03 novembro 2008

Mudança precisa-se, antes que o barco se afunde de vez

Todo o Portista vê que algo vai mal no nosso clube. E o mal vem de cima.

Não vou perder muito mais tempo a tentar vislumbrar as falhas tácticas do nosso treinador ou a alimentar o desgastado debate sobre as qualidades de alguns dos reforços. Vou apenas reafirmar que Mariano, Benitez, Bolatti e Farias estão a mais no plantel. Que para mim Sapunaru, Tomás Costa, Hulk, Rolando, Pelé e Guarin são bons reforços.

Também o eram Ibson, Fabiano e Seitaridis e nunca tiveram uma verdadeira hipótese de mostrar o que valiam. Foram assobiados e desmoralizados na primeira época de Dragão ao peito. Isso comprometeu a evolução de jogadores que hoje seriam titulares importantíssimos da nossa equipa. Precisam de ser trabalhados convenientemente e necessitam de tempo para evoluir tacticamente e minutos de jogo nas suas posições de origem. Como precisaram Bosingwa, Pepe e Bruno Alves.

Parece-me evidente que o Tomás Costa é um belo jogador que não pode voltar a perder minutos na posição de lateral esquerdo. E que Hulk é o único jogador capaz de desmoronar as defesas adversárias, na falta de um modelo de jogo conseguido que permita à equipa fazê-lo em conjunto. Poderoso, explosivo, muito forte no um para um, é um diamante por lapidar, muito verde tacticamente, que precisa de um treinador de nível mundial que o leve ao patamar que o Porto precisa.

Parece-me consensual que falta no plantel um defesa esquerdo com qualidade para actuar ao nível exigido a um habitué na Liga dos Campeões.

A equipa não tem bola, falta alguém com qualidade para a fazer circular no meio campo. O nosso miolo não tem explosão nem alguém que consiga esconder a bola quando precisamos de a guardar.

Estas são para mim as principais deficiências do plantel. Outros adeptos terão outras opiniões, mas penso que estas duas falhas são evidentes.

Estes problemas conduzem-nos para duas discussões. A incompetência e a falta de pulso gritantes do nosso treinador e a “indecência” que grassa na SAD do nosso clube.

A SAD
A nossa SAD não tem vergonha na cara. Nenhum Portista entende como é que uma terceira posição dá lugar a bonificações avultadas aos seus administradores. Não vou aqui escalpelizar o conhecido relatório e contas aprovado na passada semana, nem falar das ridículas gratificações que esses senhores recebem bem ao estilo “Wall Street”, aquando da chegada dos camiões de sul-americanos que não servem à equipa.

Nem vale a pena ir mais longe, só gente mal formada é que pode ter o desplante de apresentar um relatório com o passivo e as “bonificações salariais” decorrentes de falhanços desportivos (estamos a falar de uma colectividade desportiva). Parece mentira mas é verdade.

A nossa formação está de rastos. Já observámos uma dezena de jogadores oriundos das camadas jovens que não têm o mínimo de qualidade para integrar o plantel principal.

O projecto que deve em 2011 trazer frutos e ajudar ao rendimento do plantel principal é uma prioridade que demonstra que a visão do nosso Presidente não está tolhida. Antes pelo contrário.

Mas então o que se passa na SAD? Onde estão os homens como Reinaldo e Pinto da Costa? Onde estão os sucessores desta direcção? Onde está o sangue novo que precisa de se formar para preparar “a sucessão”? Vítor Baía não vai certamente poder fazer tudo sozinho.

O Treinador
Porque é que Jesualdo continua à frente do plantel?

As culpas das contratações têm forçosamente de ser repartidas entre SAD e treinador. O treinador deve ser o elemento primordial nas contratações, tal como o foram Adriaanse e Mourinho.

O melhor defesa esquerdo do Porto imagine-se é Leandro e nem está no plantel. Farias treina com equipa e Adriano vai para o desemprego? Ibson não tinha lugar neste plantel? Bolatti é-lhe superior?

Depois meus caros Portistas, é muito difícil avaliar a qualidade de um jogador quando a equipa não tem rumo, não tem fio de jogo, ninguém sabe o que fazer dentro do campo dado o deserto de ideias que é o nosso treinador. Disse aqui logo no princípio do campeonato que Jesualdo deveria procurar um sistema que se adaptasse às características dos jogadores que tem. Não o fez convenientemente. Agora tenta fazê-lo, tarde e a más horas. Sem capacidade para o fazer, está agora a destruir por completo a equipa. A confiança não existe e a desmoralização é quase anedótica.

Se queremos campanhas consistentes na Europa e um projecto a longo prazo, precisamos de um treinador de nível mundial, que não existe na velha guarda de treinadores do nosso país. Não é a ressuscitar fantasmas do passado ou antigos jogadores que vamos formar uma equipa vencedora. Esses ex-jogadores devem ser representantes da mística nas diferentes camadas e modalidades, mas nunca vão ser os gestores de um plantel ou os artífices das nossas próximas vitórias.

Tem a palavra o nosso Presidente.

51 comentários:

  1. Excelente post! Não diria melhor o que me vai na alma...

    ResponderEliminar
  2. Bom post Soren. Concordo com quase tudo o que disseste. Só não acho que o Sapunaru seja um reforço digno desse nome, assim como acho que o Seitaridis não foi, não é, nem nunca será jogador para o FCP.
    Em relação à política de contratações, é óbvio que tem de mudar radicalmente. Os próximos reforços têm de ser de créditos firmados. Quero lá saber se não serão vendidos no futuro porque já foram dispensados de grandes tubarões da Europa, mais vale isso do que comprarmos jogadores desconhecidos. Em 20 contratações deste estilo, dois são bons e 18 são medíocres. Do mesmo modo, os jogadores comprados em Portugal têm de seguir exactamente o mesmo critério. Não sofro do nacionalismo que alguns portugueses sofrem em relação ao futebol e para mim a qualidade, ou falta dela, de um jogador não tem nacionalidade. Ou seja, as críticas que aponto a este plantel são as mesmas que apontaria se no lugar da catrefada de sul-americanos que lá temos estivessem portugueses da mesma estirpe.
    No que toca ao treinador é a mesma história. Se o Jesualdo sair, por muito que isso custe a algumas pessoas, o seu sucessor terá de ser um estrangeiro, isto senão quisermos mais do mesmo. O Jesualdo é um bom treinador, com obra feita no Porto e se sair num futuro próximo irei agradecer-lhe e terei dele as melhores recordações, mas em Portugal não há melhor do que ele e mesmo o único treinador português que acho que tem mais capacidades está agora a ganhar um balurdio no Inter, não sei se sabem de quem estou a falar. Não me venham com Jorges Costas, Domingos ou Ruis Barros, como aqui já disse são jovens treinadores e têm um futuro promissor à frente, mas ainda não têm maturidade. Já agora, acreditam mesmo que outros nomes como J. Jesus ou Carvalhal (já foi despedido do Braga e do Beira-Mar) trariam algo de diferente que o Jesualdo já não tivesse trazido? Não, claro que não.

    ResponderEliminar
  3. Eu...

    Cumpro todos os meus habituais rituais.

    Se jogamos em casa, vou pela estrada à minha direita.
    Se fôr fora, pela da esquerda.
    Jogando em casa, coloco o pé direito à frente do esquerdo; e vice-versa.
    Levo sempre a minha 1ª. camisola.
    O meu 1º. cachecol.

    ETC...

    ETC...

    Onde será que estou a falhar?

    Será que a culpa é minha?

    P.S. Qualquer semelhança com a ficção... é pura realidade!!!

    ResponderEliminar
  4. Quase 100% de acordo com o post. Não creio que sapunaru, guarin sejam reforços. O próprio Tomás Costa é esforçado mas nada mais. Quanto ao Hulk confesso que para mim ainda é uma incógnita!
    Quanto à Sad, espero que entendam que ou "arrepiam caminho" ou contem com uma contestação que nunca tiveram.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. concordo com o duarte pernes, quando diz que o próximo treinador deveria ser estrangeiro.

    Por acoso acabei de deixar este comentário num outo blog:

    " Armindo disse...
    Já que estamos na onda de...

    Que tal um treinador... ARGENTINO?

    Ei,ei... tava a brincar!"


    Talvez não fosse má ideia....
    Até porque com tantos argentinos no plantel, talvez conseguisse melhores resultados (até porque pior é possível, mas para o FCP acho difícil e especialmente espero que NÃO!!!)

    E fora de brincadeiras há bons treinadores e para já lembro-me de um que ganhou os Jogos Olímpicos de Atenas com a selecção Argentina: o Pekerman!
    É um excelente treinador (e que eu saiba não está a trabalhar), que olha e está habituado a ligar com equipas jovens (que eventualmente é um dos problemas no FCP, a idade e inexperiência dos jogadores) e que devido à sua experiência provavelmente se adaptaria rapidamente ao futebol português, e por fim, mas não menos importante, não acredito que por ser argentino quisesse mais sul-americanos no plantel...!!! (com tantos ;D)

    De qualquer modo a minha opção seria um estrangeiro (para quebrar com as cores clubísticas) e no caso de um europeu, seria jovem de preferência.

    cumprimentos azuis
    P.S. desculpem pelo comentário tão longo....

    ResponderEliminar
  6. Bárbara, quando falo em treinadores, não era de um argentino que estava a falar, pese embora reconhecer algumas competências ao Pekerman. O ideal, para mim, seria um projecto a longo prazo com o Mancini ou o Riijkaard. Estão desempregados e mesmo sendo verdade que são caros, tenho a certeza que ao dispensarmos uns Marianos e uns Benitez bem como a esmagadora maioria do amontoado de emprestados que temos daria talvez para pagar os seus salários elevados.

    ResponderEliminar
  7. Bárbara, quando falo em treinadores estrandeiros, não era de um argentino que estava propriamente a falar, pese embora reconhecer algumas competências ao Pekerman. O ideal, para mim, seria um projecto a longo prazo com o Mancini ou o Riijkaard. Estão desempregados e mesmo sendo verdade que são caros, tenho a certeza que ao dispensarmos uns Marianos e uns Benitez bem como a esmagadora maioria do amontoado de emprestados que temos daria talvez para pagar os seus salários elevados.

    ResponderEliminar
  8. era mas e o juande ramos!
    mas nao fiquem ansiosos, porque parece-me que mesmo que o juju perca os proximos 2 jogos n vai embora, nao sei porque, mas e o que me parece!

    ResponderEliminar
  9. O diagnóstico está correcto, soren, mas há exageros, naturalmente compreensíveis, que têm toldado as diversas opiniões que cada um de nós tem direito. Concordo com a substância ou o formalismo, ainda que redundante, mas não com a visão catastrofista sem apontar-se soluções.

    Eu só ainda não percebi, antes de "desfazer" a equipa, os reforços, o treinador e por aí fora, como é que no estádio de evolução que se seguia e culminou na vitória saborosa e convincente de Alvalade a equipa regrediu para a pré-história como se nunca tivesse jogado junta.

    E custando-me a acreditar como foi possível esses passos em frente para voltar ao ponto de partida, como se estivéssemos na pré-época, retenho-me pelo figurino táctico que de um momento para o outro se banalizou, tal como se banalizou, e isso é o pecado maior, a questão de se saber quem joga em cada posição.

    Porque foi ao condescender nesse aspecto, introduzindo de forma arbitrária mudanças em posições-chave da equipa, que o trabalho conjunto feito até então ruiu como um castelo de areia.

    Eu, por mim, fazia um exercício tão grato aos teóricos sobre o modo como deve, definitivamente, jogar a equipa.

    Eu, que prefiro as coisas práticas e cujas evidências entram pelos olhos dentro, sinto-me obrigado a fazer o papel de treinador e configurar a melhor equipa possível no sistema mais adequado às circunstâncias.

    Não gosto de divagações fáceis, de atirar acusações avulso, sou alheio a questões económicas e gosto de avaliar o futebol, recusando os teóricos que, mesmo estando tudo relativamente bem, desde que seja num rumo de vitórias, apontam mil e um problemas e classificam milhares de dificuldades enquadrando-as em ciclos históricos e níveis de exigência.

    Preferia dizer o que, finalmente, acho que a equipa deve ser, adicando de estereótipos e nunca olhando a nomes, muito menos ao "politicamente correcto".

    Mas na hora em que o FC Porto vai jogar o futuro na Champions - em que sempre antevi grandes dificuldades pelo grupo delicado e perigoso que nos coube - e já na Taça de Portugal, é melhor ver como Jesualdo reage e corrige a rota, porque só ele o pode fazer pois ele, inexplicavelmente, perdeu o sentido das coisas.

    Quase me dá a ideia de o treinador ter facilitado e sabemos que nestas coisas a distracção é a morte do artista. Foi a sensação que tive no jogo com o Leixões. O suficiente para se pôr praticamente tudo em causa, agravado com a não-resposta na Naval.

    O que deveria discutir-se aqui era:

    - deve o principal responsável manter-se na equipa, agora, nestes dias, com o risco de perder já duas competições?

    - deveria encontrar-se, já, uma alternativa no comando técnico?

    Creio que a resposta só poderá ir, obrigatoriamente, pela primeira questão. Ninguém faria milagres do último até ao próximo domingo, por muito que reclamem a cabeça de Jesualdo, pois o artifício não traria, decerto, os resultados desejados.

    Já a confirmar-se, esta semana, a senda de derrotas, é impossível sustentar a sua continuidade que ele mesmo deixou abalar ao perder as suas convicções.

    Esse momento de loucura, esse perder o sentido das coisas e dos papéis e afundar a equipa é algo que nem Jesualdo compreendeu, a avaliar pelas repetidas declarações de incredulidade que tem feito, quando antes recusava-se falar nesta ou naquela competição, confiando que as classificações parciais favoráveis iriam permanecer.

    Ele não se deu conta do turbilhão que criou, não preveniu a derrocada e corre o risco de ficar sob os escombros, perdendo toda a glória dos titulos ganhos, além da simpatia que deixou de merecer da maioria dos adeptos.

    Era esta reflexão que me apetecia partilhar com a bancada e só deixo em esboço.

    A ideia táctica para a equipa fica para uma próxima oportunidade. Esperando que Jesualdo faça as correcções necessárias, porque tem de deixar preconceitos (e preferências pessoais) de lado.

    Como dizia eu antes do jogo na Naval, tem de escolher os melhores e arrumá-los de forma coerente. Tarik, Helton e Pelé estavam nos convocados de sábado e já me deixavam aliviado, mas foram para o banco e o resultado, mais uma vez, viu-se.

    Esperei que algum companheiro de bancada comentasse a desorganização e suas causas do jogo colectivo e os pesos-mortos da equipa. Nem a aberrante troca de um extremo por outro (Rodriguez por Tarik) aguçou o apetite. Nem quando retirou Tomás Costa do meio-campo para a lateral, acabando por meter outro médio de características mais ou menos similares às de Fernando, que continuou em campo, e do próprio Tomás Costa, pela capacidade de Pelé em ir à frente a jogar.

    Não há coincidência de pontos de vista sobre o sistema táctico, ninguém confere ideias sobre se se joga em 4x4x2 ou 4x3x3, tal como dantes eu via a equipa na Luz, no Arsenal e em Alvalade em 4x1x4x1 - que me parece mais acertado e resultou singificativamente bem, não obstante o afundanço de Londres em condições muito particulares - e alguns viram um simplório 4x4x2 que não revelava o dinamismo táctico da equipa.

    Neste contexto, enquanto não percebermos em que esquema a,b ou c os jogadores x, y e z jogam melhor, para o benefício colectivo e a primordial necessidade de obtenção de resultados, andaremos a divagar sobre as qualidades de cada um e, claro, a dizer mal de todos.

    Este é, ainda, o problema em que se labora. Mal, a meu ver.

    Penso voltar ao tema para desenvolvê-lo como me achar capaz. Kiev dará a primeira resposta, mas sendo já em desespero de causa o resultado pode atraiçoar a bondade do que se possa pensar em termos de melhoria.

    Ainda assim, a Taça UEFA é um mal menor e um objectivo alcançável. Já a resposta na Taça de Portugal e a reabilitação na Liga nacional vão muito a tempo, ainda que dependentes do que possa, de bom ou mau, acontecer em Kiev.

    As condições são precárias, mas o FC Porto ainda depende só de si próprio. Depois da derrota em casa, admitia que a equipa podia ripostar em Kiev. O que sucedeu no campeonato deixou-me desconfiado, confesso, e crente de que o ambiente gerado, derrotista, mais agravou a suspeita de que a equipa se afunda e ninguém lhe deita a mão - nem os adeptos, que não podem mudar jogadores e cujas sugestões amiúde roçam o ridículo, queiram ou não admiti-lo.

    Vou mais pela "fé" na recuperação do espírito de equipa do que por sincera convicção acompanhar pela tv o jogo de Kiev que irá moldar de forma indelével este período: crash irreversível, pois em Janeiro não irá recuperar-se absolutamente nada por ser tarde demais; ou bonança depois da tempestade?

    Muitos adeptos, infelizmente, já só desejam novas derrotas como se isso regenere coisa alguma. Creio que nem para esta, nem para épocas seguintes. Uma atitude (quase) colectiva suicidária, que não acompanho, sobrou ao arrepio da serenidade necessária, hoje, para reverter a situação. Basta ganhar por 1-0, não se requer goleadas em cada jogo.

    Não queria entrar por aí, porque o FC Porto distingue-se facilmente dos outros rivais, mas o Benfica e o Sporting jogam menos bem do que a equipa de Jesualdo, jogam com tracção atrás e, com muita ou pouca sorte, ganham. São feios, maus e até porcos (veja-se Derlei em Vila do Conde), criticados aqui por não marcarem e elogiados ali sem jogarem muito melhor mas graças a uma vitória pífia. O futebol actual não vale pela estética, é o paraíso dos resultadistas.

    Basta o FC Porto nestes dois jogos jogar para o resultado. Como jogou antes na Luz e em Alvalade. Assim ganhará. Espero que também em Kiev.

    ResponderEliminar
  10. A noticia da nacionalização do BPN deve-nos (adeptos e sócios do FCP) alertar para o perigo que é de uma administração de uma empresa sentir-se impune e sentir que as suas acções não tem consequencias pessoais.
    Temos de ter muito cuidado para depois não sermos surpreendidos.
    Há muita circulção de dinheiro e quando assim é há muita tentação, as pessoas tornam-se descuidadas na gestão desse recurso. Estamos em tempo de vacas magras e por isso a gestão do plantel tem de ser excelente e sem grandes riscos, esperar pelos frutos da nossa formação para depois apostarmos efectivamente neles.
    Quanto ao treinador volto a insistir no Jorge Costa, se me falarem de falta de maturidade eu digo que ele ja tem maturidade desde os 18 anos, e aprendeu com os melhores , Bobby Robson e Mourinho, alem de que este fim de semana deu a volta ao resultado de um jogo fora.

    ResponderEliminar
  11. O Juande Ramos era bom, mas este tipo de especulações são inúteis, ainda para mais quando temos um jogo importantíssimo depois de amanhã. É natural que se fale em nomes para futuro de treinador nesta altura, eu próprio caí nessa tentação. Só que isso, por agora, não faz muito sentido, ainda para mais quando o Jesualdo parece estar firme no comando da equipa.

    ResponderEliminar
  12. Duarte, quando falei num argentino, foi apenas para responder ao comentário de um outro blog, conforme referi!

    O que queria salientar, foi que concordo consigo quando diz que deve ser estrangeiro, e para mim é claro que deveria ser jovem como diz o "Mancini ou o Riijkaard". Aliás seriam provávelmente uma melhor aposta, porque acabava-se com as cores dos vários clubes, cada vez que se fala no nome de um qualquer treinador português (excepto o Mourinho é claro!), e para alem disso como jovens seria uma aposta com possibilidade de futuro.

    Cumprimentos azuis

    ResponderEliminar
  13. Já devem ter dado conta de que, mais uma vez, a alegada Justiça dita desportiva sopesou de forma substancial e desproporcional lapsos de dirigentes que estavam suspensos, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira.

    Pinto da Costa tem falado em público de coisas genéricas e algumas vezes até fora da esfera do clube, como na apresentação de um livro que lhe foi dedicado.

    Levou mais 4 meses de suspensão.

    O presidente do Benfica foi à cabina de um árbitro fazer uma coisa reprovável a todos os títulos, mas que a central de propaganda quer transformar em acto nobre e elogiável.

    Levou 45 dias de suspensão.

    Entretanto, sai esta notícia do Diário Digital que o Maisfutebol transcreve (ambos do grupo IOL).

    O Supremo Tribunal Administrativo considerou inválido o uso das transcrições das escutas telefónicas a João Bartolomou no processo Apito Final.

    A informação foi adiantada ao Maisfutebol por Paulo Samagaio, advogado do presidente da U. Leiria, e confirmada por fonte da Federação Portuguesa de Futebol.

    Ora esta decisão do Tribunal vem introduzir um dado novo, uma vez que as decisões de suspender João Bartolomeu por um ano e de subtrair três pontos à U. Leiria se baseavam em grande parte nas escutas telefónicas retiradas das certidões do processo Apito Dourado. Sem as escutas, perde-se uma prova importante para a condenação.

    Numa altura em que os recursos dos arguidos do Apito Final estão em apreciação no Conselho de Justiça, a subtracção das escutas como elementos de prova pode ser um factor decisivo na defesa de João Bartolomeu e da U. Leiria.

    A decisão não tem aplicação imediata nos recursos de Pinto da Costa e do F.C. Porto, do Boavista e de João Loureiro, mas «quem apreciar esses recursos vai ter, naturalmente em conta que já houve uma decisão num determinado sentido», explicou ao Maisfutebol o especialista em direito do desporto, José Manuel Meirim.

    No entanto, acrescenta, os juízes não são obrigados a seguir as posições dos seus colegas e «quem apreciar outros recursos sobre matéria idêntica até pode decidir de maneira diferente». Perante decisões diferentes sobre matéria idêntica, os visados poderão apresentar um pedido de «uniformização de jurisprudência» para que o Supremo Tribunal Administrativo decida qual a posição a adoptar.

    Na decisão do Supremo Tribunal Administrativo, segundo contou Paulo Samagaio, foi considerado que o uso das escutas telefónicas constituiu «uma devassa da vida privada» e por isso «um atropelo grave a um princípio fundamental da Constituição».

    Ainda segundo o Tribunal, as escutas telefónicas poderão ser utilizadas apenas em casos especiais de processos criminais e não em processos desportivos. O que quer dizer que podem ser utilizados no processo Apito Dourado, mas não no processo Apito Final.

    Este novo dado poderá revelar-se importante na defesa do F.C. Porto, uma vez que a decisão do Conselho de Justiça será determinante na apreciação do caso pela UEFA.

    ResponderEliminar
  14. Noutro âmbito, a central de propaganda e os vários Goebbels da capital do novo Reich fazem isto:

    "João Gabriel, director de comunicação do Benfica, reagiu hoje com ironia à impossibilidade de Bruno Alves vir a ser alvo de um processo sumaríssimo, considerando que o defesa central do FC Porto Bruno Alves é um futebolista “afortunado”.

    Em que categoria estará catalogado Nuno Gomes depois de agressões de pitons em riste a Sapunaru e a Filipe Anunciação?

    É para ver como estes gajos não facilitam. Mais: ganham de goleada...

    ResponderEliminar
  15. E ainda temos disto:

    Quatro agentes da PSP de Guimarães foram alvo de agressões na sequência de confrontos entre adeptos do V. Guimarães e do Benfica na Cidade Berço.

    Os incidentes de maior violência sucederam na Rua Teixeira de Pascoais já o encontro entre vitorianos e encarnados decorria no relvado.

    Tudo sucedeu no exterior do Estádio D. Afonso Henriques quando os agentes de autoridades faziam a escolta a cerca de três centenas de adeptos do Benfica e foram atacados.

    O serviço de Relações Públicas da PSP de Braga já adiantou que os quatro agentes da PSP foram «agredidos violentamente, inclusive, com tochas de fumo» e confirmou a detenção de um adepto de 26 anos residente em Odivelas por agressão a um agente da autoridade.

    Durante o V. Guimarães-Benfica foi ainda detido outro adepto da zona de Oeiras por posse de tocha luminosa.

    ResponderEliminar
  16. Os meus sinceros parabéns ao Zé Luís pelo 1º post.

    ResponderEliminar
  17. Desculpe-me estar a ser chato.

    Olha "ele" a fazer-se ao piso...

    "Para o ex-adjunto de Jesualdo Ferreira, as saídas de Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma não justificam os resultados."

    Penso eu de que.

    ResponderEliminar
  18. Confesso.

    Estou mesmo a ser chato.

    Depois de mais uma aberrante e impune decisão da descomichão disciplinar, vem mais esta:

    "José Mota suspenso por 11 dias"

    Ricardinho malandro...

    ResponderEliminar
  19. Parabens Zé Luis pelo primeiro Post. É a opinião de um Portista, sensato e racional. De facto seria absurdo substituir o treinador neste momento. Se com ele as possibilidades de vitória não são muitas, sem treinador, não me venham com os Rui Barros ou outros, seriam praticamente nulas. Também concordo que em caso de derrota com o Dinamo e com o Sporting, a situação do Jesualdo ficaria insustentável e penso que seria ele próprio a pedir para sair.
    Pessoalmente sou contra a mudança de treinador no decurso da época. Um dos factores mais importantes do sucesso do FCP, ao longo dos anos, foi a estabilidade proporcionada aos treinadores. De resto, não me lembro de ganharmos alguma coisa com mudanças no decorrer da competição, pelo contrário já tivemos saborosas vitórias após períodos de grande contestação. Nestes momentos tendo a confiar na decisão do presidente, mas isso não quer dizer que ele não falhe, e já falhou algumas vezes.

    Quanto à equipa, não vou discutir os nomes, embora também tenha a minha opinião de treinador de bancada, sobretudo depois de ver os jogos, gostaria apenas de referir o seguinte:
    1 - Contra o Rio Ave, sem ter jogado bem, merecia ter ganho e com um árbitro atento, (até o insuspeito Record viu uma grande penalidade a nosso favor por marcar) tê-lo-ia conseguido sem dificuldade.
    2 - Contra o Dínamo não jogando bem, fez o suficiente para não perder e sofrer um golo daqueles é desmoralizante.
    3- Contra o Leixões, sofrer 3 golos em 7 remates do adversário, com um tal Braga a marcar dois golões, não é normal.
    4- Contra a Naval, o Porto até nem fez mau jogo na primeira parte, embora aquele lado esquerdo continuasse a evidenciar o desastre que tem sido nos últimos anos. No entanto na primeira vez que aquele defesa da Naval foi à frente, falhou o cruzamente, não venha cá dizer que o remate foi intencional, marcou um golo, que nem que jogue mais cem anos volta a fazer outro igual. A partir dali a equipa, que já não estava com indices de confiança elevados, afundou-se psicologicamente por completo.
    Que diabo, eu não acredito em bruxas, mas...porra... que depois de todos estes sucessos, qualquer mortal desmoraliza, lá isso desmoraliza.

    Agora, vamos acreditar que também a sorte mude e dê uma ajuda, ganhar ao Dinamo e ao Sporting, para que os jogadores recuperem a confiança perdida e tudo voltará ao ser rumo natural.

    Aproveito para juntar a minha voz ao coro dos sócios, acionistas da SAD ou adeptos, que manifestam a sua indignação, pelo facto de os administradores da SAD terem direito a prémio, pelo 3º lugar no campeonato. Como portista, que sentiu nos anos 60 e 70, o que era ficar em segundo ou terceiro lugar, considero um insulto a todos aqueles que nos proporcionaram as noites de Viena, Tóquio, Sevilha, Gelcenkirchen. O terceiro lugar, nem sequer é o primeiro dos últimos, é pior ainda.
    A única situação em que admito a existência de prémio, sem ser pelo 1º lugar, é na Liga dos Campeões, mas mesmo aqui só depois dos oitavos de final.

    ResponderEliminar
  20. Fogo, Mancini e Rikjard!? esses 2 sao flops como treinadores!! so ganham porque têm dinheiro para comprar quem querem!! e mesmo assim é raro ganharem!! o Mancini por exemplo so começou a ganhar quando os outros grandes de italia desceram ou ficaram muito fragilizados! e o rikjard nem com aquelas estrelas todas conseguia po-las a jogar futebol a epoca passada..

    tudo bem que tem de vir um novo treinador e estrangeiro...mas alguem que perceba de futebol por favor!!

    ResponderEliminar
  21. Zé Luís eu na altura achei interessante debater os esquemas tácticos para tentar perceber a performance da equipa. O problema é que no último mês o treinador não soube colocar a equipa a jogar bem em nenhum dos esquemas que escolheu. Nem sequer tenho visto uma equipa em campo nos últimos jogos. As exibições explicam os resultados, não são as bolas aos postes. Basta ver que ninguém se queixa das arbitragens.

    Podia debater os equívocos tácticos de Jesualdo, como usou 5 jogadores diferentes a defesa esquerdo nos últimos 2 jogos. Porém não estamos no início de época. Já lá vão 4 meses e se o treinador não sabe qual é o melhor defesa esquerdo, os adeptos muito menos.

    Junta-se a isso a incapacidade de Jesualdo conseguir motivar os jogadores, que desde 2006 só por uma vez conseguiram virar um resultado negativo. E mesmo assim nessa altura foi a feijões. Esta "crise", em que o treinador tenta convencer os adeptos que não vai nu, recorda-me a de 2006/07, em que não perdemos o campeonato porque houve uma redução de equipas e essa época teve menos 2 jornadas.

    Só mesmo um milagre poderá fazer com que a "equipa" saia de Kiev com uma vitória. Não tivéssemos a sorte de nos ter saído o Fenerbache, que a época passada foi aos quartos-de-final da champions e agora é 9º no campeonato turco, também a atravessar um mau momento, e nesta altura se calhar nem o 3º lugar seria plausível.

    Uma eliminação da taça não aquece nem arrefece, é algo a que já me habituei nos últimos anos. Tal como perder para o Sporting.

    Se há um mês preferia que a sucessão de Jesualdo só ocorresse no final da época agora já não acredito que possamos desperdiçar tanto tempo. Precisámos de um novo treinador e de 1 ou 2 defesas esquerdos. O plantel tem qualidade, falta saber aproveitá-la.

    Não estou a ver um treinador português com nível para treinar o Porto. Basta ver que os únicos que tiveram sucesso no estrangeiro foram Artur Jorge, Mourinho e Fernando Santos. Os restantes limitam-se a ser campeões nessas potências futebolísticas como Egipto e Angola.

    Dos nomes adiantados gosto de Juande Ramos, Rijkaard e Mancini. Qualquer um deles é adepto de futebol ofensivo e têm bons currículos. Há um ano diria que eram caros para o Porto. Depois de saber que os dirigentes da SAD ganham 30.000€/mês, já não tenho a mesma opinião.

    ResponderEliminar
  22. Excelente post. Apenas daria mais importancia à perda de valores (jogadores) com alguns anos de casa. Sao muitos os jogadores recem chegados a entrar directamente na equipa. Mas tb querer avalia-los neste momento é completamente descabido. Com a equipa a jogar assim até o Luxo e o Lizandro sao jogadores normais.

    ResponderEliminar
  23. qua acham disto?
    do blog da bola:
    Com algumas reservas foi-me garantido por gente que sabe o que poderá acontecer que, caso o FC Porto perca em Kiev, a vida de Jesualdo Ferreira vai ficar muito complicada pois, no jogo imediatamente a seguir terá o Sporting em Alvalade à perna para a Taça de Portugal.
    Sendo assim, Pinto da Costa já terá tratado da sua vidinha antes de partir a Ucrânia. A solução poderá passar por uma história muito idêntica à do Boavista e que levou Jesualdo para os dragões.
    Só que desta vez, o milagre poderá passar pelo "Bom Jesus de Braga".

    ResponderEliminar
  24. "achei interessante debater os esquemas tácticos para tentar perceber a performance da equipa. O problema é que no último mês o treinador não soube colocar a equipa a jogar bem em nenhum dos esquemas que escolheu. Nem sequer tenho visto uma equipa em campo nos últimos jogos. As exibições explicam os resultados, não são as bolas aos postes. Basta ver que ninguém se queixa das arbitragens" - the turk.

    Eu seria o último, como sabem, a enveredar por esse caminho de discutir as tácticas. Mas ou Jesualdo acerta de vez nestes dois jogos ou está tudo perdido e ele também. Vamos agaurdar. E, de facto, nas duas últimas derrotas não houve queixas da arbitragem.

    Espero que Jsualdo não seja teimoso como Paulo Bento. Este tem tido uma sorte incrível a safar-se de tanta burrada e tanto futebol medíocre.

    ResponderEliminar
  25. Luís freitas lobo disse ontem que o porto tem na qualidade do plantel o grande problema e defacto não tá dificil de constatar isso.
    O leandro virá em dezembro e certamente iremos jogar com fucile e leandro, iremos tambem ter um lucho maior e uma melhoria nas trasicções em velocidade.Mas uma das desilusões que tive este ano foi bruno alves, tem se mostrado a um nível muito abaixo do que esperava. Falta de aceleração , desconcentrações no posicionamento e falta de agressividade no portador da bola.

    O melhor Porto deste ano foi dos primeiros 25 minutos contra fenerbahce e sinceramente vivemos do triangulo rodriguez lucho lisandro. Teremos de depositar nestes jogadores a confiança pois são eles que nos poderão dar o título.
    O rodriguez é o jogador chave que permitirá jogar mais em profundidade com capacidade de oferecer soluções de finalização aos médios.
    Quanto a lucho parece andar a 2 anos com pubalgias ... há que encontrar responsabilidades

    Mas sinceramente,
    a minha opinião é que quando o benfica certar os equilibrios defensivos iremos tar muitos degraus abaixo e certamente não iremos ter na capacidade de os acompanhar.
    o benfica tem muitas soluções e parece finalmente mais tranquilo.

    ResponderEliminar
  26. Zé Luís, parabéns pelo comentário.

    Bem escrito, revela o bom-senso que todo o adepto Portista deve ter, não nos confundamos com os adeptos rivais.

    Efectivamente, é difícil perceber o que se passou após Alvalade, o treinador, ao contrário do que eu pensava dele, abdicou das suas fortes convicções e optou pela experiência, tentativa e erro.
    Nunca foi nem nunca será o meu treinador mas neste momento é o que temos e uma alternativa a curto prazo pode ser catastrófica para as ambições do F.C.Porto esta época.

    ResponderEliminar
  27. Gostei das análises serenas do Soren e do Zé Luís, cada uma com os seus pontos de vista, tal como secundo algumas das opiniões do Duarte Pernes no 2º comentário.
    Não sei se será boa a mudança de treinador, nunca gostei de chicotadas, mas se os proximos dois jogos correrem mal... não sei... A dúvida é sempre se quem vem de novo faz milagres...Os exemplos mostram que não.
    Hoje mais que nunca ando preocupado com as contas da SAD, a merecerem uma reflexão profunda e um grande abanão sobretudo quando de uma forma ou de outra estabilizarmos a equipa de futebol.
    Por comparação com os " gestores" americanos, do BPN e similares, ainda vamos cair no abismo.
    De qualquer forma, esperemos sinceramente uma atitude à Porto amanhã e Domingo, será difícil mas neste momento e até lá, é o caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  28. "Hoje mais que nunca ando preocupado com as contas da SAD..."

    É lamentável que este seja um tema que não motive a intervenção dos adeptos.
    A situação é deveras preocupante. Jesualdo é um problema insignificante comparado com as nuvens negras que pairam sobre o nosso Clube.
    Nem os exemplos dos Pimentas (Guimaraes) Loureiros (Boavista) e outros fazem alertar os adeptos!

    ResponderEliminar
  29. Concordo com a análise do SOREN.

    O mais desconcertante, para mim, foi ver q após sofrer o golo da Naval a equipa se entregou psicologicamente, parecendo admitir o facto de não conseguir dar a volta ao resultado (apesar de fingir q ia tentar).

    Contrariar essa quebra psicológica, parece-me, deve ser precisamente o tipo de trabalho a exigir do treinador (bolas, nem que seja preciso contratar a psicóloga do Socolari, dasss...)

    Não gosto muito de "chicotadas psicológicas", até porque, nesta altura, com jogos importantes já a seguir, não faria muito sentido. Existe de momento algum bom (sublinho o "bom") treinador disponível? Teria que ser estrangeiro (a existir) e levaria pelo menos um mês a conhecer o nosso futebol.

    P.S. com tantas experiências a lateral esquerdo, pq não tentar tb o Fernando, passando o Pelé para trinco? A entrada do Pelé contra a Naval foi das poucas coisas q me agradou ver.

    Cumps. :)

    ResponderEliminar
  30. Gosto do sistema do Pekerman (3 defesas) mas sempre me pareceu um pouco low profile e nesta altura é necessário alguém q saiba dar um murro na mesa.

    Mancini? tb me parece uma boa solução e o ordenado não deveria ser problema (a SAD parece q tem muito dinheiro).

    Sem embargo de continuar a pensar que mudar de treinador nesta fase seria uma solução de alto risco.

    ResponderEliminar
  31. MANUEL PELEGRINI. Ou Frank Rikard. Este está desempregado.
    Mas suspeito e temo que será sempre Ronal Koeman

    ResponderEliminar
  32. Logo que não seja português até pode por o koeman..
    mas é URGENTE correr com o josé gomes...esse é a principal côdea da elaboração da tactica de jogo...o jesualdo é logo o segundo a ir...se bem que neste caso acredite que vá passar para um outro departamento qualquer..pois não acredito que se aventure a treinar outra equipa mais inferior ao porto...talvez vá pas arabias onde até o manuel josé ganha alguma coisa.
    o meu treinador de eleição é impossivel para o porto (gus hiddink), mas fazendo crer que não se compra jogadores de "nome", também duvido que se vá buscar um treinador de "nome".

    quanto ao titulo do post..eu sou dos que acredita que a nau já se afundou..e que o que nos resta é esperar pelos que vão boiar...

    quanto a mudar de treinador, era para ontem..pois ainda tudo é possivel de ser salvo, quando n valer a pena, tb n valerá a pena mudar...acho é curioso haver gente que ache que o jesualdo deveria continuar...se calhar são masoquistas e aí entende-se...

    força porto
    somos dragões, somos campeões...

    ResponderEliminar
  33. Se for estrangeiro, tem que falar espanhol.

    (Ouvi dizer que o nosso "rico" Porto, se passara' a chamar Futbol Club del Puerto).

    Desculpem, mas estou mesmo desanimado, porque este ano e' do benfas.

    ResponderEliminar
  34. JUANDE RAMOS!
    ta desempregado, e um grande treinador e um disciplinador que e precisamente o que o porto precisa!
    concordo com o amigo joao filipe, para mim o barco ja ha muito se afundou tambem, so nao percebo o porque de manterem a equipa tecnica depois de se ter perdido na naval!
    dizem alguns que nenhum treinador pegaria numa equipa com 2 jogos decisivos pela frente, pois muito bem, se calhar ate concordo, mas continuo convencido que ate com o rui barros eramos meninos pa ganhar na ucrania e em alvalade!
    vamos indo e vamos vendo mas continuo na minha.. se o juju n saiu ainda... nao sai ate ao fim da epoca!

    ResponderEliminar
  35. o carlos daniel hoje no jn escreveu mt bem...
    Felizmente sou daqueles (somos alguns) que aqui no forum criticaram a politica de contentores desta sad e os resultados começam a aparecer.

    ResponderEliminar
  36. O Jorge Jesus não! Por amor de Deus, era só o que cá faltava. Tudo bem que na Taça UEFA está bem e no Belenenses até fez um bom trabalho, mas este Braga, no campeonato, podia e devia render 10vezes mais com aqueles jogadores.
    Continuo na minha: o Mancini e o Riijkaard eram os nomes ideais se esta época ainda quisermos fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  37. Concordo plenamente que neste momento é preciso estabilizar os jogadores e a equipa.Mas será que o JF é o Homem ideal para o fazer? Alguem viu quantas equipas diferentes o Porto mostrou desde o inicio da época nas várias competiçoes? Alguem viu uma base sólida na Equipa? So vimos foi confusoes e equivocos. O treinador está com estes jogadores à 4 meses!!Não chegua para formar uma equipa e conhecer os jogadores? Já vamos na 7ª Jornada é o que se vê, e em risco de ser eliminados já da Liga do Campeoes. Se o treinador tiver que sair que saia JA, Nao adianta chorar no fim da època. Esta ideia do deixa andar, irrita um bocado...

    ResponderEliminar
  38. Compreendo as preocupações de alguns adeptos sobre a incredulidade de certas coisas do Relatório e Contas, que todos partilhamos mas tem um modo e lugar próprios para contestar, activamente, que são as AG's e assembleias de accionistas.

    Mas parece que ninguém se indigna com mais uma frustração de justiça, que deve ser a trave-mestra de um Estado de Direito e uma garantia fundamental da Democracia, que advém da denúncia que representa a sentença - mais uma - do STA sobre o processo da utilização das escutas telefónicas, neste caso relativas a João Bartolomeu e à U. Leiria mas que podem, fatalmente, estender-se às malfeitorias exercidas sobre o FC Porto.

    Não é que me admire muito esta atitude de faz-de-conta face a Direitos Constitucionais que devem defender-se nem que seja com a própria vida, sob pena de voltarmos à mordaça de antigamente (e que já existe, quanto a mim), à supressão de liberdades, ao silenciamento, à ditadura.

    Se calhar o país está mais ameaçado do que o FC Porto que vem a pagar pela opressão democrática em que vivemos actualmente.

    Parece que, afinal, a Justiça é mesmo a nossa última esperança, já que a sociedade aceita ir para o abismo pela indiferença demonstrada.

    ResponderEliminar
  39. Esta é a última aberração:

    «O ministro das Obras Públicas reconheceu, de visita às obras de alargamento do velho aeroporto, na Portela, que os 380 milhões de euros que ali vão ser gastos não terão retorno.»(tsf)

    ResponderEliminar
  40. Esta a penúltima aberração:

    "Segurança Social aplicou cerca de 500 milhões de euros no BPN

    Em fins de Agosto deste ano, o Instituto da Segurança Social possuía 947 milhões de euros em liquidez (depósito de numerário e fundos). Entre essas aplicações, encontra-se o Banco Português de Negócios (BPN), onde a Segurança Social aplicou cerca de 500 milhões de euros.

    Nos últimos cinco anos, o BPN foi alvo de várias averiguações por parte do Banco de Portugal, acções que culminaram na substituição da administração encabeçada por José Oliveira e Costa, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva, por uma nova equipa liderada por Miguel Cadilhe, ex-ministro das Finanças do actual presidente, e que está em funções desde Julho.

    ResponderEliminar
  41. Mais uma provocação é lembrar que o ReC da FC Porto, Futebol SAD foi auditada pela Deloitte que o BPN "despediu" quando esta firma de verificação de contas e balanços detectou coisas tóxicas no banco.

    E se acrescentarmos as off-shores de todos os bancos e os balanços camuflados por causa dessas manobras contabilísticas (vide BCP), estaremos pelo menos contentes de que as contas do FC Porto são transparentes - ao contrário dos tempos anteriores à SAD?

    ResponderEliminar
  42. Para acabarmos no sentido de Justiça que preconizamos, comparando o Apito Dourado com os dourados anos da Banca lusitana:

    "Saldanha Sanches, casado com Maria José Morgado, figura de responsabilidade no MP, é citado hoje, no Público, a propósito da nacionalização do BPN e da falta de intervenção do supervisor Vítor Constâncio:
    "
    A decisão está tomada, agora falta saber quando e quanto é que o contribuinte terá de pagar o prejuízo. De resto, também já sabemos que no final vai ficar toda a gente absolvida"..
    Quer dizer, Saldanha Sanches, afirma o que o senso comum, actualmente generalizado a uma esmagadora maioria de pessoas, já conhece: que toda a gente que vier a ser investigada e acusada, no caso, irá ser absolvida.
    A afirmação é terrível, embora banal, porque qualquer pessoa, incluindo advogados, magistrados, juízes, professores universitários de Direito penal, e comentadores especialistas e até deputados e governantes, a podem fazer- e fazem.
    É terrível, porque isso significa, a assunção generalizada de que o sistema de Justiça que temos, não funciona de todo, em casos como este.
    O que parece uma evidência, no entanto, esbate-se, quando ouvimos as pessoas responsáveis pelo sistema. Quem o produziu, quem definiu as regras; quem aprovou as leis e as reformas e quem as aplica na prática dos casos concretos.
    Ninguém, nesse caso, admite falhas no sistema, a não ser pontuais e eventualmente alheias e de passa-culpas.
    Todos se justificam e todos se encolhem, na protecção de consciência, no resultado final: a absolvição de eventuais culpados, com um castigo geral a todos os inocentes.
    Os polícias, porque investigaram as denúncias; os magistrados, porque acusaram, com base em indícios fortes de condenação provável; os juízes, porque julgaram e não encontraram provas, afinal, dessa indiciação fortalecida; os universitários e legisladores, porque aprovaram democraticamente as leis substantivas e processuais.
    Restam depois os comentadores, como Saldanha Sanches e, quem sabe?, a própria Maria José Morgado que acabará por concordar com ele, devido à evidência dos factos que se impõe como indiscutível.
    Afinal, onde reside a Grande Falha que provoca sempre estes pequenos terramotos de descredibilização da Justiça?
    Em algum lugar deve estar. Em alguma acção, deve ter o seu início de abalo telúrico das instituições.
    O problema é que a espeleologia, na descoberta dessa Grande Falha, também falha.
    E por isso, vivemos num círculo vicioso em que todos se queixam e ninguém encontra a Razão...
    Por mim, mero comentador, ela reside tão só e apenas em duas coisas: nas leis processuais, restritivas de um sucesso em julgamento, por motivos esconsos de protecção de interesses vários e também na organização de quem investiga os factos.
    São essas as duas principais razões. Por isso, quem deve pôr as barbas de molho, são os universitários que gizam as leis; aqueles que as aprovam e também quem investiga os factos, incluindo no lote os que em vez de julgar, se demitem de o fazer devidamente. Ou seja, todo o sistema.
    E assim ficamos na mesma..."

    Na GLQL, por jose

    Isto preocupa-me mais do que tudo, mais até do que os "spinners" e os "sound-byres" benfiquentos e salazarentos de coacção permanente e embrutecimento social em massa.

    ResponderEliminar
  43. Desculpem, mas espero que compreendam os desabafos recolhidos de vários blogues.

    ResponderEliminar
  44. Olha, outro...

    "Os comentários de Rui Moreira sobre o Norte e FCP começam a ser cansativos. Caríssimo, é altura de crescer e candidatar-se a algo. Ao contrário de eu próprio, ou da iniciativa do Alexandre Ferreira, não lhe faltam meios, apoios ou reconhecimento. De que está à espera ?"

    Se José Silva, em Norteamos

    ResponderEliminar
  45. Zé Luis, escreves-te demasiadas coisas interessantes e com pena minha nao tenho tempo para as debater todas.

    Começo pelo ultimo comentario, sobre o Rui Moreira, dizendo que todo o homem é livre de ter a sua ideologia e de divulgar as suas ideias reivindicativas, nao tendo para isso de se candidatar a nada. Alias o Rui Moreira tera as suas razoes pessoais para se candidatar ou nao ao que quer que seja. Ja é presidente de uma Associaçao que antes de ele la chegar nao tinha visibilidade nenhuma no panorama nacional. Agora tem.
    Ha muita deselegancia na forma como as pessoas discutem decisoes ou candidaturas que teem que ser forçosamente pessoais.
    Nao sabemos o que vai na vida pessoal de cada um. As candidaturas aos cargos publicos devem ser bem pensadas. O problema é que algumas nao o sao. Acontecem por ganancia ou necessidade de de confirmaçao de "tacho".

    Depois ha que sentir que uma franja da populaçao e determinadas elites estao dispostas a trocar o comodismo pela luta.
    Apoios e mobilizaçao precisam-se. Se uma franja importante das elites e uma parte da populaçao nao estiverem em sintonia com as ideias defendidas, nao vale a pena candidatarmo-nos a nada.

    ResponderEliminar
  46. Sobre a equipa,

    Concordo com esse 4141 de que falas. Até é mais do que isso. Tem que ser dinamico, o resto sao fantochadas. Um 433 sem modelo de jogo, nao serve. Hoje nao se joga num sistema ou noutro. Ou ha trabalho para os desdobramentos e para os detalhes que permitem vitorias ou entao nada feito.

    O unico detalhe que vejo sao os livres do Bruno. O resto é um total deserto de ideias e uma confusao que nao deixam o Porto reagir seja em que circunstancia for.

    Ja nem falei sobre mais um jogo de total confusao tactica porque sinto que ja passamos essa fase.
    Jesualdo nao tem capacidade para construir a equipa.

    Escolheu mal os jogadores para iniciar a época, deu o aval a mas contrataçoes, deixou de fora jogadores importantes e nao definiu um modelo de jogo que se adaptasse aos jogadores que tinha e tem.
    Todos nos equivocamos, mas neste momento nao estamos a falar de equivocos. Falamos ja de desnorte que vem de uma pré-época mal feita e de 2 anos de um futebol pobre com um sistema estatico que viveu à custa nao da perspicacia do treinador, mas de épocas de altissimo nivel de Quaresma (a primeira), Lucho e principalmente Lisandro.

    Precisamos de um treinador de nivel mundial, com um projecto a longo prazo, que saiba tirar partido de 3 ou 4 muito boas contrataçoes que fizemos esta época, que esteja envolvido nos projectos das camadas jovens, que tenha uma equipa de preparadores fisicos de alto nivel que trabalhem para todas as camadas, etc, etc.

    Oxala ganhemos em Kiev. Financeiramente tornou-se no jogo da temporada.

    Oxala façamos um bom jogo em Alvalade. Mas para isso é preciso motivaçao.
    Alguém acredita que os jogadores querem trabalhar com Jesualdo?
    Nunca o respeitaram. Ele nunca deu um murro na mesa.

    Notei um ar de total desprezo com que Bosingwa, Lucho e Quaresma o cumprimentaram no ultimo jogo do campeonato. Posso estar enganado, mas foi o que me pareceu.

    Quando se perde o respeito o balneario esta preso por arames.

    Sem estas decisoes tomadas e sem uma nova visao de utilizaçao dos recursos financeiros do clube, bem podemos discutir modelos de jogo.

    Oxala ganhemos em Kiev e oxala que Jesualdo fosse campeao outra vez no Porto.

    Mas para mim, ja devia ter saido.

    ResponderEliminar
  47. Aquela atitude de fumar no banco.
    Que coisa... é de uma ignorancia, de uma falta de controlo emocional... enfim.

    ResponderEliminar
  48. Caros amigos:
    Com que então "não me venham com o Jorge Costa, porque não tem maturidade" e "não precisamos de ex-jogadores da casa"...

    Eu sou da opinião de que o FC Porto devia ir imediatamente buscar o Bicho, que lidera a liga de honra com o Olhanense!!, mas já que há tantos a achar esta opinião disparatada, não vale a pena dar-vos mais argumentos.
    Bastam factos, ou neste caso, um exemplo:
    Pepe Guardiola.
    Ex-jogador, sem maturidade.
    Lembram-se dos problemas disciplinares do Barcelona no ano passado? Pois... têm-nos visto a jogar este ano, não têm?

    ResponderEliminar
  49. É um fartar vilanagem.

    Não falta muito e vão-se fazer de vítimas.

    Ou então vão apresentar uma obra qualquer por fazer.

    O tal projecto 2011, ainda vem muito longe ? E quando chegar já estará hipotecado a qualquer Banco, porque se tem de pagar os prémios pelo 3º Lugar.

    ResponderEliminar
  50. Amanha a equipa vai mudar outra vez... Não é que eu queira o Benitez na equipa titular ou tao pouco no plantel...
    Mas 13 jogos seguidos a mudar a equipa em todos não dá estabilidade, principalmente com tanta gente nova...
    e nada me diz que não está ligado aos maus resultados...

    ResponderEliminar