11 novembro 2008

Mete nojo, Paulo Bento

E, pior, até mete medo!

Não são só as leituras alternativas das situações de arbitragem – e eu sempre defendi o recurso a estrangeiros nos jogos principais. São os procedimentos disciplinares e neste campo o treinador do Sporting também é beneficiado. Gabo-lhe a coragem, mas alerto-o para a vergonha do que diz

Não podia estar mais de acordo com as considerações de Paulo Bento sobre a arbitragem portuguesa em geral. Porque até vou mais longe e sempre defendi o recurso a árbitros estrangeiros para os jogos mais “quentes” em Portugal. Se a porcaria dos nossos apitos vão ao Qatar, à Ucrânia e ao Irão, não podiam vir cá uns alemães, ingleses, italianos? Mas já há os chicos-espertos que apelam de novo ao sorteio condicionado, pondo em causa as nomeações, como se isso fosse o cerne da questão. E os mesmos fala-barato acreditam no profissionalismo: sim, Paulo Bento, seriam profissionais incompetentes. Mas o Paulo Bento não pode falar assim, se não tiver a certeza da impunidade disciplinar costumeira para com os terroristas de Alvalade.

É que as questões de “sensibilidade” para se falar para além da incompetência, deixando a sugestão de má-fé e, pior ainda, de “encomendas” e “cozinhados”, não podem ser discutidas com Paulo Bento nem com o Sporting de permeio.

Mete nojo a arbitragem porque mais uma vez o FC Porto foi prejudicado.

Mete nojo porque mesmo assim os mais beneficiados vêm chorar em público e deitar abaixo o árbitro.

Mete nojo que se leia, depois, na Imprensa que houve um penalti por marcar para cada equipa (Rascord) e dois para o Porto, com a ressalva de uma dúvida no toque de Polga em Hulk, e um para o Sporting (O Jogo), com os respectivos directores a manifestarem o mal distribuído pelas aldeias (o cabotino careca do Rascord até viu dois para cada lado, o politicamente correcto jornalista que passava publicidade na rádio nos relatos do brasileiro Amaro no Quadrante Norte também achou aquilo distribuído de igual forma).

Mete nojo tudo isto e muito mais.

Mete nojo que Paulo Bento tenha duvidado da mão de Tonel na Supertaça de Leiria, com o ladrão do costume Bruno Paixão a permitir-lhe um título que não devia ter e quiçá foi decisivo para relançar a sua carreira e animar as hostes leoninas.

Mete nojo que o mesmo Bruno Paixão marque falta ao contrário para não marcar um penálti contra o Sporting, agora com Rochembach a agredir Rolando da mesma forma que Postiga empurrou Meyong no jogo de Braga sempre apitado pelo mesmo ladrão do sistema – o sistema que muitos teimam em levar para o outro campo, o campo errado.

Mete nojo que haja jornalistas incapazes de ver as factualidades mais simples em termos de faltas e incorrecções e dos díspares critérios disciplinares que, tal como nos jogos da Liga em Alvalade, na Luz e em Vila do Conde, carregaram os portistas de amarelos e vermelhos. Lembrar que em seis faltas os portistas viram três amarelos quando Lucho viu um aos 46 minutos por rasteirar Rochembach que logo ao 1º minuto e depois dessa falta de Lucho deu duas raspadelas no argentino é recuperar a forma de coacção disciplinar já vista com Jorge Sousa na Luz e com Lucílio Vigarista em Alvalade e Pedro Proença em Vila do Conde.

Mete nojo que, como alertei no sábado reportando uma opinião fantasmagórica do cabotino Carlos Daniel no Rascord habitual, jornalistas defendam teses de os árbitros de antigamente serem piores do que os actuais.

Mas mais coisas metem nojo.

Mete nojo quando, após acusações gratuitas e que os factos não acompanham, as sanções disciplinares continuarem tão díspares como os critérios de arbitragem.

Paulo Bento não é original quando pede agressividade contra os árbitros em Alvalade. Lembro um outro pobre diabo do Norte que exerceu funções de “papagaio” no clube das gaivotas, João Malheiro, pedir ao público da Luz, há uns anitos, que “fiscalizem” a actuação do árbitro para o jogo que se seguia (recepção ao Gil Vicente).

O Sporting não é simpático para os árbitros. Exerce o terror de forma permanente sobre os mesmos, ou não víssemos já dos piores momentos de arbitragem em Alvalade com Lucílio Vigarista nos jogos do FC Porto lá disputados (quatro penáltis negados num só jogo) e Carlos Doente Gomes também em jogos do FC Porto e do Nacional há duas épocas – este de certeza que já ninguém se lembra, com um penálti inventado, um golo de Bueno encavalitado num defesa, expulsões e livres perdoados ao Sporting quando perdia por 1-0 e acabou a ganhar 5-1.

Onde mais mete nojo, Paulo Bento e escória jornalística do Regime, é que devemos assistir às sanções do CD da FPF para a competição de Taça a brindar-nos, como já o fez, com castigos iguais provavelmente ao mesmo Paulo Bento e a Pedro Emanuel que só falou da falta de personalidade do árbitro.

Lembro, porque há muitos esquecidos e com memória selectiva para o que lhes convém, que em 2005-06 o treinador do FC Porto, Co Adriaanse, foi suspenso por 15 dias após um jogo da Taça Naval-FC Porto (1-2) – porque disse “é falta”, escreveu no relatório o árbitro desse jogo que foi… Bruno Paixão.

Paulo Bento, nesse mesmo ano, chamou de falta de honestidade e falta de vergonha a Pedro Henriques após um Benfica-Sporting e foi castigado apenas com 12 dias de suspensão.

Mete nojo se virmos Pedro Emanuel, a constatar a falta de categoria do árbitro, levar 15 dias de castigo e Paulo Bento não ser suspenso por vários meses depois do que voltou a dizer da arbitragem – bem pior do que Maomé pudesse dizer do toucinho.

De tanto nojo e de vermos tudo na mesma, os queixinhas do costume e as vítimas de sempre que não podem ter os “papéis trocados” por jogos florais de descoordenados mentais, acho que isto mete é medo, muito medo.

Ainda queriam que em campeonato de 10 ou 12 clubes, já com uma Taça da Cerveja a mais no calendário, se pudessem repetir mais clássicos para ver e ouvir este nojo?

Só falta lá o Dias da Cunha a reclamar “chaimites” contra os adeptos do FC Porto. E da guerra de cadeiras instalada em Alvalade nesse tempo de guerrilha permanente dos viscondes falidos já não há assento para um pingo de dignidade e seriedade no clube que mais penáltis tem a favor, que menos penáltis tem contra e que passou quatro anos completos sem um único penálti contra assinalado.

Mete nojo, de facto, e mete medo!

Este medo, por fim, chega no momento em que Paulo Bento radicaliza a sua posição sobre as arbitragens a que costumava dar descanso quando vencia, fosse a Supertaça de Leiria com Paixão e a mão de Tonel que ambos ignoraram (além de Moutinho e FS Franco).

E ao incentivar ao caos e à desordem, a convidar os adeptos a tratarem mal os árbitros como se não fosse esse o ambiente preferencial de Alvalade, a cruzada soa de duas maneiras:

- a paranóia, por não ter de que se queixar neste jogo da Taça (nem no outro do Dragão, em que Caneira incorreu no mesmo erro de meter-se no burburinho para passar o tempo quando o Sporting vencia por 1-0 a dois minutos do fim do prolongamento)

- e a xenofobia como se, nos 70 anos da Noite de Cristal quando os nazis começaram a perseguir os judeus celebrados este 9 de Novembro, fosse necessário exorcizar os demónios em contra-ciclo com a História.

48 comentários:

  1. Parabéns por mais um brilhante raciocinio, ao nivel que nos tem habituado desde o inicio deste excelente Blog.

    Subscrevo inteiramente este texto, e digo que também mete nojo a forma como somos descritos em tudo o que é comunicação social, pois os outros podem fazer tudo e mais alguma coisa, em campo e fora dele, e nós, desde Dirigentes a Jogadores e Portistas em geral, se pisar-mos o risco somos logo apelidados de gente desonesta e outros nomes piores...

    Triste País aquele em que vivemos, onde o objectivo não é ser tão bom como os melhores, (FCPORTO), mas sim tentar deitar-nos abaixo de todas as formas e feitios...

    Realmente, mete nojo...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente a caricatura do Bruno Ladrão!...Aquela carinha de menino traquinas, molenga até no correr, mas com um grande estofo de anos e anos de manigâncias e aldrabices bem coordenadas!
    Não vou mais esquecer CampoMaior!...Que noite à FantasPorto!...

    ResponderEliminar
  3. Reparem hoje nas noticias relativas as declarações de

    pedro barbosa (Director desportivo do Sporting)
    "Também perdemos muito dinheiro... Alguém vai pagar por isto"

    salema garção (Director de comunicação)
    "Sporting paga preço alto por não fazer telefonemas"

    A quente é uma coisa, agora depois de ver as imagens e continuar ceguinho defacto é muito complicado. Que coisa mais triste... Perdoaram lhes 2 explusões (liedson e rochemback) 3 penaltis e apenas se podem queixar de 1 penalti pois o suposto penalti do bruno alves é apenas um achado da comunicação social do regime para tentar equilibrar a contenda.

    Curiosamente ontem o nosso representante no dia seguinte até esteve bem a defender os lances, agora é ridicula as suas constantes ligações a sua passagem na arbitragem e o dias ferreiras acaba embrulhando o todo e ele pronto acaba fazendo um mau serviço...

    ResponderEliminar
  4. E segundo me disseram Dias Ferreira foi mais uma vez execrável num programa que já nem vejo.
    Não há pachorra.
    Zé Luís, obrigado pela resposta sobre Istambul, também lá estive duas vezes e bem gostava de lá ir de novo.
    Nunca lá vi futebol mas tenho pena.
    Quem sabe um dia, mas tenho grandes saudades de estar num cafézinho que existia na ponte, por baixo do tabuleiro, a ver o Bósforo, beber chá e fumar uma cachimbada.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo excelente post.

    Apesar de por vezes não concordar consigo em certas questões, neste assunto não diria melhor.

    Acrescentaria que este clima de impunidade é dado cobertura pela comunicação social, que faz transparecer que o Porto é que é protegido/beneficiado quando é claramente o contrário.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  6. Não sei se se deram ao trabalho, como eu sugeri após o jogo, de vasculharem os jornais à procura de quem acertava mais nos penáltis por assinalar.

    Obviamente, lá vinham as discrepâncias do costume.

    Costumo dizer que, ao recorrerem à TV para supostamente passarem o filme do jogo quanto a lances polémicos, a Imprensa que tem mais tempo para trabalhar o assunto, revendo as imagens, consegue falsear mais os resutlados do que os árbitros a quem reconheço a tremenda dificuldades de acertarem bem no segundo em que têm de decidir.

    Esta é, para mim, imperdoável aos jornalistas da treta e nesse confronto sou tentado a poupar mais os árbitros do que quem manipula imagens e desvirtua a factualidade das incidências do jogo.

    Mas não me é possível aceitar que, a bem de distribuir o mal pelas aldeias, as televisões passem só os lances necessários para se "mostrar" o equilíbrio das más decisões. Já ignoraram o toque de Polga em Hulk, já ficou no arquivo da memória a agressão de Roca a Rolando e outro penálti por marcar.

    Sobre o lance Bruno Alves-Abel, só muito a custo pode aceitar-se uma obstrução.

    O que é inaceitável é um ex-árbitro como António Rola, no Tribunal de O Jogo, dizer que uma obstrução equivale na área a um penálti, o que é totalmente mentira.

    Isto é uma vergonha a que os jornais dão cobertura, com a ideia de as polémicas e comentários assim, desinformando, ajudaram às vendas e à credibilidade das análises.

    Uma vergonha, mete nojo mesmo.

    Quanto a este Rola, estou como o Jaime Pacheco que uma vez disse dele num jogo do Guimarães:
    "Vou recomendar este Rola aos columbófilos da minha terra".

    ResponderEliminar
  7. Soberbo post Zé Luís.

    Não entendo como os clubes são sociedades anónimas, os dirigentes, treinadores e jogadores são profissionais e os árbitros amadores.

    A arbitragem só muda mesmo com uma tomada da Bastilha. Até lá as únicas coisas que mudam são as moscas.

    Em relação à parte que me interessa, o Porto, esta época tem havido demasiados protestos dos jogadores com os árbitros durante os jogos e poucos do treinador depois destes. Os jogadores devem ter mais contenção. Como alguém advertiu, depois de Platini ter escolhido o Porto como o alvo a abater, fomos penalizados pela versão austríaca do Lucílio Baptista no jogo em Kiev ao expulsar o Lucho de forma ridícula. Em Alvalade o B. Paixão, depois de ter feito vista grossa a 3 penaltis na área do Sporting, lá viu uma simulação do Hulk no único lance em que o jogador não ficou a olhar para o árbitro à espera da falta.

    Reparem no que acontece quando um ex-jogador do SLB regressa à América do Sul e esquece-se que já não está protegido pelos árbitros portugueses: http://www.youtube.com/watch?v=c6YM3A0dNzc

    ResponderEliminar
  8. Gostava de saber dizer o que disse e o que fica subtendido no mais que haveria a dizer.
    É preciso afirmar que aquele árbitro e quem o nomeou são um perfeito vómito carregado de matérias fecais devido à podridão do(s) seu(s)interior(es).
    Eles querem destruir-nos. NÃO PASSARÃO!

    ResponderEliminar
  9. «Washington acertou. O pai e representante de Bruno Alves assegurou, a meio da semana, num duro ataque aos críticos do central, que este faria menos falta sobre Liedson no clássico do que o contrário e sugeriu uma contagem. Resultado: Bruno Alves venceu, por larga maioria, o duelo do jogo limpo, saindo de Alvalade com apenas uma falta assinalada - que, curiosamente, lhe valeu o cartão amarelo - enquanto o autor do golo do Sporting foi o mais faltoso da partida com sete infracções, quatro das quais sobre o número 2 do FC Porto. A estatística, pelo menos neste jogo, confirma a tese defendida por Washington, segundo a qual foi criada uma imagem distorcida sobre o filho, tido como jogador violento.

    Bruno Alves reforçou a opinião do pai e, a O JOGO, confirmou que a paciência para com as críticas, que considera injustas, está a esgotar-se. E, acrescenta, a saída pode mesmo ser o caminho. "Se não puder jogar como sei, dando o meu melhor e sendo mais forte, se continuarem as críticas, vou ter de falar com o meu presidente ou com a Direcção e mudar a situação. Mas, quero ressalvar que estou totalmente empenhado aqui e quero ajudar o FC Porto a ganhar mais vezes", referiu, no final do encontro com o Sporting.

    O central comentou ainda os dados estatísticos recolhidos por O JOGO no clássico. "Cumpre-me fazer o meu trabalho e estar concentrado. Não gosto das críticas que me fazem erradamente. Vêem-me como um jogador faltoso, mas os números dizem o contrário. Trabalho para ser mais forte e melhor, mas há quem confunda agressividade com maldade e outras coisas. Dou a resposta dentro do campo e nem discuto com os árbitros", sublinhou. Na única falta assinalada por Bruno Paixão, Bruno Alves viu o amarelo. "Não era para cartão", considerou. "Foi apenas com a intenção de matar um contra-ataque, mas não fui agressivo", justificou. Aliás, o jogador acrescentou outros dados em sua defesa. "Na minha carreira nunca magoei ninguém. Só fui expulso naquele lance com o Nuno Gomes [2005/06 no Dragão] e que está ultrapassado. Podem verificar que vejo poucos amarelos e que não sou expulso", referiu. De facto, no campeonato passado só foi admoestado duas vezes em 27 jogos.»
    In OJOGO

    ResponderEliminar
  10. Também metem nojo artigos de encomenda, por acaso li hoje o jornal A bola e li o artigo do Fernando Guerra a dizer que no deve e haver nas declarações dos treinadores o Jesualdo é o mais responsável, quer dizer o outro badalhoco incita à violência e o Jesualdo é que éo culpado apenas por ser...mais velho. É este jornalismo de treta que também mete nojo e merece uma vasourada.

    O nojo é sempre um efeito secundário da azia, e daqueles lados isso existe muito, ele que fale com o Vuckcevic pode ser que ele tenha a solução.

    ResponderEliminar
  11. Meus amigos vivemos num País sem princípios e sem Moral...Também não é por acaso que ficamos mesmo na ponta da Europa.-Se formos a qualquer espaço Público verificamos que os extremos são os lugares que ninguém ocupa de livre vontade, a não ser por uma questão de comodismo, por exemplo no cinema se alguém se atrasa só temos que encolher um bocado as pernas!...Tenho como certo que chegamos atrasados a este Continente, estava já todo ocupado -como diria Almada Negreiros- e de fugida em fugida restou-nos este pedaço...A partir daqui só o Mar!...Só que este Mar é extenso como o Caraças. Portanto: -Ficas aí e muito quietinho, senão!?...

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo inteiramente Zé Luís. Deixa-me no entanto acrescentar que pior que as declarações do Paulo Bento só mesmo as do inefável Dias Ferreira, com o Guilherme Aguiar a ajudar à festa de uma forma, no mínimo, ridícula.
    Espero que hoje o Rui Moreira dê aos lagartos a resposta arrasadora que merecem. Estou certo que o fará.

    ResponderEliminar
  13. Bom post Zé Luis. Parabens.
    the turk; Estou de acordo no essencial com a sua opinião, discordo porém num ponto, concordando veja lá..., com o Paulo Bento. É que a profissionalização dos árbitros, apenas fará dos amadores incompetentes, profissionais incompetentes.
    Quanto ao facto de alguns jogadores do Porto ainda não terem percebido que dentro do campo, devem moderar os seus protestos, é uma realidade. É compreensivel por vezes a sua revolta, mas têm de perceber que aquilo que é permitido a outros, vidé Postiga no último jogo, não o é aos do Porto.
    Tambem não estou de acordo com aqueles que defendem a teoria de que deveria o treinador no final dos jogos, a combater os ataques sistemáticos de que o FCP é vitima.
    Eu critico, porque não concordo, com a postura do Paulo Bento, logo não quero ver o Jesualdo a ter a mesma atitude, por questões de pricipio, mas até por razões disciplinares. Ou alguém acha que se tivesse sido o Jesualdo a dizer aquilo passava impune? Ou apenas com uma multazita? Ou já imaginaram os rios de tinta que correriam por esse país? Não, já temos problemas suficientes que cheguem para nos preocupar. O treinador e os jogadores devem estar focados no seu trabalho diário, para conseguir os melhores resultados dentro do campo, jornada a jornada.
    Quem tem que sair a terreno, e, forma veemente, incisiva, no final dos jogos, ou em intervenções públicas oportunas, defender os jogadores, equipa técnica, em suma o clube, lutando contra a vergonhosa forma de tratamento de que o Porto é vitima na comunicação social, é alguém da estrutura do clube, como sempre foi feito, da forma brilhante como é seu timbre, pelo Presidente Pinto da Costa e que nesta altura, pelas razões que todos conhecemos, está impedido de o fazer.
    Mais do que nunca, não pode, como tem acontecido desde à 3 anos a esta parte, ser o treinador a dar a cara e a ocupar-se daquilo que não é sua tarefa. É inadmissivel o que tem sido feito ao Jesualdo neste dominio, o abandono a que tem sido votado. E não é a pessoa do Jesualdo que me interessa, não o conheço de lado nenhum. O que me interessa é o treinador do Porto, enquanto lider de um grupo de trabalho, que necessita de ser protegido e defendido para se concentrar no essencial, que é ganhar jogos e titulos.

    Já o referi neste sitio e reafimo: que raio de politica de comunicação do clube é esta?
    Como é que é possivel que a defesa de um jogador tenha de ser feita pelo seu pai/empresário? Depois não é de admirar que venha dizer "vou ter de falar com o meu presidente ou com a Direcção e mudar a situação", afinal uma forma de pressionar uma eventual saída para o estrangeiro, numa altura em que deveria estar concentrado na defesa dos interesses do clube. Apesar de tudo, na minha opinião o comportamento do Bruno Alves tem sido absolutamente impecável, dentro e fora do campo, e isto é ainda mais uma razão para que alguem da estrutura superior do clube, faça a sua defesa como deve ser.
    É revoltante que depois da intervenção do porta voz do benfica, acerca do Bruno Alves, por causa do jogo com a Naval, ninguem do Porto, ponha em evidência o que se passou com o Liedson, no jogo de Domingo.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. O que eu gostava era que os Super Dragões em vez de andarem a intimidarem os jogadores do FCP, F.dessem o Focinho a este c*br*o...

    ResponderEliminar
  15. Bento acalmou ânimos no túnel
    POSTIGA PERDEU A CABEÇA E TÉCNICO SERENOU JOGADOR
    O clássico entre Sporting e FC Porto não acabou quando Helton defendeu a grande penalidade apontada por Abel. A polémica que teve lugar durante os 120’ de jogo teve continuidade no final da partida, mormente no túnel de aceso aos balneários, onde os jogadores leoninos fizeram questão de manifestar a sua indignação a Bruno Paixão, valendo a pronta intervenção de Paulo Bento a serenar os ânimos.

    Ao que Record apurou, Hélder Postiga foi o elemento que mais “problemas” causou, tendo perdido a cabeça e confrontado o juiz setubalense com as incidências da partida. Segundo testemunhas no local, o avançado estava bastante enervado e gritava em direcção a árbitro do encontro. “Aqui mandamos nós! Aqui mandamos nós! Isto é a nossa casa. Assim não, é uma vergonha!”, afirmou, valendo a pronta reacção de Paulo Bento que serenou os ânimos em pleno túnel. “Acabou o jogo. Acabou o jogo”, disse várias vezes o treinador aos seus jogadores empurrando-os em direcção ao balneário leonino acalmando, entre outros, o mais enervado Postiga.

    Nada no relatório

    Apesar de ter sido confrontado por Postiga, Bruno Paixão parece ter relativizado o incidente e, segundo foi possível apurar, resolveu não fazer qualquer menção no relatório, até porque o jogador em circunstância alguma ofendeu o árbitro setubalense. Refira-se que mesmo no túnel, o juiz poderia ter expulso o avançado sportinguista que assim iria incorrer num castigo que o afastaria dos próximos jogos da equipa leonina, o que não vai acontecer.

    Lado a lado

    Apesar das fortes críticas na conferência de imprensa, Paulo Bento não dirigiu qualquer palavra a Bruno Paixão no túnel, no final da partida. O técnico leonino percorreu cerca de 5/6 metros sempre lado a lado com o árbitro sadino, evitando assim que algum jogador se aproximasse, e não lhe dirigiu palavra, deixando as queixas para a conversa que teve com os jornalistas. O único desabafo de Bento no túnel foi para o árbitro auxiliar. “Tenham coragem. Tenham coragem”, disse o treinador a um dos assistentes, facto que o chefe de equipa também não achou digno de entrar no relatório do jogo. in Rascord Online

    ResponderEliminar
  16. menphis, não vale a pena gastar mais cera com esse defunto postiga.

    Já agora, se leste a bolha, gostava de saber quantos penáltis eles viram no jogo, embora me palpite que viram um para cada lado, o mais conveniente.

    Eu acho piada às reacções dos lagartos, do mais rasteiro possível.

    Então não querem esquecer-se do jogo do Bessa em que Bruno Paixão expulsou Rui Jorge por duas faltas para amarelo e depois um ou dois ordinários que se viraram para o árbitro a barafustar que nem o Postiga...

    Um deles foi Pedro Barbosa, que pontapeou a bola contra o Bruno Paixão. O outro não me lembro.

    Mas os lagartos não querem lembrar-se de que Ricardo sofreu dois frangos. Um de canto com o Frechaut a cabecear na pequena área onde não estava o guarda-redes. Outro numa recarga de Fary após o frangalhão não defender um remate de Frechaut de muito longe.

    São as verdades inconvenientes dessa escumalha de verde nojento.

    ResponderEliminar
  17. O Jogo segue hoje com a desculpabilização de Bruno Paixão.

    Os tristes do Tribunal de O Jogo, que na semana passada validaram todos a nomeação por acharem Bruno Paixão adequado para o clássico, hoje vêm dizer que afinal não era assim e tal, não devia ter sido escolhido.

    O editorial é do mais elementar politicamente correcto de que, aliás, já me dei conta noutras alturas: o que faz terem ali tanta complacência para com o Sporting que não sejam interesses negociais do próprio patrão e para manter solvente um clube falido que já vendeu todos os anéis e só tem os dedos?

    É nestas matérias que se revela a independência dos jornais e a promiscuidade de interesses comerciais que vão muito para lá da preocupação jornalística.

    Mete nojo!

    ResponderEliminar
  18. nelson barbosa, sobre o silêncio ensurdecedor da SAD, da inexistente comunicação nem satisfação dos adeptos esse exemplo do Bruno Alves é paradigmático.

    E também aqui há coisas que metem nojo!

    O pai de BA já tinha alertado. O Jogo recupera a história. Mas nem com as estatísticas que confirmavam os receios e a leitura antecipada do Washington O Jogo consegue ir mais longe do que foi, tocando o assunto com pinças.

    menphis, se na bolha alegam essa gravidade das declarações de Jesualdo, vamos esperar, então, para ver em que medida sairão os castigos da porca CD da Liga. Sobre esta matéria já tenho o meu historial e não abona também a favor da seriedade dessa comissão da derrocada da credibilidade da Liga.

    Mete nojo, tudo isto mete nojo!

    ResponderEliminar
  19. O Jogo ainda, hoje:

    elabora os erros para a folha A4 que o Paulo Bento prometia preencher.

    obviamente, equilibrou as coisas de forma fraudulenta, o jornal.

    Se Paulo Bento preencheria uma folha A4, o que duvido, então o FC Porto precisava da Lista de Schindler.

    Esta Imprensa Destrutiva é do mais rasca possível.

    ResponderEliminar
  20. Zé Luís, apenas li a Bolha de hoje, e não a de ontem, e confesso nem dei muita importância ao jornal em si, só vi as " gordas" e li esse artigo porque chamou-me a atenção o resumo e o do Miguel Sousa Tavares, não vi quantos penaltis eles atribuíram.

    ResponderEliminar
  21. Olegário Incompetência para sábado. Ora bem, creio que já só falta o El mano benfiquista Santos que eu previa para a visita ao E. Amadora, mas como o jogo foi adiado ainda vamos ter essa encomenda antes do Natal, a 17 de Dezembro.

    ResponderEliminar
  22. Em 1º Lugar quem mete mais NOJO é a transmissao da TVI, simplesmente indecente e "facciosa" que aconteceu novamente ontem c/ a Transmissao do Benfica-Aves.

    Sobre as Declarações do "Risca ao Meio", e vergonhoso mais uma vez a protecção aos Clubes do Sul, se este porco se chama-se JNP da Costa apanhava já 2 Anos de suspensao...

    E mais nao digo, nem merce mais comentarios, porque o roubo foi tanto ao nosso clube ...

    Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  23. Isto é mais lenha para a fogueira...ainda vamos ver os nossos jogadores e treinador(ja nem falo do presidente)a serem castigados exemplarmente e outros nem por isso.

    fomos os mais prejudicados e vamos continuar a ser,este ano os escrotos do regime de tudo vao fazerpara o campeonato e taças ficarem em lisboa,nós só poderemos combater isto com futebol de nivel elevado,muita raça e com muita paixão...

    hoje ao ver os jornais,nem com as imagens a imprensa e seus asessores pendiam a balança para o nosso lado!!!vamos ter que voltar ao velhimho tempo(até nem é muito atraz)do contra tudo e contra todos...

    somos espezinhados todos os anos por este país...ou voltamos ao velho tribunal ou vamos ser engolidos pelos capitalistas e ficar mais uma ou duas dezenas de anos há espera de outro campeonato!!!é tempo de apoiar em força o nosso clube e defende-lo até aos limites,e correr com toda a corja que se limita a denegrir o nosso clube.


    quanto ao post sr.zé luis muito bom mesmo,precisamos é de muita materia desta pa lhes esfregar na tromba,a bem ou a mal...

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  24. Ontem o sr. Dias Ferreira não conseguiu ver a falta de Polga sobre Hulk, também não conseguiu ver o coice de Caneira na cara de Hulk (no ombro segundo ele... deve ser diferente o cartão...), conseguiu ver uma falta de Rolando sobre Rochemback antes de este esticar as asas sobre Rolando... Na cotovelada/agressão de Liedson sobre Fucile consegue saber que não houve intenção... É preciso muita paciência para estar no lugar do Sr. Guilherme Aguiar.


    Em relação à questão Bruno "Assassino" Alves quero ver logo o que é que o representante do spordem tem a dizer.

    "O pai e representante de Bruno Alves assegurou, a meio da semana, num duro ataque aos críticos do central, que este faria menos falta sobre Liedson no clássico do que o contrário e sugeriu uma contagem. Resultado: Bruno Alves venceu, por larga maioria, o duelo do jogo limpo, saindo de Alvalade com apenas uma falta assinalada - que, curiosamente, lhe valeu o cartão amarelo - enquanto o autor do golo do Sporting foi o mais faltoso da partida com sete infracções, quatro das quais sobre o número 2 do FC Porto.", http://www.ojogo.pt/24-264/artigo760373.asp

    ResponderEliminar
  25. É o nojo do costume!

    Calimeros só podem chorar. Que outra coisa poderíamos esperar?

    Os "jornaleiros"? São uma cambada de frustrados ao serviço de interesses e lobies.

    Resta-nos fazer o que melhor sabemos: GANHAR.

    Os cães ladram e a caravana passa. Dá mais gozo vencer contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  26. Parabéns pelo blog.
    Passo muitas vezes por aqui mas hoje tenho mesmo que dar a minha opinião.
    É vergonhoso a arbitragem da "paixão".
    Contra tudo e todos no final festejaremos o tetra.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  27. Vá, não sejam mauzinhos...

    Afinal, se a Igreja não se deu conta e decidiu punir um padre casado há 20 anos e com 5 filhos, como haveríam os lagartos saber de coisas de arbitragem antes do Sporting-Porto?

    No Braga-Sporting, coincidentemente com o Bruno Paixão de quem não se queixaram?

    ResponderEliminar
  28. Para aliviar a dor dos vencedores pelo custo elevadíssimo de um triunfo sem espinhas, dou um conselho:

    divirtam-se a seguir com o Telerural, a melhor coisa da RTP há muitos anos.

    assim perdem a vontade de contar quantos penáltis vão ser considerados no Trio d'Ataque...

    Já agora, esta manhã dei de caras com essa dicotomia extraordinária dos canais de Lisboa e do Porto.

    Na RTP-N, o tempo anunciava-se com abertos e alguns chuviscos.

    Na RTP-1, era céu fechado por núvens e chuva garantida.

    Que luxo, dois estados de tempo na mesma estação pública.

    ResponderEliminar
  29. Já agora, para melhorar o ambiente, aconselho a não lerem qualquer blogue lagarto.

    UUUUUIiiiiii, como aquilo fede! Mete nojo... o barulho! Não se calam! Olhem se tivessem sido prejudicados... Dasssse.


    Acho que o Vasco Lobo Xavier resumiu bem no Mar Salgado:
    "Felicita-se assim a equipa perdedora porque está habituada a isso e prossegue a sua caminhada supostamente maravilhosa com o esplendor que só uma comunicação social muito dedicada e trabalhada permite".

    Só sal nas feridas, mas pronto, não digam que não teve graça. E bem feito!

    ResponderEliminar
  30. Ah, entretanto os pasquins cofineiros fizeram o trabalho de casa.

    No correio da manha, parece que a Carol pediu para adiar o julgamento marcado para hoje. Juntou um processo, presumivelmente a seu favor mas não se vislumbra qual, como se fosse o Hulk em contra-ataque quando ia a tribunal por crimes contra os escritórios de Lourenço Pinto e Pinto da Costa - e que culpa teriam os escritórios disto?

    Pois, o argumento. Carol terá encontrado qualquer coisa nem que fosse um pintelho na sequência de um fellatio qualquer.

    Do Rascord, o porco costumeiro que se diz umgénio Queirós escreveu mais uma das suas idiosincráticas barbaridades: acha ele que o Ricardo Bosta da Liga vai chumbar a revisão dos processos pedida por Porto e Boavista.

    O escroto deduz pelo que ouviu/leu o ganso aperaltado, em quem todos os tribunais cagam em cima, mais uma vez sem contraditório, que aquilo não podia voltar à CD da Liga - quando já vai a caminho e os clubes também cagam em cima do que ele pensa.

    Portanto, à partida a coisa estaria derrotada, deve ter sido também uma das conclusões tiradas em Janeiro, talvez a um domingo e feitas em inglês técnico para atrapalhar o Carlos Daniel.

    Parece que nesta matéria de merda também se está a cagar para a intenção boavisteira de pôr o Bosta da Liga para canto.

    E, copiando aqueles doutos cartazes do CJ da FPF, já que o Bosta falou antes do tempo, não tem moral nem lugar para julgar em causa própria, mas nem todos os génios alcançam factualidades banais como esta.

    Há uma série de informações que, a serem válidas, nos asseguram que nessa peça do Rascord:
    - a notícia era outra que não a traduzida no título
    - atira-se para o fundo da peça os cálculos já alegadamente contabilizados pelo Boavista (5 milhões de euros, só?) mas não se dá novidade que, tal como João Bartolomeu, muitos venham a pedir indemnizações pesadíssimas a certos intocáveis da tasca da Liga
    - era mais uma coisa sem fundamento e só para a confusão em que aquele néscio vive há anos
    - ungénio Queirós não faz ideia do que alinhavou.

    Portanto, tudo como dantes, quartel-general em Abrantes.

    ResponderEliminar
  31. Viva !

    Em primeiro lugar, Parabéns a este blog que leio todos os dias. E que tenho prazer em ler.

    Se o que escrevo importuna é favor apagarem.

    Gostei do artigo do Zé Luís.

    Mas houve algo creio que nos comentarios levantou a problematica do papel do arbitro, da camera e dos jornalistas.

    Ou seja, entrou-se na dinamica da camera. Ora a camera não é mais que um falso olhar.

    Eu já traduzi sobre o assunto para a blog-mundo Portista !

    Fundamentalmente, a pergunta que se autoriza é a seguinte :

    Até quando os jornalistas poderão gozar ( no sentido primeiro da significação) com a imagem ?

    Quando se pensa que re-play foi concebido, em 1966, para mostrar as belas imagens, há um real problema.

    A camera ( qual angulo ? ) só procura nos mostrar faltas.

    Nunca a criação !

    Meu pobre futebol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. Bom, no Trio de Ataque, muito embora o Dr Rui Moreira tenha tentado ser mais incisivo, na verdade, não consegue, é-lhe impossível -por natureza- ser suficientemente rápido e forte na argumentação para calar as vozes discordantes...Surpreendente -ou talvez não, o homem é reguila- a posição assumida hoje pelo APV. Percebe-se que é a táctica de tentar arrastar o Sporting para a sua Guerra do Apito...através da pequena querela caseira. Fico triste com a facilidade com que o nosso Rui perde gás e se remete a um balbuciar cúmplice ora com um, ora com o outro Kalimero!...Depois nem sequer soube introduzir o lance do 2.º golo do Benfica 3-DAves 0, porque este foi metido com o braço pelo Luisão...A não ser um mail estranho ao Programa, nada mais se disse ou mostrou sobre o assunto, ponto encerrado...O Benfica marque como marcar é ponto assente que não tem discussão!...E isto demonstra a má preparação do representante -pelo menos o Rui Moreira não deveria deixar passar- do FCPorto.

    ResponderEliminar
  35. PortoMaravilha disse:
    "Quando se pensa que re-play foi concebido, em 1966, para mostrar as belas imagens, há um real problema.

    A camera ( qual angulo ? ) só procura nos mostrar faltas.

    Nunca a criação !

    Meu pobre futebol !"

    Isso em Portugal, onde os adeptos querem é que a sua equipa ganhe. Quando não ganha a culpa é dos árbitros. Daí essa necessidade de nos bombardearem até à exaustão com dezenas de repetições.

    Por isso os únicos jogos entre equipas portuguesas que vejo são os do Porto. Sou adepto de futebol, não adepto de arbitragem.

    Que diferença para, por exemplo, o jogo de hoje na sporttv, entre o Arsenal e o Wigan. Wenger colocou a equipa de reservas, com uma média de idades de 19 anos, contra uma equipa da primeira liga inglesa. Os putos ganharam por 3-0. Se fosse cá o treinador adversário iria-se queixar do árbitro para justificar a sua incompetência.

    ResponderEliminar
  36. Meus amigos,

    Tenho pena de nao ter tido tempo para comentar mais um grande post do Zé.

    So tenho uma palavra para definir o que sao os responsaveis do Sporting: badalhocos.

    Vi de relance num site que nem era do Porto ou de futebol, mas que falava de badalhoquices do futebol e como exemplos tinha aquilo que se disse sobre a arbitragem do Sporting-Porto, quer no Rascord quer na Bolha.

    Verdadeiros hinos à debilidade mental.

    Cada vez mais me convenço que esta geraçao de dirigentes e jornalistas tera de morrer para que as coisas evoluam.

    Quando leio e oiço coisas vomitadas desta forma pelos badalhocos sportinguistas e pelos pseudo jornaleiros, tenho vergonha de ser Portugues.

    ResponderEliminar
  37. O mais incrivél é eles não têm um pingo de vergonha na cara, é sempre a mesma treta com estes lagartos, quando ganham são os maiores quando perdem é culpa do arbitro.ja não ha pachora para aturar estes lagartos

    ResponderEliminar
  38. PORTOMARAVILHA: concordo com o que disse.

    Essa é, aliás, uma das razões pelas quais deixei de ver futebol no café com amigos.

    Gosto muito de estar com os meus amigos, adeptos de qq que seja o clube, mas cansei-me de estarmos a ver jogos diferentes: enquanto eu queria ver golos e jogadas bonitas, eles queriam ver foras-de-jogo, faltas, amarelos e vermelhos (que é a única coisa, aliás, as nossas tvs se preocupam em mostrar).

    Assim sendo, vou ao estádio quando posso e tv é no sossego da minha casa, em HD se possível - espero q não venha aí o dragon insultar-me :)

    P.S. tenho sérias dúvidas que o acórdão do STA (supremo tribunal administrativo) seja fundamento de pedido de revisão noutros processos (desconheço os regulamentos da liga nesse aspecto mas, pelo menos na lei geral, não é fundamento de revisão).

    ResponderEliminar
  39. Meireles Portuense

    O RM está preso na imagem que quer transmitir de si próprio, em coerência com a sua filosofia de que a política de "guerrilha" contra Lisboa que o FCP segue pelo menos desde Pedroto, já não é necessária nem adequada. Na minha opinião, está redondamente enganado! Em consequência, segue uma linha de comportamento de mansidão, de conciliação, de urbanidade de trato com os seus antagonistas de programa, que julga adequada e necessária ao sucesso dessa nova estratégia. Por outro lado, acha que isso o distancia de Pinto da Costa, condição necessária para que o outro lado aceite uma "entente cordiale" que sirva de base para a criação duma nova era de cordialidade, paz e tratamento de igualdade entre pares. É um ingénuo: como na história da tartaruga e do escorpião, eles é que nunca hão-de mudar. Aliás, estão cada vez piores, mais descarados, fazendo à vontade o que querem, nesta pseudo democracia e estado de direito, neste país hipócrita em que se faz de conta que todos são iguais em direitos e que as instituições que garantem esses direitos e a democracia funcionam.

    ResponderEliminar
  40. barba azul,

    apesar de se dirigir ao meireles, subscrevo inteiramente o que referiu e congratulo-me por essa lucidez na que creio ser a sua primeira aparição cá na bancada.

    ResponderEliminar
  41. Barba.Azul:
    Concordo com o seu ponto de vista, quando diz que o nosso Rui Moreira é demasiado brando para poder acompanhar a pedalada daqueles experientes até ao verdete, seus adversários. Por vezes chega a ser insuportável, pelo esforço feito, a forma como pretende dar um ar de maior clubite, que lhe fica mal por ser claro não fazer o seu género! E fica com um ar tremendamente pesaroso, tal como eu fico -acredito que fico- quando encho de insultos a minha Câmara de Televisão...

    ResponderEliminar
  42. Realmente, os seus dois confrades de debate são terrivelmente malandros e sabem como devem flutuar nas suas posições de acordo com as suas conveniências...Rui Moreira é mais naif, mais educado, está naturalmente em desvantagem num programa daquele tipo! -E isso faz toda a diferença, eles alinham uma estratégia que passa pelo reconhecimento dos factos, os outros furam o pacto sempre que lhes convém e depois ainda se armam em vítimas...O doutor Rui Moreira precisava de alinhar no meio dos Super Dragões durante um ano, para aprender pelo menos, o bêàbá da malandrice...

    ResponderEliminar
  43. A mim o que mais me chateia, não é a destinta lata de um índividuo que se chama Bento, não ter um minimo de educação. Estalou o verniz.
    Este que já se julgava o sucessor do special one, perdeu a compostura. Coitado.
    Enquanto ganhou taçitas com erros grosseiros de arbitragem como a super-taça de coimbra e a taça de portugal, nem piou.

    Quanto às TV´s e os seus paineleiros, sempre foram e serão assim.
    Meus amigos, quantos mais anos o FCP for ganhando a acidez e amargura, vão aumentar de tom.
    Quanto mais destila, mais queima.

    O que me chateia à brava é isto;

    A jogada do golo do FCP, deveria ser transmitida até à exaustão, para que toda as pessoas vejam o portento da jogada fabulosa, que o Hulk protagonizou.

    É isso que os amargura, e lhes corroi as tripas, e o pequenino cérebro que ainda têm.

    Para esconder este lance e para que mais miúdos não sejam adeptos do FCP, massacram quem vê a TV, com imagens e comentários ferverosos de antipatia ao FCP.

    Se eu fosse Administrador da RTP, o que o representante do Zporting ontem afirmou, pagaria com o despedimento puro e duro do programa em causa.
    No fundo o que o homem demonstrou é a faceta escondida daqueles viscondes falidos, que não passam de arruaceiros com dinheiro, armados em educadinhos.

    É inadmissivel, que alguêm utilize o que todos pagam para incentivar à violência e ao tumulto, numa sociedade que se diz democrática.

    Quanto ao SR Paixão e depois de tudo o que o acusaram, mais uma vez demonstra que está comprometido com a 2ª circular, pois caso contrário colocaria uma acção em tribunal na defesa da sua honra e do seu bom nome.

    Ai se o homem fosse azul. Era motivo para o Apito fase 2.

    Zé Luis. Excelente post.
    Vamos em frente.

    ResponderEliminar
  44. 200% de acordo com o barba azul. Só um ingénuo ou um suicida é que é cordial e amigo de escorpiões e víboras. A urbanidade de trato correcta para tais bichos peçonhentos, é desfazê-los à paulada antes que eles tenham tempo de nos atacar.

    A comunicação social anda muito aborrecida com o sr. Bruno Paixão. Não por ele ter errado muito mas apenas por ele ter errado qualquer coisita a favor do FCP e o FCP ter ganho. A prova disso, é que aqui há uns meses atrás o sr. Olegário também errou muito mas como foi sempre a favor do Sporting e o SCP ganhou, eles não ficaram nada incomodados nem aborrecidos com a arbitragem. Antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  45. Gostaria que alguêm me explicasse algumas situações do jogo Sporting Porto.
    Exemplo;
    O rendimento do J.Moutinho.
    Na selecção não corre metade do que correu neste jogo.
    Estive em Braga a ver a selecção contra a Albánia, e este foi substituído aos 60 ou 70 minutos(?), porque se arrastava em campo.
    Chega ao Zporting e corre que nem o coelhinho da duracell. Dá pau, resmunga, chora, grita levanta-se e corre novamente. Que diferença abismal.
    Alguêm me pode explicar?

    O Abelha, corre tanto que até parece que vai de mota, e os outros a pé. Correu durante os noventa minutos, e quase no fim do jogo, e ainda pleno de força faz um remate potente de fora da área...e mesmo assim não é chamado à selecção. Porque será?

    Será porque têm um bom preparador físico???

    ResponderEliminar
  46. Lá o calimero do trio d´ataque além de todas as babuseiras que disse ainda conseguiu mentir descaradamente ao dizer que o porto teve 21 mil pessoas no jogo em casa com o dinamo, o que é mentira porque eu estive lá e tiveram mais de 30 mil pessoas, e o mais incrível é que não foi desmentido por ninguém!!

    ResponderEliminar
  47. Mafalda, eu enviei um e-mail de correcção, ainda durante o directo, não mais de 3 minutos após ter ouvido esse curioso número 21000. Aliás, até enviei 2 e-mails, pois o primeiro esqueci-me de o assinar.

    ResponderEliminar