13 fevereiro 2007

É tempo de cerrar fileiras

Várias vozes de entre os portistas se têm levantado contra a atitude da SAD em se manter silenciosa neste mau momento do nosso clube. Mas a ponderação e a calma tem que imperar no seio dos adeptos. Eu próprio não tenho gostado de ver a não defesa do clube por meios mais representativos. A tentativa de defesa do FCPorto contra a campanha anti-FCPorto, tem sido feita apenas pelos adeptos anónimos, mais precisamente em blogs e fóruns, alguns comentadores e com comunicados no site oficial. O que é manifestamente pouco em relação a tamanho achincalhamento de que temos sido alvo.

As eleições no clube são para fins de Abril inícios de Maio (perto do final do campeonato), e até lá o Presidente Pinto da Costa terá muito que pensar. A fragilização visível pela implicação no processo Apito Dourado parece ter, não só degradado a sua imagem, até perante portistas, como a própria imagem do clube. Por isso, apesar da campanha de angariação de assinaturas de Pinto da Costa para presidente correr de vento-em-popa, todos os cenários são possíveis, o próprio presidente estará já a preparar o futuro e temos todos de confiar, aliás como sempre temos feito, que ele fará o que será melhor para o clube.

O processo referido está em andamento, não sabemos no que resultará, mas não vamos nós fazer também julgamentos públicos e precipitados. Como já disse anteriormente, a calma e a ponderação entre os adeptos tem de imperar até porque não poderão ser apenas duas derrotas a destruir o que até aqui tem sido feito, derrotas essas que estarão a influenciar e de que maneira a mente dos portistas, juntamente com as constantes (não) notícias contra o nosso clube.

Continuamos no topo da classificação, mais para a frente deverá ser feito verdadeiro julgamento que a direcção e o seu presidente merecem por parte dos sócios e poderemos então pensar noutras soluções. Para já tem que subsistir a ideia de que temos de nos unir para ajudar a equipa a vencer, porque só as vitórias da equipa, sejam contra quem for, derrotarão quem nos quer derrubar. E a melhor forma de ajudar o nosso clube é unindo-nos, quer no estádio puxando incondicionalmente pela equipa a uma só voz, quer na internet, revoltando-nos contra as mais que evidentes injustiças que temos visto escrevendo para os meios de comunicação e para todos os que nos tratam mal, porque se não nos unirmos vamos estar a servir o grande objectivo de tudo aquilo a que temos assistido, precisamente dividir os portistas, colocá-los contra o seu presidente e por sua vez fazer o FCPorto passar por uma verdadeira crise. E tenho a certeza de que não é isso que os portistas querem.

Nota: Apesar de, para já, o que realmente interessa é os portistas unirem-se, isto não pode nem deve impedir que o futuro seja discutido e que as opções para um FCPorto sem Pinto da Costa, o que terá de acontecer mais tarde ou mais cedo, também deva ser assunto entre os adeptos, mas pensando sempre para as próximas eleições e nunca para o imediato.

26 comentários:

  1. Concordo plenamente com o Ricardo e com o Zirtaev.
    É tempo de virar esta página, esta reflexão que foi feita nestas 2 semanas sobre o que queremos para o nosso clube.

    É tempo de unirmos todos a caminho do Bi.

    ResponderEliminar
  2. Essa união, já aqui referida, é fundamental para a conquista do Bi com o já o foi noutras conquistas do nosso Porto.

    No entanto, voltanto ao artigo do Zirtaev, é bom que o Presidente vá preparando um plano de sucessão. Esse assunto não pode ser descurado.

    ResponderEliminar
  3. O adepto Ricardo a chamar de portistas reles a quem não enfia a cabeça na areia?

    Não existem portistas reles (a não ser alguns, poucos felizmente, agraciados com o Dragão de Ouro).

