13 agosto 2006

O último testezinho

Manchester City 0-1 FCPorto

O último teste antes do primeiro jogo oficial correu normalmente em relação ao que foi toda a pré-época. Sim, mesmo apesar da saída do treinador.
Como é óbvio Rui Barros não alterou nada, a táctica foi a já enraizada desde o ano passado e continuada em todos os jogos de preparação deste ano. Fez bem Rui Barros já que a tão pouco tempo do jogo da supertaça e sem treinador novo ainda definido convém manter o modelo de jogo que os jogadores têm assimilado.
O FCPorto lutou muito e esteve sempre à procura da bola, nem sempre com esclarecimento. O meio campo apesar de ser excelente precisa de alguém que paute o jogo com mais eficácia para aproveitar as correrias loucas que muitas vezes não dão em nada. Será Lucho?
Na frente o problema de sempre, voltaram-se a falhar golos feitos, principalmente Adriano, apesar do golo marcado, já que Lisandro Lopez ao contrário do anterior jogo nem se viu. E não será Postiga que vai colmatar este problema. Tenho fé em Bruno Morais se deixar de estar lesionado. Mas virá ou não um avançado?
Quaresma parece estar a voltar das férias e hoje já vimos um cheirinho da sua magia. Tarik, bem, este já não parecia grande coisa e agora parece estar orfão de Adriaanse, veremos no futuro, mas não parece dar mais. Alan hoje esteve mais apagado, tal como Vieirinha mas talvez se deva ao pouco tempo que jogaram.
Mas mais uma vez Anderson destacou-se ao lado de Ibson, desta vez acompanhados por Pepe.
Pepe é cada vez mais um patrão naquela defesa e penso que mesmo quando houver mudança táctica continuará a ser. É decidido, não inventa, varre tudo o que lhe aparece à frente e é a voz de comando na ausência de Pedro Emanuel. Faz-me lembrar cada vez mais o capitão Jorge Costa, em tudo, até parece que cresceu no clube dada a maneira como sente a mística deste.
Ibson hoje foi rei e senhor do meio campo. Roubou bolas, rematou e carregava quase sozinho todo o futebol do FCPorto da defesa para o ataque, para mim foi o melhor em campo. Vai ser complicado ao próximo treinador encaixar Ibson e Lucho, claramente dois jogadores para o mesmo lugar, já que Anderson será com certeza o apoio do meio campo aos avançados.
Acima de tudo penso que este jogo serviu para moralizar a equipa, já que uma vitória vem sempre a calhar.
Pela negativa tenho que dar destaque à lesão do Pedro Emanuel. O azar bateu à porta do nosso central que ao lado de Baía é um dos líderes do nosso FCPorto. Esta lesão poderá ter mais gravidade para a equipa que o que parece à partida. Já Mourinho dizia que Pedro Emanuel era a sua voz dentro do campo, Adriaanse, creio ter dito algo do género o ano passado. A sua presença junto dos jogadores seria uma clara imagem de ordem e rigor que os faria estar alertas quando as coisas corressem menos bem. Um líder, portanto, que vai ficar afastado muito tempo depois de romper quase por completo o tendão de Aquiles.
Que recupere rápido porque o grupo precisa dele.

10 comentários:

  1. Então? Agora o TARIK já não presta?
    ÉS mesmo de compreensão lenta, caso contrário, já o terías verificado logo após o 1º ou 2º jogo.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não tenho o teu dom de em apenas 2 ou 3 jogos perceber se um jogador é assim tão mau. Apenas gosto de dar alguma hipotese seja a que aquesição for para ver a real potencialidade. Pelo teu dom Pepe tb já estaria longe do Dragão não. Os jogadores têm períodos de adaptação e será normal não conseguirem mostrar logo todo o seu potencial.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev: Não , aí é que tu te enganas, mais uma vez; pois sempre defendi, que o PEPE é bom jogador para o FCP; é jovem, portanto com muita margem de progressão e já no Maritimo, dava indícios do bom jogador que é, agora o TARIK, se fosse bom jogador, da 1ª vez que esteve em Portugal, já teria dado nas vistas, o que, não aconteceu. Aproveito para te dar um conselho, como responsável deste, escreve bem o Português; por exemplo: Não se escreve "aquesição", mas sim "aquisição", nada como um bom dicionário da Porto Editora, não resolva.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Quero acrescentar a palavra "blog", á frase: "como responsável deste...". As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  5. Dragãodouro, vamos ter calma com o Tarik...
    Não podemos cair na tentação de o criticar só porque o associamos ao Adriaanse.
    É óbvio para todos que ele não é um jogador formidável mas até pode vir a revelar-se útil. Nem todos os extremos precisam de saber fazer fintas como o Quaresma, muitas vezes o mais importante até é que consigam meter a bola no sítio certo. Vê por exemplo o Capucho que não conseguia fintar rigorosamente ninguém e não era por isso que deixava de ser perigoso (sem querer aqui comparar o Capucho com este Tarik).
    Para extremos temos ainda o Quaresma e o Vieirinha que são muito bons e não nos podemos esquecer que o novo treinador provavelmente vai colocar o Diogo Valente na sua posição natural de extremo esquerdo. Além disso o Alan tem mostrado que até sabe jogar à bola. Não penso que tenhamos razões para nos preocuparmos com as alas.
    Falta é um ponta-de-lança e um defesa direito (se soubesse jogar também a central para fazer face a esta onda de lesões era o ideal, mas isso vai ser difícil de arranjar agora). Por mim iamos a Braga buscar o João Tomás e o Luis Filipe e estava feito.

    ResponderEliminar
  6. Vi só um bom pormenor do Tarik no jogo todo, uma "pedalada" que deixou o defesa parado e ganhou espaço para o centro... só que depois esperou e o defesa pôs o pé à frente do centro. Parece ter uns pés razoáveis e parece pesado. Talvez um bom treinador saque dali alguma coisa útil, mas prefiro o quaresma, vieirinha, jorginho, anderson, valente, bruno moraes... este ano não falta quem possa fazer a posição, quem queira ganhar o lugar tem que mostrar porque é melhor que estes todos. Para mim, o Alan e o Tarik ainda não mostraram porque é que não devem ganhar uns patins e uma palmadinha nas costas... mas ainda lhes dou mais 2 semanas :-)
    Completamente de acordo quanto ao avançado e ao defesa - mas não é assim tão dificil que precisemos dos do Braga. Falta é o mister primeiro, que deve vir já com esses reforços atrelados de preferencia

    ResponderEliminar
  7. Tripamoura, tens toda a razão. Se o João Tomás e o Luis Filipe viessem para o Porto eu também não ficaria propriamente felicíssimo. Só lancei esses nomes já partindo do princípio que o treinador vai ser o Jesualdo. Nesse caso podia ser bem pensado porque já se conhecem todos bem e não há muito tempo para preparações...

    Mas não sei mesmo até que ponto o Jesualdo foi mesmo a escolha da SAD para o lugar ou apenas mais uma invenção de algum jornal posteriormente generalizada por todos os outros para fomentar as vendas...

    Eu pessoalmente era daqueles que andavam para aqui a pedir o Nélson no fim da época passada e o Saganowski no fim desta. E continuo a achar que no Porto se iam safar muito bem, mas os nossos dirigentes gostam mais de apostar em incógnitas estrangeiras do que em jogadores que se destacam no nosso campeonato.

    Mudando um pouco de direcção, e para nos deixar ainda um pouco mais chateados, o Hugo Almeida lá marcou um golito hoje na vitória do Werder Bremen. Ah...e o Diego também marcou, mas deste facto até nem me apetecia muito falar porque pessoalmente acho-o uma fraude e não há maneira de dizê-lo sem ser depois exaustivamente insultado pelos milhares de fanáticos pró-Diego que incompreensivelmente ainda existem entre os nossos adeptos...

    ResponderEliminar
  8. Pois é, Dragón, falta mesmo é o treinador que pegue em jogadores com bom potencial e o aproveite! Infelizmente para reforços portugueses precisaríamos de um treinador de cá que os conhecesse e despertasse novos talentos, mas com um estrangeiro inteligente o clube também pode ter bons olheiros que lhe mostrem boas promessas nacionais! Enfim, com isto só quero dizer que podemos ser grandes de muitas maneiras, é só não pensar demasiado nos milhões e comissões e escolher as pessoas certas (esta foi prá SAD).
    O Diego também podia ter sido grande, com um bom treinador que lhe ensinasse que não se chama futebol só aos momentos m que ele tem a bola nos pés... e ter conhecido 5 treinadores em ano e meio não ajudou. Mas concordo que podia ter mostrado mais - pelo que mostrou, quando chegou o Lucho teve todo o mérito em lhe ficar com o lugar. O Almeida faz uma falta tremenda e cada vez mais acredito que foi a malta das comissões que quis fazer mais uns milhares... do ponto de vista técnico não faz sentido nenhum ir o Almeida e ficar o Sokota... ou então era já o golpe do amigo hesselink e do choradinho "não tenho avançados".
    Bem, já é quase dia do anúncio do novo treinador - vamos lá ver o que o Presidente nos reservou... espero que não seja o Jesualdo, mas também não ficávamos muito mal servidos se for. Parece que já teve uma espera "quente" hoje no aeroporto, não vai ter uma vida fácil se mudar de clube desta maneira. A ver vamos... tenho a impressao de que o PResidente não foi a Inglaterra, portanto ou catrapiscou no fim de semana uma solução nacional, ou esteve a decidir a coisa com o Antero Henriques ao telefone no BRasil...

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Dragãodouro pelo conselho, sei como se escreve, mas não terei problema nenhum em consultar o dicionário se tiver dúvidas. De qq maneira se apanhares mais alguma não hesites que serei o 1ª a reconhecer e a emendar.

    Quanto ao Tarik acho que lhe colaste uma etiqueta logo que chegou (por ter vindo recomendado por Adriaanse) e não a vais mudar de maneira nenhuma, mesmo que comece a fazer grandes jogos. Vamos aguardar. O Pepe foi só um exemplo.

    Tripamoura, o Sokota ninguém o queria e para fazerem algum dinheiro lá foi o Hugo, comissões...

    Quanto ao Diego estou plenamente de acordo com o Dragon, tb o acho uma fraude. Mas como tem nome de jogador da bola e faz umas fintitas lá fizeram dele uma estrela. Mas talvez um dia com humildade dê jogador a sério.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Tripamoura, acho que o Jesualdo até poderá ser um bom treinador no FCPorto, mas como tu tb tenho a esperança de não ser ele o anunciado.
    Vamos esperar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar