16 junho 2012

Walcott como Varela e Welbeck como Falcao - mais um certo Alan Shearer e um Lineker que dá cátedra de jornalismo como pivot!

Não vi os jogos de ontem (Grupo C), apenas os resumos à noite e parece que confirmaram a grande qualidade de jogo deste Europeu, até ao momento o melhor de sempre dentro do campo.

Curiosamente, duas equipas que muito se respeitaram no duelo directo, França e Inglaterra assumiram vontade de atacar. E venceram. Com diferenças, mas venceram. A França assume o jogo e quer ser mandona depois de uma década de fracassos seguidos aos títulos mundial (1998) e europeu (2000) com jogadores de estirpe superior (entre eles o actual seleccionador Laurent Blanc, que pelo facto de ter sido central, de eleição, não lhe retira lucidez ou refreia o jogo ofensivo). Ganhou à Ucrânia e vai enfrentar a já eliminada Suécia para confirmar a liderança do grupo.
A Inglaterra, cujo seleccionador Roy Hodgson tem pouco mais de um mês de trabalho e dois particulares e dois jogos oficiais, nunca tinha ganho à Suécia num jogo de competição, imagine-se. Pois Hodgson meteu um avançado (Carroll, que abriu o activo) por um médio (Chamberlain) e ainda outro (Walcott) quando perdia 2-1 pela hora de jogo. Walcott empatou e deu a assistência para a vitória por Welbeck (3-2).

Walcott saltou do banco para ser decisivo como Varela, mas também só em aflição como faz Paulo Bento. Welbeck acabou a fazer um golo como Falcao ao Benfica nos Cincazero. E Rooney já pode jogar frente à Ucrânia, na outra "final" dos ingleses com os anfitriões, depois de cumprir castigo de dois jogos.

Mesmo assim, Alan Shearer que está no Euro a comentar para a BBC num painel que contém o ex-Liverpool Alan Hansen e o milanista Clarence Seedorf, além dos treinadores do Tottenham (Redknapp, já demitido) e Newcastle (Alan Pardew), não está de modas e não teme que critiquem as suas críticas. Pede mais posse de bola à equipa, que voltou a gerir mal a vantagem (também marcou primeiro com a França e deixou-se empatar arriscando mesmo perder) e diz que sem melhor jogo do meio-campo a Inglaterra não vai muito longe. Assim a modos de Figo e Rui Costa dizerem que os nossos médios têm de ajudar mais o ataque para serem olhados de soslaio pelos actuais seleccionados.

Ah, o moderador do programa da BBC, que podem ver na net nos jogos em directo, é um tal Gary Lineker. Lança os temas para debate e não interfere, nem dá sequer opinião, dispensando bacoquices e bla´, blá. O ex-goleador é um moderador exemplar e não consta ter a carteira de jornalista. Os paspalhos das nossas tv's podiam aprender um bocadinho ali, mas decerto mal sabem inglês, quanto mais futebol...

5 comentários:

  1. ainda hoje, em conversa com a patroa, lhe dizia que os streams que me permitem ver o jogo durante o dia são tão diversos que a escolha é complicada. mas nunca opto por um canal luso com a quantidade de opções que há lá fora. raios, até a espn se safa melhor que nós. mas bbc ou itv são de topo, sem dúvida.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  2. E na ITV1 a qualidade não desce nem um bocadinho...

    Andy Townsend faz os comentários do jogo e no estúdio, Jamie Carragher, Roy Keane e Patrick Vieira tratam dos comentários no pré e pós-jogo e no interavalo.

    Sem medos de dizer que o respectivo país não está a fazer o que precisa, sem medos de dizer o que pensam.
    Creio que também é a ITV1 que tem o Martin Keown como comentador no relvado.

    Foi pena não teres visto o jogo da Inglaterra em directo... O que eles mais diziam no estúdio era que "Estavam a ganhar bem mas, com a Inglaterra nunca se sabia o que esperar!"...
    Fartaram-se de evocar o histórico negativo dos confrontos com a Suécia... e não ficaram muito surpreendidos com a reviravolta Sueca!

    Um regalo para os ouvidos! :)

    ResponderEliminar
  3. Têm razão, rapazes. Já vi um ou outro jogo na ITV e gostei imenso. A pleìade é que não tem o nível fantasgalático da BBC. Mas também gostei.

    O que me impressiona, mais ainda, é que muita gente das tv's tugas sabem que é assim lá fora, conhecem mesmo por dentro a realidade inglesa, british over alll, mas teimam em fazer do pior que há e quanto mais pior melhor.

    É inacreditável a descida aos infernos a que assistimos.

    Acredito, em axioma: por causa disso é que o nível do jogo também vai baixando, de forma assustadora, mas ninguém avalia ou importa-se com a coisa, é o efe-erre-á costumeiro desde que ganhe o clube x, preferencialmente de Lisboa. Ou a selecção que querem fazer de todos nós.

    Por fazer em Lisboa vs. resto da paisagem, pelo que já se viu no torto canal não é crível que suplantem a mediocridade lá de baixo. Mas a igualdade está perfeitamente ao alcance.

    Voltando ao tema, só vejo a coisa lá de fora. E mesmo estando mais afastado do que era hábito, centrando-me apenas no futebol e não no folclore, constato facilmente o altíssimo nível de jogo que faz deste o melhor Europeu de sempre com fase de grupos. Não tenho dúvidas nenhumas. Ganha de goleada. É a vantagem do distanciamento. E de assistir à coisa com olhos de outros que não há muito tempo via jogar. So much difference.

    ResponderEliminar
  4. off topic

    caro Zé Luís, caríssimas(os):

    são (no mínimo) uma vergonha as seguintes declarações de José Trindade, diretor do hóquei em patins encOrnado:
    « O Benfica esteve acima, montou um plano honesto, justo, trabalhador, competente e derrotou os porcos »

    mais uma vez, os responsáveis do 5lb demonstram que não sabem ser dignos nem na derrota e muito menos na vitória.
    temos que ser superiores a esta gentinha e controlar a raiva e a indignação que nos assistem.
    se nos quisermos demarcar pela positiva e sermos uns dignos e honrados vencidos - pese embora a impugnação do último jogo, junto da FPP - temos que evitar responder na mesma moeda.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Hoje não tive oportunidade de ver nenhum dos jogos "Nem só de bola vive o homem!" :)
    Ai os gregos...

    Sobre a qualidade de jogo, realmente já há algum tempo que não se via uma grande competição de selecções com tanta qualidade de jogo.
    Mais a mais, os grande jogadores estão quase todos a aparecer: Ibrahimovic vs Shevchenko 1-2;
    Steven Gerard 2 jogos, 2 assistências;
    Pirlo a fazer jogar a Itália;
    Torres de volta aos golos... à Torres...
    Está a ser uma competição bastante agradável de acompanhar.

    ResponderEliminar