    Acho de uma profunda indelicadeza que se tratem "irmãos de sangue azul" dessa forma. A discussão sobre a sucessão é agora que tem de ser feita e não no final deste semestre quando as posições estiverem mais do que tomadas. O Presidente tem que entender que desta vez não ganhará com consenso. Existe uma franja de adeptos que já não querem esta linha de administração. Ora, isto não quer dizer que estes (onde me incluo) tenham a memória fraca. Antes pelo contrário, considero que é uma demonstração saudável de pensamento.

    Não vou para o estádio abordar estes assuntos por não considerar que esse seja o sitío para o fazer actualmente. No estadio deve-se apoiar a equipa independentemente de vitória ou derrota. É o que tenho feito nos ultimos 30 anos.

    Faço 350 km para ver o FC Prto faça chuva ou sol, por isso não admito que me chamem reles por pensar pela minha própria cabeça. O importante é o FC Porto e não o seu Presidente. Mesmo que este seja para sempre recordado por mim como o mais genial de todos os que passaram por uma administração de um clube de futebol (seja em que pais for).

    Se queremos um candidato forte que honre os pergaminhos do clube, é agora que essa discussão deve ser feita. E não digo isto por termos sido derrotados 2 vezes seguidas. Quem me conhece sabe que não.


    Um abraço!

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  4. Teixeira, deixe-me dizer-lhe que concordo consigo por completo e tb acho que o Ricardo não deveria ter dito aquilo. Acredito que seja apenas uma forma de expressão que não deve levar a mal.

    Qt à questão da sucessão, apesar de tb concordar plenamente consigo, já que me incluo nos que começam, e de que maneira, a pensar no sucessor de PdC e da importância do assunto (tb eu coloco sempre o FCPorto à frente de PdC, doa a quem doer). Mas penso que depois das duas derrotas e das campanhas que se têm sucedido contra o FCPorto, devemos aguardar que esta fase má passe, para aí termos toda a legitimidade para falar do assunto e discutir friamente a sucessão. Estas duas derrotas fazem criar muita crispação entre os próprios adeptos do clube e isso não é de salutar para a discussão. Uma vitória contra a Naval e uma boa exibição contra o Chelsea (seja que resultado for) poderão fazer-nos ver as coisas com mais clarividência e fazer-nos ter uma opinião mais isenta sobre o assunto, já que após as derrotas toda e qq argumentação soa um pouco a mágoa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto contigo Zirtaev. Também eu, apesar de achar que é premente abordarmos a sucessão no FCP, considero que esta não é a quinzena mais "interessante" para o fazermos. Por o FCP ser mais importante do que PdC entendo que devemos esperar mais um pouco...não muito.

    Ganhar convincentemente á Naval e de seguida vencer o Chelsea é a tarefa que se avizinha. Não podemos falhar. Nem como equipa, nem tão pouco como adeptos.

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  6. Caro Zirtaev,
    Estive a ler tanto este post como o anterior.
    Também li os comentários de ambos.
    Dois aspectos:
    Em relação ao silêncio do NGP vou-lhe dar a minha opinião.
    Tudo ponderado, entendo que o NGP SÓ, repito, só deverá falar depois de termos conquistado o campeonato. Não antes.
    Já é mais do que tempo dos adeptos portistas deixarem de estar COMPLETAMENTE dependentes PARA TUDO do seu líder e assumirem que também têm, por si só, VOZ !
    De uma vez por todas é altura de passarem à “maioridade” (entenda-se, independência).
    Quer isto dizer que se os portistas AINDA precisam que TUDO passe pelo NGP é porque se estão a recusar a crescer. E crescer é perceber que nós já não somos os “andrades” lá do norte que tinham direito a festejar de 20 em vinte anos um título para dar a entender que o campeonato a decidir ENTRE a 2ª circular era um campeonato nacional. Crescer é perceber que num ÁPICE nos tornamos no clube português MAIS TITULADO INTERNACIONALMENTE ! Que, neste momentos, somos os MAIORES !!
    Que, como tal, temos de ter um presidente que, inteligentemente, perceba, como está a suceder, que a guerra Norte/Sul, que tão bem ganha foi, já não faz sentido. E que, entretanto, nos tornamos PLANETÁRIOS !!!
    Aliás é curioso constatar que o neste momento o que eu sinto é uma guerra Sul.../Norte !!!
    Como as coisas são !! Sabem o que isso significa ?
    Significa que a 2ª circular se tornou...provinciana...
    (notem bem que para mim, de certa forma, o portista do sul tem ainda mais valor que o portista do norte)
    Em resumo, está na hora dos portistas (anónimos) ACORDAREM e, no dia a dia, fazerem ouvir e RESPEITAR a sua voz. Quer o NGP fale, quer não fale.
    Até porque de resto, no tocante á bola jogada, ninguém sabe mais de futebol do que o NGP !!! (meus amigos, fazer como os vermelhos fizeram e vender 2 centrais em Dezembro, sendo um deles titular e o outro para além de central também lateral direito, é a maior IDIOTICE, diria mesmo, é o maior CRIME desportivo que se pode cometer.... esperem só para ver...)

    Quanto ao 2º ponto que gostaria de falar, ou seja, as eleições no clube, como o comentário já está enorme e antes que me mandem escrever para o meu blog (Zirtaev, claro que não me estou a referir a si !), apenas digo que por um lado, acho perfeitamente legítimo que se fale no assunto (o FC Porto é o campeão da DEMOCRACIA !!!, não esqueçamos !!), e por outro lado, espero, e bem, que nas próximas eleições os candidatos e seus apoiantes NÃO DESAPAREÇAM.... quer o NGP se candidate (como irei, a seu tempo, pedir insistentemente), quer não o faça.

    Para acabar, contra a Naval vai ser o jogo do título !! VAMOS APOIAR COMO NUNCA !!!
    (Nem que seja por meio a zero e com uma exibição miserável, é fundamental vencer o jogo).

    É tempo de cerrar fileiras !!!....

    ResponderEliminar
  7. Para já vamos tratar de ganhar à Naval e ao Chelsea: estou plenamente de acordo com essa premissa. Aliás, era o que mais faltava que qualquer portista não estivesse de acordo com isso.

    No resto, eu também sou dos que põem os interesses do FCP à frente (acima, e muito) dos de Pinto da Costa. Doa a quem doer.

    E também sou dos que têm memória e sabem reconhecer mérito a quem o tem. E Pinto da Costa teve-o e ainda tem. Penso é que anda muito mal acompanhado (profissionalmente e na vida privada. Esta não seria para aqui chamada se não tivesse contribuído para enlamear o nome do FCP).

    Também sou dos que entendem que Pinto da Costa não é - nunca foi, nem nunca será - um dogma que não se discute. Basta pensar que o homem tem a idade que tem e que ele próprio já disse claramente que gostaria que o seu sucessor não fosse um clone seu.

    Quanto à questão do Apito Dourado e dos seus derivados, apesar da muita areia que para ali anda e das nuvens que se levantam todos os dias, alguém acredita que no mundo do futebol não há daquilo? E que não hã inocentes e culpados?

    Quanto às alegadas nulidades, lamento ter de informar que no meu dia-a-dia já vi e li cada sentença e acórdão que só visto.

    Também vou fazer por acreditar no Zirtaev e admitir que o Ricardo quando falou em adeptos reles, pobres de espírito e similares o queria fazer no bom sentido da coisa.

    ResponderEliminar
  8. O Zirtaev esteve muito bem no post, o menphis também perfilhou a filosofia como eu, o ricardo reforçou a posição que, afinal, é de todos nós. O Teixeira não deve sentir-se visado se não é assobiador e por dizer o que pensa não é reles, tem o seu direito embora me pareça excessivo tal como, por exemplo, o Blue Boy com quem vamos trocando opiniões.
    O situacionista acabou a pôr os pontos nos ii.
    Então, discutimos o quê?
    A sucessão, como já disse, será feita pelo próprio presidente. Como, quando, com quem ele quiser. Não preciso lembrar que na SAD mandam os accionistas. Algum por aqui o é? E vai às AG's protestar contra o PdC?
    Não será, seguramente, nesta fase que a sucessão irá avançar.
    O processo Apito Dourado terá de acabar um dia. Com tudo calmo, porque continuo sem ver algo que possa comprometer quer o presidente quer o clube, haverá um dia um novo líder.
    Posto isto, volto a um ponto em que divirjo dos amigos que aqui comentam. Mas o FC Porto está enlameado? Porquê? Por notícias sem fundamento, como a última a associar indevidamente o FC Porto na final da Supertaça por encontros de contas entre um empresário e um seu jogador? O que tem o clube a ver com isso?
    Como dizia ontem, preocupam-se com pouco. Se isso é enlamear o nome do clube, uma não notícia que nem implica o clube, então estão tão enganados os adeptos que pensam assim como o alegado jornalista que fez prosa tão reles e fraca.
    O FC Porto está envolvido em questões muito nebulosas que nem chegaram a tribunal. Se chegarem haverá que encontrar culpados. Nem há julgamento ainda nem acusados sequer. Nada, nada, nada.
    Por nada ser igual a zero, só por isso, é que não há reacção de PdC. Como já há uns tempos aqui escrevi e o presidente salientou, comentários só em sede de justiça, seja a Carolina, os jornais, os opinadores, os encobridores, etc.
    Reparem que o que importava desmascarar está desmascarado. Com factos, em sede própria, o clube COMENTOU o processo de Quaresma no seu site. O processo, como previ, está no CJ da FPF e acredito que retire um jogo de castigo e Quaresma jogue na 6ª feira.
    Com factos, com argumentos sólidos, com postura serena, o clube reage. Querem conferências de Imprensa? Acham que as Tv's darão o directo no telejornal para ter mais audiência? É uma opinião.
    Mais do que o espaço que se queira obter junto da Imprensa do clube mais bem sucedido da era moderna do futebol português, importa é estar com o clube, defendendo-o pela união e não pelo desagrado de a Imprensa escrever assim ou fulano de tal dizer assado.
    A verdade está com Quaresma e o FC Porto. Para mim, mais do que o folclore de outras festas onde os farsolas abundam, esta é a questão do momento.
    Nada do resto importa, hoje e agora. Para mim, aliás, só interessa ganhar à Naval. O Chelsea pode dar para perder mas não é fundamental. Se ganhar à Naval o FC Porto continua a depender de si para ser campeão, o objectivo primordial de todas as épocas. A Champions dá no que der e o objectivo de cada época está cumprido com a chegada à 2ª fase.
    Eu defino as metas assim, há quem queira abraçar a lua com as pernas. Acho que aqui também não há moderação. E nesta altura importa só ver uma competição de cada vez e cada uma de per si porque o contexto e os adversários são diferentes.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís escreveu: "A sucessão, como já disse, será feita pelo próprio presidente. Como, quando, com quem ele quiser."


    Não posso concordar. A decisão está do lado dos sócios. Somos um clube democrático ainda que os "outros" entendam que não, por força das esmagadoras vitórias eleitorais de PdC.

    Os sócios votarão em quem se candidatar a sufrágio. É obvio que a decisão de PdC será sempre fulcral nesta matéria por força do seu trajecto no FCP, mas não será dele a escolha final.

    A SAD, apenas mais tarde e através dos seus acionistas concordará ou não em escolher o eleito dos sócios como o seu representante. Poderá existir inclusivé 2 presidentes. Um do clube e outro da SAD. Situação que não se pretende como é óbvio.

    O meu voto até poderá ir de encontro a uma recandidatura de PdC, mas preferia que se afastasse agora.

    Não me interessa por agora se é culpado ou não no caso apito dourado que devia ser encarnado. Sei é que trouxe as putas para os camarotes do clube. Ofereceu-lhes emprego com descontos para a caixa com dinheiro das minhas quotas. Fez dela uma 1ª dama que nunca foi a minha. Trouxe a vergonha para dentro do clube. Como dizia o outro: á mulher de césar não basta parecer...

    Desculpem-me se pareço radical nesta matéria mas garanto-vos que o meu radicalismo é pelo FC Porto. Acho que ninguém gosta de engolir sapos. Lembram-se dos adeptos do Marselha ou mais recentemente dos da Juventus...

    Não quero polémicas. Escrevo aqui sobre o FCP enquanto me deixarem. É talvez o unico lugar onde o faço de coração aberto.(sobre o FCP evidentemente)

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  10. O silência é certamente a estratégia. Só longiquamente se saberá se este silêncio foi bem planeado.Se alguém benefeciar do silêncio será PdC,não o FCP.

    Actualmente é o FC Porto que está a sofrer...e está a ser enxovalhado e está calado.
    Acho isto inadmissível!

    Pinto da Costa deveria ter saído pouco depois da vitória europeia.Já com a discussão da sucessão bem reflectida.
    Era o momento ideal para ele sair em grande,e para o FCP começar um novo ciclo com outras pessoas.

    Após a vitória europeia,o Porto deitou fora todo o dinheiro,que foi chupado por aquela cambada de sanguessugas que lá andam...,e é só escândalos e o nome do FCP na lama...

    E continuam a levar o putedo para a tribuna do dragão,existisse algum pingo de vergonha...

    A verdade meus amigos é que não vejo uma pessoa capaz de pegar nos destinos do FC Porto...
    e não me venham falar daquele fala-barato do trio de ataque,minha nossa senhora.


    Momentos dificeis estamos a passar e vamos passar,falta saber se por pouco ou muito tempo.

    ResponderEliminar
  11. Vamos mas eh dar uma tosa na naval e seguir rumo ao titulo.

    ResponderEliminar
  12. Boax caros camaradas azuis e brancos!
    antes d tudo é a 1º vez que escrevo neste blog apesar d ja o ler ha alg tp, não muito de facto, mas o suficiente para o admirar e reconhecer td o valor, correcção e importancia dos temas aki debatidos, não fosse eu um grande portista cm tds vós!
    PDC marcou, e de que maneira, o nosso clube e nós portistas nc nos vamos eskecer disso..ms cm ja foi aki referido, o FCP está primeiro e axo k para o PDC tb!vamos acreditar k ele já terá pensado nisso e fará o k é melhor para o nosso clube!
    agora mesmo o melhor é erguer a cabeça e mostrar, ja frente ao naval e depois ao chelsea, o valor do verdadeiro campeão!
    Força PORTO

    ResponderEliminar
  13. depois de tudo o que andam a fazer ao Porto,este ódio vomitado por todo o lado contra o Porto..as campanhas anti-Pinto da Costa...a vergonha de Leiria...

    pensei que o porto-estrela fosse sem dúvida o palco da resposta.

    e o que aconteceu? o pior jogo que me lembro do porto,jogadores a cagarem-se para o jogo,ritmo de pré-época,teinador completamente alheado daquilo...

    ResponderEliminar
  14. Sr.Zirtaev como o prometido e devido,sexta feira ao DRAGAO APOIAR,fica a familia os negocios para tras e eu la estou.
    Quando o Pinto Da Costa vir que esta a "estorbar" o Porto,vai ser ele o Primeiro a ir embora,como nao esta,deixai o HOMEM em paz.

    ResponderEliminar
  15. outra coisa que me "chocou" além da exibição e coiso e tal no jogo com o amadora,foi a pior assistência da época.


    quer dizer,no momento em que mais necessário é o apoio.No momento em que andam a tentar de todas as formas empurrar o Porto para o fundo...


    pior assistência da época.


    assim não dá!

    ResponderEliminar
  16. Alimento a esperança que numas próximas eleições Jorge Nuno se faça "acompanhar" por alguém que nos mereça confiança e seja de algum modo também o seu "candidato"! Seria uma forma interessante de preparar a sucessão sem alaridos nem quebras de unidade no clube. Teria de ser no entanto alguém que indiscutívelmente constituísse uma alternativa credível e de peso institucional! E que para além do mais fosse um marco de autêntica viragem na política do Clube!

    ResponderEliminar
  17. Na minha modesta opiniao seria este o caminho a seguir pelo Fc Porto, rumo ao sec.XXI :
    1-Eleicao de uma nova administracao para a SAD do Futebol Clube do Porto.
    Porque? O Fc Porto precisa urgentemente de uma lavagem geral porque a volta do exemplar imperio que Pinto da Costa construiu e que eu muito prezo e lhe agradeco, existem algumas nodoas de dificilima remocao em que o caso mais gritante eh a descredibilizacao a que foi sujeito devido ao livro Carolina Salgado e a telenovela apito dourado.
    2-Essa nova administracao da SAD tera como primeira missao dar seguimento a veia ganhadora do clube.
    3-Empreender um esforco financeiro para libertar o clube de contratos de longa duracao com cerca de meia centena de jogadores de qualidade duvidosa.
    4-Varrer da esfera do clube a panoplia de pseudo-empresarios que la colocaram essa meia centena de nulidades com contratos de longa duracao e ordenados de luxo.
    5-Criar na SAD um departamento juridico feroz na defesa dos interesses do clube, na defesa da justica e da verdade desportiva a nivel geral
    6-Encetar relacoes institucionais cordiais com todos os clubes das ligas profissionais portuguesas no sentido de um melhoramento do espetaculo futebol e consequente chamada de publico aos estadios.
    7-Devolver alguma da mistica perdida nos ultimos anos munindo a SAD de antigas glorias do clube que reunam condicoes sociais e curriculares para as chefias dos varios departamentos ligados ao futebol profissional ah semelhanca do que fez o Bayern de Munique nos anos 90.
    8-Essa nova administracao da SAD devera empreender varias operacoes de charme junto da opiniao publica nacional para uma limpeza definitiva do bom nome do clube, afastando dentro do possivel a imagem negativa que possuimos dentro da mesma.
    9-Devolver ao clube uma politica de contratacoes clara e objectiva e em sintonia com as equipes tecnicas para se evitar as alarvidades a que assistimos nestes ultimos anos que por cada jogador de qualidade, vinham mais 6 sem qualquer fundamento.
    10-Manter a politica de aposta na juventude sob a lideranca de Luis Castro.

    ResponderEliminar
  18. Eu peco desculpa aos leitores deste fantastico blog pela total ausencia de acentuacao ortografica nos meus textos, mas vivo em Toronto-Canada e o meu teclado (ingles) nao possui qualquer um dos simbolos ortograficos da lingua de camoes.

    ResponderEliminar
  19. Eu penso que a sucessão do PRESIDENTE já está pensada e repensada!estou de acordo com o amigo teixeira quando diz que não é o PRESIDENTE quem deve escolher o seu sucessor,mas sim os sócios do FCP!Penso que a competição mais importante que o FCP tem que disputar e vencer não é o campeonato ou a liga dos campeões,mas sim o grande desafio que a máfia lampiónica nos coloca sob a forma de pito dourado!Em minha opinião do resultado desse desafio,quanto a mim o desafio mais importante de longe da já longa vida do FCP,depende e muito o futuro do nosso clube!Temos de lutar para conseguir-mos vencê-lo,se bem que disponhamos de armas de menor calibre em comparação com o inimigo que possui essa arma de destruição massiça que é a comunicação social!Meus caros amigos isto é mais grave do que parece,esta corja não descansa enquanto não se vingar de tantas humilhações!

    ResponderEliminar
  20. Caros Portistas

    Depois de ler este post como o anterior, chego à conclusão que ingenuamente alguns portistas menos atentos(desculpem lá, mas é o que penso), enveredaram pelo discurso da mudança do Presidente, como se fosse a panaceia para tudo, nomeadamente para deixarmos de ser atacados pelos jornaleiros mentecaptos e afins.

