10 novembro 2008

Empurrados pela Paixão por vencer

Sporting (4)1-1(5) FCPorto (após g.p.)
Liedson 29' e Hulk 59'Equipa: Helton, Fucile (Lino 100'), Rolando, B. Alves, P. Emanuel, Fernando, R. Meireles (C. Rodriguez 56'), Lucho, M. Gonzalez (T. Costa 45'), Hulk e Lisandro

Repetindo o filme de há duas épocas atrás, o FCPorto conseguiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, através da marcação das grandes penalidades, mas desta vez foi a Heltón que coube ter o papel de "herói" da partida, defendendo por duas vezes as grandes penalidades marcadas pelos jogadores sportinguistas.

Se é um pouco relativo, discutir a justiça do resultado quando ele é determinado pela marcação de grandes penalidades, e se os penaltis são uma lotaria, então não é demais dizer que a taluda saiu para a equipa que, embora sem deslumbrar, conseguiu sempre unir-se perante todas as armadilhas e ratoeiras que lhe iam colocando no caminho. Armadilhas essas que, embora colocadas com Paixão, serviram apenas para que viesse ao de cima a tão falada, e ultimamente ausente, mística que tanto nos habituamos a ver no FCPorto, e quanto à crise de resultados, com estas duas vitórias pode-se dizer que a equipa quer fazê-la desaparecer o mais rápido possível e está a lutar muito por isso.

Relativamente à equipa, Jesualdo Ferreira apresentava uma novidade esperada, Hulk a jogar de início relegando Rodriguez para o banco, e outra inesperada, Mariano no lugar de Tomás Costa, sendo que a outra mudança ocorria com a substituição de Fucile por Sapunaru no lado direito .

O jogo começou equilibrado, logo aos 2 minutos, Hulk teve uma oportunidade para marcar, mas preferiu servir o colega, ficando a ideia que se fosse tão egoísta como, ás vezes, o é e rematasse poderia ter mais sucesso, mas deixou que o passe fosse interceptado por o defesa sportinguista mesmo in extremis.

A partir daí, o FCPorto perdeu o domínio do jogo e começou logo, desde cedo, a ver as ratoeiras a serem postos no caminho, Liedson agride com uma cotovelada Fucile nas barbas do árbitro que nada fez. Faço minhas as palavras do narrador do jogo da TVI, "Liedson joga com muita paixão", é verdade, neste lance o que mais houve foi Paixão. Mas mais Paixão haveria de ter o jogo...

O FCPorto mostrava-se muito confuso tacticamente, perdido no meio do losango sportinguista, os jogadores perdiam lances de forma estúpida, a equipa era demasiado tenrinha para o Sporting, enquanto Rochemback entrava a matar sobre Lucho, Fernando deixava-os passar. A falta de agressividade portista contra a agressividade sportinguista, sempre com a benevolência de muita Paixão, deu origem a um FCPorto muito acanhado, com receio de meter o pé e sempre muito confuso.

Mas, mais uma vez, o FCPorto quase que convidou o adversário a marcar e aos 29 minutos Fernando não conseguia aliviar a bola de forma perfeita, esta iria ser ganha por Liedson que cabeceava para dentro da baliza, perante um Pedro Emanuel incapaz de lhe ganhar nas alturas.

O FCPorto, até ao intervalo e depois do golo sofrido, não mais se viria a encontrar na partida, a pressão era sempre muito fraca, sem agressividade nenhuma, a equipa não denotava tranquilidade e acerto nos passes e tudo saía de forma confusa e sem nexo.

Jesualdo Ferreira viu que tinha que mudar e, no intervalo, trocava Mariano por Tomás Costa, pretendo equilibrar mais o jogo, já que com Mariano na partida o FCPorto estava a jogar com menos um.

E de facto, o FCPorto equilibrou mais no meio campo, passando a jogar mais liberto e menos confuso, embora nem sempre deslumbrava. O FCPorto trabalhava mais e melhor e mostrava que queria mudar o rumo dos acontecimento. Jesualdo faria entrar Rodriguez para o lugar de Raúl Meireles para tentar arriscar um bocadinho e relançar a equipa para o ataque.

A partir daqui, o jogo teve bons momentos de emoção, muita rapidez, bem jogado de parte a parte e equilibrado até que Hulk, aos 59 minutos, pega na bola no seu meio campo e sozinho cavalga em direcção da baliza adversária fazendo-a parar dentro das redes de Rui Patrício, fazendo um empate já merecido por aquilo que a equipa trabalhava até ao momento.

E foi o mesmo Hulk protagonista de dois lances onde o Sporting mostrou ter muita Paixão. Uns minutos depois do golo, Polga na área sportinguista toca o pé do jogador brasileiro em plena área ficando uma falta por marcar, mas o mais escandaloso viria-se a passar a seguir, Rui Patrício atirou-se para cima de Hulk derrubando-o de forma clara em plena grande área, ainda por cima, e já quando Hulk estava no chão, Caneira, cobardamente, dá um pontapé na cara do jogador portista. Falta contrária, amarelo para Hulk, que viria a ser decisivo depois para o FCPorto jogar com 9, e o jogador sportinguista leva o segundo amarelo apenas por…ter encostado a cabeça ao jogador brasileiro. De rir com muita Paixão.

O FCPorto com mais um elemento no jogo tentaria vir para a frente, mas encontrou um Sporting a jogar sempre muito concentrado defensivamente, e a equipa portista, embora trabalhasse imenso, teve sempre imensas dificuldades para encontrar soluções. Mais uma vez nota-se que nesta equipa portista falta um pouco mais de qualidade no meio campo para a frente, na minha opinião Lucho está demasiado amarrado tacticamente, o que leva a desgastar-se imenso.

Até ao final da partida, o jogo foi sempre jogado com alguma emoção, muita intensidade, muito equilibrado e as duas equipas procuravam vencer, embora com poucas oportunidades de golo, mas Paixão viria a equilibrar o número de jogadores para cada lado, Pedro Emanuel seria expulso por acumulação de amarelos com Moutinho a saltar por cima dele e a fazer um belo número de teatro circense .

No prolongamento, Lino entrava para o lugar do exausto Fucile, e o jogo continuaria na mesma, muito espaço para jogar, mas pouco espaço para oportunidades de golo, as equipas viriam a cair fisicamente, talvez devido aos jogos exigentes que ambos tiveram para a Champions League e o jogo iria-se ressentir até ao seu final. Mas o jogo ainda não terminaria sem mais umas verdadeiras anedotas à Paixão, num canto a favor do FCPorto, Rochemback deu uma cotovelada a Rolando, penalti transformado em falta contra o defesa portista, e no lance a seguir Hulk cai na área, mas sem protestar, levantando-se depressa, mas Paixão não resistiria a dar mais um cartão amarelo e a expulsá-lo.

A equipa portista aguentou-se bem e conseguiu levar o jogo para a marcação das grandes penalidades, onde Helton brilharia conseguindo uma passagem aos oitavos de final muito sofrida e muito intensa, mas acabando por ser justa perante toda a garra demonstrada. Apesar de ainda continuar a não deslumbrar, e de Jesualdo Ferreira ainda continuar a estar muito equivocado nalgumas posições de jogadores, mais uma vez viu-se que Fernando poderá ser mais útil na direita e que, definitivamente, Mariano é um equívoco.

O FCPorto conseguiu mais uma vitória, ou uma vitória depois de um empate no tempo regulamentar, importante para que os fantasmas dos maus resultados fossem vencidos. A crise, essa, está, devagarinho e com muito sofrimento, a afastar-se dos lados do Dragão.

54 comentários:

  1. 7' - Liedson acerta com o cotovelo na boca de Fucile e o uruguaio tem de sair do relvado para receber assistência médica. Não houve sanção disciplinar para o avançado do Sporting.

    46' - Lucho faz uma falta normal, a meio-campo, sobre Rochemback. Perante a habitual pressão histérica do público de Alvalade, Bruno Paixão mostra um cartão amarelo ao argentino do FC Porto.

    47' - Rochemback tem uma entrada às pernas de Lucho nas barbas do árbitro, que marca falta, mas se "esqueceu" da sanção disciplinar para o médio do Sporting.

    62' - Hulk é derrubado por Polga na área do Sporting, mas o árbitro limita-se a marcar canto. 1º penalty (e cartão amarelo para Polga) que ficou por marcar contra o Sporting.

    68' - Rui Patrício carrega, de forma evidente, Hulk pelas costas, derrubando-o de forma ostensiva. Caído no chão, Hulk é ainda atingido na cara por uma patada de Caneira. 2º penalty (e cartão vermelho directo para Caneira) que ficou por marcar contra o Sporting.

    109' - Rochemback atinge Rolando com o braço esquerdo na face, derrubando-o. 3º penalty (e cartão vermelho directo para Rochemback) que ficou por marcar contra o Sporting.

    Isto é apenas um resumo dos principais lances em que o Bruno Ladrão ROUBOU descaradamente o FC Porto.
    Apesar de, no computo geral, terem sido claramente favorecidos pela arbitragem, os calimeros ainda tiveram a lata de se queixar no final do jogo.
    Logo à noite, o Manuel Serrão vai-lhes dizer das boas no Porto Canal.

    ResponderEliminar
  2. HAHAHA.. sem duvida, josé correia,
    condordo, o Manel Serrão, com certeza hoje vai estar moralizado, e vai mandar umas boas papaias!!

    Já agora espero que o Rui Moreira, cale de uma vez, por todas aquele anormal que é adepto do spc (Trio d´ataque), que só fala em castigar o Bruno Alves..este jogo, tem lances de agressões do Liedson, Roca, R. Patricio..COTOVELADAS!!

    Aqueles anormais dos comentadores da TVI, são do pior que há no país.. Fartei-me de rir em varias ocasiões, com tremendas burridades.

    ResponderEliminar
  3. Façam um serviço ao fc porto e enviem emails ao serviço de informação da tvi a questionar o faccionismo dos comentadores, bem como a falta de qualidade e o populismo excessivo que apresentam...
    eu já enviei o meu hoje. Sao ridiculos...

    ResponderEliminar
  4. Eu aposto que a comunicação social vai dar muito destaque aos panascas do sporting e como nós ganhamos, a opinião publica vai já dizer que fomos beneficiados!!!
    É uma vergonha os comentarios do paulo bento e da leopoldina presidente dos lagartos!!!

    mas pronto, depois de sermos mal tratados por um arbitro sem o minimo de categoria, ainda ganhamos o jogo...é como diz o jesualdo, "uma vitória á porto"!!!

    Se ouvir alguem dizer que o porto foi beneficiado acho que não me contenho e parto para a violencia!!!

    vou guardar para sempre 2 coisas deste jogo...
    primeira parte
    faltas: 15sporting - 5porto
    cartoes: 0 sporting - 2porto

    a segunda é aquele penalti incrivel do rui patricio...é inacreditavel!!!!!é do mais escandaloso que vi até hoje!!!!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos.
    Hoje foi mais fácil começar a semana depois da boa vitória de ontem.

    No entanto penso que os problemas do porto estão para continuar e nem as recentes derrotas foram alarme suficiente para a nossa equipa técnica.

    O porto jogou mal, muito mal na primeira parte e apenas com coração e garra na segunda. Não percebo esta equipa que não consegue segurar a bola e está muito macia no meio campo defensivo. Ainda assim depois de termos jogado na quarta (1 dia depois do adversário) e com viagens desgastantes, não foi mau.

    Jesualdo continua a inventar e a tentar sacar algum coelho de uma cartola em que já ninguém acredita.

    Jogar com PEmanuel a DE e Mariano foi deixar uma ala inteira ao adversário e descompensar completamente a equipa do Porto. Não substituir Emanuel por pele e passar fucile para a esquerda foi erro tão notório que dei por mim a fritar com o televisor!!!

    Lucho e meireles estão uma nódoa neste inicio de epoca (meireles tem disfarçado com mais garra). O cansaço nota-se indiscutivelmente pelas más decisões no passe e pelos ressaltos sempre perdidos.

    De resto foi um jogo emotivo com 3 penáltis para o porto e 1 ou dois que podiam ter sido marcados para o Sporting.

    A equipa base do porto para mim terá de ser:

    Helton
    Fernado rolando Alves Fucile
    Pele
    Meireles (tomás) e Lucho (guarin)
    Rodriguez (lucho Guarin)
    Lisandro Hulk

    Neste momento não percebo a falta de opurtunidades a pele e a guarin.
    E não percebo pq entendo que a confiança que tem sido dada a rolando se entende pelo futuro desta posição chave tendo em conta a falta de velocidade do P emanuel.
    Guarim e pele são dois jogadores com alguma experiência e que sabem segurar a bola , tendo alguma visão e propensão ofensiva. Lucho e meireles têm de se fazer à vida e seria bom que rodriguez seja descolado na extrema esquerda. (até que enfim que apareceu no lado direito a flectir para o meio por uma ou duas vezes ontem o que não se tinha visto até aqui.)

    Uma ultima questão, hulk ainda não é jogador mas neste momento tem lugar pela garra e pelas suas características. Ainda prende muito a bola mas está melhor e vai aprender a jogar futebol.

    Para o Guimarães aui fica a minha sugestão

    Helton
    Fernando Rolando Alves Fucile
    Pele
    Meireles (lucho) TCosta
    Guarin (Cebola)
    Lisandro e TariK (Farias)


    Vamos lá PORTO
    Se como nos mostraram que ainda têm garra , é mais fácil voltar a jogar à bola como deve ser.

    Cump
    João

    ResponderEliminar
  6. Tive agora no site do Record, perdão Rascord e vai por lá uma azia...Eh,eh,eh...
    Em relação ao Paulo"Zbordém" Bento e ao Melhor Amigo do Dias da Cunha é o choradinho do costume, já a pensar na próxima jornada...
    O Paulo Bento ao intervalo já contava com a vitória no saco, devido á pobre exibição do FCP, só que depois saiu lhe o tiro pela culatra...o que o deixou atarantado....do tipo:
    -Mas será que eu agora vou perder a única coisa que enganava estes gajos, de modo a que eles pensavam que eu era um treinador, que era vencer o Jesualdo?...Como é que eu depois justifico não conseguir ganhar nada?...

    ResponderEliminar
  7. Depois do que vi Jesualdo fazer, outra vez, vou com o coração nas mãos ao Porto-Guimarães. Já perdi foi a vontade de ir a Istambul.

    Quanto ao Bruno Paixão, por incrível que pareça já o vimos fazer pior, muuuuuuuuuuito pior!

    E o Paulo Bento é incorrigível.

    A vitória deveu-se ao Helton e ao Hulk, sem menosprezo para uns quantos mais que se esfalfam e com a pena que continuo a ter de Meireles e Lucho (prolongamento em extremo sacrifício e um penálti falhado por exaustão, sente-se o cansaço ao bater mal na bola) correrem num meio-campo que de novo o treinador deixou desordenado.

    A derrota do Sporting dedico-a ao ressabiado Hélder Postiga, ao trauliteiro Liedson e ao nojento Paulo Bento. Nem eficácia, ou falta dela, foi: é mesmo falta de classe.

    p.s. - meirelesportuense, a minha avaliação ao Jesualdo tem já dois anos e pico com muitos altos e os baixos bem recentes porque os detectei e os justifiquei.

    Há quem critique sem justificar, sem explicar, sem aduzir razões que sustentem uma afirmação.

    Apesar da merda de reforços que muitos apontam aqui acho que com um treinador mais seguro de si e consistente nas opções tinha posto a equipa a jogar melhor. Creio é que só ao fim de uma dezena ou uma dúzia de jogos se pode avaliar isso, mediante o nível de opositores que se lhe deparem, as características da competição, o "momento" em que é suposto todos estarem ao mesmo patamar físico, técnico-táctico e psicológico.

    Agora é que deve começar a cobrança, não era há 2ª jornada onde alguns reforços mal jogavam e já eram uma merda. Para isso temos o ricardocosta e mais alguns infiltrados e outros que nestas horas nem aparecem tal a vergonha de os seus vaticínios não se estarem a cumprir.

    ResponderEliminar
  8. joão,
    não podia estar mais de acordo contigo..
    Pelé no banco, até é pecado!

    "meu 11", para receber e GANHAR ao Guimarâes:

    -----------Helton------------
    Fernando-Rolando-Alves-Fucile
    -------------Pelé------------
    T.Costa--------------Meireles
    -----------Cebola------------
    -------Lisandro--Hulk--------

    Lucho precisa "descansar"..

    ResponderEliminar
  9. Gostava de destacar um jogador que esteve em grande plano, o fucile...DEpois de lesão, apresentou-se a grande nível e saiu esgotado...É esta a fibra e o querer que marca o fcp...Continuamos em frente e apenas não cumprimos um objectivo ;)...É uma piada à POaulo Bento...O homem dos objectivos...Por época consegue arranjar objectivos e todo o lado...Lamentável os comentadores da TVI, falar em nauseas é eufemizar...Cambada de F**(editado por mim)...Espero que a equipa tenha a mesma atitude e ganhe os f**(+ uma vez editado por mim) de GUimarães...Ao Hulk, falta ganhar experiência e saber soltar a bola no tempo certo, para finalmente valer os 11 milhoes do seu passe...
    P.S. Jesualdo, controla os amuos e as birras dos argentinos e do hulk...ELES QUE JOQUEM EM EQUIPA

    ResponderEliminar
  10. "(...)forçou o prolongamento e o brilho de Helton, que silenciou o estádio, emprestando momentaneamente o perfume que o Sporting e a instalação sonora de Alvalade prometiam propagar em Lisboa."site do FCP

    Os jogadores foram recebidos com " Cheira bem, cheira a Lisboa" e de facto,é verdade, Lisboa tem um cheiro melhor quando FCP vai lá ganhar.

    ResponderEliminar
  11. http://estadiodragao.com/televisao-pouco-independente/

    ResponderEliminar
  12. JA REPARARAM A PREOCUPAÇÃO DE COLOCAR O INEXISTENTE PENALTI SOBRE O ABEL PARA EQUILIBRAR AS CONTAS QUANTO A ARBITRAGEM? RIDICULOS...
    NEM COMENTAM AQUELA AGRESSÃO DO LIEDSON DE PÉ EM SOLA... AI SE FOSSE O BRUNO ALVES...

    sorry the caps

    ResponderEliminar
  13. As reacções sportinguistas mostra aquilo que eu venho dizendo aos meus amigos particularmente, os viscondes são piores do que os outros. Se os outros reajam da maneira mais taberneira e rasca possível, destilando ódio, levando que a emoção lhes tolde o cérebro, estes reagem com superioridade, com a mania de serem superiores aos outros só porque são viscondes. Por mim, são todos filhos da mesma mãe. Tudo igual.

    ResponderEliminar
  14. Penso ser necessário e urgente estabilizar a equipa, começam a aparecer soluções alternativas, pelo menos até Janeiro para se adquirir pelo menos mais um lateral esquerdo mas desta vez que o seja mesmo.
    Fucile pode até jogar mal mas é brioso e " à Porto ", precisa jogar mais, debelar lesões e que o Uruguai o deixe em paz.
    Fernando parece boa alternativa para a direita.
    Esperemos que o Tarik melhore, ainda vamos a tempo embora estejamos intermitentes.
    Da imprensa, enfim, mais do mesmo, lamentável.
    Amigo Zé Luís, mesmo com dúvidas vai a Istambul que é uma cidade fantástica.

    ResponderEliminar
  15. O Porto ganhou pessoal, haja alegria, carago!!!!!!!!

    Depois de uma 1ª parte onde fomos menos do que nada, regressamos dos balneários para fazer um jogo à Porto, com garra, amor à camisola.

    Apesar de achar que não temos um fio de jogo, nem qualidade, estamos a ter o suor e a lealdade que muitas vezes fazem a diferença no fim e pela positiva.

    Continuamos a jogar sem o nosso melhor jogador, Lucho González, está de rastos, a classe está lá mas sem condição fisica nenhuma o que faz a equipa emperrar.

    Neste jogo em particular, gostaria de salientar pela positiva as exibições de Fucile, Hulk, Lisandro e claro Hélton; pela negativa as exibições de Mariano (mais uma vez, falta saber até quando), e do capitão Pedro Emanuel (a falha no golo e principalmente não ter sabido se aguentar em campo).

    Da arbitragem não há nada a dizer que já não tenha sido dito aqui, uma vergonha, má de mais para ser verdade.

    FORÇA PORTO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, CAMPEÕES!!!!!!!!!!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    P.S. Não percebo o ódio de estimação com o Tomás Costa, o homem jogou a médio ála direito, a médio interior direito, a defesa direito e a trinco, 4 posições num jogo só e mesmo assim comseguiu jogar benzinho em todas elas e marcou o seu pénalti. Só temos é que lhe dar os parabéns e agradecer pelo esforço e dedicação à equipa

    ResponderEliminar
  16. Jesualdo voltou a ligar o complicador e na primeira parte só esteve uma equipa em campo. O treinador voltou ao 4-3-3 que perdeu na supertaça frente ao Sporting em detrimento do 4-1-4-1 que venceu em Alvalade para a liga. Analisando as opções de Jesualdo:

    Helton - Mostrou que nunca devia ter saído do 11. Para além das defesas viu-se a grande vantagem em relação ao Nuno, a forma como interceptou a maioria dos cruzamentos do Sporting.

    Fucile - Fiquei preocupado quando o vi a titular. Já não jogava há um mês, quando se lesionou no Uruguai - Argentina. Não acreditei que fosse durar os 90 minutos. Apesar da 1ª parte fraca fez uma 2ª a bom nível, inclusive a atacar. No entanto, para este jogo teria sido melhor opção no flanco esquerdo, que é por onde o Sporting faz a maioria dos ataques.

    Rolando e B. Alves - As escolhas mais lógicas.

    P. Emanuel - Fez uma exibição razoável contra o D. Kiev, que é uma equipa muito limitada e que ataca principalmente pelo centro, onde estão os seus melhores jogadores. Fora da sua posição natural e dada a falta de velocidade, era apenas uma questão de tempo até o Sporting tirar partido desses factores.

    Fernando - O miúdo tem potencial mas também tem falhas comprometedoras para a posição que ocupa em campo. A meu ver a principal é a forma como perde bolas quando é pressionado. Isso deve-se a ser o médio defensivo mais fraco tecnicamente e fisicamente. Pelé teria sido muito melhor opção, até por ser mais experiente.

    R. Meireles - Não é jogador que jogue bem quando há pouco espaço, o que acontece sempre que jogamos com o Sporting. Tommy seria melhor opção pela forma porque é mais agressivo e transporta melhor a bola.

    Lucho - Não está bem fisicamente e isso foi demasiado óbvio, dada a pressão que o meio-campo do Sporting faz.

    M. Gonzalez - Não entendi qual era a ideia do Jesualdo. E provavelmente o Mariano também não.

    Hulk - Aqui a escolha é pacifica.

    Lisandro - Jesualdo colocou-o descaído para a direita. O resultado foi que não ajudou a fechar o flanco e andou completamente perdido a atacar. Nada que não se tenha visto sempre que joga nessa posição.

    Não entendo porque no 4-3-3 de Jesualdo nem os médios interiores nem os extremos ajudam os laterais a defender. Não entendo porque raios nunca joga com dois avançados centro. Não entendo porque nenhum lateral esquerdo fez mais de 3 jogos seguidos. Não entendo porque ao fim de 4 meses a equipa tem tanta dificuldade na construção de jogo. Não entendo porque o Jesualdo substituiu P. Emanuel contra o Dinamo, quando ele tinha um amarelo e não fez o mesmo ontem, ainda por cima com o B. Paixão. Não entendo Jesualdo. Alguém me explique como se eu tivesse 4 anos.

    ResponderEliminar
  17. Mas ninguém fala do penalti do Rolando?

    Mas que análise mais imparcial

    ResponderEliminar
  18. qual??aquele do Rochemback em que akele senhor de apito marca falta ao rolando?

    ResponderEliminar
  19. Zé Luís, não me foi necessário esperar muito para ver os erros cometidos. Eram clarinhos como água...Um deles Sapunaru. E não tenho nada contra ele, considero-o um bom jogador mas como defesa lateral, valha-me Deus!... Eu até acho que o Jesualdo ganhou estes dois jogos sem saber ler nem escrever, apesar de...Porque ele é muito fraquinho quer em termos tácticos quer estratégicos...Falta-lhe a visão de génio que alguns têm, outros não! -Aquela expressão de incredulidade em Alvalade e em Kiev testemunha bem isto que digo...Falta-lhe instinto competitivo, carácter raçudo daquele de antes quebrar que torcer.Porque é isso que é a marca do FCPorto. Vontade de ganhar...Foi isso que sucedeu ontem e na quarta-feira, mas transmitida de dentro para fora, dos jogadores para o Treinador, incrível! Ele ficou encostado ao banco, sofredor, a rezar aos Deuses, sem capacidade de intervenção. Já dizia isto há dois anos, digo-o agora: -Aprenda Professor, Clube e adeptos como estes, não consegue encontrar em mais lado nenhum. É a sua oportunidade de agarrar o barco, mas para isso, tem de deixar os complexos em casa e dar mais de si!
    Não tenho que justificar a minha opinião em todos os momentos, para isso temos os cientistas de opinião residentes, tenho a minha sensibilidade para o fenómeno e acredito na minha intuição, a provar a minha razão, aí estão os factos...Só mais uma coisa, o Tomás Costa pode não ser um portento de elegância, mas é um jogador à Porto!...

    ResponderEliminar
  20. Isto é tão imparcial como os comentários da TVI e como o Record, se quiser essa imparcialidade poderá encontrar por lá.

    ResponderEliminar
  21. Agora há que saber resguardar estes êxitos e não desperdiçá-los em novas asneiras, por isso eu temo a intervenção menos cuidadosa e pensada do Prof...Lembram-se do que eu disse -escrevi- aquando da nossa visita a Liverpool para a Champions do passado?...Estava ali bem patente toda a sua incapacidade. Se ele fosse um pouco mais esperto teríamos ganho lá, de caras.Com uma equipa bem estruturada e recheada de bons jogadores fizemos um jogo miserável e perdemos de forma incrível, contra uma boa equipa, mas na altura perfeitamente ao nosso alcance! Porque eu tenho que o Treinador do Liverpool é um Flop de todo o tamanho...Tal e qual! O problema do defesa esquerdo é mais difícil de resolver porque é um lugar muito específico, qualquer jogador esquerdino tem tendência a atacar e isso fá-lo perder a sua concentração defensiva, o Bosingwa era assim na direita, mas tinha uma velocidade inacreditável que lhe permitia recuperar muitos lances, no entanto não está ao alcance de qualquer um possuir aquelas qualidades. Valeu Vinte Milhões! Pois bem, se não temos um Bosingwa temos um Fernando, porque não aproveitar? Porque o Prof tem na cabeça inserido que o lugar é do Sapunaru! O lugar do Paulo Assunção pode ser feito por vários jogadores, basta que a estratégia sofra alguns ajustes, mas o Pelé deve ser tentado, para mostrar se é solução, se fôr o problema está resolvido...Voltando à esquerda, Fucile, que o Prof ridicularizou no início da época, não esqueço o que se passou em Braga, os jogadores são homens e têm que ser respeitados, é a opção certa desde o início, sem contar com Benitez ou Lino...Lino é mais um médio esquerdo e ele faz muito bem essa posição. No eixo da defesa estamos bem Rolando e Bruno dão-me garantias, são valentes e o Rolando já mostrou ter mais velocidade e capacidade impulsão que o Pedro Emanuel, estou convencido que o Liedson ainda estava hoje a tentar atingir aquela bola de ontem. Mas pronto tergiversemos...Tomás Costa é um pouco desequilibrado em termos físicos, parece partir-se todo sempre que se movimenta, mas é lutador e pode evoluir muito porque as potencialidades estão lá, pode fazer perfeitamente qualquer lugar no miolo...Lucho é o cérebro, e como cérebro que é deve andar um pouco atarantado com as opções do Jesu...Ontem estava todo roto e o Prof não o poupou, podíamos ter ganho na primeira série de GPs...Mas ele continua a ser a marca da diferença de Classe. O Hulk é um caso sério de força e técnica. Mas é um anarquista em termos de jogo colectivo, Trabalhem-no e vão ver! O Rodriguez é Pantufinhas, joga bem em jogo lento, mas quando necessita de ir à linha e cruzar é bola desperdiçada...Talvez mais recuado, tem que se libertar da bola mais rapidamente...E Lisandro tem alguma amargura em relação ao Hulk, este roubou-lhe algum protagonismo, notei e escrevi isso nos primeiros jogos da temporada...Só deve mostrar que são compatíveis e que continua a ser indispensável ao Clube, grande alma...
    Helton, fez ontem uma bela exibição, calou muitas bocas e demonstrou o seu valor, não pode é continuar a querer ser virtuoso em demasia, num lugar muito perigoso para brincadeiras...

    ResponderEliminar
  22. Honestamente acho que falta calma a muita gente por aqui. Aliás, essa calma é bem patente na forma como o jogo foi sendo analisado ao minuto na caixa de comentários anterior.
    A obsessão contra tudo o que está no Porto, seja a SAD, seja o Jesualdo, sejam os jogadores assume padrões de esquizofrenia que deviam preocupar alguns. A verdade é esta: os adeptos do Porto são, neste momento, os piores do país para a sua própria equipa.
    É com tristeza que escrevo isto. Não estava habituado a ver a equipa remar contra tudo e contra todos e ainda contra a sua massa adepta. Esses, suponho eu, são para apoiar.
    Há quem por aqui cegamente tenha defendido Jesualdo. Agora, esses mesmos, são os que dizem que Jesualdo não serve.
    Outros ganham obsessões. Ou é a SAD que é uma cambada de comissionistas (palavra gasta e cansada nestas caixas de comentários). Ou é o Tomás Costa que é um péssimo jogador, ou então, o ódio de estimação, o Mariano que devia ser queimado vivo. Se gastassemos essas energias todas a favor do clube e não contra ele, provavelmente não teriamos perdido 3 vezes consecutivas.
    É que não se espantem. Todos temos culpa. Não é só uma eventual má colocação no mercado da Sad, nem as possíveis más opções do Jesualdo,nem tampouco apenas as más exibições dos jogadores. Todos nós temos culpa na forma como, em vez de apoiarmos e ajirmos pelo clube, o atacamos dentro e fora do estádio.
    Para isto basta ver o que foi a pressão dos adeptos contra o Kiev ou contra o Leixões que aos 10 minutos de jogo já assobiavam a equipa. Ao contrário, o Benfica empatado em casa no prolongamento com o Penafiel para a taça era aplaudido e incentivado. É um exemplo (e como me custa dar...) entre muitos que nós malogradamente temos oferecido.
    POr aqui, as inteligencias do costume continuam a mandar palpites.
    Para uns o Jesualdo é uma espécie de semideus e a Sad a versão terrestre do diabo que impregnou este plantel de más sementes, sem que o Jesualdo pudesse fazer alguma coisa. A Sad, essa mesma que foi campeã mundial de clubes.
    Para outros o Jesualdo, esse mesmo que é bicampeão nacional, é uma besta quadrada que só faz asneiras, jogo após jogo.
    Para outros ainda é o Mariano, o Tomás Costa, o Fucile, o Hulk, e tantos outros (na verdade, há quase um adepto por cada ódio de estimação) que são os grandes culpados de tudo o que de mal acontece.
    E juizinho, não?
    E elevar a equipa em vez de a deitar abaixo, que para isso já temos Valdemar Duarte, Tvi, Sporttv e afins?
    E perceber que não se pode ganhar sempre e que, de quando em vez também há momentos maus, da Sad, de Jesualdo e de qualquer jogador?
    E admirar uma equipa que jogou quarta-feira à noite em Kiev, teve que fazer uma viagem de várias horas, para jogar em casa do adversário que tinha mais um dia de descanso e sem viagem para fazer, e mesmo assim aguentou estoicamente 120 minutos mais penalties e trouxe-nos a vitória?
    E compreender que Jesualdo erra, mas tem um grupo muito jovem, num princípio de época com as lesões de Fucile e Tarik?
    E perceber que esta mesma sad foi quem comprou todos esses fabulosos jogadores ao longo destes anos: Pepe, Anderson, Lucho, licha, e tantos outros?
    Façam-me um favor, tenham juizinho e apoiem a equipa em vez de nela zurzirem dia e noite e algum pudor quando escreverem. Para dizerem asneiras, mais vale estarem calados.

    ResponderEliminar
  23. vamos todos tentar dar mais uma chance ao jesualdo,isto apesar de eu tambem já nao poder com o homem,mas temos que ver que ele nestes ultimos 2 jogos as vitorias foram de todos,nao ´so dos jogadores mas do treinador tambem...
    ontem vivi mais um grademomento no wc,sim fui ao estadio como quase sempre vou,e neste momento é que o clube nessecita de nós,e agora é que temos de fazer ver o "pobo"que somos...


    quanto ao arbitro pensei que quisesse igualar o lucilio calabote,mas ficou a 1 penalti de o fazer,e por certo tentara de forma desenfriada numa próxima tentativa...
    quanto ás expulsões é de bradar aos ceus,quase,sim digo quase porque o jogo de campomaior ainda fermente na minha cabeça depois de tantos anos,quando se fala de paixão o meu cerebro dsliga-se automaticamente!


    agora os adeptos,os 2400 que la estiveram do porto de lisboa e arredores(e eram muitos) fizeram o que tem que ser feito em todos os jogos do nosso grande porto,cantar,cantar,saltar,bater palmas etc...
    mas nunca e nunca assobiar...

    FORÇA GRANDE PORTO

    ResponderEliminar
  24. meireles e jrp, há tempo para tudo, para incentivar, para aplaudir mas também para criticar.

    A mim passou-me o tempo da tolerância com a incompreensível acção do Jesualdo nos últimos jogos, que o the turk aqui também partilha.

    Eu esforço-me por compreender, por tentar perceber e por isso, enquanto concebo como entendíveis e boas as ideias do treinador eu defendi-o e defendo-o.

    Mas, convenhamos, ultimamente o Jesualdo perdeu os papéis, baralhou tudo e a equipa não rende mais porque ele não acerta com o onze, com a estratégia, com as opções que tem efectivamente.

    E se o Sporting tivesse aproveitado a 1ª parte não estaríamos aqui a falar de Bruno Paixão, nem do empate, nem da vitória, nem do Helton.

    Portanto, se não perdemos não foi por obra e graça de Jesualdo.

    O FC Porto tem ganho... apesar de Jesualdo.

    Eu não vejo lógica nas opções e no equilíbrio da equipa em campo.

    Aqui vou discordar do the turk, não me pareceu nem de longe que tenha usado o 4x3x3, foi um 4x4x2 mais uma vez mal amanhado, desequilibrado à direita e, agora sem Rodriguez, mesmo à esquerda.

    Aquilo foi um 4x4x2 puro com fragilidades do meio-campo que o Sporting aproveitou avidamente mas sem criar grandes ocasiões de golo, só alguns remates que Helton defendeu sem muitas dificuldades.

    É isto que não entendo.

    Mas ninguém entende, continuamos na mesma perplexidade a ver se compreendemos e cada um diz da sua justiça mas as alternativas são tantas que é prova da falta de clareza dos processos em campo.

    E isso resulta da falta de clareza de Jesualdo.

    O facto de criticar estas opções não invalida que, como já o defendi mesmo nesta fase crítica e veemente da minha parte, defenda que o Jesualdo deve continuar.

    Tal como os jogos têm provado que, ao contrário das últimas épocas e reafirmando o que o soren partilha comigo, as opções são mais variadas e temos mais soluções para mantermos o nível competitivo em todas as competições. Portanto, o plantel parece mais forte, globalmente, ainda que com menos qualidade, como é evidente mas será talvez o menos importante desde que se faça bem com os que há.

    E Jesualdo está a falhar com isso.

    Já demos tempo, já condescendemos, já contemporizámos com os reforços, as adaptações, etc., mas já vimos de tudo para termos ideias mais claras sobre a equipa, o sistema e o onze ideal. Até variando de jogo para jogo, o que comprova, mais uma vez, a validade do plantel.

    Creio que não posso ir mais longe do que isto para deixar claro o que penso da situação. Criticar não é deitar abaixo e há aqui pessoas que confundem tudo.

    ResponderEliminar
  25. meireles e jrp, há tempo para tudo, para incentivar, para aplaudir mas também para criticar.

    A mim passou-me o tempo da tolerância com a incompreensível acção do Jesualdo nos últimos jogos, que o the turk aqui também partilha.

    Eu esforço-me por compreender, por tentar perceber e por isso, enquanto concebo como entendíveis e boas as ideias do treinador eu defendi-o e defendo-o.

    Mas, convenhamos, ultimamente o Jesualdo perdeu os papéis, baralhou tudo e a equipa não rende mais porque ele não acerta com o onze, com a estratégia, com as opções que tem efectivamente.

    E se o Sporting tivesse aproveitado a 1ª parte não estaríamos aqui a falar de Bruno Paixão, nem do empate, nem da vitória, nem do Helton.

    Portanto, se não perdemos não foi por obra e graça de Jesualdo.

    O FC Porto tem ganho... apesar de Jesualdo.

    Eu não vejo lógica nas opções e no equilíbrio da equipa em campo.

    Aqui vou discordar do the turk, não me pareceu nem de longe que tenha usado o 4x3x3, foi um 4x4x2 mais uma vez mal amanhado, desequilibrado à direita e, agora sem Rodriguez, mesmo à esquerda.

    Aquilo foi um 4x4x2 puro com fragilidades do meio-campo que o Sporting aproveitou avidamente mas sem criar grandes ocasiões de golo, só alguns remates que Helton defendeu sem muitas dificuldades.

    É isto que não entendo.

    Mas ninguém entende, continuamos na mesma perplexidade a ver se compreendemos e cada um diz da sua justiça mas as alternativas são tantas que é prova da falta de clareza dos processos em campo.

    E isso resulta da falta de clareza de Jesualdo.

    O facto de criticar estas opções não invalida que, como já o defendi mesmo nesta fase crítica e veemente da minha parte, defenda que o Jesualdo deve continuar.

    Tal como os jogos têm provado que, ao contrário das últimas épocas e reafirmando o que o soren partilha comigo, as opções são mais variadas e temos mais soluções para mantermos o nível competitivo em todas as competições. Portanto, o plantel parece mais forte, globalmente, ainda que com menos qualidade, como é evidente mas será talvez o menos importante desde que se faça bem com os que há.

    E Jesualdo está a falhar com isso.

    Já demos tempo, já condescendemos, já contemporizámos com os reforços, as adaptações, etc., mas já vimos de tudo para termos ideias mais claras sobre a equipa, o sistema e o onze ideal. Até variando de jogo para jogo, o que comprova, mais uma vez, a validade do plantel.

    Creio que não posso ir mais longe do que isto para deixar claro o que penso da situação. Criticar não é deitar abaixo e há aqui pessoas que confundem tudo.

    ResponderEliminar
  26. Já agora que se fala de arbitragem e não vi ninguém referir um lance que teve influência mais que directa no golo do Sporting:
    Alguém reparou que de um lançamento lateral a favor do Porto, em que o Fucile até se ficou a rir, o Paixão transformou num lançamento lateral para o Sporting e que veio a dar seguimento à jogada do golo do Sproting.

    ResponderEliminar
  27. Johnnypedrosa, é evidente que vimos, mas no cômputo do que o infame Paixão fez, até foi diminuto, só que claro com influência directa -aparentemente- no golo! E só não foram mais as decisões com repercussão directa no resultado, porque simplesmente, não resultaram...Eu afirmo que se fosse jogador do Porto em determinadas alturas fazia-me de distraído e "levava" o árbitro "à minha frente", era só esperar por um momento mais propício...Eles, por acaso, até acontecem com frequência, os "meninos.larápios" que até gostam de se imiscuir nas jogadas, aproximando-se perigosamente dos espaços onde a bola é jogada, permitem todas as hipóteses de levar "com o malho" de forma "involuntária", claro...Este "Bruno.Paixão.Assulapada.pela.Roubalheira" bem que merecia ser vítima de um dos carrinhos do Rochembak, por exemplo.

    ResponderEliminar
  28. Zé Luís eu também quando o critico, não o faço para destruir o Homem, faço-o para o despertar e permitir que ele reganhe a confiança...Porque quero acreditar que ele está é mal habituado, foram dezenas de anos a levar com "os maus hábitos" Benfiquistas...Isto deixa mossa! -Portanto se ele não souber aproveitar agora, não tem mais hipóteses de o conseguir na vida! Daí que diga, Jesualdo Por Favor, aprenda!

    ResponderEliminar
  29. "O FC Porto tem ganho... apesar de Jesualdo."

    Não é verdade, Zé Luís. Nos dois últimos jogos, quando todos diziam que o Porto não virava resultados, foi a intervenção do Jesualdo ao intervalo que colocou as coisas no lugar. Ou seja, ele leu o jogo, compreendeu onde a estratégia falhava e reorganizou a equipa consoante o que havia visto do adversário e deu-se bem nas duas situações.

    Não é fácil ajuizar quem são os responsáveis do que quer que seja. Por isso me indigno com aqueles que dizem que "ganhavam de caras" se lá estivessem, que "é tudo tão óbvio". Não, não é. Prova disso é a enormíssima disparidade do que por aqui se escreve: para muitos, Tomás Costa é o melhor reforço, para outros uma incompetência; para muitos Nuno tinha que ir para a baliza, agora todos vêem que tem que ser o Hélton; durante muito tempo a grande culpada era a SAD, agora é o Jesualdo.

    Nunca fui grande fã do Jesualdo, por diversas razões, mas nesta altura não acho correcto cair em cima dele. As duas últimas vitórias estão directamente ligadas à sua intervenção no intervalo e nas substituições que realizou.
    É claro que ele esteve (e se calhar ainda está) um pouco perdido nesta má fase, mas em 3 anos um período mau é natural. Só com o nosso apoio, a nossa calma e a nossa serenidade as coisas se tornarão mais fáceis, para ele e para os que estão em campo.

    Ao contrário do Zé Luís, com quem aliás concordo em muita coisa, eu não acho que este seja o tempo da crítica. Este é o tempo do incentivo! Quando as coisas estão mal é que temos de nos unir e não o contrário.
    Ainda por cima, lendo o que tantos e tantos aqui escrevem, ressalta uma ideia: são todos génios da bola com a solução perfeita para as dificuldades e, no entanto, têm todos diferentes respostas à crise.
    É por isso que, independentemente de concordar ou discordar com muitas das coisas que são feitas (e também discordo de algumas), a minha fé e o meu apoio se mantêm com quem de há muito me dá alegrias.

    ResponderEliminar
  30. Ze Luis:

    Como e que podes dizer que o plantel esta mais forte?
    Acredito que potencialmente o plantel esteja mais forte mas relativamente a epoca passada sairam o Boswinga, o Paulo Assuncao e o Quaresma, nao teem podido jogar o Fucile e o Tarik e parece-me que tanto o Lucho como o Lisandro nao estao em grande forma e o Pedro Emanuel ja nao tem pernas para estas coisas.
    Dos titulares da epoca passada so o Bruno Alves e o Raul Meireles e que estao a jogar ao seu nivel normal.
    Quanto aos reforcos acho que ainda nao lhes foi dado tempo para se adaptarem a um clube com outra dimensao, alem disso muitos deles sao jogadores novos com pouca maturidade e ainda em fase de desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  31. caro jrp, não creio que nos distanciem nas análises muitos aspectos.

    Há um que me deixa em claro contraste com a maioria: Tomás Costa. Eu acho-o improdutivo, um equívoco e que ontem só contribuiu para a minha raiva quanto ao jogo de erros permanentes, de parte a parte, que se verificavam. Simplesmente, não sei para que serve ou o que faz em campo. Não marca ninguém, não tem técnica ao contrário do que apregoa, contribiu mais para atrapalhar os colegas do que para ajudar. É assim que o vejo, não digo que ele é uma merda e nem deve ser utilizado e pode ir embora em Janeiro. Há certas diferenças entre o que ele faz ou que não vejo fazer em campo e os atributos com que o mimoseiam. Com ele ou com Mariano há um atabalhoamento organizativo porque um e outro são confusos, nem fodem nem saem de cima, não são carne nem peixe e nesta altura de indefinições na equipa e insegurança colectiva é um risco ter elementos que pouco estruturam o corpo coerente de uma equipa. Ponto final para mim que tenho pedido insistentemente que me apontem uma virtude que ele tenha trazido ao jogo.

    Quanto a outros aspectos:
    "Nos dois últimos jogos, quando todos diziam que o Porto não virava resultados, foi a intervenção do Jesualdo ao intervalo que colocou as coisas no lugar".

    O problema é que, nem tanto em Kiev mas mais em Alvalade, a 1ª parte dava para perder o jogo de forma irrecuperável. Para mim foi rever a 1ª parte do jogo com o Leixões e não foi pela recuperação até ao 2-2 que mudou a minha ideia da asneira inicial de Jesualdo. Mas conto em breve explicitar o que achei de errado naquilo que ele próprio disse, no final do jogo, pretender com a sua estratégia.

    "É claro que ele esteve (e se calhar ainda está) um pouco perdido nesta má fase, mas em 3 anos um período mau é natural. Só com o nosso apoio, a nossa calma e a nossa serenidade as coisas se tornarão mais fáceis, para ele e para os que estão em campo".

    Mas isso, caro amigo, já apontei de forma abundante. E quanto a apoio a Jesualdo, quando muito foi criticado nos últimos anos, cá estive para o defender por entender ser justo e dar-lhe o mérito devido. Já nesta época, sempre apelei à serenidade e à precipitação de avaliações quer ao sistema (ele nunca trocava e passou a trocar mas semprelhe apontaram o conservadorismo que agora não se lhe pode criticar - e cá estive para ressalvar essa diferença para os críticos de olhinhos fechados) quer ao valor dos reforços. Já dei tempo e sei ser preciso mais tempo. Mas os novos jogadores justificam-no, Jesualdo já tem menos atenuantes nesta fase. E creio ser insuspeito para apontar os erros recorrentes dos últimos jogos, que de facto aconteceram e começaram a acumular-se ao ponto de irritar quem tanto, como eu, o defendeu. As críticas, agora, parecem-me justas. Mas não entro no bota-abaixo e digo que não presta, reclamo só que deve corrigir alguns aspectos.

    Direi o mesmo sobre o Helton, porque já me indignava que colocassem Nuno a titular sem eu perceber onde Helton falhara para merecer tal desconsideração.


    "eu não acho que este seja o tempo da crítica. Este é o tempo do incentivo! Quando as coisas estão mal é que temos de nos unir e não o contrário".

    Mas não deixo de incentivar. Nem sou assobiador. Mas este é o tempo da crítica, até porque ele tem deitado muitas bolas fora até em declarações pouco avisadas e mal pensadas que se viram contra ele próprio (a questão dos assobios). E tanto apontei isso como do próprio presidente.

    "têm todos diferentes respostas à crise"

    Não diria tanto, porque não me atrevo a isso ao rejeitar enveredar em demasia por uma de treinador de bancada que procuro refrear no meu ímpeto de comentar as coisas nesta altura de indefinição da equipa que só pode ser atribuída a Jesualdo. Também não embarco, nem encalho, na onda de desfazer o José Gomes, da competência para isto ou incompetência para aquilo.

    Mas o facto de nem termos uma ideia concreta de como ele quer pôr o FC Porto a jogar é reflexo da confusão que transparece do campo para fora. E isso é o que mais tem perturbado a generalidade da bancada, eu incluído.

    Nestas coisas nem tenho metido a SAD ao barulho, nunca apontei comissionistas e creio cada vez mais, pelo que já expus noutro comentário acima, que este plantel dá mais garantias do que os outros, senão na qualidade que havia com os três que saíram, pelo menos numa homogeneidade e profundidade que permitirão, porventura, ao FC Porto ir a fundo em todas as provas, ao contrário do ano passado.

    Creio, por isso, estarmos em sintonia quanto aos problemas, termos divergências pontuais mas nenhuma fractura ou clivagem sérias. À parte o caso de Tomás Costa, como referi, sem alguém me provar estar eu enganado (o que é possível) mas ninguém sequer ter tentado convencer-me.

    O próximo jogo, de resto, irá trazer-nos as dores de cabeça dos últimos tempos.

    ResponderEliminar
  32. Amigo jorge:

    não gosto de ser desagradável, mas às vezes preocupo-me se não me faço entender ou alguém entende mal o que pretendo dizer.

    Remeto-o para o meu comentário das 18.01 e cito o essencial:
    "o plantel parece mais forte, globalmente, ainda que com menos qualidade, como é evidente mas será talvez o menos importante desde que se faça bem com os que há".

    Parece mais forte. Com menos qualidade. Mas no cômputo geral mais forte. Creio ser fácil de entender. É uma ideia geral, nesta altura ainda precoce da temporada.

    Há poucas semanas fiz um post a lembrar que iniciando-se a Taça de Portugal, depois a Taça da Liga, com a Champions em curso, a Liga a deixar de ter os intervalos enormes que tem tido, com o cavalgar das várias competições iria ver-se se o plantel correspondia. E tem correspondido. Atendendo, precisamente, a que a maior parte da equipa é nova. E que se saíram três titulares indiscutíveis, é um exagero, e um risco, ocupar mais do que essas vagas com jogadores novos. A tremideira, a inconstância, os altos e baixos, as meias-horas brilhantes e as horas restantes de desnorte estão aí como fruto da mexida na equipa mais do que seria razoável.

    Já há muito que tenho alertado para isto. Há muito deixei de contar com Quaresma, Bosingwa e P. Assunção. Deixei Sapunaru, Benitez, Fernando, T. Costa, Hulk mostrarem do que são capazes. Uns vão-se mostrando com valor mais depressa do que outros. Espero que em breve todos estejam ao mesmo nível de aptidão para tornarem a equipa mais forte. Com os que estão e não a pensar nos que partiram. A minha tese sempre foi esta desde Agosto. E nela enquadrei as dúvidas de Jesualdo. Não esperava era o retrocesso depois da liderança obtida com a vitória de Alvalade. Pensava que o treinador tinha uma base mais definida e ele só atrapalhou tudo.

    Também disse que vamos a tempo de corrigir e ganhar o campeonato, seguir na Champions, passar na Taça e depois venha a Taça da Liga.

    Em resumo, a minha coerência mantém-se intacta. Agora com mais dúvidas, sim, mas também com mais certezas também. E se alguém faz reparos eu não penso que o faço em excesso. São pontuais e incidem nesta fase que me deixou perplexo desde o jogo perdido com o Leixões e que revi agora na 1ª parte de Alvalade.

    ResponderEliminar
  33. O Porto ganha:obrigado Pinto da Costa,obrigado Sad.
    .
    .
    Os jogadores ganham sozinhos jogos...O treinador nao tá la a fazer nada...Curiosamente,quando se perde...Já não é culpa da Sad,já não é culpa do presidente,e os jogadores também já não têm nada a ver com o assunto...
    Quando se perde a culpa é única e exclusivamente da mesma pessoa que não faz nada nem tem nenhuma parcela de contribuição nas vitórias e que apenas aparece nas derrotas como único e exclusivo responsável pelas derrotas...
    .
    .
    É esta a brilhante lógica de argumentação de vários comentadores,alguns convidados até do blog...
    Por estas e por outras a vontade de escrever o que quer que seja não é muita...
    Com portistas com esta capacidade fria de análise,imparcialidade e seriedade intelectual acho que ás vezes me engano e em vez de portistasdebancada devo andar a escrever benfiquistasdebancada...
    .
    .
    Já temos até reforços surpresa,e até ja dizemos que o plantel é maravilhoso...Espero só que chamem de equipa maravilha...E a seguir vamos buscar um treinador espanhol porque realmente um treinador que sozinho em época de apito dourado com a direcção toda calada ganha duas ligas da forma que ganhou só pode ser mesmo incompetente...
    .
    .
    Proponho uma equipa técnica composta por alguns dos comentadores que antes do jogo já estão a atacar,durante o jogo dizem que a culpa é toda do Jesualdo,mas depois quando o no final vêm o Porto a ganhar falam que se deve aos jogadores e seja o resultado bom,mau ou assim assim já sabemos que no final tudo o que houver a criticar será culpa do Jesualdo.
    .
    .
    .
    J+a parecem os benfiquistas e a imprensa do regime que dizem que a culpa de tudo é do Pinto da Costa.
    .
    .
    Não tarda vou descobrir que o Jesualdo é o grande culpado pela fome no Mundo,ou pela crise dos Bancos....~
    Mas claro,pouco portista sou eu não é...?Bom portista é aquele que ataca o treinador faça o que ele fizer,ganhe o que ele ganhar...Isso sim é ser portista.
    .
    .
    Espero que quando distribuam os prémios pelos 3ºs lugares a Sad não se esqueça destes portistas,que os defendem até á morte fechando os olhos a tudo,até aos méritos dos profissionais que se dedicam ao clube como o professor Jesualdo.

    ResponderEliminar
  34. Ao amigo jorge aragão, estive duas vezes em Istambul que tenho no meu top 5 das cidades mais belas e/ou fascinantes da Europa.

    Conheço razoavelmente bem a zona histórica, monumental, atravessei o Bósforo pela primeira ponte (agora há outra), atravessei o estreito de barco nos cacilheiros locais e só "cheirei" a margem asiática nessas duas vezes. Como o jogo, desta vez, vai ser no lado da Anatólia, onde tem a base o Fenerbahce, ao contrário dos vários outros clubes da grande metrópole na I Divisão turca, a minha curiosidade maior residiria aí onde há mais comércio e menos turismo, mais zona residencial e uma face urbana arranjada que contrasta com o fervilhar caótico da vida no lado ocidental de Istambul.

    O curioso é que, por causa do jogo ou não, havendo menos hotéis numa zona menos rica de atracções turísticas, o alojamento sai mais caro do lado de lá do que do lado de cá. Na Europa uma grande oferta diminui o preço, na Ásia é obviamente o contrário. O meu trajecto, pensado e avaliado, incluiu até o novo aeroporto do lado asiático, Sabiha Gokcen, e não o Ataturk onde aterram as companhias de aviação tradicionais.

    De resto, é o louco entusiasmo dos adeptos turcos que mais me atrai no jogo. Os jogadores ficara impresionados com os adeptos do Besiktas e o Inönü é um estádio aberto, quase sem coberturas (excepto a pala central como havia nas Antas). O Sukru foi ampliado, é todo coberto, recebeu luz artificial e já senti o inferno dos adeptos do F'bahce mesmo a jogar no Inönü so Besiktas.

    De resto, tenho um plano ambicioso para lá chegar e vários dias de caminho que fazem disparar os custos, ainda que um voo directo seja ainda mais caro pelo que imagino. Estou muito indeciso e a equipa não me entusiasma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  35. esta soube tão bem....acho que o paulo bento lavou bem os dentes desta vez...só foi pena o porto jogar cada vez pior....a primeira parte assustou a todos os niveis..incrivel o onze, incrivel a falta de fio de jogo, etc etc etc....
    quando ao arbitro bem tentou....eles andam inchados..que até lhes afecta a visão....

    foi lindo lindo...mesmo no ultimo penalty pa saber melhor ahahahah ahahah

    no entanto caindo na real..muito há a fazer para mudar o nivel FRACO do futebol praticado...nc vi o porto a jogar TÃO MAL.
    somos dragoes, somos campeões...

    ResponderEliminar
  36. Pois eu discordo que esta nao seja a altura certa para fazer a critica.

    A equipa ultrapassou 2 jogos muito dificeis. Esta é a altura ideal para fazer um balanço das derrotas e das vitorias.

    A altura para estar ao lado de todos (como sempre estou), e contra os assobiadores, foi principalmente o defeso, onde assistimos à maior campanha anti-Porto de sempre no pais.
    Ai deviamos ter estado unidos, mas alguns escolheram a critica facil à SAD e ao Presidente. Nessas alturas é que é facil criticar.

    O apito Dourado ja pariu o rato que todos previamos. A montanha ja deu o que tinha a dar.

    Agora, passados 4 meses de asneiras e indefiniçoes, que é o rumo da equipa?

    Jesualdo fez mal a pré-época, é tao culpado como a SAD na escolha de alguns jogadores sem valor, é inteiramente culpado na forma como deixou Ibson e Adriano de fora para ficar com Farias e Bolatti, é inteiramente culpado na insistencia com Mariano, nas mudanças de 11 em TODOS os jogos, etc, etc.
    Nao sabe o que quer. Isto tem sido areia demais para o seu camiao.

    Posto isto vamos ao mais importante:

    Quis, mal, transpor o sistema da época passada para trabalhar com jogadores que teem caracteristicas totalmente diferentes.
    Nao se soube adaptar.
    So assim se explica o total desnorte tactico em que a equipa se encontra. Contra o Leixoes utilizou 3 defesas esquerdos, contra o Sporting, tres defesas direitos. Tomas Costa jogou em 5 posiçoes diferentes em 2 jogos. Lisandro retorna a uma posiçao onde nao rende e onde se desgasta a ponto de nao descernir na hora da finalizaçao e na zona onde é mais necessario.

    Contra o Leixoes, 4 mudanças no meio campo em 90 minutos, contra o Sporting 6 em 120 minutos. Mais de meia equipa.

    Ficavamos aqui o dia todo.
    O Hulk é titular de caras nesta equipa, mas Jesualdo demorou 4 meses a compreender isso. Tal como vai levar meio ano para entender que Pelé tem lugar no onze e que quer Tarik, quer Rodriguez dao a profundidade aos flancos (embora o ultimo nao seja extremo e o seu futebol se perca quando amarrado à linha), que Mariano nunca consegue dar.

    Perdeu tempo, teve medo de mudar. Nao teve coragem de mudar o sistema de jogo que o acompanhou desde Braga e chegamos a meados de Novembro sem modelo definido.

    Nao estamos aqui a tecer comentarios sobre Jesualdo Ferreira, o homem. Nao o conheço do dia a dia e nada lhe podemos apontar em termos da vontade de ganhar e da capacidade de trabalho.
    Muito lhe devemos na forma como defendeu o mais do que o grupo, o clube, quando a SAD se calou (e cala). Nao é isto que esta em causa.
    Em causa esta a construçao de uma equipa, que em vez de ter sido construida com base em conhecimentos técnicos, esta a ser construida no empirismo, nos erros crassos, semana apos semana.

    E oq ue dizer das declaraçoes sobre o arbitro.
    Jesualdo nao incedeia o grupo. A motivaçao esta la porque a estrutura do clube a potenciou. Nao foi o treinador.

    A vitoria em Kiev e a passagem em Alvalade foi dos jogadores. E da estrutura do clube. Apesar do treinador. Apesar do desnorte. Apesar dos Paixoes que segundo Jesualdo sao grandes arbitros.

    Alguma vez com um treinador com pulso, Hulk tinha as atitudes (proprias de puto das barracas) que tem em campo. Sera que Jesualdo nao tem um video para lhe mostrar 100 vezes a abertura de primeira que fez para Lisandro no golo decisivo em Kiev?

    ResponderEliminar
  37. soren, 100% de acordo contigo. Eu evitaria a questão de culpar a SAD e Jesualdo pelo mercado: acharam serem estas as boas opções em carteira e têm de viver com elas. Bem ou mal, o balanço far-se-á no final. Para já dá para aguentar, aos solavancos, aos sobressaltos, com o coração nas mãos mas espero que o professor empunhe a batuta outra vez.

    É na hora das vitórias que as críticas podem ser melhor compreendidas e porventura doerem menos. Haja fundamentos para tal, independentemente de aspectos pontuais em que possamos divergir.

    ResponderEliminar
  38. E quanto às críticas do Verão sobre a SAD, convém ler o comunicado de hoje e os pontos 3/4 6/7 e 10/13 de preferência:

    COMUNICADO

    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD informa o seguinte:

    1 - Hoje, o departamento jurídico da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD interpôs, na Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, um Recurso de Revisão das decisões disciplinares condenatórias de que foi destinatária no passado dia 9 de Maio de 2008;

    2 - Por sua vez, o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, hoje também, apresentou ao mesmo órgão de jurisdição desportiva um recurso da decisão disciplinar conhecida no dia 3 de Novembro;

    3 - O facto da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD ter optado por esta intervenção num processo disciplinar, em relação ao qual anteriormente tinha decidido não reagir, não significa qualquer alteração na sua estratégia jurídica, designadamente no propósito de obter benefício da defesa que tem vindo a ser feita pelo Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa – tal como a sua primeira decisão não traduzia uma aceitação dos factos que lhe eram imputados;

    4 - Na verdade, no passado mês de Maio, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD viu-se obrigada a um esforço de contenção face ao clima de instabilidade e desusada crispação que tinha vindo a ser promovido no futebol português – foi, também, devido à intenção de não proporcionar maior turbulência às competições de futebol profissionais que a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD entendeu por bem não assumir uma intervenção processual própria, até por estar consciente que a defesa do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa em tudo aproveitaria aos seus melhores interesses;

    5 - Entretanto, no passado dia 30 de Outubro, o Supremo Tribunal Administrativo, ao decidir um processo proposto pelo Exmo. Senhor João Alberto Amado Bartolomeu, declarou a ilegalidade da utilização em processo disciplinar das transcrições das escutas obtidas em processo-crime;

    6 - O acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de um modo claro e inequívoco, acompanhou a posição que a defesa do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa tinha vindo sucessivamente a defender quer em sede de processo disciplinar, quer junto dos tribunais administrativos;

    7 - O Supremo Tribunal Administrativo fê-lo de um modo impressivo e manifesto, concluindo pela evidente ilegalidade da manutenção no processo disciplinar das gravações das escutas, por tal constituir uma violação de um direito fundamental;

    8 - Perante tal assertividade de um Tribunal Superior, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD não poderia ficar indiferente;

    9 - Não apenas por esta decisão ir exactamente no mesmo sentido que o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa (logo, também, a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD) tinha, desde sempre, subscrito mas, sobretudo, devido à transparência das razões de Justiça que se revelam naquela decisão judicial;

    10 - Os casos juridicamente semelhantes exigem soluções equivalentes – ao contrário, o tratamento desigual configura uma flagrante injustiça;

    11 - E se o futebol português quiser ser sério e isento terá de ser colocado um fim a certas aparências de esforços persecutórios e iniciar-se, finalmente, uma era em que os princípios e a lógica do Direito sejam interpretados e aplicados de formal igual para todos os agentes desportivos;

    12 - A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD e o seu Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa não aceitam ser vítimas em todo o redemoinho destes processos;

    13 - E se alguma imprensa, com uma leviandade que já não consegue surpreender ninguém, se habituou a condenar a priori e sem provas legítimas nem a concessão dos regulares direitos de defesa aos que tanto gosta de acusar, o mesmo não poderá suceder com órgãos de natureza administrativa e jurisdicional, que têm o dever de aplicar o direito de acordo com a melhor lógica e imparcialidade que o dever de julgar exige num Estado de Direito.

    ResponderEliminar
  39. Entretanto, o Boavista faz o mesmo protesto paa revisão dos processos e aduzindo que o Ricardo Bosta deve por-se de parte por já ter reagido ao acórdão do STA em favor de João Bartolomeu.

    Este filho da puta da CD da Liga pensa que por cagar postas de pescada sem contraditória intimida quem quer que seja. Habituou-se a falar para basbaques como o Carlos Daniel e outros excrementos humanos como umgénio Queirós.

    Vai ter de aturar os recursos do Porto e do Boavista, com ele ou sem ele, mas tem de ser mesmo assim. Entalado está, ridicularizado também pelas sucessivas derrotas processuais na justiça civil. Falta correr com essa bosta que conspurcou a justiça desportiva portuguesa já de si mal afamada.

    E bem faz o João Bartolomeu a pedir indemnizações a título pessoal a quem entra pelas trazeiras do Direito.

    ResponderEliminar
  40. José Correia abre os comentários,mas esquece,admitamos,involuntáriamente,entre outros um lance,na 1ªparte em que um tal de caneiro ou caineira derruba,em jogada de perigo iminente,como os experts dizem,um dos nossos e o calabote campomaior que chora com as derrotas lampionicas e daí ter síndroma de olhos vermelhos,PAIXÃO e nem amarelo leva....enfim,Deus,aqui em Cabo Verde foi recordado,pois em penalties,se de risco ao meio quiserem,foram 3 a 2 e não é que no final ganhamos!E recordando,quando,no ano passado,banho de bola lá demos e perdemos 2 a 0 (só não foram 3 porque o fiteiro do lidezon ou será liveson)falhou no final o 3º golo....assim sabe melhor,jogar mal , mas ganhar e os calimeros a dizer que foi o paixanito e a suspirarem,se fosse o tio lucílio calabote baptista pelo menos,desta vez,os 3 penalties deles não contavam(comme d´habitude)mas os dois que os tipos da tvINDEPENDENTE descorti8navam,esses,não falhavam..daí que diga como o RISCA ao Meio,merda de arbitragem e esse paixão não interessa nem ao menino jesus,,,,,

    ResponderEliminar
  41. Lances passíveis de serem investigados pelo Ministério Público:
    "Minuto 8 - Lidson agride com o cotovelo Fucili; lance para cartão vermelho directo; o árbitro nem amarelo deu...;
    Minuto 62 - Toque deliberado de Pulga sobre Hulk na grande área verdinha; Penálte por assinalar e faltou o respectivo amarelo a Pulga;
    Minuto 64 - Pulga levou o 1º cartão amarelo quando devia ser o segundo;
    Minuto 68 - 2 penáltes por assinalar; Rui Patrício na sua área, agride barbaramente Hulk; Quando este se encontrava no chão, Caneleira agride-o ao coice de forma subreptícia e cobarde tal como um pónei desmamado; Nestas duas agressões, ficaram por assinalar dois penáltes e outras tantas expulsões; o Caneleira devia ter sido admoestado com o cartão vermelho directo e não com o 2º amarelo; o Hulk nada fez para ter levado amarelo, ou melhor, a sua habilidade, técnica e força fizeram com que levasse umas boas porradas dos dois defensores do Sportingue!;
    Minuto 73 - Lidson leva o 1ºamarelo por conduta violenta sobre o Bruno Alves!!! Este tipo andou 112 minutos a mais em campo!?! Razão tinha o pai do Bruno Alves, quando disse para repararmos no número de faltas de Lidson e na sua forma selvática, violenta, brutesca e animalesca, como trucida os seus oponentes.
    Minuto 116 - Rocha agride Rola na grande área do Sportingue; Penálte por marcar e respectiva expulsão de Rocha;
    Minuto 117 - 2º amarelo a Hulk originando a sua expulsão; Em relação ao 2º amarelo de Hulk nada a dizer, mas e o 1º que foi dado de forma injustíssima?!?


    Os Lances do Sportingue:


    Minuto 87 - Rola joga a bola com a mão; penálte por assinalar; Devia ser exibido o cartão amarelo a Rola;
    Minuto 109 - pseudo-obstrução de Bruno Alves sobre Abelha na grande área portista; quando muito daria direito à marcação de um livre indirecto (palavras do Sr. Rui Tolo); Caso a falta fosse assinalada, o nosso central teria que levar o 2º amarelo e consequente vermelho. Na minha opinião, o Abelha é quem provoca o contacto, mas dou esta falta ao desbarato;"

    In http://tripeiroconbictu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. tripeiro, nem mais.

    liedson, polga, roca, abel, caneleira deveriam ter sido expulsos.

    3-1 em penáltis para o porto.

    o lance b. alves-abel só em último caso seria considerado obstrução.

    mas o palerma do antonio rola, do tribunal de o jogo, diz que obstrução dá penálti, o que é mentira.

    além dos árbitros, os ex-árbitros como coroado e rola são feitos da mesma merda.

    ResponderEliminar
  43. Para voltar ao jogo e rematar com isto (que eu já sublinhei, mas sem esta mordacidade e estilo do bruno sena martins do avatares de um desejo).

    "O Sporting jogou melhor -- nada me custa dizer que merecia ganhar. O Porto, algo dependente do espírito combativo, de alguns lampejos individuais e da capacidade de aceleração do Rochemback, esteve, mais uma vez, obscenamente dependente da sorte.

    Até porque conseguiu ser a equipa mais roubada (note-se que Bruno Paixão coloca a fasquia muito alta), facto que, talvez injustamente, ajuda a mitigar a sensação de uma vitória injusta. À sorte da vitória, junta-se a sorte moral que faz do Porto a vítima verosímil do jogo de ontem. É muita sorte.

    Pelo sim pelo não, no próximo jogo estarei prevenido com uma generosa caixa de Lexotan".

    ResponderEliminar
  44. Meus caros amigos, eu devo dizer o seguinte, independentemente das nossas divergências -eu acho que o Jesualdo errou sistematicamente e foi obrigado a corrigir os SEUS erros, muito embora dos erros possa ter tido a sorte de poder recuperar- Eu tenho uma certeza: -Os Filhos da Mãe que nos regem a cabecinha nos Programas Desportivos Nacionais são todos massa da mesma Forma...Da Forma da sua Barriga! E nós somos os mais fracos do Sistema, ainda hoje o Luisão marca um golo com o braço e o Filho da P...do Dias Ferreira diz que a bola foi muito rápida parecia uma cabeçada...Pois, também a mão de Deus foi muito Forte e Acertada, assim como o foi a Mão de Vata!...O cotovelo do Bruno Alves é assassino, o do Liedson é macio...A sapatada do Rochembak é um chega para lá, a do Bruno Alves é uma agressão...Não dá para aguentar esta cambada!...Dias Ferreira, com tosse ou com depressão, o Mãosinhas em Sintra ou em New York...A fita do Moutinho é a expressão da dôr, a do Fucile é Teatro!...Portanto sejamos concretos, defendamos o que temos de defender no Clube e não adianta que o Ricardo Costa venha para aqui destilar um ódio visceral à SAD do Porto -quem sabe se não foi excluído dela- , isso não adianta nada, se tem tanta razão e coragem que vá à Assembleia Geral do Porto e lá denuncie o que aqui afirma!...O resto é treta!...Para mim é treta, os argumentos do RCosta são os argumentos da SIC da TVI, do RUI Santos, do Dias Ferreira, do Fernando Seara e já nem falo dos bacocos da Porto Canal!...Há coisas que não deixam dúvidas ou somos ou não somos Portistas e aí está a diferença entre ser ou não ser objectivo nas críticas!...Eu critico as opções técnicas do Prof, embora lhe reconheça algum mérito, mas também já é cansativo ver tanto erro e tanta asneira, até parece que ele é o menos interessado em realmente acertar!...Faz asneira e depois vai emendar, se vai ou não a tempo é outra questão -mais vale prevenir que remediar- porque as coisas são tão evidentes que ele não pode negá-lo...Está na cara de todos como dizem os nossos "irmãos" do lado de lá do Atlântico!...Não há como camuflar. E sendo assim ele quase que é obrigado a fazer alguma coisa -sei lá se contra sua vontade- se é que consegue ainda fazer qualquer coisa e qualquer coisa que faça não pode ser pior que o erro anterior...Tal é a dimensão do erro cometido. -Quando a correcção do erro não melhora nada, o precipício é inevitável como aconteceu contra o Leixões ou contra o Arsenal...Modificou quando devia estar quieto e piorou em vez de melhorar...Pouca Sorte. Isto é o constatar de um cúmulo incrível de erros semelhantes. Portanto sabendo da TEIMOSA TEIMOSIA do PROF convém ir adiantando desde já, que estamos atentos e não vamos esquecer os erros que ele já cometeu, pode ser que na próxima semana não se ponha novamente a INVENTAR! Portanto a nossa crítica
    e perfeitamente pertinente, só não o acha quem vive perfeitamente bem com os insucessos do PORTO!...

    ResponderEliminar
  45. jrp, não estando de acordo com tudo o que escreve, concordo com a ideia. De facto isto é quase doentio. Com portistas destes nem precisamos de benfiquistas.

    ResponderEliminar
  46. É possível que "nelson.barbosa", "jrp" e Ricardo.Costa" até sejam grandes Portistas...É possível, mas tal como eles duvidam das críticas e da capacidade crítica de outros comentadores, eu tenho certamente também todo o direito de duvidar das suas intenções...O que é certo é que eles, quando o Porto ganha, defendem o Treinador com unhas e dentes e quando o Porto perde defendem também o Treinador e -variante- atacam os dirigentes!...Cheira-me a esturro!...No fundo o que eles pensam em termos práticos é mais ou menos isto: -O Porto ganha por mérito de Jesualdo e só não ganha mais, porque os dirigentes do Porto são uns OPORTUNISTAS e uns BURROS!...Passando por outros blogues vejo mais do mesmo, até acontece que quando alguém ataca -por exemplo- o senhor Rui Moreira, surge logo uma menina não sei quantos Moreira e um menino não sei quantos Moreira, que o defendem -ao senhor Rui Moreira e sem procuração- com unhas e dentes e pondo sempre o dedo na ferida das contas da SAD, dos lucros dos Comissionistas, dos Ordenados de Pinto da Costa, dos Poderes Ocultos dentro da Direcção, etc...Eu não sei, não estou, não estive e muito provavelmente estarei algum dia lá dentro para o perceber. -Se eles já lá estiveram, quem sou eu para os contestar?...Mas a mim parece-me que eles são mais do mesmo, isto é, o que eles pretendem é única e simplesmente atacar o Clube e desorientá-lo de forma Organizada, tentando ferir nos pontos que eles consideram mais fortes no Clube, a Direcção e os seus dirigentes...Pelos vistos as sucessivas asneiras do Professor não os incomoda, sinceramente se eu fosse Benfiquista até era bem capaz de me congratular com tais asneiras!...

    ResponderEliminar
  47. Gostaria de dizer só mais uma coisa, é suposto ser o Treinador a Treinar a equipa, não creio que isso esteja cometido aos dirigentes!...

    ResponderEliminar
  48. Porque aquilo que eu discuto aqui -bem ou mal- é se o Porto jogou bem ou mal, se o nosso adversário esteve bem ou mal, se o árbitro esteve bem ou mal, já que os actos directivos são muito mais difíceis de identificar e analisar...Se os nossos dirigentes estão mal, como não estarão os dirigentes do Benfica, Sporting, Belenenses ou Guimarães!...Isto para já não falar em Valentins e Joões Loureiros...

    ResponderEliminar
  49. meirelesportuense, eu dei a minha opinião. Nunca disse que era, grande, pequeno ou médio, mais ou menos portista que os outros. Nunca chamei burro ou qualquer outro adjectivo semelhante ao treinador nem a qualquer comentador portista, e não duvido do portismo dos aqui comentam, mesmo que não concorde com eles.

    Quanto a atacar quem quer que seja, não faz o meu estilo, e se tivesse de atacar, não seria certamente alguém do meu clube.

    Ao contrário de alguns comentadores cá do sitio, para mim quando o FCP ganha, a vitória é de todos; dirigentes, treinadores, jogadores, sócios e adeptos, sobretudo os que vão ao estádio. O grau de mérito de cada uma destas partes, é evidentemente diferente, consoante a responsabilidade de cada um, mas sem a participação de todas não há vitória possivel. Retire-se uma só das partes e diga-me lá se é possivel?
    O mesmo se passa com as derrotas.
    Esta afirmação pode parecer-lhe um lugar comum, mas olhe que é mesmo isso que eu penso.

    Quanto aos dirigentes, convido-o a encontrar nos meus comentários algum ataque ou sequer critica à direcção do Clube, repare que eu refiro-me sempre ao clube, porque para mim a SAD, pertence ao clube. Eu sou portista, não sou sadista.
    Eu sei muito bem o que esta direcção, presidida por Pinto da Costa, me deu como adepto. Oh, se sei..., eu sou do tempo em que eramos um clube simpático, que celebrava-mos um segundo lugar, e se exibiam fotografias da equipa do Porto, nas montras da cidade, com o titulo de Vice-campeões. Eu sei o que senti naquele dia 28 de Maio de 1978, quando o Admir, aos 82 minutos de jogo, contra o Benfica rematou aquela bola, que meio enrolada, entrou devagar na baliza do benfica, perante o olhar impotente do Fidalgo. Eu não esqueci, Viena, Toquio, Sevilha, Genclkirchen, e tantas tardes e noites de alegria. Meu caro meireles, eu não sou ingrato, e não critico a direcção, mas sou livre e tenho o direito de questionar algumas decisões. E a propósito disso, sempre gostava de saber, se fica satisfeito com a atribuição de prémios aos dirigentes, por um terceiro lugar?

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  50. meirelesportuense; Já agora, e para que fique claro, no que a mim diz respeito, não tenho nenhum problema em manifestar os meus interesses:
    1 - Sou sócio do Porto, com quotas em dia, mas com muita pena minha, só vou 5 ou 6 vezes por época ao dragão, e a dois ou três jogos fora, porque desde há mais de 20 anos que resido muito longe do Porto.
    2 - Tenho umas escassas centenas de acções da SAD, por motivos meramente sentimentais, valem poucas centenas de euros, não me dão quaisquer direitos, sequer de participar em assembleias, não tenho possibilidade de o fazer, nem pretendo.
    3 - Não conheço ninguém da direcção, SAD ou quem quer que seja relacionado com o clube, a não ser através dos meios de comunicação social, logo não defendo interesses de seja quem fôr. Do FCPorto, conheço a entrada para o estádio, e com bastante dificuldade, em virtude das obras que por lá foram feitas e mudaram radicalmente a configuração da zona.

    4 - O eu que discuto é aquilo que é público, o que conheço através da comunicação social. É com base nisso que opino. Percebo tanto de treinador de futebol, como de gestão de clubes ou SADs. Sei tanto do que se passa nos gabinetes dos directores, como nos campos de treinos, limito-me a ver, ouvir e ler o que vai sendo publicado. Logo, considero-me tão competente para criticar o treinador como a direcção. Acima de tudo, sinto alegria com as vitórias e tristeza com as derrotas.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  51. Caro Nelson.Barbosa, não vou dizer se sou ou não sócio do Porto, se o sou e há quantos anos, qual é o número, etc...Não é necessário, eu sou dos que pensam que há muitos sócios que são sócios como também o eram alguns amigos meus, porque tinham interesses directos no Clube -trabalhavam lá ou forneciam serviços- ou tinham -por exemplo- os seus filhos a praticar Natação nas Antas porque era mais próximo e mais barato!...Não é preciso caminhar por aí...Apenas chamei a sua atenção porque quando falamos devemos esclarecer bem o que queremos dizer. Não sei a quem se quer referir no coment que transcrevo!...Seria bom fazê-lo! Se não o faz sujeita-se aos comentários!



    "nelson barbosa disse...
    jrp, não estando de acordo com tudo o que escreve, concordo com a ideia. De facto isto é quase doentio. Com portistas destes nem precisamos de benfiquistas.

    11/11/08 01:09"

    -Quanto ao Treinador Jesualdo vou-lhe dar apenas e ironicamente um exemplo comesinho, ele parece-se com algumas pessoas que têm tudo para poder abrir uma porta e não conseguem fazê-lo: -Têm a porta, a fechadura e a chave, mas em vez de rodarem a chave para a direita rodam-na sempre para a esquerda...E claro nunca conseguem abrir a porta! É necessário vir sempre alguém dizer-lhes ao ouvido: -Meu caro amigo, a chave é para rodar para a direita, só assim se consegue abrir o fecho da porta!...E ele muitas vezes após fazer o que o aconselham volta a rodar a chave para a esquerda, isto é, volta a fechar a porta!...Não há pachorra!!!!

    ResponderEliminar
  52. Eu sei que a minha linguagem é -ou parece- de algum modo agressiva, é no entanto decidida, porque é assim que se conseguem resolver os problemas...Foi assim decidida e agressivamente, que o Hulk caminhou para a baliza do Rui Patrício e a enfiou lá dentro! -Se estivesse à espera que aparecesse o Sapunaru ou o Cristhian Rodriguez para o ajudar, ainda agora estávamos à espera de um golo do Porto! É esta decisão e agressividade que eu peço ao Jesualdo, ao Rui Moreira, ao Guilherme Aguiar e não as "fosquices" em que eles se envolvem para dizer ou fazer qualquer coisa!...

    ResponderEliminar
  53. "É possível que "nelson.barbosa", "jrp" e Ricardo.Costa" até sejam grandes Portistas...É possível, mas tal como eles duvidam das críticas e da capacidade crítica de outros comentadores, eu tenho certamente também todo o direito de duvidar das suas intenções...O que é certo é que eles, quando o Porto ganha, defendem o Treinador com unhas e dentes e quando o Porto perde defendem também o Treinador e -variante- atacam os dirigentes!...Cheira-me a esturro!..."

    Eu bem tinha razão em ter escrito que tivessem algum "pudor quando escreverem. Para dizerem asneiras, mais vale estarem calados."
    O meirelesportuense quer duvidar das minhas intenções. Pois que duvide. Bom proveito. Agora, desculpe-me mas não me venha dizer que eu "quando o Porto ganha, defendem o Treinador com unhas e dentes e quando o Porto perde defendem também o Treinador e -variante- atacam os dirigentes!". Desafio-o a dar um exemplo do que me está a acusar.
    Repito, para dizer asneiras, mais vale estar calado.

    ResponderEliminar
  54. Caro meirelesportuense: para por um ponto final, por mim, neste assunto, e uma vez que pede para esclarecer o que queria dizer com a expressão "não estando de acordo com tudo o que escreve, concordo com a ideia. De facto isto é quase doentio. Com portistas destes nem precisamos de benfiquistas", penso que a resposta está dada no ponto 4 do meu comentário.
    Em todo o caso julgo que fica relativamente claro das nossas intervenções aqui no blog, que talvez eu tenha uma visão do mundo mais um tanto mais suave, e o meu amigo algo mais mais decidida, mas isso não constitui qualquer problema, antes pelo contrário.

    Quanto ao facto de me sujeitar aos comentários, ora essa... com todo o prazer, se eu não o quizesse não participava.

    Vou certamente continuar a comentar outros assuntos relacionados com o clube, que ambos gostamos.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar