02 novembro 2008

O naufrágio da vergonha

Equipa: Nuno, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Benitez (Hulk 45'), Fernando, R. Meireles, Lucho, T. Costa (Pelé 71'), Lisandro e C. Rodriguez (Tarik 59')

Existem alturas na vida em que, por muito que queiramos, não conseguimos encontrar explicações plausíveis para justificar um mau momento que estejamos a viver. E quando pensamos que já nada de mal poderá nos acontecer, quando tentamos confiar num futuro mais risonho, eis que surge ainda mais uma coisa, pior do que as anteriores, para agravar, ainda mais, esse mau momento.

Falar de mau momento na equipa do FCPorto já será pouco para àquilo que temos vindo a assistir nos seus jogos. A equipa já nem vive um mau momento, já estará pior do que isso, ela vive uma completa crise de identidade, de atitude, sente-se que quer mas não pode dar mais, de ambição, baixa-se os braços com extrema facilidade, de confiança em si própria, e, claro, de resultados, tudo aquilo que sempre foi marca na história portista nos tempos mais recentes.

Já se está a começar fazer tarde para tentar encontrar um simples antídoto, uma solução para esta crise que o FCPorto tem vindo a viver, a margem de erro já se está a esgotar e começa a se tornar insustentável esta realidade, porque a crise está-se a gravar ainda mais com os resultados negativos que a equipa tem vindo a ter. Catastrofista, talvez, mas a verdade é que com este FCPorto, e se tudo não mudar depressa, só poderemos esperar coisas negativas, não existe uma coisa em que se pode agarrar dando uma réstia de esperança que algo irá mudar brevemente e para positivo. Tudo é negativo, e continuando assim, tudo será sempre negativo.

O FCPorto averbou uma impensável terceira derrota consecutiva, a segunda em jogos a contar para o campeonato, na Figueira da Foz, na altura onde mais necessitava duma vitória, frente a adversário que marcou um golo, quase caído do céu, e onde se mostrou ser mais tranquilo, mais clarividente e mais objectivo do que a equipa portista.

Jesualdo Ferreira mudou a equipa que actuou frente ao Leixões, colocou Benitez no lugar do Lino, parece que os dois estão a fazer um concurso entre eles para ver qual será o pior defesa esquerdo do plantel, tirou Hulk da equipa inicial chamando, novamente, Fernando para jogar a trinco, sendo que Tomás Costa descaía para o lado direito do ataque. Na baliza, a convicção, a teimosia, ou qualquer outra coisa que não sei chamar, de Jesualdo Ferreira manteve-se, Nuno ocupou o lugar, e, mais uma vez, já lá vão 3 jogos seguidos, surge como um grande responsável do golo sofrido. De que necessitará mais Jesualdo Ferreira para fazer regressar Heltón à baliza? Ou então, lança-se o Ventura, o certo é que já tempo de terminar o espaço de Nuno na equipa titular, para bem de todos.

Falar do jogo em si, é falar duma sequela do filme já visto anteriormente, principalmente nas últimas duas partidas, o FCPorto entra no jogo a querer mandar, mas sempre muito atabalhoadamente, encontrando pela frente um adversário que não tem problemas em defender, em jogar mal e feio, mas que consegue fechar os caminhos à sua baliza de forma eficaz e sem grandes problemas. E quando desce à baliza adversária, ou cria uma jogada de perigo ou então faz um golo quase no seu primeiro remate.

À medida que o tempo passa, o jogo começa a ganhar contornos confusos, muita bola a ser jogada pelo ar, pouca tranquilidade na equipa portista, não havendo um jogador que faça por assumir as despesas atacantes levando a equipa para a frente, não existindo, também, uma voz de comando dentro do relvado e tudo descamba. Depois tudo se desenrola na maior da lentidão, a equipa não tem velocidade, não consegue desenvolver uma jogada rápida, e quando isso surge não sabe o que fazer, parecendo que existe uma barreira que os impede de ir mais além, conformando-se até ao final da partida.


O FCPorto bem começou a procurar o golo, Rodriguez tem uma boa iniciativa, mas o seu remate passa ao lado da baliza adversária, e, quase na jogada seguinte, Lisandro Lopez, a passe de Lucho tem a maior oportunidade de golo na primeira parte, querendo fazer um chapéu ao guarda-redes, tendo este tocado com a ponta dos dedos desviando a bola da sua baliza, evitando um golo quase feito.

No intervalo, Jesualdo Ferreira fez a substituição previsível, Hulk entrou para o lugar do inenarrável Benitez, tendo sacrificado Tomás Costa, mandando-o para o lado esquerdo da defesa.

O FCPorto queria fazer algo mais teoricamente, mas o certo é que, no relvado, pouco ou nada fazia de jeito para levar a vitória, até que Daniel Cruz consegue, com um grande à-vontade e sem ninguém o estorvar, entrar na grande área portista, e, quando todos esperavam um cruzamento, rematou directamente para a baliza, tendo a bola entrado pelo lugar mais improvável de todos, por entre Nuno, que olhava atónito e sem reacção, e o poste da baliza.

Jesualdo Ferreira responde logo com a entrada de Tarik para o lugar de Rodriguez, a equipa portista vinha para a frente, mas o certo é que pouco ou nada lhe sairia bem. Hulk bem tentava remar contra a maré, a equipa perdia toda a tranquilidade, nada lhe sairia bem e não havia esperança em ver o FCPorto mudar o rumo dos acontecimentos.

Pelé entrava para o lugar de Tomás Costa, querendo empurrar a equipa para o ataque sempre muito activamente, mas esbarrava sempre na defesa do Naval que sempre muito afincadamente resguardava, e bem, a sua baliza.

Até ao final da partida, apenas uma grande oportunidade de golo, e bem esmiuçado vemos que o FCPorto apenas teve duas oportunidades flagrantes de golo durante toda a partida, desta vez Tarik falha um golo quase de baliza aberta, respondendo mal a uma grande jogada de Hulk.

O FCPorto já vai em 10 pontos perdidos em 21 possíveis, o seu treinador tenta atirar areia para os seus adeptos afastando o cenário de crise, os resultados positivos tardam em aparecer e o espaço de manobra, e margem de erro, começa a faltar.. Os próximos três jogos, em três competições diferentes, ganharam ainda mais uma pressão adicional: a partir de agora, não se joga apenas o futuro da equipa nestas competições, mas também o futuro do próprio Jesualdo Ferreira da equipa, a qual foi bicampeão nacional.

37 comentários:

  1. E quando pensamos que já nada de mal poderá nos acontecer, quando tentamos confiar num futuro mais risonho, eis que surge ainda mais uma coisa, pior do que as anteriores, para agravar, ainda mais, esse mau momento.

    É a Lei de Murphy, menphis.

    Depois do princípio de Peter aplicado ao treinador: atingiu o limite da sua competência e não tem rasgo para mudar.

    Como venho dizendo, subitamente, a crise de confiança instalou-se e o treinador perdeu os papéis, baralhou tudo...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. ó senhor medapoporto, não gosto que ensultem o nosso querido FCPorto e já agora

    visitem

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. eu so pergunto... ate quando vamos levar com o juju, ate quando vamos ver a nossa equipa a jogar á ramalde, ate quando vamos levar com as frases do homem "nao ha crise"
    nao ha crise? olhe sr juju, para mim ha crise e bem grande, com um frio fodido andei eu a perder o meu tempo pa ver 11 nabos a chutar a bola pa frente!
    vou comecar a ver os regionais la da aldeia dos meus pais que esses ao menos sao todos da terra, n jogam nadinha, mas jogam por amor a camisola e por umas sandes no fim do jogo e 20e de premio de jogo se ganharem!
    e uma vergonha...!

    ResponderEliminar
  5. que será preciso acontecer mais para que algo mude no reino do dragão?

    os próximos jogos são mais do que alguns pontos no campeonato, são duas provas das quais o porto pode ser automaticamente excluido e depois já é tarde de mais, já não há volta a dar..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  6. Situação do FC Porto requer serenidade
    JOÃO VIEIRA PINTO

    Desta vez não vou falar da derrota do FC Porto mas sim do momento complicado que a equipa está a atravessar. Conheço estes sintomas e desde já previno que é preciso grande serenidade para lidar com eles. A equipa portista passa por uma grave crise de confiança motivada pela falta de resultados e que acaba por pôr em causa a qualidade do plantel, se comparado com o de épocas anteriores. Em situações destas, em que se instala o nervosismo e a falta de confiança, parece que tudo sai mal, o papel das estrelas é fundamental, mas extraordinariamente difícil. Quando tudo corre mal, é mais fácil as estrelas baixarem o rendimento para o nível da equipa do que conseguirem carregá-la às costas. E por vezes um só resultado pode ser suficiente para que a instabilidade emocional desapareça.

    Outra situação que terá de ser bem ponderada por quem dirige é o tipo de investimento a fazer. À partida, conhecendo-se a ambição do FC Porto, tudo aponta para que possa vir a apostar no mercado de Janeiro. E aí terá de usar de grande perspicácia, porque se não o fizer corre o risco de repetir o erro do Benfica de há alguns anos, em que comprava, comprava e a seguir dispensava, dispensava e voltava a comprar.

    ResponderEliminar
  7. O mesmo jornal que encomendou um artigo a elogiar Adelino Caldeira e onde Antero Henrique vem dar uma entrevista cheio de peito, é o mesmo onde tem uma capa com um título que julgava eu impensável no jornalismo. Até parece que é um recado, são as lutas em prol do poder, cada um joga com as armas que julga mais conveniente. Por essas e por outras deixei de comprar jornais e agora só leio na net.

    ResponderEliminar
  8. À partida, conhecendo-se a ambição do FC Porto, tudo aponta para que possa vir a apostar no mercado de Janeiro. E aí terá de usar de grande perspicácia, porque se não o fizer corre o risco de repetir o erro do Benfica de há alguns anos, em que comprava, comprava e a seguir dispensava, dispensava e voltava a comprar.

    Menphis, é por essas e por outras que considero o Jõão Vieira Pinto um excelente comendador do futebol, não uma plêiade de pretensos experts que pululam nas televisões.

    João V. Pinto tem toda a razão. Eu nem quero que se vá ao mercado em Janeiro, porque é encontrar uma agulha num palheiro. Mas a ir é com critério e objectividade para arranjar o elemento que falta.

    Infelizmente, o vazio do lado direito é confrangedor. Eu tenho para memória futura, escrito aqui há muitos meses, que sentia a falta de um extremo veloz no lado direito, quando digo veloz é mesmo rápido, sem ter a técnica do Quaresma, porque é difícil, mas capaz de ir à linha de fundo.

    Foi sempre a grande lacuna do FC Porto que eu detectei, mesmo com Quaresma em quem reconhecia birras, amuos e vários desatinos mas sem pôr em causa a sua utilidade para a equipa, por muito mal que jogasse. Tal como Lucho, é impossível sair da equipa.

    Infelizmente, também, sei quem andou meses a fio a massacrar Quaresma, a pedir-lhe banco, a falar em banho de humildade. Sei quem foi, mas não digo, à espera que ele enfie a carapuça. Outra vez.

    Sobre a entrevista que achas ter sido encomendada, menphis, o elogio veio atrelado: com ele a director-geral da SAD o FC Porto foi sempre campeão. É impossível ser sempre campeão, mas que um dia venha confessar as suas culpas, em vez de brandir com ameaças, é o que desejo.

    ResponderEliminar
  9. ze luis... fui eu... enfio a carapuça... mais ate que Rui Moreira...

    E digo-te mais: lembras-te de um Porto-Gil Vicente em que Co Adriense era treinador?
    Penalty pro Porto, mesmo pra baliza onde eu estava... Era MacCarthy que ia marcar, estava Co Adriense aos berros a dizer "Benny!!! Benny!!!" e este encolhia os ombros...
    A menina pegou na bola e... falhou o penalty... la marcou na recarga... com sorte...
    Fui o unico que ficou sentado no banco de braços cruzados e é bem provavel que tenha sido o unico golo do Porto que nao festejei...

    Lembraste do porto em coimbra, salvo erro no ano passado, em que ganhamos com um penalty do Lucho?
    Lembrast da birrinha que a menina fez ao sair depois de ter passado cerca dde 70minutos a fazer merda?
    Devo ter sido o unico adepto... ate tava a beira dos super a aplaudir a substituiçao...

    Nunca pude com jogadores como esse... Tem talento para ser um dos melhores do mundo... mas nunca o ira ser... por alguma razao é...
    Nao eh por bater no simbolo a marcar golos contra o Sporting que iria ganhar a minha simpatia... Nunca foi um jogador "à Porto"...
    Vedetas têm os outros... Nós semrpe tivemos jogadores que deixam tudo em campo... Mesmo as estrelas... Deco e Lucho, para as mais recentes...

    O Quaresma era muito talentoso... quando em forma nao podia ser deixado no banco... mas desde meio do ano passado que ja nao faria nada no Porto... desde que decidiu amuar por nao sair...
    E esta época nunca jogaria bem... por já nao jogaria com vontade...
    Já chega de falar em Quaresma... e dos "ses"... foi embora (graças a Deus)...
    Quem me dera a mim ainda ter Deco e Anderson... mas nao há...


    Todavia...
    Concordo contigo no extremo... o mais proximo disso é o Tarik...
    Na minha opiniao... já deveria ser titular...

    ResponderEliminar
  10. menphis...
    nao entendi...
    falas da capa de "O Jogo"?

    Não mete dó? A mim mete...

    ResponderEliminar
  11. Nunca pude com jogadores como esse... Tem talento para ser um dos melhores do mundo... mas nunca o ira ser... por alguma razao é... - xas

    Mas eu também confessei que a mim me irritava, só que resolvia. Nunca será o melhor do mundo, precisamente por ser inconstante. Mas ele estar ali era uma garantia, mesmo que nos deixasse desconcertados pelo alheamento dele em jogo.

    Também lhe vaticino um futuro menos risonho no calcio, embora esper que aprenda e progrida.

    Mas ainda ele estava no Porto e eu gostava de ver uma alternativa à direita (ou à esquerda, mas um extremo rápido para abrir defesas até à linha de fundo) com velocidade, nem que fosse para Quaresma derivar para a esquerda.

    ResponderEliminar
  12. E esta época nunca jogaria bem... por já nao jogaria com vontade... - xas

    Precisamente, por isso tinha de sair. O timing teve a ver com o "fazer render o peixe". Ao preço a que estão as coisas, a ver como ele anda, sabendo que por cá andaria amuado e mais assobiado até, foi muito bem vendido. A ocasião faz o negócio. E só cito Quaresma por apenas faltar esse argumento para se deitar abaixo a SAD e falar das vendas que depauperaram a equipa e dos reforços que não colmatam as saídas.

    Mas se achas que Rui Moreira fez campanha contra Quaresma lá deves saber quando e porquê...

    ResponderEliminar
  13. Sim... nao falei nisso porque penso que é ponto assente...
    Falta "magia" ao Porto...

    Madjer, Deco, Anderson, Quaresma...
    O denominador comum é a capacidade de inventar, de desiquilibrar...
    Mas tambem peço atençao às diferenças entre o ultimo e os restantes...

    Eu adoro jogadores como Lucho, Meireles e principalmente Lisandro...
    Mas sei que uma equipa nao pode ser so trabalhadores...

    Daí outro ponto assente... Falta um "10" ao Porto...
    Luis Aguiar, creio que deveria ter sido melhor aproveitado, se bem que nao iria ter vida facil no Dragao porque os adeptos nunca iriam perceber porque estava no plantel. So agora no braga se ve o que pode fazer...
    Leandro Lima talvez... Mas é outra aposta insegura, outro ovo Kinder...

    Penso que em Dezembro tera que vir um "10" do mercado... nao penso em revoluçao... nem sequer contrataçoes para as laterais... nao creio que se deve destabilizar ainda mais o plantel... mas falta criatividade...


    Na proxima epoca poderiamos usar a mesma tatica que fez de nos campeoes europeus... so comprar em Portugal... Talvez o Janicio... nao sei...
    bah... lá tou a jogar FM... la nao se recebe comissao...

    ResponderEliminar
  14. "E só cito Quaresma por apenas faltar esse argumento para se deitar abaixo a SAD e falar das vendas que depauperaram a equipa e dos reforços que não colmatam as saídas." - ze luis

    Por acaso nem me estava a endereçar a ti... eu percebi o teu ponto...

    "Mas se achas que Rui Moreira fez campanha contra Quaresma lá deves saber quando e porquê..." - ze luis

    pah... eu so liguei o que disseste com a caixa de comentarios anterior... provalvelmente nem tenho razao porque me lembro de Rui Moreira defender Quaresma varias vezes... Lembro-me contra o Shalke (em que eu nao queria que jogasse), Rui Moreira disse num "trio" que estava convicto que iria resolver...

    ResponderEliminar
  15. Para ficarmos em 3º lugar, chega?

    Para os orgãos sociais vulgo SAD,já dá para ganhar 300 mil EUROS de prémio,portanto a exigencia é pouca, nós é que nos chateámos.

    Esperemos mais 2/3 dias.

    ResponderEliminar
  16. "...Na proxima epoca poderiamos usar a mesma tatica que fez de nos campeoes europeus... so comprar em Portugal..."
    Oh XAS não achas que estás a pedir sacrifícios a mais aos nossos administradores?
    Não sabes que em Portugal as comissões e o envio de fundos para os off-shores torna as transacções muito menos rentáveis??
    Depois lá iriam ter que pedir à famosa "Comissão de Remunerações" para lhes aumentar os vencimentos outra vez!...
    E um 3.º lugar mais as compras de 10-15 jogadores sul-americanos rende muito mais do que um titulo de campeão e a compra de 4 ou 5 jogadores da liga da cerjeva!

    ResponderEliminar
  17. Caros Portistas, depois de ler e reler vários blogues, ler várias opiniões dos mais diversos quadrantes e amantes do nosso porto daqueles mais radicais aos mais serenos, chego a conclusão que este ano vai ser um ano de muito sofrimento para a nossa tão amada equipa. Passo a explicar, depois de nas ultimas 6 partidas termos tido 4 derrotas, e desde já digo que foram 4 derrotas merecidas, porque não vejo a equipa com força para poder reagir, não consegue pressionar quando está em desvantagem, uma equipa triste, e acima de tudo sinto e vejo a falta de um lider dentro de este grupo, um lider à Porto, como foi o Jorge Costa, o Vitor Baia, o João Pinto e muitos outros e que chamem a razão os jogadores estrangeiros que não conhecem a nossa mistica a nossa força a nossa ambição.
    Mas o que mais me revolta e lendo e ouvindo a palavras proferidas por este mister, começou por dizer que esta era uma equipa em evolução e formação, depois diz que se fosse adpto tambem assobiava e por fim diz não haver crise, só me resta perguntar qual o significado de crise para este senhor???? Eu não sou um estudado de sistemas tacticos mas não sou nenhum cego para ver que o porto no sistema que joga não tem alas sufecientemente bons para esse tipo de jogo, este porto podia disfarçar um bocado este dificie de qualidade jogando num 4-4-2 de losangulo como jogavamos nos tempos do Mourinho quando tinhamos jogos mais dificeis... Relativamente ás contratações já falei o que tinha a falar, só acrescento o que está a vista de todos nós é que existe muitos dirigentes na SAD do porto a meter muito dinheiro ao bolso com as contratações de jogadores.
    Queria dizer só mais uma coisa, em relação aos Ultras que acompanham a equipa, ao longo de muitos anos tem tido um apoio fenomenal em apoio a nossa formação mas por vezes tem um comportamento reprovavel, passo a explicar, a cerca de 3 anos fizeram uma espera ao nosso Mister Co Adriennse por o porto não ter tido um jogo mais bonito em Vila de Conde, e empatamos esse jogo e iamos a frente do campeonato, neste momento o porto vai em 6 lugar e a equipa não tem qualidade não joga nada tem 3 derrotas seguidas e eles a mando de alguem não mostram a sua ira o desagrado de forma ordeira, serão paus mandados????
    Peço mais uma vez enquanto é tempo e podemos até final da epoca a ganhar alguma coisa a DEMISSÃO DO MISTER E DO SEU ADJUNTO.
    Saudações

    ResponderEliminar
  18. Já aqui o disse e repito-o: não adianta andar a discutir se o defesa-direito é um aselha ou se o central devia jogar no Freamunde ou se o quaresma faz mais falta ao clube do que o assunção, o problema não está nos jogadores nem no treinador, mas sim na porcaria de direcção que manda no nosso clube. Então, mas que merda é esta? os gajos abotoam-se com rios de dinheiro, pagam comissões vergonhosas a empresários para carregarem o clube com refugo e material de 3ª, contratam um treinador que nos faz ser gozados pelos camelos dos outros clubes e não há NINGUÉM que aqui aponte o dedo à direcção? Onde é que está o post a denunciar a vergonha que o grande MST denunciou na sua crónica da bola?
    Não está. porque aqui discute-se se o lorpa do quaresma devia ou não ter ficado...
    Continuo a não ver nenhum dos meus ilustres consórcios a pôr o dedo na ferida: a vergonhosa gestão desportiva e financeira do presidente e da gente de quem ele se faz acompanhar.
    Além disso, ainda aqui criticam a única alternativa credível à vergonha que é, actualmente, JNPC, ou seja, criticam o grande Rui Moreira.
    Continuem assim, a criticar os menos culpados, a proteger os verdadeiros responsáveis e a queimar a única alternativa credível que temos, e um destes dias vamos ter de vender o clube a accionistas estrangeiros!

    ResponderEliminar
  19. Pelos vistos a culpa deste estado de coisas, para alguns, é do Rui Moreira.
    São os amigos do senhor henriques, defensores da SAD, que desde a treta da UEFA nos dizem "que está tudo bem" está tudo "pensado". Estou um pouco farto de alguns posts que aqui leio, "redondos", onde se dão voltas sem fim em argumentações do "arco da velha" para fugir ao seguinte facto:
    -As contratações dos ultimos 3 anos foram na sua maioria , uma merda que só serviu para encher os bolsos a alguns.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Desculpem-me a linguagem brejeira, mas...

    "Aplausos na chegada ao Dragão"

    in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1037356

    Mas que merda de palhaçada é esta???

    Que é isto???

    Apaludir um conjunto de pessoas que nos têm envergonhado?

    Mas em que clube nos estamos a transformar?

    Como contribuinte com 506,0€ anuais (exclusivé as pontuais presenças além da fase de grupos da UCL), estou-me a cagar para quanto os sujeitos da SAD ganham, quero é que o meu clube VENÇA!

    Eu não me identifico com esta merda!

    Apaludir gente perdedora e sem chama, sem garra, sem a nossa típica ALMA!

    Assim NÃO!!!

    Mais uma vez, desculpem-me.

    ResponderEliminar
  21. Nao acho que o Porto precise de ir ao mercado.

    O que o Porto precisa é de gente séria na SAD e de um treinador novo. Um treinador com um projecto a longo prazo que esteja ligado a toda a formaçao e à construçao da equipa de A a Z.

    Alguns dos reforços sao muito bons. Mas para renderem ha que ter fio de jogo, que é coisa que Jesualdo nao consegue implementar.
    Ele nem consegue instigar moral no grupo quanto mais construir fio de jogo.

    Ha muita gente na SAD a ganhar dinheiro mal ganho e depois ha adeptos a assobiar os jogadores. Como se queimaram Fabiano, Seitaridis e outros excelents jogadores que passaram pelo nosso clube, agora assobiam-se jovens de valor que nao sao certamente os responsaveis por esta situaçao.

    Ja vamos tarde a despedir o treinador e quanto mais tarde pior.
    E ha elementos da SAD que quando sairem ja vao muito tarde também.

    ResponderEliminar
  22. Caros colegas Portistas, dói, dói muito perder três jogos seguidos e ainda por cima a jogar mal e porcamente, coisa a que não estamos habituados o que faz com que ás vezes digamos coisas sem pensar, mas que a culpa tem de ser de alguém, tem.

    Não creio que seja do Sr, Rui Moreira pois que saiba não tem poder nenhum dentro da estrutura do F.C. do Porto a não ser de adepto ilustre como tantos outros que contestam a SAD, o treinador e este ou aquele jogador.

    Também não creio que seja minha, nem de tantos outros adeptos que acham que o Quaresma foi tarde, que acham que o Hélton devia ter saido da baliza do Porto já na época passada e não agora, que acham que o Jesualdo não é mau treinador, nunca devia ter sido é treinador do Porto, que acham que quem deu emprego ao José Gomes deve perceber tanto de futebol como a minha adorada mãe (que não percebe porque é fora de jogo pois se estão todos dentro do campo, valha-me Deus!!!), que acham pagar o que se paga a Rodriguez fez desmoronar o ambiente do balneário, que acham o Lisandro e outros devem ser melhor pagos pois jogam para isso em contraponto com outros, que acham o Tomás Costa, o Sapunaru o Fernando jogadores até de qualidade apenas apanharam a equipa num péssimo momento e levam com as favas pois foram os últimos a chegar, que acham receber dinheiro por objectivos é boa politica, pois implica esforço para atingir os mesmos, mas quando uma equipa é tri-campeã nacional os prémios por objectivos devem começar no titulo e aumentar a fasquia na champions e não no 3º lugar do campeonato e falar-se em taça UEFA (isso é coisa de vermelho).

    O que eu sei pois tenho estado presente neste ultimos anos (à umas três décadas)nas vitórias e nas derrotas da nossa equipa é que quando do tempo das Antas sempre que se ganhava gritava-se pelo nosso querido presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e desde que viemos para o Dragão isso já não acontecia tanto, que a contestação à direcção/SAD acontece mesmo quando ganhamos, penso que é o fim de um ciclo, um ciclo que durou mais de 20 anos e que foi mágnifico, esplendoroso mesmo mas que infelizmente parece ter acabado.

    Posto isto temos várias perguntas, quando sai Jesualdo, agora ou depois de já estarmos fora das competições europeias, da taça de Portugal e com as aspirações no campeonato muito reduzidas e nenhum treinador de qualidade e créditos firmados queira vir, comprar ou não comprar jogadores no mercado de Inverno, se sim, que jogadores, fazer regressar algum dos emprestados, sim ou não, e a pergunta mais importante de todas, quem sucederá a Pinto da Costa e que Porto teremos após a sua saída.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  23. Acabei de ver agora um Benfica, que mesmo sem laterais e com dois centrais fraquissimos, mostrou ser uma equipa compacta, em que toda gente sabe o que anda a fazer dentro do campo.

    Teem um ataque fortissimo com muitas opçoes, Reyes, Cardozo, Suazo e o fragil Aimar que tem sempre 10 minutos de classe, aqueles que a sua pobre condiçao fisica permite.

    Teem no fundo um treinador que sabe motivar e sabe fazer trabalho tactico para que jogadores fracos possam mesmo assim ter rendimento.

    A antitese do Porto neste momento.

    ResponderEliminar
  24. O clube do regime acaba de ir a Guimarães ganhar. Com uma sorte danada (sempre gostava de saber que porcaria de chuteiras é que os espanhois estavam a usar que se fartaram de escorregar) sem jogar nada, mas ganharam e estão a 4 pontos de distância. Quando o Aimar fez aquele passse de letra dei comigo a pensar: quem é que no nosso actual plantel seria capaz de um rasgo de genialidade daqueles? Ninguém, por muito que custe. Temos jogadores muito esforçados, mesmo aqueles que não têm qualidade nenhuma dão tudo o que podem, mas faltam os criativos. Capaz de um passe daqueles só o Quaresma que saiu sem que fosse encontrado um sucessor e o Diego que fez uma coisa semelhante para o Benny (que saudades do Benny) num jogo em casa com o belenenses e que foi escorraçado do clube por Co Adriaanse.
    Espero estar redondamente enganado, tenho 20 anos e acho que estou prestes a ver os caloteiros ganharem o primeiro título de uma forma limpa. É triste e sei que ainda falta muito para o final da época, mas o ano passado essa era a desculpa que os nossos "amigos" davam por esta altura em que nós estavamos destacados na frente.
    Outra coisa, o Tiago abriu a possibilidade de regressar a Portugal em Janeiro. Se assim fôr acho que seria um dos muitos reforços que o FCP precisa para Janeiro.

    ResponderEliminar
  25. Chego de viagem e leio os jornais. Que vergonha tenho. É humilhação atrás de humilhação.

    E há gente que ainda bate palmas, há gente que acha que é azar, que é a Lei de Murphy.

    7º lugar??? Devem estar mas é a brincar.

    E o pior ainda está para vir! Ou muito me engano ou esta quarta-feira vamos de vela da champions e em Alvalade com o Liedson, vamos ver a taça por um canudo.

    E quero ver quanto é que os senhores "administradores" vão receber por isso!

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. carago! está visto que a solução do problema só passa pela saída do burroaldo. ontem se possível. o homem nunca soube o que é o fcp...

    queremos ganhar! não queremos jogadores desmotivados... tristes...

    burroaldo para a rua já!

    ResponderEliminar
  28. Soren disse:
    "Ha muita gente na SAD a ganhar dinheiro mal ganho e depois ha adeptos a assobiar os jogadores. Como se queimaram Fabiano, Seitaridis e outros excelents jogadores que passaram pelo nosso clube, agora assobiam-se jovens de valor que nao sao certamente os responsaveis por esta situaçao."

    Subscrevo a tua opinião. Muitos dos que agora queriam o Pitbull nessa época assobiavam-no sempre que perdia a bola.

    Claro que o plantel tem deficiências como qualquer outro clube no mundo. Se é óbvio que a equipa necessita de um defesa esquerdo, também não me parece que seja uma situação tão catastrófica como muitos anunciam. O Adriaanse também não tinha defesa esquerdo. O Nuno Valente passava a vida lesionado com as idas à selecção e o Cech não defendia melhor do que o Lino. O holandês jogou meia época com o C. Peixoto a ala esquerdo e a restante só com 3 defesas. Falta a Jesualdo essa sagacidade que distingue os bons treinadores dos outros.

    ResponderEliminar
  29. «Na página 56 do Relatório e Contas Consolidado do F.C. Porto, relativo ao exercício 2007/2008, é referido o seguinte, e cito:
    "Das aquisições realizadas no exercício findo em 30 de Junho de 2008 destacam-se
    as seguintes aquisições, que representam, aproximadamente, 82% do valor
    das aquisições deste exercício:
    a) 50% remanescente dos direitos económicos dos passes de Lucho
    Gonzalez e de Lisandro Lopez;
    b) 100% dos passes dos jogadores Stepanov e Farias;
    c) 75% do passe de Tomás Costa;
    d) 60% do passe de Bolatti."

    Ora, o valor das aquisições deste exercício ascendeu à quantia de € 39.872.772, conforme consta do quadro exposto naquela página.
    Assim sendo, e como a matemática ainda vai constituindo uma ciência exacta, temos que para as aquisições acima mencionadas, o F.C. Porto despendeu a quantia de € 32.695.673,04.
    Ora, se tivermos em consideração que os 50% do remanescente do passe do Lucho custaram ao clube € 6.650.000,00 (vid. comunicado da SAD do F.C. Porto à CMVM), e que os 50% do que restava do passe do Lizandro custaram € 5.124.576 (vid. página 71 daquele Relatório e Contas), resulta inequívoco que para a aquisição dos 100% dos passes do Stepanov e Farias, dos 75% do passe do Tomás Costas e dos 60% do passe do Bolatti, o F.C. Porto desembolsou a módica quantia de € 20.921.097,04!!
    Ora, se dividirmos este valor pelos quatro jogadores em causa (Stepanov, Farias, Tomás Costa e Bolatti) temos que, em média, cada uma destas aquisições custou ao clube € 5.230.274,26, ou seja, em moeda antiga, mais de um milhão de contos!!
    E se tivermos em consideração que daquelas quatro aquisições, duas delas (Tomás Costa e Bolatti) corresponderam a aquisições parciais dos respectivos passes (75% e 60%, respectivamente), tal siginifica que, dentro daquele rol, há jogadores que podem ter custado ao clube mais de um milhão e meio de contos!!
    Ora, isto não só é um despautério como contraria todas as notícias que foram, à data das referidas contratações, veiculadas a público.
    Termino com uma conclusão óbvia:
    Stepanov, Farias, Tomás Costa (75%) e Bolatti (60%) custaram aos cofres do clube mais de 4 milhões de contos, sendo curial sublinhar a este respeito que, à excepção do Tomás Costa, todos os outros não são sequer suplentes do F.C. Porto.
    É caso para se dizer que estão a tornar-se caras as contratações para "atacar" a Liga Intercalar!!»

    in Criticaportista

    ResponderEliminar
  30. "...É caso para se dizer que estão a tornar-se caras as contratações para "atacar" a Liga Intercalar!!... "

    Nem isso meu caro Luís! Eles nem na Intercalar jogam! Aí jogam juniores e juvenis. Vá-se lá saber porquê.
    Demasiado bons para a "intercalar" e demasiado maus para a "liga" ???

    ResponderEliminar
  31. eu quando vi o golo do naval nem quis acreditar....o nuno afinal n
    ao é fraco..é somente MAU DEMAIS...um golo que só vejo em peladas de amigos e jogos entre solteiros contra casados...como se sofre um golo destes??

    o pior..é ter um comandante fraco, pouco inteligente e que de futebol nada sabe....a nau foi ao fundo nesta batalha NAVAL.
    e já estamos em 7....os outros a 4 pontos....e se calhar não vão ser eles que no final não vão às competições europeias....tenho receio do jogo com o guimarães...mais que este da champions, pk este sei que será derrota na certa e sinceramente a champions este ano será mais desilusão que ilusão....

    a esperança é a ultima a morrer....mas...a realidade é bem evidente do mal estar que a nau azul e branca sofre...
    e o comandante comandante e o seu ajudante continuam..a brincar com os verdadeiros portistas...

    forçã porto...somos dragões, somos campeões...

    ResponderEliminar
  32. Não sou favorável à substituição de treinadores no decorrer da temporada. Um dos grandes motivos do sucesso do FCP, tem sido a manutenção dos treinadores. Sempre que, por um motivo ou outro, se mudou nestas circunstâncias, os resultados foram negativos, no entanto parece-me que esta semana será decisiva, mais duas derrotas, perfazendo 5 seguidas, seria um recorde histórico, que não poderá deixar de ter consequências.
    Num jornal de hoje, embora se trate do CM, logo a credibilidade é pouca, ja vem referido o nome do Jorge Jesus. Sei que entre muitos Portistas este é um treinador preferido. Pessoalmente não vejo nele mais do que o Jesualdo, mas nesta altura sinceramente, não vislumbro ninguem melhor.
    O mehor mesmo é ganhar os dois próximos jogos, Dinamo e Sporting e tudo se resolve.

    ResponderEliminar
  33. Depois do princípio de Peter aplicado ao treinador: atingiu o limite da sua competência e não tem rasgo para mudar.

    Concordo com o Zé Luís.

    ResponderEliminar
  34. ….APÓS NAVAL E JÁ A PENSAR KIEV….



    Depois de ler e ouvir alguns comentarios sobre esta equipa e sua construção para esta época, leva-me a pensar em alguns factos que são mais importantes do que estarmos agora a banalizar a equipa, os seus jogadores e o seu treinador.

    Factos

    Lembremos que o que esta a acontecer, na minha opinião, não é mais do que o reflexo do que se passou entre o fim da época passada , na pré-época e inicio desta, porque não faltaram confusões a volta do nosso GRANDE CLUBE. Senão vejamos:

    Paulo Assunção, jogador de extrema importância, senão o mais importante das ultimas três épocas, o baluarte da equipa, discussões atrás de discussões, salários que não se podiam pagar ( ele nem devia pedir, devia ser uma obrigação pagar mais e melhor), empresário que não queria negociar, Administração da SAD, que não estava disponível, enfim, TRETAS, e o nosso melhor jogador acabou por sair a custo 0 ???´… de quem é a culpa?? Do jogador, mais, do seu empresário, ou então a culpa morreu solteira… PROBLEMA GRAVE, arranjar substituto à altura, é difícil, não é !!!!

    Depois, veio o Caso Champions League, com um tal Francês, Lobo do Futebol Mundial?(Nunca mais me esqueci da Final da Taça das Taças de Basileia em que o seu Clube foi beneficiado) De ideias novas e generosas???, a afirmar que o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, não devia competir esta época na máxima competição de Clubes a nível Europeu, porque alguém (?) subornou ….(enfim, provas reais, alguém viu), e toca acorrer para os tribunais para ganhar a causa( a preparação da equipa principal e aquisição de verdadeiros jogadores da Bola, mais uma vez para 2º plano), vá lá que o Departamento Jurídico conseguiu salvar a situação, e tudo se resolveu. Mas tanto esforço, e a verdade é a vergonha que se vê, (o tal Francês deve-se estar a rir, e não deve estar sozinho) porque, mais uma vez digo, esqueceram-se da formação de uma nova equipa, que por este andar nem para a UEFA deve dar.

    Entretanto, surgiu o Badalado caso QUARESMA(afinal é “manga”, resmungão, mas ajudou muito,…), ora que vai porquê esta vendido, ora que não vai porque falta o tal EURO, ora vai porque vem um marmelos jeitosos e mais algum dinheiro, ora já não há negocio para ninguém. Conclusão, treinador confundido das ideias (aqui tive pena do Homem), jogador a treinar com a equipa onde não vai jogar, Administração da SAD a pensar nos milhões e esqueceu-se mais uma vez de uma verdadeira programação de equipa para esta época. È que este problema só ficou resolvido já com a época a decorrer, alguém se lembra de tal novela no nosso Clube nos últimos anos ??. é claro que tudo isto cria instabilidade e distrai todos os intervenientes na História.

    Pergunto eu aos Senhores Administradores da SAD, com tudo isto, qual era o resultado que esperavam? MILAGRES!!! Claro que agora nós os Adeptos disparamos para todos os lados, o treinador perdeu os papeis da táctica, o Rodrigues é Benfiquista , ganha milhões e não sabe o que é a MÍSTICA Portista, O Lucho anda trabalhar mais de noite do que de dia, o Fernando (o puto tem 19 anos) não é o Trinco igual ao P.Assunção, o NUNO é um frangueiro, o Helton está em baixo de forma, o Lisandro falha golos que não devia falhar, o Sapuranu não é o Bosingwa, porque a Bola este ano é amarela com pintas vermelhas(????)enfim, tudo se resume a uma questão fazer as coisas no seu tempo e com tempo.


    Ainda não é tarde, mas não temos mais margem para erros, assentar ideias, porque o Comboio já vai em andamento e já falhamos em algumas paragens. Se tiverem que despedir o treinador, que seja já(ainda não vi uma equipa igual desde inicio). Se Lucho tiver que ir para o Banco para descansar das noitadas, paciência, como não se põe a jogar um Pele, farto de treinar, que vem das melhores escolas de Futebol da Europa? O Tomás Costa, na minha opinião, é um diamante por lapidar, a presença do P. Emanuel dentro do campo ainda faz falta, o C. Rodrigues começou muito bem a época, fez muito bons jogos, porque foi abaixo???, é claro para não falar nos jogadores dispensados que estão a dar cartas, por cá ninguém olhou para eles como devia.

    NÃO HÁ JOGADORES E TREINADORES INSUBSTITUIVEIS, È PRECISO É MOLDAR OS NOVOS A VALORES E UMA MISTICA AQUIDQUIRIDA EM TRÊS DECADAS, INIGUALAVEIS,EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, MAS COM UM VERDADEIRO TIMONEIRO AO LEME DE NOME JORGE NUNO PINTO DA COSTA. …(É PRECISO E DAR O VERDADEIRO PODER AO HOMEM OUTRA VEZ, QUE JÁ TENHO DUVIDAS QUE SEJA POSSIVEL).


    Mostrem os Vídeos dos Homens e Bigode, do tempo do Mestre Pedroto, mostrem o Jogo da Final de Basileia, mostrem o jogo da final de Viena, mostrem muitas mais coisas que foram feitas por muitos HOMENS neste clube nos últimos TRINTA ANOS, e que custou muito para chegar ao TOPO, a SER RESPEITADO, RECONHECIDO, mas perde-se tudo num instante por causa dos tais MILHOES E DE UNS TRAPALHOES QUE CONTROLAM OS MILHOES...


    VIVA O PORTO, DRAGAO DE CORAÇÂO ATÉ MORRER.

    ResponderEliminar