15 junho 2012

"The" Rangers, fixem bem, e esqueçam "o Glasgow"

Dívidas ao Fisco no Reino Unido não são convertíveis em papéis falsos de dois tostões furados e o Rangers acaba para dar lugar ao "The Rangers".

ACT. Esta notícia revela a imbecilidade do jornalismo desportivo ignorante como imorredoiro em Portugal, como se o "Glasgow Rangers" existisse e o Rangers FC não fosse já o nome dele. Foda-se, não há cu que aguente!
É um episódio triste de um clube antigo cheio de história que sucumbe à pressão (fiscal) dos tempos modernos, algo que não suecede em todo o lado, como se sabe em Portugal há 10 anos!...
Poderá ser uma maneira de por cá deixarem (corrigido) de chamar "o Glasgow", sendo que nunca teve o nome da cidade no do clube e talvez seja conhecido como Rangers simplesmente, agora avocado com o artigo The Rangers Football Club.
Pela brincadeira das dívidas fiscais perdeu logo 10 pontos na Liga de uma assentada e, por fim, o acesso às provas da UEFA, aliás por vários anos para as quais se qualifique.
Com a euforia do Europeu uma notícia destas vinda de além da muralha de Adriano (separa a Escócia da Inglaterra) passará sem grande nota. Mas é um sinal dos tempos e de como em matéria de igualdade fiscal de todas as entidades não há tergiversações no Reino Unido.
Por cá fez 10 anos que um clube de topo deveria ter descido de divisão por motivos idênticos. A Liga não actuou e uma ex e futura ministra das Finanças avaliou uma golpada engendrada nas catacumbas dos densos ministérios lisbonenses, através de um secretário de Estado ligado ao próprio Benfica. Depois contemporizou-se com o clube porque reconheceu a dívida e tomou-se tal como perdão enquanto se vigarizou uns papéis sem valor para ludibriar o próprio Estado.
Nesse clube mafioso, hoje vamos lendo isto que remonta ainda a mais tempo que só volta para trás quando evocam glórias esquecidas e bolorentas. Outras, como uma permuta de terrenos com outro sportinguista na Câmara alfacinha (Santana Lopes), brilham em 65ME de benefícios ao clube que levou funcionários da EPUL e mais um ex-presidente da edilidade ao tribunal. Vidas difíceis.

Este, entretanto, já se antecipou à medida de coacção, mas não muda nada...

5 comentários:

  1. Tem em conta o "jornal" e o tipo de "jornalismo" praticado pelo mesmo, a noticia até nem surpreende. Nem mesmo o erro no último parágrafo..

    ResponderEliminar
  2. Não, é só um exemplo. Replicam-se um pouco por todo o lado. Vi no Maisfutebol e até ouvi na RTP ao almoço... É epidémico e mortal.

    ResponderEliminar
  3. Lendo a notícia que puseste em link diz que o Rangers vai pedir a inscrição na SPL, será Scottish Premier League?

    A notícia de cá indica a ida para a 3ª divisão!

    ResponderEliminar
  4. Não sei, a notícia não é explícita sequer. Fala de facto em inscrição na Liga, mas não em que escalão. Pode ser desde o mais baixo, mas nada está definido.

    ResponderEliminar
  5. sim, SPL é a sigla para «Scottish Premier League - the top level league competition for professional football clubs in Scotland.»

    a segunda divisão escocesa é a «Scottish First Division».

    no fundamental:
    algo impensável há meia dúzia de anos e que certamente atingirá o nosso futebol comezinho. exemplos não faltam, a começar pelo berço da nação...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar