12 fevereiro 2007

As falsidades em torno de Quaresma

«Como justificar o inexplicável? Como conceber que um desatino origine assobios para o ar e alarvidades? Quem explica aos portistas o rol de inverdades que inundaram os jornais nos últimos dias? É desta forma que se cativa adeptos para o futebol? Os factos que se seguem ajudam-nos a perceber que não. Este é, seguramente, o caminho errado.

«Não percebi porque Quaresma foi expulso em Leiria. Com a liberdade com que assinalei durante alguns anos os benefícios arbitrais ao F.C. Porto, também digo: parece-me – parece-me... – que os árbitros, agora, na dúvida são logo contra. E não têm de ser. Só têm de ser honestos.» João Marcelino, Record Dez, 3 de Fevereiro de 2007

O actual director do Correio da Manhã, ex-director do Record, como o próprio assinala, passou anos num zelo exaustivo em relação ao F.C. Porto. Neste sentido, estas suas palavras só podem ser analisadas à luz do incómodo provocado pelo tratamento discricionário e injusto de que os azuis e brancos têm sido alvo.

Esta inquietação tem ainda maior impacto em todos os portistas, especialmente depois de analisadas as imagens do U. Leiria-F.C. Porto e após a leitura do acórdão da Comissão Disciplinar da LPFP e consequentes reflexos na Comunicação Social.

A CD decidiu única e exclusivamente com base na descrição da equipa de arbitragem no relatório do jogo em questão e não visionou nem irá visionar as imagens televisivas do lance em causa. Primeira conclusão óbvia: na realidade, a CD mandou Quaresma para a bancada durante dois jogos, mas nunca viu o lance que ajuizou.

Mas há mais. No relatório que redigiu na sequência da partida, o árbitro Elmano Santos diz que Quaresma teve uma «conduta violenta para com o adversário». Em momento algum utiliza a palavra agressão. Mesmo assim, a CD que, recorde-se, não viu as imagens da jogada, não aceita que o lance em discussão possa ser qualificado como «prática de jogo violento» e assume que «não há qualquer dúvida» de que se tratou de «agressão».

É esta estranha contradição que vai roubar ao futebol português uma das suas principais estrelas, um dos atletas que pode contribuir para aumentar as assistências nos estádios e reforçar o impacto desta modalidade.

Não será, por conseguinte, com incongruências, falsidades e desatinos jurídicos que se preencherá bancadas. Assim que o recurso de Quaresma foi indeferido, os jornais noticiaram que a CD considerou «irrevogável a definição dada pelo árbitro ao lance com Tixier: agressão». Nada mais falso. A qualificação de agressão foi determinada única e exclusivamente pela CD, pois, relembre-se, o árbitro não se referiu a qualquer «agressão».

O acórdão diz ainda que «o F.C. Porto alegou que a descrição do comportamento do jogador Ricardo Quaresma pela equipa de arbitragem não foi correcta». Novamente, sem explicação plausível, os critérios de verdade parecem não nortear a deliberação da CD. Na verdade, o F.C. Porto jamais alegou que o relatório do árbitro não era correcto. Ao invés, aceitou expressamente a descrição de Elmano Santos.

O F.C. Porto, importa também esclarecer, não culpa a CD pela qualidade dos regulamentos actuais. Lamentável é que a CD se escude nas leis que não desenhou e depois as interprete sem sustentação normativa. Exemplo evidente: a moldura de uma pena de agressão tem um mínimo de um jogo de suspensão e um máximo de cinco. Para a CD, todavia, o enquadramento penal mínimo é de duas partidas. É uma interpretação própria dos regulamentos que fere um princípio básico: os regulamentos só podem ser alterados pelos clubes em sede de Assembleia Geral.

Neste caso, inclusive, a CD julgou em causa própria. Efectivamente, a reclamação que o jogador apresentou na LPFP foi decidida por três membros da CD, sendo que dois deles são precisamente os mesmos que antes aplicaram a sanção a Quaresma.

Na pendência do recurso, desafiamos a CD a esclarecer:

1 - Por que é que assumiu um enquadramento legal mínimo superior ao que se encontra regulamentado (art. 120, n.º 1, alínea b) do RD da LPFP);

2 – E por que é que a primeira decisão foi tomada por dois membros da comissão, quando o regulamento diz que deve ser deliberada apenas por um e posteriormente decidido o respectivo recurso pelo plenário, que é constituído por cinco (art. 189, n.º 1 do RD da LPFP).

Sendo certo que o recurso foi decidido em plenário com o número mínimo de três membros, nos quais se incluíam os dois que aplicaram o castigo, alguém espera que estes dois reapreciem ou alterem a decisão tomada escassos dias antes? Onde cabem, perante isto, as preocupações legalistas da CD? Ou será que quando as disposições regulamentares não lhe agradam, decide, pura e simplesmente, criar uma interpretação própria?

Os destemperos sucedem-se e não podem passar em claro. O acórdão que aqui se discute relata que o «reclamante alega que o atleta Nuno Gomes cometeu “agressão”». Verdade novamente para canto... Nunca o atleta Quaresma ou o F.C. Porto alegaram tal coisa na reclamação apresentada. O que o reclamante lembrou foi que Nuno Gomes protagonizou «um lance de conduta muito violenta» e apenas o fez para provar que a CD considerou «prática de jogo violento» diversos lances de violência extrema, incluindo o supracitado.

As posições da CD provocam dois tipos de estranheza que os portistas, seguramente, saberão interpretar. É de lamentar a pena aplicada a Quaresma e a sua sustentação, mas é ainda mais reprovável a abusiva atribuição de pretensas alegações ao F.C. Porto.»

In www.fcporto.pt

29 comentários:

  1. Estas coisas sao muito bonitas nos sites do clube e respectivos blogs, mas...e que tal em conferencia de imprensa? sim, na televisao! Para toda a gente ver e ouvir. So quando as coisas tomam a dimensao de escandalo nacional eh que sao tratadas com a devida importancia. Acredito que 95% da populacao nacional ta-se a borrifar para o que vem escrito no site do Fc Porto, mas televisao toda a gente ve. O nosso povinho tem de levar com estas merdas eh na cara, que eh para verem que os corruptos nao somos nos. Continua-me a incanitar o silencio por parte da SAD. Espero mesmo que andem a preparar uma das boas...das muito boas. Allez Porto Allez.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, em parte, com o Miguel Vareta, o FCP deveria fazer uma conferência de imprensa a relatar os casos, ir mais para os jornais e para a TV.

    Agora, os blogs já têm muitas força,não é à toa que a revista " Time" fizeram que a personalidade do ano de 2006 fosse " nós ", aqueles que temos blogs e que podem mudar o mundo, ou a visão que temos dele.

    Um dos objectivos dos blogs, tenho a certeza que este também tem, é de abrir os olhos e as mentalidades das pessoas expondo os casos para que não se esqueçam das injustiças que o nosso clube está a ser alvo.

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou dos que entendem que o FC Porto deve reagir na praça pública.
    O problema é que a imagem do nosso Presidente já não colhe junto da generalidade da opinião pública. Se eu quando vejo o Luís Filipe Vieira ou o José Veiga na televisão mudo de canal, também tenho de admitir que outros o façam com o Pinto da Costa. Quanto aos outros membros da SAD (tirando talvez o Fernando Gomes), quem os conhece ou lhes dá crédito?
    Penso que entramos numa espiral donde dificelmente saíremos neste domínio.
    Resta que desportivamente consigamos dar a volta, mas para isso vamos precisar de voltar a ter jogadores da fibra dos que com o Pedroto permitiram que se começasse a ganhar novamente títulos. Isto é, têm de ser jogadores que sintam mesmo o peso daquela camisola...

    ResponderEliminar
  4. Precisamos de uma nova imagem na liderança.

    A história do "apito dourado" que devia ser encarnado, vai tomar proporções ainda maiores. Se nessa altura não tivermos uma imagem credível aos olhos da opinião pública para defender a instituição, que nos restará? Morrer orgulhosamente sós?

    Precisamos de uma figura na presidência do clube que nos afaste o mais possivel das trapalhadas que alguns decidiram fazer. Para além que nenhum adepto do FCP poderá compactuar com o que terá acontecido nos últimos anos. Não tinhamos necessidade de andar a oferecer fruta. Só teriamos de ganhar. É evidente que o Pinto da Costa vai ser penalizado com estas histórias, e nós vamos deixar o FCP cair com ele?

    Só um FC Porto forte e "saudável" poderá ajudar aquele que já foi o melhor presidente desportivo do mundo. Foi, porque terá que passar para a galeria dos notáveis.

    Não quero Ant. Oliveira
    Não quero F. Gomes
    Nem tão pouco Reinaldo Teles.

    Quem sabe, um Rui Moreira acompanhado de J.Costa e Baía. Mantendo Jesualdo até algum dos veteranos do passado recente do clube poder assumir o cargo de treinador.

    J.Costa,Rui Barros, Domingos...


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  5. Eu tb concordo que o silêncio ruidoso (como lhe chama o Rascord hoje) da SAD e principalmente do PdC tem vindo a fragilizar a equipa, os adeptos e acima de tudo o clube. E estes artigos do site oficial, que tem sido as únicas excepções ao silêncio, não chegam para nada.

    Mas Teixeira, daí vir logo concluir que o FCPorto nos últimos anos andou na oferecer fruta... Estás a cair no erro dos anti-porto. Para já está tudo na justiça e vamos acreditar que tudo se vai resolver, sendo apurada a verdade e sobre esse assunto ninguém ainda pode concluir nada. Por favor não caiam tb os portistas no erro de julgar na praça pública, aí sim perderemos a credibilidade e fazemos o jogo dos adversários.

    De qq das formas o que o texto demonstra é uma clara dualidade de critérios a que infelizmente nos vamos habituando sem que o FCPorto faça nada de importante para travar. O silêncio de PdC só vai dando mais razão a quem o tenta denegrir, pondo até portistas a pensar como os anti-porto.

    Seja estratégico ou não o silêncio, o que é certo é que nada se tem feito de relevante e as eleições estão aí à porta. Esperemos que PdC decida mesmo o melhor para o clube e pense bem a sua posição. Se não tem condições para representar e defender condignamente o FCPorto...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Há muito que digo... este 'silêncio' já mete nojo!
    Todos os dias são noticias, são calúnias, são ataques, são falsidades... e ninguém, além de nós (que o fazemos desinteressadamente e sem qq interesse, que não o da nossa paixão), defende o FC Porto!! Ninguém!!!
    Tenho pena, muita pena... mas cada vez mais me convenço que se nos afiguram tempo dificeis... e não me venham com essa 'cassete já rompida' de que o melhor que o PdC faz é estar calado!!
    Quem cala, consente, como tal...
    Quer-me parece que um dia destes, a manter-se este estado de coisa... ainda vamos todos ter de dar razão ao MST numa das suas últimas crónicas... "demitia-me".
    A ver vamos...
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Hoje vim almoçar a casa e vi assim num rapido a tertulia cor de rosa do programa fatima, na Sic...

    Qual o meu espanto, que esse programa está a oferecer o livro Golpe de Estádio aos concorrentes la da arvore das patacas!!!!!!!!!!

    Na tertulia, falaram de Carolina que foi vista com Joao Malheiro na noite de Coimbra e denegriram mais uma vez a imagem do presidente do Porto.

    Afinal, começo a perceber o resultado de alguns almoços que se vao fazendo por aí...

    É triste mas é assim!

    Abraço a todos

    PS: Será que estas pessoas sabem que foi Mr King?

    ResponderEliminar
  8. O que eu sei, meus caros amigos, é que vamos continuar a assistir a fugas de informação selectivas.

    E com a Comunicação Social a reflectir aquilo que mais convém no momento. Não sei se repararam, mas na SIC (a propósito dos tais 25.000,00€ para um jogador do Leiria) trataram de colocar no ar umas imagens das quais qualquer pessoa tira uma conclusão: foi o Helton.

    A isto chama-se "assassinar selectivamente" uma pessoa ou uma instituição, sem que a mesma possa fazer o que quer que seja.

    No caso do Apito Dourado, eu sou dos que pensam que se tudo fosse investigado ia haver muita gente entalada. E também não ponho as mãos no fogo por alguns dos nossos...

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev entendo perfeitamente que aches que os adeptos do FCP não podem cair no erro de subscrever as criticas dos nossos adversários, contudo se não tivermos consciência do que virá de negativo em relação ao apito dourado...

    É obvio que está tudo feito de forma a "entalar" o Pinto da Costa e o FCP. Temos que nos defender desses ataques. Mas não concordo que tapemos os olhos e consideremos que o nosso presidente é um anjo. Não foi (é) o único seguramente mas é tempo de pararmos com isto. A melhor forma de proteger o clube é assumir os erros evidentes que foram feitos.

    É claro que a imprensa, os rivais, os 6 milhões (bah), os árbitros etc, etc nos vão fazer a vida negra...

    Os benfiquistas então, os mais hipócritas sobre estas coisas da fruta também terão oportunidade de sentir a amargura da sua própria fruta. Eles mais que ninguém sabem destas podas. A justiça também chegará á 2ª circular. Não duvidem.

    E aí sim, com uma total regeneração do futebol português poderemos falar em ter um campeonato, ao nivel superior que tanto ambicionamos.

    A excelência no caso do FCP era conseguirmos fazer uma transição consensual e unida de interesses. E essa não acontecerá se continuarmos a enfiar a cabeça na areia...

    Ainda assim subscrevo a maioria das ideias do Zirtaev.


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  10. Acho que se repararem bem, o silêncio da SAD e sobretudo do Pinto da Costa, não vem de agora, nem do apito dourado. Já de há uns anos para cá, que se nota isso mesmo...Nada de entrevistas (1 ou 2 por ano), conferencia de imprensa, nada...apenas uns discursos nas casas do Porto que vão abrindo.

    Isto foi dito por muitos como sendo um passo para a perda da identidade bairrista do clube, uma vez que agora é uma SAD regida por outros interesses.

    A verdade é que isto está de facto a alterar a imagem do clube. A raça, o bairrismo "saudavel", a luta contra tudo e todos, a mistica! Estão a ser substituidas pelas pipocas, pelos jogadores jovens sul-americanos caidos de pára-quedas, pelos muitos empresários que gravitam a volta do Dragão (parece que agora já há um Argentino a substituir o Jorge Mendes...e curiosamente trouxe o Fucile, Mareque e Renteria...).

    Infelizmente, parece-me que este é o caminho que o clube está a tomar, independentemente dos apitos dourados e das carolinas...

    www.futebolar.com

    ResponderEliminar
  11. Amigo Teixeira, não adianta fazer o mea culpa quando, na mesma tónica, insiste na peregrina ideia de a imagem do clube ligada a PdC ter de ser mudada. Mas acha que sem PdC e o FC Porto a continuar a ganhar as coisas vão mudar?
    Em que planeta vive? Ainda não aprendeu, como o Blue Boy não aprendeu, a distinguir notícias de não-notícias? Sabe ler notícias como a manchete do CM de sábado que além de uma não-notícia tinha uma alusão ao FC Porto despropositada?
    Desculpe lá, não leve a mal, mas se os adeptos portistas não estão habituados a isto, se não sabem porque razão esta campanha está feita, se se preocupam que o Malheiro coma arroz carolino ao almoço ou filomenas de sobremesa ao jantar, se gostam de ser intoxicados por programas de nada e informação jornalística de coisa nenhuma - então ou deixam de ser portistas, para não se sentirem incomodados, ou deve aconselhar-se a que leiam coisas que valha a pena.
    Vejo sempre alguns preocupados com o que se escreve quando deviam, porventura, escrever para esses orgãos de comunicação social a censurar o mau e falso jornalismo que repetidamente se publica, dia sim dia sim, com eco nos palermas da tv que só amplificam as asneiras da Imprensa sem se darem ao trabalho de perceber o que dizem as alegadas notícias.
    Olhe, nem é só PdC o visado. Outro mau da fita é sempre atacado e ainda hoje Valentim Loureiro viu desmentida uma notícia da véspera do CM, uma notícia que nada tinha de relevante e era uma não-notícia, mas que algum chico-esperto que não dá a cara adulterou o texto do jornalista que assina a peça e quis entalar o major. Como devem adivinhar, a notícia falsa foi orelha do jornal (canto superior da 1ª página), mas o desmentido foi uma pequena caixa na secção de Desporto quando a matéria nem versava questões desportivas.
    A mim espanta-me, em resumo, que as pessoas comprem jornais que sabem trazer mentiras ou vejam as tv's que mais mentiras veiculam. E se forem todas, então mudem de canal no cabo.
    Se quiserem, portanto, indignem-se, não se resignem.
    A 1ª opção dá resultados. A 2ª não dá. É uma opção de vida.

    ResponderEliminar
  12. sinceramente, começo a ficar cansado de ver tanta merda em volta do meu FCPorto!!!! sim, eu sei que temos de estar sempre contra tudo e contra todos, orgulhosamente sós na nossa caminhada de conquista em conquista, mas cada vez mais sinto vergonha do país que temos, só neste paraíso de hipócritas, de aldrabões, de invejosos e alarves corruptos (basta ver o ranking em que estamos na corrupção e nos sistemas de cunhas) é que se passa estas merdas, não vejo nenhum frances a contestar a liderança e o dominio inequivoco do Lyon, nos ultimos 7 anos, nao vejo nenhum escoces a esmiuçar as vitorias repartidas entre Celtic e Rangers nas ultimas decadas (pelo menos...) nao assistimos a nenhum ingles a colocar em causa os anos a fio em que Ferguson e o seu ManUtd dominaram a premiere league... só neste país é que vejo isto, em mais lado nenhum... nem espaço à justiça dão para que ela funcione, violam segredos de justiça colocando em causa os próprios processos (podem ser anulados devido a essas violações, caso não saibam!!!!), não deixam que terminem as investigações... pressionam, pressionam, pressionam... querem a toda a força que o FCPorto seja condenado, não querem justiça, querem o FCPorto condenado, FODASSE!!!!! que desça de uma vez o FCP de divisao, e o boavista, e o sporting, e meia liga, desçam os que forem precisos para calar essa corja de lodosos dejectos de esgoto!!!! que os calem de uma vez e deixem jogar futebol, deixem que se decida os jogos nos 90 minutos dentro das 4 linhas...

    nunca ponderei tanto a minha retirada deste meio... enfim!!!! começo a estar, deveras, cansado!!!

    ResponderEliminar
  13. Caro Zé Luís,

    tenho-lhe a transmitir até porque não nos conhecemos de parte nenhuma, que sei pensar pela minha cabeça. Não sei do que está a falar quando me(?) pergunta em que planeta vivo. Não sei se é daqueles que no estádio do Dragão insiste em assobiar ou a fazer esvoaçar lindos lenços brancos. Eu não sou um desses, portanto sinto-me no total direito de expressar as minhas opiniões neste que é sem dúvida um blogue equilibrado e democrático.

    Parece que o amigo Zé Luís não quer entender que o tempo de Pinto da Costa já passou. Que a sua continuidade na presidência tem que ser questionada. E isto não quer dizer que se tenha deixado de respeitar o "grande presidente". É tão só uma opinião em que entendo que estes problemas que temos vivido nas ultimas semanas tem como causa efeito a ligação(?) ao apito dourado por parte de PDC. Culpado ou não, o FCP não pode estar na linha de fogo dos adversários. E olhe que eles existem e não vale a pena desligarmos a televisão ou deixar de comprar jornais...

    Antes pelo contrário, é ter a mente direccionada para o futuro. Encarar a mudança. Ela é premente.



    [[ ]]

    ResponderEliminar
  14. Amigo Teixeira, não assobio nem sequer uso lenços. Felizmente não me cai ranho e assoo o nariz de manhã na casa de banho e fico limpo o dia todo. Sou higiénico. Tanto sou que, em relação a PdC, nunca leu de mim qualquer referência ao presidente, nem boa nem má. E decerto não o conhece tão bem quanto eu, nem as histórias em que se envolveu e que a mim não me interessam minimamente. Também não voto ou deixo de votar nele. Mas tenho plena consciência que é a PdC que querem atingir na mira de enfraquecerem o FC Porto - a única entidade que me interessa salvaguardar.
    Lamento que em vez de reforçarem a razão do FC Porto neste texto respigado do site do clube, uma amostra em milhões de como o FC Porto é perseguido, se desviem as atenções para coisas paralelas. É esse o objectivo da campanha que quer denegrir o FC Porto.
    A mim incomoda-me os penáltis não marcados a favor do FC Porto e dei-me ao trabalho de esmiuçar quem é favorecido e quem é prejudicado. Incomoda-me a farsa contínua da CD da Liga onde só mudam as moscas como já escrevi há dias. Incomoda-me que os próprios adeptos não se façam sentir nos jogos de forma positiva e queiram, porventura os falsos adeptos, fazer a campanha alheia de afastar o presidente. Como sabemos que ninguém o tira de lá até ele decidir sair por si próprio, acho inútil perder tempo a falar disso.
    O Benfas não ganha nada, volta e meia um resultado negativo faz todos os seus adeptos porem em causa dirigentes, treinadores e jogadores, dizem mal do LFV mas enquanto ele atacar o FC Porto é um ícone encarnado. Imaginem se ele ganhasse o que ganhou PdC, goste-se dele ou não e eu sou isento e limpo de preconceitos sobre o presidente do FC Porto...
    Veja lá que o F. Santos já é atacado por meter o Marco Ferreira e o Beto que outros compraram, com outro treinador responsável e o inefável José Veiga único dirigente culpado das contratações maravilha. Mas os adeptos do Benfas, mesmo não suportando Veiga e até Vieira, incensam-nos nas vitórias e elas são bem menos do que as do FC Porto.
    Não sei se alcança o signficado de uma coisa ou de outra...

    ResponderEliminar
  15. Amigo Zé Luís,

    É obvio que entendo o significado do que quer dizer. a minha opinião não pretende ser incendiária. Tão só quero discutir.

    Entendo que devemos estar de facto unidos contra a campanha negativa que se faz sentir contra o FCP.Mas mais uma vez, porque raio discutir a culpa do PdC nesta fase da época há de ser tapada com uma peneira. Entendo q PdC n deve sair quando quiser mas sim quando os sócios o entenderem. Não será com essa forma déspota de ir a eleições que o clube crescerá.

    A mim não me interessa mais nada a não ser o FC Porto e não qualquer notavél. O FC Porto terá que evoluir para outra liderança simplesmente porque esta não está em condições de defender o clube.

    Apenas isso. E se não tem condições de o defender o que é que está então a fazer?

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde a todos

    Acham normal oferecer o livro Golpe de Estádio num programa que é lider de audiencias matinal?

    Nao acha estranho, isto acontecer depois de um certo almoço a 3?

    Se me sinto incomodado????

    MUIIIIITO!

    Depois dum ataque deste ao FC PORTO quer que fique como?

    A ver e a rir?

    Um presidente a 100% já à muito tinha decretado Black Out à comunicação social.
    A ultima vez que toda esta pouca vergonha se passou foi à duas epocas...

    Ou estarei enganado?

    ResponderEliminar
  17. Quando me refiro a "um presidente a 100%" é lógico que é um JORGE NUNO PINTO DA COSTA ao melhor nivel!!!

    Mas se o silencio é a sua estrategia perfeita para levar o clube a bom Porto...

    QUEM SOU EU PARA DIZER ALGUMA COISA?

    EU ACREDITO!!!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  18. Eu gostava de ver na Praça Pública - porque é aí que as coisas estão a ser julgadas - uma posição forte do Porto! No fundo era - eu sei - alinhar no jogo deles e se calhar o melhor é não lhes passar cartão e aguardar serenamente o desenrolar dos factos!....Isto sou eu a pensar alto!
    Só que depois vemos coisas do género daquele que faz a motivação dste Post e espanto-me - melhor espantar-me-ia mais no passado -com esta despudorada interpretação das leis e regulamentos! Eu tenho a noção de que a Justiça foi feita para os mais fortes, no fundo quem constrói as leis é o lado vencedor e nelas deixa bem vincada a sua tendência!
    Sei que normalmente num Processo Litigioso o lado mais fraco e débil financeiramente tem quase garantida a derrota!
    Os fortes financeiramente deixam que as decisões se arrastem em recursos atrás de recursos até a outra parte se cansar e aceitar um acordo tolerável na perspectiva do mais forte! Sei disso ou melhor aceito esta realidade, construída sobre os caboucos desta podre Sociedade, mas também tenho a convicção de que pouco mais se pode fazer a não ser lutar e ter estofo para aguentar esses desafios! Vou aguardar o destino de tudo isto e aceitar que se a Direcção nada diz e se mantem tão cordata lá terá os seus motivos e devem ser fortes! Vou manter-me por aí atento mas revoltado!

    ResponderEliminar
  19. Outra coisa não se pode fazer, caro meireles. Na mouche o que escreveu. E esperar que os nossos rapazes consigam ganhar, contra tudo e todos. Crescemos assim mas vimos ganhando e rindo.

    ResponderEliminar
  20. Caro Amigo Zé Luis (sim, acho que lhe posso chamar Amigo, ou não?),
    Vamos lá a ver se nos entendemos em bom PORTOguês:
    1) segundo me consta, é mais velho do que eu e mesmo que não fosse, continuaria a respeitá-lo, tal como sempre me respeitou.
    2) digo-lhe sem qualquer tipo de receio, que ninguém, repito, ninguém é mais PORTISTA que eu... sim, podem ser iguais, mais não são, de certeza absoluta.
    3) frequento a casa do meu FC Porto desde tenra idade e olhe que já não tenho 10, 20 ou 30 anos... tenho só um pouco mais.
    4) não sou adepto dos jornais, das tv's ou das sportv's... sou adepto desde tenra idade do meu espaço fisico na 'meca do futebol'... ontem Estádio das Antas; hoje, Estádio do Dragão.
    5) sou um adepto explosivo, que só quer o melhor para o meu FC Porto... aceito qq mau resultado, qualquer dia/noite não... mas nunca, nunca me resigno ou vergo perante uma derrota dos nossos em que estes saiam de campo como falhados ou meninos mimados... nunca!
    6)não sou adepto do lenço... não sou o tal adepto assobiativo... mas sou aquele adepto que não vai nunca para o futebol de fato e gravata, como quem vai para a missa... para lá vou a sempre a pagar (!) com o esforço do meu súor e do meu trabalho, de calça de ganga roçada e com 'voz' e 'peito' feito para vencer... mas se os meus meninos pagos a peso d'oiro andarem por ali a brincar com quem se f*** a trabalhar para lá poder dizer "PRESENTE", não mando recados por ninguém... eu próprio encarrego-me de fazer com que eles me ouçam.
    7) estou-me literalmente a c**** para o que os abutres da suspeita e da discórdia lançam diariamente nos media.
    8) sei de onde venho, para onde vou e com quero estar.
    9) aprendi desde tenra idade a defender os meus... e até ao fim da minha vida, acredito que terei forçosamente de o continuar a fazer, sem nunca baixar a guarda a quem nos tenta 'insultar'.
    10) por último, sou assim!
    Agora, pergunto-lhe... sempre me habituei a ver o nosso Grande PdC a enfrentá-los sem medo, sem pudor e sem compaixão. Onde está esse nosso Grande Presidente? Onde?
    Se o vir por aí, faça-me um favor... diga-lhe que eu tenho muitas, muitas saudades dele!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. na, como aí dizem alguns, também penso que a verdade não devia ficar remetida a um blog do clube, mas sair à praça pública para dizer claro e bom som o que toda a gente vê, mas diz, oh, se eles calam é porque têm medo

    pois é o que parece, quando vemos o Vieira repartido por quanto é sítio, até às reuniões com os partidos, apesar do trafulha que demonstra ter sido na vida, é porque sabe que estas coisas pesam, convencem os fracos, que acreditam no que lhes mostram, se por sua capacidade não pensam

    e que fará isto aos jogadores, quando vão para o campo, sabendo que os seus superiores mais representativos se cortam? Eles, que é que ali se expõem à chuva e à fúria dos lampiões e dos outros, que não cansam de armar intrigas, com procuradoras e putas e malheiros, além de jornalistas e árbitros sem carácter, numa refrega de saque e vingança, se não há quem se levante a exigir respeito, como se isto fosse o da joana e estivéssemos todos em pecado

    aprendam, portistas, com o Luís F Vieira, que pode ser e parecer bronco, mas é teso e sabe que a vitória não é dos que se ficam, dos fracos, que ele bem pode ser desses sem-vergonha, queixinhas, mentirosos, mas dos que vencem, a contrário de Saddam, do agressivo Bush, pois...

    ResponderEliminar
  22. Blue Boy, de acordo. Mas não me perguntes pelo PdC. Se os árbitros forem desonestos como os últimos, diria como os de todos os anos, também não é pelo presidente que vamos ganhar. O presidente não ganha jogos. Não influencia no campo. Ali só valem os melhores, mas com limites. Na maioria das vezes os nossos ganham porque são melhores. Raramente os vi piores. Mesmo em 2004-05 de tantas atribulações, não eram inferiores, foram muito prejudicados. Na época passada, para mim quem ganhou a dobradinha foi Adriaanse. Podem acoplar o presidente, mas para mim ganhou o treinador e os jogadores.
    A importância da figura do presidente já não é a mesma de outrora. Essa figura representa-a, e no seu pior sendo a cópai deformada em relação ao original como muitos vêem escrevendo, Luís Filipe Vieira. É para aquilo que ele faz que serve um presidente? Devíamos ter de novo o velho PdC?
    Acho que não. Deixe-se os outros ficar mal que não é por isso que ganham mais do que nós.
    Se não houver forças de bloqueio o FC Porto será campeão. Contra os árbitros é mais difícil, depende do grau de influência que tenham nos resultados.
    Quanto ao Apito Dourado condicionar PdC não me parece. As mentiras revelam-se a cada dia e no tribunal, se lá chegar este circo de contorcionistas e alternadeiras, se verá se tudo isto é tanga. Oremos que a vaca não vai por menos...

    ResponderEliminar
  23. Meus caros, realmente estamos a atravessar tempos conturbados com muito ruído à nossa volta feito por ima ignominosa comunicação social que intoxica e espalha não notícias como diz e bem o Zé Luís. Mas é bem claro que mentiras sucessivas passam a ser verdades e aí ... temos de agir.
    Por isso é que acho importante que o Presidente venha a terreno - ou em última instância alguém da SAD - falar alto e bom som sobre o que se está a passar.Quem não deve não teme.
    Escrever-se no site oficial não tem expressão, há que tocar a reunir, só assim continuaremos a ser fortes.

    ResponderEliminar
  24. pode ser, não deixa é de ser verdade que tamém xiitas juízes cortaram e deram as cartas, jogando o que quiseram como lhes apeteceu

    coisa que não acho muito diferente do vejo, a fúria e sanha com que se ataca o FCPorto, de todo o lado, com a morgada à frente, justiceira, enquanto os da cor se passeiam, mesquinhos, com a justiça e os políticos de braço dado

    ResponderEliminar
  25. Agora que se discutiu a actualidade do clube chegou a hora de desfraldarmos as bandeiras e esticarmos os cachecóis. Vem aí a Naval e o Chelsea. Só podemos fazer um resultado. Ganhar! Sem assobios nem lenços brancos. Apenas com o FC Porto em mente.

    Quando chegar a data das eleições voltamos a "discutir"...ou não.


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  26. Acho que esta discussão, apesar de muito pertinente e muito interessante, só existe porque o FCPorto perdeu por duas vezes seguidas e só por isso todos se lembram que PdC não fala. Mas ele já faz assim há cerca de dois anos, a única forma de resolver isto é com vitórias e para elas aparecerem, seja contra quem for, é preciso que os portistas apoiem incondicionalmente a equipa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Zé Luís,concordo contigo quando dizes que o ano passado foi Adriaanse que ganhou a dobradinha, mas o PC teve muito mérito, porque se fosse outro presidente qualquer, e com a pressão que ele teve para correr com o holandês, ele corria com o homem.

    Mas PC com a sua personalidade manteve-o e ganhou a sua aposta, contra tudo e todos, até Reinaldo Teles e tudo.

    Enfim, já reflectimos todos, agora é tempo de união e todos na 6ª feira ir lá apoiar o FCP a caminho do Bi

    ResponderEliminar
  28. Vou-me repetir;ainda penso que o PRESIDENTE,tem de falar no local certo!Já todos sabemos que isto que está a acontecer é uma tentativa de assassinato ao FCP,que é orquestrada lá na capital do império!E podem crer meus amigos,para além da pj e comunicação social também o poder politico está empenhado em alcansar esse objectivo!Essa gentinha lá do programa da fátima lopes,não passam de lacaios do vieira,olha quem o malheiro e a maya vermelhos até dizer basta,estão ao serviço de quem?Então esta sic toda a vida foi um canal hostil,ou pensam que eu fiquei contente quando esses bandidos reataram relações com o FCP?Até os vermelhos sabem que isto não passa de uma cabala,e só em portugal isto é possivel!Mas eu tenho fé,e acredito que estes gajos lá de lisboa ainda vão dar com os burros na água!

    ResponderEliminar
  29. Caros Portistas

    Na minha opinião, a estratégia seguida pelo Presidente e clube, tem sido a melhor. Compreendo muito bem o Blue Boy, como compreendo, e até acho que tem razão, contudo o F.C.Porto , já não necessita de enveredar pela via menos diplomática, pois foi chão que deu uvas, e os inimigos estariam à espera disso mesmo. Esta guerra, sim é de uma guerra que se trata, será vencida com muito bom senso e inteligência, como decorre do pensamento do Zé Luis e das respostas do F.C.Porto aos assuntos importantes e branqueados, na comunicação social, nomeadamente a roubalheira de Leiria e o castigo do Quaresma via C.D..
    Os jornaleiros mentecaptos, o que pretendem serão atitudes menos civilizadas, para logo virem meter tudo no mesmo saco.
    Como estamos no século XXI, o que espero é atitudes menos passivas de nós próprios.
    Quando algo não corresponde à verdade, devemos denunciar, nos sítios próprios.
    Concluindo, temos que agir, não só opinando nos bogs, como também, fazer chegar as nossas reclamações, aos jornais, as televisões, e a quem achamos que não presta um bom serviço publico.

    Saudações Portis

    ResponderEliminar