11 agosto 2006

Solução interna, externa e o jogo de ontem

Veícula pela internet, pelo menos, a informação de que a próxima equipa técnica do Dragão poderá ser constituída por (ex)-jogadores do clube. Jogadores com a mística que todos apreciam e queridos da massa associativa. Os nomes são de uma equipa técnica constituída por Rui Barros, Jorge Costa, Vítor Baía e outro, fala-se de Aloísio.

Embora não seja muito credível que isso aconteça, o certo é que seria uma equipe técnica bem aceite pelos portistas em geral e uma equipe técnica que teria muito mais margem de manobra que qualquer treinador de renome que possa vir a ser o responsável pela principal equipa de futebol do FCPorto.

A solução interna funcionaria como uma solução de transição e, se corresse bem, continuaria. Assim todos aceitariam melhor qualquer resultado menos conseguido porque o novo técnico tinham o “fardo” de ter que mudar um esquema táctico muito diferente dos esquemas tradicionais portugueses, penso que ninguém aceita que mais algum treinador volte a jogar só com 3 defesas, e porque apanhavam uma equipa abalada pela saída do treinador.

Por outro lado há muito em jogo e o FCPorto não se compadece com soluções de transição. Assim deixo algumas perguntas sobre esta possível equipa técnica.

Que provas deu Rui Barros como técnico principal de qualquer equipa?
Jorge Costa alguma vez poderá ser treinador, quer sê-lo, saberá algo sobre isso, ou será só para disciplinador?
Aloísio as poucas provas dadas que tem vêm do comando da ex-equipa B que teve muitos problemas até para se manter na 2ª divisão B. Será solução?
Vítor Baía estará interessado em ser apenas treinador de guarda-redes?
Será mesmo, como muitos dizem, que o balneário estaria nas mão destes ex-jogadores?

São algumas perguntas, mais haveriam. Sinceramente não tenho opinião formada, apesar de achar que para os adeptos estes técnicos seriam os que poderiam treinar com mais descanso e sobretudo com todo o seu apoio.

Solução externa

Jesualdo Ferreira é, pelos vistos, uma forte hipótese para o comando do FCPorto. Até já existem negociações com o Boavista, dizem as más línguas.

É um treinador com provas dadas em clubes mais pequenos, como ele existem muitos. Mas parece ser um profissional sério, competente, disciplinador e… benfiquista. Não que isso interesse muito quando se é realmente profissional, mas imaginem um jogo menos conseguido, por exemplo, contra um certo clube da 2ª circular.

Ao contrário da solução interna, os adeptos não perdoariam a este ou outro treinador, que com uma equipa como esta (diziam no tempo de Adriaanse que qualquer treinador era campeão com aquela equipa), não perdoariam, dizia eu, uma possível falha, pelo menos nas competições internas.

Por isso a margem de manobra deste treinador no FCPorto é mínima e digamos de alto risco para a SAD portista.

Portsmouth FC 1-2 FCPorto

Foi só a mim que pareceu que os jogadores se esforçaram bem mais que nos anteriores jogos. Se assim foi então Adriaanse estava realmente a mais e fez bem e ir-se embora. Foi bom para ele, para os jogadores e principalmente para o clube.
De resto os erros do costume. Na defesa, no golo sofrido, mais uma falta de marcação clamorosa. No ataque, falhanços atrás de falhansos.
Mais uma vez excelentes exibições de Ibson e Anderson, principalmente este último que é como o algodão, não engana.
Lisandro pode ser solução para a frente de ataque.

34 comentários:

  1. Um bom jogo do nosso porto. Mais uma demonstração de enorme classe de anderson. O prof.jesualdo é um homem experiente, disciplinador, uma boa aposta do presidente tal como refiro no meu blog.
    Saudações azuis e brancas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. zirtaev,

    parece q já não há grandes dúvidas q o treinador será jesualdo ferreira. vamos esperar pela confirmação e pela restante equipa técnica. a opção não me desagrada e era como já tinha dito no FêCêPê uma das muito poucas hipóteses nacionais.

    eu sempre fui muito contra as soluções internas, especialmente porque não vislumbro em nenhum dos nomes que referes capacidade para liderar o FCP. nem por sombras!
    quanto à capacidade e à importância de serem adjuntos é outra coisa: aí rui barros e aloísio seguramente são opções credíveis (como seria Domingos), porque já têm alguma experiência; já Jorge Costa e Vitor Baía não me parece de todo. O 1º pese embora todo o seu passado como jogador, vai ter que "comer" para ser adjunto. O Baía penso que ainda está em perfeitas condições para fazer mais uma época (e garantir uma alternativa sólida ao Helton) e depois disso acredito que se possa tornar adjunto/treinador de GR, mas obviamente também terá que recolher "ensinamentos".

    temos que nos habituar que para pertencer aos quadros técnicos do nosso clube não basta ter jogado lá, é imprescindível o necessário complemento teórico que essas funções requerem. o FCP não é o Passarinhos da Ribeira...

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Cada vez parece mais que será mesmo Jesualdo a comandar a equipa. Resta-nos esperar que tudo corra pelo melhor apesar do grande estigma que trás consigo.
    Pedro apesar de concordar com o que dizes acho essencial como já tb veícula por aí que o nosso João Pinto integre a equipe técnica juntamente com Rui Barros.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. O João Pinto enquadra-se no perfil que defendo/compreendo para adjunto: tem experiência como treinador.

    ResponderEliminar
  5. Embora me parece que estavamos melhor servidos com Adriaanse, acho que dificilmente poderíamos aspirar a uma alternativa melhor. Curiosamente, uma das critícas que faziam a Adriaanse residia no facto de ter chegado ao FCP quase com 60 anos e sem títulos no currículo. Jesualdo tem 60 anos e não tem títulos.

    ResponderEliminar
  6. O Jesualdo orientou o treino do Boavista hoje de manhã... se ele viaja para Inglaterra com a equipa do Bessa duvido que na segunda seja apresentado no Dragão...
    A própria "A Bosta online" que ontem o dava como confimado está a dizer agora que
    ««O líder do clube axadrezado diz que «com toda a honestidade duvido que o FC Porto tenha contactado Jesualdo Ferreira. É capaz de haver aqui gente no meio que gosta de viver na confusão. O prof. Jesualdo Ferreira dirigiu esta manhã um treino com toda a naturalidade e vai seguir connosco para Inglaterra esta tarde», disse João Loureiro.
    «O que pretendemos é que Jesualdo Ferreira cumpra o contrato que assinou com o Boavista mas se eventualmente o técnico pretenda mesmo sair terá que nos dizer de uma forma clara e assumir a responsabilidade deste acto», acrescentou João Loureiro, em declarações à Renascença.»»

    é assim que se vendem jornais desportivos em Agosto...
    Na segunda logo se vê quem arranjaram, porque de segunda não pode passar!
    abçs

    ResponderEliminar
  7. Zirtaev,quintino e nuno: Agradeço, resposta, aos meus últimos comentários, do post anterior, é que eu, não sou de me ficar, ok.
    Nuno Miguel - Setúbal
    FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  8. Tripamoura repara que o FCPorto tb está em Inglaterra e até podem acertar lá tudo. De qq maneira convém é o FCPorto resolver tudo o mais rápido possíve, com o Jesualdo ou com outro.

    Nuno desculpa mas não entendi, agradeces resposta a que comentário?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Oooops, é verdade vem tudo para cá. Como amanhã estou em Manchester vou ver se mantenho as antenas ligadas, se vir por lá professores ou Loureiros à noite logo vos digo.

    PS: acho que chamaram asno ao anónimo no outro post, agora ele não se fica, eh eh eh. Mas como decidir quem é mais portista...? Vai ser difícil... e ainda bem!
    Acho que também punha em causa a tua coerência, Zirtaev, mas não queria mandar achas prá fogueira...

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev, ao primeiro, não me convences-te com a resposta; pois apenas me excedi na linguagem e daí as minhas desculpas, mas não foste coerênte, porque um tal de nuno(que não tinha nada a ver com o assunto) e o quintino, provocaram-me , muito mais, com uma linguagem ainda pior que a minha e não tiveram o mesmo tratamento, quando o fizeres, então sim fico convencido. Fico a espera pela tua tomada de posição de forma coerênte.
    E lembra-te, que um PORTISTA aqui, vale por vinte aí.
    Um abraço Portista.
    FCP SEMPRE!
    Nuno miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  11. Caro Zirtaev,
    obrigado por teres compreendido que só montei o andaíme para aproximar o discurso do nível que o sr. Nuno Miguel o entendesse.
    Custa-me que se usem estes blogs como uma taberna reles ou barbearia de velhos.
    Esses blogs são na porta ao lado.

