16 maio 2013

ASD ou Jorge Sousa em Paços de Ferreira

Confiava que o Benfica ia cair e vi-o nitidamente na meia hora final com o Estoril, como já vira ante o Sporting apenas não concretizada a hecatombe por o campo estar inclinado pelo Capela. Acredito que o Porto seja campeão, ganhe em Paços de Ferreira e até que o Benfica destroçado nem ganhe sequer ao Moreirense.

Não quer dizer que despreze o adversário, ache serem favas contadas e tal. Lembro o sofrimento para empatar, por Adriano depois renegado pelo próprio Jesualdo, há uns anos 1-1 na Mata Real para garantir o campeonato, creio que em 2007, sob ameaça do Sporting que acabou a 1 ponto, queixoso mas levado ao colo pelas arbitragens depois de ter terminado a 1ª volta a 7 ou 9 pontos e nunca ter liderado o campeonato - pelo que nunca se percebeu porque razão queriam ganhá-lo ou achavam que deviam tê-lo vencido.
O Porto está bem física e mentalmente. Varela recuperou, viu-se com o Nacional de regresso à titularidade e na Madeira onde, ante o Marítimo, entrou a meio do jogo e foi substituído antes do fim. A Madeira foi a rendição do pior e a redenção do melhor Varela. Com Varela, também com Danilo melhor e Alex Sandro de volta em condições, o Porto ganhou força em profundiade e em toda a largura do campo. Impõe com mais facilidade o seu jogo, comprova ser mais forte e, deste modo, não vejo, reafirmo-o há anos, nenhuma equipa portuguesa capaz de vencer o bicampeão.
Não quer dizer que seja fácil, que o Paços não seja uma equipa valiosa e valorosa, destemida, raçuda, com futebol e chegada à área, capaz de golo em qualquer momento. E o empate não serve o Porto, ainda que possa chegar se o Benfica não fizer melhor e creio que não vencerá o Moreirense.
Mas o futebol é uma caixinha de surpresas e eu não sou bruxo, nem Jesus. Admito tudo, mas estou consiente da força das equipas em presença e o FC Porto é muito mais forte e está de novo com a aura de campeão. A aura que se viu com o Benfica, ajudada por uma estrelinha sempre presente quando por tantas vezes faltou ao longo da época e mesmo que ache, ainda e sempre, ser este um campeonato brilhante da equipa de Vítor Pereira que merece ser feliz de novo porque nos grandes momentos impôs-se, vincou o mérito do seu futebol pensado e assumido internamente por todos como o mais válido e exteriorizou a alegria de ver compensado tanto esforço e premiada tanta e tamanha crença como frente ao Benfica - o mais alto momento para prová-lo à saciedade.
De resto, crente para Paços de Ferreira fiquei ainda antes da última jornada. Com Roubarte Gomes designado para o Académica-P. Ferreira, ficava automaticamente fora do jogo da última jornada. Não creio que vi-te ó Pereira nomeie João "Pode Vir o João" Fereira e entrte 1º e 3º será um internacional. Aposto em árbitros da AF Porto, entre Artur Soares Dias e Jorge Sousa, nem admito outra coisa. Quem alvitrou os dois para o clássico ou é parvo, distraído ou a fazer-se de sonso para despistar os pacóvios. Mas esse jornalismo de causas, interesses e preferências há muito está descredibilizado e ameaçado até, provando a falência dos que seriam supostos ser experts na matéria. E a pasquinagem está farta deles e a afundar-se com bestuntos e sebentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário