25 agosto 2006

O primeiro teste do professor

Adivinha-se para o jogo de hoje à noite que Jesualdo Ferreira manterá o esquema táctico, isto porque não quererá com certeza assumir uma total ruptura, e em tão pouco tempo, com o passado recente da equipa e que bons resultados tem trazido. Inteligentemente e sensatamente irá aos poucos adaptando os jogadores à sua filosofia de jogo e de táctica.
O treinador ainda está em fase de estudo do clube, da mística e dos jogadores e a adaptação imediata ao 4-3-3, que será em princípio o seu esquema pré-definido, terá que aparecer gradualmente, tendo depois do jogo com o U. Leiria, por causa da selecção, duas semanas para “moldar” os jogadores às suas novas rotinas.
Mesmo assim quero tentar adivinhar, e com os jogadores que temos agora, o que poderá ser a nova táctica e equipa do FCPorto num futuro recente, sendo os jogadores escolhidos por mim. Já existem rumores que a primeira exigência de Jesualdo foi um defesa direito que possa fazer concorrência ao actual (que não defesa direito de origem) Bosingwa, compreende-se perfeitamente e mais reforços se poderão ou não esperar até ao fim do mês.
Alguns poderão achar estranha a ausência de P. Assunção deste meu onze, mas com quatro defesas e contra equipas teoricamente mais fáceis a equipa pode perder algum poderio atacante e com um trinco ainda seria pior. Esta seria a minha equipa onde invariavelmente R. Meireles, Ibson e P. Assunção teriam de lutar por um lugar dependendo também, claro, do poder do adversário.
Jesualdo poderá também optar por um esquema em 4-4-2 sacrificando um dos homens da frente entrando então um dos médios, mas penso não termos jogadores para isso. Adriano e Postiga na frente? Um extremo e um ponta-de-lança? Poderia até resultar, mas os nossos pontas-de-lança não são tão móveis quanto isso e talvez só B. Moraes ou o “sempre-lesionado” Sokota se adaptassem a esse esquema.
Resta-nos esperar para ver e o que é mesmo importante é começar o campeonato a vencer. Espera-se casa cheia para logo à noite e eu vou contribuir para isso.
FCPorto – U. Leiria – 21H30 SportTv

16 comentários:

  1. P. Assunção é indispensável. Temos más experiências com Ibson em tarefas defensivas e terrenos mais recuados, é um jogador q gosta de arriscar, de assumir jogo, mas se perde a bola cá atrás desequilibra toda a equipa.

    PS - Zirtaev, só uma curiosidade, como se coloca o contador de cliques no blog?

    ResponderEliminar
  2. Pispis, P.Assunção era indispensávelno sistema de jogo de Adriaanse, e a equipa tb estava mais exposta aos erro do Ibson com esse sistema de jogo. Já com 4 defesas penso que as coisas poderão ser diferentes. Por exemplo na Europa e contra boas equipas não dúvido que P.Assunção seja a escolha mais clara, já contra outras equipas não há necessidade.

    Quanto aos contadores de cliques, se procurares no google por "blog counter" não te faltam opções.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Num 4-4-2, penso que o 2º ponta-de-lança seria sempre o Lisandro - o tal avançado móvel.

    ResponderEliminar
  4. Para mim é

    Helton
    Bosingwa
    Pepe
    P.Emanuel (J.Paulo)
    Cech (R.Costa)
    Paulo Assunção (R.Meireles)
    Lucho (Ibson)
    Anderson
    Lisandro (Postiga)
    Adriano (Moraes)
    Quaresma (Vieirinha)

    Estes são os 11 q eu vejo melhor num previsivel 4x3x3 e os suplentes que eu considero efectivas alternativas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Claro que falta o Baía que também é obviamente uma efectiva alternativa ao Helton.

    ResponderEliminar
  6. Pode ser que assim seja, mas recorda-te do início de época na Superliga e Liga dos Campeões quando o Adriaanse utilizava 4 defesas e o Ibson jogava na posição 6: equipa desequilibrada.

    Analisa as grandes ekipas: Makelele no Chelsea, Marquez/Motta/Edmilson/Xavi no Barça, Costinha nas épocas de glória do Porto, Xabi Alonso no Liverpool, Gattuso no Milão, Vieira no Inter... e todas jogam c 4 defesas...

    ResponderEliminar
  7. Não quero muito saber qual é o esquema favorito do Jesualdo, um bom treinador tem que ser flexivel e sobretudo este ano precisamos de ter pelo menos 2 esquemas - o campeonato é um desporto completamente diferente da Champs...

    Assim, vão me caír em cima por ter dito tão mal dos 3 defesas, mas confesso que preferia um 3-4-3 para o campeonato com:
    Pepe, Ric Costa, Bosingwa;
    Ibson, Meireles, Lucho, Anderson;
    Adriano/Postiga, Lisandro/Moraes, Quaresma/Vieirinha.

    o Marek anda-me a meter nojo e obviamente que o Costa salta quando o Emanuel estiver pronto; no meio campo o Meireles e Ibson teriam de subir só um de cada vez e nos jogos mais duros um deles dava o lugar ao Assunção; o Lucho e o Anderson gostava de os ver ambos a jogar mais nas costas do avançado, criando desequilibrios entrando na área um de cada vez.
    Nos avançados é que por mim ainda têm que andar a rodar mais uns jogos para ver quem agarra a camisola.

    Para a champions e os derbis era bom ter a equipa preparada para jogar com 4 defesas, mas arranjando alguém mais seguro a defender do que o Marek. Depois o Meireles à frente da defesa e Anderson e Lucho e os outros em futebol total do meio campo prá frente!

    Espero que esta noite já dê para clarificar mais as ideias, ainda ando muito baralhado, as escolhas não são óbvias, há muita gente de qualidade em alguns lugares e pouca noutros...

    ResponderEliminar
  8. "A Bola" ou "Record" não passam de jornalecos dirigidos por gente frustrada que não consegue conviver decentemente com o sucesso do nosso clube.

    Nunca me esquecerei, por exemplo, que quando o FC Porto venceu a Taça Intercontinental em 2004 "A Bola" fez uma mísera referência ao facto do FC Porto ser Campeão Mundial de Clubes num cantinho da primeira página e preferiu colocar em primeiro plano a derrota do benfiquinha contra o Belenenses por 4-1.

    Quanto ao "Record" acho que nem é preciso comentar nada. Basta ir ao site deles e consultar as capas dos últimos 14 dias para constatar que em nenhuma é dado destaque ao FC Porto, nem mesmo depois da conquista da Supertaça. Em vez disso há manchetes grandiosas como por exemplo a entitulada por "HOMEM BOMBA" em que é ocupada a primeira página inteira para dizer que o lateral esquerdo brasileiro Ronny do Sporting marcou um golo no treino; ou a entitulada por "Aqui ninguém passa!" em que a notícia de destaque do dia é o facto do central Miguel Veloso (quem?) ser para os jornalistas do Record "um central implacável". Mas a melhor de todas as notícias de página inteira com o título "Arriba Kikin", em que o grande destaque do dia é mesmo o facto do avançado do benfiquinha Kikin Fonseca ter o nariz torto e ter querido ser psicólogo ou veterinário. Ridículo no mínimo...

    Por tudo isto nunca comprei nenhum destes jornais e nunca irei comprar enquanto não demonstrarem o respeito que devem pelo FC Porto.
    Devem estar convencidos que a gentinha de Lisboa é que compra os pasquins deles e que as pessoas do Porto são insignificantes...
    E é por isso que faço aqui um apelo a todos os portistas para BOICOTAREM COMPLETAMENTE ESTES DOIS JORNAIS de forma a que eles sintam nas quebras de vendas e receitas o poder e importância das pessoas deste honroso clube.

    APOIEM ESTA CAUSA E PASSEM A MENSAGEM.
    VAMOS FORÇAR ESTES PORCOS A TRATAREM O FC PORTO COM O RESPEITO QUE MERECE!

    ResponderEliminar
  9. Para já, e apenas com 4 dias de trabalho e 10 sessões de treino, não akredito que o Jesualdo vá alterar o sistema táctico. É ainda uma fase muito prematura e ele não quer pôr a cabeça a prémio. Imaginem que o 4-3-3 falha. A culpa será sempre do treinador. Já se sabe que, se o 3-4-3 falhar a culpa também é do treinador porque não mudou o sistema ou porque não pôs os jogadores certos, blá blá blá. A culpa é sempre do treinador. Mas, embora admita que me queira ver livre do esquema de 3 defesas (contra equipas como o Leiria que tem 2 gazelas na frente como o Sougou e o Paulo César), parece-me que hoje não muda o esquema.
    Quanto ao esquema de 4-3-3 que puseste no post, não me parece que o Porto jogaria com 3 unidades de meio-campo exclusivamente viradas para o ataque. A ver, Ibson não é um recuperador nato de bolas como Paulo Assunção e Raúl Meireles, assim como Lucho não é dado a grandes correrias como Raúl Meireles. Neste esquema Anderson tem lugar cativo a número 10, sem dúvida, sendo que, para mim, as outras opções seriam Lucho Gonzáles a médio de transição e Paulo Assunção a trinco, com o trabalho exclusivo de recuperar bolas. Quanto ao resto da equipa, nada a apontar.
    Caso o Jesualdo opte pelo 3-4-3, o meio-campo devia ser constituído por Paulo Assunção a recuperador, Lucho e Ibson como médios de transição e organização do meio-campo e Anderson a número 10.

    P.S.: Aprecio sobremaneira o trabalho desenvolvido pelo Raúl Meireles dentro de campo, mas é uma espécie de David Pizarro, do Inter que apesar de ser um grande jogador, com grande dinâmica é a sombra de Cambiasso e Vieira...

    P.S.2: Quanto ao resultado de logo, esperouma vitória do Porto, 1x0, 2x1,3x2, o que for! Quero é ver futebol e não ser o futebol engonhado a meio-campo que vi o Braga fazer nas duas últimas vezes que veio ao Dragão.

    ResponderEliminar
  10. Este meio campo em boa forma seria um sonho de futebol de ataque. Se a defesa se entendesse a jogar num sistema em que ninguém no meio campo seria um tampão ao estilo de Paulo Assunção, deveria dar gosto mesmo assistir (assim sim) ao futebol de ataque do FCP.

    ResponderEliminar
  11. A tua equipa é "quase" a minha.
    Neste jogo eu jogava 3-4-3 e punha o P.Assunção em vez do R. Costa.
    Penso que o Lucho não jogue de princípio devido a vir de uma lesão.
    A ver vamos. Temos que ganhar, desculpa lá Domingos.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o Pedroz e também não me parece que Jesualdo Ferreira neste jogo vá efectuar mudanças em termos tácticos até porque teve muito pouco tempo para o preparar.

    No entanto Jesualdo Ferreira pode optar em determinadas situações colocar o Paulo Asssunção como quarto defesa e o Raúl Meireles no lugar de Paulo Assunção,aliás acho que que Pepe e Paulo Assunção fazem uma boa dupla e que se complementam muito bem.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o Pedroz e também não me parece que Jesualdo Ferreira neste jogo vá efectuar mudanças em termos tácticos até porque teve muito pouco tempo para o preparar.

    No entanto Jesualdo Ferreira pode optar por em determinadas situações colocar o Paulo Asssunção como quarto defesa e o Raúl Meireles no lugar de Paulo Assunção,aliás acho que que Pepe e Paulo Assunção fazem uma boa dupla e que se complementam muito bem.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o Pedroz e também não me parece que Jesualdo Ferreira neste jogo vá efectuar mudanças em termos tácticos até porque teve muito pouco tempo para o preparar.

    No entanto Jesualdo Ferreira pode optar por em determinadas situações colocar o Paulo Asssunção como quarto defesa e o Raúl Meireles no lugar de Paulo Assunção,aliás acho que que Pepe e Paulo Assunção fazem uma boa dupla e que se complementam muito bem.

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o Pedroz e também não me parece que Jesualdo Ferreira neste jogo vá efectuar mudanças em termos tácticos até porque teve muito pouco tempo para o preparar.

    No entanto Jesualdo Ferreira pode optar em determinadas situações por colocar o Paulo Asssunção como quarto defesa e o Raúl Meireles no lugar de Paulo Assunção,aliás acho que Pepe e Paulo Assunção fazem uma boa dupla e que se complementam muito bem.

    ResponderEliminar
  16. Bem, já depois da vitória que acabou por ser mais difícil do que parecia, está o pedroz de parabéns que só falhou no Ibson...
    Mas não esteve mal o Meireles, só que se joga o assunção prefiro sempre ter o Ibson em campo.
    Não estava à espera do Tarik a titular, foi uma boa surpresa e aí o Jesualdo esteve bem, apostou na recuperação do jogador junto dos colegas e dos adeptos e ganhou claramente!
    Tal como eu pensava, contra equipas que jogam com 10 atrás da bola, 3 defesas chegam bem, se bem que o Marek continue sem me convencer e o Pepe teve lá uma estupidez de entrar por um leiriense a dentro quando devia ter voltado para posição. É este tipo de coisas que às vezes f*de tudo.
    O Quaresma marcou um golo quando eu já estava a pedir para ele ir ao quarto de banho e não voltar... acredito aí também que o Jesualdo o tenha avisado que estava a jogar sozinho e que se era sssim há um monte de bolas no balneário à espera dele.
    O Adriano continua muito esforçado e gostei do reforço da segunda parte, embora eu não tivesse tirado o Anderson - com aquele caparro e aquela idade, já está na altura de fazer 90 minutos, mas compreendo que o Jesualdo queira aproveitar para rodar tantos jogadores quanto possível nesta fase. Gostei de não se terem acobardado no 2-1, não tentaram segurar o resultado e ainda jogaram uns 15 minutos em cima da área do Leiria.
    O Lisandro entrou muito bem, recuperou 3 bolas impedindo com muita garra e sem falta contra-ataques do Leiria quando estava 2-1. Precioso! Mas talvez devesse entrar para a frente e vir o adriano (cansado) mais para trás...
    O Lucho ainda não está com ritmo, mas dá uma maturidade muito grande à equipa.
    Gostei do jogo, temos equipa, preocupa-me a defesa... contra equipas mais atrevidas se forem 3 atrás não pode ser o Marek... e na champs nem pensar!
    O Jorginho tem que fazer mais (da próxima entra o Alan), do Vieirinha vi pouco mas não comprometeu.
    Gostei também do que o Sevilha fez ao Barça - p*tamadre! Trêjajero e merecidíssimos! Afinal os maiores têm jogos bem pequeninos, mas se o Rijkard aproveitar para se livrar do belleti e meter os "italianos" Thuram e Zambrotta, vão ficar mais mais fortes ainda...
    Um bom video para o mourinho usar na preparação das batalhas que aí vêm!

    Com quem jogará o benfas amanhã...?
    :-)

    ResponderEliminar