    Para o Sr. N. Miguel. a legitimidade para "comentar" o seu comentário é a mesma que teve quando comentou a opinião do Quintino. Só essa.
    Quanto a sugestão que me dá, agradeço, espero que lhe saiba bem de cada vez que o faz.

    Voltado à bola.

    No que ao Jesualdo diz respeito... pode ser a solução possível no momento actual e com alguma perspectiva de futuro.

    Não é um espanhol nem um admnistrador aprendiz de treinador.

    Há pesssoas que começam cedo a ter sucesso e há outras cujo sucesso vai crescendo com o passar dos anos. Com experiência e maturidade.

    O Jesualdo parece-me desta última categoria.

    Vamos acreditar.

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev. O sr. Nuno de Setubal tem toda a razão a apagares o comentario dele so tinhas de apagar os outros isso e falta de coerencia.

    ResponderEliminar
  13. Ó nuno: Com certeza, deves viver maritalmente com o quintino, tal a forma como saís-te em sua defesa. No futuro, vai chamar ASNO ao teu paizinho,OK. A partir deste momento e em relação a ti, estamos conversados; pois não tenho pachorra, para meninos como tu. Tenho mais que fazer, com benfas e lagartos, em pról do NOSSO FCPORTO.
    FCP SEMPRE!
    Nuno Miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  14. Isto tá muito abichanado, até parecem galináceos ou lagartixas, sempre a queixarem-se do árbitro-zirtaev... No Porto ganha-se APESAR dos árbitros, portanto se alguém ficou ofendido, só tem que dar o troco ou apanhar o ofensor numa próxima curva do destino, o carago, como dizia o outro não passa de uma vírgula no discurso nortenho e a insultar cara a cara é que um gajo se entende! Pronto, se tiver que ser post a post também vale... eh eh

    Nunca mais sai o nome do treinador um gajo sempre se vai entretendo à bordoada uns nos outros

    ResponderEliminar
  15. Nuno de Setubal, vê se arranjas trabalho. O rendimento mínimo vai acabar e tás feito.
    Se tivesses feito a 4ª classe podia ser que te tivesses safado...

    Não percas tempo na net, que a net não quer perder tempo contigo.

    Não fui pró-ninguém, fui contra a falta de educação de gajos como tu.

    A mim não me enganas, tu és de Fânzeres... começaste a snifar com com 11 anos depois de fumares barbas de milho e pensos higiénicos putrefactos.

    Bem se és mesmo de Steubal.. tens toda a razão, viver no Bairro Azul deve ser bem f.

    Nuno

    ResponderEliminar
  16. Polémicas à parte, estreio-me nos comentários para falar de futebol e do nosso FCP, que é o que interessa.

    Faz-me alguma confusão ser um mouro assumido o principal candidato à sucessão, mas enfim... as alternativas nesta altura também não são muitas.

    Por outro lado, já tivemos num passado recente um mouro a treinar o nosso FCP (Fernando Santos), com algum sucesso (1 campeonato e 2 taças de Portugal em 3 épocas).

    Como diria um Amigo meu: a história repete-se! Por isso, se se concretizar a vinda do Jesualdo, oxalá voltemos a ser campeões com um mouro nos comandos.

    Lá prás bandas da 2ª circular é que era capaz de dar indigestão, mas a gente não se importa!

    Já agora, aqui vai outro blog que recomendo a todos os Portistas: basculacao.blogspot.com

    Um abraço
    Miranda

    ResponderEliminar
  17. Vamos pôr as coisas em pratos limpos. Só apago comentários que contenham palavras feias, se é que me faço entender. Foi isso que fiz no outro post e avisei um dos nunos que apenas usou um palavra que o faria com ele tb. É uma questão de linguagem. Qt a ofensas cada um que se defenda desde que não utilizem palavras feias, já que como diz o tripamoura não sou nenhum árbitro. Espero que tudo esteja esclarecido, acho que não estou a falar com crianças.

    Se usassem estes comentários para falar de futebol seria o ideal. Afinal de contas somos ou não somos todos portistas?

    Qt ao JFerreira, bem, é experiente, só treinou clubes de 2ª linha e aos 60 anos ainda não ganhou nada. Não vos faz lembrar ninguém?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Sê bem vindo miranda, espero que continues a aparecer.

    Tb não gosto da ideia de ser mouro, o FSantos não foi uma experiência muito agradavel, mas se o for o treinador do FCPorto é o meu treinador.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Continuo a dizer, não estás a ser coerênte,ou será porque os outros são teus amigos?

    ResponderEliminar
  20. Dragãodouro se achas que não estou paciência, espero ser melhor da próxima vez, não vou agora a andar ler coisas de há 2 dias, se fiz na hora foi pq achei que era o melhor.
    Farei o que a minha consciência mandar. Conheço tanto os outros como te conheço a ti.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Ó nuno: Afinal, ainda tenho pachorra, para te responder à letra (o que é, a ultima vez que o faço, em relação a ti, mesmo que venhas a dar troco); pois, para mim, já chega descer a tão baixo nivel.
    1-Trabalho numa grande Empresa, aqui da zona. E tu?.
    2-Tenho um Curso Superior. E tu?.
    3-O que percebes tu da Net? Navegar e comentar? É pouco.
    4-Drogado? Felizmente e graças a Deus, não o sou, já de ti, dúvido, tais os teus conhecimentos, na matéria(mas não te ou os marginalizo).
    5- Não, não vivo no bairro azul; mas tu, pelos vistos, conhece-lo bem, embora eu saiba, que hà pessoas más e boas em todos os bairros. E, por aqui me fico; pois já perdi demasiado e precioso tempo contigo. Fica bem.
    Saudações Portistas,
    FCP SEMPRE!
    Nuno Miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  22. F.C. Porto – Futebol, SAD desmente especulações

    Face às recentes notícias que têm vindo a público em relação ao novo treinador da F.C. Porto - Futebol, SAD, a Administração vem desmentir categoricamente que já tenham sido desenvolvidos quaisquer contactos.

    A F.C. Porto - Futebol, SAD encontra-se neste momento a estudar, com a máxima serenidade, os dossiers de diversos treinadores, entre todos os que lhes foram apresentados, não tendo estabelecido até à presente data qualquer contacto.

    ResponderEliminar
  23. Zirtaev: Então, porque não tomas-te a mesma atitude para comigo, avisando-me, como o fizes-te, com o nuno, aí sim, tinhas sido coerênte, assim, continuas a não o ser. Entretanto, já te disse a minha idade (quem sabe, idade para ser teu Pai; pois, não sei a tua), logo não sou nenhuma criança e sei muito bem o que faço e o que digo. Por outro lado, ainda não li, da tua parte, o aceitar ou não, do meu pedido de desculpas. Por aqui encerro, também, esta polémica, para que, não haja mais virgens ofendidas.
    Sobre os treinadores mouros: Então e o Mourinho, não era mouro? Não só é Mourinho, como mouro e com os resultados que todos nós, PORTISTAS, conhecemos.
    Saudações Portistas,
    FCP SEMPRE!
    Nuno Miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  24. Para além de alguns aqui já mencionados em minha opinião o Zdenek Zeman também seria uma alternativa muito interessante para o F.C.Porto porque coloca as suas equipas a practicar um futebol ofensivo e bonito.

    ResponderEliminar
  25. Afinal, é o Jesualdo mais o João Pinto e o Rui Barros ou anda a ser montada uma cortina de fumo para nos ser apresentada uma surpresa?

    Continuo na minha: Bielsa, Klinsmann, Pekermann... O Zeman também podia ser uma alternativa.

    Essencial seria que em Portugal - e podia começar pelo nosso Porto - se começasse a apostar em equipas técnicas para projectos de longo prazo (veja-se os exemplos do Arsenal e do Manchester United, em Inglaterra, ou o Auxerre em França).

    Quanto ao NUNO MIGUEL de Setúbal, eu só queria esclarecer uma ou outa coisa: não conheço pessoalmente nenhum dos intervenientes, não tenho nada a replicar àquilo que disse e, muito sinceramente, se quiser falar sobre o NOSSO Porto (respeitando as opiniões alheias) por mim tudo bem... Quanto ao resto, diga de sua justiça em relação àquilo que aqui se tem debatido.

    ResponderEliminar
  26. Já agora, alguém sabe se o Antero Henriques já veio do Brasil e que novidades se podem esperar dali?

    Comentários sobre o Fernando Baiano, não há?

    Outra questão para o éter: se for o Jesualdo (por mim não era, mas se vier será apoiado) que laterais? Irá manter Bosingwa, Cech e Ezequias ou irá pedir soluções?

    Ouvi que o Veiga e o Vieira estariam a pensar no Miguelito? Sinal de quê? De fechar essa porta ao Porto?

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente acho que o Cech e o Ezequias são suficientes para o lugar de lateral esquerdo. Bem sei que o Ezequias ainda não conseguiu justificar a sua contratação nos jogos de preparação mas pelo que me lembro dele na Académica até era bom lateral (acho que está melhor adaptado a essa posição do que a central pelo menos...)
    O Miguelito era bom mas será que é mesmo necessário? Eu gostava de ter Miguelito e Cech no plantel mas agora já enterramos o dinheiro no Ezequias. Ninguém compreende porque é que o PdC não o comprou na altura certa e se for só para o roubar ao benfica se calhar mais vale agora não vir...
    Quanto ao Fernando Baiano, a imprensa espanhola falou nele para o Porto mas também disseram que o valor rondava os 10 milhõs de euros. Ao que parece as notícias da situação financeira do Porto ainda não atravessaram a fronteira...

    ResponderEliminar
  28. O lado direito da defesa é que realmente me preocupa...

    ResponderEliminar
  29. Quintino, agora sim, no que a ti, diz respeito, também eu quero acabar com estas quezilas, entre nós, mas que fique claro, não te chamei "filho de p...". Vamos é lutar, para que o NOSSO FCPORTO,seja cada vez mais forte e melhor, independentemente do treinador escolhido. Mas sempre, com o Nosso Timoneiro, SR. Jorge Nuno Pinto da Costa, à frente, por muitos e bons anos; porque no dia em que ele sair, aí sim, fico deveras preocupado, com o destino do NOSSO CLUBE; mas Deus o queira que eu esteja enganado.
    Saudações Portistas
    FCP SEMPRE!
    Nuno Miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  30. O interesse do FC Porto em Jesualdo Ferreira atingiu um impasse, com o clube a garantir que ainda não encetou quaisquer contactos para a sucessão de Adriaanse, um detalhe importante para que os eventuais contactos com o Boavista possam partir do zero. Entretanto, vão chegando alternativas ao Dragão. Eriksson, Cuper e Ranieri juntam-se a Pekerman.
    In O Jogo

    ResponderEliminar
  31. Pedro Sousa , por que gostas tanto do eriksson ??

    já demonstrou vezes sem conta que está ultrupassado !

    para isso , tragam o sargentão ! sempre o eliminou!

    a inglaterra nunca jogou nada no mundial . se ele nao consegue fazer jogadores daquele calibro jogar alguma coisa de jeito, o que fara no fc porto ! ( para alem que o ordenado dele deve ser bonito )

    ResponderEliminar
  32. O Erickson está completamente fora de hipoteses devido ao seu alto salário.

    Será que o Antero Henriques não foi só apanhar sol ao Brasil?

    De qq maneira não conheço bem nenhum dos treinadores de que o jogo fala, apenas o Erickson e sei que Pakerman utiliza tb 3 defesas, confesso que não acompanhei bem o campeonato do mundo. Aí tenho mesmo que confiar na SAD ou no que dizem os colegas aqui dos comentários.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Outro nome interessante para treinar o F.C.Porto seria o romeno Mircea Lucescu.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mircea_Lucescu

    ResponderEliminar
  34. Jesualdo Ferreira subiu ao relvado do Bessa na companhia de João Loureiro, presidente do Boavista. O momento era aguardado com expectativa pelas dezenas de adeptos presentes, que saudaram o momento com palmas e gritos de «Boavista Allez».

    Passava pouco das 17h30 quando o treinador e o presidente do clube subiram juntos ao relvado, numa altura em que se mantém a expectativa sobre o futuro do técnico, apontado para o F.C. Porto. Os jogadores subiram também e João Loureiro não escondia uma expressão de satisfação, depois de ter reafirmado ser sua expectativa que Jesualdo ficasse no Bessa.

    «O Boavista espera que Jesualdo cumpra o seu contrato», afirmou o presidente, recordando o encontro da véspera com o treinador. «No jantar fizemos uma análise do que se passou», afirmou, admitindo que ambos foram ultrapassados pelos acontecimentos.

    «Houve terceiros, pessoas do meio, que tentaram que esta situação avançasse», defendeu ainda, reafirmando que não manteve contactos «com ninguém do F.C. Porto». Loureiro explicou ainda que tem um acordo para deixar sair o técnico caso haja uma boa proposta, mas garante que isso apenas se coloca no final da época.

    In Mais Futebol

    ResponderEliminar