21 maio 2013

Jardim de notícias sobre treinadores na Cadeira de Sonho

Abaixo deste parágrafo escrevi tudo na 2ª feira como todos os textos para o resto da semana pelos motivos do costume. Só actualizo antes da publicação agendada para as 17h por duas razões: o Raxcord diz que o VP fica, a Bolha que o VP sai. Razões não sei, nem se as descreveram, mas os factos falariam muito mais. E reporto-me a factos aí em baixo. Ouvi, entretanto, ao almoço que há grupos portistas nas redes sociais a pedirem para VP ficar. Pinto da Costa já gozou tanto com estas coisas que agora o seu cinismo vai ao extremo. Do suspense? Ou  do tal gozo puro? Ninguém sabe o que se vai passar mas ninguém perguntou na hora da verdade. E, contudo, ela gira... A minha opinião é que nunca muda, em baixo.
 
Até a bluegosfera que costuma(va) dar palpites sobre VP e o futuro treinador do FC Porto está... "reservada", aguardando melhor oportunidade para dar... palpites... no fim do jogo e depois da voz oficial dizer de sua justiça. Isto não é fácil, nem para quem quer nem para quem dá bitaites... e, contudo...
Afinal, o treinador que saíra do Beira-Mar e substituiria não sei quem no FC Porto mas acabou em Braga, depois do Braga estaria reservado para o FC Porto e depois de ter passado pelo Olympiacos para ficar no desemprego sem deixar de estar assegurado para o FC Porto, no caso presente rendendo Vítor Pereira, vai para o Sporting. Ou são do FC Porto ou prometidos ao FC Porto, a verdade é que os treinadores com certo perfil e encomiasticamente anunciados como do FC Porto por uma razão ou outra são muito desejados, e alguns acabam até ali, por Lisboa.

Veja-se quantas vezes, e ainda há poucos dias, se repetiu que Jesus treinaria o FC Porto até renovar duas vezes, a próxima é já a seguir, com o Benfica, além de ter sido ameaçado" como saindo de Braga para o FC Porto em vez de ir para a Luz.
 
Esta plantação de notícias e garantia de certezas é o que é e diz do jornalismo que está.
 
Sem anúncio, ainda, da continuidade de Vítor Pereira no FC Porto, para mim a mais lógica, natural e incontornável, a eventual saída do treinador bicampeão - "ameaçado" até por ser rendido pelo treinador bi-sub-campeão de joelhos para ele - foi algo glosada. Um pacóvio da Linha dos do costume primeiro disse que "Vítor Pereira sabe que acabará no desemprego", o mesmo que agora mandaria "Jesus para o desemprego". Tão seròdios e saloios como esse, jornalistas e comentadeiros, paineleiros e afins, recadeiros e mentideros, com brilhantina ou sem gravata, sem temores e dados a bravatas fáceis e não "cobráveis", a quem tudo é permitido na onda de licenciosidade idiota e perene em curso e em roda livre, todos olhavam de soslaio para Vítor Pereira, dizendo que a "culpa" era dos sócios e portistas em geral não o quererem.
 
Curiosamente, ninguém perguntou a Pinto da Costa sobre o tema. Eu vi Pinto da Costa e Vítor Pereira muito unidos e, em termos de relações passionais, de algum modo, discretamente, solidários, comparsas, cúmplices. Creio que a prenunciar o que se espera: a continuidade do técnico bicampeão para igualar o tricampeão Jesualdo Ferreira. Nem no dia seguinte swe partia para a extrapolação de palavras e sentidos para asseverar que VP não continuaria. Eu senti precisamente que continua e só pode continuar. Não há ninguém em vista nem tem de haver.
 
Não admito sequer outra hipótese e a desmarcação de Vítor Pereira quanto ao seu futuro, sondado a cada conferência de Imprensa, para mim já era sinal de tudo estar devidamente tratado, há meses, para a ligação, afectiva e efectiva, se manter. Afinal, com Pinto da Costa ainda agora a evocar o portismo de AVB, a quem acusou de "cobardia" por escapulir-se para Londres expondo-o à turba estúpida que apanha "soundbytes" e alinha na "postura de rótulos" a quem sai assim ou assado do FC Porto, era o que faltava o mesmo Pinto da Costa "apunhalar" VP, o que só daria razão, precisamente, à saída previdente, prudente e avisada de AVB há dois anos. É que muitos trogloditas, que seguem religiosamente o guião preparado pelo Papa, teriam de engolir o que disseram de AVB, na peugada de Pinto da Costa, caso VP não tivesse ensejo de continuar na sua verdadeira Cadeira de Sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário