20 agosto 2006

E vão 15

FCPorto 3-0 V. Setúbal
(Adriano, Anderson e Vieirinha)

Em 28 possíveis estão 15 garantidas. O FCPorto é rei e senhor da Super-Taça Cândido Oliveira. Curiosamente uma taça criada depois da revolução dos cravos é também uma taça dominada pelo nosso clube.

Curioso também é uma táctica abominada pelos adeptos mais “exigentes” ser uma táctica completamente vencedora a nível interno. O 3-4-3 de Adriaanse venceu as 3 principais competições internas sem existir sequer qualquer margem para dúvidas de toda a critica… externa ao clube. Daí ser justo ter que se dar algum mérito ao ex-treinador do FCPorto, de quem, em alguns aspectos, todos os adeptos vão ter saudades.

Mas são águas passadas e passemos propriamente ao jogo. O FCPorto deu praticamente a 1ª parte de avanço ao V. Setúbal, que apareceu muito atrevido e a exercer pressão sobre os portistas, talvez para tentar surpreender o campeão nacional. O que é certo é que chegou a criar alguns lances de algum perigo junta da baliza de Helton que se mostrou sempre seguro. A partir do quarto de hora o FCPorto equilibrou as coisas e o jogo manteve-se numa toada lenta até ao intervalo, existindo apenas uma real oportunidade de golo para cada lado. Sendo que essa grande oportunidade de golo, e diga-se de passagem de todo o jogo do V.Setúbal foi criada por incrível que pareça por um cabeceamento de Pepe a que Helton respondeu com a defesa da noite.

Na segunda parte apareceu o FCPorto que todos estávamos à espera. Ainda que sem deslumbrar, a equipa entrou mais solta, mais rápida e mais decidida a resolver a questão para o nosso lado. Adriano na sequência de um canto logo no início da etapa complementar marcou um excelente golo de pontapé-bicicleta, golo que serviu para tranquilizar e para fazer com que o V.Setubal “saísse do buraco”.

A partir do golo Anderson começou a “desbobinar” o seu futebol com passes “mágicos”, passes esses que com outros protagonistas dariam ainda mais expressão ao resultado. As constantes trocas de bola a partir do 1º golo entre os jogadores do FCPorto resultaram de tal maneira que o V.Setúbal não mais criou perigo de realce para a baliza de Helton. Foi tudo uma questão de controlar o jogo e jogarmos nós no erro do adversário e foi com naturalidade que foram aparecendo vários lances de perigo na área do V.Setúbal. E num contra-ataque e a passe de Alan (que esteve muito mal todo o jogo) Anderson marcou isolado um merecido golo a coroar a sua bela exibição, para mim a melhor do FCPorto, mas podem dar a vossa opinião no quadro ao lado. Já bem perto do final, Vierinha que tinha entrado a substituir Quaresma, marcou mais um belo golo de fora da área que selou o resultado final.

Algo que me agradou e que espero que seja para continuar foi a grande união do grupo, viu-se nos golos e viu-se no final. Principalmente o carinho que os jogadores têm por Rui Barros.

Uma palavra também para este que teve o mérito de dar continuidade ao trabalho do anterior treinador e que disse com muita humildade que o próximo certamente mudará a táctica e ele será o seu principal apoio. Rui Barros que é talvez o único treinador em Portugal que em quinze dias de trabalho a sua equipa ganhou 3 jogos, marcou 6 golos, sofreu apenas 1 e já tem um título nacional no seu curriculum.

Em suma no FCPorto todos os treinadores correm este risco, o risco de serem vencedores.

12 comentários:

  1. Gettysburg

    Querida Jane,
    Nesta longa guerra entre Norte e Sul ganhámos ontem mais uma batalha. Cheguei a temer o pior, depois do alto comando militar ter recusado mais tropas ao grande General Meade. Quando o nosso general foi embora, ficámos mais descontraídos, mas talvez em demasia e os milicianos começaram a desleixar-se mais.

    O nosso tenente esteve muito bem em Little Round Top. Ele é um de nós e não alterou as tácticas de Meade.

    Parece que para a semana virá comandar-nos um general mais velho e talvez com ideias mais antiquadas.
    O mais importante é não perdermos as batalhas que se avizinham.

    Viva o grande exército do Potomac!


    (foi só um delírio)
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a critica de jogo!

    Saudações Tripeiras *

    ResponderEliminar
  3. Grande vitória, embora o impacto não seja o mesmo do que ganahr o Troféu Colombino e Guadiana...mas valeu a pena.

    ResponderEliminar
  4. Acompanhas os posts com umas imagens altamente.
    De onde sacas estas pérolas?

    ResponderEliminar
  5. É o 25 de Abril, camarada.

    A equipa do nosso grande clube, depois de um período em que vigorava a autoridade, está a viver o seu 25 de Abril. Viva a liberdade. O problema é que, como todos sabem, a seguir ao 25 de Abril seguiram-se alguns anos de balda total.

    Alguns sinais preocupantes da nova liberdade foram apresentados ontem:

    1. Quaresma
    Adriaanse dizia sempre a Quaresma para nunca flectir para o centro do campo. Um extremo deve ficar junto à linha, ir à linha de fundo e cruzar.

    Foi com Adriaanse que Quaresma se recuperou aos olhos dos sócios.

    Estava bom de ver que, sem Adriaanse por perto, Quaresma não resistiria à tentação de cair nos velhos erros. Fez uma exibição à "velho Quaresma".

    2. O futebol rendilhado
    Somos livres, somos livres, para rendilhar e complicar...uma gaivota voava, voava...

    3. Os protestos exagerados
    Nós cá somos latinos, f***-se, car****.

    4. Os individualismos
    É de bradar aos céus. Todos querem marcar o golo, mesmo quando outros companheiros estão melhor colocados. Também é assim no Gervide.


    Espero sinceramante que Jesualdo tenha mão nos jogadores, senão tão cedo não veremos outra bela vitória como a de ontem. Note-se que ela foi conquistada com o esquema táctico do anterior treinador.

    Espero, sinceramente, não vir a ter saudades de Adriaanse.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  6. mais uma noite de gloria pra os ultras do porto.. um numero razoavel de elementos e uma excelente prestaçao musical... num estadio as moscas nos mais uma vez marcamos presença (e que presença) e nao nos cansamos de apoiar o magico porto.. e so uma sugestao sei que este é um blogue sobre o porto mas podias falar sobre o preço dos bilhetes praticado pela federaçao e pela liga, era bom que as pessoas percebessem o quanto custa monetariamente ir ver o nosso clube do coraçao...

    SO OS MAIS FORETES SOBREVIVEM NOS SEREMOS ETERNOS.. SD 86...

    ResponderEliminar
  7. Os teus posts são sempre muito bons. Parabéns.
    Quanto ao sistema 3-4-3, 3-3-4, 4-3-3, 4-4-2, ou tudo ao monte e fé em Deus o que eu quero é vitórias do Porto.
    O rui Barros explicou ontem que não mudou nada porque tinha que ter tempo para isso.
    Se o J. Ferreira for minimente inteligente, irá aproveitar para ir mudando serenamente o esquema e não abruptamente.E isto é mais uma vantagem, pois os adversários nunca saberão com o que contar. O CA só me dá saudades no caso do Quaresma...
    Viva O FCP.

    ResponderEliminar
  8. Temos equipa!
    Eu sou dos "exigentes" que fala o post, mas não me custa nada reconhecer que a equipa está rotinada para jogar com os 3 atrás e que para as competições internas pode ser suficiente, como se viu no jogo todo e sobretudo na boa segunda parte.
    Por outro lado também tenho que concordar com o ladylover acho que temos equipa para muito mais e o futebol ainda está muito atabalhoado, cada um por si só resulta com adversários fracos. Mas são jovens e ainda bem que têm fome de bola.
    Temo que contra os dois adversários menos fracos (bom, este ano talvez seja só um, o réptil) o atabalhoamento e os 3 defesas nos possam causar alguns dissabores... mas conto com o Jesualdo para controlar a situação, ou com uma defesa mais sólida ou com um rigor que ensine os 11 a não falhar nenhum passe em 90 minutos.
    É que vi hoje o Manchester espetar 5 e o Chelsea espetar 3 e apesar do Chelsea ainda estar a aquecer os motores, o Manchester já estar com o gás todo, e o que se vê é futebol total, nenhum passe vai para fora, os ataques são feitos com 5 jogadores a correr em alta velocidade em direcção à baliza adversária, nenhum adversário tem a bola mais de 2 segundos sem ter 1 ou 2 a roerem-lhe as canelas, nenhum jogador se contenta em apenas "fazer a posição" todos lutam pelo troféu de homem do jogo... é contra estes que quero o meu Porto a bater-se e a espetar 3-0... e acho que com os talentos que temos, não estou a sonhar alto demais!
    Espero grandes alegrias durante todo o campeonato, e que o Jesualdo prepare bem a equipa para irmos longe na Champs - domar o quaresma (alternando-o com o jorginho por exemplo), organizar as jogadas de ataque e a apoiar bem o Pepe que esteve um gigante mas não é por isso que se aguentaria sozinho se apanhasse um drogba e shevchenko pela frente..
    Abraço a todos os Portistas

    ResponderEliminar
  9. "falta qualidade! Podem treinar toda a semana, todo o dia, mas falta qualidade! Estes jogadores não são tão bons como os do Chelsea ou do Manchester (united, claro)"
    Ainda vão ter saudades minhas!

    O Quaresma vai ficar desmotivado, outra vez!
    Precisa de estimulo e o treinador do Alverca e do Braga não vai ser capaz... talvez o Mister Azenha possa ser The One, mesmo quando o Big Boss der à sola, como eu!

    Sem chicote estes jogadores são jogadores de futebol de praia. Sem ambição.

    Ladylover, tu ser um artista!
    O PREC actual vai ser F....
    Quem será o General Ramalho?
    Quem será o M Soares?
    E, ...da-se, quem vem para a defesa de 4 do FCP? Quanto custa o Sokota (tratamentos incluídos)? Quando será públicada a lista dos agentes dos jogadores e respectivas comissões? Para que servem o "mais de 8 milhões de euros" anuais que o FCP gasta fora orçamento de futebol profissional, só em salários de pessoal e mordomias? Quem manda?
    Porque é que o Loureiro se riu por dentro desde o 1º momento? Já pode pagar algumas das dívidas?

    Isto é que são perguntas...

    ResponderEliminar
  10. Grande 2ª parte. Grande anderson, grande porto...15 em 28 edições, fantástico!!

    ResponderEliminar
  11. Ladylover, são preciamente dessas pequeninas coisas que acho que todos os adeptos vão sentir saudades. Mas não será grave se as vitórias continuarem.

    Mata-o-mouro, obrigado e espero que o Jesualdo faça isso, como pessoa inteligente que penso ser, ele fará mesmo.

    Tripamoura, e não é isso que todos queremos. O problema é que as exigências podem ser muitas vezes deficeis de alcançar e eu por mim já me consolo com campeonatos e taças de Portugal. É uma questão de ter os pés bem assentes no chão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Boas Amigo Zirtaev...
    Mais uma viagem... mais uma conquista... tudo, normalidades a Norte, carago!
    Dirão alguns frustrados e ridículos que este jogo resumiu-se a mais uma vitória do sistema ou do apito dourado… eu apenas digo que o FC Porto foi um justo vencedor, porque os jogos vencem-se dentro do campo e na raça, e nisso, infelizmente para todos os outros, o FC Porto é quase sempre superior em Portugal.
    Lida e revista a imprensa escrita no dia seguinte… constatei apenas, aliás, como sempre, que se fossem os rídiculos, eram a equipa maravilha; se fossem os Viscondes, eram os putos maravilha; mas infelizmente para os frustrados da pena, como foram os Dragões, é apenas mais uma taça e com direito a apenas uma menção no cantinho inferior esquerdo da capa do dia… Cambada de frustrados e ordinários!... Nós, na nossa casa, todos os troféus e medalhas são conquistadas e bem conquistadas com muita raça, suor e sofrimento, por isso digo, bem dita sejas LIBERDADE!!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar