06 junho 2012

Árbitros estrangeiros

Sempre preconizei esta possibilidade. Não me lembro que alguém o tenha feito a não ser recentemente, movido pelos interesses do costume e não em defesa da verdade desportiva proclamada por papagaios.
Não é a panaceia, apenas um fenómeno como o actual de Vénus passar frente ao Sol, o nosso astro-rei que conhecemos também dos seus "humores", tal como os apitos lusos. Talvez nem seja senão a coincidência de árbitros como João Pode Vir o João Ferreira e o Paulo Baptista se retirarem por limite de idade, sendo dois dos mais experientes do activo da arbitragem lusa tão mal vista e maltratada amiúde com razão.
Resta saber com quem se faz o "intercâmbio" e em que situações o vi-te ó Pereira chamará apitos de lá de fora para desempastelar a loja da corrupção lusitana.
Para mim é um bom sinal e chega mais depressa do que o "árbitro electrónico" sobre o qual (imagens televisivas) é raro encontrar dois experts com opinião coincidente nos lances mais gravosos.
Pelo menos dá para fazer a experiência, tirar teimas e, por fim, analisar os prós e os contras. Como deve ser.

E deixaremos de ver árbitros tugas em campeonatos clandestinos como da Bulgária, Qatar e Arábia ou Ucrânia em que se vangloriavam de boas prestações sem sabermos... Despacharemos o bruto do Caixão para um Dortmund-Bayern ou Atlético Madrid-Athletic Bilbau?

2 comentários:

  1. Previsões Zandinga: os lamps vão aplaudir de pé; FC Porto vai-se mostrar indiferente.

    As galinhas continuam a perder jogos na mesma e vão criticar os árbitros estrangeiros por, e passo a citar, "não compreenderem o futebol português".

    O FC Porto é campeão na mesma e o Pinto da Costa vai ser acusado de controlar a arbitragem espanhola.


    Nao sei qual e' o premio que posso ganhar, mas se fosse uma mini e uma sandes de choco, ja' ficava muito contente.

    ResponderEliminar
  2. parece-me óbvio: Paixão só para a Argentina. um Boca-River ou dois e o gajo desiste de arbitrar.

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar