08 agosto 2006

Perguntar não ofende

Aos portistas anti-Co Adriaanse ou se preferirem aos portistas que não gostam do treinador do seu clube eu pergunto:

Adriaanse quantos jogadores escolheu para a equipa que fez campeã e vencedora da taça?

Quantos treinadores conseguem pegar numa equipa desfeita e fazê-la campeã e vencedora da taça no ano em que chegam?

Qual era a equipa mais indisciplinada da liga antes de chegar Adriaanse?

Qual foi a melhor defesa da liga no único ano em que Adriaanse treinou o FCPorto e isto usando uma táctica chamada por muitos suícida?

Quantos jogadores campeões europeus tinha Adriaanse à disposição quando pegou na equipa?

Qual a média de idades da equipa do FCPorto de Adriaanse campeã?

Que competições importantes perdeu Adriaanse que os portistas achavam que com outro treinador ganhavam?

Sabem se foi realmente Adriaanse que se quis livrar de Postiga, McCarthy e Hugo Almeida?

Nas “polémicas” (dizem muitos) declarações de Adriaanse alguém é capaz de me dizer que mentiras disse ele?

Quando um jogador comete um erro (ou dois como Bosingwa no mesmo jogo) e esse erro dá golo, qual é a parte da táctica de Adriaanse que está errada?

Adriaanse não saber da existência de Vierinha é culpa dele que só está há um ano no clube ou do adjunto mais antigo no clube que lhe devia ter dado a informação?

O FCPorto precisa de um ponta-de-lança de qualidade ou não?

Perdemos dois jogos num torneio de pré-época, não terá sido a altura certa para fazer experiências?

E última e mais importante:

Que alternativas credíveis têm, os anti-Co, para o lugar de treinador principal do FCPorto?


Adriaanse para mim não é o treinador perfeito, como todos acho que comete erros mas acho que neste momento é o treinador certo para o FCPorto e não vejo alternativas que me possam dar a certeza que farão melhor que ele. Além de tudo acho que se começarmos o campeonato com a massa adepta a assobiar e a criticar o treinador apenas se estará a dar trunfos aos adversários. Criticar sim mas objectiva e construtivamente em prol do FCPorto e não para vingar ódios pessoais contra o treinador.

17 comentários:

  1. Apoio 1000 % este artigo , acho que virou moda dizer mal do Adriaanse, ainda por cima quando se critica só por criticar, e nunca para construir, Adriaanse tem sido um HOMEM em dar peito às balas, algumas delas vindas da direcção que o queriam fora do FCP( não é Tio Reinaldo ? )e se não fosse Pinto da Costa e Antero Henriques o ano passado era a repetição da vergonha do ano do DelNeri-Fernandez-Couceiro.
    Chamem-me fanático, chamem-me irrealista mas para mim o melhor treinador do mundo e aquele que merece todo o meu apoio é o do meu clube, seja ele Adriaanse, Mourinho, Robson, Joaquim Bastinhas, ou Manel Virgolino.
    Essas pessoas que o criticam são as 1ªs quando o FCP ganha a gozar os amigos dos outros clubes cheios de peito.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o PC não deixa o CO contratar os jogadores que quer, senão teríamos uma equipa de Sonkayas e Tarik´s.

    ResponderEliminar
  3. Um muito bom treinador para o nosso FCP: Josè Peseiro! Tenho dito!

    ResponderEliminar
  4. Vejam bem, até com amadores sofremos 2 golos, isto está muito bom mesmo. Abram o olho até à pestana. FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. anonimo das 21:39 e que tal: com este treinador até o campeonato e a taça ganhamos.

    Ao anónimo das 21:33: não me parece, mas ao menos deste a tua opinião sobre uma alternativa válida para ti.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mentira: não conhecia o vieirinha que treina no campo ao lado todos os dias...?
    Escândalo: o atestado de incompetência que passou a toda a linha avançada - ele acha que o Hesselink ia marcar 6 golos ao inter e ao manchester?
    Alternativa: humberto coelho, martin o'neil, vanderley luxemburgo, manuel josé, vítor pontes...

    Mas agora já renovou e é este o treinador do maior clube do mundo - é só ensinar-lhe que isto não é o AZ e que na champs é mais importante uma defesa inviolável do que tudo ao ataque...
    Ainda é cedo e há tempo para organizar a equipa para a Europa. Para o campeonato acho que chega, mesmo sem avançado.
    Abçs

    ResponderEliminar
  7. Zirtaev, uma vez mais parabéns pelo excelente post. Concordo com o Menphis_Child: para mim o treinador do grande e mágico Porto é o que merece o meu apoio. Não sou adepto de tiros no pé.

    Os que diziam que Pepe, Bosingwa e Meireles não tinham categoria para jogar no Porto são os mesmos que como alternativa a Adriaanse propõem Manuel José, Peseiro, Pontes, Brito, Humberto Coelho... dá para acreditar?

    A verdade é que alguns companheiros de bancada poderão, não duvido, ser portistas, mas nunca serão adeptos. O adepto (como diria o inglês, os supporters), são quem apoia. Esses não apoiam nada. Nem a direcção, nem o treinador, nem os jogadores.

    Não se pede que, como em Inglaterra, continuem a apoiar o clube quando este está a perder por três a zero. Pede-se, diria eu, um amor ao clube que não se limita ao gozo pelas glórias do passado. Quem se limita ao passado nada arrisca. O passado está garantido. Arrisco eu, no Dragão, ao arriscar o meu apoio a esta equipa, a estes jovens, que tenho visto crescer.

    PS. Amigos, é verdade.
    Todo um património foi investido em jogadores, e grande parte das contratações foram falhadas. Nem acreditei quando PdC foi buscar o Postiga - até o Mourinho o tinha dispensado - por uma fortuna mais Pedro Mendes. Se é verdade que o dinheiro não foi aplicado para abater ao passivo (ainda bem, talvez, porque há vontade de mais vitórias) também é verdade que, contas feitas, alguns investimentos foram bons. Quanto vale Lucho, Anderson, Pepe, Quaresma??

    Parece-me que fomos "novos ricos" durante uns tempos. Também já me disseram que o FCPorto é melhor quando há menos dinheiro.

    Agora que a força inexorável da realidade dos números se abateu sobre o nosso clube, o que verdadeiramente interessa é...

    (amigos, todos juntos, Superdragões, colectivo, tribunal, sócios - 100.000!!!, simpatizantes):

    Allez, vamos ser campeões, vamos mais longe na Champions, Viva o nosso grande Futebol Clube do Porto, nosso orgulho!

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  8. Co Adriaanse tem pouca fé na vinda de um reforço para a linha da frente do F. C. Porto. Ontem, após o último jogo na Holanda (vitória por 5-2), o treinador apresentou-se mais ou menos conformado com a hipótese da SAD não lhe oferecer a prenda mais desejada - um ponta-de-lança - e, resignado, diz ter que trabalhar com as actuais opções.

    O holandês também explicou que a ida do director-geral para o futebol, Antero Henrique, ao Brasil, não tem a ver com o assunto aquisições, mas sim para trabalhar na área da formação. Apesar da diminuta esperança de Co Adriaanse, o JN apurou que, no decorrer desta semana, poderá chegar um dianteiro para os dragões.

    "Antero Henrique não foi ao Brasil para tratar da aquisição de um avançado. A sua viagem tem a ver com o desenvolvimento de um programa, na área jovem". Assim se explicou o treinador do F. C. Porto, dando conta de um protocolo que os azuis e brancos estão a estabelecer em terras brasileiras. Sobre o tema transferências, afirmou estar "a perder a esperança na vinda dum avançado". Também disse que, nestas circunstâncias, tem que se limitar a "trabalhar com os jogadores que estão".
    in JN

    ResponderEliminar
  9. Apontado como uma das grandes promessas do futebol sul-americano, Wason Rentería é o alvo principal do FC Porto para solucionar o problema mais que detectado por Adriaanse no ataque azul e branco. A presença no Brasil do director-geral da SAD portista, Antero Henrique, é principalmente explicada pela abordagem do campeão português ao jogador, ao empresário Jorge Machado, detentor de 50 por cento do passe do colombiano, e ao Internacional, que possui a outra metade dos direitos desportivos do futebolista.

    A viagem de Antero Henrique passa, também, por conhecer instalações do Corinthians Alagoano, um dos clubes com boas credenciais na descoberta de novos talentos. Mas é a intenção de assegurar os serviços do internacional colombiano que preenche quase na totalidade a agenda de trabalhos do responsável azul e branco. Isto, depois de, recentemente, um emissário dos dragões ter desbravado terreno para a transferência de Rentería para a Invicta.
    in A Bola

    ResponderEliminar
  10. Renteria pertence ao MSI?


    Rentería fue adquirido por el grupo MSI

    El delantero colombiano Wason Rentería, fue adquirido por el grupo empresarial MSI que lidera el iraní Kia Joorabchian, quien tiene conexiones con el magnate ruso Roman Abramovich, dueño de Chelsea de Inglaterra.

    12/JUL/2005 -Rentería, quien participa con la selección de su país en la Copa Oro que se juega en Estados Unidos y pertenecía al modesto equipo Boyacá Chicó de la Primera División en su país, será transferido a un conjunto internacional cuyo nombre no fue dado a conocer.

    El grupo MSI adquirió en el pasado los pases de jugadores como los argentinos Carlos Tevez, Javier Mascherano, Lisandro López y Luis González.

    La venta de los derechos del hábil jugador colombiano fue confirmada por el presidente de Boyacá Chicó y representante de Rentería, Eduardo Pimentel, en diálogo con medios locales.

    El delantero tuvo una destacada actuación en el pasado campeonato Sudamericano Juvenil y actualmente alterna en la selección colombiana que disputa la Copa Oro.

    "Estoy muy contento con la venta. Yo creo que me merecía eso y ahora que se me presenta la oportunidad voy a asumirla con total responsabilidad", dijo el deportista en diálogo con la radio Caracol.

    Agregó que desconoce en qué equipo podría jugar este semestre, pero afirmó que trabajará duro para algún día llegar a Europa que es su gran sueño profesional.

    "Hasta donde sé podría ir a Corinthians (de Brasil), pero tengo que terminar con la selección y reunirme con los dueños de mi pase para conocer mi destino", dijo Rentería.

    El jugador estuvo a punto de pasar a Atlético Nacional de Medellín, pero el equipo colombiano sólo compraba parte de los derechos deportivos del jugador, mientras que MSI adquirió la totalidad del pase.

    Eduardo Pimentel se resistió a entregar la cifra de la transacción, pero periodistas de la cadena radial RCN indicaron que el delantero, nacido hace 20 años en el oeste departamento de Chocó, fue vendido en dos millones de dólares.

    ResponderEliminar
  11. o q acho é q se deverá apostar mais no lisandro lopez e vir chorar menos para as conferencias de imprensa , situação q só prejudica os jogadores q se sentem algo subvalorizados...e aí se calhar um possivel black out (q n aprovo)até ajudará o porto, uma vez q mister CO, q tem os seus méritos, fechará a boca pq o defeito principal dele é mesmo falar demais...

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. ora então aí estão umas perguntinhas muito bem feitas... e as respostas fazem muito boa gente pensar... já agora, só mais uma:

    qual o treinador que depois de sofrer um atentado terrorista que coloca em perigo a sua própria vida continua o seu trabalho e faz a "dobradinha"?????




    pois... deixem o homem trabalhar e qdo os resultados "a sério" começarem a fazer efeito a gente conversa :)

    ResponderEliminar
  14. A caça às bruxas do camarada ladylover não me afecta - tem razão, criticar é muito fácil, sobretudo criticar as alternativas de quem as sugere e depois não avançar alternativa nenhuma. "Supporters" do Porto sempre, de alguns treinadores nem sempre... há os cegos que dizem que sim a tudo e acham que por ter ganho uma dobradinha contra a miséria que estavam as equipas de Lisboa no ano passado tem folga para errar; e depois há os exigentes que querem sempre mais e melhor e que fizeram do Porto o melhor clube do mundo. Não sendo o melhor treinador, é o nosso e está condenado a ser campeão, mas quando diz que não conhece o vieirinha ou se põe a chorar em público (são os jornalistas que lhe vão oferecer um avançado??) ou se põe com ideias peregrinas de jogar com 3 defesas contra inter e manchester, tem que levar na cabeça.
    Mai nada!

    o avançado tá a caminho, falta o defesa

    ResponderEliminar
  15. Segundo os media da Holanda, Co Adriaanse e a sua equipa demitiram-se do comando técnico do FC Porto. A notícia carece ainda de confirmação por parte do clube.

    In RR

    Será verdade?

    ResponderEliminar
  16. Tripamoura deves estar contente. Mais um ano com 3 treinadores ou mais já que os adeptos são muito "exigentes" é assim que eles fazem crescer o FCPorto como fizeram à 2 anos. É pena o FCPorto ter-se tornado no que se tornou, se calhar por estes adeptos "exigentes".

    Um abraço.
    PS: Estou F O D I D O

    ResponderEliminar
  17. Pronto... parece que é verdade. Mandaram-no calar e zangou-se... não sei se ria se chore, mas pelo menos já não tenho que desculpar as burrices ocasionais do homem.
    Já que a SAD tá no Brasil podia trazer de lá o Wanderley Luxemburgo que tem fama de ser tipo-mourinho e como falhou no Real pode querer voltar à europa provar que vale alguma coisa...

    ResponderEliminar