14 agosto 2006

Pré-época 2006/2007

A análise

Apesar de considerar que os resultados foram normais, esta pré-época pode ser chamada de tudo menos de normal.
A saída do treinador, considerada por uns como boa e por outros como má, vai marcar toda a época, quer se queira quer não.
A entrada do novo treinador, a muito poucos dias da nova época, traz também a entrada de ideias próprias desse treinador, um período de adaptação tanto ao clube como aos jogadores, a implantação de uma nova táctica deste, etc. Por consequência acontecerá o inverso também, ou seja a adaptação dos jogadores às novas ideias do treinador, bem como ao novo sistema de jogo.
Se esta adaptação correr mal, poderá estar toda a época em jogo e consequentemente pôr-se-á em dúvida qual a paciência dos adeptos para maus resultados que possam surgir.
Mais questões se poderão colocar: Haverá dispensas? Quais os jogadores que o novo treinador vai pedir? E a adaptação destes?
Ser um treinador português poderá ser melhor por poder ter mais capacidade de apanhar o comboio em andamento, mas todas as questões se aplicam por completo a este também.
De resto a pré-época deu para confirmar e descobrir o talento de alguns jogadores com especial destaque e muito pela positiva para Anderson, Ibson e Vieirinha. Vai ser muito difícil ao novo treinador não incluir estes três jogadores na equipa titular e pensar que outros com grande potencialidade terão que ficar de fora. De resto o destaque vai todo para o excelente meio campo que temos e para a excelente forma de Ibson.
Por outro lado, alguns aspectos negativos e muito importantes que ficaram vincados também nesta pré-epoca e que correspondem exactamente à defesa e ao ataque. A defesa sofreu golos que já nem nas camadas jovens se vêem sofrer e ainda por cima as lesões de 2 defesas (Pedro Emanuel e João Paulo) com gravidade vão obrigar o FCPorto a ir ao mercado também para este sector. No sector oposto apesar das oportunidades criadas (que foram muitas) serviram para mostrar o quão ineficaz são os avançados no aspecto mais importante de um jogo de futebol: o golo. Um avançado eficaz é necessário e não se crê seja Hélder Postiga a solução.
Além disso alguns jogadores revelaram que estão em má forma, caso de Paulo Assunção principalmente e Quaresma só neste último jogo deu um ar da sua graça. Outros parecem ser sérios candidatos à dispensa, com Sokota, Ezequias, Diogo Valente e Tarik em especial detaque. Curiosamente 3 são considerados novos reforços.
Os números

Rohda Raalte 0-6 FCPorto
Stevo Geesteren 0-9 FCPorto
FC Groningen 2-2 FC Porto
Rigtersbleek 0-13 FCPorto
Heracles 0-1 FCPorto
FCPorto 1-0 AS Roma
Manchester United 3-1 FCPorto
FCPorto 2-3 Inter Milão
Rijnsburgse Boys 2-5 FCPorto
Portsmouth FC 1-2 FC Porto
Manchester City 0-1 FCPorto

11 Jogos - 8 Vitórias - 1 Empate - 2 Derrotas

43 Golos marcados e 11 sofridos

Marcadores:
Adriano - 7
Bruno Morais - 4
Jorginho - 4
McCarthy - 3
Ibson - 3
Anderson - 3
Lisandro Lopez - 3
Raúl Meireles - 2
Tarik - 2
Vieirinha - 2
Quaresma - 2
Marek Cech - 2
Pepe - 1
Alan - 1
Ezequias - 1
João Paulo - 1
Bosingwa - 1
4 Jogadores lesionados: Sokota, Bruno Moraes, João Paulo e Pedro Emanuel

26 comentários:

  1. Caro Zirtaev e Amigos Portistas,

    Continua sem se ver a luz ao fundo do túnel relativamente ao novo treinador. A expectativa aumenta com o passar do tempo e, confesso, a ansiedade é mais que muita, ainda por cima com a época quase a começar.

    Apesar das minhas reticêncas devido ao "mourismo" do Jesualdo, creio que o homem até seria capaz de fazer um bom trabalho no FCP, devido ao grande conhecimento que tem do futebol português, dos principais adversários do nosso Clube e, acredito, dos jogadores que compõem o nosso plantel.

    Por outro lado, tenho dele a imagem de um treinador rigoroso e disciplinador, características que considero fundamentais.

    O Boavista é que parece apostado em não facilitar a transferência e as contrapartidas exigidas poderão ser demasiado altas.

    Espero, sinceramente, que a Direcção liderada pelo PC faça a escolha acertada e que melhor sirva os interesses do nosso grande Clube, de preferência (como tu próprio dizes) uma escolha de longo prazo que saiba aproveitar os jovens valores que vão surgindo nos escalões mais jovens e, simultaneamente, estar atenta às oportunidades de contratação de jogadores que se destaquem em equipas mais pequenas do nosso campeonato.

    O futuro o dirá.

    Um abraço
    Miranda

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev: Afinal, também tu colaste uma etiqueta no Tarik, ao reconhecer que o homem, não tem qualidade para jogar no NOSSO CLUBE; caso contrário não o colocarias na lista de dispensas (o que eu acho correcto). Em relação ao Diogo Valente, não concordo contigo; pois pelo vi, vai ser um jogador util ao CLUBE, sendo jovem e com grande margem de progressão. Sobre o treinador, acho que o José Peseiro, seria uma excelente opção.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Miranda pelas declarações que ouvi do Loureiro filho não será mesmo o Jesualdo o nosso treinador. Mas o que hoje é verdade...

    Dragãodouro, as razões pelo que eu acho que o Tarik deveria ser dispensado não são propriamente as mesmas que as tuas. Para mim ainda não foi suficiente pata perceber se será útil ou não (até poderás ter razão). A questão prende-se com a situação fragilizada em que se encontra depois da saída do Co. Ele neste momento sente-se a mais e os colegas acham que ele está a mais, reparaste que nunca lhe passaram a bola. Pode ser só impressão minha mas foi o que me deu a entender. E agora sem o "seu treinador" a sua adaptação será muito mais dificil. Além de que vai ser sempre uma aquisição do Adriaanse. Está queimado o homem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Parece que uns "jornalistas" levaram umas lambadas no bessa... pode ser que aprendam a não brincar com coisas sérias. Todos os dias publicam 4 ou 5 notícias sobre absolutamente nada, é uma vergonha. Passam a vida a mandar barro à parede a ver se cola e já adiantaram "saber" de contactos com tanta gente que quando soubermos quem é o treinador, todos os pasquins darão a notícia no formato "conforme noticiado pelo nosso pasquim"... Metem-me nojo e uma das coisas que a nova Liga devia começar por fazer era defender a imagem do futebol nacional destas aves de rapina.
    Começo a ficar nervoso, o treinador não aparece e já falta menos de 1 semana para a supertaça, lá vamos ter que a ganhar outra vez com o treinador na bancada, as memórias de há 2 anos não páram de vir ao de cima... Se no final disto tudo o treinador não fica 3 anos e ganha pelo menos 6 troféus vai haver motins na próxima assembleia...
    Não havendo graveto para reforços, por mim não sai ninguém enquanto não vierem os defesas e o ponta de lança que faltam. O novo treinador que faça omeletes com estes ovos, que é para isso que servem os treinadores, que carago, são todos atletas e jogam à bola desde que sabem andar, com um bom treinador que lhes explique o que têm que fazer até no Tarik acredito! No campo dá para ver perfeitemente quem lhe passa a bola e quem não passa, os da segunda espécie uma vez chamados a atenção não vão achar estranho ficarem no banco 3 jogos por prejudicarem o clube com cenas de putos. Um treinador com coragem não é pedir muito, há-os estrangeiros e portugueses, para todos os preços, só convinha é que fosse depressa!

    ResponderEliminar
  6. O maior parte dos jornalistas desportivos são um caso perdido, não tanto por culpa deles, mas por terem direcções que os pressionam. Esta é a minha ideia, posso estar muito enganado. Há que saber seleccionar o essencial do acessório. Leio apenas notícias do FCPorto nos jornais desportivos e mesmo assim nem todas.

    A demora pode ter a ver com o meu post "escolha demorada=escolha acertada",pelo menos assim espero, porque não podemos passar pelo mesmo de há 2 anos. Pode até ser necessário dar um paso atráz para andar para a frente e se tiver que ser como dizes, que o treinador que vier ter que fazer omoletes com este ovos tanto melhor. Mas depressa e bem há pouco quem e o jogo da supertaça já não é para o próximo treinador, por isso temos que ter calma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Seja... aguardemos então a escolha acertada. Para o Setúbal o ruizito e o João Pinto chegam bem.
    Volto quando houver mister,
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Grande análise! Concordo contigo em quase tudo.
    Nas dispensas é que tenho uma opinião diferente.
    O Sokota desde que chegou ao FCP inda não jogou com regularidade, razão pela qual não posso avaliá-lo. O ano passado lesionou-se na escócia e esteve o ano inteiro parado.
    Este ano voltou a lesionar-se.
    O Diogo Valente para mim pode muito bem ficar no plantel.
    Não é um jogador fora de série, mas serve para segunda alternativa.
    O Ezequias pode ir embora. E o Tarik, inda lhe dou o benefício da dúvida. Deixem começar o campeonato a sério para vê-lo jogar.
    E acrescento à lista Bruno Alves.
    O pior do plantel e ponto final.

    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. Ó Zirtaev, és mesmo um convencido de merda,ao afirmares que "a demora pode ter a ver com o teu post";mas alguém da SAD,te dá ouvidos,nem os leitores do teu blog,ligam ao que dizes (excepto as virgens ofendidas e os carneirinhos),ainda por cima sendo tu o incoerênte que és.Tem juizo e vai-te curar. CONVENCIDO!

    ResponderEliminar
  10. Aguenta Zirtaev... o povo é sereno... :-)) já não basta discutir-se às vezes caligrafia, ainda tens que começar a dar umas aulas de interpretação de português!
    Como o recado era pra mim e eu entendi bem, esta vai por minha conta: o anónimo leitor não terá percebido o sentido inocente da frase do Zirtaev - ele só estava a dizer que provavelmente o presidente está a demorar mais porque quer fazer uma escolha acertada e não correr o risco de no Natal já andar à procura de outro...
    Mas não tem importância, provavelmente leu à pressa, acontece, não levamos a mal, afinal estamos entre Portistas... espero!
    cumps

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Tripamoura, mas perdeste um tempo que eu não ia perder.
    O anónimo parece-me o Nuno Santos de Setúbal e parece mesmo ter ficado chateado, mas não fiques. Somos todos portistas e o interesse aqui deveria ser discutir o FCPorto e não quezílias individuais.

    Tripeiro, tb não gosto do Bruno Alves, mas a questão é que temos 2 centrais lesionados e gravemente, por isso não o incluí nas dispensas e provavelmente ainda iremos precisar de outro central.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Outro convencido.Não,não li à pressa e interpreto muito bem o Português e não preciso de lições, vindas de quem tu pedes para as dar,já de ti, duvido que não venhas a precisar delas, pede-lhe ajuda.Depois é feio falar pelos outros, sem que te tenham dado aprovação para tal.Eu sou accionista deste GRANDE FCPORTO,desde o início e tu?
    VIVA O NOSSO PRESIDENTE E O FCPORTO!

    ResponderEliminar
  13. Ó Zirtaev, por acaso não sou,mas se queres saber a verdade: Tenho seguido a vossa polémica à parte e com interesse e digo-te; o homem até tem toda a razão, porque tu és mesmo um incoerênte,porque ele reconheceu que errou ao dizer os palavrões que disse e ainda não li da tua parte o aceitar dessas desculpas,pura e simplesmente o ignoras-te; ainda por cima sendo o homem de onde é,ou seja um Portista em Setubal,é como um Israelita no Irão,não sei se me faço entender.Portanto,és mesmo um incoerênte e cobarde,por estares a falar de quem não fala de ti.Tem juizo.
    Depois disto,vais ter de levar sempre comigo, a não ser que apagues todos os meus comentários.
    VIVA O NOSSO FCPORTO!

    ResponderEliminar
  14. Também concordo que a SAD não deve apressar-se mas sim ponderar muito bem sobre qual é o melhor treinador neste momento para o F.C.Porto até porque Rui Barros está a fazer um óptimo trabalho e merece levantar a Supertaça como treinador do F.C.Porto.

    RPS

    ResponderEliminar
  15. Ó anónimo, mas afinal queres que eu te peça desculpa de quê? De ter apagado um comentário cheio de asneiras? De não ter apagado outros que apesar de não terem asneiras te ofendiam? Mas não te sabes defender?
    Olha é assim, se te ofendi peço desculpas. Estou é farto desta trapalhada aqui nos comentários. Aparece e fala sobre futebol que és muito bem vindo. Se não te quisesse aqui não tinha apagado só aquele comentário mas todos os outros.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Ó zirtaev, desculpa,mas não percebi este teu ultimo comentário, com certeza devo estar ou estas chéché.

    ResponderEliminar
  17. Ó zirtaev, mais uma vez te informo que não sou quem tu pensas,nem tenho nada a ver com ele.Agora digo-te uma coisa,dizias tu que ele tinha a mania da perseguição;olha quem fala.Sobre a interpretação do Português,em relação ao meu penultimo comentário,apenas constato que não sou eu que preciso de lições,mas sim tu,aconselho-te as do teu amigo,defensor e professor Tripamoura.
    Um abraço Portista.

    ResponderEliminar
  18. Jesualdo Ferreira vai mesmo ser o próximo treinador do nosso FCP, pois já rescindiu o contrato que tinha com o Boavista, segundo comunicado oficial no site deste.

    Cada vez mais me cheira que esta polémica toda à volta da intransigência do Loureiro filho foi uma bela peça de teatro combinada entre as partes.

    O que acham?

    ResponderEliminar
  19. Jesualdo Ferreira, vai ser o próximo treinador do NOSSO GRANDE F.C.PORTO; pois segundo o site oficial do Boavista, acabou de rescindir o contrato, por mútuo acordo. Embora não seja o meu preferido, vou apoiar-lo incondicionalmente.
    Como eu compreendo o Nuno Miguel de Setúbal...!
    Saudações Portistas.
    VIVA O NOSSO GRANDE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  20. Anónimo, esquece. Falemos de futebol.

    Pois é Miranda parece que o Jesualdo é mesmo o futuro treinador FCPorto. Não me agrada muito, mas é o meu treinador a partir da altura que for anunciado oficialmente.

    Mas aguardemos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Ó Zirtaev, sempre a esquivar-te,és mesmo um COBARDE. Não chegas aos calcanhares do Sr. Nuno de Setubal.
    PALHAÇO (sem ofensa aos mesmos).
    VIVA O FCPORTO.
    JMC

    ResponderEliminar
  22. Caros amigos tendo em consideração o actual momento do F.C.Porto acho que o Jesualdo Ferreira é uma boa opção e espero que tenha muito sucesso,mas mesmo muito sucesso.
    RPS

    ResponderEliminar
  23. estes anonimos são mesmo patéticos ... não têm tabernas para irem chatear ?!

    aqui fala-se de futebol , que muito bem faz o zirtaev.

    enfim , que seja o jesualdo. o meu eleito éra o pekerman , mas tirando esse , o jesualdo é o melhor

    tenho pena é que o tenhamos retirado do boavista, já que o pekerman nao tem clube.

    ResponderEliminar
  24. Caro Zirtaev,
    O excelente "origem das espécies" terminou há já algum tempo com os comentários!
    É uma pena porque parte desta coisa dos blogs é a descoberta da liberdade de opinião e de ideias.
    Mas como disse o Francisco quando teve que o fazer, "pagam os justos pelos pecadores", ou mais ou menos isso!

    Parece que há pessoas (ou pessoa) que não gostam de bola, nem do FCP! São acéfalos incapazes de opinar civilizadamente... mas conspurcam-te a caixa de comentários, e isso não é bom!

    Podes não ser tão radical, mas podes restringir os comentários a bloggers!

    Todos agradecemos!

    ResponderEliminar
  25. Ao "accionista" diria que só falta dizer que tem as acções penhoradas para lhe sabermos o apelido...
    :-)
    Esquece isso, se queres lavar roupa suja monta uma lavandaria.

    Jesualdo rescindiu, não foi com certeza por azia, amanhã devem anunciá-lo como o nosso treinador. Não era o meu favorito, mas a partir do anúncio tem o meu apoio e só desejo que aproveite a melhor oportunidade da sua vida com benefício para todos nós!
    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  26. Arnaldo prefiro esperar que o "anónimo" se canse, não vale a pena restringir o direito a outras pessoas que apenas querem dar a sua opinião e não estão registados. Mas é assunto encerrado, basta ignorar.

    Tripamoura acabei de fazer um post a dizer exactamente isso. É quase uma confirmação.

    Neste momento é também a nossa opção e temos que apoiar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar