15 agosto 2006

O perfil do novo treinador do FCPorto

Depois do comunicado da SAD do Boavista anunciando a rescisão de Jesualdo Ferreira do comando técnico do clube, só uma hecatombe impediria a mais que provável apresentação do treinador no Dragão.

Assim aqui vai o "corriculum vitae" do senhor professor.
«Há um bom motivo para que o nome de Jesualdo Ferreira seja quase sempre antecedido pelo título de professor. O novo treinador do FC Porto é o mestre dos mestres. Quando Mirandela da Costa criou o Gabinete de Futebol do ISEF, Jesualdo Ferreira foi o primeiro professor a orientar o curso, sendo igualmente o responsável pela primeira licenciatura, criada em finais dos anos 70. Nem de propósito, o primeiro aluno a licenciar-se foi Carlos Queiroz.
Rigoroso, organizado, com um conhecimento enciclopédico dos jogadores, o mérito de Jesualdo Ferreira é reconhecido quase unanimemente apesar do curriculo acusar a falta de títulos. Depois de um começo modesto, ao serviço do Rio Maior, Jesualdo fixa-se durante alguns anos no Torreense antes da primeira experiência na primeira Liga aos serviço da Académia onde só fica durante sete jogos. Em 2000/01, depois de mais uma passagem pelas selecções nacionais, leva o Alverca ao 12º lugar e entra no Benfica como adjunto de Toni em 01/02 acabando por assumir o comando da equipa que leva ao 4º lugar. Assume o cargo de treinador principal dos encarnados na época seguinte, mas sai à 11ª jornada, sendo substituído por Fernando Chalana. Na mesma época assume o comando do Braga que nas três temporadas seguintes transforma no quarto grande e num crónico candidato a um lugar na Liga dos Campeões. É no Braga que mais se destaca, nomeadamente na descoberta de novos valores. O Boavista contrata-o para liderar o projecto de renovação do futebol do clube e agora, o FC Porto vai contratá-lo para substituir Adriaanse.

Nome: Manuel Jesualdo Ferreira

Idade: 60 anos (24/05/1946)

Naturalidade: Mirandela, Portugal

Clubes: Rio Maior (81/82), Torreense (82/83, 83/84, 86/87 a 89/90), Académica (84/85), Atlético (84/85 e 85/86), E. Amadora (90/91 e 91/92), FAR Rabat (95/96), Seleccção sub-21 (1996 a 2000), Alverca (2000/01), Benfica (01/02 e 02/03) Braga (03/04 a 05/06), Boavista (de Julho a Agosto de 2006).»

18 comentários:

  1. Ora aí está um belo serviço público!
    Aos 60 anos apesar não ter troféus no curriculo, já teve tempo para aprender tudo o que há para saber sobre futebol. Nas equipas menores por onde passou até agora há sempre muitas desculpas que podem justificar um insucesso. No Porto não haverá.
    Bem vindo senhor Jesualdo! Tem até ao Natal para mostrar que merece a melhor oportunidade da sua vida.

    ResponderEliminar
  2. Vai que no Natal estas no fundo de desemprego.
    Nao vales nada.

    ResponderEliminar
  3. Um milhão de euros por Jesualdo?! Tão caro como o mais caro dos jogadores contratados este ano...

    ResponderEliminar
  4. FC Porto: Jesualdo Ferreira confirmado
    (20:58) O acordo que faltava, com o presidente do Boavista foi alcançado ao final da tarde e a equipa do Bessa já o confirmou em comunicado.
    Jesualdo Ferreira assina por dois anos com os "dragões" e o Boavista recebe UM MILHÃO DE EUROS.
    Para os "azuis e brancos" segue também o preparador físico João Azenha e na equipa técnica vão estar também Rui Barros e João Pinto.
    Entretanto, João Loureiro escolheu Pedro Barny, antigo adjunto, para assumir o comando técnico do plantel.
    http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=173067"

    Realmente 1milhão é muito fruta. Esperemos que valha a pena a aquisição mais cara do FCPorto este ano.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. espero sinceramente que o novo treinador seja feliz no Porto.Só uma achega se o CA rescindiu o Porto vai ter que receber algo que pode cobrir o valor a pagar pelo Jesualdo Ferreira.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  6. Parece que o Co deu à costa hoje, deve vir trazer o cheque, eh eh...
    Agora a sério, ele não deve nada, ganhou um dobradinha, mas deixou o plantel com uma defesa fraca e sem ponta de lança, deu um tiro no pé e foi-se embora poupando-nos ter que o aturar até 2008. Que vá em paz e não chateie muito mais.
    Por objectivos, o contrato do jesualdo devia ser por objectivos... e espero que a conversa do milhão seja só para sossegar as hostes do bessa - umas trocas de favores a nível local devem bastar ao Boavista como de costume.

    E então? Quem é que deve alinhar na supertaça? Se continuar a marrar nos 3 centrais voto em Helton; Bosingwa, Pepe, ricardo Costa; Ibson, Meireles, Quaresma e Anderson (Lucho se já estiver bom); Postiga e Adriano.
    Prá goleada!
    Se forem 4 defesas, entra o Cech, sai um avançado e avança um médio.

    ResponderEliminar
  7. O Co à partida tem que indeminizar, mas não acredito que se cheguem a estes valores.

    O sistema vai ser o mesmo dos últimos 2 jogo, quase de certeza. Mudar agora seria muito arriscado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Tenho dificuldades em entender a tese da "defesa fraca". Esta foi das defesas menos batidas da história recente do FCP! Sofremos menos golos este ano do que em qualquer das duas épocas de Mourinho!

    ResponderEliminar
  9. Tens razão, nasoni, mas não podemos esquecer que foi das defesas menos "expostas" a jogos da Liga dos Campeões e que o campeonato esteve fácil demais... Repara, eu acho que Bosingwa, Pepe e Ricardo Costa chegam muito bem para as competições nacionais (embora na primeira volta contra lampiões e lagartos tenha sido uma desgraça), mas para voarmos mais alto é preciso reforçar. Basta um deles ver uns amarelos ou um vermelho e já não temos ninguém...

    ResponderEliminar
  10. Tripamoura,
    Referia-me apenas ao campeonato, naturalmente. O Mourinho enfrentou campeonatos mais difíceis (o Benfica de Camacho era bastante forte), mas não foi dos mais fáceis. O Benfica ficou em 3º com mais pontos do que os que lhe tinham dado o campeonato anterior.
    O Ricardo Costa já era suplente este ano. No entanto, concordo que havia dois jogadores muito importantes na defesa - o Bosingwa e o Pepe. Não concordo é que se faça a associação pavloviana 3 defesas/defesa fraca. Até porque à frente dos 3 defesas estavam 2 trincos muito defensivos (as equipas com 4 defesas custumam usar apenas 1 trinco) e os alas também tinham tarefas defensivas, quer no 3-3-4 quer no 3-4-3.
    Sinceramente, acho que a falta de reservas na defesa prendeu-se com a falta de qualidade de Bruno Alves, que me parece uma opção fraca. Do pouco que vi, acho que João Paulo resolve um pouco esse problema. Agora, claro que as lesões deste e de P. Emanuel complicam sempre as contas.

    ResponderEliminar
  11. Eu que o maior problema neste momento é dependermos de apenas Pepe, BAlves e RCosta como centrais e Bosingwa como DDireito?!? Mesmo que joguemos só com 3 defesas.
    É mesmo preciso ir ao mercado.

    Qt à questão de 3 ou 4 defesas depende da organização e disponibilidade dos jogadores da frente e claro de não existirem falhas como as de Bosingwa no troneio de Amsterdão. Nenhuma defesa resiste a falhas dessas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caros Portistas,
    Estou a ficar deveras preocupado, sabem quem é o árbitro para a Supertaça? É o Pedro gel lampião Proença. vamos ter de jogar contra duas equipas.
    FORÇA F.C.PORTO!

    ResponderEliminar
  13. Algém me sabe dizer, como ficou o excelente relvado do NOSSO DRAGÂO, após o concerto dos Stones, é que também estou preocupado.
    VIVA O NOSSO F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  14. o relvado do Dragão foi parcialmente substituido, nada de alarmes...Jesualdo Ferreira é mestre teorico, vamos a ver como põe na prática

    ResponderEliminar
  15. De acordo, 3 defesas não tem que ser mau se estiverem 2 trincos por perto, mas ainda mantenho que na Europa não cheguei a ver o sistema dos 3 a funcionar. Duvido que o Jesualdo queira insistir nesse sistema, precisa de muito treino e é uma forma de jogar que os jogadores estranham sempre e demora a enraízar. Cheira-me que vamos voltar aos 4 e por mim ainda bem... e quando a coisa não estiver a resultar e for urgente meter mais gente na frente para marcar golos podemos jogar na mesma só com 3 atrás e sem trinco nenhum, o Jesualdo não tem que ser igual ao Mourinho mas podia ter a equipa preparada para tudo, como a gente gosta. Até porque às vezes a melhor táctica depende de quem está do outro lado, é importante ter várias opções para o que der e vier.
    Não sei do João Paulo, mas o Emanuel só em Janeiro e até ao Natal já se jogaram os jogos mais importantes da Champs, concordo que o Jesualdo use os seus vastos conhecimentos do futebol nacional para arranjar um ou dois defesas baratinhos com garra para aproveitarem uma oportunidade no grande Campeão!
    Vamos ver como se portam em Leiria.
    Cumps

    ResponderEliminar
  16. tripamoura,
    Também tinha curiosidade em ver como funcionaria o sistema de 3 defesas na Europa - seria a prova de fogo para se ver se é eficaz ou não. O FCP foi eliminado da champions, no ano passado, numa fase em que o sistema ainda não estava assimilado pelos jogadores. Não vi os jogos do torneio de Amestardão, mas pelos golos sofridos que vi também não se tiram ilações - não há esquema que previna erros tão infantis.
    Com o Jesualdo, vamos voltar a um esquema de 4 defesas, mais clássico. E não tenho dúvidas de que isso vai obrigar a contratações, como também referido pelo Zirtaev, já que o plantel não está estruturado para esse esquema - sobretudo pela falta de verdadeiros laterais. E as lesões de P Emanuel e J Paulo também podem obrigar à vinda de mais um central, se vamos passar a jogar com 2.
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Carlos Azenha será o braço-direito do técnico


    Carlos Azenha, 39 anos, será o número dois da nova equipa técnica do F. C. Porto, o braço- -direito de Jesualdo Ferreira no banco de suplentes, à semelhança do que acontecia no Boavista. Formado em educação física com especialização em futebol (média de 17 valores), tem o curso de treinador de IV nível; curiosamente teve sempre a melhor nota em todos os níveis. Este metodólogo será o apoio do técnico na concepção dos treinos e o responsável pela área física, sendo que a pré-época do Boavista não registou lesões musculares graves.

    O percurso de Carlos Azenha começou há 16 anos, quando se sagrou campeão distrital no comando técnico dos juniores do Sacavenense. Nesse período, estagiou com Valeri Lobanovski, ex- -seleccionador da ex-União Soviética, uma das suas referências no futebol. No início da década de 90, integrou a equipa técnica de Abel Braga no Belenenses e aventurou-se como treinador principal do Camacha, conseguindo a subida à 2.ª Divisão. Depois, estagiou com Arrico Sacchi, o treinador que formou o Milão com Gullit, Rijkaard e Van Basten, e também acompanhou o trabalho de Vujadin Boskov na Sampdória e de Alberto Malezani no Parma.

    Carlos Azenha foi, ainda, preparador físico no Farense, onde trabalhou com Paco Fortes e João Alves, e no Setúbal, onde esteve com Jorge Jesus e Luís Campos. Depois, aceitou o convite para ser adjunto de Toni, ex-treinador do Benfica, quando este se mudou para o futebol chinês. Foram considerados a melhor equipa técnica daquele país asiático no que diz respeito às metodologias de treino, à frente, por exemplo, de Giuseppe Materazzi. Depois, a dupla mudou-se para o Al-Ahly (Egipto). Seguiu-se um novo estágio, desta vez no AZ Alkmaar de Louis Van Gaal. No início desta época, mudou-se para o Boavista a convite de Jesualdo Ferreira.

    O outro elemento recrutado pelo novo treinador do F. C. Porto é Rui Silva, que observava e fazia relatórios dos adversários do Boavista. Tem 29 anos e já integrou o gabinete de observação do Braga até se transferir para o Bessa. Será ele quem irá espiar os opositores do F. C. Porto, produzindo pormonorizados relatórios, que servirão de apoio a Jesualdo Ferreira para preparar os jogos.

    Rui Silva também será o responsável por organizar a informação em vídeo, pois o treinador gosta de mostrar aos atletas determinadas situações de jogo.
    In JN

    ResponderEliminar