28 agosto 2006

Reforços? Quais? Com maior urgência para que posição?

O FCPorto vai em breve mudar o seu sistema táctico. Jesualdo Ferreira não dará continuidade ao sistema com que a equipe jogou na passada sexta-feira. Mas isso implicará que algumas posições já de si pouco fortes tenham de ser reforçadas.

Já circula pelos “média” que a primeira exigência do professor terá sido um defesa direito. Com Bosingwa como único “defesa direito” da equipa, trata-se de uma exigência mais que obvia. Com certeza as suas exigências, e dado o seu conhecimento no mercado português, não serão de um valor de fora da órbita terrestre.

Mas se analisar-mos o plantel e as graves lesões que o assolam não será nada descabido pensar-se noutros reforços para outras posições. Sem Pedro Emanuel e João Paulo o sector central da defesa fica, e para um sistema de dois centrais, consideravelmente com fraca concorrência. Na esquerda da defesa Marek Cech luta por um lugar com Esequias?! Diogo Valente?! Ou será César Peixoto, que além de estar lesionado não é defesa esquerdo de raiz, assim como Diogo Valente.

Em resumo precisaríamos de um bom jogador, pelo menos, para cada posição da defesa. Não vou dar palpites sobre que jogadores poderíamos conseguir no nosso mercado pois não tenho conhecimento de causa para isso. Deixo essa tarefa para os visitantes deste blog.

Depois temos a “velha” questão do ponta-de-lança. Hesselink era o pretendido, por causa dele terá saído o treinador. Era caro, aliás caro demais. Não veio, ainda bem. Mas não deixou de continuar a existir o problema. Postiga não acho que seja ponta-de-lança para o FCPorto, para mim não seria opção, apesar do balúrdio que custou. Sokota, bem, sem comentários. Bruno Moraes estava a ser a minha grande esperança, mas voltou ao normal. Resta-nos Adriano que por mais que o queiram dizer não é o “verdadeiro” e Lisandro Lopes. Apesar do problema persistir, Lisandro Lopes, dá-me muita confiança e seria para mim a grande aposta na frente logo a seguir a Adriano ou com Adriano. A maior questão é se chegariam para a “Champions”

Veremos o que acontece até ao fecho do mercado de transferências. Entretanto, na barra lateral do blog na “opinião da bancada”, coloquei a pergunta sobre qual a posição em que necessitamos de reforços com maior urgência.

PS: O Jardel já facturou. Espero, como grande fã que sempre fui dele, que se dê bem em Aveiro e que ganhe juízo de vez.

20 comentários:

  1. BoAs ZiRtAeV...
    Sobre este tema, importa-me dizer que quanto a mim, as nossas carências são:
    Defesa Direito - Se Zorro, quanto a mim é mto opção; pelo menos, é de "raiz";
    Central - Só temos 2 (Super Pepe e Pedro Emanuel)... ouvi dizer, li que... Enarkharire quer sair de Moscovo... despachem-se e vão buscá-lo rapidamente. Ficava mais que solucionado este problema.
    Ponta de Lança - Até Dezembro, deixava estar assim... e se resultar e cumprir com juízo até lá, Jardigol para o Dragão!!!... se não mostrar assim tanto, arranjem um outro qualquer "matador", barato e bom, preferencialmente.
    AkELe aBrAÇo
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev, hoje o Jornal Ojogo dá conta do interesse do Porto no lateral direito Marc André Zoro do MEssina. Quanto a mim, que acompanhei a CAN 2006, onde o Zoro foi titular, creio que se matava 2 coelhos de uma cajadada, porque este gaijo tem um físico incrível e dá garantias a central. E penso que é praticamente isso que nos falta: 1 lateral direito e 1 defesa central. Para defesa esquerdo não me preocupo porque apesar de o Cech não dar garantias a 100%, penso que o homem pode vir a melhorar e, quando ele falhar, desvia-se o Ricardo Costa para a esquerda que há Pepe e Zoro no meio (ou Bruno Alves). No entanto, mais vale prevenir que remediar, e acho que o Jesualdo vai mesmo tapar os buracos da defesa, que ficou vulnerável depois das lesões quer do João Paulo, quer do Pedro Emanuel.
    Quanto ao resto do plantel, avançados até há a mais. Se o Porto vai jogar em 4-3-3 ou 3-4-3, para que são precisos 5 avançados??? Postiga, Adriano, Lisandro, Bruno Moraes e Sokota? Pelo menos 2 deles deveriam sair, sendo que, para mim, Sokota já deve ter guia de marcha.
    COncordo com o BlueBoy, Enakharire está na lista de dispensas do Dínamo Moscovo, é uma boa opção, pois também pode fazer o lado esquerdo da defesa! Depois de Enakharire e Zoro, creio que também há um jogador que poderia entrar nas cogitações do FCP para defesa central: chama-se Iván Helguera, está encostado no Real Madrid e há quem fale que vai para o Fenerbahçe por uma pechincha (2 milhões de euros).

    ResponderEliminar
  3. Reamente o Marc Zoro parece-me que seria uma boa aquisição,no entanto existem no mercado nacional outras alternativas interessantes como por exemplo Briguel ou Miguel Garcia.

    O Briguel pode jogar em qualquer posição da defesa enquanto que o Miguel Garcia não é primeira opção para Paulo Bento e como nós temos o César Peixoto encostado mas a receber um bom ordenado poderia-se tentar efectuar uma troca com o Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Concordo que é preciso retocar o plantel no sector defensivo e que precisamos de uma boa alternativa a Bosingwa,no entanto é preciso também ter em atenção o elevado número de jogadores que o plantel já tem e a delicada situação financeira da SAD.

    Por isso acho que em primeiro lugar a SAD deveria emprestar ou vender alguns jogadores para diminuir os encargos e ter capacidade financeira para comprar alguém.

    ResponderEliminar
  5. Ninja, tal como tu disseste e eu já tinha dito, o Porto antes de se reforçar terá forçosamente que fazer algumas dispensas. Parece-me que o Sokota não cabe no plantel e pode abrir uma vaga, caso o Porto pretira a sua inscrição em detrimento de alguns reforços. Parece-me também evidente que o Diogo Valente pode ter guia de marcha um empréstimo assim a um clube médio da Liga Bwin.
    Quanto a reforços, continuo a achar que um lateral direito e um central são prioridades (caso Zoro venha faz essas duas posições e o Porto escusa de «matar» duas inscrições) e, caso Ezequias seja dispensado, é necessário um lateral esquerdo.
    Quanto ao teu posto Ninja, Miguel Garcia e Briguel não são alternativas fiáveis. Quer um, quer outro são agora suplentes. Briguel perdeu o lugar para Evaldo na esquerda e para Zé Gomes na direita, e, sinceramente, Miguel Garcia é muito fraco. Nem no Paços de Ferreira tiraria o lugar a Mangualde ou a Freddy!
    Confio plenamente nos nossos observadores de mercado. Zoro foi uma agradável menção e caso se venha a concretizar a transferência é uma boa jogada negocial. A ver vamos o que o futuro nos reserva. Até 31 de Agosto tudo pode acontecer.

    ResponderEliminar
  6. Tal como eu esperava, o jornal OJogo hoje reproduz declarações do Zoro e era o que eu já estava à espera. Afirma que o Porto é um clube muito prestigiado, que lhe daria uma outra visibilidade e que apesar de aguardar um telefonema já se sente como um jogador do Porto, tal a admiração que nutre pelo clube, especialmente quando por cá andava o Benny McCarthy. Aqui estão algumas declarações, citando OJogo:

    “O presidente do Messina disse-me que o FC Porto está interessado na minha contratação e que esse desejo é muito forte, até porque estiveram aqui duas pessoas do clube a assistir à partida que realizámos com a Lázio. Ainda ninguém ligado ao FC Porto falou directamente comigo, mas espero que esta situação se resolva rapidamente”

    “O FC Porto é um grande clube, que tem muito prestígio na Europa, e que se encontra entre os melhores do Mundo por tudo o que tem conquistado nos últimos anos. Para além disso, está sempre presente na Liga dos Campeões, o que pode ser uma excelente oportunidade para me mostrar ao mais alto nível. Jogar num clube como o FC Porto é a concretização de um sonho e espero que esta oportunidade acabe por se confirmar”.

    “Ultimamente tenho sido mais utilizado como defesa-direito, até porque também gosto de subir no terreno para cruzar. Mas sou capaz de fazer os dois lugares sem grandes problemas. Tudo depende dos treinadores”.

    “Estou preparado para assinar pelo FC Porto. Aguardo um telefonema a qualquer momento.”

    Teremos reforço?
    Será que temos reforço????

    ResponderEliminar
  7. Parece-me obvia a necessidade de reforçar a defesa.. o plantel foi construido para o 3x4x3 e a passagem para o 4x3x3 origina a necessidade de refazr algumas escolhas. É necessária uma alternativa a Boswingwa.. Zoro pode ser uma boa opção.. Na esquerda Ezequias ainda não convenceu mas será uma má opção dispensa-lo para depois contratar outro desfesa esquerdo (e estamos a poucos dias do fecho das inscrições).
    No centro da defesa depois da lesão de Pedro Emanuel é urgente reforçar o sector. Bruno Alves não é alternativa e João Paulo está lesionado também (e ainda que não estivesse o FC Porto precisa de um central que não seja expulso de cada vez que jogo! tb se aplica a Bruno Alves!). Enakahire seria um excelente reforço, agora que saiu de Moscovo.

    No meio campo, há jogadores a mais... por exemplo Diogo valente não parece caber no plantel..
    No ataque há excesso de quantidade mas défice de qualidade...Sokota não é solução e não sei o k ainda está a fazer no clube..Bruno Moraes continua perseguido pelas lesões e não parece que irá recuperar a 100% tão cedo. O regresso de Postiga ajuda mas ainda assim falta um ponta de lança de qualidade, um goleador. No entanto há que ser realista e pelo menos até Dezembro não se justifica ir ao mercado para esta posição, a quantidade dos elementos e a situação económica da SAD a isso obrigam!

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar
  8. Blue Boy o Enakarhire não quer sair, o panorama é melhor que isso, o Dínamo é que o quer dispensar...

    ResponderEliminar
  9. Amigo Portista
    o blog www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt mudou de visual visita e deixa a tua opinião!!

    ResponderEliminar
  10. com um pouco de sorte temos o jardel em janeiro:)

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. ke dizem a... Toni do EAmadora para defesa direito?... Se é barato e bom ke a SAD quer... num é preciso ir mais longe.
    Que acham?
    aKeLe aBrAço
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. BlueBoy o Tony pode ser uma alternativa, mas neste momento deve estar lá para o meio da lista. Para já está aos 26 anos no Estrela da Amadora, sendo que nos últimos anos jogou no Chaves. Eu pessoalmente gosto dele, seguro a defender, ataca bem, mas é um bocado tolinho e tem-se mostrado incosistente. Deia masé ver se o Zoro vem mesmo e depois partir para outros alvos.

    ResponderEliminar
  14. Bem, pelos vistos o Zoro foi descartado... Azar, eu pessoalmente gostava que ele viesse para o Porto, não só por ser polivalente, mas também por ser novo, ambicioso e ter bons atributos técnicos. No entanto, o Porto quer mesmo um lateral direito e hoje mesmo já se avança com o nome de Christian Alvarez, lateral direito internacional chileno de 23 anos, que joga no River Plate. Actualmente, Alvarez tem estado tapado por Ferrari, a mais recente promessa argentina.

    ResponderEliminar
  15. O Messina pedia qualquer coisa como um milhão de euros por Zoro, números aparentemente incomportáveis para o campeão nacional.
    In O Jogo de 30/08/2006

    Pedroz dado que a SAD parece não ter capacidade financeira para pagar um milhão de euros por Zoro acho que a melhor opção seria tentar vender alguém para depois investir seriamente numa boa aquisição.

    Porque se a SAD for emprestar mais jogadores a clubes médios portugueses quase com toda a certeza irá continuar a suportar na totalidade os salários desses jogadores e as despesas não vão diminuir nem a situação financeira da SAD irá melhorar.

    Por isso tendo em atenção o plantel acho que Tarik que pode ter mercado na Holanda poderia ser vendido dado que ninguém parece interessado em César Peixoto,Alan ou Sokota e por outro lado se queremos efectuar uma boa campanha europeia esta temporada é fundamental segurar Quaresma,Pepe e Lucho.

    ResponderEliminar
  16. Podem saber mais de Alvarez em
    http://www.cristianalvarez.cl

    ResponderEliminar
  17. É incomportável o caralho. O Porto não quer é comprar já o jogador, quer por empréstimo um ano e depois é que comprava ou não. Só que o Messina só tem o Zoro por mais um ano e não quer emprestar e por isso torna-se «incomportável». Vamos a ver se vem este Alvarez...

    Quanto a vendas, Tarik agora não deve sair, pois ninguém dá 1 milhão por aquele manco; ninguém dá 10€ pelo Sokota e o Alan nem o Marítimo o quer de volta! Temos que nos desunhar com o que temos!

    ResponderEliminar
  18. Entretanto o Enakarhire foi emprestado pelo Dinamo de Moscovo ao Bordeus.

    ResponderEliminar
  19. No meio disto tudo o que chateia é a falta de capacidade que a SAD revela para resolver a sua delicada situação financeira.

    Ou seja neste momento o F.C.Porto tem demasiados jogadores nos seus quadros e talvez administradores demasiado bem pagos.

    Aliás seria óptimo que a maior parte do salário dos administradores da SAD tal como já acontece em várias empresas fosse variável ou seja tivesse dependente dos resultados obtidos em termos financeiros no final da época.

    ResponderEliminar
  20. Para consumo interno temos equipa que chega e sobra.
    Para consumo externo continuo a pensar que precisamos de um avançado(ponta-de-lança) de qualidade superior.

    ResponderEliminar