07 junho 2012

O Barcelona e o cansaço à entrada do Europeu

Já há tempos glosei as vacuidades de comentários vários só ditas levianamente por não se acompanhar devidamente as coisas do futebol que implicam seguir-se com atenção e fixar pormenores ao longo de toda uma época e até de vários épocas seguidas.

A propósito do Euro, um chico-esperto por aí chegou a dizer que as fases finais apanham os jogadores cansados e disputam-se sob calor. O Euro-2008 e o Mundial-2010 não tiveram calor, antes muita chuva em bastantes jogos. E se os jogadores chegam cansados, nenhuns mais do que os espanhóis que, contudo, se sagraram campeões europeus e mundiais!

Salvo uma Taça do Rei em que foi eliminado pelo Sevilha (0-2 em casa e 1-0 fora), perdendo cinco jogos na competição, e as finais não atingidas da Champions em 2008 e 2012 o Barça jogou sempre, sem parar, e os seus jogadores, metade dos titulares de Espanha, não deixaram de ser campeões em Viena e Joanesburgo.

É claro que os chico-espertos continuarão a debitar as suas inanidades e perderão ensejo de aprenderem mais um bocado. Mas as duas coisas, chico-espertos e aprendizagem, nunca andam juntas, perdem-se sempre pelo caminho tortuoso de seguir com atenção a evolução das equipas, de clube e selecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário