17 agosto 2006

Jesualdo, alguns prós e contras

Prós:
- Nunca ganhou títulos. Ter a ambição de os ganhar é sempre bom;
- Conhece a realidade do futebol português, os jogadores do FCPorto e o peso institucional do grande clube de que vai ser treinador;
- Como escrito no post anterior, é “rigoroso, organizado, com conhecimento enciclopédico dos jogadores”. É um treinador estudioso com métodos científicos de abordagem ao futebol, um treinador “moderno”portanto;
- Tem a atenuante de, se não vencer de início, ter chegado já com o “comboio em andamento”. Será mais fácil os adeptos serem mais compreensivos;
- As suas equipas são caracterizadas pelo rigor defensivo;
- Aposta em jovens;
- Por ser português e conhecedor do futebol do FCPorto é talvez o melhor para esta fase de transição de modelo táctico.

Contras:
- Nunca ganhou títulos. A falta de experiência a esse nível pode torná-lo mais receoso que o que dizem que é;
- Falta de experiência a nível da Liga dos Campeões, prova importantíssima para o clube;
- Nunca treinou um grande a sério;
- É um treinador de outra cor. Os adeptos, caso não ganhe alguns jogos, podem julgá-lo imediatamente por isso, tem logo à partida esse “handicap”;
- O rigor defensivo das suas equipas, tornam-no, muitas vezes, um treinador defensivo;
- Precisa, como qualquer um precisava, de um período de adaptação ao clube e jogadores;
- Vai mudar de sistema táctico (para 4-3-3), o FCPorto neste momento não está preparado para isso. Vão ser necessárias novas aquisições.

13 comentários:

  1. nao auguro um futuro risonho com essa abécula no leme dos Dragões....

    ResponderEliminar
  2. Gil não vamos começar assim. O que dizia para o Co digo para o Jesualdo, deixem-no trabalhar. No fim pedimos contas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a tua análise. Agora só o futuro dará uma resposta sobre a capacidade de Jesualdo contornar esses pontos negativos e tirar o máximo de proveito sobre aquilo que á partida pode ser uma vantagem para ele.
    O curioso é que existem alguns aspectos em comum entre os prós e contras que com o decorrer da época, ou mesmo só no final dela, é que poderemos perceber se afinal são entraves ou alavancas para o sucesso da equipa.
    A mim o que causa mais "arrepios" é o facto de ser benfiquista e poder jogar muito defensivamente. É que sinceramente, depois de Adriaanse ter passado por aqui, não me contento só com vitórias apesar destas serem mais importantes. Mas pronto o mal está feito e acho até que Jesualdo é treinador mais indicado para suceder-lhe, precisamente pelos aspectos que disseste.

    Penso que não há dúvida que vai ser uma época difícil, e como tens sempre afirmado, é preciso apoiar o treinador, pelo menos por ser português… aquilo que aconteceu na época não pode voltar a acontecer. Só com todos a remar para o mesmo lado é que é possível evitar o desastre e quem sabe fazer uma boa época. Pois de para além de termos bons jogadores, temos uma boa equipa! (embora tenha de ser um pouco modificada com as ideias do novo treinador.)

    ResponderEliminar
  4. É só para registar que o comentário das 12:52 é meu.

    ResponderEliminar
  5. Viva,
    também estou com o novo treinador. Pelo menos até ao Natal já deve dar para ver com que Jesualdo contamos - se vem o tenrinho que treinou os lampiões ou um Jesualdo com fome de vitórias por nunca ter ganho nada na vida! À partida não ponho em causa os seus conhecimentos técnico-teóricos, mas não basta tê-los, tem que os materializar em resultados senão não servem para nada.
    Estou curioso para ver também com que coragem vem - se por acaso o Quaresma (por exemplo) começar com fitas, quero ver se tem coragem para o mandar para o banco sem o queimar mas sim para com calma o convencer a aproveitar todo o seu potencial em benefício da equipa.
    Nunca mais começa a liga...

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos desculpem este off-topic mas esta noticia pode ser importante.

    F.C. Porto
    Garcés apontado como «reforço»
    José Luis Garcés, avançado do Nacional de Montevideu, poderá ser o jogador pretendido pelo FC Porto para reforçar o ataque, segundo aponta a imprensa uruguaia.

    Garcés ainda no fim-de-semana passado deu nas vistas no categorizado troféu Teresa Herrera, disputado na Corunha, onde alegadamente terá sido observado por emissários do FC Porto.

    Com 25 anos, José Luis Garcés, conhecido no seu país por «pistoleiro», é natural do Panamá, por onde actuou até Fevereiro passado, altura em que o Nacional Montevideu apostou na sua contratação.
    in A Bola

    ResponderEliminar
  7. rps, já ontem tinha lido algures uma notícia sobre um tal de Renteria, um avançado tb. Uma destas contratações a ser confirmada vem comprovar uma SAD comissionista. Senão repare-se: Que treinador deu o aval para o avançado? Rui Barros? Jesualdo Ferreira? Adriaanse? E porque não foi feita esta contratação qd Adriaanse o pedia? Quem ganha com isto tudo?

    É muito estranho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. O Jesualdo é um treinador que ao contrário daquilo que muitos pensam é bom treinador. Muito embora não tenha qualquer título tem conhecimentos de causa, e a provar isso está aquilo que ele fez por exemplo em Braga. Mas esperemos para ver. Quanto à táctica que ele concerteza irá impor no FCP, é sabido que vai utilizar muitas das vezes o 4-4-2 e outras o 4-3-3 e muitas vezes de certeza irá utilizar o 4-2-4. Quanto à garantia que ele nos vai dar. Eu sinceramente creio que tudo fará para levar o Porto a campeão, até porque muito embora seja Benfiquista ele tem um senão contra eles, pois deveis estar a recordar que ele pràticamente foi "emxutado de là" quando era treinador. Mas esperemos para ver. Eu pessoalmente tenho plena confiança e gosto do trabalho dele.Mas os resultados depois nos dirão se tenho ou não razão.

    ResponderEliminar
  9. O Renteria a SAD já tinha desmentido antes... o Internacional de Porto Alegre queria mais do que os 4 milhoes que se falava que tínhamos oferecido e entretanto ganharam a Taça Libertadores esta noite, não deve ter ficado mais barato...
    Um tipo do Panamá a jogar no Nacional de Montevideo também não me cheira nada bem... o futebol no Uruguai está de rastos, mas esse não conheço.
    O Jesualdo podia usar o seu propalado conhecimento e aposta em camadas jovens e ir introduzindo jovens avançados no plantel... houve um sub19 que arrasou o Boavista no bessa há poucos dias por exemplo...

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao Jesualdo Ferreira, enfim...
    Já tinha dito anteriormemte o que pensava sobre a escolha do treinador.
    Agora que será ele o Mister, há que confiar e deixar que o homem faça o seu trabalho.

    Quanto ao tal panamiano ou uruguaio de que aqui falam, também não o conheço de lado nenhum... Mas, de facto, fico perplexo: quem deu o aval para uma hipotética contratação? E quem deu o aval a que a SAD tentasse ir buscar outra vez o Hugo Almeida?

    Já agora, e em jeito de questão, não acham que esta SAD que gere (?) o nosso clube se quer apostar em merchandising devia pensar um pouco como os clubes ingleses... Voilta e meia, lá vão eles à Ásia buscar um, jogador... é certo e sabido que cobertura pela Comunicação Social não faltará?

    ResponderEliminar
  11. Vamos lá ver... O Porto tem o dom defazer treinadores Campeoes, como: Fernando Santos, Mourinho, Co Adriaanse, etc... Vamos lá ver se est segue o rasto.

    A Pronúncia do Norte,
    http://tripeiras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Amigos Portistas, vejam qual foi a fonte da notícia, nem mais nem menos que o pasquim "A BOLA", está tudo dito, ou será que são de compreensão lenta? Palavras para quê?
    Saudações Portistas,
    VIVA O NOSSO GRANDE F.C.PORTO.
    É O NOSSO ORGULHO É A NOSSA GLÓRIA.

    ResponderEliminar
  13. Dragão da moita tens toda a razão, como que ainda nos acreditamos nesse pasquins. Eu de qq maneira não sabia de onde tinha surgido a noticia.

    Aqui vai:
    «Circulou ontem a notícia de que o FC Porto estaria interessado em José Luís Garcés, avançado panamiano do Nacional de Montevideu, do Uruguai. O que começou por ser nota de jornal ganhou outra dimensão com as palavras do empresário Alfredo Reguera, que representa o jogador, e que, em declarações à Antena 1, corroborou o alegado interesse. "Falei com o jogador sobre isso, ele está tranquilo e à espera", disse, podendo O JOGO acrescentar que, ao contrário do sugerido, Garcés não faz parte dos planos de Jesualdo Ferreira. Um dia depois de ter sido conhecida a intenção portista de resgatar Hugo Almeida, hipótese negada pelo Werder Bremen, as especulações sobre a procura de um avançado intensificaram-se. Depois do colombiano Renteria, agora foi a vez de outro sul-americano, por sinal designado de "Pistoleiro". Não só pelos golos, mas também por, ao que se diz, manejar armas com grande facilidade.»
    In O Jogo

    Um abraço

    ResponderEliminar