25 maio 2013

A final alemã do campeonato desprezado por Mourinho de saída especial para o Chelsea que tanto ganhou sem ele

Ganhou o Bayern (2-1) numa final espectacular com o espantoso Bor. Dortmund sem se sentir a diferença de 22 pontos da Bundesliga. Para ganhar tudo, segue-se a Taça da Alemanha com o Estugarda. Robben decidiu aos 88', quando a maldição de falhar e perder chegou a pairar: perdeu tudo em 2010 e 2012, pode ganhar tudo. Realmente, não há nada como estar nas decisões, pelo menos por mais de uma vez para vencer alguma coisa. E ser decisivo, em vez de destrutivo. Foi a melhor final da Champions entre equipas do mesmo país e Heynckes saboreia triunfo europeu 15 anos depois, juntando-se a Happel, Hitzfeld e Mourinho. Paisley é o único com 3 êxitos (Liverpool).
Guardiola cansou-se de Espanha e seguramente Mourinho, mais do que o Madrid, contribuiu para o ano sabático do treinador da mais fantástica equipa de clube que a História do Futebol consagrou. Por fim, Guardiola decidiu-se por recomeçar na Bundesliga, no Bayern, colosso alemão com um trajecto impressionante interna e externamente e que há 50 anos subia da II Divisão...

 
Mourinho, sabida a notícia de Pep no Bayern, logo desprezou a Bundesliga. "Eu nunca iria para a Alemanha".
 
Pode a ironia o destino voltar a cruzar Mourinho com Guardiola seguramente muito mais rapidamente do que alguém poderia imaginar. Se o Bayern for campeão europeu regressará na nova época com Guardiola para a Supertaça em Praga, para onde se muda a competição depois de longos anos no Mónaco. E, como vencedor da Liga Europa, o Chelsea deverá ter Mourinho no confronto com o campeão europeu a quem venceu o título continental há um ano, imerecidamente, em Munique.
 
Se o Bayern ganhar (e foi muito superior ao Borússia na Bundesliga e eliminando-o da Taça da Alemanha), Heynckes terá duas conquistas na Champions, tendo levado o Madrid ao fim do jejum de 32 anos sem vencer a prova, com 1-0 à Juventus a 20 de Maio de 1998.
 
Hoje é a final da Champions com os ingleses de volta a Wembley onde foram campeões europeus de selecções em 1996, com o famoso bis de Bierhoff coroado com o Golo de Ouro num frango monumental de Stejskal.
 
Uma final onde estará o Bayern pela 3ª vez em quatro anos, vencido pelo Inter de Mourinho em Madrid (2010) e pelo Chelsea sem Mourinho em Munique (2012). Uma final onde estará o Borússia de Dortmund, campeão europeu em Munique (3-1 à Juventus) com Paulo Sousa em 1997. Bayern e Borússia, os dois verdugos do Madrid de Mourinho nas semifinais da Champions nos últimos anos.
 
É um castigo divino para a soberba do ex-Special One, agora Special End num feliz baptismo da Masrca, caído em desgraça e mau perdedor como Jesus. Mourinho poderá roer as unhas de inveja, depois do desprezo face aos alemães e o seu campeonato mais assistido pelos adeptos na Europa e mais sólido financeiramente, além de desportivamente tão valioso, competitivo e limpo como em Inglaterra e em Espanha, por exemplo.
 
Achei bem a ida de Pep para Munique por estes parâmetros, que Mourinho ou desconhece por ignorância ou despreza por soberba.
 
Estarei curioso para ver se Mourinho faz bem em voltar ao Chelsea. É certo que foi bicampeão inglês e quebrou o jejum de 50 anos (2005) sem ganhar o campeonato para os blues. Mas Mourinho falhou na Europa onde vários substitutos fizeram melhor do que ele:
- Avraham Grant pegou na equipa com que Mourinho se despediu depois de 1-1 em casa com o Rosenborg na Champions para levá-la à final de Moscovo que merecia ganhar ao M. United do chorão CR7 que desperdiçou um penálti e foi salvo pela escorregadela de Terry a bater o seu contra um poste;
- Outro interino, Roberto di Matteo, substituto de AVB, levou o Chelsea a campeão europeu em 2012, ganhando ainda a FA Cup;
- Outro interino, Guus Hiddink, substituto do escroque Scolari, foi infeliz em não eliminar o Barça da Champions em 2009;
- Carlo Ancelotti conseguiu o que Mourinho não conseguiu, ganhar a dobradinha campeonato-taça, logrando marcar mais de 100 golos (107) na Liga inglesa onde há mais de 50 anos ninguém conseguia tal feito.
 
Não sei se Mourinho faz bem em voltar ao Chelsea, de resto acabado de juntar a Liga Europa à Champions em anos consecutivos.
 
Decerto não lhe fará bem ver a final da Champions pela TV, entre dois clubes alemães contra o qual esbarrou violentamente e lhe ressaltou a falta de estaleca desportiva e definhou um aleatório estatuto de campeão.

O que é a Bundesliga?
isto,  isto e isto!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário