12 janeiro 2009

O Reforço da vergonha... e do desperdicio.

FCPorto 0-0 Trofense

Equipa: Helton, Fucile, Rolando, B. Alves, Benitez (M. Gonzalez 61'), Fernando (Guarin 68'), R. Meireles (E. Farias 79'), Lucho, C. Rodriguez, Lisandro e Hulk

28.408 espectadores

Se dúvidas houvesse da razão de Jesualdo Ferreira quando este afirmou, numa entrevista recente, que se sentia no ar uma sensação de pressão para que houvesse uma alternância democrática para que o campeão não seja o mesmo, esta jornada serviu para que essas mesmas dúvidas caíssem por terra sem apelo nem agravo.

O mais incrível é que não disfarçam, nem sequer tentam disfarçar, toda essa vontade, as máscaras da vergonha caíram, e fazem tudo às claras com o aplauso de quem tem o poder de tentar mudar as coisas, como por exemplo, as comissões directivas de quem dirige o futebol em Portugal.

Dizer que o FCPorto desperdiçou muitas oportunidades, e que a actuação do árbitro não poderá servir como desculpa, na minha opinião, é uma perspectiva conformista que não nos leva a nenhum lado, antes pelo contrário, leva-nos a que estas situações se repitam várias vezes. Embora não possamos escamotear os erros que a equipa portista fez durante o jogo, até para que se faça uma reflexão séria daquilo, do que depende da equipa, que falhou, o direito de indignação terá sempre ser exercido, e não se pode deixar passar em claro, o que se passou tanto no Estádio do Dragão como no estádio de um dos mais directos adversários. O árbitro Luís Reforço não marcou, a favor do FCPorto, duas grandes penalidades escandalosas, além de permitir todo o anti-jogo que o Trofense fez e algumas diferenças de critério disciplinar, por isso teve tanto, ou mais, influência no resultado do que, por exemplo, o falhanço de Rodriguez, mesmo no fim do jogo, quando remata contra um seu companheiro. Ao ladrão também tem ser apontado o dedo, não é só à pessoa assaltada por ter deixado a porta de casa aberta.

Outra nota, que também não pode ser esquecida, é saber para onde caminha o futebol português quando, no seu todo, as equipas mais pequenas jogam em casa dos adversários mais poderosos, usam e abusam do chamado “anti-jogo”, ainda por cima beneficiando em ter um árbitro que permite tudo isso, tentando enervar, a todo o custo, a equipa adversária esperando, por obra de um milagre, que consigam chegar à baliza adversária e marcar um golo. Ainda por cima, esses treinadores ainda serão os destaques principais em programas de televisão desportivos elogiando-os pelos “ resultados alcançados”.

Quanto à partida em si, o jogo até começou agradável, prometedor de uma boa partida com bom futebol e duas equipas abertas querendo dar espectáculo. O FCPorto, logo no primeiro minuto, mostrou aquilo para o que vinha, criar oportunidades claras de golo e…falhar. Hulk cruza, Lisandro dá o mote para que todos o sigam no “carrossel do desperdício.”

Na jogada seguinte, a equipa que viajou da Trofa, chega à baliza de Helton, através de um remate de Tiago Pinto mas à figura de Helton. O FCPorto carregava, foi a vez de Rodriguez, Rolando num canto, e Lucho, com Tiago Pinto a safar mesmo na linha de golo, começarem a desperdiçar golos e o Trofense, de quando em vez, ainda tentava surpreender o seu adversário.

Até que, mais ou menos por volta dos 25 minutos e durante até ao final da primeira parte, o jogo se transformou completamente, pela negativa, o FCPorto tinha imensas dificuldades em chegar à baliza do Trofense, as oportunidades desperdiçadas começavam a serem demais, e o Trofense mais parecia quase ter abdicado do ataque, trocando a bola no seu meio-campo esperando que o tempo passasse, com tudo isso o ritmo baixou claramente tendo a qualidade do jogo se ressentido.

Na segunda parte, o Trofense, apesar de lhe ter pertencido o primeiro remate e oportunidade, abdicou completamente do ataque, apenas tendo como única e exclusiva preocupação defender a tudo o custo o empate. O FCPorto começava a aumentar o número de oportunidades desperdiçadas, Hulk e Rodriguez eram os mais afoitos, mas a eficácia desejada tardava em aparecer.

Com o tempo a passar e a equipa a não marcar, Jesualdo Ferreira faz entrar Mariano, para o lugar de Benitez, e posteriormente, substitui Fernando por Guarin, mas com poucos resultados práticos. Enquanto o Trofense apenas defendia e tentava fazer o “anti-jogo” que lhe era permitido pelo árbitro, o FCPorto começava a desesperar, perdendo a lucidez, jogando mais com o coração do que com a cabeça.

Farías entrava para o lugar de Raúl Meireles, no intuito de tentar alargar a frente do ataque, mas isso não viria a dar resultados práticos. O FCPorto, também, bem se poderá queixar de alguma falta de sorte, se bem que muita dessa falta de sorte foi também uma tremenda falta de eficácia. Além de ter que lutar contra outras factores que todos conhecemos, o FCPorto também terá que melhorar, e muito, essa sua pecha na finalização. Para cúmulo das oportunidades desperdiçadas, mesmo no cair do pano, Guarin “rouba” a Rodriguez a oportunidade de marcar o golo da vitória para estupefacção de todos.

Tiraram a liderança ao FCPorto, após tê-la conquistado uma jornada antes, embora também se possa queixar dele próprio, não é admissível que uma equipa candidata ao título tenha dois jogos seguidos sem marcar, na sua própria casa, e é aí que as grandes equipas se distinguem das equipas vulgares, na capacidade de saber ultrapassar todas as dificuldades, aqueles que ela cria a si própria e aquelas que lhe são impostas por outros factores externos. Resta saber até que ponto este FCPorto possa saber ultrapassar isso tudo até ao fim do campeonato.O futuro o dirá.

27 comentários:

  1. foi uma vergonha, tanto no estadio das gaivotas como no dragao, mas para alem desses penalties que falas menphis, ninguem me conseguiu explicar porque o arbitro anulou aquele golo marcado na primeira parte pelo fcporto. ainda nao vi em condicoes o lance, mas pelo que vi nao vi qualquer justificacao para a anulacao do mesmo e é preciso chamar atencao para esse lance.

    ResponderEliminar
  2. Investiguem o passado do arbitro LUIS REFORÇO e vão ver que tudo se conjuga.Grande reforço para a calabotagem...Agora,depois de ser gamado contra o Sporting e o Benfica o Braga vai ser premiado com um Bruno Paixão ou o João,pode ser,Ferreira ou outro dos 60% dos Calabotes..Vamos apostar?

    ResponderEliminar
  3. Actualmente, entre duas mãos cheias de pipocas, os nossos adeptos só se manifestam para assobiar um mau passe do nosso jogador ou para se atirarem ao Jesualdo, enquanto assistem, até aos minutos finais, a mais uma arbitragem tendenciosa. Nos últimos jogos em casa – e já não é só nesta época – temos sido brindados por habilidosos artistas que conseguem enervar o mais calmo do nosso jogador, vejam o exemplo do Hélton ontem.

    Já não se ganham jogos da bancado como o Tribunal fazia nas Antas. Temos que dar razão ao Paulo Bento quando pediu um mau ambiente em casa para a equipa de arbitragem. É abismal a diferença entre, por exemplo o jogo de Alvalade e o de ontem no Dragão. Desde o primeiro minuto que o Lucilio era assobiado por qualquer decisão contrária ao Sporting e este acabou por beneficiar de uma arbitragem complacente

    Um arbitro como o de ontem, já conhecido de outras batalhas (já tinha falado nos 5 cartões vermelhos para beneficiar a equipa do patrão Herminio...), com apenas1 / 2 anos de “primeira categoria“ tinha que borrar todo a partir da primeira má decisão contra o Porto. Mas isso não acontece, qualquer borra botas chega ao Dragão, marca-nos 2 penalties, anula-nos golos, permite anti-jogo e saem de campo com rido de puta nos lábios, enquanto os adeptos vão comendo as suas pipocas. Assim não dá....

    È preciso, com urgência, ressuscitar o espirito do Tribunal.

    ResponderEliminar
  4. O problema vai estar na compensação que o Braga vai receber...O próximo é contra nós...Compensa-se o Braga, prejudica-se o Porto e em consequência ajuda-se o benfas e os lagartos... Isto é grave...Como é possível o guarda-redes nao ter levado cartão amarelo pelo atraso na reposição...Somos duplamente roubados em casa, com o Setubal e com o Trofense...A merda do apito continua a condicionar, porque o Pinto da Costa nao pode falar...A imagem do Jesualdo começa a ficar desgastada... Para além disso, os "nossos" comentadores são politicamente correctos...Têm medo de por nomes aos bois...No entanto, depois de ver o jogo, o Porto tem uma cota parte de responsabilidade, porque devia finalizar melhor as jogadas...Neste tipo de jogos, pergunto-me será melhor o Farias ou o Adriano?
    Temos um activo encostado, que poderia ter dado jeito contra o MArítimo e contra o trofense...

    ResponderEliminar
  5. " a imagem do Jesualdo começa a ficar desgastada"

    Ele, esta época, tem sido presidente, chefe do departamento de futebol, treinador, director desportivo, chefe do departamento de comunicação, etc, etc. Honra lhe seja feita.

    É triste ver que hoje, para além do Braga, o unico que veio a terreiro alertar para o "roubo de catedral" foi um visconde falido do grupo Stromp.

    ResponderEliminar
  6. Ao ladrão também tem ser apontado o dedo, não é só à pessoa assaltada por ter deixado a porta de casa aberta.

    Menphis, resumo perfeito.

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente com o Donnie Darko, O jesualdo é sempre quem dá o corpo ao manifesto. O sporing, e nem era preciso porque o árbitro era o Lucílio, cria ambiente hostis.
    O porto, à algum tempo atrás que anda a ser "enrabado" ou pelo presidente da câmara do porto, ora pelo Ricardo Costa que passeia a seu bel-prazer pela cidade do porto, pela federação, pelo platini.
    E a SAD que faz? Apenas Comunicados que não dão em nada.
    Depois ainda há portistas que criticam o Juju, mesmo sendo ele algo limitado como treinador, é sempre ele que nos defende, e ser duas vezes campeão em pleno apito dourado não é fácil.
    Tou completamente revoltado, mal consegui dormir esta noite.
    Eu não quero saber com que meios ou o que se tem que fazer, mas teremos que ser campeões porque no futebol tá visto que vale tudo e quem não tem unhas...

    ResponderEliminar
  8. sobre o lance de golo anulado,se bem que o árbitro apitou antes da bola ter entrado, estou longe do lance e não vi na televisão, embora na rádio os locutores da antena 1 tenham ficado admirados por ter sido marcado uma coisa qualquer que eles não viram o quê.
    Já agora, quanto ao ambiente do público quero dizer que subscrevo inteiramente quer o comentário do Donnie Darko, quer os do Zé Luís ontem. Acaba o jogo vai tudo a correr para o metro, tudo conformado e depois ouve-se cada coisa no metro que é de bradar aos céus.

    ResponderEliminar
  9. Eu pensava que a arbitragem do jogo com o Maritimo tinha sido habilidosa, mas pelos vistos os senhores de negro (ou amarelo) são mestres em se superar.
    Roubos de igreja na luz e no Dragão, sempre a carreirar os mesmos de sempre.

    è claro que os jogadores deram uma preciosas ajuda com falhanços inacreditáveis. Rodriguez trapalhão, Lizandro ausente, Lucho a p+erder bolas como nunca, Fucile com paragens cerebrais! Irra gelei o cu e pernas, e estes gajos não acertam na baliza!

    Porra!
    Temos que ir a Braga ganhar e cilindrar, eu vou estar lá a apoiar(e a enregelar)!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Isto está como em 2005 e nós vamos mais uma vez deixar que eles mamem.

    Ninguém da SAD tem tomates para tomar uma posição de FORÇA perante esta vergonha?

    Mais, estes roubos estão a ser chamariz para alguém da plateia perder a paciência. Depois, inventam uma nova história para nos queimar e o "diabo de gaia" será passado...


    Isto está feito.

    ResponderEliminar
  11. Não é possivel continuar a assistir a reacções politicamente corretas por parte do FCP. Jesualdo disse o que tinha a dizer, mas não se pode ficar por aqui. Alguém com peso na comunicação social tem de chamar os "bois pelo nome". E não me refiro apenas ao escândalo verificado em lisboa, ou aos penaltis não marcados contra o Trofense no Dragão e a vergonhosa colaboração de um árbitro para o anti-jogo praticado pelos jogadores desta equipa. É preciso denunciar com todas as letras o branqueamento ou até o elogio, que se faz nos OCS do regime, de jogadores, que nunca estiveram interessados em fazer aquilo que é suposto, que é jogar à bola. Como querem que haja público nos estádios? Um jogo de futebol pressupõe a existências de duas equipas dispostas a jogar. Quando uma não o quer fazer não é possivel haver jogo. Ontem no Dragão não houve jogo. Mas os comentadores habituais vão tecer louvaminhas a quem não quiz jogar, e isso é o que mais me indigna.

    Não estou à espera que o Dr Guilherme Aguiar diga alguma coisa de jeito, como de resto nunca diz, mas espero que o DR Rui Moreira amanhã no "trio de ataque" não deixe passar em claro, ainda que com os habituais punhos de renda, esta pouca vergonha.

    ResponderEliminar
  12. Grande jogo do FCP em entrosamento e com boas soluções em todas as posições do campo.

    Falhou a eficácia, pois as oportunidades de golo, suficientes, estiveram lá.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia,

    URGENTE!!!!!

    Sou um assiduo leitor do blog e confesso ser pouco participativo no mesmo, por isso hoje será uma excepção.

    Há muito tempo não tinha uma noite tão mal dormida, não conseguindo sair do meu pensamento o infeliz jogo de ontem.

    Fui um dos quase 29 mil adeptos que estiveram presentes no Dragão.

    A minha questão leva-me a vos pedir um conselho e o mesmo está relacionado com o seguinte:

    Imaginem e não sera muito dificil para muitos de vós, assistir ao jogo de ontem, com os nervos a aumentar, a adrenalina a acelerar e os minutos a escassear e verficar que o resultado se mantém inalterado.

    Ver que a equipa por mais que tente, por vezes não da melhor forma confesso, não conseguir se adiantar no marcador, ser confrontado com um adversário que a partir de certa altura aplica como estratégia o anti-jogo descarado tendo como juiz da partida um "REFORÇO" que desde o início deu a entender ao que vinha, ajudar e de que maneira ao aumento do meu desespero como adepto.

    Agora, acrescente-se aos ingredientes já colocados um "suposto adepto" sentado ao vosso lado, constantemente a criticar a nossa equipa: jogadores, terinadore, presidente e a partir de dada altura a torcer para que a equipa adversária marcasse um golo a rejubilar com a saida ao ralentí dos jogadores adversários no momento das substituições!!!!!

    Ajudem-me, o que fariam no meu lugar?

    Confesso que ontem passou-me pela cabeça os mais incrivéis cenários:

    a) Pedir-lhe amavelmente que se retirasse e fosse assistir ao jogo pela TV
    b) Dar um berro e pedir-lhe que se calasse
    c) Oferecer-lhe um leve empurrão de forma a que ele se situasse umas 10 filas abaixo de forma a ficar longe de mim
    d) Outras formas menos pacificas de retaliação

    Ajudem-me porque no próximo jogo em casa, lá vou ter que aturar a mesma personagem durante 2 horas e tenho 3 filhos para sustentar!!!

    Que fazer nestas situações?

    Aguardo pacientemente os vosso comentarios.

    ResponderEliminar
  14. A coisa está feia.

    Temos a melhor equipa e o melhor futebol. Empatar em casa com o Trofense nao demonstra isso, mas o que aconteceu ontem foi mais uma anormalidade. O resultado justo era a goleada. Houve muito azar e alguma ansiedade; e faltou aquela estabilidade emocional dos anos do mourinho em que a equipa, mesmo que estivesse a perder nunca perdia a calma. É claro que como alguem aqui já referiu, esses jogadores tinham outra idade e experiencia, e isso nao se adquire num par de meses.

    Mas eu digo que isto está feio pelo que aconteceu no Benfica-Braga. Acabou-se o pouco pudor que havia e às claras o resultado de um jogo chave foi modificado. Agora a comunicaçao social vai abafar a polémica, e da nossa indignaçao o que o País vai ouvir sao 2 ou 3 artigos de opiniao ou algum comentário na TV, mas vindos de Portistas (portanto, parciais). E assobiando para o lado, lá vao mantendo o Porto "no seu lugar".
    Este é o resultado dos apitos, a contaminaçao total da opiniao pública e a ideia que a Justiça nao funcionou e que o Porto tem de pagar seja como for..

    Está feio, e infelizmente nao vai ser a fazer mais barulho no Dragao que o País vai ouvir.

    Temos (somos), a melhor equipa. Vamos acreditar que estas contrariedades nos vao tornar ainda mais unidos e fortes e como sempre vamos dar a resposta dentro das 4 linhas.

    ResponderEliminar
  15. Que vergonha!o jogo de ontem no estadio dos galinacios foi de uma tendencia que nao dava para disfarçar! mas para variar nao estou a espera de grande repudio pelas mentes deste país!estou a espera de ver hoje na sic noticias e amanha no trio de ataque os benfiquistas a dizerem que foi um jogo normal! e eles tem razao mas para nos portistas ja é normal á muito tempo!


    saudações portistas

    ResponderEliminar
  16. "Ajudem-me porque no próximo jogo em casa, lá vou ter que aturar a mesma personagem durante 2 horas e tenho 3 filhos para sustentar!!!

    Que fazer nestas situações?"

    Caro adepto azulebranco,

    primeiro, não sei, não sinto vontade, desconfio mesmo que não estarei no próximo jogo em casa.

    segundo, estive também no estádio e exaltei-me como há muito não me via assim, ao contrário da complacência da gente à minha volta. Mas ir ou não ir não tem a ver com a família, os filhos, o sustento, o futuro...

    terceiro, o que fazer é mostrar indignação, protestar, gritar, fazer cara feia, criar mau ambiente porque pode ser o único argumento a utilizar, mas é aquele que nos resta, que temos à mão, com que podemos influenciar, chamar a atenção, envergonhar quem permite isto, a começar pelo tal Reforço.

    O antijogo passa-me ao lado, as demoras, os truques, as fitas. Preocupou-me as ocasiões falhadas indecentemente, as substituições estapafúrdias e, claro, a arbitragem.

    Mas se for um ou outro a protestar cai-se no marasmo em que caiu o público do Dragão.

    Eu já estranhei não ver arrumadores na Av. F. Magalhães...

    Pressenti pouca gente. Esteve meia casa (na Luz também). Sem gente, sem massa crítica, sem força, sem demonstrar presença e capacidade, sem fazer pressão, não se remedeia nada.

    E um ou outro exaltado no meio de muitos conformados deixa mal quem se expõe. Às tantas, pensa-se que o palhaço é outro que não está em campo...

    A solução é, como se tem visto com a desertificação dos estádios e a incapacidade de quem manda no futebol, deixar de ir, contribuir para o futebol sem gente já que o querem fazer apenas espectáculo para televisão com comentadores pouco lúcidos e tão abstrusos como os árbitros.

    Vai ver que, no limite, isto não tem solução.

    Há dias falei das declarações de Vítor Pereira, amanhã retomarei o tema.

    Até Vítor Pereira disse, se se lembram do Domingo Desportivo de 4 de Janeiro, que "daqui a 20 anos vamos estar a falar das mesmas coisas".

    Porque há já 20 anos que falamos das mesmas coisas...

    ResponderEliminar
  17. Há muito tempo que situações destas acontecem, o que aconteceu no Alguidar e no Dragão não é nada de novo tirando o facto de ontem ter atingido o seu pico, tal o descaramento mostrado.
    E recuso-me a aceitar que digam que não vencemos por causa do Reforço, porque contra 14 jogamos nós há muitos anos, o que a casa
    gasta já todos sabemos de cor e salteado, e não é por isso que deixámos de ganhar titulos ao longo dos
    anos! Não ganhámos por culpa própria, só fomos melhores e ao FCP todos sabemos que isso não basta, temos que ser sempre MUITO melhores. o resto já é habitual e se houve portistas surpresos pelo que se passou ontem é porque andam a tomar pouca atenção ao que se passa no futebolinho que temos neste país.

    ResponderEliminar
  18. Caro Zé Luis,

    Antes de mais faço a minha declaração de interesses ao declarar que me delicio ao ler os seus posts, porque acho que tem o dom da boa escrita e consegue como poucos descrever muito bem os cenários, confessando também que nem sempre concordo com as suas informações, mas em relação a isso nem Jesus agradou a todos quanto mais o próprio Ze Luis.

    Dito isto, o que mais me surpreende e indo ao encontro do que diz é que cada vez mais assisto a um baixar de ombros dos adeptos, perante situações gritantes de injustiça e o que mais mexe comigo é saber que existem pessoas que pior do que aquelas que se resignam, ainda deitam mais achas para a fogueira e em vez de apoiar os nossos ajudam mais os adversarios com um constante deita abaixo daqueles que à partida deveriamos apoiar na maior parte das vezes.

    Um bem haja portista.

    ResponderEliminar
  19. menphis apitou antes de ter entrado mas ia dar ao mesmo, era golo se ele nao tivesse apitado. a realidade e que ninguem me consegue arranjar uma justificacao para aquele golo ser anulado. os jornais ate arranjam justificacoes diferente, mas nenhuma dele ser e sempre fica a justificacao e é como se nada se tivesse passado.
    portistas revoltem-se, façam barulho, e a sad tem de ter uma posicao. ja nem peço firme, peço apenas uma posicao sobre o assunto, senao por este caminho vai mesmo acontecer o que aconteceu em 2005.

    ResponderEliminar
  20. Quaquer semelhança entre o Corruptos x Braga de ontem e m jogo passado no Algarve há uns anos, não é mera coincidência.

    ResponderEliminar
  21. Caros amigos temos que estar unidos nesta altura mais do que nunca. Os lampiões preparam-se para dar uma golpada ainda pior do que a de 2005. Não têm o Veiga, mas têm o Rui Costa que já aprendeu as manhas todas do drigismo corrupto daquele clube, para além disso o orelhas mantém-se. O clube do regime do Estado Novo tem de ser campeão a todo custo. Já viram? Depois daquele investimento todo em 2 anos consecutivos sem um título para amostra e com campanhas péssimas na Europa (claro, aí os árbitros não são portugueses, nem conhecem aquele clubezeco), se voltarema fracassar o seu futuro financeiro fica um caos, ainda para mais em tempos de crise. Farão tudo para ganhar, não interessa os meios (também que novidade que vos estou a dar).
    Confesso que depois de acabar o jogo o meu pensamento era qualquer coisa do género: "vamos tentar ir longe na Champions e vencer a Taça de Portugal"; "eles têm isto cozinhado"; "o campeonato não é para nós"... Mas isso é uma atitude derrotista que não podemos ter, ainda para mais quando o que está em causa não são diferenças de valias desportivas, mas sim de influências que nós não temos. Não temos, mas, em campo, podemos lutar contra elas, nem que não ganhemos esta guerra, ao menos saímos de cabeça bem erguida, sem perder o título de melhor clube deste país.
    Demos tudo por tudo, dá para ver que esta equipa soa a camisola como nenhuma em Portugal e se não vence é por falta de sorte,tanto tentar às vezes perturba a lucidez na hora da verdade e claro pela intervenção dos apitos encarnados cada vez mais. Não podemos deixar os nossos rapazes ficarem mal vamos apoia-los incondicionalmente.
    O ano ainda só agora começou, mas, quanto a mim, o prémio Calabote 2009 já tem dono.

    ResponderEliminar
  22. Também espero que haja agora da parte da direcção uma reacção forte. O nosso presidente está obviamente condicionado, mas então que fale outro, sempre o Jesualdo não pode ser, ele tem sido incondicional na defesa do clube, acho que nem o seu crítico mais acérrimo lhe pode apontar o dedo por isso.

    ResponderEliminar
  23. Os portistas com voz activa na comunicação social também não se podem calar. Do Guilherme Aguiar já não espero nada, gosta mais dos árbitros do que do Porto, por isso, na volta, ainda vai defender os corruptos. Mas o Rui Moreira e o MST não se podem calar, principalmente o segundo, já que o RM está acompanhado no programa por outros dois representantes e seus amigos e compreendo que por questão, não de educação, mas de delicadeza não diga sempre tudo o que gostaria.

    ResponderEliminar
  24. adepto azul e branco:
    Se por questões económicas não puderes ir ao estádio no próximo jogo, concordo com o Zé Luís e quem sou eu para te criticar? No entanto, se puderes ir nada te deve deter, nem o frio, nem o adepto irritante que estava ao teu lado, que é de certo um portista como nós e muito menos as arbitragens cozinhadas pelos corruptos. Isso é o que eles querem. Pela minha parte, lá estarei no próximo jogo, com o Nacional salvo erro, como estive com o Setúbal e Trofense e tenciono estar em Braga. O desânimo não leva a lado algum.

    ResponderEliminar
  25. adepto azul e branco, faz como eu, levo um rádio e ponho o relato nas alturas, não oiço ninguém e não me chateio com eles.

    ResponderEliminar
  26. Pois a mim parece-me que a vitimização, tão costumeira entre os adeptos dos nossos adversários da 2ª Circular, não nos leva longe. Manifestamente não se conseguiu ultrapassar um adversário, frágil e com uma das piores defesas do campeonato, já para não dizer que soma por derrotas quase todos os jogos disputados, fora de casa. Pode-se culpar o àrbitro, mas a responsabilidade principal é da equipa, que não foi competente. Por ex: o lance de Rodriguéz, no final do jogo, é falta de competencia, à frente da baliza, não é azar. Podemos aqui questionar o que se passa verdadeiramente com Lizandro e Lucho. Desmotivação, problemas pessoais, problemas internos?Escandaloso, sem dúvida, foi o que se passou na Luz. Não menos escandaloso, é ouvir alguns adeptos da instituição, que ontem foi para compensar os erros contra o Nacional. O(s) erros(s)? Então não se queixaram só de um. A estar atento em futuras jornadas.

    ResponderEliminar