26 agosto 2006

Liga nova, treinador novo, receios antigos

FCPorto 2-1 U. Leiria
(Adriano, Quaresma)

O jogo de hoje teve um misto do bom (1ª parte do jogo) e do mau (2ª parte do jogo) que Co Adriaanse deixou de herança.
O campeão nacional entrou na liga com o 3-4-3 a que nos temos habituado, teve como principais surpresas Tarik e Lucho no onze inicial, tendo como consequência o envio do Ibson para o banco. Lucho apenas foi surpresa porque vinha a recuperar de uma lesão e não se pensava que estaria a 100% para o jogo. E não estava mesmo, pelo menos para todo o jogo, como explicarei mais à frente. Já Tarik apareceu como uma das alternativas para os extremos do ataque a par de Alan e Vieirinha, quis o treinador dar-lhe um voto de confiança que este aproveitou, apesar de a espaços desaparecer do jogo.
A primeira parte do jogo resume-se a um claro domínio do FCPorto e completo controlo sobre o U. Leiria que não incomodou Helton nem uma só vez. Um U. Leiria que se apresentou a defender sempre atrás da linha da bola, tentando atrasar o inevitável golo, mesmo apesar do ataque do FCPorto ser demasiado intermitente. Adriano marcou num excelente cabeceamento a cruzamento de Tarik após uma boa jogada deste que já estava a ser assobiado (sim um jogador nosso), depois Quaresma quando parecia estar a pedir a substituição (pelo menos jogava para isso) fez uma bela jogada individual e marca.
Quem esteve mais uma vez em grande destaque foi Anderson. O miúdo está-nos a habituar a um nível alto e tenho medo de ele não o conseguir aguentar provocando o desagrado dos “exigentes” adeptos do clube. Ele joga e faz jogar, ele vem atrás pegar na bola, ele remata, ele desmarca-se, ele finta, ele luta pela bola, ele faz passes mágicos, em suma está um jogador completo que enche os olhos a toda a gente, pelo menos enquanto tem fôlego para tais feitos. Para mim foi novamente o homem do jogo.
Na 2ª parte Lucho, e aqui explico porque não estava a 100%, caiu muito de rendimento, talvez com falta de ritmo pela paragem, e com ele caiu o meio-campo do FCPorto, apesar de também como consequência das alterações feitas por Domingos no U. Leiria. Assim o U. Leiria começou a tomar conta das operações a meio campo. Jesualdo resolve intervir e substitui Anderson por Jorginho, quando todos esperavam a saída do Tarik que tinha vindo a desaparecer do jogo.
O Leiria continuou a pressionar até que surgiu o golo e aí creio que todos no estádio nos lembramos do pior que nos tinha acontecido o ano passado (eu lembrei-me imediatamente do jogo contra o Glasgow no Dragão em que a poucos minutos do fim eles empataram), pensamos que iria ser sofrimento até ao fim.
Então o novo técnico do FCPorto resolve intervir novamente. Troca o cansado Lucho por Lisandro Lopez e o inoperante Quaresma por Vieirinha. Surpreendente a entrada de dois avançados para a saída de um meio-campista, quando todos esperavam entradas para preencher o meio-campo defensivo devido às investidas do U. Leiria. Esteve bem o professor, já que com estas duas substituições o jogo mudou radicalmente. Vieirinha entrou bem e Lisandro então entrou muitíssimo bem mostrando-se muito enérgico, com garra, procurando a bola, recuperando-a, desmarcando-se, etc.. Assim o FCPorto voltou a tomar conta do jogo, tendo tido várias oportunidades de aumentar o marcador, como foi um cabeceamento à trave por parte do "Licha".
O professor passou no teste, gostei das suas mexidas na equipa, surpreendentes mas eficazes. Mas mais importante foi a vitória logo a começar, que nos põe na frente da tabela e que dá outra margem para Jesualdo Ferreira trabalhar a equipa descansadamente nestas duas semanas de paragem devido aos jogos da selecção.

10 comentários:

  1. Já começa a nova época, o mesmo problema, o Tarik toca na bola e assobiam-no logo, ao Quaresma é vaca sagrada...não sei por onde esses sócios vêem o futebol, dando-lhe confiança ele pode vir a ser um bom jogador..bo análise

    ResponderEliminar
  2. Apenas uma ligeira correcção: qd o Leiria faz o golo, a única alteração q o prof faz é colocar em campo o Licha para o lugar do Lucho aos 80 minutos.
    Vieirinha entrou ao mesmo tempo q o Jorginho.
    2ª parte fraca até ao golo do Leiria, curiosamente qd se esperava algum agigantamento do adversário o Porto reagiu mt bem ocupando a zona defensiva do Leiria c mt livres e cantos e algumas situações de golo, colocando sp a bola longe da área de Helton.

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma ligeira correcção: qd o Leiria faz o golo, a única alteração q o prof faz é colocar em campo o Licha para o lugar do Lucho aos 80 minutos.
    Vieirinha entrou ao mesmo tempo q o Jorginho.
    2ª parte fraca até ao golo do Leiria, curiosamente qd se esperava algum agigantamento do adversário o Porto reagiu mt bem ocupando a zona defensiva do Leiria c mt livres e cantos e algumas situações de golo, colocando sp a bola longe da área de Helton.

    ResponderEliminar
  4. O principal problema do Porto ontem foi o facto dos jogadores não quererem arriscar e empatar, pondo assim em risco o trabalho do treinador. ALiás, não sei se repararam, mas em algumas situações de jogo, nomeadamente nos pontapés de canto, o Jesualdo mandava sempre o Marek Cech e o Bosingwa recuarem, assim como o Pepe nem sempre subia. Foi um Porto mais retraído, aliás, houve momentos na segunda parte em que se alugava meio-campo (o defensivo do Leiria). Apesar de o resultado ser magro e a exibição não ter sido totalmente convincente e ter mesmo deixado, pelo menos a mim, um amargo de boca.
    A nível individual gostei do Marek Cech, muito seguro a defender, grande frescura física e mostra um entrosamento muito grande com os companheiros. Pode ser o defesa esquerdo que nos faltava; gostei também do Raúl Meireles que apesar de ter falhado uma série de passes no início de jogo (quem sabe acusando a pressão da titularidade), foi lentamente pegando no jogo e assumiu-se mesmo como o grande muro defensivo do Porto, face à debilidade física (estranha) do Paulo Assunção; Quaresma e Tarik surpreenderam-me pela velocidade que imprimiram em algumas fases do jogo, pois esperava que se apresentassem mais lentos devido ao trabalho intenso da pré-época.; Por último, menção ao nosso matador, o Adriano I (não II) que já começou a facturar, ao Lisandro que é um autêntico rato de área, ao Lucho que, mal readquira os índices físicos desejáveis vai aparecer em grande nível e ao Vieirinha, o miúdo vai longe.
    Destaques negativos para o Pepe que, apesar de estar cada vez mais autoritário, anda muito nervoso. Aquela entrada a varrer na 1ª parte era para vermelho. Tem que refrear os ânimos. Por último, voltei a não gostar do Jorginho. O homem não me convence por nada deste Mundo!
    Nota final para o facto de ter ficado desiludido por não ter visto o Ibson jogar. Depois da saída do Anderson quem deveria ter entrado era o Ibson para a bola circular melhor, para haver quem pegasse no jogo e o levasse para a frente com qualidade de passe e técnica. O Jesulado não é obrigado a pôr o Jorginho!!!
    Mas pronto, o importante é que 3 pontos estão no saco e agora há 1 semana para o Jesulado trabalhar os aspectos mais pessoais da táctica dele. A ver vamos como surgimos na Amadora.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o Jorginho jogou fora ds posição e como extremo ou 2º avançado ainda pode ser útil. Agora o Marek é que não percebo como pode enganar tanto alguém... nada seguro a defender e sem qualquer disciplina de posicionamento quanto a mim. Ele não esconde que prefere jogar mais à frente e quanto a mim teremos grandes dissabores se confiarmos nele para ser um dos últimos homens...
    Mas tenho que respeitar outras opiniões, claro, sobretudo de Portistas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. TripaMoura, o Marek Cech não me convence totalmente, mas teve seguro de mais no último jogo ehehe. Por isso é k tá nos destaques positivos da partida, porque na maior parte das vezes é cada furo...

    ResponderEliminar
  7. Bom post! Gostei do blog e linkei no meu! Vou passar a ser visita regular! Espero também a tua visita por lá!

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  8. tal como o zirtaev também gostei das intervenções mt lúcidas do nosso técnico. Grandes golos e excelente gestão de posse de bola na parte final do jogo. Força Porto, sp a somar!!!

    ResponderEliminar
  9. Acho que o Marek Cech pode dar garantias, ele é novo e tem margem de progrssão, é um bom profisional e trabalhador. Eu gosto dele.

    Filipe vou-te adicionar não há problemas com isso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Tal como já foi aqui mencionado esta foi uma vitória justa mas algo sofrida porque a equipa não foi capaz de gerir muito bem a posse de bola e dosear o esforço fisico.

    Porque se equipa tivesse efectuado uma boa manutenção e circulação da bola o adversário não teria criado tantos problemas e alguns jogadores como por exemplo Anderson e Tarik conseguiriam aguentar melhor os noventa minutos.

    ResponderEliminar