25 fevereiro 2007

Jogar com paixão

Depois de uma boa noite europeia, não tanto em termos de resultado mas em termos de exibição da equipa, regressa-se à “terra” e ao nosso campeonato em que, e apesar de tantas “crises”, continuamos na frente isolados rumo ao título. A moral deverá estar em alta, já que além da boa exibição da noite eurpoeia, o último resultado em casa para a prova nacional foi uma goleada e com o ciclo terrível de jogos que se avizinha, a confiança alcançada poderá ser determinante para se chegar ao desejado troféu. Março é praticamente o mês do tudo e do nada e com a equipa a subir de rendimento só esperamos que seja um mês em cheio.

O “obstáculo” de hoje, o Beira-Mar que já não conta com o “Jardigol”, é uma equipa que mediante a fraca primeira volta se reforçou muito e tem vindo a recuperar nos últimos jogos com o objectivo de se manter na primeira liga. O treinador também chegou no início deste ano e como tal pouco ou mal se sabe de como o clube de Aveiro joga. O técnico aveirense proferiu umas declarações, digamos, um pouco intrigantes acerca de Quaresma e, dado o árbitro da partida (que como já disse deve ter sido um presente comemorativo da data) e o que temos visto ao longo do campeonato, com lances perigosos contra os nossos jogadores, é caso para, principalmente, o estremo esquerdo portista ficar muito atento. Mas sobre isto Jorge Maia escreveu assim ontem n’O Jogo:

«Paco Soler, treinador do Beira-Mar, disse ontem que só uma forma de parar Quaresma: à marretada. Ora, para além da mensagem que tal afirmação pode passar para os seus jogadores, com possíveis consequências para a integridade física do extremo, nota-se que Soler está há pouco tempo em Portugal. Há outra forma de parar Quaresma. Basta castigá-lo com dois jogos de suspensão.»

Jesualdo Ferreira, depois da intrigante frase proferida, chamou à atenção que são os árbitros que têm de proteger Quaresma e jogadores como ele, e que isso não tem acontecido com os jogadores do FCPorto. Esperemos que tenha sido apenas uma brincadeira do novo técnico do Beira-Mar.

Os segredos para este jogo da parte de equipa do FCPorto são poucos, ou quase nenhuns. O esquema, com o regresso do “Harry Potter”, será o 4-3-3, mas tenho algumas dúvidas sobre o onze inicial. O ponta-de-lança será Postiga ou Adriano? E no meio campo, jogará M. Cech ou R. Meireles? E a defesa esquerdo M. Cech ou Fucile? Seja como for vou apresentar o meu onze:

O técnico dos Dragões, e bem, avisou para o que aconteceu já nesta jornada ao clube de Alvalade e nem era necessário, acho que os jogadores já estão mais que avisados para surpresas desagradáveis, basta lembrarem-se do que aconteceu com o Atlético e o E. Amadora que surpreenderam no Dragão. Os jogadores devem estar mentalizados que para se vencer um campeonato qualquer jogo é importante e a motivação tem de ser igual com clubes pequenos ou grandes. Devem querer jogar sempre com paixão.

Beira-Mar - FCPorto, SportTv1, 20H15

6 comentários:

  1. Eu acho que aquele golo ao Chelsea podera ter elevado os niveis de confianca do Raul Meireles. Talvez o deixasse fazer a primeira parte para o testar. Se jogasse mal ja nao subia para a segunda pondo ai Cech no seu lugar. Postiga ou Adriano? Sinceramente, nao sei. O que sei eh que o Porto nao se pode esquecer que esta em crescendo e que agora nao pode parar. Nao pode hesitar. Agora eh a ultima chicane antes da reta da meta.
    Em termos de proxima epoca, so deixaria sair Lucho. O resto seria para manter custe o que custar. Se queremos ser gigantes Europeus, nao podemos estar a mudar de equipe de 2 em 2 anos.

    ResponderEliminar
  2. como ja disse no post anterior nao me admirava nada k o porto empatasse ou perdesse visto o arbitro ser kem é.
    o mes de março vai ser infernal e ter uma vitoria hoje vai ser importante,nao so para nos distanciar-mos do sporting(e kem sabe do benfica)mas tambem a nivel animico vai ser importante.
    vendo como tem estado o futebol portugues(arbitragem) nakele ciclo de 4 jogos para o campeonato(braga,maritimo,sporting e benfica)
    se o porto tiver 3 vitorias e 1 empate ou ate 2 vitorias e 2 empates dou-me por muito satisfeito.dos 4 jogos na minha opiniao se calhar o jogo mais dificil vai ser mesmo o do maritimo.o porto nos barreiros nao se da bem e é o jogo k tenho mais medo do k podera vir de la.

    ResponderEliminar
  3. Seja qual for o onze incial espero que o FCP jogue de forma a pegar o touro pelos cornos logo de inicio,ou seja que com muita coragem,determinação e ousadia porque a vitória neste jogo poderá ser grande passo rumo a mais um titulo de campeão.
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  4. Seja qual for o onze incial espero que o FCP jogue de forma a pegar o touro pelos cornos logo de inicio,ou seja com muita coragem,determinação e ousadia porque a vitória neste jogo poderá ser grande passo rumo a mais um titulo de campeão.
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu não faço nenhuma leitura preocupada das palavras do Soler. Acho que foi um elogio à qualidade do Quaresma, e com piada - num registo de humor negro e até de auto-ironia que não é muito habitual no futebol. Nada de intrigante, só uma boa-disposição que, sendo susceptível de provocar mal-entendidos, acho que faz falta e eu, pessoalmente, aprecio.

    O Jorge Maia passa-se um bocado: os jogadores do Beira-Mar não são propriamente idiotas e perceberão que se tratava de uma piada. O Soler é que não deve ser completamente idiota e saberá que há maneiras mais fáceis e úteis de passar mensagens para os seus jogadores (alguns nem consumirão a imprensa desportiva): assim de repente, pode dizer-lhes. Não sei se o Jorge Maia alguma vez jogou futebol, mas quando um treinador quer jogar duro sobre um adversário, diz isso mesmo ao jogador; não vai para uma conferência de imprensa dizer a piada que a única maneira de parar um jogador é dar-lhe com um pau quando ele passar ao pé do banco à espera que os seus jogadores interpretem isso como uma mensagem esotérica para que joguem duro.

    Infelizmente, se as intenções dele forem essas, creio que o crime compensará. Pelo menos, não confio muito no árbitro para o evitar. O marcador do Quaresma deve ser o Ricardinho, um jogador que me dizem ser correcto e até macio (é capaz de ser verdade, ainda só tem um amarelo em 12 jogos).

    Entre Postiga e Adriano, o primeiro. Se o Adriano tivesse mais de 30 minutos nas pernas nos últimos 4 meses... Entre Cech e Meireles, não faço ideia. Enfim, como não sou eu que tenho de conhecer as características do adversário e as indicações nos treinos, iria pelo Meireles, que esteve forte na quarta-feira.

    O Beira-Mar era bem mais apetecível antes do espanhol levar para lá esta catrefada de craques. Se o Soler souber gerir bem o balneário, evitando broncas por favorecer os "jogadores da Inverfutbol" (e o Cursach não lhes faltar com os salários), podem fazer uma das equipas mais fortes da 2ª volta. Será importante não deixar lá pontos.

    E até logo a quem for a Aveiro - que os clubes que fazem preços simpáticos aos visitantes quando nos recebem merecem o incentivo da nossa presença.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a análise do Ho.

    Em relação ao meio campo do FCP estou convencido que vai jogar o Ibson no lugar do Meireles...

    Na frente as palavras do Professor em relação ao Postiga levam-me a crer que este vai ser novamente titular.

    Estava pronto para ir a Aveiro, mas um imprevisto de última hora vai fazer com que tenha que ficar em Lisboa. Este ano ainda não consegui ir a nenhum jogo do FCP. A profissão e alguns imprevistos parecem não ser do mesmo clube do que eu...

    A vossa atenção para o Devic, Borko e Edgar. É bom que o FCP reúna dados para uma possivel contratação para a próxima época. Sobretudo do Edgar, um avançado de boa formação e com 1,90 de altura...
    em relação aos outros sou suspeito pois tenho alguma simpatia pela formação de jogadores de leste.

    Abraços, e que ganhemos. Não podemos falhar, até porque acredito que o Paços possa fazer uma desfeita aos lampiões.

    [[]]

    ResponderEliminar