    Redondamente enganados, vocês pensam que a mudança de Presidente, de SAD e eventualmente, eleitos personagens angélicas, com a mais credibilidade pura e singela emanada do reino dos Deuses, alguma vez mudaria esse estatuto, se continuássemos a ganhar?

    Tudo mudaria de figura, se o nosso clube fosse perdedor.

    Pelo exposto, e como referi no post anterior, tudo depende da nossa atitude, passiva ou activa, para além destes Blogs.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  21. A Comissão de Arbitragem da Liga escolheu o árbitro Nuno Almeida para apitar o jogo entre o FC Porto e a Naval, naquilo que na melhor da hipóteses demonstra uma de completa falta de sensatez e, na pior, é uma demonstração preocupante de premeditação por parte daquele orgão. Nuno Almeida é um dos árbitros envolvidos no processo Apito Dourado por suspeitas de viciação do resultado do jogo FC Porto-Maia a contar para a Taça de Portugal em 2003, jogo em que a formação então orientada por José Mourinho venceu por 3-0 a equipa do escalão secundário. É-o apesar de ter expulso da partida o avançado portista McCarthy por alegada agressão. Uma decisão que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol rectificaria semanas mais tarde, considerando que as imagens televisivas afastavam a presunção de que o árbitro falava verdade no relatório e provavam não ter existido agressão, reduzindo a pena aplicada ao sul-africano. Aliás, Nuno Almeida voltaria a expulsar McCarthy em 2005, dessa feita num jogo com o Leiria e, mais uma vez, vendo a sua decisão contestada pelos portistas. Seja como for, o facto é que Nuno Almeida está envolvido no processo Apito Dourado o que torna inevitável perguntar que condições tem o árbitro algarvio para apitar jogos do FC Porto? O que será que vai fazer um árbitro suspeito de beneficiar o FC Porto caso tenha que decidir sobre um lance duvidoso na partida de sexta-feira? E, finalmente, que intenções norteiam - ou suleiam? - uma nomeação tão gritantemente insensata, irresponsável e incendiária como esta?
    Por Jorge Maia no O JOGO

    Concordo em absoluto com este artigo de opinião e parece-me que mais uma vez vez o FCP vai ter 14 adversários em campo.

    ResponderEliminar
  22. Também sou de opinião que o FCP deve renovar a sua direcção e não só por causa do caso AD mas também porque fazem novas pessoas e ideias.
    Por exemplo nestes tempos dificeis a direcção do FCP deveria apresentar novos projectos mostrando assim que o clube está bem vivo e com força apesar do caso AD.
    Ora o que nós vemos é uma direcção caladinha e um clube amorfo para gozo dos nossos adversários.
    Por onde anda o batalhador e dinâmico Pinto da Costa que foi presidente do FCP?
    Entendo perfeitamente que o presidente Pinto da Costa esteja a passar por momenstos bastante dificeis e espero que saia vencedor desta dura batalha,mas o clube necessita com urgência de tornar-se mais activo em todas as frentes.

    ResponderEliminar
  23. Zirtaev :

    Análise correcta e equilibrada.

    O nosso Presidente é um HOMEM INTELIGENTE E CORAJOSO .

    Julgo que lhe devemos GRATIDÃO e LEALDADE !

    ResponderEliminar
  24. Se o amigo"FC Limpa tudo"se refere ao meu comentário quando diz que alguns portistas maisingénuos ou menos atentos,etc.etc,etc,quero esclarecer que quando escrevi que a sucessão do PRESIDENTE estava já pensada e repensada,queria só dizer que penso que no FCP se planeiam as coisas a longo prazo,não que o PRESIDENTE deveria ser substituido agora,já que isso era uma vitória estrondosa para os detratores do PRESIDENTE!Quanto ao resto mantenho que quando chegar a altura não deve ser o PRESIDENTE a escolher o sucessor,mas sim que hajam eleições e mais que uma lista concorrente!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar