05 agosto 2006

Azar ou azelhice?

FCPorto 2-3 Inter Milão

Ao contrário do que aconteceu ontem, o FCPorto fez uma 1ª parte de grande nível (sim, apesar de ter sofrido 3 golos) e uma 2ª parte também boa, embora um pouco abaixo da 1ª.

A pergunta do título aplica-se tanto à defesa, que não cometeu erros de maior e sofreram 3 golos, como ao ataque que tendo jogado muito bem se deu ao luxo de desperdiçar oportunidades atrás de oportunidades apesar dos 2 golos marcados.

Desta vez Co colocou na baliza Baía, talvez pensando que poderia estar em Helton o problema, mas não é pelos guarda-redes que o FCPorto sofre golos. A questão é mais profunda e terá a ver com o sistema táctico que sem um médio defensivo à altura pode trazer grandes dissabores, principalmente a este nível, aparecendo pela frente avançados de grande mobilidade e eficazes como aconteceu com o Manchester United e Inter de Milão. Paulo Assunção parece em baixa de forma, João Paulo não tem a mesma qualidade e todos sabemos a importância de Assunção o ano passado na estabilidade da defesa portista. Além de tudo soma-se a inocência dos defesas que “entram à queima” logo que é simulado um remate, aconteceu isso hoje no primeiro golo e ontem no segundo.

Na frente a displicência do costume. Futebol muito bem jogado com especial destaque neste jogo para Alan, talvez “picado” com as declarações de Adriaanse que disse que lhe faltava talento, e para Ibson que jogou a alto nível. Infelizmente acontece o de sempre, muitas ocasiões flagrantes falhadas que do outro lado são completamente aproveitadas.

Será azar? Sofrer dois golos, em dois minutos e nas duas únicas oportunidades do adversário até então, é dose. Ou será azelhice? Erros de marcação inacreditáveis, desconcentração total ao deixarem adversários completamente sozinhos.

Será azar? Jogadas muito boas e com bons remates que os guarda-redes defendem ou então vão ao poste. Ou será azelhice? Jogadores isolados que por vezes parece que não sabem o que hão de fazer à bola ou como hoje Adriano, isolado em vez de partir para a baliza resolve passar para trás.

De qualquer maneira hoje já se viu mais o futebol espectáculo que o treinador prometeu, apesar de muitos problemas estarem para resolver. Por isso se chama pré-época e serve perfeitamente para isso, ver o que está mal e corrigir antes da verdadeira época.

Além de tudo não passam de jogos de preparação.

14 comentários:

  1. exacto , preparação , e mais importante , ver jogadores a ficar e serem dispensados !

    perdemos , mas estou contente , que grande exibição , encostamos completamente o inter ás cordas.

    passes , fintas , primeiro toques ... porra , até o alan fez uma jogada que fiquei parvo !

    mas agora , vejamos .... a tactica , que até o adriense ter vindo para o porto , nunca sequer lhe tinha admitido hipotese de sequer se pensar nela , cada vez faz-me um fan dela !

    é excelente.... com os jogadores bons !

    uma coisa é certa ... se isto algum dia pega ... ( bem , e já marcamos um golo a mais , e na segunda parte já nem sofremos nenhum ) seremos ( pelo menos a jogar fora ) uma verdadeira laranja mecanica

    ResponderEliminar
  2. Meus caros, não vi o jogo com o Inter por isso não me pronuncio.
    Só sei que em dois jogos levamos com 6 golos.
    Estou perfeitamente siderado...

    Também não percebo o que quer Co Adriaanse... Que o mandem embora? É que parece. Viram as declarações dele na conferência de imprensa?

    Quanto a Pinto da Costa que pena nãqo ter saído no ano em que fomos campeões europeus pela segunda vez...
    Daí para cá é quase só asneiras... E mesmo nas compras que deram fruto, fica a pergunta se foi ele que acertou ou se foram outros por ele?

    Já agora: Ezequias, Diogo Valente, João Paulo, Alan, Sokota, Tarik, Sonkaya, Leandro do Bonfim, Leandro, Claúdio Pittbull, Sandro, Areias, entre outros, quanto custaram?
    E depois das vendas que fizemos ainda temos o passivo mais elevado?
    E não há dinheiro para ir buscar um avançado que seja?
    Mas Pinto da Costa e o resto da SAD estão lá fazer o quê?

    A mamar à nossa custa?

    Ainda bem que vou de férias e só regresso em Setembro...

    ResponderEliminar
  3. Co Adriaanse parece resignado, mas não se cansa lembrar que, sem mais um ponta-de-lança, de bom nível, será difícil ao F.C. Porto apresentar-se ao melhor nível nas competições onde está envolvido. Pinto da Costa voltou a dizer, na sexta-feira, que não há mesmo possibilidade de contratado o desejado avançado, merecendo uma resposta curta mas pertinente do treinador, na recta final da conferência de imprensa.

    «O que nos falta? Temos de comprar um avançado muito bom», começou por responder Adriaanse, aceitando o repto de lançar nomes para a fogueira: «Gostava de ter o Ronaldo, o Adriano (mas o primeiro, não o segundo, esse já o temos), o Ronaldinho Gaúcho, o Kuyt, o Hesselink...». Quando confrontado com as últimas declarações de Pinto da Costa, rematou de pronto. «Não há dinheiro para um avançado. Então continuaremos a fazer exibições divertidas mas a perder estes jogos», disse, em jeito de despedida.

    In Mais Futebol

    ResponderEliminar
  4. Essas declarações de Adriaanse são mesmo uma espécie de ultimato. Desagradam-me por completo e eu até gosto muito dele.

    Parece que não há comunicação com o presidente. Alguma coisa vai mal no reino do dragão.

    Quintino tens razão em tudo o que dizes apesar de não teres visto o jogo. Mas tb entenderias que o resultado é enganador e que o FCPorto fez uma boa exibição. A defesa é que não atina e continuo a dizer: não sei se é azar ou azelhice. Se calhar são as duas.

    Como disse noutro post foram 90M de euros e nem o passivo desceu nem se comprou 90M de euros em jogadores isso tenho a certeza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. É mais azelhice, neste caso. O nosso mágico Porto apresentou sempre defesas não rotinadas e com jogadores novos, algo nervosos (com alguma razão, porque uma má exibição pode ser o fim do artista).

    Gostei de ver todo o estádio a torcer pelo FCP, talvez por Adriaanse ser holandês.
    Este torneio foi útil, com certeza, porque é nestes jogos que se vê quem tem "unhas" para permanecer no plantel. Apesar de ficarmos no terceiro lugar, demos uma boa imagem da qualidade técnica de alguns jogadores.

    Treinador e presidente, cada um tem o seu papel e quer-me parecer que se entendem muito bem. Naturalmente que em qualquer conferência de imprensa lá vem a questão do avançado, mas não vale a pena interpretar isso como pressão adicional. Lembrem-se que os jornalistas de Lisboa (vide entrevista a McCarthy)querem sempre criar destabilização. Nós, portistas, não podemos alinhar pelo mesmo diapasão!

    Creio que o mercado fecha no final do mês. Há muito tempo para escolher um avançado, e ainda há que vender Postiga, R. Costa, etc.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  6. O que me da mais gozo é que apesar de termos perdido os 2 jogos e o Ajax ter empatado com o Inter ficamos a frente deles! Isso porque marcamos 3 golos em 2 jogos o que não é um score nada mau.. agora sofrer 6 e que sim é preocupante!

    Já agora.. o nosso Adriano é que é o primeiro e o do Inter o segundo! afinal quem marcou no jogo? eheh

    ResponderEliminar
  7. O que mais me preocupa mais neste momento é a completa falta de sintonia entre o Presidente e o Adriaanse, visível na questão da possível necessidade de um novo ponta-de-lança.

    Parece que cada um está a tentar puxar a corda para o seu lado em vez de trabalharem em conjunto.
    E o pior disto é que o fazem através de recados pela imprensa! O PdC fez questão de dissipar todas as dúvidas e fechar o assunto mas o holandês não pára (e talvez bem...) de colocar o dedo na ferida em todas as oportunidades.

    NUNCA EM TODA A MINHA VIDA DE PORTISTA VI UM ASSUNTO INTERNO DO CLUBE SER ASSIM TRATADO EM PÚBLICO!

    E depois vem a questão do dinheiro...
    Não há dinheiro porquê?!
    Para onde foi?!
    Será que não há mesmo um bocadinho para comprar um avançado tipo João Tomás ou até um brasileirote com qualidade mas relativamente desconhecido mas capaz de garantir alguns golitos?!
    Será que isso quer dizer que estamos completamente a zeros?!
    E se a Champions League voltar a correr mal com que dinheiro é que estão a pensar fazer contratações para o ano?!

    Cada vez mais me convenço que esta vai ser a última época de Lucho, Quaresma e Anderson...

    Enfim, armaram-se em novos ricos e agora temos todos de passar esta ultrajante imagem de pedintes...

    Eu a pensar que a conquista da última Champions League nos iria guindar definitivamente para o escalão dos clubes mais poderosos da Europa mas afinal enganei-me. Voltamos ao mesmo de sempre. Os objectivos são só ganhar em Portugal e esperar ter sorte na Champions. Realmente pouco ambicioso...

    ALGO VAI MUITO MAL NO SEIO DO NOSSO CLUBE...
    Ainda mesmo assim acho que esta equipa tem categoria suficiente para ganhar o campeonato com alguma facilidade...
    Ao menos isso...

    ResponderEliminar
  8. zirtaev , grande blog , tal como o de fecepe ( tb leio o odragao , mas ai os "postadores" são um pouco controversos )

    minha opiniao , o co adriense tinha que fazer isto . e digo mais , nem devia ter posto ibsons e etc , por que esses já tão mais que confirmados !

    penso que foi fulcral ver como o BA , o ezequias , o ricardo costa jogam nestes jogos.

    o que interessa mamar 6 ou 60 ?!? as dispensas são o mais importante agora , nao os resultados.

    eu tenho que admitir , o ano passado estava um pouco desconfiado do treinador , mas agora , quero que lá continue , e confio nele.

    bem , isto para dizer uma coisa :

    penso que aquele comentario , do continuarmos a jogar divertido e perder , penso que foi um desabafo , daqueles comentarios que dizemos quando ouvimos alguem dizer algo que nos "trai". penso que adriense deve ter sabido que o pinto da costa tinha dito isso só naquele momento , e deve o ter feito mt frustrado.

    enfim , vamos lá a ver

    sempre que uma equipa perde , culpa-se no treinador ...... penso que neste porto , deve-se culpar os jogadores

    ResponderEliminar
  9. Pinto da Costa mantém confiança em Adriaanse Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, chegou esta tarde da Holanda onde assistiu aos dois jogos que o seu clube disputou e perdeu no Torneio de Amesterdão (1-3 frente ao Manchester United e 2-3 ante o Inter Milão). Ainda no aeroporto, Pinto da Costa referiu-se aos últimos comentários do treinador Co Adriaanse que continua a reclamar mais um avançado: “Não é realista assumir que é possível contratar mais um avançado por oito milhões de euros, que é o que custa o Hesseling, um alvo irrealista para qualquer clube português”. Depois, abordando a questão dos muitos golos sofridos em Amesterdão, Pinto da Costa concluiu: “Não é normal, sobretudo por ontem termos sofrido dois golos num minuto. Temos de corrigir os erros que cometemos, mas acredito que o nosso treinador tem competência para o fazer”.
    In O Jogo

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Yagami, espero que voltes.

    Ainda bem que PdC continua a confiar no treinador pq penso ser o homem certo. Temos sofridos não só por causa do esquema mas por erros individuais de jogadores e isso ninguém repara.

    E quanto às declarações do treinador, bem, pode ser polémico mas tem razão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Eu se queres que seja sincero não tenho muita confiança nem no PdC nem no Co. Dava a vez a outros...

    ResponderEliminar
  12. Concordo que ainda é pré-época e convém errar tudo agora para fazer tudo bem depois, mas espero que tenha acabado a novela do avançado nos jornais. O que faz falta agora é um treinador para a defesa, que este só olha para o ataque. Não é escandalo nenhum, se há um para os guarda-redes e nenhum para a defesa, há que ser moderno e o que interessa é resolver os problemas e nunca ninguém ganhou nada de jeito sem uma defesa segura. Nem é preciso gastar mais, basta recambiar o adjunto que só procura jogadores no país dele.
    Abçs

    ResponderEliminar
  13. acho q o sr adriaanse terá q mudar o sistema pq mais importante q jogar bonito e perder é ganhar..é para isso q lhe pagam, por cá dá mas na champions tem q ser mais prudente...mas a sad tb tem q abrir os cordões à bolsa...esbanjaram mt e agora dizem q n há...

    ResponderEliminar
  14. Ó Zirtaev,quando começares a perder jogos a sério, também quero ver se defendes a merda de treinador que temos.Eu já estou farto de ver um treinador de MERDA,gozar com os Portistas,porque insiste numa nulidade como o Jorginho e no zero Bruno Alves,só se for,por serem seus amantes.
    FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar