primeiro voo da TAP! -Conseguimos levá-los a preferir o Leste Europeu à permanência na sua Cidade! Um bom Domingo para todos!...Pooortoooo!

    ResponderEliminar
  33. Grande grande grande exibição! Então na primeira parte foi um show! Domínio total do meio-campo com o nosso Makelelé a secar o Rui Costa. Transições efectuadas a grande velocidade e apanhando sempre a defesa dos vermelhos em contra-pé. Pedro Emanuel gigante a justificar inteiramente a sua permanência na equipa. Na 2ª parte esperava-se a reacção do SLB e a equipa desceu no terreno (no meu entender, correctamente, de modo a tentar aproveitar um contra-ataque que funcionou mto bem na 1ª parte). Finalmente um excelente exibição do Hélton (à excepção daquele canto! Sinceramente não se podem apontar defeitos à equipa, pois não existem jogos perfeitos e os erros, apesar de criticáveis, fazem parte do jogo.
    É daquelas exibições que fazem crescer água na boca ao pensar que a equipa ainda pode melhorar, se trabalhar mais os níveis de concentração e a posse de bola quando Jorge Sousa foi tão boa que até se lhe dá o benefício da dúvida no lance do Lisandro! Já o Correio da Manhã descobriu um pénalti do Fucile sobre o Di Maria. Sintomático!

    ResponderEliminar
  34. Esqueci-me de outra pérola d'A Bola: segundo "aquilo", antes do golo do Quaresma, o SLB tinha já falhado oportunidades em catadupa! Só rir pá! Nem sei para que é que convidaram o Ricardo Araújo Pereira para escrever crónicas humorísticas!

    ResponderEliminar
  35. Já sei qual é a capa do "O jogo" para amanhã:
    "FCP conquista 8 pontos!"

    ResponderEliminar
  36. Uma curta adenda a algo que disse acima, o jogo era para ser retransmitido amanhã na SportTv pelas 09,30 da manhã...Mas, a AZIA deles é tão grande que aqui, no próprio link da SportTv já não está mencionada tal retransmissão! É caso para dizer: afoguem-se na vossa própria Bílis! Atenção que é ácida como o caraças!...Vão ficar todos derretidos como acontece com o chumbo dos vendedores de banha da cobra! Já agora mais um "resultado" interessante: Sporten a 12 pontos...E porque é que a questão do remate ser desferido a meio metro -do Leiriense que toca na bola- neste jogo, já não foi tido em consideração?...Pois...É só para quem pode! Estranha maneira de pronunciar o "F"...

    ResponderEliminar
  37. zirtaev, esta tua crónica está deliciosa. na verdade não passou de um resultado normal de uma grande equipa contra outra mais fraca. está na altura dos lampioes serem postos no lugar deles e de se aperceberem que para o porto, eles são tao bons ou tão maus como qualquer clube do meio da tabela.
    pooooooooooooooortoooooooooooooo

    ResponderEliminar
  38. Zé Luis,

    escrevi a impressão com que fiquei.

    estava sentado atrás do banco do Capacho e houve uma altura da segunda parte em que até comentei para o meu amigo benfiquista que estranhava a apatia das claques.

    Mas a presença de adeptos foi novamente esmagadora. Nenhum clube leva tantos adeptos à luz.

    ResponderEliminar
  39. apetece-me gritar novamente

    LISANDROOOO !!!

    que jogão

    ResponderEliminar
  40. Um comentário da Sport TV ao nível do da "queda estranha do Lisandro", foi apreciarem o decorrer do jogo, ainda na primeira parte e perante o nosso domínio absoluto e completo desnorte do Benfica com um "o F.C.Porto claramente com sinal +"!
    Realmente, era uma diferença de qualidade entre as duas equipas que não estava ao alcance da percepção de qualquer um!

    ResponderEliminar
  41. Excelente crónica Zirtaev,

    "o resultado foi simplesmente… normal"
    Nem mais

    ResponderEliminar